Depois de 47 anos, Buzz Aldrin relembra a Apollo 11 (e coisas estranhas que viu na janela da cápsula)
Exatos 47 anos atrás, no dia 20 de julho de 1969, o módulo lunar da Apollo 11 fez sua histórica alunissagem no Mar da Tranquilidade — o primeiro pouso tripulado na superfície da Lua. A bordo, estavam os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin. Neil, infelizmente, morreu em 2012. Mas Buzz, aos 86 anos, ainda está por aí, na ativa, e o Mensageiro Sideral recentemente teve a chance de bater um papo com ele e rememorar a grande aventura, que pelo visto tem um sabor agridoce para o astronauta veterano.
Na conversa, Buzz destacou o fato de ser para sempre o segundo homem na Lua, nem o primeiro, nem o último, referindo-se ao fato de que seu comandante na missão foi o primeiro a descer da espaçonave e marcar pegadas no solo lunar, e o último homem na Lua foi Gene Cernan, da Apollo 17.
Aldrin relembrou as intensas discussões sobre quem deveria descer à frente e dar o “pequeno passo para um homem/gigantesco salto para a humanidade”, mas, olhando para trás, Buzz conclui que a forma como aconteceu foi a mais acertada, com Neil Armstrong indo primeiro, uma vez que a pressão toda pelo sucesso da missão estava sobre ele.
Na conversa, Aldrin também relembrou o famoso “avistamento” de uma luz acompanhando a nave a caminho da Lua, após a separação do terceiro estágio do foguete Saturn V. Provavelmente era um dos painéis que se desprendeu durante a desacoplagem do módulo lunar, mas ele destaca que não havia como ter certeza. E não se permite conclusões mais ousadas, citando o astrônomo Carl Sagan. “Afirmações extraordinárias exigem evidências extraordinárias.”
Aldrin estará no Brasil em agosto para a Olimpíada, trazido pela fabricante de relógios Omega, cronometrista oficial dos jogos. E a entrevista completa você poderá ler nas páginas da revista “Audi Magazine” de agosto, que terá “Herói” como tema da edição! Vale a pena conferir!
MAIS SOBRE APOLLO:
Cinco provas da ida do homem à Lua
Mais cinco provas da ida do homem à Lua
Apollo 11, edição remasterizada
Apollo, a coleção completa de fotos
Buzz Aldlin ao lesgate
Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube
Existe um robô que anda pela lua, porque ele não tira uma foto que como está a bandeira deixada em 1969 e mostra pro mundo ? e as pegadas também ? Em breve, muito breve teremos brinquedos que irá a lua e envia foto, pode demora uns 3 anos pra chegar e enviar a foto, mas é diversão garantida em controlar ele até a lua.. mas o brinquedo não retornara.
Existe um robô que anda pela lua
Era um robô chinês, pifou.
porque ele não tira uma foto que como está a bandeira deixada em 1969 e mostra pro mundo ?
Porque ele teria que andar 2 mil km pra chegar do local de pouso até a bandeira.
e as pegadas também ?
Aqui, ó: https://www.nasa.gov/mission_pages/apollo/revisited/
Em breve, muito breve teremos brinquedos que irá a lua e envia foto, pode demora uns 3 anos pra chegar e enviar a foto, mas é diversão garantida em controlar ele até a lua.. mas o brinquedo não retornara.
Seria divertido!
Eu participo do grupo de pessoas que acreditam em. Ovnis. Embora nao seja ufologo tive minha. Experiencia com. Objetos nao identificados. Foi entre primeiro e segundo grau. Como sou emgenheiro e antropologo portanto fundamentado e motivado por esse fenomeno. O descrevi e o enviei devidamente documentado para a. Academia de. Ciencias do. Brasil. Penso. Stephen. Hawkins. Acredito e acho que sao predadores. E me sinto feliz porque agi assim naquela madrugada em. Arembepe. Bahia. Brasil.
Eu acredito que realmente o homem esteve na Lua, isso realmente aconteceu, mas cá para nós, essa galera que afirma isso com tanta certeza, e se justifica tal certeza, estaria falando o mesmo com tanta convicção se os autores da proeza fossem os Russos? Os Chineses estão planejando um pouso em solo lunar em breve futuro, aí vai ter gente que irá dizer: Os americanos estiveram lá sim, mas o Chineses é mentira e coisa e tal…
Para aqueles que não acreditam que o homem foi à lua só posso dizer: a Terra é plana!
E a cabeça desses indivíduos é oca! rs
Considerando o estágio tecnológico que estávamos em 1969, considero a missão Apollo 11 o maior feito da humanidade. Foi fantástico.
O ser humano é algo estranho, acreditam em escrituras que afirmam a existência de deuses e questionam um feito tão sólido como esse.
Grande pessoa, tive a chance de assitir uma palestra há 3 anos nas comemorações dos 45 anos do ‘splashdown’ e após o evento ele foi assinar cópias do seu livro ‘Mission on Mars’. Foi uma emoçāo muito grande apertar a māo de uma das criaturas mais importantes da história da humanidade.
Lembro de ter lido que alguém teria perguntado a Buzz como seria o “céu” estrelado na Lua… Ele teria dito que “nem prestou atenção nisso”. Imaginem qualquer um de você pisando o satélite natural da Terra sem pensar em olhar em volta! Imaginem pisar as Fossas Marianas sem olhar a escuridão em volta… Aí vem a NASA e diz que gravou em cima dos originais da suposta mais importante documentação em vídeo da Humanidade por economia… NASA e Aldrin adoram uma piada.
Lembro de ter lido que alguém teria perguntado a Buzz como seria o “céu” estrelado na Lua… Ele teria dito que “nem prestou atenção nisso”. Imaginem qualquer um de você pisando o satélite natural da Terra sem pensar em olhar em volta!
Em volta, sim. Pra cima? Não necessariamente. Sem falar que a luminosidade da Lua, refletindo a luz Solar é grande, mesmo a olho nu seria difícil identificar estrelas no céu, imagine debaixo daquele monte de equipamento que eles vestiam. Mas depois de instalarem o telescópio lá na superfície, eles não só viram como identificaram várias estrelas no céu.
Imaginem pisar as Fossas Marianas sem olhar a escuridão em volta…
E aí? Olharam a escuridão e viram… estrelas? No fundo do mar? KKK
Aí vem a NASA e diz que gravou em cima dos originais da suposta mais importante documentação em vídeo da Humanidade por economia…
Não foi bem isso, procure saber antes de comentar:
http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/2014/07/18/apollo-11-edicao-remasterizada/
NASA e Aldrin adoram uma piada.
E conspiraciotários adoram comentar besteiras sem saber do que estão falando!
Nesta época faltavam exatos,64 dias para o meu nascimento, o mais curioso é que até hoje,ha pessoas que duvidam deste feito tão importante para o meio cientifico e para a humanidade,em relação a tal avistamento de (óvni) ou não,o que falta na atualidade seria as evidencias extraordinárias,pois afirmações já temos.”Antes acompanhados do que só.”Sozinhos nunca estivemos!Evidencias brevemente.
ah mais evidencias de que o homem não pousou na lua do que pousou! o pior cego é aquele que não quer ver!
ah mais evidencias de que o homem não pousou na lua do que pousou! o pior cego é aquele que não quer ver!
Não, não há. Há ignorância e analfabetismo científico. O pior trouxa é aquele que não estuda.
Talvez as pessoas não duvidem propriamente dito, talvez elas acreditem, mas por medo do desconhecido preferem se apegar apenas as evidencias, tal como São Tomé, só acreditaram vendo, pegando, cheirando e observando. O engraçado é que esses mesmos ceticos são os que acreditam em Deus/Jesus, mesmo nunca vendo, apenas de suas historias e lições.
Em 1969 a guerra fria estava em seu auge, e se os Americanos não tivessem mesmo pisado na Lua, a primeira nação a contestar seria a extinta União Soviética, mas eles ficaram caladinhos. As pessoas que não acreditam que o homem foi a Lua são semelhantes ao político mentiroso. De tanto mentir acabam acreditando na sua própria mentira e as defende achando que são verdades.
Nossa apagaram o meu comentário! porque será? só porque eu disse a verdade??? Cadê a liberdade de expressão que vocês jornalistas tanto pregam! não ofendi ninguém não disse um palavrão apenas expressei a minha opinião!
CHOLA MAIS, chorão.
Algumas situações e condições me intrigam:
– equipamentos (tamanho, peso e baterias) usados para as filmagens e fotografias retiradas – fotômetros e sensibilidade destes e dos filmes/películas à temperatura e demais condições do ambiente – extremamente baixa + radiação solar;
obs.: lembrem-se que as películas/filmes eram “gelatinosas e flexíveis até certas temperaturas” e sensíveis à radiação…
– com tanto contraste (enorme área negra em relação às áreas iluminadas, a possibilidade de erro na medição da luz seria ENORME – ainda mais se considerado o elemento/fator emocional… A apresentação das tiras/sequência das fotos seria importante para comprovar a veracidade do fato;
– salvo engano, os originais destes filmes (negativos ou positivos) foram perdidos pela competente NASA? Nunca vi a publicação
– equipamentos (tamanho, peso e baterias) usados para transmissão das imagens (ao vivo) – sensibilidade destes à temperatura e demais condições do ambiente – extremamente baixa + interferência da radiação solar na comunicação;
obs.: veja a montanha de equipamentos demandados hj em dia para a transmissão, via satélite, de uma reportagem “na rua”.
Algumas situações e condições me intrigam:
– equipamentos (tamanho, peso e baterias) usados para as filmagens e fotografias retiradas – fotômetros e sensibilidade destes e dos filmes/películas à temperatura e demais condições do ambiente – extremamente baixa + radiação solar;
https://www.hq.nasa.gov/alsj/a11/a11-hass.html
obs.: lembrem-se que as películas/filmes eram “gelatinosas e flexíveis até certas temperaturas” e sensíveis à radiação…
Usavam um filme próprio da Kodak, em cartuchos que não entravam em contato com partes metálicas da câmera, evitando a transmissão de calor.
– com tanto contraste (enorme área negra em relação às áreas iluminadas, a possibilidade de erro na medição da luz seria ENORME – ainda mais se considerado o elemento/fator emocional… A apresentação das tiras/sequência das fotos seria importante para comprovar a veracidade do fato;
Todas as imagens estão disponíveis nos acervos da NASA, para consulta de qualquer um, inclusive via internet. A maioria das imagens divulgadas na época foi escolhida entre as melhores, mas se você quiser, pode ver todas (ou boa parte), mesmo as com problemas de enquadramento, iluminação, etc.
– salvo engano, os originais destes filmes (negativos ou positivos) foram perdidos pela competente NASA? Nunca vi a publicação
Não, estão todos guardados em bibliotecas nos EUA. Alguns inclusive foram vendidos a colecionadores. As imagens atuais disponíveis no acervo online, em sua maioria, foram digitalizadas diretamente dos negativos.
– equipamentos (tamanho, peso e baterias) usados para transmissão das imagens (ao vivo) – sensibilidade destes à temperatura e demais condições do ambiente – extremamente baixa + interferência da radiação solar na comunicação;
Não tenho os detalhes agora, mas posso pesquisar. Lembrando que todo esse equipamento era levando e armazenado dentro do LEM, um monstro de 6 metros de altura por quase 5 de diâmetro. O sinal era transmitido para o CSM que estava em órbita na Lua e repetido para as antenas gigantescas na Terra.
obs.: veja a montanha de equipamentos demandados hj em dia para a transmissão, via satélite, de uma reportagem “na rua”.
Hoje a quantidade de equipamentos é bem maior, por dois motivos: 1) A qualidade das imagens, em 1080p e afins, a compressão e digitalização e a transmissão diretamente via satélite. Nada disso foi necessário na transmissão ao vivo das missões Apollo, especialmente a 11.
Prezado, agradecendo sua atenção, esclareço que minhas dúvidas/observações decorrem de mais de 40 anos na prática fotográfica e conhecimento significativo de equipamentos das décadas de 60/70 e 80.
Nesta linha:
– exceto a adaptação (Reseau plate), pessoalmente possui e fiz uso intenso, durante os anos de 78 a 93, exatamente do mesmo equipamento da Hasselblad e sei que o seu manuseio é difícil (imagino com luvas);
– não vi nada sobre os fotômetros – normalmente, sensíveis às temperaturas extremas – que teriam (deveriam) sido utilizados ou orientações que possam ter existido sobre procedimentos para a feitura das fotos (abertura de diafragma x velocidade de obturador e foco) – mormente, para a primeira ida, onde “tudo deveria ser surpresa” e não usaram câmera com visor SLR;
– as características dos backs não foram alteradas de maneira tal que impedissem o “congelamento/endurecimento” das películas. Afinal, a temperatura lá é de: “média -53,1 ºC -173,1 ºC min e 116,9 ºC max”;
– não vi e nem encontrei nada sobre as especificações dos filmes fotográficos e, embora vc tenha sugerido que irá pesquisar, nem tão pouco quanto aos equipamentos utilizados para a realização das filmagens e transmissão das imagens;
– me parece que, mesmo nas imagens feitas do alto, “a curva do o horizonte” – que pode ser facilmente visto, na maior parte das fotos -, está sempre muito próxima – e a Lua (sua circunferência) não é tão pequena assim. Não sou especialista ou cientista, mas acredito que seria possível chegar-se a algumas conclusões (checagens/confrontos) com base na conhecida e correta circunferência da Lua x aquela(s) que fosse(m) obtida(s) com base em algumas destas fotos – e referências tb conhecidas (altura/tamanho dos elementos existentes, como: altura dos astronautas, proporções dos objetos “produzidos por nós” e etc.). Fica a sugestão para quem desejar e se sentir qualificado;
– desculpe, mas os equipamentos para filmagem naquela época (década de 60) eram extraordinariamente maiores e mais pesados que os de hoje;
– gostaria de conhecer e acessar um link oficial com as fotos. Especialmente, imagens em que também aparecessem os equipamentos de vídeo ou “reflexo de quaisquer destes, no visor dos astronautas”.
Abraço e obrigado.
As câmeras eram fixadas ao traje. Não exigiam mais que apertar um botão.
E você está pegando a variação de temperatura da Lua entre o dia e a noite. Eles sempre fizeram as missões durante as manhãs ou tardes lunares, sem enfrentar grandes variações de temperatura. Além disso, como já dissemos, as câmeras estavam afixadas aos trajes, protegidas por eles. A Lua não tem atmosfera, portanto a temperatura no solo em nada afetaria as câmeras presas aos astronautas a 1 m de altura do chão. Você também não acredita nas fotos feitas em órbita terrestre?
Nos links no pé do texto você encontra um Flickr com o maior acervo das imagens da Apollo. E não aparecem equipamentos de vídeo no reflexo do visor dos astronautas, lamento desapontá-lo.
Abraço!
Prezado, agradecendo sua atenção, esclareço que minhas dúvidas/observações decorrem de mais de 40 anos na prática fotográfica e conhecimento significativo de equipamentos das décadas de 60/70 e 80.
Ok
Nesta linha:
– exceto a adaptação (Reseau plate), pessoalmente possui e fiz uso intenso, durante os anos de 78 a 93, exatamente do mesmo equipamento da Hasselblad e sei que o seu manuseio é difícil (imagino com luvas);
Então acredito que você saiba que não houve apenas UM modelo de Hasselblad enviado à Lua, certo? Foram vários modelos com várias configurações – e adaptações personalizadas – em todas as missões Apollo. Acho pouco provável que você tenha tido contato com todos os modelos e configurações exatamente como as enviadas nas missões, mas ok. Como o Salvador informou, as câmeras eram fixadas ao traje, e mesmo quando removidas e operadas manualmente, não eram fáceis de serem utilizadas, como você mesmo disse. Porém os astronautas foram treinados exaustivamente antes das missões, exatamente para poderem operar as câmeras com todos os trajes que vestiam. Sem falar que, como citei anteriormente, as câmeras eram adaptadas para funcionarem melhor com os trajes pesados, sem falar que várias fotos foram feitas, porém apenas as melhores foram escolhidas para serem divulgadas ao público. Se olhar as galerias completas, vai ver foto de nada, torta, desfocada, todos os tipos de imagens zoadas. Não tiraram só fotos bonitinhas e perfeitas.
– não vi nada sobre os fotômetros – normalmente, sensíveis às temperaturas extremas – que teriam (deveriam) sido utilizados ou orientações que possam ter existido sobre procedimentos para a feitura das fotos (abertura de diafragma x velocidade de obturador e foco) – mormente, para a primeira ida, onde “tudo deveria ser surpresa” e não usaram câmera com visor SLR;
Mesma coisa acima, foram feitas inúmeras imagens com problemas, apenas as melhores foram escolhidas. Sem falar que o treinamento prévio dos astronautas para operação do equipamento deu o conhecimento necessário para fazer as imagens. Lembrando que eles eram astronautas, e não fotógrafos, logo o objetivo principal era fazer ciência, e não imagens perfeitas todo o tempo. http://www.clavius.org/photoqual.html
– as características dos backs não foram alteradas de maneira tal que impedissem o “congelamento/endurecimento” das películas. Afinal, a temperatura lá é de: “média -53,1 ºC -173,1 ºC min e 116,9 ºC max”;
Como o Salvador falou, essas temperaturas são extremas durante o dia/noite Lunar (que duram aproximadamente 14 dias Terrestres, caso não saiba). E as películas não estavam nem em contato com o vácuo nem com o solo lunar, então NUNCA foram expostas a essa temperatura. E as próprias câmeras eram revestidas de material reflexivo, para evitar o calor da radiação solar, porém foram adaptadas para manter a temperatura de operação da câmera em níveis aceitáveis. http://www.clavius.org/envheat.html
– não vi e nem encontrei nada sobre as especificações dos filmes fotográficos e, embora vc tenha sugerido que irá pesquisar, nem tão pouco quanto aos equipamentos utilizados para a realização das filmagens e transmissão das imagens;
Sobre as configurações das câmeras: http://www.ninfinger.org/karld/My%20Space%20Museum/apollocams.htm
Sobre os equipamentos de transmissão (especialmente a MESA): https://en.wikipedia.org/wiki/Apollo_TV_camera
Sobre os filmes: http://history.nasa.gov/apollo_photo.html – tem muita coisa no link, mas ressalto esse trecho:
Each film magazine would typically yield 160 color and 200 black and white pictures on special film. Kodak was asked by NASA to develop thin new films with special emulsions. On Apollo 8, three magazines were loaded with 70 mm wide, perforated Kodak Panatomic-X fine-grained, 80 ASA, b/w film, two with Kodak Ektachrome SO-168, one with Kodak Ektachrome SO-121, and one with super light-sensitive Kodak 2485, 16,000 ASA film. There were 1100 color, black and white, and filtered photographs returned from the Apollo 8 mission.
– me parece que, mesmo nas imagens feitas do alto, “a curva do o horizonte” – que pode ser facilmente visto, na maior parte das fotos -, está sempre muito próxima – e a Lua (sua circunferência) não é tão pequena assim. Não sou especialista ou cientista, mas acredito que seria possível chegar-se a algumas conclusões (checagens/confrontos) com base na conhecida e correta circunferência da Lua x aquela(s) que fosse(m) obtida(s) com base em algumas destas fotos – e referências tb conhecidas (altura/tamanho dos elementos existentes, como: altura dos astronautas, proporções dos objetos “produzidos por nós” e etc.). Fica a sugestão para quem desejar e se sentir qualificado;
Sabendo-se qual câmera foi utilizada em qual imagem, qual lentes equipada com seu respectivo FOV, o tamanho do filme, utilizando as marcações do Reseau plate, e um pouquinho só de matemática, tudo isso cai por terra. Creio que como fotógrafo você tenha o conhecimento suficiente para saber o quanto esses itens que citei influenciam no resultado final de uma imagem. Mas se tiver mais dúvidas: http://www.clavius.org/manmoon.html
Normalmente nas especificações de cada imagem (nos links que posto abaixo, do Apollo Archive) possui essas informações, basta calcular.
– desculpe, mas os equipamentos para filmagem naquela época (década de 60) eram extraordinariamente maiores e mais pesados que os de hoje;
Está desculpado, porém, não significa que esteja correto. Aqui tem mais infos: http://www.clavius.org/tvqual.html
– gostaria de conhecer e acessar um link oficial com as fotos. Especialmente, imagens em que também aparecessem os equipamentos de vídeo ou “reflexo de quaisquer destes, no visor dos astronautas”.
http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/2015/10/07/apollo-a-colecao-completa-de-fotos/
http://www.apolloarchive.com/apollo_gallery.html
http://www.apolloarchive.com/apollo_archive.html
Aqui tem mais detalhes e especificações da câmera de TV: https://www.hq.nasa.gov/alsj/ApolloTV-Acrobat7.pdf
Se depois de ver essas fotos e ler esse PDF, tiver alguma dúvida, sinto muito mas nada do que dissermos vai fazer você acreditar.
Abraço e obrigado.
Sempre que precisar.
Apenas complementando, aqui tem mais infos (com diagramas, basta clicar nos links) sobre a comunicação entre os módulos e a Terra:
http://www.apollosaturn.com/asnr/p173-188.htm
https://www.hq.nasa.gov/alsj/LMcomm.jpg
E aqui, a transcrição do pouso da 11, inclusive com citações sobre os itens contidos no MESA, e as transmissões de TV:
https://www.hq.nasa.gov/alsj/a11/a11.step.html
Será que em outros países tb há pessoas que não acreditam na descida do homem na lua ou é só aqui em Pindorama.
Formiga e gente mal informada (e mal formada) tem em todo lugar.
Amigo, estive nos EUA há alguns anos e lhe digo, lá tem muita gente, mas muita gente mesmo, que também não acredita nesse feito, ainda mais depois que a NASA “pagou o mico” de ter dito que apagou as fitas acidentalmente e blá, blá, blá,… Em todo o lugar, independentemente do país, existem idiotas e nos EUA também existem muitos deles.
Todos os documentários contestando o fato são gringos, logo…
Logo são tão ignorantes quanto os brasileiros que não acreditam. KKK
fizeram uma pesquisa recentemente nos EUA, e concluíram q mais de 50% da população não crer no pouso do homem na lua!!!
Fizeram uma pesquisa e 100% das moscas amam comer merda. Logo, comer merda é legal. Por que você não tenta?
recentemente fizeram uma pesquisa nos EUA, e concluíram q mais de 50% da população não crer no pouso do homem na lua!
Comentar a mesma coisa várias vezes não vai fazer você ter razão, cholão.
Não é só aqui não, Gilos! 🙁
Dê uma olhada neste vídeo aqui, onde um líder muçulmano tenta provar para todos que a terra não gira nem translada, mas está completamente parada no espaço:
https://www.youtube.com/watch?v=d0PxJnyy44Q
Sim, existem ignorantes e analfabetos científicos em todos os cantos do mundo. Inclusive existem vários ignorantes e analfabetos científicos que duvidam das sondas e satélites enviadas nesta década! E duvidam da ISS! E acham que a Terra é PLANA!
Veja só!
Crer ou não, neste caso, é absolutamente irrelevante. É fato. Está provado. É o que importa.
sim, foram pessoas do próprio estados unidos que começaram com isso de farsa, inclusive um deles foi agredido por armstrong apos chamá-lo de mentiroso do seculo
Foi o Buzz que meteu um soco na boca do idiota, que o hostilizou comandando-o a jurar sobre a Bíblia que tinha ido à Lua.
Exato, a agressão foi porque o cara chamou o Buzz de mentiroso e ladrão. Até eu mandaria um cruzado de direita num imbecil desses.
Exato. Um escritor de manual de instruções chamado Bill Kaysing, que escreveu um livro dizendo que foi tudo uma farsa baseado em “um palpite, uma intuição” (palavras dele):
“Charges that the Moon landing was a hoax
Kaysing asserted that during his tenure at Rocketdyne he was privy to documents pertaining to the Mercury, Gemini, Atlas, and Apollo programs, arguing that one does not need an engineering or science degree to determine that a hoax was being perpetrated. Even before July 1969, he had “a hunch, an intuition, … a true conviction” and decided that he did not believe that anyone was going to the Moon.[4] Kaysing wrote a book titled We Never Went to the Moon: America’s Thirty Billion Dollar Swindle,[5] which was self-published in 1976.[6] The book was republished in 2002 by Health Research Books. In his book, Kaysing introduced arguments which he said proved the Moon landings were faked.”
Ou seja, um cara que acredita que qualquer um pode achar que a ida do homem à Lua foi uma farsa, baseado apenas em palpite, intuição.. mesmo sem precisar de um diploma de engenharia ou de ciência de foguetes.
Seria a mesma coisa que eu achar que operações de apendicite não existem, mesmo eu não sendo médico ou tendo algum conhecimento na área.
E depois os conspiracionistas acham que NÓS que somos os enganados.
KKK
Não, infelizmente nos EUA também tem um monte de gente com esses mesmos argumentos ridículos. Pesquisa na internet em inglês e vai ter um monte de site. O que é estranho pra mim é o que motiva as pessoas a ficarem falando que uma coisa concreta, que não as afeta em absolutamente nada, é mentira… Poderia ser assunto aqui de nos blogs de ciência, porém para alguém da área de sociologia ou psiquiatria.
Eu acredito até porque vi, ao vivo, a chegada do homem à lua em 1969 quando morava em Washington DC e tinha 16 anos. Só não entendo porque esta duvida que ainda tem algumas pessoas não é retirada tirando umas fotos da superfície lunar com os super-telescópicos que temos e que poderiam mostrar os equipamentos deixados lá e até as pesadas tal a resolução das imagens atuais.
Jorge, já tiraram essa dúvida com sondas. Com telescópio não daria pra ver. Mas com sondas — uma americana e uma chinesa — já fotografaram as coisas deixadas na Lua.
Esta é uma dúvida sincera minha também. Porque com os telescópios não conseguimos fazer estas imagens? Seria incrível tê-las, não para provar aos “conspiracionistas”, mas para a gente ver mesmo e curtir…
Esta é uma dúvida sincera minha também. Porque com os telescópios não conseguimos fazer estas imagens? Seria incrível tê-las, não para provar aos “conspiracionistas”, mas para a gente ver mesmo e curtir…
Porque os objetos são muito pequenos, e mesmo a melhor resolução dos maiores telescópios (ao menos os que podem ser apontados para a Lua) não conseguem captar objetos tão pequenos.
Grato “Eu”.
Obrigado também por sua paciência e didática, ainda que ácida (o que é completamente compreensível) com os demais.
Seu Jorge Lamento em informar, mais o que o senhor viu foi apenas uma farsa muito bem ensaiada e editada para época! homem pisando na lua, jipe andado na lua, homem jogando golfe, tudo isso faz parte do espetáculo!
Seu Jorge Lamento em informar, mais o que o senhor viu foi apenas uma farsa muito bem ensaiada e editada para época! homem pisando na lua, jipe andado na lua, homem jogando golfe, tudo isso faz parte do espetáculo!
E provar que é farsa, vai? Ou vai continuar com falácias apedeutas?
https://www.nasa.gov/mission_pages/apollo/revisited/
É aquela história kkkkkk fiquem quietos, se não vcs mudarão a história como ela é contada, é puro o começo do filme star trek além da escuridão….
Aquela madrugada fiquei aguardando todo desinrolar do acontecimento.Na epoca
daguerra fria,o que poderia superar o astronauta que do espaço sideral,enviou a
mensagem,<>!(GAGARIN).No feito da apolo 11,algo deixou-me cetico,por que a bandeira tremulou? Nos dias de hoje,sou mais cetico,
com a evolução arrazante da tecnologia,47 anos,imagens e comunicação mais
precisa,o crescimento demografico do nosso planeta,o feito nos dias de hoje,com
certesa,nào deixaria duvidas,principalmente com resultados de tudo que foi dei-
do e realizado no local,na lua.Vou continuar aguardando.Muitas sondas enviadas
para marte,saturno,etc.,a lua,comparando distancias fica pertinho,pertinho.
Se você viu o vídeo ao vivo, sabe que a bandeira NÃO tremulou. Ficou paradinha.
Foi amplamente divulgado na época que a bandeira tinha um dispositivo que faria ela tremular por um tempo (não lembro quanto tempo, meses ou anos). Ela trevulou SIM.
Foi amplamente divulgado na época que a bandeira tinha um dispositivo que faria ela tremular por um tempo (não lembro quanto tempo, meses ou anos). Ela trevulou SIM.
Errado. Há uma barra horizontal no topo do mastro que mantém a bandeira esticada, não há registros no Programa Apollo deste dispositivo que você citou, é invenção. Deve estar confundindo com algum filme ou seriado da TV.
A bandeira era feita de um material para se desamassar sozinha. Isso dava a impressão de tremular mas era só o material se desamassando.
Pois é, né Marco! O que é que não dá para fazer quando se sabe manipular bem um software como o Movie Maker…
Fala sério David, Movie Maker ? Com esse argumento você não vai muito longe heim…
Aquela madrugada fiquei aguardando todo desinrolar do acontecimento.Na epoca
daguerra fria,o que poderia superar o astronauta que do espaço sideral,enviou a
mensagem,!(GAGARIN).
Deveria ter filmado, pra poder ver agora de novo. Sua memória prega peças!
No feito da apolo 11,algo deixou-me cetico,por que a bandeira tremulou?
Só tremulou enquanto estava sendo plantada. Veja o vídeo.
Nos dias de hoje,sou mais cetico,
Ceticismo não é sinônimo de ignorância, cuidado!
com a evolução arrazante da tecnologia,47 anos,
E qual tecnologia?
imagens e comunicação mais precisa
O meio de transmissão continua o mesmo de 47 anos. Rádio.
o crescimento demografico do nosso planeta,o feito nos dias de hoje,com
certesa,nào deixaria duvidas,principalmente com resultados de tudo que foi dei-
do e realizado no local,na lua.
Oi?!
Vou continuar aguardando.Muitas sondas enviadas
para marte,saturno,etc.,a lua,comparando distancias fica pertinho,pertinho.
E ainda hoje tem gente que duvida dessas sondas. Veja só como tudo muda, mas nada muda!
Meu caro, a bandeira não tremulou, e fácil de comprova que homem foi a lua pois foram colocados refletores na lua, onde em estações especificas pode se apontar um lazer poderoso em direção a esses refletores que vão como diz o nome refletir o lazer e poderá fazer qualquer verificação e tirar dúvidas que você tenha.
E mais, nem o astronauta brasileiro, Marcos Pontes, que foi para o espaço com a Nasa, acredita que o homem foi a Lua. Se ele, que esteve lá com os caras, diz que é mentira… como acreditar nessa farsa?
Ele tem convicção de que o homem foi à Lua. O vídeo que diz o contrário é ridiculamente manipulado. Ele está citando o que algumas pessoas dizem a ele, e fazem parecer que é ele que está afirmando. É bizarro.
E mais, nem o astronauta brasileiro, Marcos Pontes, que foi para o espaço com a Nasa, acredita que o homem foi a Lua.
Quem disse que não? Ele é que não foi…
Se ele, que esteve lá com os caras, diz que é mentira… como acreditar nessa farsa?
Não acredita em um fato histórico devidamente documentado por milhares de imagens, centenas de horas de vídeo e quilos de rochas lunares trazidas de lá, mas acredita em um vídeo editado no Youtube…. realmente você precisa rever suas prioridades, colega cholão!
Impossível algum ser humano pisar na lua, sua força magnética que controla as marés não permitiria essa farsa descarada…
Força magnética controla as marés? Ahn?
Impossível algum ser humano entender seu comentário, sua ignorância científica não permitiria o entendimento da merda que você tentou escrever… e falhou miseravelmente…
http://www.afraudedoseculo.com.br
http://www.clavius.org/
Se foram por que não voltaram?E por que nem um outro país foi?
Voltaram mais 5 vezes. E nenhum outro país foi porque eles preferem enviar sondas e satélites, infinitamente mais baratos e não precisam ser trazidos de volta.
Vamos lá. Quer dizer então que em 1969, com uma tecnologia compatível com a de uma calculadora atual, em uma nave frágil, o homem pousou na Lua. E hoje, com toda a tecnologia, a NASA toda hora adia por anos voltar a Lua. Esse é o famoso “me engana que eu gosto”. O homem ir a Lua é a maior mentira já perpetuada pela raça humana, e com sorte, ainda terei em vida o prazer de ver os americanos assumirem isso. Não me venha com balela de trouxeram rochas, deixaram espelho,, bla bla bla. Se tivesse ido mesmo em 69, hoje já teria até taxi indo….
Eu fui à DisneyWorld em 1993 e, depois, nunca mais voltei. Estou esperando o dia em que eu vou admitir pra mim mesmo que a minha ida à DisneyWorld foi uma fraude para fazer inveja aos meus amiguinhos de escola. Só por que eu tirei fotos lá, tenho lembranças de lá, trouxe souvenires de lá, isso é motivo para acreditar que eu estive lá? Se estive, por que eu nunca mais voltei?? Mentira! Tudo mentira!!
A velha estratégia de usar exemplos ridículos para desacreditar fatos através de “humor”.
Já esperava por isso.
Não é um exemplo ridículo. O motivo pela qual eu não voltei à Disney e ninguém mais foi à Lua é o mesmo: faltou grana.
Você me entendeu. mas vou fingir que não:
Você usou o seu “exemplo” da Disney para desacreditar o que o Marco disse.
Distração.
Negação.
Ridicularização;
Desinformação.
Pesquisem galera.
Mas para fabricar milhares de ogivas nucleares e armas de guerra para distrair o povinho que adora o pateta e cia com a guerra fria não faltou…
Exato. Você entendeu. Enquanto a ida à Lua servia à Guerra Fria — para mostrar que não havia mais gap tecnológico entre os mísseis soviéticos e os americanos — foi útil. Quando os americanos ganharam a corrida, não tinha mais função ir à Lua no contexto da Guerra Fria. Mas fazer mais armas nucleares tinha função ainda no contexto da Guerra Fria. (O dinheiro que ia para a Apollo foi para os ônibus espaciais que, embora não fossem mais à Lua, tinham importante função na Guerra Fria, mostrando a capacidade de colocar, capturar e reparar satélites em órbita. Muito mais útil na Guerra Fria do que mandar gente à Lua “em paz, por toda a humanidade”.)
Quer dizer então que a ida a lua foi apenas uma ‘corrida’ ganha para alimentar o orgulho americano e humilhar o resto da humanidade com sua pretensa conquista.
Não viaja, Viajante. fala muita melda palece uma metlalhadola de melda.
Basicamente isso, Wolff. Mas vc teria certeza se conhecesse os detalhes da corrida espacial, o que claramente não conhece.
A velha estratégia de usar exemplos ridículos para desacreditar fatos através de “humor”.
Já esperava por isso.
E sobre os conspiraciotários que usam a velha estratégia de dezenas de falácias para NÃO provar que a ida do homem à Lua foi uma farsa? Já esperava também?
Nossa q belo exemplo sua ida a Disney, mas perae, desde 1993, vc e um monte de outras pessoas de diversos estados e paises, estiveram na Disney
Agora usando seu exemplo tosco, responda-me, quantos outros paises estiveram na Lua??? Ou só vc, assim como os americanos é q tem curiosidade de desvendar o desconhecido e conhecer novos territorios????
Eu nunca pude ir à Disney e nem à Lua pelo mesmíssimo motivo: não tenho dinheiro. Vontade não me falta. O interessante é que as pessoas não acreditam em um fato histórico mas acreditam em deuses cuja existência jamais será provada. Por mim, tudo bem. Cada um acredita no que quiser. Eu prefiro as provas. E, no caso, da ida do homem à Lua, as provas são robustas. Não há dúvida.
Perfeito!
Voce não voltou a Disney pelo mesmo motivo que a NASA tambem não voltou mais a Lua:
– FALTOU GRANA!!
EXATO!
Até entenderia se você tivesse ido a Disney no governo Nixon, já que todas as missões que “pousaram – (kkkk)” na Lua, foram durante sua administração. Saca, Nixon, aquele que teve que renunciar a presidência… cara super honesto e tal…. e pô, que tal pedir a NASA para vermos os filmes originais das missões na Lua. Seria legal não acha? Ah esqueci! A NASA veio recentemente a público dizer que “sem querer” APAGOU AS FITAS!!!! kkkkkk
Até entenderia se você tivesse ido a Disney no governo Nixon, já que todas as missões que “pousaram – (kkkk)” na Lua, foram durante sua administração.Saca, Nixon, aquele que teve que renunciar a presidência… cara super honesto e tal….
Então quer dizer que a Petrobrás nunca perfurou um poço de petróleo sequer na gestão do Lula? Afinal, ele mentiu ao dizer que não sabia nada sobre o Mensalão do PT… é a mesma lógica (furada!)
e pô, que tal pedir a NASA para vermos os filmes originais das missões na Lua. Seria legal não acha?
Opa, tá aqui!
https://www.youtube.com/watch?v=S9HdPi9Ikhk
Ah esqueci! A NASA veio recentemente a público dizer que “sem querer” APAGOU AS FITAS!!!! kkkkkk
Tá desinformado, hein?
http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/2014/07/18/apollo-11-edicao-remasterizada/
Tenta de novo!
Vamos lá. Quer dizer então que em 1969, com uma tecnologia compatível com a de uma calculadora atual
Calculadoras não levam gente pro espaço, FOGUETES levam.
em uma nave frágil
De qual “nave” você se refere, foram tantas em cada um dos 7 lançamentos, precisa ser mais específico!
o homem pousou na Lua.
Sim!
E hoje, com toda a tecnologia, a NASA toda hora adia por anos voltar a Lua.
Custeie a próxima viagem que eles voltam em menos de 6 meses. Quer pagar pra ver?
Esse é o famoso “me engana que eu gosto”.
Percebemos que você gosta de ser enganado, afinal acredita em teorias da conspiração sem prova alguma.
O homem ir a Lua é a maior mentira já perpetuada pela raça humana,
Prove que é mentira.
e com sorte, ainda terei em vida o prazer de ver os americanos assumirem isso.
Então melhor se matar agora, porque isso nunca vai acontecer! KKK
Não me venha com balela de trouxeram rochas, deixaram espelho,, bla bla bla. Se tivesse ido mesmo em 69, hoje já teria até taxi indo….
Claro, é muito melhor acreditar em vídeos editados do Facebosta e do Youtubomba sem nenhum embasamento científico, né?
E agora, me diz uma coisa.. e provar que é mentira, você vai fazer quando?
Chola mais.
Quanta lorota pra idiota acreditar! A NASA precisa de dinheiro pra ir à lua? ikkkkkkkkk Eles não tem dinheiro né? Coitadinhos! Que desculpa mais esfarrapada! Não vão novamente porque nunca estiveram lá!
Quanta lorota pra idiota acreditar!
Ah sim, verdadeiros são os vídeos do Youtube ou os boatos do Facebosta, né?
A NASA precisa de dinheiro pra ir à lua?
Sim
ikkkkkkkkk Eles não tem dinheiro né?
Não o suficiente para voltar à Lua.
Coitadinhos! Que desculpa mais esfarrapada!
Acreditando ou não, é verdade. Se você tivesse ideia de como o orçamento de um país funciona, você não estaria aqui duvidando. Mas tá perdoado, não tem culpa de ser analfabeto funcional.
Não vão novamente porque nunca estiveram lá!
Provar o que tá falando, vai?
Parabéns “EU”…simplesmente PARABÉNS…..
Tem gente que acreditou no Tiririca e voto nele, tem gente que acredita nos milagres dos pastores e vai nas igrejas e tem quem ainda acredita em papai Noel. Não acreditar que o homem foi na Lua é burrice, no por se é certo ou não é por no saber se informar para afirmar o que no entende e brasileiro nisso somos campeões, para no ofender os burros melhor ficar calado..
Bom, a lua está a apenas alguns quilômetros da Disney. Realmente, sua comparação é similar.
Se você não fosse um analfabeto funcional, teria entendido a analogia.
Marcos,
Tu é apenas mais um ridículo nadando contra a maré.
Aqueles que não acreditam apesar das evidencias e das fotos das sondas são os vermelhos que gostariam que os russos chegassem primeiro. Aliás o que os russos mais gostavam acabaram abandonando, o falecido comuinismpo
Por favor, não cometa gafes ideológicas… Os soviéticos foram antes ao Espaço, o que já é um feito considerável.
Ademais, não confunda russos e soviéticos, são conceitos diferentes, referem-se a populações diferentes, e ofendem ambos.
Me vejo próximo dos “vermelhos”, embora não concorde com boa parte de sua prática e da ideologia, e ainda assim acredito no evento de 69. Por favor, repense suas ofensas vazias.
se tivessem tecnologia de foguetes na época, o próprio Isaac Newton conseguiria calcular uma rota que levasse o homem à Lua usando apenas caneta-tinteiro e papel…
Com teu exemplo, da para perceber o teu grau de ignorância
A NASA não retorna à Lua porque não traz nenhum retorno econômico ou político. Voltar por voltar seria simplesmente um desperdício de recursos. Serem os primeiros a chegar em Marte por outro lado será um feito histórico (como foi chegar em primeiro na Lua), será um prestígio gigantesco para os EUA e pode vir a trazer algum retorno econômico futuramente. Por isso a prioridade da NASA hoje é Marte, mesmo que custe dezenas de vezes mais do que a viagem à Lua.
Esses maníacos acostumados com teoria da conspiração não se cansam.
Primeiro, a maior mentira da humanidade veio em 325 D.C. e ela é a responsável por todo nosso atraso, seja cultural, social, tecnológico, etc. O mundo parou de progredir por causa dos freios das crenças religiosas, todas mentirosas por sinal. E a raça humana é tão precária que precisa criar um simbolo que seja poderoso e impiedoso, com capacidade de ler sua mente e ver tudo o que você faz de errado e te punir por isso, para servir como meio de controle. Porque as pessoas precisam de um punidor pra não cometer crimes, ou até de leis humanas mesmo. Não deveríamos ter que temer a algo fora de nós pra entender que é errado matar, roubar, estuprar, escravizar, etc. Mas a gente acredita e mesmo sem evidência nenhuma e pior, fora de qualquer lógica e mesmo diante de inúmeras contradições. Agora, quando você consegue chegar ali na esquina com uma carroça, devidamente comprovado, aí aparece o cético. Sem lógica. Só um adendo: Pra que gastar fortunas pra voltar lá? Lugar inexplorável (pq não tem nada mais pra render) e sem vivermos mais a fase da guerra fria. Gastar dinheiro a toa?
Acho absolutamente incrível a quantidade de pessoas que ainda não acreditam na ida do homem à Lua! Talvez devêssemos repensar o ensino das ciências em nossas escolas, avançando um pouco mais naquilo que é mais recente e dando uma “pincelada” em conceitos mais antigos. Acho que dessa forma abriríamos a mente das gerações futuras e perderiam espaço essas teorias da conspiração, criacionismo e etc.
Fundamental, sem dúvida!
Já dizia Umberto Eco.
As redes sociais deram vozes aos Imbecis e hoje a palavra de um imbecil tem o mesmo valor da de um ganhador do prêmio nobel.
Ahh não de novo aparece um daqueles discípulos daquele cara tosco do site e do livro do “Show da Lua” que fala aqueles montes de papagaiadas ridículas tentando provar que a ida do homem à Lua foi uma farsa.
Nos poupe rapaz.
A Nasa é uma instituição das mais sérias do mundo e jamais se prestaria a uma farsa dessa. Existem filmes e milhares de fotos, evidências, etc, comprovando tudo.
Nem os Russos, na época, os principais interessados protestaram dizendo que era uma farsa, pois acompanharam tudo com seus rádios e potentes telescópios. Será que os Russos fizeram parte do “complô” na Nasa Duzamericanu pra nos enganar? kkkkk!
Na foto do astronauta, que a revista Manchete estampou na capa, aparecia a Lua refletida no capacete.
Na foto do astronauta, que a revista Manchete estampou na capa, aparecia a Lua refletida no capacete.
Claro, que aparecia, eles estavam lá! Queria que refletisse o que, a floresta Amazônica?
Acho incrível quem acredita! Mesmo com fatos do tipo: “porque até hoje não voltaram?” e os atuais projetos de boosters para realmente conseguir chegar (isso se a radiação cósmica, após a saída da exosfera, deixar os astronautas vivos)… essa enganação vai continuar até quando? Esses “astronautas” ainda vão ser a maior piada da face da terra e da lua.
Acho incrível quem acredita!
Ninguém te perguntou nada, mobral
Mesmo com fatos do tipo: “porque até hoje não voltaram?”
Quem disse que não voltaram?
e os atuais projetos de boosters para realmente conseguir chegar
E ainda assim não vão pra Lua, vão direto pra Marte. Por que será?
(isso se a radiação cósmica, após a saída da exosfera, deixar os astronautas vivos)
Deixa sim, já provaram várias vezes.
… essa enganação vai continuar até quando?
Prove que é enganação. Duvido.
Esses “astronautas” ainda vão ser a maior piada da face da terra e da lua.
Pode até ser, mas por ora a única piada é você
Alguém já ouviu dizer que todos somos extraterrestres, não sei porque tanta dúvida ainda que não estamos sozinhos
Eu não sou extraterrestre. Nasci em São Paulo, e minha espécie evoluiu na Terra. 😉
eu tbm nasci em SP etc, mas……, mistérios não faltam e ninguém pode afirmar e garantir nada, apesar das evidências, parabéns mais uma x pelas informações e blog. abraços.
Nem dá bola pra essa gente que nem sabe o significado das palavras.
Até que provem ao contrario. O ponto de referencia é que é importante. Você é um extraterrestre se por acaso estiver circundando a cercanias de Zeta Reticuli em P 45 ou em Aldebaran em P152. Salvador você nem sabe se é Hibrido.
Falta de respeito total liberar o texto somente para assinantes.
Se isto não mudar deixarei de acessar o site da folha após 20 anos.
Uma pena. Mas é só cadastrar para ler…
O problema, Salvador, é que mesmo que o usuário esteja cadastrado, a página ainda pede e-mail e senha num processo repetitivo e mesmo assim não conseguimos ver a matéria . Tenho acompanhado os seus vídeos no YouTube. Parece que tá valendo mais a apena….A Folha está decepcionando, pacas…. Vai o desabafo!!! 🙁 🙁
Você usa algum bloqueador de propaganda?
Também tive problemas para ler a matéria mesmo tendo cadastro.
Problemas com o site?
Abraços
é uma forma de filtrar comentários idiotas. e mesmo assim não funciona muito bem… :-S
se o homem pisou na lua ,existe papai noel,fadas,duendes……..
e politicos honestos no brasil KKKKKKKK
ptuss!!!!! ha exatos 47 anos ,com a tecnologia da epoca, deveriamos ter celular,wats app,face book,instagram….ha esses dois seres que dizem ter ido a lua poderiam ate mandar videos e fotos instantaneas do momento. nao acham ?
Você esqueceu de mencionar que esses dois seres já tinham a tecnologia ultra-secreta do Whatsapp que o governo americano havia obtido ao fazer engenharia reversa da nave alienígena que caiu em Roswell em 1947. 😛
Aqui novamente. rs
Reclama das respostas do Salvador, mas postar algo de útil, que é bom, nada né? Só MIMIMI e CHOLOLÔ!
Chola mais, bostão.
ptuss!!!!! ha exatos 47 anos ,com a tecnologia da epoca, deveriamos ter celular,wats app,face book,instagram….ha esses dois seres que dizem ter ido a lua poderiam ate mandar videos e fotos instantaneas do momento. nao acham ?
Claro, afinal o que leva gente pra Lua é celular, e não foguetes, né?
E você é tão ignorante que não são 2, são 12 os astronautas que pisaram na Lua. Tá sabendo bem, hein? Só que não!
E mesmo depois de 47 anos NINGUÉM conseguiu provar que é farsa. Cadê suas provas?
Chola mais
Com seus argumentos agressivos nada se pode contestar. Não sei se você já foi em Houston ou Canaveral, mas eu já estive lá 2 vezes (em Houston) e cabo Canaveral uma. Realmente aquela capsula é muito precária e levanta dúvidas, mas com sua ignorância nem vale a pena discutir. Deve ser um especialista… nem no CTA entrou para visita, com certeza…
Luis, não sei o EuTM, mas eu entrei no CTA, já dei palestra no ITA, já fui no Kennedy Space Center, a Kourou e a Baikonur. Nada disso me credenciou mais a acreditar ou desacreditar nas missões lunares. As provas dessas missões estão aí para TODO MUNDO ver, não é preciso ir até lá para constatar isso (eu cito dez nos links). Mas se você foi mesmo ao Kennedy Space Center e viu o tamanho do Saturn V que eles têm guardado lá, sabe que o foguete usado para as missões existiu e não era um brinquedinho…
Com seus argumentos agressivos nada se pode contestar.
Chola mais
Não sei se você já foi em Houston ou Canaveral, mas eu já estive lá 2 vezes (em Houston) e cabo Canaveral uma
Então precisa voltar de novo, porque pelo visto não aprendeu nada!
Realmente aquela capsula é muito precária e levanta dúvidas,
QUAL das “cápsulas”?
mas com sua ignorância nem vale a pena discutir.
E, ainda assim, cá está. Contraditório, não?
Deve ser um especialista…
Com certeza sei mais sobre o programa espacial americano do que você, e seu comentário só corrobora essa informação.
nem no CTA entrou para visita, com certeza…
Consegue provar? Ou é só um palpite, como os demais?
Assim como o refletor de raios laseque está lá e funciona até hoje, foi instalado pelo ET de Varginha
Não necessariamente pelo ET de Varginha, mas, um robo russo tipo Lunokhod, da década de 70, daria conta do recado.
Uau, que lógica incrível! Você inventou essa sozinho ou leu no Facebosta?
quem duvida que o homem pisou na lua ,com certeza essa pessoa na merda.
O que quis dizer com a frase? Totalmente ininteligível… mas o que esperar de um cerebro que passou a vida vendo novelas e lavando cuecas do marido? Volta pro fogão, dona Maria!!!!
Nossa… Falta de argumento complica, e ofensa machista é uma vergonha… Mulher não pode comentar sobre ciência, né?
E você que não acentua “cérebro” e passa “a vida” comentando barbáries em sites em que se preza(ria) a discussão inteligente?
Volta pro século XIV, seu Luis!
A entrevista é super bacana, parabéns, Salvador. Porém, infelizmente, o que chamou mais a minha atenção foram os comentários feito aqui na página negando a ida do Homem à Lua. Incrível. O fato de haver gente disposta a negar um fato tão consolidado e que deveria ser corriqueiro explica muita coisa sobre fanatismos de diversas matizes. Não é novidade, claro, mas isso me faz pensar o quão nossa civilização é frágil, e o quanto precisamos defendê-la da barbárie. Um abraço.
Pois é. Sabe que fiquei meio desanimado, por conta da reação. 🙁
Não fique, porque muitos de nós estamos do mesmo lado que você. Precisamos muito, mas muito de gente que explique a Ciência da forma como você faz – simples, direta, divertida, interessante. Você é fundamental, Salvador, e mais do que ninguém aqui sabe que algum avanço nisso só poderá ser medido com régua cósmica. Provavelmente nem eu nem você veremos uma sociedade científica global, mas hoje somos responsáveis por começar a construí-la.
Tamos aí. Mas tem dias, como hoje, que são difíceis…
Faço minhas as palavras do Rodrigo. Não desanime não! Obrigado por seu trabalho!
Simples. Mantenha escrevendo a verdade como faz, mesmo que apenas seja para 1% da população. Você não deve se culpar (ou desanimar) pelos outros 99% que preferem ficar a margem da ciência, da verdade ou da política.
Se você, conseguir iluminar a vida de 1, 10 ou 10 mil pessoas, saiba que já fez o seu melhor. O resto, depende de quem lê e de forças culturais formado pela sociedade e seus governantes. Infelizmente, ainda somos culturalmente umas bestas na “idade das trevas” fazendo jus a frase “O BRASIL ODEIA CIÊNCIA”.
Rapaz, se você visse os comentários todos aqui pendurados para aprovação (163 no momento), ia desanimar. Aliás, aproveito para avisar que vou parar de responder por hoje, senão não consigo aprovar tudo aqui e vou ser acusado de censura.
Mas Salvador é a mesma reação que acontece sempre que você posta alguma coisa sobre a Lua. E vai continuar assim até que as viagens se tornem corriqueira e os abestados abastados peguem uma nave e toquem nas relíquias do primeiro pouso.
Salvador, não fique!!
Pois você é uma pessoa inteligente e sabe que os idiotas de hoje estão se multiplicando mais rápido do que vírus…ignore-os e continue com seu excelente trabalho!
Não há motivo pra desânimo. Se a pessoa prefere acreditar que o homem não foi à lua, paciência. Você, no debate com o Gevaerd disse uma coisa muito bonita: a ciência é uma forma de conhecimento que vale pra todo mundo. Mesmo assim tem quem acredite em abdução, no ET de Varginha, em horóscopo…
As evidências estão aí pra todo mundo. Seu trabalho de escrever sobre elas sendo um divulgador científico deveria te encher de orgulho e ser seu maior motivador.
Eu sei. Mas tenta lidar com mais comentários absurdos do que você consegue responder, e a sensação é a de ser atropelado por um tsunami de merda. 😛
Força: a luta continua!
Tamos aí! Pelo lado bom, temos quase mil comentários! Posts sobre homem na Lua têm essa tradição por aqui, por sinal! 😛
Concordo completamente com você!
Concordo com você. Esses incréus são uma piada de mau gosto… A leitura obscurantista que a maioria certamente cultiva proporciona essa mediocridade mental…
Rodrigo. Eu sempre acreditei que o homem havia ido à lua. Vi pessoalmente várias capsulas que entraram na atmosfera e achava incrível como um objeto pouco maior que um fogão conseguisse tal feito. Mas várias questões surgiram e me deixaram em dúvida, as principais são que existe uma radiação mortal no espaço sideral que não é sentida na terra mas que deveria ter aniquilado os astronautas e nada foi observado. Tambem as roupas resistiriam à brutais diferenças de temperatura da lua (-200 a +200 graus celsius) bastando que saíssem da sombra para a luz solar. Também me chamou atenção como um filme de acetado conseguia “sobreviver” à essas temperaturas. Por fim as falhas observadas nas fotos (otimas) e nas filmagens (péssimas), cujos filmes originais, aliás, foram “apagados” acidentalmente para REUSO (acredite, foi esta a explicação da NASA). O maior feito da humanidade e a NASA não fez copias de segurança. Dá para acreditar? Isso nem o Salvador consegue defender…
Já foi respondido no seu outro comentário.
E explica também o porquê de continuarmos sendo terceiro mundo, digo, país em desenvolvimento… eternamente.
Depois de décadas, os EUA ainda conseguem “convencer” boa parcela da humanidade com essa estória furada de que foram à lua. Não sei se essa foi a mentira do século XX, mas sem dúvida alguma, uma das maiores e mais cínicas, proferidas no auge da guerra fria apenas por causa do orgulho nacionalista (“patriotada”) devido a chegada em primeiro lugar dos russos à órbita da terra.
Mentira hoje tão mal contada que tornou-se impossível de ser sustentada. Nem os vídeos da suposta viagem – à época caríssimos, feitos com tecnologia então disponível – conseguem convencer crianças, pois mais parecem cenas da antiga série televisiva Jornada nas Estrelas, de tão amadores que hoje se tornaram.
O governo americano já inventou milhares de desculpas esfarrapadas para tentar explicar como e por quê a lua na não tem bases espaciais, nem lotes fatiados ao sabor do imperialismo norte-americano (caso a mentira fosse verdade), mas nenhuma cola. Nenhuma convence de modo razoável ou explica por que um governo imperialista, acostumado mapear o mundo para si, não mapeou ou “tomou posse” da Lua, se já foi lá várias vezes. A evidência é simples: nunca desceram lá.
Marlon, os chineses fotografaram as Apollos na Lua. Tá bom procê?
Não duvido que tenham conseguido mandar objetos ou quem sabe até naves tripuladas até lá, as quais, no entanto, ficaram em órbita. Mas descer, meu caro, são “outros quinhentos”. Pode ser que hoje, com a tecnologia atual, quem sabe. Mas com a tecnologia da época…
Não duvido que tenham conseguido mandar objetos ou quem sabe até naves tripuladas até lá, as quais, no entanto, ficaram em órbita.
Várias vezes, inclusive
Mas descer, meu caro, são “outros quinhentos”.
É mesmo? E por quê? Elucide-nos, por gentileza.
Pode ser que hoje, com a tecnologia atual, quem sabe. Mas com a tecnologia da época…
E qual tecnologia seria essa que permite levar pessoas até lá, trazer de volta, mas não pousar? Estou realmente curioso para entender!
Eu sou imperialista! Vou chegar aí na sua rua (que é pública, ainda) e vou mapeá-la e tomar posse! E meto bala em quem quiser impedir, hahahaha…
kkkkk
Bruno, a rua é pública, mas isso não significa que seja coisa de ninguém. Ela pública porque todos podem ficar e transitar livremente por ela, mas ela pertence ao poder público, no caso o município. A legislação diz que ela é um bem dominical. Agora quanto à Lua… Aliás, já que alguém citou os chineses, se estes ou os americanos finalmente conseguirem aportar por lá, você verá o que o que acontece quando alguém chega primeiro a uma “terra” de ninguém: ele ocupa, reivindica, demarca, e, defende a posse na bala…Quem viver, verá!
Marlon,
Jura..mas jura mesmo que você era o espermatozoide mais inteligente???
Marlon, porque você acredita que os russos colocaram um homem em órbita e não que os americanos colocaram um homem na lua? Você tem tantos argumentos pra desbancar a “mentira” ameicana, mas acredita piedosamente nos russos. Você não acha sua opinião um pouco tendenciosa não?
Sério? Então a terra não é redonda! O sol morre todos dias e também nasce todos os dias como presente de Deus. Por isso eles não foram à lua. Não há gravidade e não tem como subir ao espaço!!! Nossa!! Rsrsr.
Pergunta se não existe oxigenio no satelite Lua, nas fotos ao fundo a bandeira americana estava tremula pode ? ou seja vento ou um grande ventilador
Ventilador e a poeira do chão não voava? Uau, que vento seletivo! Você já viu os vídeos? A bandeira NÃO tremula!
Então porque nunca mais o homem pisou na lua, se naquela época com a tecnologia que tinham, imagina hoje seria tão mais fácil ir todos os anos, estranho não acha?
Ir à Lua é fácil hoje em dia. O difícil é pagar.
Incrível como acreditam que EUA tinha que montar uma linha circular de ônibus para catar pedras durante 40 anos.
Não, não é estranho. E você saberia disso se não fosse analfabeto científico.
Me responda primeiro como, você consegue ver uma bandeira tremulando em uma FOTOGRAFIA?
ué!!! Dando asas à imaginação! Claro!
Cara, não entendo muito sobre astronomia, mas creio que seja a força gravitacional, que por ser menor que a da Terra, faz com que a atração para a superfície seja menor, fazendo-a “voar”…
So uma coisa me deixa em duvida,porque com tecnologia que temos hoje o homem nao consegue chegar na lua .seria algo extraordinario para nossas crianças(todos).fica a duvida.
Porque custa muito caro. Mas na próxima década teremos gente em órbita da Lua novamente.
Quem te falou que não conseguimos? Tá recebendo informações de fontes erradas, hein?
Claro que eles pisaram na lua!! Assim como o saci pererê e papai noel existem !!!
Bem, agora poste os links com 10 provas de que saci pererê e Papai Noel existem.
Falou o conspiraciotário com QI de ostra em coma…
Assim como o refletor de raio laser que está na lua, e funciona até hoje, foi lá instalado pelo ET de Varginha.
Cara quem acredita em crendices bobas é você. Você deve ser um daqueles que acreditam na Bíblia mas rejeitam a ideia de haver extraterrestres. É óbvio que o homem pisou na Lua pare de acreditar em teorias da conspiração.
Nao acredito no que leio. Meu avo duvidava da chegada do homen na lua em 1968. Quase 50 anos depois, estacoes espaciais internacionais, naves enviadas a marte e toda tecnologia resultante dessa viagem, um bando de brasileiros estupidos duvida da viagem. E a mesma turma que elegeu o Lula e seriamos uma enorme Cuba se dependesse deles. Nao e a toa que o Brasil esta como esta.
Isso mesmo! Concordo com sua opinião. Com tanta tecnologia, com tanta circulação de informações, com tanto conhecimento acumulado, ser uma anta tapada é uma opção. Essas pessoas devem jogar fora seus microondas, suas TV’s, seus telefones celulares, jamais realizar um exame de ressonância magnética, jamais usar carro blindado, jamais usar tênis esportivo e sem contar com um sem número de medicamentos. Que voltem para os galhos da árvores! kkkkkkk
Microondas provoca cancer de estômago.
TV’s de LED provocam cegueira se forem assistidas a menos de 2,5m.
Telefones celulares provocam cancer cerebral e na parte inferior (testículos para o homens e utero na mulheres).
Ressonância magnética mais de 3 vezes ao ano é altamente cancerígeno.
Rede wifi provoca morte de vegetação em seu alcance.
Carne bovina, suina e de frango contém hormônios que provocam diabetes.
Acreditar demais na ciência provoca alienação social e mental.
Microondas provoca cancer de estômago.
Paper científico comprovando?
TV’s de LED provocam cegueira se forem assistidas a menos de 2,5m.
Paper científico comprovando?
Telefones celulares provocam cancer cerebral e na parte inferior (testículos para o homens e utero na mulheres).
Paper científico comprovando?
Ressonância magnética mais de 3 vezes ao ano é altamente cancerígeno.
Paper científico comprovando?
Rede wifi provoca morte de vegetação em seu alcance.
Paper científico comprovando?
Carne bovina, suina e de frango contém hormônios que provocam diabetes.
Paper científico comprovando?
Acreditar demais na ciência provoca alienação social e mental.
Acreditar demais no Facebosta e no Youtube provoca derretimento de massa encefálica
Os brasileiros duvidam, mas vivem no mundo da lua !
seu avô estava certo, apenas não tinha argumentos devido a falta de informação daquela época! É MAIS FÁCIL ACREDITAR NUMA MENTIRA CONDICIONADA POR ANOS DO QUE REVER SEUS CONCEITOS!!!!
seu avô estava certo, apenas não tinha argumentos devido a falta de informação daquela época! É MAIS FÁCIL ACREDITAR NUMA MENTIRA CONDICIONADA POR ANOS DO QUE REVER SEUS CONCEITOS!!!!
Ui, agora conseguiu provar que é tudo mentira, hein? Postou uma frase pronta! Ninguém mais acredita, todos sabemos que fomos enganados todo esse tempo, graças a você!
KKKK
CHOLA MAIS, analfabeto
Marlene,
Eu acredito que o homem foi a Lua, sou uma pessoa até que um pouco esclarecido sobre a ciência, porem votei no Lula…uma coisa nada tem a ver com a outra…. e o pior é ver se nivel desinformação e conhecimento, pois qualquer idiota por mais analfabeto politico que seja, sabe que o Governo Lula foi totalmente diferente de Cuba, que apesar de você ler no seu jornal de política (facebook) de que o Brasil ia ser transformado em um país comunista (socialista se é que vc sabe a diferença de um pro outro, o que duvido) como Cuba, na verdade o Brasil nunca foi tão capitalista e banqueiros e empresários ganharam tanto dinheiro!!! Por favor mantenha o assunto na ciência e evite vomitar asneiras…
Prezado Salvador! A imagem é bem sugestiva, a do pé. Mãos e cérebro (mente) trabalham juntos para construir, mas utilizamos o pé para conquistar. Não é atoa que se diz, em referência a uma nova conquista que evidencia uma certeza: “Pisamos pela primeira vez”.
Gosto muito dos seus artigos mas nao vou assinar folha só para le-los…até comprei seu livro…por que nao publica seu blog em outros meios?
José, basicamente porque preciso sobreviver, e a Folha me paga para escrever. Além disso, ela me investe de credibilidade e me dá acesso à sua grande audiência. Entendo a frustração com o paywall, mas eles precisam ganhar dinheiro para me pagar.
Não precisa assinar, basta se cadastrar gratuitamente.
Salvador, Adoro seu blog e esta matéria foi incrível! Obrigado!
Para os “conspiracionistas”, existe um vídeo de curta metragem de um diretor de cinema dizendo que a transmissão do vídeo supostamente gravado seria impossível na tecnologia da época.
Então, independente das provas ou contraprovas da atual ida (ou não) à Lua, temas que você já explorou muito bem em outros “posts”, o diretor mostra que do ponto de vista cinematográfico seria impossível fingir aquela transmissão naquela época, deixando claro que seria mais fácil ir mesmo à Lua em 69 do que forjar a transmissão da ida à Lua naquele ano.
Eis o link: https://www.youtube.com/watch?v=sGXTF6bs1IU
( Moon Hoax Not, S.G. Collins. 2013).
Abraços.
Eu adoro esse vídeo, Allan! Muito engraçado, além de tudo! 🙂
Abraço!
Salvador Nogueira, o senhor me parece ser um homem inteligente nos assuntos que lhe fascina. Agora, o homem ter pisado na lua não creio. Sou ignorante no assunto mas gosto de ler matérias como essas. Mas creio que se realmente tivessem ido até lá, já teriam voltado e apresentariam provas indiscutíveis que não deixariam esse vaco de desconfiança na sociedade. Concorda comigo ?!
Como disse, sou apenas um leigo no asssuto, mas com pontos de interrogações devido as informações que me foram passadas em vida até hoje.
Mas trouxeram provas indiscutíveis! 400 e tantos kg de rochas alienígenas, analisadas por cientistas do mundo inteiro! Só os ignorantes nesses assuntos podem desprezar tal fato!
Mesa Branca…. Hum….. Um lado espiritual ae…..
Foi uma piada, ok? Ainda que eu acreditasse em espíritos, uma entrevista de mesa branca para um astronauta falar de óvnis seria o cúmulo da crendice, certo? 😛
Quanto a voltar à lua, devo lembrar que se trata de uma operação extremamente cara. Muito cara. Além do que outra viagem ao satélite não acrescentaria mais nada ao que se apurou por lá, em termos de dados científicos.
Há inúmeras teorias de conspiração, “provando” que ninguém esteve na lua. Tudo bobagem e fruto da ignorância.
Igualmente, há teorias de conspiração “provando” que Einstein não foi autor da TR. Que foi um plagiador, e outras tolices do tipo.
Infelizmente há profunda ignorância quanto a muita coisa bem estabelecida na ciência, onde não há margem para o eu penso e eu acho. A informação do Nogueira, quanto ao que se coletou na Lua, é oportuna e verdadeira, sendo facilmente comprovável.
Isso mesmo José Victor! Infelizmente vivemos em um período onde a falta de educação e cultura trazem suas consequências. Veja pelo modo como escrevem as pessoas que não acreditam na ida a lua. Infelizmente aparentam baixo nível de educação, escrevendo errado, sem concordância e com pouco ou nenhum raciocínio lógico. Lamentável! Falta de educação é o maior problema desse país!
CONCORDO FERNANDO. ERA IMPOSSÍVEL NA ÉPOCA O HOMEM CHEGAR À LUA E VEJA BEM, TAMBÉM TER TRANSMITIDO PARA TELEVISÃO. HOJE UM LINK É DEMORADO, JÁ IMAGINOU NAQUELE TEMPO? E O APARATO ELETRÔNICO PARA ISSO. SERIA PRECISO TONELADAS DE EQUIPAMENTOS. ACHO QUE FOI UM FILEM PARA O MUNDO DESVIAR ATENÇÃO DE ALGO MUITO GRAVE QUE ESTAVA PRESTES A ACONTECER NA ÉPOCA. POR EXEMPLO RÚSSIA x ESTADOS UNIDOS. NÃO SE BICAVAM, LEMBRA??
E DESLIGAR O CAPS LOCK EM 2016, É POSSÍVEL? 🙂
CONCORDO FERNANDO. ERA IMPOSSÍVEL NA ÉPOCA O HOMEM CHEGAR À LUA
Prove. Qual era a impossibilidade?
E VEJA BEM, TAMBÉM TER TRANSMITIDO PARA TELEVISÃO.
Claro, afinal não existia TV ao vivo na época, né? KKK
HOJE UM LINK É DEMORADO, JÁ IMAGINOU NAQUELE TEMPO?
As velocidades são as mesmas, da luz.
E O APARATO ELETRÔNICO PARA ISSO. SERIA PRECISO TONELADAS DE EQUIPAMENTOS.
Baseado em que você afirma isso? E as toneladas do Módulo Lunar, que continha os equipamentos necessários para a transmissão, não contam?
ACHO QUE FOI UM FILEM PARA O MUNDO DESVIAR ATENÇÃO DE ALGO MUITO GRAVE QUE ESTAVA PRESTES A ACONTECER NA ÉPOCA
Ainda bem que você só acha ficaria assustado se você conseguisse provar. Ufa!
POR EXEMPLO RÚSSIA x ESTADOS UNIDOS. NÃO SE BICAVAM, LEMBRA??
E é exatamente por isso que se tivesse sido uma farsa, os primeiros (e únicos que possuíam meios para provar a farsa) interessados em provar seriam os soviéticos, e cá estamos, quase 50 anos depois e NENHUMA PROVA!! Chola mais
Olha senhor Fernando, não creio que o senhor seja o único ignorante a desprezar essa história de que o homem foi e esteve na lua. Afirmo com convicção de que tudo não passou de “guerra fria” entre Estados Unidos e Rússia. Não se trata de acreditar ou não. Jamais esteve o homem na lua. Plantaram a ideia nas cabeças das pessoas que foram levadas a pensarem o que eles querem. “Pictures in our heads”.Sintam-se a vontade para me rotularem de ignorante também. Pura enganação. Quanto às pedras que trouxeram foram apanhadas ali pertinho, no deserto do México.A lua continua intocada pelo homem.
Olha senhor Fernando, não creio que o senhor seja o único ignorante a desprezar essa história de que o homem foi e esteve na lua.
Com certeza existem inúmeros outros ignorantes que também não acreditam, é só ler os comentários. Você é um deles
Afirmo com convicção de que tudo não passou de “guerra fria” entre Estados Unidos e Rússia.
Nossa, descobriu a lâmpada!
Não se trata de acreditar ou não.
Exatamente. Não é uma questão de crença, é questão de realidade. E a realidade é que foram, com você acreditando ou não.
Jamais esteve o homem na lua.
Prove que não.
Plantaram a ideia nas cabeças das pessoas que foram levadas a pensarem o que eles querem.
Plantaram a ideia de fraude nas cabeças das pessoas que não possuem conhecimento básico em física, química, matemática e fotografia.
“Pictures in our heads”.Sintam-se a vontade para me rotularem de ignorante também.
Nem precisamos, você fez isso por conta própria!
Pura enganação.
De novo, PROVE!
Quanto às pedras que trouxeram foram apanhadas ali pertinho, no deserto do México.
Arrã. E todos os geólogos que analisaram as amostras foram enganados. Mas você é o espertão que sabe da verdade. Só pra constar, qual deserto do México?
A lua continua intocada pelo homem.
Hum… não. E chola mais!
Perdão Antonio, mas eles trouxeram pedras e terra que eu vi no Museu Smithsoniano em Washington. E para te ajudar, não para ter convencer que não me importa, eu vi una enorme nave extraterrestre em uma das minhas viagens ao Chile. Foi na noite de 31 de agosto de 1983 na Carretera Panamericana, a 600 km de Santiago, antes de chegar a cidade de Temuco. E não estava sozinho, comigo estavam o dr Jack Stewart, presidente da Sociedade Americana de Agricultura, e Dr Edgard Devoud, diretor de agronomia da maior empresa chilena de insumos agricolas.
Pois e. 1 a cada 4 britanicos nao acredita no pouso e 1 a cada 5 americanos tbm nao ou ao menos sao ceticos. Mas pelo jeito aqui no brasil quem nao acredita e louco. Salvador ceticismo nao e sinal de loucura. Pedra lunar tem na terra tbm. E andaram presenteando madeira fossilizada como se fosse pedra lunar nao?. Abraco. Prova extraordinaria seria uma bandeira fincada com as proprias mao ou uma pilha de pedras ou uma gravacao detalhada. Eu realmente aguardo uma prova mais contundente.
1 em cada 5 pessoas nos EUA dizem que é o Sol que gira em torno da Terra. Os índices de ignorância são mais ou menos equivalentes. Nem a revolução copernicana foi totalmente assimilada ainda!
Pois e. 1 a cada 4 britanicos nao acredita no pouso e 1 a cada 5 americanos tbm nao ou ao menos sao ceticos.
Então coma merda. Deve ser bom, afinal, bilhões de moscas não podem estar erradas, não é mesmo?
Mas pelo jeito aqui no brasil quem nao acredita e louco.
Louco não, só ignorante.
Salvador ceticismo nao e sinal de loucura
Ceticismo não, mas repetir as mesmas coisas sem provar, esperando um resultado diferente, é.
Pedra lunar tem na terra tbm.
Sim, mas já foram comparadas com as amostras pristinas retiradas da Lua e há enorme diferença entre elas.
E andaram presenteando madeira fossilizada como se fosse pedra lunar nao?
Não. Não foi essa a história, estude.
Prova extraordinaria seria uma bandeira fincada com as proprias mao ou uma pilha de pedras ou uma gravacao detalhada. Eu realmente aguardo uma prova mais contundente.
Milhares de fotografias e centenas de horas de vídeo, espelhos deixados na Lua que refletem laser daqui da Terra, mais de 500 mil pessoas envolvidas no programa, inúmeras outras nações que confirmam (https://en.wikipedia.org/wiki/Third-party_evidence_for_Apollo_Moon_landings). E as “provas” dos que não acreditam, evidenciando uma “farsa”? Até agora NENHUMA foi apresentada.
1 em cada 10 idiotas, entre eles idiotas que tem o poder de ter microfones em mãos dizem que a terra é plana!
Cara, acreditar que o Homem pisou na Lua pode a ter ser razoável, se tivessem pegado um pouco mais leve. Nem cito os pontos mais comuns como evidências, tais como: bandeira tremulando, falta de estrelas no céu, iluminação vindo de dois pontos (era pra ser só o Sol), etc.
O que mais me chamou a atenção foi a inóspita transmissão ao vivo do evento, naquela época, e a inacreditável perda dos registros originais da viajem à Lua (Googada: Nasa perde gravação da chegada do homem à Lua). Ora, convenhamos, eu guardo as fotos importantes em dois HD’s e a Nasa não consegue guardas fitas? Tá na cara, só não vê os alienados, e aqui em baixo – nos comentários- vejo um “enxame”!
Cara, acreditar que o Homem pisou na Lua pode a ter ser razoável, se tivessem pegado um pouco mais leve.
Hum, lá vem a bosta…
Nem cito os pontos mais comuns como evidências, tais como:
Por favor, troque a palavra “evidências” por “ignorância”.
bandeira tremulando,
Não tremula, você só ouviu falar e fica repetindo por aí sem checar os fatos.
falta de estrelas no céu,
Estude fotografia e vai entender.
iluminação vindo de dois pontos (era pra ser só o Sol)
Não existem vários pontos de iluminação, você só ouviu falar e fica repetindo por aí sem checar os fatos. Se existissem, os astronautas e objetos teriam sombras em direções diferentes, o que não ocorre. Estude.
O que mais me chamou a atenção foi a inóspita transmissão ao vivo do evento, naquela época,
1) Você utilizou a palavra inóspita incorretamente;
2) O que tem? Está dizendo que naquela época não existiam transmissões ao vivo?
e a inacreditável perda dos registros originais da viajem à Lua (Googada: Nasa perde gravação da chegada do homem à Lua)
FITAS PERDIDAS
Também são essas imagens que estavam contidas nas famosas fitas perdidas pela Nasa. Quer entender a história? Foi assim. Essas transmissões ao vivo eram geradas por uma câmera de TV levada à Lua presa do lado externo da espaçonave. Pelas exigências técnicas de portabilidade e confiabilidade para funcionamento no ambiente lunar, elas produziam imagens em preto-e-branco de baixíssima resolução. Mas esse era o único meio de transmitir a missão ao vivo. (Para ter imagens melhores, a Nasa despachou com os astronautas também câmeras de 16 mm, que operavam com filme fotográfico. Mas esse material só poderia ser exibido depois que os astronautas trouxessem o filme de volta e o revelassem, como de fato aconteceu. Aqui você tem todas as imagens em filme 16 mm da Apollo 11.)
Certo, voltando à tosca câmera de TV (instalada do lado de fora do módulo lunar, para filmar os primeiros passos de Armstrong, e depois retirada dali pelos astronautas para fazer um enquadramento panorâmico), ela enviava seu sinal para o módulo lunar por cabo e dali, por rádio, para a Terra. O sinal era captado por poderosas antenas espalhadas pelo mundo e redirecionado para o controle da missão, em Houston. De lá, as imagens eram refilmadas (com uma câmera apontada para um monitor) e transmitidas para o resto do mundo, ao vivo — a função primordial delas era esta. Em paralelo, a Nasa gravava a transmissão em suas próprias fitas magnéticas — em tese a melhor cópia possível das ditas imagens.
Isso era procedimento padrão, feito com todas as missões. Mas, naturalmente, a Nasa não tinha por que guardar todos esses vídeos velhos e de baixa qualidade de todos os voos. Adotou, portanto, a política de reciclar as fitas menos importantes, para reutilizá-las nas missões dos ônibus espaciais, a partir da década de 1980. Claro que eles não queriam ter se desfeito de nenhuma fita da Apollo 11, por conta de sua importância histórica. Mas quem é da era dos videocassetes e nunca apagou acidentalmente um programa, sobrepondo a gravação anterior sem se tocar que a estava perdendo, que atire a primeira pedra! Incompetência e fatalidade, e lá se iam os minutos iniciais da épica caminhada lunar.
Seria imperdoável se não houvesse tantas e tantas cópias dessa mesma imagem! Para se redimir, a Nasa saiu pelo mundo procurando as melhores versões. Encontrou-as na Austrália e na Nova Zelândia — ao vivo, só lá elas haviam sido vistas. Remasterizadas com técnicas para obter o máximo da antiga transmissão, elas estão agora disponíveis para todo o mundo ver.
http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/2014/07/18/apollo-11-edicao-remasterizada/
Ora, convenhamos, eu guardo as fotos importantes em dois HD’s e a Nasa não consegue guardas fitas?
Leia acima
Tá na cara, só não vê os alienados, e aqui em baixo – nos comentários- vejo um “enxame”!
Alienado é quem faz afirmações do tipo das que você fez, sem provas.
E eu vejo um “cholão”. Chola mais.
Ainda bem que você reconhece ser ignorante e leigo sobre o assunto, sugiro que não escreva mais nada sobre o que não conhece, pesquise e estude antes para não fazer esse papel a qual se propôs.
Vc deveria entrevistar o astronauta Gordon Cooper.
Gordon Cooper morreu em 2004. Só em mesa branca agora. 😛
O que ele disse foi muito claro. Não houve OVNI algum. Não viram nada.
EXATO! Obrigado! 🙂
O homem nunca foi a Lua. Pesquisem.
Vocês vivem uma mentira.
Você vive uma mentira. Fiz a pesquisa pra você. Clique nos links.
Pesquisou em fontes que apoiam a Nova Ordem Mundial? Aliás, sabe quais os objetivos dela? Ou sabe do que ela trata?
Ajude a acordar o povo e não a escravizá-los ainda mais.
Obs: Não quis ser rude.
Nem eu quero ser rude. E meu objetivo de fato é levar conhecimento às pessoas. O que significa me oport a teorias conspiratórias falsas. 😉
Cara. É sério que você acredita nessas baboseiras? Viu no YouTube no canal de algum fanático religioso né? Sério, tenho pena de você.
Prezados céticos,
Vejam tecnologias do século passado:
1928 – Máquina Enigma – mensagens criptografadas em wireless.
1936 – Transmissões ao vivo pela TV – Olimpíadas de Berlim
1935 – Primeira estação de radar
1944 – Foguete V-2 – míssil balístico supersônico, com orientação inercial.
1945 – Bombas nucleares;
1957 – Satélites artificiais no espaço – Sputnik;
1961 – Yurin Gagarin no espaço – “A Terra é Azul”;
1977 – Voyager 1 e 2 lançadas ao espaço – (8 anos após Apollo 11)
1981 – Primeira missão do Onibus Espacial – Columbia (11 anos após Apollo 11)
Amigos…A resposta é SIM o homem foi à lua. Mas por quê existem fatos indiscutíveis, vídeos e provas de fraudes?? A resposta é a NASA fez gravações em estúdios, como foi revelado por ex funcionário. Mas para quê? A resposta é simples ….eles não podiam mostrar tudo o que viram por lá.
A teoria conspiratória fica pior a cada dia que passa. Um ET tinha de ser retardado para se esconder de nós na Lua!! 😛
e voce e um marciano revoltado.
O assunto extraterrestre não é uma questão de se acreditar ou não, mas sim de estar informado ou não. Existem pessoas idôneas que estão convictas da existência de seres inteligentes lá fora…. Paul Hellyer (ex-ministro da Defesa do Canadá) -Edgar Dean Mitchell (astronauta) – Juan José Benítez López ( jornalista) – John Callahan (Divisão de Inv e Acid da FAA dos EUA) – Michael Smith (controlador de traf aéreo da F. A. americana) – Don Philips ( ex agente da CIA) – Dowynne Amesson ( Força Aérea dos E. U A) – John Maynard (sarg. De primeira classe americano) – Clifford Stone (exército americano) – Anna Sharp – Steven Greer ( Diretor do Disclosure Project) Leroy Gordon Cooper Jr (astronauta norte-americano, falecido em 2004)…obrigado por lembrar.
Não quero pesquisar, quero que você me mostre. Afinal, entrou aqui pra contar sobre o milagre, agora tem que falar do Santo!
Duvido provar.
Viajante, aperte a descarga psicológica, seu vaso sanitário mental está sujo…
Acredito que existam Aliens entre nós….. Não é possível ter tanta gente feia assim na Brasilândia em SP… kkkkk Só pode ser ET….!
Não vejo nenhuma relevância na questão de quem pisou primeiro na lua, afinal alguns minutos depois o outro também pisou, mas parece que isso ainda incomoda o Aldrin deve ser o reflexo da sociedade americana altamente competitiva com sua filosofia de vencedores e perdedores, a humanidade deve sair do modelo competitivo e partir para o modelo colaborativo só assim conseguiremos evoluir de uma forma mais rápida.
Meu caro,
Não é competição, é hierarquia. Até recentemente, todos os astronautas e cosmonautas eram militares, não cientistas. Importa, e muito, a ordem! Manda quem pode, obedece quem tem juízo.
Amigo se tem duas coisas que eu abomino é hierarquia e disciplina, são palavras fora do meu vocabulário prefiro trabalhar a determinação!
Foi o modelo competitivo que colocou o homem lá em primeiro lugar. Corrida entre URSS e USA para ver quem colocava o homem primeiro na lua, ou melhor, quem conseguia avançar mais em rocket science, e provar que tinha o melhor modelo socio-economico (socialismo/comunismo x socialismo).
Aliás, é algo interessante, todos apontam o programa espacial soviético como prova que sociedades que buscam um modelo colaborativo podem evoluir muito cientificamente, sendo que, ele só existiu por que estava competindo com o americano, e a competição é a caracteristica principal em sociedade capitalistas hehe.
Meu caro, temos que mudar nossos paradigmas, os americanos só chegaram a lua porque absorveram os conhecimentos da tecnologias de foguetes dos alemães, o chefe do programa espacial era Von Braun, o responsável pelas bombas voadoras que arrasavam a Inglaterra, hoje a uma tendencia de cooperação das agencias espaciais, todas essas questões referentes à sociedades capitalistas ou socialistas e religiões perderiam completamente o sentido frente a uma ameaça alienígena.
Salvador, mto bom ter um pouco de ciência & história no nosso dia a dia. Sobre Teorias da Conspiração, temos muitas seja no espaço, seja aqui na Terra (alienígenas, governo, etc). Poderia indicar, além da ótima recordação do Buzz sobre o Carl Sagan e as evidências extraordinárias, como confrontar palpites, com experimentos, métodos científicos, falseamento, positivismo, anti-positivismo ? Digo isso, até pelo caso do Einstein, onde apenas com o experimento sobre a curva da luz no eclipse lhe deu a verdadeira prova e notoriedade. Ou mesmo o grande problema em fazer um experimento sobre a Teoria das Cordas. Essa seria uma boa leitura, para os jovens “curiosos”, porque isso sim é CIÊNCIA. PS: pode ser também uma estória de como alguém confrontou uma lenda ou fofoca, com a ciência. Abs
Hernato, tem alguns sites muito bom que fazem análise de lendas urbanas. Sugiro o e-farsas para esse tipo de conteúdo. Sobre testes da teoria das cordas, esse é um dos problemas da teoria — até agora ninguém conseguiu encontrar uma forma de testá-la! Abraço!
ele disse: apaguem as luzes do estúdio kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Hum… não.
também concordo com o Guilherme, libera a matéria ou não libera. “parece” venda casada ou pelo menos uma maneira de forçar assinar a folha.
Não precisa assinar, basta se cadastrar.
Bom, se alguém for procurar no youtube, encontrá videos com o Buzz Aldrin dizendo exatamente o contrário. Ou seja, todos ali avistaram uma espaçonave alienígena acompanhando toda a missão dos astronautas na Lua. Inclusive há uma gravação de conversas entre os astronautas e a Nasa sobre a ocorrência no momento dos avistamentos.
Não, não há nenhuma gravação dos astronautas falando em “espaçonave”. E as entrevistas do Buzz que há por aí mencionam exatamente este episódio, mas foram editadas para omitir o fato de que era um painel do foguete, e não um ovni.
digamos que era um ONVI enquanto ele não conseguia descobrir do que se tratava, e deixou de ser OVNI assim que descobriru ser um painel do foguete! 😀
Duvida da entrevista do cara, mas acredita em videozinhos editados do Youtube…. #FUCKLOGIC!
Não, ele viu um OVNI: Objeto Voador Não Identificado.
Se ele tivesse visto uma nave alienígina, ele teria conseguido identificar o objeto voador, portanto deixaria de ser OVNI. é só pensar um pouquinho…
Eu tinha dezenove anos, pra mim foi um momento maravilhoso e cheio de esperança, momento em que mais acreditei na espécie humana. Me influenciou tanto que nunca esqueci os nomes dos pioneiros dessa linda façanha. Neil Armstrong, Edwin Aldrin e Michael Collins, o piloto.
Parabéns! Uma bela matéria! Seria mais legal ainda se o homem, realmente, tivesse chegado à Lua!
Então a festa está completa! Porque chegou! 🙂
Seria mais legal ainda se a Terra fosse redonda, né? É cada uma..
Devia mudar de nome pra “jorge, o cholão”.
Chola mais.
Estória de conto de fadas, para contar às crianças inocentes e que ainda não desenvolveram senso crítico. Infelizmente essas crianças (algumas delas) continuarão repetindo essas estórinhas quando crescerem, especialmente quando tem algum interesse em manter a fábula. Interesse numa carreira “científica ” por exemplo.
Questão de tempo para essa ‘house of cards’ desmoronar.
Os chineses, inimigos dos EUA no espaço, já fotografaram as traquitanas Apollo na Lua. Que mais você precisa?
Este é mais um que acredita piamente que o holocausto não ocorreu e olh que foi logo ali no continente europeu e neste planeta diga-se de passagem… vou te falar.. tem cada um ein Salvador…
Concordo com você, Luiz. Não entendo pessoas que negam os fatos sem conhecimento de causa.
Lembrando que se a China mandar uma sonda para o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko encontrará traquitanas americanas lá. Se mandarem para Marte, encontrarão várias traquitanas americanas lá. E esses dois locais ficam infinitamente mais longe que a Lua, que fica logo ali.
E tem aqueles que acham que o homem não pisou na lua, isso que da ficar assistindo novelas e bbb, vão estudar, ler livros, tem pessoas que não sabem nem 1/4 da historia da nossa humanidade e fica falando o que não sabe, ficar grudado em frente de uma tv que não acrescenta nada em sua vida, tenha paciência né, depois fica reclamando que o brasil esta em crise, porque sera que o nosso pais esta em crise hein..?
A Apolo 11 tinha pé de geladeira. Fim!
E a sua geladeira para em pé, e na Terra, com gravidade seis vezes maior! Viva os pés de geladeira! 🙂
É mesmo? De qual “Apollo 11” você está falando? O LEM? O CM? O SM? O Saturn V? Seja mais específico!
E provar que foi tudo uma farsa, que é bom, até agora ninguém conseguiu.
Chola mais.
Com tantas pessoas duvidando sobre a ida do homem a lua… Aquele que diz ser farsa deve ter uma prova concreta da farsa, pois onde iriam bilhões de dólares e desenvolvimento, pessoas envolvidas e tudo aquilo que gira em torno do assunto?
Não voltaram lá porque era um alvo, atingido, e qual interesse em ficar indo e voltando de uma pedra cheia de pó?
Ao infinito e além!
Se já foram, por que nunca retornaram???
Nunca foram… Foi uma tremenda mentira.
Desculpem, “entusiastas”.
Porque custa um caminhão de dinheiro. É o mesmo motivo pela qual eu fui à DisneyWorld no começo dos anos 90 e depois nunca mais voltei lá. Juro que não foi fraude minha viagem à Disney nos anos 90! 😛
Retornaram mais 5 vezes pessoalmente e mais de 30 com sondas e satélites, precisa se atualizar, meu jovem cholão!
O homem voltou a lua quatro ou cinco vezes depois de 1969. Eu tive a oportunidade de estar no John Kennedy Space Center e acredite, todas minhas dúvidas se foram após essa visita!!
Parabéns sr Edwin Eugene Aldrin Jr! Recentemente a Estação Espacial vem cortando vídeos de OVNIs entrando na atmosfera da Terra ou se aproximando da Estação Espacial…Mesmo aqui no Brasil ninguem, incluindo militares de alta patente não sabe o que aconteceu na noite dos OVNIs em 1986.
Sim, mas você viu que Aldrin não acredita que fosse um óvni, né?
Recentemente a Estação Espacial vem cortando vídeos de OVNIs entrando na atmosfera da Terra ou se aproximando da Estação Espacial
Arrã. Ô.
Sabe o que têm na lua?
Rocha e poeira, que foi coletada aos quilos nas missões apollo.
só seria proveitoso uma nova missão para lá se for para criar uma base,
Sabe o que é necessário para ir na Lua?
Rios de Dinheiro, um pouco de física e um propulsor potente.
E os EUA possuía isso 47 anos atras.
Só lembrando Correia do norte mesmo com todas as sanções econômicas, possuem um Programa espacial muito mais desenvolvido que o nosso.
Esse foi o segundo homem a pisar na Lua, o Neil o primeiro. Não duvido da existência de tais pousos. Discordo, apenas, no sentido de eles terem sido os primeiros na história. Se o são, é nesse história que reconta a origem a partir de uma certa civilização grega, que se apoia nos seus relatos tradicionais e em textos conservados. Há toda uma história não escrita, que pode ter sido dita, mas que infelizmente não foi recontada. Se parece confuso o que digo, dou um exemplo. Considerando-se o ano 1969, e incluindo alguns séculos antes desse chamado ponto de origem a partir da Grécia, teríamos em média 2700 anos ou um pouco mais de história acumulada. Digamos que o seja, e em menos de 3000 anos dessa tal história, teríamos chegados à Lua. Ora, do que disse como história supostamente “perdida”, os egípcios antes da chegada de Cristo, já perfaziam mais de 4000 anos de existência. É por mera suposição que afirmo: o tempo não seria a tal evidência extraordinária, mas é muita ingenuidade ou talvez orgulho de nossa situação e herança afirmar que tudo de novo ou revolucionário foi feito agora. Acredito, sem muita força, que talvez os egípcios já faziam “rolêzinho no espaço”, olhe lá, se não foi por essa via hiperespacial que vieram.
Pesca e artesanato levou muitos para lua-
Antonio Fausto, não sei o que você tomou. Mas era da boa…
Engraçado que eles “faziam rolezinhos no espaço” mas não conheciam a energia elétrica.
Ô. Faz super sentido.
Moço tem gente que afirma que Elvis e Hitler estão vivíssimos. Deixemos os cérebros na sua finitude e na sua eloquência da inutilidade.
o nome disto é “crescimento exponencial”…
Mas não tinham tecnologia. Eles não tinham nem automóveis, então, naves espaciais nem pensar.
Fausto, vc anda assistindo muito o programa Astronautas do Passado… kkkkk…. Algumas testes abordadas nesse programa até, vá lá, tem algum sentido, mas guardando as devidas proporções…. rsrsrsrsrsrs….
Os engenheiros que projetaram e construíram a nave nunca serão lembrados, apenas quem teve o privilégio de estar nela e desembarcar na lua que ficarão para a memória!
Muito bom o bate papo com o astronauta!
O que o astronouta viu foi o Deputado Cunha aplicando seus recursos de propinas na lua, lá talveza Justiça não tivesse acesso.
Ri muito do seu comentário, kkkkk demais…
Como vc pode rir de um porcaria dessa. Só sendo muito estúpida mesmo.
Colega, errou de site. O G1 é em outro lugar.
Acho uma falta de respeito com os leitores “liberar” matérias de forma gratuita e depois permitir só para assinantes. E quem deixa salvo para depois fazer a leitura? Hora de rever isso ! Ou libera ou não !!!
mimimi
concordo plenamente, falta de respeito com o leitor, e por outro lado é um ato mercenário!
Você é livre para discordar aqui! 🙂
Chola mais!
Então paga a assinatura, pão-duro.
Adorei a matéria. Há 47 anos e eu era apenas uma pequena menina e assisti a esse momento na televisão P&B de casa ao lado dos meus pais. Acho que nasceu ali minha paixão pelo espaço e suas infinitas indagações.
🙂
Concordo com você. Eu também vi esse grande feito. Lembro-me de meu pai me chamando para assistir na TV P&B, mês de julho, muito frio, e da frase que me disse: “Você está vendo um fato histórico. Não se esqueça disso.” E até hoje as indagações continuam. Mas, ele estava certo. Obrigada pai, por ter me acordado.