Astrônomos descobrem na madrugada asteroide prestes a passar de raspão pela Terra
Astrônomos brasileiros descobriram na madrugada deste sábado (27) um asteroide prestes a passar de raspão pela Terra. Ele passará a menos de um quarto da distância até a Lua, fazendo sua aproximação máxima às 22h25 de hoje.
A descoberta foi feita por Cristóvão Jacques, João Ribeiro de Barros e Eduardo Pimentel, do observatório SONEAR, localizado em Oliveira (MG). Eles conduzem o único esforço significativo de monitoramento de objetos ameaçadores à Terra no hemisfério Sul — iniciativa de defesa planetária que é mantida 100% com recursos privados.
O asteroide tem cerca de 40 metros e deve passar a 86 mil km da superfície terrestre — com alguma incerteza, uma vez que o pouco tempo de observação torna difícil determinar sua órbita com exatidão absoluta. Os astrônomos, contudo, afirmam que não há risco de colisão.
Observá-lo em sua passagem não será fácil. O melhor local para observar será na Europa, e mesmo assim o bólido não deve passar de magnitude 10,6, o que significa que não será visível nem com binóculo, que dirá a olho nu. Apenas aqueles dotados de telescópio poderão tentar vê-lo — isso se souberem exatamente para onde apontá-lo.
“Ele foi descoberto às 3h20 desta madrugada”, disse Jacques ao Mensageiro Sideral. “Estou impressionado com como ele vai de 685 mil km de distância, quando achei ele, a pouco mais de 86 mil em menos de 24 horas!”
E desse nível de proximidade não deve passar. Ainda bem. Embora um bólido de 40 metros não seja uma ameaça à civilização (para efeito de referência, o que levou os dinossauros desta para uma melhor tinha pelo menos 10 km), ele pode causar danos significativos e detonar na atmosfera com a força de dezenas de bombas atômicas. Ele teria o dobro do tamanho do meteoro de Chelyabinsk, que adentrou a atmosfera sobre a Rússia em 2012 e produziu uma onda de choque que danificou mais de 7.000 edifício e feriu mais de 1.000 pessoas. Ou seja, não é batatinha.
Gostemos ou não, a essa altura os astrônomos já sacaram que estamos em meio a um interminável campeonato de tiro ao alvo espacial. Estima-se que uma colisão desse porte ocorra em média a cada 100 anos, mas nada impede que esse número tenha sido subestimado — afinal, não éramos bons em monitorar o globo inteiro em tempo real, que dirá asteroides próximos, até muito recentemente. Uma hora é inevitável que encontremos um bólido celeste que ofereça algum nível de ameaça e tenha nosso nome grudado nele. Felizmente, não será hoje.
Por outro lado, você pode esperar relatos similares a esse com uma certa frequência a partir de agora. A descoberta foi resultado de uma mudança de estratégia de observação do SONEAR para encontrar objetos mais próximos da Terra, que costumam ser “perdidos” se não são acompanhados quase imediatamente após a detecção. A decisão naturalmente deve aumentar nosso conhecimento sobre os “quases” pelos quais a Terra passa e sua frequência.
“Meu sentimento é que pegaríamos um asteroide a menos de três vezes a distância da Lua por mês”, diz Jacques. “Mas é um sentimento nada estatístico ainda, já que não temos o tempo 100% limpo como quase acontece no Chile.”
E AS BOAS NOTÍCIAS?
O sábado celeste não é só de choque e pavor para os terráqueos. Quem tiver céu aberto após o pôr do Sol terá a oportunidade de ver a conjunção mais espetacular do ano, quando Vênus e Júpiter estarão tão perto no céu que parecerão ser um astro só!
O brilho promete ser impressionante. Procure-os na direção do horizonte Oeste e, se você olhar com atenção, verá Mercúrio, bem menos brilhante, ali pertinho também.
Numa curiosidade que vale a pena mencionar, alguns astrônomos acreditam que uma conjunção desse tipo possa ser uma explicação para a lendária estrela de Belém, que teria guiado os reis magos do Oriente na história bíblica do nascimento de Jesus.
E, enquanto você estiver olhando para Júpiter, não se esqueça de que a sonda Juno está fazendo neste sábado sua aproximação máxima do gigante gasoso com suas câmeras ligadas.
A sonda, que entrou em órbita no maior planeta do Sistema Solar na madrugada do dia 5 de julho, passou agora a menos de 4.200 km da cobertura de nuvens de Júpiter — algo que ela já tinha feito durante a inserção orbital. A diferença agora é que ela estará com os instrumentos ligados, colhendo dados e tirando as fotos mais espetaculares já vistas da alta atmosfera joviana.
A Nasa informou que as primeiras imagens do encontro devem ser transmitidas da espaçonave para o centro de controle da missão a partir de amanhã e então divulgadas em meados da semana que vem.
Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube
Mais uma prova que no dia que um asteroide potencialmente perigoso vir de cheio contra a terra seremos extintos sem saber de nada. Primeiro pq as autoridades não nos avisarão mesmo e segundo, que pode acontecer como nesse caso, ser descoberto “em cima da hora”.
Puts… to vendo que qualquer dia desse vamos dormir pra sempre rsrsrs.. afinal, com toda essa tecnologia que existe descobrir que algo vai passar próximo ao nosso planeta e nos avisar horas antes do acontecimento.
Salvador, em um caso semelhante, a se confirmar um impacto direto com a Terra, e com apenas 24 horas de antecedência, e contra um asteroide relativamente pequeno como este, o disparo de uma arma nuclear seria efetivo? Seria possível isso?
E parabéns pela coluna. Sempre leio, mas nunca comento… Hoje foi 🙂
Boa pergunta. Acho que aviso de menos de 24h não tem jeito nem com arma nuclear. Mas é palpite.
…impressão minha ou a Lua esta cada vez maior?..(esse negócio de lua gigante de quando em quando esta muito frequente para o meu gosto,,)…ou….mais próxima da terra????…ou…estou vendo muito filme de ficção?
Vendo muitos filmes.
Sou da seguinte opinião: se não for hoje será amanhã ou depois uma colisão catastrófica porque é impossível a Terra não ser vítima de nenhum acidente (colisão) com tantos outros astros no espaço. Impossível. E apesar de todos os equipamentos sofisticados que existem hoje para traçar a rota desses astros é sim possível alteração de percurso. Sugestão: por via das dúvidas, melhor ficar em casa com as pessoas e bichos que vc ama, no horário da passagem do asteróide.
Uma hora vai bater sim. Os dinossauros que o digam. Mas não perca o sono por isso. É menor que a chance de que você ganhe na Mega-Sena semana que vem. 😉
Isaias 40:26
Coríntios 0:1 Ponte Preta.
Tenho um pequeno telescópio. Será que vai dar para ver o asteroide com os anjos tocando trombeta montados nele? Se der vou tirar o chapéu para o vaticinador de apocalipses…Claro que um dia vai cair, meu caro, já caíram vários pelo planeta afora. Melhor não meter Deus e seu séquito neste negócio, meu filho. Ele criou as leis naturais e elas é que regem as forças do Universo, não fica escolhendo ou determinando picuinhas como o extermínio da ratatulha que se diz humana e destrói tudo a seu redor como se fosse dona de alguma coisa. Não passamos de usuários primários, ou seja, está em tudo porque suas leis naturais estão em qualquer universo, seja este ou paralelo, em infinitas dimensões. Saia do buraco negro da intolerância religiosa e aprenda que religião não é deísmo e sim respeito às leis naturais com a compreensão e sentimentos, vinculados ao conhecimento que te permite evoluir ao longo da história, independente de como, onde e quando.. Daí alguém falou: Conhece-te a ti mesmo…
O impacto de um asteroide de grandes dimensões no planeta Terra é certo, segundo os cientistas.É apenas uma questão de tempo.Dependendo do tamanho, será sim o fim da Terra como conhecemos.Por mais que tentem monitorar os corpos celestes e por mais que se imagine qualquer ação humana para detê-lo, a surpresa é certa, pois são muitos, nem todos mapeados , e outros com orbitas desconhecidas. É bom que seja assim, para que a humanidade entenda a sua fragilidade e brevidade em comparação com as dimensões temporais presentes no Universo. É a chance de entender como são inúteis as vidas de muitos neste planeta e suas patéticas tentativas de uma eterna civilização.
Sério que não temos um esforço significativo de detecção no hemisfério Sul? Qual é a iniciativa privada? e podemos contribuir?
Sério. O pessoal do Sonear paga os custos do observatório do próprio bolso.
Salvador, essa foi a “pior” notícia em relação a asteroides que você já deu. Não por causa da notícia em si, mas pelo quão arcaico é o nível de detecção de asteroides em nosso planeta(no nosso hemisfério). Não é possível que um objeto de 40 m de diâmetro só seja detectado 24 horas antes da sua passagem pelo planeta. Resumindo: estamos à mercê de asteroides potencialmente destruidores e só temos 24hs para digerir a notícia Se porventura, algum dia, um asteroide vier em rota de colisão com a Terra só teremos 24hs para se preparar para o pior. Sds.
Não custa lembrar que asteroides maiores (e realmente capazes de ameaça à civilização) são mais fáceis de ver de longe. Então, por incrível que pareça, isso não significa que nosso esforço de detecção esteja realmente tão precário. É do jogo.
A Entropia, 2a. Lei da Termodinâmica, explica melhor que a fé esses fenômenos naturais tipo tragédias:
Deus é a medida da desordem do Universo!
Errado duas vezes. Tente de novo.
Não temos tanta sorte assim. O nosso congresso da precisando de um bummm!
Vote certo da próxima vez que não vai ser preciso.
Sempre entro aqui para primeiro ler atentamente as informações sérias e depois rolar de rir nos comentários!
Desculpe minha ignorância, apenas por falta de conhecimento: se a distância vai ser de um quarto a distância da lua, e nós vemos a lua, por quê não vamos ver?
Porque esse tem 40 metros e a Lua tem 3.400 km de diâmetro.
Boa matéria, parabéns, eu também curto o site apolo11 é bem legal.
Parabéns pelo blog Salvador, sou seu fã. Falando em asteróides, outro dia eu vi um risco verde bem grande passando sobre os céus de contagem. Nunca tinha visto uma estrela cadente dessa cor antes e isso me chamou a atenção. Será que poderia ser algum pedaço de lixo espacial adentrando na atmosfera? Ou materiais naturais podem queimar nessa cor também? Um abraço.
Pode ser qualquer um dos dois.
Fico imaginando quantos asteróides menor e maior destes já passaram raspando a terra, antes dessas tecnologias de hoje
O XF 11 chegará em 2028 e tem 2km de diâmetro. Espero que a NASA consiga “estourar” antes, mas da forma como a economia mundial anda…
Vai chegar, e vai passar batido, relaxa. Essa história que vai cair aqui é lenda.
Ontem por volta das 20:00 o céu tá aberto sem nuvens e vi algo diferente no céu,uma bolinha bm acesa e um pouco acima parecia uma estrela,chamou muita Atenção,alguem sabe se era algum fenômeno?
Júpiter e Vênus. Já avisado e comunicado.
Salvador, por gentileza, depois poderia disponibilizar endereços de observatórios pelo país. E parabéns a iniciativa do pessoal de Minas Gerais.
Obs.:
“Para fatos extraordinárias, provas extraordinárias…”
Relaxa Antenor! Caso necessário, eu mesmo toco as trombetas, blz?
aproveitando que alguns políticos estão trabalhando em BRasília e a turma da Dilma e cia estão por lá, não poderíamos desviar esse asteróide para cair lá entre o Senado e onde a Dilma e sua turma está?
Colega, o G1 é outro site. Errou de lugar.
Parabéns, SONEAR!!! Um belo e importante trabalho.
O capítulo 8 de Apocalipse, no v. 8, diz que “O segundo anjo tocou a trombeta e uma como que grande montanha ardendo em chamas foi atirada ao mar, cuja terça parte se tornou em sangue, e morreu a terça parte da criação que tinha vida, existente no mar…no v. 10 também uma outra “…grande estrela, ardendo como tocha”, atingiu a terra poluindo a terça parte dos rios. Chegará um dia em que isso acontecerá, em que pese todo esforço gigantesco da ciência. É o dia do juízo sobre a Terra, que marcará o início dos novos céus e nova Terra nos quais habita JUSTIÇA. (2Pe 3:13)
E você ouviu alguma trombeta? Então relax. Quando ouvirmos a trombeta eu te aviso.
Boa essa SALVADOR !
kkkkkkkkkkkkkkk! Rachei aqui com o seu comentário, rsrs
Forte abraço.
Esse deve ser daqueles que ouvem trombetas a todo instante, kkkkkkk
O rapaz apenas compartilhou uma passagem da bíblia que tem relação com sua publicação de hoje, não precisa ironizar, senão vai dar a impressão que você tem sisma e desdém por pessoas religiosas.
Bancar o engraçadinho pra ficar bem com seus colegas realmente não é algo que se espera de um jornalista que espera ser levado a sério.
Menos Salvador.
A citação não tinha nada a ver com o post, como procurei demonstrar. Não teve trombeta. 😉
Chola mais, crentelho.
Não brinque com a sorte meu amigo. Poderia ser algo maior, mas mesmo deste tamanho em cima de uma cidade, seria destruição total. Trombeta de anjos? O amigo acredita em anjos? Então vamos na sorte, mais esta pode mudar e aí … lascou.
Não, não seria destruição total.
Ah, e #nãovaitertrombeta
Vai tomar um susto, Salva?
KKK
Hehehe
Salvador, como tem pateta neste mundo. Te admiro, pois você tem muita paciência. Aff.
🙂
Relax, Salva…. o SETI (Se Escutarmos Trombetas, Informamos) existe justamente pra isso.
Hehehhe
kkkkkkkkkkkk
Um interpretou apocalipse de forma equivocada e o outro respondeu mais equivocada ainda.
Só discuto depois que ouvir a trombeta.
O Antenor, tadinho, deve ter cheirado um produto de má procedência. Aí, fica divagando através de sua mente alugada e por consequência, apocalíptica.
Eu não ouvi a trombeta tocar.
Fiquei preocupado.
Acho que vou marcar consulta com o médico de ouvido.
Os aliens deveriam aproveitar o momento e dar um pequeno desvio para que o asteróide caia direto no plenário em Brasilia. A maioria dos anjos e demônios estará lá reunida.
Mais um que acha que o Mensageiro Sideral é o G1…
Pô….vá gostar assim de trombeta na casa do chapéu.
No capítulo 8 do desenho do Pica-Pau, cupins alienígenas invadem a Terra destruindo tudo o que tem madeira. Por sorte o Pica-Pau nos salva com um rolo de durex, e encontra diversas aplicações para os cupins alienígenas. (Se é para fantasiar, vamos de Walter Lantz).
A Terceira Trombeta (8:10-11)
“O terceiro anjo tocou a trombeta, e caiu do céu sobre a terça parte dos rios, e sobre as fontes das águas uma grande estrela cadente, ardendo como tocha.”
“O nome da estrela é Absinto; e a terça parte das águas se tornou em absinto, e muitos dos homens morreram por causa dessas águas, porque se tornaram amargosas.”
#nãovaitertrombeta
Po, Absinto é da hora, dá barato!
Acho que quem toma, depois começa a ouvir trombeta. E vozes. E ver duendes e unicórnios. E acreditar em cobras falantes (ah não, essa é só pra quem lê aquele livrinho de ficção, a Bíblia!)
Crentes fazendo crentices…
Sempre tem um…
Sempre tem um louco que vem com essas palhaçadas religiosas nas matérias sérias..
Brincadeira… ao invés de festejar esses anos históricos da astronomia mundial, vamos ficar nos assustando com os ditos antigos…
Existe a possibilidade , de depois que ele estiver sobre a gravidade da terra ainda dar umas voltas antes de cair, mais ai com maior velocidade já que a rotação da terra vai aumentar talvez tua aceleração , como um eixo que gira com um cordão e um pendulo ao redor, e a cada volta o acelera.
Claro, agora de asteroide passou a ser Iô-iô.
Tá vendo muitos filmes, Giba.
AMEM
MAMEM!
Se vai usar a bíblia, use-a no momento certo. Esta observação dos astrônomos sobre o meteoro que corre o risco de passar de raspão na terra, nada tem a ver com a citação do Livro de Apocalipse. Até mesmo pq quem conhece de fato a bíblia sabe muito bem que não será desta forma. Portanto, meu caro, seja inteligente, mas, mais do que isto, seja sábio.
Razão e fé são excludentes.
Também o são as características da Divindade; onisciência e totipotência.
Se sabe tudo e sabe que vai mudar, então não pode mudar porque não teria sabido.
São paradoxos ininteligíveis para pessoas de fé.
Como explicar a um cego a cor… ele pode escutar a cor, ele pode sentir a cor, ele pode mastigar a cor… mas nunca a verá. É cego.
Não há nada a fazer com a cegueira mental.
não concordo que a razão e a fé sejam excludentes, muito pelo contrario, acho que uma fé que não pode ser explicada ainda que sobrenaturalmente não tem qualquer razão de existir…a fé é certeza, não a especulação, por isso o homem deve encontrar meios de sustentar a sua fé, ainda que sua fé seja meramente cientifica.
Fé? bem, fé, não é bem uma palavra relacionada a religião, mas os religiosos se apegam a ela, a mesma coisa em relação a palavra credo, do verbo crer que virou sinônimo de nojo.
Agora me fale sobre as teorias, que é a fé dos cientistas, ou a fé dos cientistas são as teorias, onde ha muito achando que o átomo, indivisível, agora com seus quarks léptons e bósons que são tudo energia, e ai, somos energia? a que momento esta junção de energia vem a ser matéria? E=mc2? onde a relatividade entra em relação a essas teorias?
Matéria? um aglomerado de energia se comporta como um átomo de um elemento químico, de acordo com as condições ambiente de acordo com a CNTP? e tal elemento, como se comporta em outra atmosfera em condições totalmente diferentes, como por exemplo no núcleo de uma gigante vermelha? sera que os componentes de tal atomo se comportarão da mesma maneira que o mesmo aqui na Terra? AH, mas isso não se aplica a química…. Mas tudo é química!
Cor? cor é algo relativo, a cor que vemos é em relação a frequência de onda dos raios solares, que sentimos através da captação da onda que refletiu do material e foi captado pelos cones dos olhos e transmitidos ao cérebro, mas e se estiver escuro, sem poder perceber a cor, o mesmo pode escutar a cor, ele pode sentir a cor, ele pode mastigar a cor ?Uma arvore que cai em um lugar que onde não há ninguém pára ouvir o som da mesma ao cair ao solo, ainda sim fará barulho:?
Relatividade meu jovem, relatividade!
Razão e fé não são excludentes, estão em lugares diferentes. Existem pessoas sem fé e que não apreciam a ciência, e homens de fé que são grandes cientistas. Eu sou cristão e acredito que Deus criou a tudo, pois quer que a beleza da Sua obra resplandeça para sempre. E me deleito com a ciência que estuda, observa e descobre cada detalhe dessa criação.
Filosofia de buteco
Melhore mais, você consegue!
“defesa planetária” essa foi boa, conta outra, kkkkkkkkkkkkkk
ps. pode excluir esse também, kkkkkkkkkkk
Respondi aquele e respondi esse. Mas posso falar ao telefone com a minha mãe por alguns instantes antes de aprovar seus comentários? Obrigado.
Kkkk….boa
Mas, afinal, o asteróide será visível a olho nu? Se sim, qual a localização?
Não. Vou incluir informações sobre isso no post.
Boa tarde Salvador. Aqui no Rio de Janeiro o céu está muito limpo a que horas é em que direção olhar para ver a passagem desse bolito?
Não vai dar pra ver a olho nu.
Tais atrasos poderiam permitir o estudo das imagens e evitar a divulgação de imagens a serem classificadas como sigilosas ( as que porventura incluírem Nibiru, aliens, informações que facilitassem a chegada da concorrência e eventuais depósitos de matéria prima.
Caro Wilson, eu ainda acho que Vc. deveria ser mais modesto nos seus pedidos.
Esses atrasos na divulgação de imagens da NASA se devem ao uso de photoshop para apagar imagens de cidades e aliens que vivem em Jupiter, sabe como é né, kkkkkk
sigilo de que ,pois ele não pertence a ninguem, tá mais parecendo o governo Temer,ninguem sabe pra que serve
Fumou algo mofado hein..
Aguardo, com ansiedade, as inéditas imagens de Júpiter. Será mais um extraordinário feito da Ciência e da cultura científica Cristã. Infelizmente, os doidivanas vão se frustar mais uma vez, pois não haverá por lá nenhum alienígena acenando para a galera…(rs)
Como é que é? A sonda Juno é um feito da cultura científica Cristã??
Existe algo mais anti-ciência do que o cristianismo e crendices similares?
Existe. O Islão e os evangélicos.
Religião e Ciência não são incompatíveis, apenas não tem relação entre si. Em tempo, a chamada “civilização judaico-cristã-ocidendal” nos deu a sonda “Juno”. Sou ateu
amigo uma ciencia q é fora biblia é um estudo mentiroso. a Escritura verdadeira ciencia bem apresentadada andam lado a lado . mais duvidas procure meu email jovem
A sonda Juno é um feito da cultura científica Cristã, assim como todo o programa espacial e toda a teoria científica que sustenta as viagens interplanetárias. E isso é apenas um dos grandes legados do Cristianismo para a humanidade.
Sei não. Os soviéticos não eram lá muito cristãos… e fizeram coisas incríveis que ninguém mais fez, como pousar em Vênus. Claro que muitos cristãos fizeram coisas boas. Mas não-cristãos também. Não existe “ciência cristã”. Ciência é universal, vale para gregos e goianos. 😉
Se olhar fixamente podera ver escrito em um tronco caido “casas pernambucanas ” ……
Se dependesse do “cientificismo cristão” estaríamos andando a cavalo e navegando com barcos de madeira.
mas Júpiter não tem vida alienígena, no máximo pode haver algum fungo ou bactéria que migrou para lá (da Terra ou de uma das Luas de Júpiter). Organismos microscópicos existem, deuses não. E organismos microscópicos não precisam de imensas quantidades de alimento para sobrevier, nem oxigênio. E, claro, o único lugar em Júpiter onde pode haver vida é na atmosfera, como falei, vida importada de outro lugar e não desenvolvida por lá.
alienígenas acenando? pensa um pouco e verá que você não faz a vontade de uma formiga ou se importa com a mosca do outro lado da rua, para a formiga a evolução dela basta e você sequer é compreendido por ela. O contrário é que pode entender e estudar a formiga, porque tem maior capacidade para isso (desde que não delire) e faça as anotações cientificamente.
você acenaria para a formiga? ou para a mosca? um alienígena pode ser muito inferior a nós ou superior. No primeiro caso eles não vão nos compreender e menos ainda acenar, já no segundo eles vão preferir manter distância e se defenderão conforme acharem necessário. Entre um embate de um indígena e um europeu desbravador das Américas você deve se lembrar que ambos tinham armas, a diferença estava na evolução um pouco melhor dos últimos no quesito bélico.
agora, a mesma química que temos aqui existe no Universo inteiro, água não é coisa rara e o mesmo processo de formação da Terra pode acontecer em outras estrelas. O que dificulta as coisas é o jogo de bilhar durante a formação planetária. No nosso caso é bem provável que por pouco a Terra não é engolida ou arremessada por Júpiter, tudo aqui é um equilíbrio de elefante em cima de um fio de dente. Até as coisas se acalmarem ferraram com Vênus e Marte. E, apesar de comemorar irracionalmente uma religião, saiba que os dinossauros reinaram neste planeta por centenas de milhões de anos enquanto o ser humano mal tem 1% desse mesmo tempo de evolução total. A Terra tem apenas 4,5 bilhões de anos contra 13 bilhões de várias galáxias com sistemas planetários formados há 10 bilhões. Com 1 milhão de anos a nossa frente somente a arrogância religiosa seria capaz de evitar que uma raça se tornasse superior a nós.
não temos nada de especial, apenas um monte de gente gosta de escravizar o semelhante. Temos é sorte de outra raça superior não ter uma ideia bacana e transformar a gente em banquete como já fazemos com seres inferiores daqui.
Eu tenho esse vídeo. ..gravado hoje as 5 h da manhã…direto da reserva do Paiva litoral de PE
descoberto 24 horas antes?? se fosse bater aqui mesmo, nem ia dar tempo de fugir…
Meio que por aí mesmo.
Salvador, eu penso; e estivesse algo usual do nosso sistema com uma velocidade detectável plausível , a Nasa saberia,monitora milhares deles a anos, este desta maneira; me parece esta uma anomalia; das anomalias,um de muitos que virão sem sentido e direção e “porquês” ,não espere velocidade casual para ele passar direto, algo que venha do cinturão de júpiter de kepler ou tragado por urano e lançado não tem tanta velocidade assim. mesmo os que chegarão em setembro vindo das profundeza do cinturão de Oorts , virão sobre condições anomologas. se quiserem pedir ajuda para os (Annannukys lemurianos para ingreçarem na nave mãe, só bancar minha passagem para amazônia( grão Pharara-th), que eu sei onde eles estão. rsrsrs
E desta vez pelo menos ainda foi ANTES da aproximação máxima. Muito frequentemente se descobre o asteroide quando este já está “de costas”, indo embora 🙂
Verdade!
Sul do Brasil…qual a direção devo olhar para ver o asteróide?? Abç
Não será bom para ser visto daqui. Melhor lugar para ver será na Europa, e a magnitude máxima será de 10,6, muito fraco para ser visível a olho nu ou mesmo com binóculo. Só para telescópio, sabendo exatamente onde olhar.
Me impresiona como as pessoas não lêem o artigo. No quarto parágrafo se fala claramente sobre a impossibilidade de se ver a olho nu. Mas vc tem que responder várias vezes a esta mesma pergunta.
Sendo honesto, a informação não estava lá. Incluí depois que vi 3 ou 4 perguntas disso. Os leitores ajudam a fazer o blog melhor, muitas vezes. 😉
Ok..obrigada
PERGUNTA LÁ NO POSTO IPIRANGA
Parabéns Salvador, suas matérias são ótimas.Essa de hoje me levou prá um ‘mundo” que muita gente não consegue nem imaginar, mas é real e pode surpreender os terráqueos.Nem tudo que vem de cima é benfazejo.
É isso aí. De vez em quando, o cosmos decide dar uma “reciclada” aqui embaixo. Mas a chance de acontecer algo catastrófico é sempre estatisticamente bem baixa. 😉
A muito tempo atrás li um conto , me parece de Isaac Asimov, no qual ele relata uma técnica para detectar TODOS os corpos astronômicos no sistema solar. Na época um garoto achei que a idéia era totalmente plausível.
Consistia em um conjunto enorme de rádio telescópios adaptados e a explosão de uma bomba nuclear a uma distância enorme da terra, não lembro os detalhes, mas me parece na órbita de Netuno, mas em oposição ao planeta.
A explosão obviamente emitiu uma quantidade enorma de raios gama, x etc à velocidades próximas à da luz e a idéia era ao bater nos corpos espalhados pelo sistema solar essas ondas eram refletidas, também em todas as direções e aí entravam a rede de rádio telescópios fora do planeta terra, que catalogavam tudo.
Mesmo que essa técnica de “radar” funcione ,não há capacidade de processamento das informações de forma confiável para prever a colisão e tentar uma determinada ação para evitar o impacto. Estão até agora tentando mapear , mas já reconheceram que é impossível pegar todos. Fatalmente seremos pegos, e de surpresa.Assim como há o tempo e seu implacável controle sobre as leis do Universo, como o nascimento, vida, morte e renovação , haverá o tempo da renovação do planeta ou a sua eventual destruição.Os que acham que vão sobreviver porque acham que homem é senhor do seu destino serão os mais beneficiados, pois serão ensinados da forma mais terrível o quão estão errados.
Não é Isaac Azimov, mas Arthur Clark, e o conto (na verdade um romance) é O martelo de Deus.
E o asteróide, não dá pra ver?
Sem telescópio e sabendo onde olhar, não.
Estou vendo com muita frequencia pontos parecidos com as estrelas mais que se movimentam em linha reta e depois mudam de trajetoria. Isso está acontecendo entre àd 17:40 às 19:00. É algum satelite?
Se eles mudam de trajetória não é satélite. Pode ser um avião, pelo jeito que você está descrevendo.
Um dia desses vi algo do gênero também.. Na faixa de sete e meia da noite. Acredito que não seja avião pois estava muito alto, e se fosse avião não mudaria de direção drasticamente igual eu vi…
“defesa planetária” essa foi boa, conta outra, kkkkkkkk
Acho que saber pelo menos onde vai bater — se for bater — é uma forma de defesa planetária, porque permite evacuações, medidas emergenciais, controle de danos. Veja, não estou falando nem de deflexão, que seria uma segunda etapa.
A PASSAGEM JA ERA PREVISTO POR ASTRONOMOS, , ESTE ASTEROIDE CHAMA-SE XF11, PASSARA DE RASPÃO NA TERRA.. DA FICÇAO REFERENTE AO FILME, ” ARMAGEDON ” A REALIDADE.
Ah-hã, Claudia, senta lá.
Mais um que tá tendo sonhos lúcidos e acha que as besteiras que sonha são reais… volta pra cama, volta.
Parabéns, e obrigado pela informação. Sou apaixonado pelo céu, por estrelas, não entendo nada sobre o assunto, mas agradeço por todos os toques aqui da coluna.
Salvador é o cara que é pago pelos iluminatis para desviar do assunto alienigena pra dizer que nao existe vida fora da terra e desconsiderar os crops cirlces que nada mais evidente de vida fora da terra.
Huahuhauhau! Adorei! Primeira vez que sou incluído numa conspiração! 🙂
Quase chorei de rir, Salvador.
Irmão troca este baseado que tá te fazendo mal.
Fumou erva mofada ?
Engraçado, passando tão perto, porque a gravidade da Terra não o puxa para sua atmosfera? E Juno também, tão perto, como Júpiter não a “engole”?
Ambos passam rápido demais para serem tragados.
E o que trafega lentamente no espaço Salvador?
Muito boa a matéria. Me lembrou The Big Bang Theory, sem a Penny! rsss
Eu prefiro com a Penny. 😛
Salvador… “Parabéns”
O seu (nosso) blog já é o principal veiculo de informação astronômica da FOLHA e do UOL, (principal e único confiável). Também pudera!!! Contando com o seu (nosso) amigo Cristóvão Jacques como colaborador e visitante constante fica fácil né!!!
O cara é fera!
Ótimas informações. Adoro esse blog que nos mostra o quanto o universo é fascinante. Parabéns a todos que estudam o céu e nos transmitem seus conhecimentos. Pena que aqui em Salvador/BA hoje está nublado.
Pessoal, sem viagem e tal, mas vocês achavam mesmo que a NASA divulgaria algo sem antes analisar cada pixel da imagem? Por isso a demora. Não tem questões técnicas e tal, pois mesmo com o delay, o recebimento amanhã poderia ser ao vivo, todos recebendo juntos. O problema todo é a questão de sigilo mesmo, pois eles não sabem o que vão encontrar. E aqui, para os lunaticos, não estou colocando nada de “ET’s” na história não viu?!.
Cada missão tem uma estratégia diferente. Normalmente, nos primeiros lances de uma missão, quando a ideia é mobilizar a mídia, eles são mais cuidadosos e planejam divulgações. Mas depois de um tempo as imagens “cruas” começam a entrar direto nos sites, sem nenhum tipo de análise prévia. Acontece assim com a Cassini, com os jipes marcianos…
E, se não me engano, “qualquer um” pode receber as imagens RAW (sem tratamento DE CORES, não de “fotoxópis”, para apagar os ETs de varginhas, hahaha).
Basta apenas ter um antena apontada pra Júpiter capaz de “escutar” a frequência utilizada. Esta não é nem secreta nem codificada (certo, Salva?)
Agora, quando o exercito dos EUA (Europa, China, Japão, Rússia, Israel, Índia, etc) fazem seus testes, ai sim eles usam canais codificados, por motivos “óvíbíôs”, hahahahah
Já as “conspirações”, estas ficam nas cabecinhas dos garotos de 16 anos (de qquer idade, mas sempre com 16 anos, como acima)
Abraços
Não é secreta, mas precisa saber decodificar o sinal, claro. Isso vale pra qualquer sinal.
Boa tarde Salvador, sou assíduo leitor de sua coluna no UOL, atualmente estou em fase de conclusão do curso de filosofia e estou escrevendo meu TCC, na área de Cosmologia, gostaria de lhe pedir uma contribuição para meu projeto,caso lhe seja possível. Gostaria de um comentário seu sobre se há compatibilidade entre fé e razão, desde já lhe agradeço, abraço
André, tive uma ótima conversa com o Neil deGrasse Tyson sobre isso, entre outros assuntos. A entrevista sai no domingo, e em breve pretendo publicar a íntegra — que não caberia no jornal. Desconfio que pode te interessar. Além disso, já dei diversas vezes minha opinião sobre o tema no blog. Eu acho que não são excludentes, mas cada uma precisa saber seu domínio de aplicabilidade. A fé consiste em algo pessoal e intransferível, e a razão aborda aquilo que não é subjetivo. Se você não misturar os canais, ambas podem conviver. Infelizmente, não há o hábito, de parte a parte, de respeitar essas fronteiras.
Eu li Isso ?!!!!!
Neil deGrasse Tyson!!!!
Legal se tiver um Vídeo da entrevista,
espero ter a oportunidade de ter a grande alegria de conversar com vc salvador e o Tyson um dia na minha vida.
Sim, foi bem legal falar com ele. A entrevista rendeu bem. Gravei via Skype, então tenho o vídeo — embora a qualidade da conexão não estivesse lá essas coisas.
E, se quer conversar comigo, passe na Bienal hoje, entre 17h e 20h! Estarei lá lançando livro! 🙂
Pena que não moro em sampa,
Iria com certeza,
se um dia tiver andando pelas bandas do Parana, avisa ai!!.
E sobre a entrevista, poderia colocar o vídeo junto aqui no blog se tiver com qualidade aceitável,
Claro que vc escolhe, vc é o dono do blog.
Tentarei fazer algo bacana. Só peço um cadinho de paciência. 😉
Sera que ciencia e fé são excludentes?.Elas apenas operam em dois planos distintos, que, até o século XIX, eram vistos como complementares. “Fé e razão são duas asas pelas quais o entendimento alça voos em busca da verdade”, diz dom Dimas, citando uma passagem da encíclica Fides et ratio (Fé e razão) , de João Paulo II. “A fé sem a ciência é ingênua”, diz. “E a ciência sem a fé, muito fria e desumana.” Enquanto a ciência avança pelas planícies da razão, a fé busca iluminar os desfiladeiros do mito. Karen deixa essa fronteira clara numa das mais belas passagens de seu livro, quando diz que a ciência pode diagnosticar o câncer – e até mesmo curá-lo –, mas não pode ajudar na consternação causada pelo diagnóstico nem ensinar a morrer bem. Para Karen, desvendar a origem do Universo não é papel da religião, e sim da ciência. A missão da religião seria nos ajudar a lidar com os aspectos da vida para os quais raramente estamos preparados, como a morte. “Como espécie, caímos facilmente em desespero se não conseguimos enxergar algum tipo de significado em nossa existência. A religião enfrenta questões que não podem ser resolvidas de uma vez por todas”, escreve Karen. É a essa magnífica e penosa tarefa que chamamos fé. O resto é razão. Pois é …..ciencia e fé definitivamente …não são excludentes!!!!!
Escrito por jmingo às 17h42
[(0) Comente] [envie esta mensagem] [link]
Comentário extremamente sensato. Demonstra respeito a quem tem qualquer grau de fé.
Meu caro Filosofo, leia Kardec que lhe poderá ser útil. Leia a introdução do Livro dos Espíritos que tem ótimo tratado sobre ciência religião e filosofia.
Olá Salvador, estou no sul da Alemanha, na Baviera, distante 90 km. de Munique. O verão aqui está ótimo e os últimos dias tem sido espetaculares, céu azul e sem nenhuma nuvem. Gostaria de ver neste sábado o fenômeno planetário citado em sua matéria e poderia me enviar por e.mail alguma orientação? O fuso horário aqui é de + 5 horas em relação ao horário de Brasilia.
Grato.
O que vale aqui vale aí. Olhe na direção do poente logo após o pôr do Sol. 😉
ficamos imaginando quando o asteroide se chocou com a terra a outra ponta ainda estava nas nuvens, deve ter sido um espetáculo maravilhoso, mas ainda bem que não estava lá pra assistir pessoalmente
Quem garante que esse troço não mudará sua trajetória ? Dá medo da incerteza…Já não bastasse incertezas políticas, econômicas, sociais, da própria vida e existência humanas, ainda tem que haver essas ameaças espaciais…Se pelo menos previssem com antecedência e não em cima da hora…Mas confio no ” seu taco “, Salvador…Se você afirma que não há risco de choque, confio…Abraço…
A inércia e a gravidade — duas coisas bem compreendidas — garantem que ele não mudará sua trajetória. Agora, o que pode acontecer é a trajetória ter sido mal calculada para começar, por falta de dados observacionais. De toda forma, o Jacques já excluiu a possibilidade de colisão, mesmo com as incertezas. Abraço!
“A Nasa informou que as primeiras imagens do encontro devem ser transmitidas da espaçonave para o centro de controle da missão a partir de amanhã e então divulgadas em meados da semana que vem.”
Que chato, achei que seria “ao vivo” também… 🙁 Com os delays de transmissão, claro…
Essa NASA adora fazer umas surpresas, né?? 😀
David, os caras esperam 57 dias para uma coleta de dados relevantes para a missão de poucos minutos, e que exige que a sonda não fique com a antena apontada para a Terra. Natural que não fosse em tempo real. Agora, eu esperava que pelo menos uma imagem bonitona os caras fossem divulgar no domingo. Realmente estão pouco ágeis. Mas tempo real eu não esperava, não.