Juno completa com sucesso primeira sondagem de Júpiter

Salvador Nogueira

Para não deixar todo mundo agoniado, a Nasa confirmou que deu tudo certo com a Juno em seu primeiro sobrevoo orbital de Júpiter, ocorrido neste sábado (27). Os instrumentos funcionaram bem e colheram os dados esperados. Ao longo da missão, serão mais 35 dessas passagens, até fevereiro de 2018. A chegada da espaçonave em Júpiter se deu na virada do dia 4 para o dia 5 de julho.

Em sua aproximação máxima, agora, a sonda passou a apenas 4.200 km do topo das nuvens jovianas. E as imagens desse encontro, registradas enquanto a nave viajava a estonteantes 208 mil km/h, ainda estão para ser processadas. Mas, para não deixar o público salivando, a agência espacial americana divulgou uma imagem da JunoCam feita no início do dia, quando a sonda ainda estava a 703 mil km de Júpiter. E, como você pode ver acima, já é bem bonitona. (Imagine o que veremos nas fotos 200 vezes mais próximas!)

Scott Bolton, cientista-chefe da missão, deu uma declaração animadora. “Estamos recebendo alguns retornos de dados iniciais intrigantes neste exato momento”, disse. “Levará dias para que todos os dados científicos coletados durante o sobrevoo sejam baixados e ainda mais para começar a compreender o que a Juno e Júpiter estão tentando nos dizer.”

Ou seja: a aventura científica da descoberta está apenas começando. Não saia daí!

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube

Comentários

  1. Você considera a Missão Juno, a mais importante do atual momento da NASA?
    Sei que esta missão tem vários objetivos, mas especulando um pouco:
    – Além de poder enxergar abaixo das nuvens, o que mais podemos esperar de surpreendente e importante maior que isto?
    – Se descobrirem(confirmarem) que existe algo rochoso ou chuva de carbono comprimido a altíssimas pressões(diamante) no interior, o que imagina que farão em seguida?
    – Em sua opinião, o que poderá ser a maior descoberta desta missão?

    1. Raf, não, a missão Juno não é nem de longe o mais importante momento da Nasa. Muito mais importante é o desenvolvimento do SLS, o próximo superfoguete, e da Orion, cápsula para exploração humana além da órbita terrestre. A Juno é uma das joias da coroa do portfolio da Nasa no momento, mas eu não qualificaria como a mais importante. Outras missões de custo e prioridade científica semelhante, se não maior, estão em andamento. Em setembro vão lançar a Osiris-Rex, que é do naipe “Juno”.

      – Os objetivos da missão Juno são claramente circunscritos: decifrar a estrutura interna e o processo de formação de Júpiter (incluindo indícios de migração planetária). É um passo fundamental na compreensão da evolução do Sistema Solar, mas não é mais que isso. Ninguém vai querer minerar diamantes em Júpiter, não importando quantos haja lá, porque não saberíamos nem como — que dirá quanto custaria.

      A maior descoberta desta missão, na minha opinião, se eles conseguissem determinar em que lugar do Sistema Solar Júpiter nasceu — se foi onde está agora ou em outro local. Essa seria uma peça fundamental para entendermos os intrigantes processos de migração planetária e recontarmos a própria história do nosso planeta.

      1. Excelente. Te agradeço pela resposta e seu maior entendimento e informações a respeito.
        – Como são feitas as fotos P/B e Coloridas a 208.000Km/h(57,77km/s) e acelerando?
        Abs.

        1. Com tempo de exposição bem curto e distância grande, a fim de a cena não mudar tanto durante o tempo de exposição e “borrar” a imagem.

  2. Será que finalmente vamos saber se o núcleo de Jupiter é sólido? A temperatura acima das nuvens eh mais alta e no ponto da grande mancha vermelha idem. Por que sera? Radiacao? Algum fenomeno numa camada mais baixa da atmosfera que eleva a temperatura logo acima?

  3. Excelente, Salvador! Estamos aguardando ansiosamente as fotos a 4000 km de altura. Vão ser espetaculares!

    E parabéns! Não pelo blog que não precisa de mais elogios, mas pela sua paciência em aturar os bocós conspiracionistas, criacionistas etc etc sempre com comentários em alto nível!

    1. Tamos aí. Mas eu confesso que sinto saudade da minha atitude zen de outrora. Lá se vão três anos… 🙂

  4. Salvador, li na internet que a China, com ajuda da Rússia, tem planos reais para montar uma base permanente na Lua, com envio dos primeiros materiais já para o ano de 2020. O que você sabe sobre isso?

    1. A China tem planos para mandar gente para a Lua, mas está mais para o fim da década de 2020 do que para o começo. Os russos estão há 20 anos p,anejando fazer tudo e não fazendo nada por falta de grana. Se eu tivesse de apostar, veremos humanos orbitando a Lua até a metade da próxima década, possivelmente antes, e pousando novamente no fim dela.

  5. Impossível não ficar encantado com esse seu Blog, prezado Salvador Nogueira. Todos aqueles que amam à Ciência se sentem plenamente gratificados pelas suas valiosas informações. Essa foto de Júpiter, tirada pela sonda Juno é simplesmente extraordinária. A cada dia que passa o ser humano vai colocando mais uma pecinha nesse infindável quebra-cabeça cósmico a qual chamamos de Universo. Isso sim é verdadeira Ciência, pura e de boa cepa, sem necessidade de se apelar aos ridículos subterfúgios das tais teorias conspiratórias. Parabéns! O pensamento racional agradece!

  6. Boa tarde Salvador. Sou leitor assíduo de sua coluna e sempre passo por aqui em busca das postagens. Excelente fonte para os curiosos sobre o firmamento, como eu.
    Uma pergunta: a ideia da NASA é arremessar a nave Juno contra o gigante gasoso ao final da missão, de modo a não ‘contaminar’ acidentalmente uma das luas galilelianas, especialmente Europa. Quando a Juno estiver sendo dragada pela atmosfera de Júpiter, até que ponto ela resistirá à pressão descomunal de modo a conseguir enviar algum sinal da atmosfera interna do planeta?
    Abraços e parabéns pelo trabalho.

    1. Marco, provavelmente não por muito tempo porque, mesmo antes de destruí-la, a atmosfera vai impedi-la de apontar sua antena para a Terra.

      1. Obrigado pela resposta Salvador. A expectativa pelas novas fotos é grande. E a julgar pela primeira delas, vem coisa boa por aí.
        Abraços

  7. Que cheguem as fotos. O que seria da vida inteligência se não fosse a tecnologia das imagens?

  8. Tem pessoas que não acreditam que estivemos na Lua. A mesma mentalidade dos que pensavam, lá por volta do início do século XVI, que os oceanos acabavam em uma enorme cachoeira e que a Terra era plana.

    1. Detalhe que mesmo hoje existem pessoa que AINDA acham que a Terra seja plana. Pra você ver o nível da falta de educação e da imbecilidade de alguns…

  9. Vou dar uma resposta totalmente esclarecedora para aqueles que afirmam que estamos sozinhos.

    ‘ para afirmar que estamos sozinhos, que não há vida em nenhum um outro planeta, o homem teria que ter visitado todos os planetas do universo’.

    Mais até agora o que se faz é apenas ‘chutômetros’. “ah!, tal planeta xyz² localizado a tantos anos luz daqui pode ser favorável a vida pq tem isso, isso e aquilo” E como você sabe? ‘Pq a gente analisou a sombra do rabo do cometa que passou a 48 mil anos luz da aqui, e vimos que ele tinha uma poeirinha cósmica proveniente desse plante que o telescópio tal capturou um vulto.

    É mais ou menos assim que as descobertas astronômicas são feitas hoje pelo cientista, quando na verdade não vejo o homem nem conseguindo montar algo na lua, pra ver como ele se sai fora do planeta terra, e olha que aqui do lado.

    1. O problema é que tudo demora no mundo real, nada não é nem um pouco parecido com os filmes americanos onde a ciência é feita tal e qual receita de fast-food, onde se descobre algo num dia e depois de alguns poucos dias a aplicação da descoberta já está pronta para uso com os dramas de praxe na descoberta, no desenvolvimento e no uso da nova tecnologia. No espaço tudo se complica, o ambiente é hostil, há vários problemas a serem solucionados na navegação espacial, precisa-se de muito dinheiro para projetos avançados, dinheiro que sempre falta quando se realiza um projeto de pesquisa espacial porque as tecnologias são caras e sair do campo gravitacional da Terra ainda é complicado pelo custo e pelo risco. Sendo assim temos que usar a inteligência para criar tecnologias que nos permitam fazer pesquisas remotamente e neste processo a ciência e a tecnologia se desenvolvem, sem antes ter que educar o povo para que haja este desenvolvimento.

  10. Tem um cara ai em cima dizendo que é entendido do assunto…que o homem tem 3% de conhecimento do universo…quanta asneira…por acaso alguem conhece o limite do universo pra calcular o quanto conhece? Se o universo for infinito, nunca saberão de 0,0%…

  11. Por enquanto, apenas uma foto mequetrefe, aquela que todos já viram, uma merda.
    Precisamos de fatos novos, novidades, impactantes, chocantes, …

    1. Fale por você. Isso aqui não é Notícias Populares. É ciência. Queremos fatos verdadeiros, sem fazer juízo de seu impacto.

    2. O rapaz até pouco tempo era educado, tinha curiosidades sobre o assunto, queria aprender.
      Agora está agressivo, já ofende, já sabe de tudo, só críticas!!!
      Menos sempre é mais, nyco!

  12. DEUS FEZ O SER HUMANO PARA VIVER NA TERRA COM ESTE CORPO PERFEITO..MAS limitado em relação ao universo..não adianta ficar procurando “vida” em outros palnetas..o mal dos cientistas materielistas..e ateus..é pensar que “vida” é só esta que temos como seres humanos..eles nunca pensaram que se existir vida em outros planetas..será um tipo de seres e vida completamente diferente da nossa, que talvez,..nem precisem de oxigenio e água para viver..e deviam parar de pensar..( principalmente os cientistas americanos) que somos a maior inteligencia do universo….estão completamente enganados..somos muito primitivos e atrazados ainda em relação a sabedoria de DEUS..e da natureza que “ELE” criou..E ISTO NÃO É NENHUMA RELIGIÃO QUE DIZ….são seres cientistas universais que sabem que é assim! não precisam protestar e não concordar..pois não vai mudar nada! isto é definitivo…e real!

    1. Tenho uma teoria: A natureza já fez, talvez, centenas de tentativas até, finalmente, criar o homo sapiens. Vi outro dia no site “Science”, raças humanas já extintas, que, provavelmente, seriam mais inteligentes que a nossa. Acho que tudo começou quando o homem foi capaz de registrar seus conhecimentos e passá-los para seus descendentes. Foi a saída da selva para o desenvolvimento contínuo, de animal para gente. Na realidade, o homem científico teve origem no primeiro ensaio físico feito por Galileu, sobre a queda livre dos corpos. Isto se deu, se não me engano, em 1604. Ora, isto significa que o homem científico tem somente 4 séculos. Veja quanto o homem se desenvolveu tecnicamente nestes 400 anos…
      Ora, existem sistemas planetários que são, por exemplo, 4 milhões de anos mais velhos que a Terra.Impossível imaginar que, no infinito do universo, a natureza não esteja repetindo a experiência da Terra. Imagine-se, então, o nível de desenvolvimento tecnológico já alcançado por esses nossos vizinhos.

    2. “palnetas, materielistas, oxigenio, atrazados…”

      Realmente, o nível de estupidez é diretamente proporcional à capacidade de acreditar em contos de fadas e cobras falantes…

      Estude mais, e quando você achar que já sabe de alguma coisa, estude BEM MAIS.

  13. Salvador, falando em ilusão de ótica: quando observamos um relevo,temos que parametrizar em nossa imaginação,relações dimensionais de profundidade, relações proporcionais das cores e sombras, temos que imaginar algumas possibilidades de inversão dos opostos. Dai o contraste, intensidade e sombreamento , ajuda a melhorar a percepção 3D , e diminuir uma possível ilusão de ótica.
    Bom agora analisando a foto, se realmente estou vendo ao polo norte um relevo, o planeta gasoso se tornou rochoso,motivo de riso e ate um sarcasmo irônico, rsrsr, e se esta rochoso, muitos vão dizer que esta pareidolia, mas se não esto vendo indícios de mundo intro-terreno, com Esclera eclodindo(redomas de ouro)(atlântida júpteriana)em faces de montanhas-lesmas jurássicas. O que realmente estaria aquilo?, da para ver variadas anomalias destas, que sugerem eclodem da terra, a moda era dos ciborgs como bolhas prateadas . acho que a NASA deve esta tendo um trabalhão para, conseguir selecionar e maquiar(fakear) as fotos antes de lança-las para eternidade neste momento, para não ser ridicularizada para eternidade, que vendeu que júpiter como um planeta gasoso, e não estava um planeta ‘gasoso”, com uma grossa camada de gases. e sim , um planeta rochoso e com uma camada espeça de gases na atmosfera, acredito que ele na verdade tenha na atmosfera um elemento que causa alta reflexividade da luz, que produz esta ilusão de ótica de um planeta gasoso, mas os aparelhos de ressonância já deveriam ter demonstrado que não, então realmente eles sabiam e ocultaram isto e talvez continuaram o fazendo. a não ser que aquilo que estou vendo ao polo norte , não estejam realmente rochas e sim gazes.

    1. “GAZES”

      Recomendo Luftal, 3 vezes ao dia, após as principais refeições, que estes seus gases vão passar!!!

    2. Perda de tempo, responder para o bertinho. Faz tipo, quer aparecer.
      Começa escrevendo de um jeito, quando lembra….volta a fazer graça.

  14. Ficou simplesmente inebriado com essas coisas. Desde pequeno meu olhos estão mirados no espaço. Acompanhei de pequeno todo o projeto Apolo e, inclusive, tenha a revista de Fatos e Fotos com a reportagem da data. Só não tenho mais o disco que veio junto e certamente o levaram. Foi histórico.

  15. Não quero polemizar, só contar que meu namorado e eu, em 1972, vimos de noite um enorme disco voador na Barra da Tijuca, RJ. Ele veio das montanhas em direção mar, contorno uma torre redonda que estavam construindo perto da praia, e foi embora. Os carros continuavam passando, poucos viram. Só ouvi uma pessoa gritar “disco voador”!
    Nunca saberemos se era tripulado mas que não era daqui, não era mesmo. Sou fã de ficção científica, amava Star Trek, Ray Bradbury, Arthur Clarke, Issac Asimov… foi um presente do destino me colocar ali naquele momento.

  16. Gostaria de parabenizar o(os) idealizador(es) do site! Sempre trazendo novidades e muita informação de grande relevância para nós pobres mortais, comunidade científica, pesquisadores e outros afins! Mas tenho um questionamento que não sei se seria pueril de minha parte fazê-lo: Por que será que ao invés de fotos somente, não se faz vídeos completos, ou se fazem, por qual motivo será que não divulgam? Não sei se há alguma impossibilidade técnica de fazê-los, posto que hoje em dia, microchips são capazes de armazenar centenas de gigabites, enfim! Será que a transmissão de videos longos seria de grande dificuldade técnica? gostaria de saber a opinião de quem entende mais do assunto que este pobre mortal aqui! hehehe

    1. Francisco, as missões têm objetivo científico — elas fazem o que precisa ser feito para atingir seu objetivo. Para que colher 30 fotos por segundo se com 1 foto você já tem a mesma informação? Você toca num ponto delicado — transmissão. Outro é gasto de energia. Sondas espaciais são projetadas para consumir o mínimo possível — não tem tomada no espaço.

      Tendo dito tudo isso, o pessoal da Juno está fazendo uns “vídeos” (na real, time-lapses, com fotos tiradas periodicamente) muito legais que mostram a aproximação de Júpiter e o movimento de suas luas.

  17. Conforme é comentado as fotos ainda estão sendo confeccionadas. Mesmo na distância de 700000 km, acredito que já tenha boa visualização dos satélites.

  18. Além das torres gêmeas tb outro prédio de aço foi ao chão da mesma forma…o que derrubou? O sopro da outra demolição? Pesquisem sobre o assunto…

      1. Eu™
        Veja a ironia deste link que você citou! Leia as mensagens dos patrocinadores na coluna à direita do texto.
        Se não fosse trágico seria hilário!!!

        1. Afrânio, acho que você se refere aos anúncios, né? Não vejo aqui porque meu adblock bloqueia tudo, mas já imagino. O mesmo ocorre lá no e-Farsas, vira e mexe nas notícias que desmentem aqueles scams sobre “pílulas de inteligência” e afins, tem anúncios… das malditas pílulas!

          Culpa do Google, que associa as palavras-chave ao adsense, e acaba mostrando coisas relacionadas ao assunto das páginas onde os anúncios são exibidos.

          Triste.

  19. Poxa. Que sensacional. As imagens são muito bonitas. Só me confirme. Júpiter não é um planeta gasoso? A sonda vai pousar? Ou , apenas ficara no espaço?

        1. Não chamaria de rochoso. Denso sim. Mas rochoso, no sentido de “com consistência de rocha”, não.

  20. Como uma pessoa pode acreditar nos ataques de 11 de setembro…qualquer engenheiro vai lhe dizer q seria impossível um avião derrubar uma torre daquelas…são torres feitas com estrutura de aço as duas caíram sem pender pra nenhum lado…isso só acontece com demolição programada e que engenheiros planejam com muitíssimo cuidado…nem dormem direito pq a responsabilidade eh grande e quando dar tudo certo comemoram muito…pq não eh fácil demolir desse jeito…não acredite nessa mídia controlada

    1. Bin Laden estudou as estruturas do prédio e tinha uma equipe de malucos com conhecimento em
      engenharia civil, há entrevistas do bin laden explicando os calculos para derrubar as torres.

  21. Veja as fotos da terra tirada pelos astronautas…uma vergonha…a lua foi recortada e colada…fraude…contra provas não há argumentos…o homem nunca foi a lua…a terra não gira a 1600km/h ridículo isso…viagem de leste a oeste deveria ser muitíssimo rápido pq iríamos aproveitar a velocidade da terra somada com a velocidade do avião…idiotice…a terra não gira a essa velocidade…acorda tudo mentira

    1. Você deve ter fugido da escola bem na hora da aula de ciências. A professora era muito feia?

    2. O, Gustavo, não seja tão ingênuo… Você já tentou dividir os 40.000 km de comprimento do equador terrestre por 24 horas por dia? Tente, você vai começar a entender de ciência.

    3. Veja as fotos da terra tirada pelos astronautas…

      Qual delas? São tantas…

      uma vergonha…

      Vergonha é o que você está passando ao comentar aqui.

      a lua foi recortada e colada…

      Ué, não entendi. Se a foto é da Terra, como a LUA foi recortada e colada? Não faz sentido…

      fraude…

      Prove.

      contra provas não há argumentos…

      Cadê as provas?

      o homem nunca foi a lua…

      E você não existe.

      a terra não gira a 1600km/h ridículo isso…

      Prove que não.

      viagem de leste a oeste deveria ser muitíssimo rápido pq iríamos aproveitar a velocidade da terra somada com a velocidade do avião…

      Isso é o que você ACHA, pois é um analfabeto científico. Volta pra escola

      idiotice…

      Exato, isso resume seu comentário.

      a terra não gira a essa velocidade…

      Prove que não.

      acorda tudo mentira

      Estude, tudo verdade.

  22. A terra é plana e p variar a nasa fica fazendo essas montagens, afinal quem vai descordar de algo que nao viu?

    1. Erastótenes há 2200 anos já sabia que a Terra não é plana. Como é possível uma civilização toda “desaprender” algo que é bem estabelecido? Este pessoal da Terra Plana precisa urgentemente repetir a experiência do grego antigo. Hoje em dia está muito mais fácil repetir aquela experiência, os smartphones ajudam muito na comunicação e até nas medidas de ângulos e latitudes.

      https://pt.wikipedia.org/wiki/Erat%C3%B3stenes

    2. A terra é plana e p variar a nasa fica fazendo essas montagens, afinal quem vai descordar de algo que nao viu?

      A Terra é plana e sua cabeça é OCA, imbecil acéfalo. Eu não te vi, então você também não existe. E não é descordar, é DISCORDAR, analfabeto.

  23. Todas as fotos do planeta terra são fakes…compare as fotos divulgadas em diferentes décadas. Vc vai ver que os continentes são desproporcionais…veja tb os vídeos fakes da NASA…com falhas horríveis feitos em piscinas…tudo pra simular a gravidade, que não passa de teoria.

    1. Todas as fotos do planeta terra são fakes…

      Prove, duvido.

      compare as fotos divulgadas em diferentes décadas.

      Quais fotos? Falar é fácil, “compare os dentes dos dragões de diferentes idades”. Viu?

      Vc vai ver que os continentes são desproporcionais…

      E eu vou ver que você é um quadrúpede.

      veja tb os vídeos fakes da NASA…

      Prove que são fakes.

      com falhas horríveis feitos em piscinas…

      Prove que são feitos em piscinas.

      tudo pra simular a gravidade, que não passa de teoria.

      E você é um jegue que não sabe nem o que é uma teoria. Volta pro MOBRAL, burrildo.

  24. Se vc acredita na NASA e que o homem foi a lua…vc deve acreditar que o 11 de setembro foi um ataque terrorista e que papai Noel existe

    1. Tenho certeza de que o homem foi à Lua, o 11 de setembro COM CERTEZA foi um ataque terrorista (podemos até discutir de quem, mas que foi um ataque terrorista só quem não entende o significado das próprias palavras que usa pode questionar) e adorei me vestir de Papai Noel para o meu filho nos últimos Natais.

    2. Se vc acredita na NASA e que o homem foi a lua…vc deve acreditar que o 11 de setembro foi um ataque terrorista e que papai Noel existe

      De uma coisa eu tenho certeza ABSOLUTA. Você é MUITO burro.

  25. Sou vidrado neste assunto,porém, lendo a bíblia.allan Kardec,nossos mentores, eram os deuses astronautas e muitas publicações. Formatei um pensamento.
    Nosso grande criador colocou dois tipos de vida no universo.
    Nós matéria, e Eles chamados espíritos.só se comunicam quando transformam…

  26. Olá Salvador.
    Sou um astrônomo frustrado… meu pai me comprou uma luneta com objetiva de 60mm em 1985, com a qual pretendia observar o cometa Halley, mas o clima de Santos impediu qualquer visualização.
    Então, nos anos seguintes, passei a observar outros objetos do céu e de vez em quando a vizinha do prédio da frente… hehehe.
    A pessoa que nos vendeu a luneta nos deu boas informações quanto às capacidades do equipamento e sugestões sobre o que observar.
    Júpiter foi sempre um dos alvos, e eu tinha um caderninho onde anotava a data e horário das observações e também desenhava o planeta e a posição de suas luas…
    Vi o vídeo repetidas vezes, e no final quando aparece a aproximação de Júpiter, me lembrei de quando tinha 8 anos e os desenhos do planeta e suas luas em meu caderninho…
    Tento despertar em minha filha de 8 anos o mesmo gosto que eu tinha pela ciência, mas em tempos de internet e Pokémon, tem sido uma difícil tarefa.
    Um grande abraço, bom domingo para todos!

    1. Ainda bem que você não desistiu pela mancada que o clima de Santos deu com vocês justo no dia em que o cometa Halley passou!

      1. Salvador,
        Deve ser frustante ver que há pessoas que fazem comentários como alguns dos que vejo aqui. Por outro lado, tem tanta gente seriamente interessada e que você atinge. É uma missão, aliás muito bem desempenhada por você.

  27. Boa foto, mas aquelas da Voyagers ou Cassiano, não me lembro bem qual, estavam até melhores. Vamos esperar ficar mais próximo pra ver a qualidade melhorar ainda mais.

  28. Oi Salvador! Até que fim! Que forças existirá no interior desta magnifica imagem? Neste rodopio de nuvens? Surpresas!!!!!

  29. Bom dia Salvador.

    Gostaria de parabenizá-lo pelas informações compartilhadas conosco, estou sempre lendo suas matérias. Imaginar que chegamos a Júpiter é fantástico! É muito importante entender o funcionamento deste planeta, principalmente para futuras missões de exploração as luas deste planeta. Assim como eu, acredito que muitos estão ansiosos por informações mais detalhadas, novas descobertas, fotos mais próximas, etc.
    Salvador, uma pergunta: Há a possibilidade de saber como é o planeta por baixo da camada gasosa? Seria possível no final da missão de Juno, fazê-la mergulhar na camada gasosa e nos enviar alguma fotos antes de ser destruída? Ou as tempestades atmosféricas são tão intensas que a sonda seria destruída antes de tocas a superfície sólida (se é que existe)?

    Atenciosamente,

    1. Fernando, um dos objetivos da missão é esse — decifrar a estrutura interna de Júpiter. Mas usando instrumentos de sondagem, como detectores de rádio e ultravioleta. Mergulhar não é muito útil porque a nave logo é esmagada pela pressão.

    1. A NASA e suas montagens.

      É, afinal só existe a NASA de agência espacial no mundo, né? Agora, provar que são montagens, vai quando? Espero aqui.

      É tudo fotoshop para enganar trouxas.

      Photoshop, analfabeto. E verídicas são as fotos da Terra plana, né? OPS! Não existe nenhuma, só aquele desenho TOSCO onde o Brasil é maior que os EUA e a RÚSSIA combinados! AHAHHAHA

      Te enganaram direitinho, burrildo!

  30. Bom dia Salvador, sempre leio suas materias, e acho incrível seu trabalho. Apenas gostaria de alertar para um pequeno erro mmatemático, as imagens a 4.200 km serão 200 vezes mais próxima do que a de 703.000 km, e não 20 vezes como escrito na mmatéria, grande abraço e parabéns pelo trabalho.

    1. Não é erro não. É Ctrl c e Ctrl v. Agente copia tudo sem dá o trabalho de calcular e pensar. Por isso a NASA pode dizer que tem até merda em Júpiter que todo mundo acredita. Parabéns.

      1. Não é erro não.

        Erro é sua existência inútil. Desperdício de espaço no planeta.

        É Ctrl c e Ctrl v.

        Isso é o que vocês terraplanostras estão acostumados, só copiam as besteiras propagadas por imbecis. Nem possuem a criatividade para criar coisas novas, só copiam o que outros falam! ahahhaha

        Agente copia tudo sem dá o trabalho de calcular e pensar.

        Agente secreto? Tipo 007? ANALFABETO! Depois fala em pensar, claramente você desconhece o que é isso!

        Por isso a NASA pode dizer que tem até merda em Júpiter que todo mundo acredita.

        A NASA diz e PROVA. Eles não mentem, você que não tem a capacidade de entender o que dizem, burrildo!

        Parabéns.

        Parabéns pra você, por conseguir sobreviver por tanto tempo com uma mente atrofiada e limitada.

  31. O único alienígena capturado pela NASA foi Werner Von Brown, esse sim responsável por um salto no conhecimento científico espacial…

  32. Beleza Salvador, sempre trazendo tesouros e informações válidas e em um formato agradável! Parabéns! Gosto muito do seu trabalho!

  33. Fascinante. Mas mandar humanos para a Lua, isso ainda é impossível para o homem. A radiação cosmica é totalmente mortal

    1. Ah, não, teoria de conspiração já cansou, tenha paciência, ignorância demais tem limite, tenha paciência.

  34. Será que estamos sozinhos mesmo, o universo é grande e cheio de mistérios, a quanto tempo esse planeta está aí….??????????????!?!!!

    1. Será que estamos sozinhos mesmo

      Até o momento tudo indica que sim

      o universo é grande e cheio de mistérios,

      Concordo

      a quanto tempo esse planeta está aí….??????????????!?!!!

      Há muito tempo.

      1. “Até o momento tudo indica que sim”

        Como assim??
        A “tudo” vc se refere às evidência que temos até agora com nossa tecnologia?
        Vamos extrapolar um pouco essa curva, Eu.
        Água, planeta 0,87 na estrela mais próxima, possível vida fóssil em marte, milhões de planetas em zonas habitáveis só em nossa galáxia, possibilidade de panspermia…

        1. Falei baseado no 100% de vida humana que conhecemos até hoje. O resto é puramente especulativo. Não é possível provar que estejamos sozinhos, assim como até o momento nunca vimos nenhuma vida fora daqui. Logo, ATÉ O MOMENTO, tudo indica que sim, estamos sozinhos. Amanhã podemos descobrir que não estamos, mas HOJE, estamos.

      2. Amigos. Realmente o universo é gigantesco e misterioso. Deus não teria construído toda essa maravilha apenas para inspirar os poetas em seus poemas. Com certeza há algo mais complexo e ao mesmo tempo simples…É o complemento da vida, nossa evolução espiritual.
        Não estamos sozinhos neste universo. Nunca estivemos e nunca estaremos.

      3. Tem que pensar bem no significado da palavra “sozinho”. Se uma pessoa está em um quarto trancado, e uma outra pessoa trancada no quarto ao lado, ambas sem conhecimento da existência da outra, e sem nenhuma possibilidade de comunicação, ambas estão sozinhas. Não adianta apenas existir vida fora da terra – é preciso algum tipo de encontro ou comunicação para podermos dizer que não estamos sozinhos. Isso provavelmente levará MUITO tempo pra acontecer…

    2. Que viagem…. kkkkkkkkkkkkkkkk nem na lua o homem foi ainda e já tá “pensando” em ir pra marte…. acorda pessoal…. estamos aguardando a próxima mentira da Nasa.

      1. Que viagem…. kkkkkkkkkkkkkkkk

        A quantidade de “k” no início de uma mensagem é inversamente proporcional ao QI do comentador, e isso se prova cada vez mais no dia a dia…

        nem na lua o homem foi ainda

        Foi 6 vezes, não recebeu o memorando? E o assunto do post é Júpiter, não a Lua. Errou.

        e já tá “pensando” em ir pra marte….

        O assunto do post é Júpiter, não Marte. Errou de novo.

        acorda pessoal….

        Eu tô bem acordado, você que ainda está dopado pela estupidez e ignorância.

        estamos aguardando a próxima mentira da Nasa.

        Já falei, a NASA não mente, você que é burro e não entende o que eles falam.

  35. SALVADOR, simplesmente fascinante a foto tirada pela JunoCam. Lendo os comentários,percebo que muitos ainda não acreditam nas conquistas tecnológicas obtidas,o que é um direito de quem assim pensa, Mas obviamente, aqui estamos tratando de nossa exploração no universo e da ampliação do conhecimento que dele vamos obtendo – afinal, parece que até agora só chegamos a 3%.Não há dúvida de que ainda neste século, talvez antes de 2.050, estaremos colocando os nossos pés em Marte. E gostaria de saber do amigo como estão os planos da construção de uma base lunar.Sai ou não sai?

    1. A ESA quer isso como próximo passo, mas sem os EUA como parceiros não será fácil.

  36. Salvador, olá! Por favor, qual o objetivo em se explorar um planeta gasoso, cujas pressões atmosféricas e níveis de radiação são altíssimos, se jamais poderemos habitá-lo ou nem mesmo, quem sabe, enviarmos missões tripuladas ? Estudar suas luas, imagino, visando habitação humana, correto?

    1. Entender a formação do Sistema Solar e de como Júpiter a influenciou, permitindo a contínua existência de um mundo como esse nosso aqui, que podemos habitar.

    2. Além disto que o Salvador escreveu, desenvolver novas tecnologias, observar fenômenos que não são observados na Terra, aprender a interpretar os dados enviados pela sonda e com isto entender os fenômenos observados, estimular a curiosidade das pessoas, principalmente dos mais jovens que podem se tornar cientistas no futuro, estimular a indústria aeroespacial, etc.

  37. Bom dia Salvador….acabei de crer que vc não dorme mesmo.Passa a reiceita ai rsrsrs.
    To dizendo que voce esta se superando à cada dia.!! Esse video foi demais !! Principalmente a escapada da nave .Dificil vai ser aguardar as explicações da NASA , as fotos desse primeiro sobrevoo , pq pela primeira foto a gente tem ideia do que vem por ai !! Abraços

      1. Aê hein Eu™, Salvador fazendo desfeita dizendo que dormir é pra fracos mas não quer saber do Kerbal hehe

  38. Coisa linda o que nós simples humanos conseguimos fazer e pensar que no passado a terra era o centro do universo.
    Veja o que aprendemos. Demais. Parabens salvador pela reportagem. Estou sempre lendo seus artigos.

    1. Legal. Manda ele fazer. Mas quero igual, com Júpiter meio iluminado. Boa sorte para ele.

  39. Essa manchete, “NASA divulga primeiras fotos do sobrevôo de Juno sobre Júpter”, me parece mais com aquelas espetaculares: “Cure-se de um câncer com este simples remédio”. Só vi uma animação do lançamento e da viagem da nave. Assim não dá.

    1. É mesmo? E aquela foto lá no topo do post?
      E é A primeira imagem. Não tem plural.

    2. Geraldo Messias Ribeiro, acaso você se sente melhor pela divulgação do seu comentário?

  40. A gente está tão acostumado com simulações de computador que, sério, é muito emocionante saber que aquelas imagens finais são *realmente* um planeta com algumas de suas luas rodando em volta sem simulação nem interferência (a não ser pela velocidade do vídeo). É de verdade, é o universo como ele de fato é. Isso tá lá fora desse jeitinho mesmo. Muito, muito f***.

    1. Mas não acho que ninguem duvide que o homem possa ter enviado um foguete à lua. O que nenhum cientista serio acredita é que a nave foi tripulada. Por uma razão muito simples, existe um conturão de radiação chamado “cinturão de Van Allen” que é equivalente a muitas Hiroshimas e impossível de ser absorvido pelo corpo humano.

      1. Todos os cientistas acreditam. Mencione um cientista sério que duvida. As viagens à Lua são um fato, goste você ou não.

      2. Mas não acho que ninguem duvide que o homem possa ter enviado um foguete à lua.

        Tem gente que duvida disso também.

        O que nenhum cientista serio acredita é que a nave foi tripulada.

        Evidência anedótica. Cite UM cientista sério que duvide disso.

        Por uma razão muito simples, existe um conturão de radiação chamado “cinturão de Van Allen” que é equivalente a muitas Hiroshimas e impossível de ser absorvido pelo corpo humano.

        1) O próprio James Van Allen, que nomeia os cinturões, ajudou a NASA a transpor de uma forma menos nociva possível;
        2) Impossível comparar a radiação dos Cinturões com as de bombas atômicas, são tipos diferentes de radiação.;
        3) Todo esse papinho de “radiação mortal intransponível” é lorota, quem duvida que o homem foi à Lua é ignorante científico E fica inventando coisas da cabeça para tentar justificar as lorotas..

      3. Todo cientista sério sabe que astronautas foram à Lua, só os conspiracionistas lunáticos continuam com este lenga lenga de que as viagens à Lua foram de mentira, é uma vergonha esta teoria de conspiração.

      4. E o que você vai dizer quando os chineses enviarem seus taikonautas para a Lua daqui há alguns anos? Eu sempre estive errado ou os chineses aprenderam a fazer cinema?

        1. Corrigindo: “Eu sempre estive errado” ou “Os chineses aprenderam a fazer cinema”?

    2. Esses estudos é para tirar duvidas de muitos por não acreditarem que o homem foi na lua.

      Não, não são.

  41. O contato com alienígenas capturados pela NASA tem motivado e acelerado a obtenção dos conhecimentos científicos e tecnológicos, que tornam possíveis essas maravilhosas conquistas espaciais. Isto lhe permitirá colonizar novas terras nas estrelas e explorar suas riquezas. Infelizmente, o Brasil não figura no rol das nações preocupadas com essas “besteiras”. A nós sobrarão as migalhas desses descobrimentos.

    1. A Nasa não está no ramo de capturar alienígenas. É uma agência civil. A lenda diz que *militares* teriam capturado alienígenas e levado para a Área 51, uma base militar.

      1. Olá! Se conhecimento é poder, esconder o que se conhece é mais.
        Do ponto de vista da política belicista também esconderia meu conhecimento pelo simples fato de que logo logo iam querer me superar.
        Daí eu acreditar existir sim uma política de acobertamento científico.
        Se os militares capturaram ET e consequentemente sua tecnologia, natural esperar que neguem sempre.

        1. Mas seria natural também que usassem. E aí como explicar os militares lançando satélites com os mesmíssimos foguetes dos programas civis?

          1. E como vc sabe que não usam?
            Explicaria muita coisa estranha na atmosfera.

            Acredito que nem toda política tem uma ética ou uma lógica igual a que usamos.

          2. Porque usam outra coisa, muito menos avançada do que suposta tecnologia interestelar alienígena. E para a atmosfera continuam usando aviões caça e não discos voadores. 😉

        2. Exceto se a tecnologia dos ETs fosse incompreensível para quem a tivesse guardada. Lembra-se daquelas cenas do “Independence Day” quando o Presidente americano descobriu que os militares tinham uma nave alienígena guardada e nunca souberam como operá-la? Se eu não estou errado, foi um cientista civil que descobriu como fazer ela funcionar.

    2. Capturam ETs com naves que podem viajar entre estrelas, mas ainda usam arcaicos foguetes pra mandar coisa pro espaço.

      Faz sentido, só que não.

      1. Outra, não falei que capturaram ET, apenas dei um exemplo. Falei que escondem conhecimento.
        Mas que explicaria muita coisa estranha, explicaria, com a vantagem se ser uma solução mais simples que a teoria ufológica.

          1. Olá! Foi o que quis dizer.

            Apesar de me considerar um “believer”, NESTA discussão, não envolvi a teoria ufológica, apesar de admitir uma política para esconder tecnologia made in Earth.

            Extrapolar curvas e propor teorias ainda que “absurdas” faz parte do processo de produção de conhecimento.

            “-Não dá para testar!”
            Ok, colhemos dados, arquivamos e depois testamos.

    3. Esse pessoal “alienado” parece acreditar que foguetes são propelidos por pó de pirlimpimpim, que as câmeras funcionam à base de couro de duende e que a mecânica orbital é coisa de vassoura de bruxa. Acontece que boa parte da ciência e tecnologia necessárias a uma missão como a Juno está, a menos a princípio, disponível a qualquer país. As dificuldades são mais operacionais, logísticas, financeiras e de capacitação de pessoal. Não é necessário nenhum presente mágico de deuses ou alienígenas para se fazer o que EUA, UE, Japão e China fazem hoje em matéria de exploração espacial.

      Agora, se você quiser argumentar que os alienígenas são os caras em logística e integração de sistemas e que trouxeram uma árvore de dinheiro, aí eu posso até entreter a possibilidade de examinar suas evidências, se é que as há.

Comments are closed.