AO VIVO: Pouso da Rosetta no cometa

Salvador Nogueira

A missão europeia Rosetta, que nos últimos dois anos revolucionou a nossa compreensão dos cometas e da formação do Sistema Solar, está caminhando para o seu final. O controle da missão em Darmstadt, na Alemanha, já comandou a sonda a descer suavemente sobre a superfície do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko. Acompanhe ao vivo, a partir das 7h, a transmissão do Mensageiro Sideral, com imagens da Agência Espacial Europeia e comentários do engenheiro aeroespacial Lucas Fonseca, que participou do projeto, e do astrônomo Cássio Leandro Barbosa.

A manobra final, que colocou a sonda em queda livre na direção do núcleo do cometa, foi realizada às 17h48 de quinta-feira (29), pelo horário de Brasília — uma queima do propulsor de 208 segundos, concluída com sucesso.

Será uma descida frenética, de uma altitude de 19 km até zero, com a Rosetta tirando fotos, colhendo medidas e transmitindo os resultados em tempo real, durante toda a descida. Uma vez que ela toque o chão, o contato com a Terra será interrompido e a missão estará terminada.

A sonda já começou a enviar imagens de sua descida, a primeira delas a uma altitude de 16 km. Com elas, foi possível estimar com precisão maior o momento exato esperado do pouso: 7h38, com margem de erro de mais ou menos dois minutos. Mas lembre-se: o cometa Churyumov-Gerasimenko, a essa altura, está a 40 minutos-luz de distância da Terra, o que significa que o sinal confirmando o fim da missão só deve chegar a nós por volta de 8h18.

A superfície do cometa vista pela câmera OSIRIS, da Rosetta, durante a descida, a 16 km de altitude. (Crédito: ESA)
A superfície do cometa vista pela câmera OSIRIS, da Rosetta, durante a descida, a 16 km de altitude. (Crédito: ESA)

A trajetória de descida a levará ao contato com o solo do cometa na região batizada pelos cientistas de Ma’at.

O maior interesse nessa área, localizada no lobo menor do cometa, são imensos buracos em sua superfície, com diâmetros que chegam a ultrapassar uma centena de metros. Idealmente, a sonda não descerá dentro de um deles (embora seja impossível descartar, uma vez que há incertezas no local exato de descida), mas conseguirá tirar fotos de alta resolução de suas paredes laterais.

Os buracos têm dois atrativos científicos principais: primeiro, estudar a relação que eles têm com a atividade que ocorre no interior do cometa. E, segundo, mas talvez mais interessante, investigar a estranha textura granulada de suas pareces internas, visível até mesmo em imagens orbitais. Nessas paredes estão inscritos, de forma bastante literal, os blocos formadores do próprio cometa e, por consequência, do Sistema Solar.

Imagem colhida pela câmera OSIRIS a 11,7 km do cometa e recebida às 2h25 (Crédito: ESA)
Imagem colhida pela câmera OSIRIS a 11,7 km do cometa e recebida às 2h25 (Crédito: ESA)

Embora vá ser efetivamente um pouso — com um contato bastante suave sobre o solo do cometa –, a Rosetta foi projetada para ser um orbitador, e sua estrutura não é resistente o suficiente para sobreviver ao procedimento. Ele marcará, com chave de ouro, o fim da missão.

Durante a descida, 4 dos 11 instrumentos não estarão operacionais, a fim de maximizar o desempenho dos demais. No total, os cientistas esperam colher quase 200 MB de novos dados, entre imagens, medições e telemetria.

Ao realizar a manobra, a missão Rosetta protagonizará seu segundo pouso num cometa. O primeiro foi feito pelo módulo Philae, em novembro de 2014. Ele foi levado até o cometa Churyumov-Gerasimenko acoplado à Rosetta, sua nave-mãe, que agora se junta a ele na superfície do astro.

O cometa a 8,9 km, em imagem da OSIRIS recebida às 3h53 (Crédito: ESA)
O cometa a 8,9 km, em imagem da OSIRIS recebida às 3h53 (Crédito: ESA)
Imagem a 5,8 km, recebida às 5h18 (Crédito: ESA)
Imagem a 5,8 km, recebida às 5h18 (Crédito: ESA)

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube

Comentários

      1. A mim, pouco se me dá que a eunáglia claudique, se o que me apraz é acicatar!

        (nada como um pouco de cultura erudita, hahaha)

        1. Xangô, acho que é “onagra” (procure onagro no Google): Pouco se me dá que a onagra claudique; apraz-me acicatar as ilhargas.

  1. Fantástico!

    Parabéns pelo trabalho, pela dedicação e pelo compartilhamento dos resultados obtidos com todos nós terráqueos. Maravilha!

    Muito obrigado.
    José R. Bueno

  2. Salvador, sabe como ficou o tal sistema de fixação, que por falha de projeto se tornou, “sistema de propulsão”, como esta resolvido este fato, acredito que o local para pouso , também parece que não esteja adequado, pode dar falha novamente na missão, vamos ver, sem contar com os imprevisíveis philharianos rsrsr!!

    http://gizmodo.uol.com.br/moleculas-organicas-cometa-rosetta/

    https://drive.google.com/file/d/0B5cxGBQGeFpccUVtRk1Xc3FoWEE/view

    Eles estão em todos os lugares pode parecer “pareidolia” mas acredito que não esteja. acredito que onde haja terra orgânica(lesmas gigantes)eclodirão olhos físicos.

    ai esta a base de Órion mais de perto.

    https://drive.google.com/drive/folders/0B5cxGBQGeFpcOTRZQ1FIV1BuRFk?usp=sharing

  3. Parabéns Salvador, sempre nos brindando com um pouquinho da boa ciência, sempre alargando nossos horizontes alguns anos-luz a cada matéria, seu blog é uma dádiva neste país onde parece que até as leis naturais não funcionam direito.. rsrss

  4. Não entendi direito, a Rosetta não estava programada pra se chocar contra o cometa a altíssima velocidade?

  5. É simplesmente fantástico e nos faz orgulhosos da espécie humana. Quando as Escrituras dizem que fomos feitos à imagem e semelhança de Deus é no aspecto inteligência.

    1. Qual dos mais de 5.000 deuses existentes, você está se referindo?

      A deusa “elefante” Ganesha? A deusa de mil braços, Shiva? Ou o deus Macaco, Hanuman?

      Na verdade, a ideia e o oposto: NÓS criamos os deuses à nossa imagem e semelhança.

  6. entender como iniciou tudo é complicado, mas podemos através da humildade e estudos de ação comedidas , entender como tudo isso pode funcionar.

  7. Não entendo, porque gastar fortunas em pesquisas se cientista, astrônomos e políticos não conseguem resolver os problemas que temos aqui na terra. Quanta baboseira!!!

    1. e o que você faz na internet? É graças às tais pesquisas que você tem esse computador e internet. Volta pra caverna então!

  8. A transmissão do Mensageiro Sideral ficou em 2° no YouTube em número de espectadores. Só perdeu para a transmissão do CNES, da França, que teve uns 1000 espectadores. O Mensageiro deve ter chegado perto de 900, em plena manhã. É claro que pessoas de outros países devem ter acompanhado a transmissão.
    Apesar de não ser uma competição, isso demonstra que a ciência, nesse caso a astronomia, desperta um grande interesse na nossa sociedade. Isso é um bom sinal.
    E não tem como não reconhecer a imensa contribuição que este blog traz para o conhecimento do internauta brasileiro.
    Parabéns, Salvador! E obrigado! Continue fazendo esse ótimo trabalho.

  9. A humanidade agradece, por impulsionarmos a ser científicos. Aquele que questiona persiste.O nosso papel em vida é o conhecimento.

  10. “Bem amigos do Mensageiro”!!! Parabéns Salvador, você conseguiu ser engraçado pela 1a vez kkkkkkkk

  11. Que desperdício! Mas por que raios não fazer a sonda resistente e não pousá-la suavemente na superfície do cometa, de modo a que ela pudesse enviar dados e fotos por anos a fio? Um dos cientistas deve ter sido uma daquelas crianças que adorava bater os brinquedos pra estraçalhá-lhos…

    1. Ivan, a sonda já levou um módulo para pousar, que pousou e colheu dados na superfície. Faz sentido mandar dois módulos para pousar, ou é melhor ter um para pousar e outro para orbitar? 😉

      1. Mas a sonda poderia ser projetada para pouso suave se prendendo ao solo para fazer o que o Ivan sugeriu. Na próxima missão bem que a agência espacial poderia pensar nisto, pois se o algum módulo de pouso falhar, haveria uma segunda chance.

        1. Uma coisa que a gente discute no vídeo é a especificidade de cada missão, em termos de equipamento. As câmeras da Rosetta foram feitas para enxergar de longe, em órbita. Ao se aproximar demais, vão ficando ceguinhas, veem tudo embaçado, fora de foco. Cada perfil de missão exige instrumentação diferente. Não funciona assim.

          1. Mas outros instrumentos não-ópticos também poderiam funcionar e poderiam enviar outros dados da superfície, não é? Este cometa em especial tem bastante coisas interessantes tais como a sua composição química conforme foi descoberto. E a órbita dele parece não estar estabilizada por que ele sempre torna a passar perto de Júpiter se eu não me engano, o que é um bom motivo para se observar aonde ele está indo.

          2. Geraldo, mesmo os outros instrumentos foram feitos para operar em órbita. Se fosse simples projetar uma nave para ser orbitador E lander, não fariam mais landers, né? 🙂

  12. Qdo criança, na Vila Canaã, meu sonho era ser cientista, astronauta e falavam tb numa tal democracia. 40 anos depois, “eu vejo o futuro repetir o passado. Eu vejo um museu de grandes novidades”. Esse é o Brasil que como da época colonial, o bom é o importado. Nada mudou em 40 anos, apenas agregaram tecnologia importada a tudo de ruim que havia. Uma promiscuidade entre os três poderes que enoja.

    1. Se o cometa for do tamanho de Júpiter, não é um cometa.
      A dimensão máxima do cometa (a forma é irregular) é de uns 7 km.

  13. Pura imaginação, mais uma enganação para ludibriar o povo e aidnda tem gente que acredita.

    1. Deixe-me adivinhar: você é um dos poucos que sabem da verdade, pois o resto é gado!! Acertei?

    2. Então o que milhares de pessoas que trabalham no projeto estão fazendo? Estão todas sendo enganadas? Ceticismo ignorante deveria ser considerado doença mental.

  14. A Ciência não vai superar o Criador, mas vai desvendar a nossa origem . Sim, estamos e vamos evoluir .

  15. Como Sanitarista que sou desde 1983, formado em Londres e com especializações na Califórnia me recuso a acreditar na necessidade de tamanho investimento para tal propósito “científico”. Olhem mais para o que está acontecendo no Planeta e no sofrimento de grande parte da humanidade que nem água potável tem para beber .Água tratada então, nem pensar. E a “ciência” gastando fortunas com vacinas para acabar com as “doenças” dessas pessoas. “O melhor ainda está por vir”? Só se canalizarmos nossos recursos para o bem das populações carentes, para os refugiados, para os bairros de periferia em países emergentes e subdesenvolvidos e pararmos com a fabricação armamentos e de “pesquisas” “científicas” infrutíferas para “sabermos” (sabe lá quando) as “origens” do Universo

    1. Igal, como sanitarista que você é, sabe muito bem que o atual tratamento para catarata nasceu de uma curiosidade de laboratório sem utilidade nenhuma chamada laser.
      Se tentarmos resolver os problemas da humanidade podando nossa capacidade de desvendar o Universo, nunca resolveremos nada, porque não nos ocorrerão as ideias que trarão as soluções.

    2. Sr. Igal , o senhor deve saber que investimos muito em educação e saúde. O que nos falta é eficiência nos gastos. O senhor acha mesmo que mais dinheiro injetado vai mesmo melhorar nossaas condições básicas?

      Deixar de pesquisar realmente vai nos dar o tal sonhado espetáculo do desenvolvimento?

      Não senhor, quando primeiro aprendermos a votar (o que pressupõe educação) e a gastar com eficiência (o que pressupõe menos corrupção e mais política pública) aí sim teremos condições melhores no Brasil e no mundo.

      Mas não quero ensinar padre a rezar….

  16. Fantástico mesmo a Onde Chegou a Tecnologia e a Ciência mais nunca podemos esquecer
    que Deus é o criador de tudo isso e não o Homem o Homem é Inteligente e tem feito maravilhas em relação a Evolução da Tecnologia mais nenhum saber nenhuma destreza seria tão grande se não fosse dada pelo Pai .
    Viemos do Pó e de pó retornaremos (Gn 3: 19 )

    1. Qual dos mais de 5.000 deuses existentes, você está se referindo?

      A deusa “elefante” Ganesha? A deusa de mil braços, Shiva? Ou o deus Macaco, Hanuman?

      Na verdade, a ideia e o oposto: NÓS criamos os deuses à nossa imagem e semelhança.

  17. Parabéns pela transmissão Salvador! Muito detalhe, muita informação interessante. Quem venham as próximas.

  18. Seria melhor cuidarmos dos corruptos por aqui, depois irmos à outros lugares, ou levá _los para lá

    1. Estamos cuidando bem dos corruptos por aqui. Alguns estão em cativeiro, mas a maioria criamos soltos, no habitat natural, com todo o conforto. 😉

    2. Mas se ficarmos só cuidando dos corruptos na Terra, a humanidade nunca vai fazer nada mais do que isto durante a sua existência, pois corruptos nascem todos os dias, em número muito maior do que as pessoas ingênuas imaginam e seus golpes estão ficando cada vez mais sofisticados e danosos para o intelecto humano, pois afinal de contas qual corrupto que não pensa que mantendo as pessoas na ignorância ele não vai continuar ganhando mais? Todos eles ganham com a ignorância humana e tem gente que abraça a ignorância como se fosse um bálsamo, mas na verdade é um veneno e é esta gente que é a maior aliada dos corruptos sem eles saberem.

  19. Fico triste com comentários fora do foco apreciado nessa mensagem do Cláudio Oliveira.
    Não azede a festa sobre essa importante conquista humana.
    Seu comentário é, perfeitamente, desnecessário.
    Não jogue água no chope na hora da festa.

    1. Uiuiuiui. Eu acredito no ser humano. You may say I’m a dreamer, but I’m not the only one. 😉

    1. O planeta não tá nem aí pra nós. Se a gente brincar com ele demais, nós é que vamos sumir. Ele vai ficar de boa. Bate até asteroide nele e ele se recupera. Não se preocupe com o planeta. Preocupe-se com a gente. 😉

    2. Só somos perigosos para nós mesmos e para as outras infelizes espécies que surgiram na mesma época que nós. O planeta se recupera sozinho em alguns milhares de anos, que na escala do tempo de vida do planeta não significam nada…

  20. Dei aula ontem à noite, fui dormir exausto, mas programei o despertador para acordar a tempo de ver a descida da sonda Rosetta no site de vocês. Para minha surpresa e absoluto desagrado, li que só teriam acesso ao evento “assinantes e cadastrados”. Tive que buscar rapidamente o site da ESA, onde finalmente pude assistir em tempo real e DE GRAÇA o envio dos dados em forma de gráficos à medida em que a sonda se aproximava da superfície do cometa.
    Eu pergunto: por que vocês não foram capazes de um gesto de gentileza e liberar as imagens da sala de controle e dos gráficos de aproximação para todos aqueles que têm imenso interesse e curiosidade em relação à pesquisa sobre o fantástico Universo no qual vivemos?
    O fato de sermos uma espécie vivendo em um grão de poeira perdido na imensidão cósmica deveria motivar gestos de generosidade e não de mediocridade!…

    1. José Wenceslau, se você tivesse ido ao YouTube do Mensageiro Sideral, teria visto de graça igualzinho, mas em português e com a participação de um brasileiro que trabalhou na missão. Mas fica para a próxima! Abraço! 😉

  21. Essa transmissão de vocês será disponibilizada posteriormente?
    Os comentários foram ótimos, parabéns!

  22. Salvador, que conquista maravilhosa. O homem é realmente capaz de realizar com uma competência extraordinária aquilo que sonha.
    Ah, e parabéns pelo blog. Sou mais um dos que o acompanham dando uma de Hubble, só observando.
    (Se bem que o Hubble faz muito mais do que isso.)
    Abraço,
    Ricardo.

  23. parabéns pela transmissão com tanto conteúdo importante. estou impressionada e feliz por acompanhar esse momento histórico.

  24. Isso mostra a essência mais pura do homem, capacidade extraordinária! … Nos faz, à medida que lemos, esquecer da desumanidade terrestre.

  25. A missão demonstra que estamos evoluindo aqui na terra, embora os avanços não aconteçam na mesma velocidade em que os astro se deslocam. Obrigado aos profissionais que empregam seus estudos e horas de suas vidas ao desenvolvimento humano.

  26. Sendo 7 bilhões ,e tendo milhares vivendo na miséria, nos mostra como este tipo de pesquisas supre de maneira direta as necessidades da humanidade. Muito sábia sua resposta Salvador.

    1. Olha, quisera eu serem apenas milhares vivendo na miséria. São muitos milhões mesmo. Mas ainda assim, proporcionalmente ao tamanho da população, nunca foram tão poucos. Não digo que estamos ótimos. Digo que estamos melhorando. É só olhar as estatísticas.

  27. A diferença do Brasil em relação aos países que exploram o universo é gritante. Quem sabe um dia os tupiniquins tem alguma relevância em descobertas no espaço.

  28. Na primeira imagem, a Rosetta já está pousada (ou dá a entender), assim sendo ela continuou funcionando após aterrisar – Ou seria Acometisar? 🙂 -. Será que a ESA ainda sim pretender interrromper o contato? Abs siderais.

  29. De repente da para colocar nos asreroides em colisao com a Terra dispositivos para guiar um missel, se ja naum estao fazendo isto…

    1. Qual dos mais de 5.000 deuses existentes, você está se referindo?

      A deusa “elefante” Ganesha? A deusa de mil braços, Shiva? Ou o deus Macaco, Hanuman?

      Na verdade, a ideia e o oposto: NÓS criamos os deuses à nossa imagem e semelhança.

      1. Qual dos mais de 5.000 deuses existentes, você está se referindo?

        A deusa “elefante” Ganesha? A deusa de mil braços, Shiva? Ou o deus Macaco, Hanuman?

        Na verdade, a ideia e o oposto: NÓS criamos os deuses à nossa imagem e semelhança.

  30. Interessante, mostra a capacidade do homem, pena que falha por não resolver nossos grandes problemas aqui mesmo na Terra.

        1. E a qualidade não melhorou? Não vivemos mais e melhor? Em que mundo vocês vivem. No mundo em que eu vivo, sempre que o IBGE apresenta um novo censo, a expectativa de vida aumentou, a mortalidade infantil caiu, mais doenças foram erradicadas e mais pessoas têm acesso a eletricidade e saneamento…

      1. “Somos” mesmo ??? Dos 7 bilhões quantos estão conscientes do que significa a Rosetta ???

        1. Poucos. Mas ainda assim um número significativo e certamente muito maior do que os que sabiam o que significava a Giotto em 1986…

      2. Olá grande Salvador, como sempre, obrigado por uma matéria tão fascinante. Sem dúvida vamos aprender cada vez mais sobre a formação do nosso Sistema Solar (que foi feito há 6 mil anos em 6 dias, claro 🙂 ).

        Só não diria, apesar que entendi o espírito de seu comentário, que estarmos nos multiplicando tanto indica que estamos melhorando…vendo nossa ação na biosfera, acho que estamos mais para um vírus letal…que por incrível semelhança, quando se multiplica acima de certos níveis, faz a célula-hospedeira explodir e parte para infectar outras. Irônico, não é mesmo?

        1. Professor, de todos os bichos que fazem mal à biosfera — e não houve mais letais até agora que as cianobactérias, que “contaminaram” a atmosfera com oxigênio e mataram a imensa maioria das criaturas anaeróbicas existentes então –, nós somos os únicos capazes de perceber o mal que causamos e efetuar reparos. Além disso, nunca fomos tão pouco violentos quanto agora, nunca tivemos maior expectativa de vida do que agora e nunca soubemos tanto sobre nós, nosso planeta e nosso universo quanto agora. Eu diria que estamos indo bem, apesar de certas manchetes quererem convencer a gente do contrário.

    1. Claudio certamente você tem pais, irmãos e primos compondo todos farinha do mesmo saco ancestral. Nunca houve desavenças? Diferenças de opiniões? Se homem e mulher num primeiro momento juram amar um ao outro e em poucos meses surgem homéricas encrencas como você planejaria a mais ínfima tentativa de resolver os problemas da humanidade?

Comments are closed.