Astronomia: A Viking detectou vida em Marte?
Em novo artigo, pesquisadores insistem que a Nasa detectou vida em Marte em 1976.
DE VOLTA PARA O FUTURO
A busca por vida em Marte é um dos maiores motores das pesquisas astrobiológicas. Mas, para uma dupla de cientistas, nós já devíamos saber a resposta. Eles insistem que, muito provavelmente, as sondas Viking detectaram formas de vida marcianas em 1976. A conclusão é apresentada em um novo artigo, recém-publicado no periódico “Astrobiology”.
TESTE DA VIDA MARCIANA
Gilbert Levin e Patricia Ann Straat conceberam um dos três experimentos destinados à busca de vida realizados pelas duas Viking em Marte. Chamado Labeled Release (LR), ele consistia em misturar nutrientes com marcadores radioativos a uma amostra de solo e verificar se algo ali os consumia — emitindo gases que entregassem a presença de micróbios. De fato, foi exatamente isso que aconteceu, num padrão similar ao que se viu em amostras de solo da Antártida.
UM PRA LÁ, DOIS PRA CÁ
Já os outros testes biológicos da Viking produziram resultados consistentes com reações químicas sem a participação de vida, o que criou um conflito. A prova dos noves era um quarto experimento, capaz de detectar compostos orgânicos em Marte. E ele não encontrou nada. Na época, isso foi tratado como conclusivo: não parecia haver vida no planeta vermelho.
A FONTE DA CONFUSÃO
Contudo, em anos recentes, foi descoberto que há grandes quantidades dos chamados percloratos no solo marciano — e essas moléculas são perfeitas para confundir o detector de compostos orgânicos da Viking, que fazia sua análise aquecendo amostras de solo. O aquecimento leva o perclorato a destruir moléculas orgânicas.
DÚVIDA CRUEL
De acordo com Levin e Straat, a presença de percloratos também poderia explicar alguns dos resultados do LR, mas não todos eles, deixando, até o momento, apenas a detecção de vida como alternativa viável. A maioria dos cientistas não concorda com eles, mas quase todos admitem que os resultados das Viking são controversos e não permitem, no momento, descartar a existência de micróbios proliferando na superfície de Marte.
A coluna “Astronomia” é publicada às segundas-feiras, na Folha Ilustrada.
Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube
Muito bons alguns dos comentários. Se você duvida ainda, há vida inteligente escrevendo.
Olá, Salvador! A ciência sempre reformulando suas conclusões, num processo belo e infinito! Como é triste a falta de compreensão de algumas pessoas!
Uma pergunta: e aquela água salobra que escorria das colinas? Há algum empenho em verificar (de forma segura) sua composição e a existência de vida por lá?
Obrigado!
Explorador, a galera tem medo de mandar uma sonda para lá, justamente porque ali bactérias terrestres poderiam viver! 😛
Salva, boa tarde.
Acredito que não tem muito a ver com a matéria, mas surgiu uma dúvida ontem assistindo à série “The 100”: Um astronauta na ISS (por exemplo) pode olhar para o sol a olho nu? Como é?
Abs.
Poder pode. Mas não deve. Vai incidir muito mais UV e pode danificar a vista dele. A recomendação para os astronautas é sempre não olhar. Os que foram à Lua tinham visores dourados para proteger contra a luz solar nos olhos. Mas dentro da nave, pela janela, é melhor evitar. (Os médicos também recomendam que você não olhe para o Sol aqui na Terra, então, não muda muito. rs)
Salvador parabéns pela materia! E obrigada por compartilhar do conhecimento.
Quanto aos comentarios extremistas….nem merece ibope.:(
É isso aí! Valeu!
Salvador. Boa tarde. sou fã das ciencias, principalmente no que tange a astronomia, astrobiologia e afins. Adoro esclarecer dúvidas e aprender com você. Esta é a saga humana:-
Observar, perguntar e desvendar.
Mas não me conformo como assuntos religiosos são discutidos e viram polêmica neste blog.
Em respeito a sua pessoa, seus conhecimentos, a ajuda que tem prestado a tantos, teria como excluir estes comentários?. Teria como colocarmos apenas as dúvidas pertinentes ao assunto exposto, deixando de lado considerações pessoais ou de cunho religioso.?
Por favor caros amigos. É tão dificil encontrarmos alguém que gratuitamente nos informe e
nos eduque.Vamos discutir religião nos lugares apropriados para isto. Esta coluna não foi criada para esta função. Vamos aprender. Apenas isto.
Luiz, entendo sua frustração, e por vezes eu me irrito também com essa mudança de assunto. Mas não vou cercear a opinião de cada um porque acredito no valor maior da liberdade de expressão e porque admito que o estudo do Universo nos remete a reflexões de cunho filosófico sobre o nosso papel nele — algo que acaba esbarrando em noções religiosas. Em resumo, por mais frustrante que possa ser, espero manter o espaço aberto e democrático aqui. Abraço!
Mais um sensacionalismo barato sem qualquer efeito prático. ‘Muito provavelmente’ é achismo em sua forma a mais disfarçada possível. Parece que as matérias deste blog ás vezes são postadas apenas para cumprir tabela, numa mesmice que aos mais incautos aparenta ser um grande furo de reportagem (a ‘forçada de barra’ nos títulos das matérias mostra bem isso)
Tersio, não sei como um título com ponto de interrogação pode ser uma forçada de barra. Você me esclareça.
De resto, se não existe explicação satisfatória alternativa para os resultados do LR, parece razoável supor que ele tenha detectado vida em Marte — do mesmo modo que o fez, de maneira fidedigna, com diversos solos terrestres e não o fez com diversos solos terrestres esterilizados. Infelizmente no espaço da coluna de segunda não há como detalhar todos os procedimentos feitos com o LR em Marte, mas sugiro uma lida no paper linkado para mais detalhes. Você verá que são no mínimo curiosos.
Se não fosse uma afirmação tão extraordinária (que, portanto, exige evidências extraordinárias, incontroversas), ninguém teria muita dúvida de que o resultado do LR foi positivo mesmo. Só a cautela exige que o tratemos de outro modo. E eu defendo essa cautela. Mas é legal as pessoas saberem o quão perto já estivemos — e estamos — de detectar vida em Marte. É educativo.
Térsio, ciência também é achismo, tese, imaginação, e muita pesquisa… Muito do que usufruímos da ciência atualmente (medicina, tecnologia, conveniências, etc..) começou com achismo de pesquisadores e curiosos, milênios e séculos atrás… Se vc tem uma aspirina a sua disposição é porque um grego, milênios atrás, achava que o pó da casca de uma certa árvore poderia amenizar a febre. Além do mais não sei o que vc faz aqui se não gosta do blog…
Cara, você precisa despejar sua raiva / estresse acumulado em algum lugar onde pelo menos tenha um conhecimento minimo básico senão passa vergonha como está passando agora mostrando toda sua ignorância perante algo que não está ao seu alcance intelectualmente falando….triste!!!
Ciência é assim, lenta, gradual, exige muito trabalho e suor. As vezes uma suspeita, uma hipótese interessante leva décadas para se confirmar. E no final você vai ter mais dúvidas do que certeza.
A humanidade passou, talvez, 10 mil anos praticamente numa mesmice só, e nas últimas décadas acumulou mais conhecimento do que em todos os milênios anteriores.
Você deveria ser grato de estar vivo nesse momento tão interessante para ciência e em especial para astronomia.
Em vez disso, vem aqui jogar pedra em um dos únicos espaços dedicado à razão nesse mar de obscurantismo que a gente vive.
Mais um com aquele velho argumento da “falta de uma aplicação prática..”…
Cara, vai estudar o passado e entender como as descobertas são feitas para ter uma ideia da bobagem que você acaba de falar.
tá, se é tão sabidão o que propõe para que detecte vida ou a refute? Tem alguma sonda espacial debaixo do colchão? Sabe desenvolver um experimento que verifique a existência de vida?
Organismos transitando pelo interior de Marte é pequena, mas que já foi constatado que ainda há resquícios de do que fora, no passado, um grande oceano, sem dúvida. Sem contar as milhares de geleiras enterradas sob sua superfície, que somariam água congelada suficiente para cobrir o planeta. Marte já foi uma Terra e pelos dados, sua natureza era superior. E para os fanáticos de plantão, sugiro uma ideia: comecem a pensar, na possibilidade, de a tal Arca de Noé ter vindo é de Marte, isso sim.
Arca de Noé de Marte? Não entendi a colocação.
Nossa!!! Como a ignorância humana ainda tanto prevalece, se observassem o tamanho de nosso planeta, dentro deste universo, com certeza verá, a insignificância de pensar que só nós existimos!!! Quanta ignorância!!!
Acho que não acreditar em vida fora da terra não é tanta ignorância assim. Num centímetro cúbico de solo terrestre existem bilhões de bactérias ( vida) ; a lua tem mais de 20 bilhões de QUILÔMETROS cúbicos de volume e NADA de vida. Vênus, mercúrio e marte, são bem maiores ainda e, nadica de nada de vida. Se fosse pela sua teoria, esses astros estariam recheados de vida!
Acho que a gente tem de duvidar de nada de que não temos provas. É a atitude saudável. Mas não devemos duvidar da possibilidade. Aí é uma atitude dogmática. A Lua é estéril e sabemos por quê — não tem atmosfera, não tem água em estado líquido, não tem campo magnético. Já Marte tem duas dessas três coisas — e teve as três no passado, coisa que a Lua nunca teve. Vênus é a mesma coisa que Marte. É cedo ainda para dizer que não há vida em Marte ou em Vênus. Você cita as vastas áreas desses dois planetas, mas esquece de citar que estamos longe de ter esquadrinhado todo esse terreno em busca de vida. Muito pelo contrário; quase não procuramos nada. Há quem defenda a hipótese de vida nas nuvens de Vênus e no subsolo de Marte. Até agora, o que fizemos para procurá-la nesses ambientes? NADA. Ainda é cedo para cravar que Vênus e Marte são completamente sem vida.
Venus pode ter vida com estrutura quimica análoga a da terra em que a temperatura de sobrevivencia seja em torno de 400 Centigrados
Imagino vida nas nuvens de Vênus, onde a temperatura é amena.
Planets and Life
P. H. A. Sneath 1970
University of Leicester
page 141 and 142
Ao que parece, nem todos os astros do sistema solar possuem as mesmas proteções aos diversos raios solares e cósmicos que temos em nosso planeta. Mas em minha cabeça parece muito surreal olhar todos esses astros e imaginar que eles são completamente estéreis, desprovidos de da mais simples bactéria.
E o que estão esperando para mandar uma sonda com um microscópio para lá?? 😀
David, o Gil Levin defende HÁ DÉCADAS que enviassem uma nova versão do LR, capaz de detectar consumo selecionado por quiralidade dos nutrientes orgânicos, e tirar a prova dos noves. Até hoje, ninguém se interessou — talvez com medo de só obter resultados inconclusivos, mais uma vez. Contudo, com a ExoMars europeia, o assunto tende a esquentar, acho eu. O jipe ExoMars, se conseguir descer com sucesso em Marte em 2020, vai poder analisar quiralidade de compostos orgânicos em Marte. A conferir. A busca está esquentando! 🙂
Salvador, oi!
Existe possibilidade de haver vida fora da Terra sem agua, O2?|Tipo: uma raça que precise de Nitrogenio ao inves de O2 para viver, que nao precise de água e assim por diante.Pq tem que haver vida fora da Terra nos mesmos padrões que que aqui?Não poderia ter padrões diferentes?
Um abraço!
Não que a gente saiba. Mas não falta água em Marte! Só que está no subsolo!
Só para avisar sua anta, o BRASIL É UM PAÍS LAICO!!!! Ous seja, mesmo que o Bispo mais Ladrão do mundo seja eleito, ele não poderá enfiar garganta abaixo o criacionismo..!!!!
Se não estiver contente, muda de país, faria uma favour para os brasileiros de bem..!!!!
PS: me fala o que ácido você tomou para ler a Biblía para ter lido tanta bobagem, porque esse´deve ser dos bons
Boa tarde, a presença de percloratos significa um alto poder oxidante, o que seria incompatível com cadeias carbônicas. Em que se baseiam os cientistas para afirmação da existência de vida? Quais seriam esses primeiros testes?
Percloratos são relativamente estáveis e não são ameaçadores à química orgânica, a não ser quando aquecidos a mais de 100 graus Celsius — condição que nunca se manifesta naturalmente em Marte.
Vamos lá. Há um experimento. Sabe-se que esse experimento produz um resultado. Contudo, pode ser que o resultado desse experimento tenha sido mal interpretado por causa de outro elemento. Daí faça-se outro experimento. Desse outro experimento tem a prova final. Mas agora não é aquilo que DOIS cientistas pensam. Hoje dizem que um composto pode ter influenciado nesse outro experimento que comprovou o outro experimento que afastou o resultado do primeiro experimento.
.
Não, me desculpem! Perder a Fé por causa dessa caixa de marimbondo é só para os fracos.
.
Outra objeção. Se há vida andando em Marte, e acho que elas não morreram em 40 anos, por que hoje os vários robozinhos que até perfuram o solo não encontraram nada até hoje?
.
Última objeção. Se, de fato, seja vida, então quer dizer que são as mesmas bactérias que povoam aqui a Terra? Porque os mesmos testes que fizeram aqui, deram certo lá, né? Então aquela tese de que pedaços da Terra quando foi colidida por meteoros/asteroides/cometas podem ter ido a Marte e carregado consigo bactérias. Nada mal.
Acho que você está meio confuso. Sobre sua primeira observação, diversos experimentos foram realizados, repetidas vezes, pelas Viking. Os do LR, especificamente, foram todos consistentes com a detecção de vida. Mas como os demais foram negativos, o consenso foi interpretar o positivo como um falso positivo. Mais tarde outras sondas revelaram outros fatos sobre Marte (a descoberta dos percloratos foi feita pela Phoenix, em 2008) que explicaram pelo menos a não detecção de compostos orgânicos como um falso negativo. Daí o aumento da controvérsia sobre o consenso original.
Sua segunda observação, não consegui entender.
Sua terceira observação, não há nada macroscópico *andando* em Marte. Estamos falando de vida bacteriana. Nenhuma das sondas até hoje levou microscópio suficientemente potente para observar bactérias em Marte.
Sobre sua última observação, sim, a vida supostamente detectada em Marte compartilharia em comum com a da Terra pelo menos a base em química orgânica e em compostos do tipo Urey-Miller, usados como nutrientes no LR. E é possível que um fenômeno de panspermia tenha levado vida marciana para cá ou terrestre para lá num passado remoto, explicando a similaridade. Contudo, o experimento foi desenhado para ser “cego” a esses detalhes: ele só se baseava no fato de que vida marciana teria se originado baseada em compostos simples do tipo Urey-Miller, algo que é razoável supor dada a facilidade de produção natural desses compostos.
Bem, provas indiretas, normalmente são passíveis de um falso positivo.
Mandem mais robos para lá. È o único jeito de tirar a dúvida.
Estão trabalhando nisso! 🙂
Salvador, não esqueça daquele pedido/apelo para que um dia faça (com ç) um Almanak ou compilação de seu artigos e os publique na velha e boa celulose. Abs marcianos.
Então, boa e velha celulose vai ser mais difícil. E-book não ajuda? rs
Ajuda, mas vou imprimir e encadernar para ler. 🙂
Lembrei de uma site o Clube de Autores. Tenho um livro lá, neste você compra sob demanda. Abs
O Troll entra aqui se fingindo de “crente”, escrevendo um monte de asneira, tudo errado como se crente fosse mais burro que a média, e o pessoal dá IBOPE pra ele . kkkkk
ACREDITO EU QUE NA VIA LACTA NÃO TENHA OUTROS SERES , POREM FORA DELA
EU ACHO QUE SIM , DEUS NÃO IA FAZER UNIVERSO DESSE TAMANHA PARA COLOCAR SÓ UM PLANETA PEQUENINO IGUAL TERRA ABITAVEL. ABRAÇO ANTONIO GUERRA.
As matérias do Mensageiro Sideral são fantásticas e só perdem para os comentários deixados nas próprias matérias. Eu me divirto horrores com eles… Parabéns Salvador!
Bom dia, existe alguma previsão da ESA para divulgar os dados iniciais da TGO?
Edu, eles devem fazer duas órbitas científicas (meio que “de garantia”) antes de iniciar o processo de aerofrenagem para a órbita científica final, processo que vai levar um ano. Devem divulgar alguns resultados nas próximas semanas, imagino eu, talvez para encorajar os países-membros a pagarem o que falta da missão ExoMars de 2020. Mas, de uma forma geral, a ESA joga com as cartas mais perto do peito do que a Nasa em termos de apresentação de resultados científicos.
Bom dia . Na minha opinião não estamos sozinhos nesse mundo pois já vi disco voador e as pirâmides não foi feito por nós humanos e na minha opinião um portal da terra temos que evoluir muito para conseguimos
Boa noite. Um fazendeiro tinha um bezerro e a mãe do fazendeiro era também o pai do bezerro.
Puxa Salva, esse pessoal que fica trolando dizendo que é evangélico, é triste ( posso afirmar que não são crentes nem nada). Sou evangélico acompanho a sua coluna, que é muito boa e até uso como referências em minhas aulas( sou professor de Física). Tenha paciência, os crentes em sua maioria nem são contra a Ciência.
Eu sei, Renato. Esse aí acho até que é um troll disfarçado de evangélico, provavelmente revoltado com o resultado da eleição no Rio. Não acredito que represente um grupo inteiro e internamente tão diverso.
Assim como o Renato, fico feliz em saber que pensa assim Salvador.
A maioria de nós vêm até aqui para ler a aprender sobre ciência, continue seu ótimo trabalho!
Caro Salva!
Obrigado por nos atualizar em relação às coisas mais relevantes nesse campo. Preocupado atualmente com o retorno ao eixo da missão Juno… Intrigante esse artigo: missões prévias como a Voyager (luas de Netuno) e Viking ainda produzem novo conhecimento, conforme novos dados são contabilizamos como o caso dos plercloratos. Acho incrível não terem realizado outro projeto para comprovação de vida! O ideal ao meu ver seria a avaliação microbiológica direta de amostras nesse caso. Acredito que seria o ideal, apesar da dificuldade técnica, trazer amostras obtidas da superfície e no subsolo do Marte para avaliação aqui na terra.
No seu entender estamos mais perto disso ou de mandar missão tripulada para fazer isso lá? Qual seria mais viável do ponto de vista tecnológico?
Mais fácil seria fazer um retorno de amostras. Mas não quer dizer que seja fácil. E não há nada concreto nos planos. Desde que comecei a cobrir essa área, estamos sempre a uma década dessa missão de retorno de amostras. O jipe da Nasa de 2020 supostamente vai “juntar” amostras interessantes que depois poderão ser recolhidas e enviadas à Terra.
Se não existia, agora já deve existir vida em Marte… levadas pelas naves e sondas que para lá enviamos…
Acho interessante que tem gente que chama um possível fóssil de micróbio de “prova de existência de vida” e tem gente que insiste em dizer que um embrião na barriga de uma mulher não é “vida”. Mais paradoxal, impossível.
Adair, acho que ninguém diria que um embrião na barriga de uma mulher não é “vida”. O que alguns podem dizer é que ainda não pode ser considerado “vida humana”. Do mesmo modo que um espermatozoide também é vida, mas certamente não é vida humana — caso em que todos os homens poderiam ser encarcerados por genocídio.. 😛
Bom dia Salvador.
A minha pergunta em relação a existência da Vida, é se o nosso universo é jovem ainda e se por isso poderíamos ser os primeiros seres vivos a tomar consciência de si mesmos ? (Isso viajando na serie de ficção cientifica Babylon 5)
Em tese, houve tempo para que outras civilizações surgissem antes de nós.
Caso as fotos tiradas de Marte e que são liberadas pela NASA sejam verdadeira, só pela cor do solo de Marte é prova bastante que lá existe algum tipo de vida. Inclusive, basta encharcar o solo de Marte com chuvas artificiais para que plantas nasçam como nascem aqui na Terra.
Nossa, aí viajou na maionese. rs Até mesmo as plantas mais simples precisariam de oxigênio molecular para respiração, algo que não existe em Marte. Sem falar que a água evapora instantaneamente em Marte por causa da baixa pressão atmosférica. Ia ser engraçado ver alguém tentando regar o solo marciano. rs
Ia ser engraçado ver alguém tentando regar o solo marciano. rs
Acho que seria o equivalente terrestre – e oposto – ao “enxugar gelo”
Ótimo lugar para presídios.
Mas como se o Matt Damon não encontrou ninguém lá?
Resumindo, não tem vida.
Resumindo, você não entendeu.
Resumindo, vc é afobado em dizer que não tem vida.
Pode esquecer esse sonho de conhecer marciano. Se Trump for eleito para desgraça da humanidade, ele vai cortar qualquer coisa que permita interação com outro planeta. O cara não quer deixar nem vizinho mexicano ingressar nos EUA…… Imagine então de marte, que nem conhecemos qual a religião que adotam!!!
Olá Salvador!
Na sua opinião, com o tanto de missões que Marte já recebeu, não se corre o risco de se encontrar uma bactéria ou micróbio que na verdade pertence a Terra e que contaminou o terreno ou o planeta vindo de algum equipamento desse? Sei que a Nasa e ESA (na verdade Nasa pois só eles conseguiram pousar lá) tomam certos cuidados para isso não acontecer. Mas na minha opinião, isso talvez poderia falhar e gerar um falso positivo, não? Qual a sua opinião?
Sim, pode acontecer. Tanto que uma das coisas que os caras destacam no paper é que os resultados do LR da Viking podem ser os únicos que não incluem um risco de contaminação. Ou seja, podem vir a ser importantes para confirmar que uma futura detecção não se trata de contaminação terrestre.
Salvador não entendi aonde esses cientistas querem chegar,
foi descoberto (como voçe mesmo disse) anos atras que aquecer a amostra do solo de marte faz consumir material orgânico.
Eles então chegaram a conclusão que foi isso mesmo e também afetou outros testes?
Então teria que enviar outro robô para fazer outro teste que não envolva calor no teste biologico?
Tá parecendo o hypescience esse seu post.
Douglas, veja só: eram quatro experimentos, três de detecção de vida, um de detecção de compostos orgânicos.
Dos três de detecção de vida, dois deram resultados compatíveis com uma reação química (uma vez que a posterior esterilização das amostras não mudou o efeito) e um, o mencionado LR, deu resultado compatível com vida (uma vez que a posterior esterilização das amostras cortou o efeito observado).
Só que essa vida necessariamente tinha de ser orgânica, e o quarto experimento, de detecção de compostos orgânicos, deu negativo. Daí saiu a conclusão de que o LR devia ser algum efeito químico não explicado. E essa foi a conclusão até recentemente.
Em 2008, a Phoenix descobriu que havia percloratos na superfície de Marte, algo confirmado mais recentemente pelo Curiosity. Esses compostos, quando aquecidos, destroem química orgânica. Isso explicaria por que a detecção de compostos orgânicos pelas Viking deu negativo. Na verdade, haveria compostos orgânicos em Marte, que não foram detectados porque a técnica exigia o aquecimento, que faz os percloratos destruírem esses compostos.
O jipe ExoMars de 2020 vai poder detectar química orgânica por outro método, que não envolve aquecimento. Aí sim teremos um resultado mais concreto sobre a presença de compostos orgânicos na superfície e no subsolo de Marte.
Não sei o que é hypescience (acho que é um site), mas já peço desculpas de antemão: na coluna de segunda-feira, estou limitado a 1.800 caracteres. Tentei ser tão claro quanto possível no espaço disponível. 😉
Obrigado pela ótima resposta salvador,
hypescience um dia foi excelente site, hoje perdeu qualidade infelizmente.
Só achei a matéria meio forçada já que a viking não chegou a uma conclusão, e era necessário um novo teste para termos a resposta em definitivo,mais você já explicou que tinha que caber no limite de caracteres e por isso ficou meio capado.
Sim, mas veja que não é a sonda que tira conclusões. São os cientistas. Esses dois em particular, chegaram a uma conclusão: a Viking detectou vida em Marte. Outros discordam dessa conclusão, mas um número cada vez maior de cientistas tem debandado da conclusão majoritária original, que foi: a Viking NÃO detectou vida em Marte. Hoje, a maioria está numa faixa “a Viking teve resultados inconclusivos”.
Eu iria comentar mais cedo, porem estava trabalhando, notei que você esta meio “bravão”
calma ai.
Quando disse viking não disse como se fosse ela mesma.
Instigante … Além da possibilidade da vida na superfície , há chance de vida no subsolo de Marte. Alguns estudos indicam grande concentração de metano no subsolo marciano (isso aumenta a probabilidade de encontramos vida ) .
Sim! Acho que o subsolo é uma aposta bem melhor!
Comentarios de cabresto, a mente evoluida com condições de dominar o mal instruido. Resultam em comentarios como o descrito acima. Que o verdadeiro Deus tenha piedade de sua ignorancia.
Qual é o verdadeiro Deus ???? O Cristão ? O indú ? O Budista ?
Qual o Deus Budista?
O Monstro do Espaguete Voador, lógico.
Deixe-me adivinhar Zé das Peras: seu Deus é melhor que os outros deuses. E vc se sente o escolhido, um ser superior porque sabe a “verdade”, e principalmente pq conhece “palavra de Deus”… Acertei?
Quanto atraso na maneira de pensar… ainda bem, que a ciência evolui devagar, mas evolui. As pessoas, tem que estudar a Historia Universal, e verificar que essas descobertas, não são de agora. Não vale a pena discutir. Parabéns salvador, estou sempre atenta. (Paciência de Jó !)
Edir Macedo não ganha nem pra Prefeito piorou para presidente da república.
adriano temos uma soluçao para ele e sua turma : ” uma viagem exploratoria de marte com passagem somente de ida “
O problema é exatamente esse. O Edir Macedo não ganha, e mais, nem quer ser prefeito ou presidente. Não esqueça que o SOBRINHO dele acabou de ganhar a prefeitura do Rio de Janeiro e antes disso foi eleito nada menos que senador da República. Marcelo Crivella escondeu o título de “Bispo” no Senado e hoje em dia são poucos os que o chamam pelo verdadeiro nome, Bispo Crivella. Meu amigo, não dou dez anos (quinze no máximo) para termos um desses desgraçados como presidente (ou pelo menos como canditato com chances reais), e daí pra tomarem o STF é um pulinho. Depois disso teremos saudades do governo petista ou tucano. Fernando Henrique, Lula e Dilma roubaram à vontade mas pelo menos deixavam a sociedade levar a vida “mais ou menos livremente”. Já com uma praga dessas no governo teremos uma verdadeira Teocracia, tipo Taliban, ISIS ou Coréia do Norte por aqui.
ps- pra quem não sabe, a Coréia do Norte é alguma coisa entre ditadura comunista monárquica teocrática. Apenas membros da família aparecem como a cabeça do regime, e as crianças aprendem nas escolas que o chefe supremo recebeu seu poder diretamente de Deus (ou deuses, ou ser supremo, seja lá no que eles acreditam).
ps2- Salvador, desculpe o off-topic 🙂
Estás meio certo e meio errado. Comparar a roubalheira institucionalizada de Dilma e Lula com os casos pontuais ocorridos no governo FHC é exagero.
Ainda: o nome ‘verdadeiro’ do cara é Marcelo Crivella. Bispo é um título auto-instituído, que se pensarmos bem, não vale nada.
E é exagero dizer que os governos petistas deixaram a gente viver a vida numa boa. Violência nas ruas triplicou. As universidades públicas não são mais para os melhores, e sim para quem tem a cor da pele correta ou estudou na escola correta. Literalmente bilhões de reais foram roubados do bolso do povo para tornar (ainda mais) milionários os empreiteiros. E ainda havia a intenção de uma nova Constituinte para instituir o socialismo, coisa da qual o PT desistiu quando perdeu a maioria no Congresso.
“Casos pontuais do FHC”….rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs.
Há muita vida lá fora e nem precisa de experimentos para provar isso, há bilhões de anos que estrelas nascem e morrem, isso é visto a olho nu, o Sol tem muita vida e gera trilhões de vidas no planeta Terra, sem ele seríamos como Júpiter, um planeta congelado, os cometas vivem trazendo água para a Terra a todo instante, isso significa que algo ou alguém está tomando conta do universo e regendo esse sistema magnífico, com formas magníficas de para se ver e admirar.
Isto é mais do que óbvio….. Deus em sua infinita sabedoria colocou vida em todo Universo. Somente alguns homens levados pelo orgulho e por interesses pessoais querem ficar nesta luta intrigante e desgastante. É só pensar no tamanho do Universo, ou seja infinito, e imaginar que um planetinha metido a besta imagina ser o único a ter vida. É muito hilário.
Está tomando conta?Só que fez um planeta todo rachado e colocou 7 bilhões de pessoas para aqui viver.E na hora dos terremotos nada faz, fica de braços cruzados.
A lógica, nos diz que Não há qualquer sombra de duvidas. O universo, é um imenso viveiro.
Esse sujeito que supostamente toma conta do Universo, ele não poderia acabar com a fome? Eu pediria para que não ter asteróides rondando a Terra… Ou talvez pediria para ele acabar com a corrupção… Será que ele me atende?
Bom dia Salvador, gostaria de contribuir solicitando que anexe às suas materias alguns artigos SOBRE PORTUGUES para que tanto o TRIVELA quanto o EDIR MAISCEDO OU MAISTARDE possam aplicar nos seus sistemas de governo mais conhecido como PEC DA LAVAGEM CEREBRAL. Puta merda, em 2016 é com tantos recursos ainda somos obrigados a ver cada comentario. Tá amarrado!
Saudações, terráqueo Salvador!
Pergunta:
1. Qual a chance de um desses experimetos ter levador (transportado) vida da Terra para Marte?
2. O conceito de vida em Marte poderia ser completamente diferente, do ponto de vista bioquímico, do que possa existir nesse planeta?
1. Não é desprezável. Mas bem pequena. Não o suficiente para explicar os resultados por contaminação acidental.
2. Não sabemos se existe vida diferente da nossa em seus termos mais simples, então em princípio sim.
kkkk, boa esta
todos vão perder o emprego!! huaauhahus
Jose Eurdicledys Ferreira – O maior babacão do RJ.
Nem se preocupe com astrologia, jovem. Primeiramente você deveria ser alfabetizado, para DEPOIS então, criticar a ciência…
Pegue sua biblia, salpique 2 pitadas de sal e a ENGULA, cidadão…
kkkk…boa
Puxa vida, quando Deus disse que o Macedo ia ter o mesmo destino de Lula, talvez não fosse o de ser presidente, mas sim indiciado por corrupção, lavagem de dinheiro, financiamento obscuro de campanha político-partidária…. Etc etc etc… rs
Salvador, boa reportagem! Tenho minhas dúvidas se não refizeram os testes, ou se fizeram e não puderam assumir um resultado que poderia mudar muita coisa sobre a maneira como vemos nosso lugar no universo. Muitos de nós não estão preparados para isso, e a falta de preparo é patente até mesmo aqui no campo de comentários. Grande abraço, boa semana!
Diniz, a Nasa chegou a cravar vida em Marte em 1996, com o meteorito ALH 84001. Demonstrar vida extraterrestre é sempre complicado. Por mais que pareça, se alguém consegue demonstrar uma forma não-biológica de obter o mesmo resultado, fica difícil afirmar com certeza. Então, tendo mais a acreditar que é a cautela científica do que uma possível vontade de ocultar informações.
Puxa vida, se a matéria é tão “demoníaca” assim, por qual motivo vc está lendo????
Oi Salvador, e de 1976 pra cá não houve mais testes para tirar a prova dos 9 que a Viking iniciou?
Infelizmente não. Ninguém realizou nenhuma outra tentativa direta de detectar vida. Isso só começa a ser retomado agora, com a missão europeia ExoMars, e ainda assim não há planos para um experimento como o Labeled Release, só que aperfeiçoado.
Temos que lembrar que não há sentido ($$$) em ficar duplicando e revisando resultados NEGATIVOS. Por outro lado, qualquer resultado POSITIVO vai ser refeito e reavaliado uma dúzia de vezes. É a ciência.
O problema é quando o resultado é positivo, mas conflita com outros negativos. Aí tanto o primeiro pode ser um falso positivo, como os demais podem ser falsos negativos. O jogo é duro, ainda mais quando se trata de descoberta de vida extraterrestre. Se o resultado obtido em Marte tivesse sido obtido na Terra, todo mundo trataria como detecção de vida sem pestanejar. Mas, como é em Marte, sacomé, afirmações extraordinárias…
Os resultados da TGO ajudarão a por fim nesta controvérsia?
Têm potencial para ajudar sim! É a primeira tentativa de detectar vida em Marte desde as Viking!
Ou seja, apenas outra especulação para “vender” matéria… continuamos no mesmo lugar, nada conclusivo…
Ciência é difícil, meu caro. Simples assim.
Realmente é difícil, mas neste caso, o que faltou até hoje foi mais vontade política e dinheiro mesmo.
eles não tem nenhuma descoberta boa para apresentar e tratam de requentar uma antiga para criar polêmica….kkkkkkk
são vigaristas mesmo…kkkkkkk
Você é que não entendeu.
Zap!
Eu já fiz viagem interplanetária durante estado psiquiátrico hospitala
Estas igrejas poderiam fornecer aulas de reforço escolar além da doutrina religiosa ou exigirem que voltem a estudar. A pessoa tem muita dificuldade de escrita o que demonstra o tipo de raciocínio. Taí uma sugestão para as igrejas formarem pessoas melhores.
fassa mi ri
na Biblia não tem isso Salvador Nogueira e ELE nosso Senhor condena outros planetas e outras adoraçoes
agora que nosso Crivella ganhou essas audassia de tenta enfia essas historia sem pe nem cabesa na nossa guela vai acaba
se DEUS quise em 2018 #EDIMACEDO#2018 vai se presidente do Brasil e pessoas de atrologia qui nem vc vai fica desempregado pq agente não vai tolera esse tipo de pecado que vc fais e acha certo
FOLHA despida ele pq agente é maioria e nao tolera isso OK???????
Valeu pela audiência! 🙂
Como já disse algum grande pensador…”a ignorância é uma benção.”
“Ignorance is bliss”. Joseph Campbell, autor de “O poder do mito” (vale a pena ler), disse isso. Mas não sei se foi o primeiro.
!!!! Salvador , cuidado com a inquisição!!!! Agora evangélica !!!
Parabéns pela paciência de sempre.
É assim que nasce a intolerância religiosa….. Se pensarmos bem a cabeça da maioria dos humanos continua na idade média.
Só para criar uma polêmica: “faça me ri”, Informe a todos, no “Gênesis”, em “conversas” que Deus teve com os homens, onde é que Ele diz que o ser humano tem uma alma imortal? Quem leu Marx e a bíblia e os interpretou, é anticomunista ou ateu. Quem não os entendeu, não passa de um “Maria vai com as outras”.
“Despida” é um neologismo feio que dói… Mas vc tem razão, são tipos como vc que irão comandar o país daqui pra frente, até virarmos uma nação teocrática de ignorantes.
Cada um que aparece…
Espero que seja um Troll inofensivo, pois se o sujeito acredita mesmo nisso, deveria estar realmente internado.
Infelizmente um comentário infeliz nobre colega.
Sou Evangélico e como tal respeito a ciência, pois dela que nos ajuda a entender com detalhes a criação divina. O que antes não era possível. Menos ódio e mais respeito ao próximo (se não concorda, não precisa criticar, apenas respeitar).
Salvador, parabéns por trazer informações relevantes ao caso.
Valeu, Mike! Parabéns pela atitude!
Vamos retornar à idade média
Tenha piedade dele o Pai pois ele não sabe o que diz.
Deus condena outros planetas? Espero que tudo que vc tenha dito seja somente trolagem. Já li a Bíblia inteira e não vi nada de condenar planetas.
Pode citar livro, capitulo e versículo?
E não entendi o caso de outras adorações ter a ver com vida em outros planetas.
Apenas um lembrete. É Folha de São Paulo, não têm nada com a Prefeitura do Rio de Janeiro.
Jose Eurdickedys Ferreira, extremistas já temos aos montes no mundo. Pense melhor no que você mesmo escreveu…para mim, isso sim não tem pé nem cabeÇa.
Meu amigo, vai fazer um curso de português primeiro, segundo, que burrice não acreditar a ciência. Deve se ter fé sim em algo maior que é o senhor. Mas a ciência nos prova muita coisa. Enfim, de quem escreve como você, não dava pra acreditar que escreveria algo que presta. Enfim, aprende a escrever primeiro, depois vem discutir ciência.
Salvador, bom artigo. Não dá idéia pra esses fanáticos não. Isso não é ser religioso, é ser doente.
Santa ignorância Batman!
Pelo número, por linha, de erros gramaticais percebo claramento porque você votou no Crivella. Bastante consistente, parabéns. Felizmente, pesquisa em alto nível não é feita nas pocilgas do atraso e ignorância de onde emergem certos agentes políticos.
Alguns tem medo do “aquecimento global”, outros dos transgênicos, outros do E.T. de Varginha… Eu tenho medo das religiões… Elas são, sem dúvida alguma, a pior invenção do ser humano…
Haverá um dia em que poderemos amar à Deus sem termos de pagar pedágio para qualquer religião no planeta….. ai sim acreditarei na humanidade….
fassa mi ri
Ele mi fes ri.
Sua maior heresia, é ser burro de carteirinha. Ou por conveniência, ou por BURRICE mesmo.Aliás a CRENTALHADA maldita são mestres em falar GROSELHA! Espero que um Meteoro errante, acerte em cheio o seu templinho do salomão, e mande tudo para os infernos!
A primeira coisa que você precisa é de umas aulas de Português… tá difícil decifrar o que esse ASNO fundamentalista quis dizer… Com a eleição desse Crivella estamos mesmo é todos FUDIDOS, se esse câncer chamado IURD se expandir, podemos esperar uma guinada ao fundamentalismo religioso nas escolas (ensinar crença como verdade absoluta nas escolas!?!?!?), perseguição às minorias e pautas ultraconservadoras no Legislativo. Voltaremos uns 2000 anos no tempo. Quero estar bem longe daqui!
Salvador, ótima matéria! Abraço!
Fassa mi rir é analfabeto, não aprendeu a língua portuguesa e quer falar de biblia e ciência. Vai estudar ……..
você só pode ser fake e ainda assim – em sendo – é triste e doentio.
Hahaha….. troll lixo. Esse com certeza é o melhor blog da folha/uol! Muito obrigado por todo o conhecimento e informações aqui divulgadas, Salvador!
Valeu!
ahahahahhahaha
Que barato bom este… também quero!
Cara, desculpe-me. Mas antes de ter fé ou querer divulgar sua doutrina, faça um favor a ti mesmo. VAI ESTUDAR E MELHORAR ESSE PORTUGUÊS!
Direto de “O Senhor dos Anéis” isso só pode ser um troll das cavernas…
Um piadista, pelo texto não me parece um fanático das hostes financeiras do tio Edir fantasiado de rabino doido… se for real, a coisa aqui nessa nação é pior do que parece.
Quanto a Marte, sondas para lá e para cá, jipinhos andando lentamente, mas pelo jeito será quando o homem pisar lá e “cavucar” de vez o solo vermelho para enfim desvendar alguma coisa dos supostos enigmas marcianos.
Amigo, perca seu tempo com coisas mais proveitosas do que ler este blog, que tal assistir o Telecurso 1º grau ou estudar num EJA? Os curso de alfabetização ali são espetaculares!
kkkkkkkkk
Jose Eurdicledys Ferreira, cara, larga mão de ser bitolado! Acredito em Deus e acho que ele é o superior… Agora ficar fazendo isso para se fechar numa redoma é ridículo, abra a cabeça para novas descobertas!
Edir Macedo? vc só pode estar brincando, um dos maiores pilantras do Brasil é ele… tem vários videos na internet que ele fala que só quer saber do dinheiro das pessoas e outra, quem é ele para vender pedaços no céu?
Tem trouxa que acredita e deixa o salário lá…
Obs.: Aprenda a escrever !!!
Se esse comentário é real…. dói os olhos ler….triste pensamento retrógrado de uma pessoa que vive em uma caixa. Uma pessoa que não pensa que apenas tem a religião hoje puramente por acaso geográfico. Um ser desses, extremo radical, é o exemplo de uma pessoa que usaria uma bomba para matar em nome do seu Deus. Triste isso…..
Isso ai não é um comentário de verdade, ta com cara de ser montado por alguém pra sacanear os evangélicos. Nada contra nem a favor.
Tantos erros de português assim não seriam de uma pessoa que se preza a ler os artigos do salvador ou talvez nem mesmo gibi da turma da mônica
Pensei a mesma coisa, e sabe porque é eficiente? Porque aproveita o ódio existente daqueles que acreditam que suas escolhas fazem deles melhores ou mais inteligentes que outros. Uma versão da noite dos cristais tupiniquim. Mas olha que irônico: No fim ele está manipulando aqueles que odeiam os teístas acusando-os de serem…. Manipulados! Aí vão dizer que a manipulação que eles sofreram é branda, que a manipulação de outros é pior..
Esse comentário não é verdadeiro, está querendo apenas provocar.