Ué, cadê as estrelas na foto?
Esta é uma das perguntas mais comuns ao ver aquelas imagens todas dos astronautas na Lua, ou mesmo ao observar fotos e vídeos divulgados pelas agências espaciais do mundo: por que as estrelas de fundo nunca aparecem nessas imagens?
As teorias da conspiração que giram ao redor disso, claro, não fazem o menor sentido. Mas a dúvida é legítima. Por que as estrelas não aparecem? Vamos agora entender essa história, que já é velha conhecida de quem manja de fotografia.
Todos os dispositivos para registro visual, desde os olhos até as câmeras digitais modernas, são basicamente bacias de luz. Ali você vai recolher as partículas de luz que incidem sobre uma superfície — seja ela um sensor digital ou as células da sua retina — e transformá-las numa imagem.
Dependendo do brilho, cada objeto emite uma certa quantidade de partículas de luz. Objetos mais brilhantes emitem mais, objetos menos brilhantes emitem menos. E o que vai determinar quanta luz vai incidir sobre sua superfície sensora e gerar a imagem é o tempo de exposição.
Até aí, tudo bem. Se você quer fotografar objetos pouco brilhantes, basta aumentar o tempo de exposição, para que o número de partículas de luz dos objetos seja suficiente para produzir uma boa imagem. Se você quer fotografar objetos muito brilhantes, diminui o tempo de exposição, para entrar só uma quantidade adequada de partículas de luz, e o objeto ficar bem delineado.
O problema é quando você tem, no mesmo quadro, objetos muito brilhantes e pouco brilhantes. Nessas horas, você vai ter de escolher qual é a sua prioridade: fotografar bem o objeto mais brilhante e desprezar os demais, ou fotografar os objetos menos brilhantes e saturar de luz a imagem dos que já são mais brilhantes.
É o caso das imagens espaciais de corpos planetários — seja astronautas vestidos de branco caminhando sobre a brilhante superfície da Lua ou uma imagem de Marte à distância. A regulagem do tempo de exposição foca em registrar com nitidez os objetos mais brilhantes. E os menos brilhantes da cena — as estrelas — não aparecem.
Legal. Mas você tem todo direito de desconfiar do que o Mensageiro Sideral está dizendo. Será que eu não faço parte de uma conspiração Iluminati para esconder que a Terra é plana e a humanidade nunca foi à Lua? Bem, você não precisa tomar a minha palavra como verdade. Dê uma olhada no vídeo acima, que demonstra na prática, com uma câmera normal de tablet ou celular, sem frufrus, como isso funciona — e faça seu próprio teste!
Mais uma dica: esse papo todo de exposição não foi uma coisa que a Nasa inventou. Não é coisa de agência espacial, nem de conspiração Iluminati. É princípio básico de fotografia, que vale para qualquer lugar, não só no espaço. Se tem captura de imagens, essas regras de exposição estão valendo. Valem até para os seus olhos — eles trabalham pelo mesmíssimo princípio, com a diferença de que regulam a área de exposição, em vez do tempo.
Se você estiver num ambiente iluminado e sair para observar o céu noturno, verá, de início, poucas estrelas. Isso porque suas pupilas estavam mais fechadas, adaptadas ao ambiente claro. Com menos luz, elas vão se abrindo, o nível de exposição da retina aumenta e você passa a enxergar mais estrelas. E, se, com a pupila bem dilatada, você entrar de novo num ambiente iluminado, todo mundo conhece a sensação de desconforto nos olhos — tem luz demais entrando na retina! A pupila precisa se contrair para regular novamente nossa “câmera natural”.
P.S.: Neste domingo (6), o Mensageiro Sideral ajuda a compor a bancada do “Canal Livre” para entrevistar o físico Marcelo Gleiser. A partir de meia-noite, na Band.
Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube
SALVADOR, PROCURA O QUE FAZER. DEIXA DE SER LUNÁTICO. ACREDITAR QUE O HOMEM FOI A LUA? FOI UMA MONTAGEM DE VÍDEOS. E MAL-FEITOS! VEJA A MANCADA:
https://www.youtube.com/watch?v=-u2_xDSCdHs
A Terra é achatada, é o centro de nosso sistema solar e o HOMEM NUNCA FOI À LUA!!!
Outra coisa que gera dúvidas:: dias atrás a sonda do Japão divulgou imagens na Internet da paisagem lunar,pergunto: se o homem foi mesmo a lua porque não tem imagens da mesma da bandeira e dos veículos que ficaram por lá???
Grande Salvador,
Um pouco off topic…
Eu fico impressionado em como a difusão da tecnologia contribui nos dois sentidos, tanto para iluminar, quanto para obscurecer.
Essas pessoas que argumentam (ok, vamos chamar aquilo de argumento) contra apenas o fazem porque têm acesso, via tecnologia, ao que há de mais porco na… tecnologia!
É simplesmente porque a (contra)informação está disponível que, na preguiça de estudar, eles seguem qualquer tese. Não questionam, não estudam, não aprendem.
É mais confortável — e deve ser “bonitinho” no grupo de convívio — usar argumentos (sic) de outros para negar a realidade.
São uma nova casta: os doutores de youtube.
Há uns 10 anos atrás, quando eu ainda era professor, um aluno me apresentou um texto de TCC que era uma porcaria. Quando perguntei qual a bibliografia, ele me respondeu: — Youtube! De lá pra cá, imagino como as coisas pioraram.
Estou meio filosófico hoje. E muito descrente com essa tigrada por aí.
Mesmo antes da foto totalmente digital, era possível fotografar o objeto menos luminoso, mesmo com muita luz próxima à objetiva. Essa foto da nasa tem várias falhas. A principal delas é a linha que divide a escuridão da luz. É de uma precisão estonteante, se considerarmos que a fonte de luz e o objeto que impede a propagação desta, estão muito longe do “piso lunar”. Para quem não entendeu, observe o contorno da sua sombra no chão, na rua, se você estiver em baixo de uma luminária pública. Não tem precisão. E a distância entre o chão/sombra, e a luminária, é de no máximo seis metros. Mas tem mais. Ah! E eu não acredito que nós humanos, estamos sozinhos no universo.
MENSAGEIRO SIDERAL – Acho fantástico tudo que é publicado neste blog, mas como gosto de ler até lista telefônica não consigo ficar sem ler os comentários. Não consigo deixar de ficar decepcionado com tanta estupidez. Deve existir alguma forma de filtrar comentário idiota.
Galera sugiro que escrevamos com acentuação perfeita aqui nos posts, pois o senhor Salvador se nega a responder quando arguido , e ainda tenta humilhar com chacota quem o questiona, já liguei para minha professora particular e vou tentar melhorar assim quem sabe ele responda meus questionamentos sem indiretas e chacotas.
Só mais uma observação:
Para se regular a quantidade de luz que entra em uma câmera não é apenas o tempo de exposição (shutter): Pode se ajustar a iris da lente também (f-number).
Conforme a situação (velocidade da cena), profundidade de campo desejada e luminosidade ambiente o fotógrafo escolhe os parâmetros ideais. Obviamente isso vale para câmeras profissionais. Câmeras mais amadoras esses parâmetros são escolhidos automaticamente, e nem sempre se tem uma lente com ajuste de iris.
Só você acredita que esses cabeças de ovo chegaram a lua, acho engraçado, chegaram lá com uma lata de sardinha e hoje, temos tudo a nossa disposição e ninguém vai. kkkkk
Não foi só uma vez não.
Eu acredito sim que o homem foi pra lua. Mas não a mulher.
Se o homem foi a lua … pq não trouxe nem S. jorge nem o dragão, mas só pedrinhas….
Eu só sei que quem nainou o caminho foi o Julio Verne…
Naninou é brabo! Ensinou, animal!
eu me pergunto, porque um cara abre um canal na net com espaço para comentários e fica deletando comentários que fazemos?
Que tipo de democracia é essa, onde os comentários de quem que seja, por mais estúpidos que pareçam, deveriam ser ao menos respeitados.
Mas o Sr. Salvador apaga na hora tudo que não lhe convém.
Então Sr. Salvador: VOCE ESTÁ DEMITIDO DA MINHA VIDA SIDERAL!
Foi tudo armação, os EUA construíram 15 foguetes Saturno V da altura de um prédio de 40 andares só por farra, pra enganar os trouxas. O igualmente gigantesco N1 da inocente URSS explodiu no lançamento rumo à Lua também só pra sustentar a farsa.
Chega a ser patético essas teorias da conspiração dizendo que o homem não foi a lua.
Isso faz parte do sentimento antiamericano dos esquerdistas caviar que aqui frequentam que querem por que querem diminuir os feitos da Nasa e em geral “dUSAmericanu yankees golpistas”… kkkk. Coisa de cérebros pequenos e limitados.
Foram bilhões de dólares investidos na empreitada com milhares de pessoas trabalhando no desenvolvimento de soluções para que isso fosse possível. E nem os Russos – principais interessados na época – duvidaram desse feito, pois eles monitoraram todas as missões.
Se o ser humano planeja tanto ir a Marte, não seria mais viável já tem uma base fixa na lua com humanos morando lá, para saber como se seria a vida fora da Terra!
E a NASA não foi a lua.
resumindo, o homem foi a lua, 1969 até 1934 não voltaram por que nada de significativo existe;
é um outro mundo, queira ou não, e impossível de ter vivência humana;
obrigado site mensageiro sideral,, nao pertubo mais
Não importa o que digam, ninguém convence ninguém de que foram ou não na lua. É como fé e religião: para quem não acredita nenhum argumento (ou prova) é o bastante, enquanto que para quem acredita nenhum argumento é necessário.
Eu não acredito que foram. Mas não vou expor meus argumentos porque, primeiro, sou um completo leigo quando o tema é viagens espaciais e, segundo, qualquer coisa que eu fale aqui alguém vai me mandar estudar. kkkk
Eu não sei com qual fico mais desanimado…
Com aqueles que ainda acham que a terra não é redonda (ida à lua).
Ou com o mensageiro que ainda insiste em tentar validar as missões de pouso na lua.
É muito fácil falar que a empreitada foi falsa pra quem é leigo e não tem admiração por astronomia. Provavelmente nunca viu a lua por um telescópio com os próprios olhos, por tanto, não sabe a sensação e a vontade de pelo menos estar mais perto do alvo.
E é muito difícil, praticamente impossível Sr. mensageiro, que com o seu conhecimento nesses vários anos de astronomia consiga convencer eles fazendo posts nos comentários dos mesmos.
Enfim…
Vou continuar a ler somente as matérias, que são muito legais.
Parabéns.
Eu tbm. Pq o Sr. Salvador Nogueira agora “limpa” os comentários da gente a seu “gosto”. Não há democracia aqui. So a vontade do mensageiro. Perdeu muitos créditos nessa Sr. Salvador.
Não limpo nada, professor. Só não estou aqui clicando “reload” a cada cinco segundos esperando seu comentário.
Uma coisa não consigo entender sobre as imagens divulgadas, por que sempre a sombra está como se fosse entardecer ou amanhecer? Não sei detalhes dos horários das missões, mas me parece que o Sol nas imagens, brilha de forma diferente na lua, isso mesmo?
se todas as estrelas fossem vistas da lua, tipo na terra, a luz seria intensa devido a quase ausência de gravidade e atmosfera;
SÓ PARA FINALIZAR A DISCUSSÃO: CLARO QUE O HOMEM FOI À LUA, TODO O MUNDO RECONHECE, INCLUSIVE OS RUSSOS E TEM UMA PROVA FÁCIL: FOI COLOCADA UMA PLACA (ANTEPARO ESPECIAL) PARA QUE HOUVESSE A POSSIBILIDADE DE MEDIÇÃO DA DISTÂNCIA REAL ENTRE A TERRA E A LUA, A PARTIR DO REFLEXO DE UM LASER. ISSO MESMO! UM FEIXE LASER É DISPARADO DA TERRA EM DIREÇÃO A ESSE ANTEPARO, O QUAL DETERMINA PELO TEMPO E CONSIDERANDO-SE A VELOCIDADE DA LUZ, A REAL DISTÂNCIA QUE NOS SEPARA DE NOSSO SATÉLITE NATURAL!!!!
QUEM NÃO SABIA, PESQUISE ANTES DE POSTAR. ABRAÇO A TODOS.
hehehe, e tem uma bandeira completamente s esticada….sera que é o vento ou ela esta bem engomada?
Salva Blz? Sempre prestigio suas matérias e considero sensacional a atenção desprendida na resposta dos comentários. Saberia informar melhor local em São Paulo (ou próximo da cidade até 200km), para ver o ápice da super lua? Será próximo ao feriado né?
Explicação furada. Não tem nada a ver com a abertura da íris (ou lente). E sim com o “range dinâmico” que o filme da época possuía. Hoje em dia filmar em HDR é comum, e pode-se até adequar este range ao local de exibição, através de softwares HDR.
Agora, sobre conspirações. Entre aqueles que acreditam em qualquer conspiração reptiliana e aqueles que negam todas conspirações está situada a verdade. E uma boa tática do real conspirador é desacreditar conspirações ao infantilizá-las.
Discussão inútil,. todos nós não viveremos até isso acontecer
Olá Salvador, você acha possível uma expedição turística na lua em um curto prazo ?
PUBLIQUEM MINHA RESPOSTA
A melhor prova que o homem foi à lua é o equipamento que deixaram lá, que reflete lasers, possibilitando que qualquer instituto de pesquisa no mundo mande um feixe de laser direcionado para a área de pouso dos astronautas e o receba de volta, o que permite fazer uma medição meticulosamente exata da distância terra-lua pelo tempo de resposta. Agora, se você acredita que todos os institutos de pesquisa fazem parte da conspiração, então só tem uma solução: vá meditar sozinho numa caverna no Himalaia, é o único jeito de se livrar da pretensa conspiração mundial…
A medida que vai saindo da atmosfera, as estrelas se esparsam porque o universo esta se expandindo,
a atmosfera da terra é a maior lente de aumento do mundo, por isso vemos as estrelas quase que unidas!
desaparece as constelações devido a distância das estrelas entre elas!
Na verdade o Homem nao foi a lua, e sim os ET’s vieram para terra.
Você pode pegar um programa antigo da TV CULTURA “castelo Ratimbum” onde la aparece um Et vulgo o nome se chama ETVALDO, aqui sim era verdade.
Não muda nada. Continuo acreditando que o homem jamais esteve na lua. Sabe por que? Simples. Se fosse verdade, hoje, 47 anos depois, já teríamos uma estação espacial lá, com viagens frequentes até o planeta. Por que em meio século só se chegou lá apenas uma vez? O problema é que os donos do mundo vivem querendo nos enganar, e muita gente acredita.
Quem ai acredita que o Homem NÃO foi à Lua, mas acredita que mandamos Robôs para Marte? Manifestem-se aqui!
Sr. Salvador, meus parabéns, nunca vi ninguém em site ou blog nenhum, responder esse tanto de pergunta, e sempre com uma resposta empolgada e clara, e que expõe bem o seu ponto de vista, parabéns
Nova teoria da conspiração: Salvador Nogueira é um programa de computador (só assim para explicar a paciência). Agora sério, muito didática a explicação. Obrigada.
Ehh Salvador, tu tinha que jogar essa bombinha bem na entrada da caverna? Olha só o que saiu lá de dentro.. hahaha
Heheh, de vez em quando faz bem. O público seleto do blog às vezes me faz esquecer a realidade lá fora… 😉
Salvador, mas acho que a culpa nem foi sua. A chamada estava na capa do Uol!
Público seleto? Onde? Quando? Como? Um site como esse aberto e voce fala de público seleto? Pelamor…
Rapaz, quando não tem chamada no UOL, é só crânio aqui nos comentários… Convido-o a visitar num desses dias de calmaria. 😉
Antes de vcs me convencerem de que os americanos foram realmente para a lua, eu preciso acreditar em mula-sem-cabeça, em papai noel, em prostituta virgem….. Me poupem. Os americanos divulgaram até a foto de uma bandeira tremulando na lua. kkkkkk. Esse video aí de cima, acho que o cinegrafista embarcou num disco voador, pra nao cansar de caminhar…
A propósito das filmagens, o mundo inteiro viu as imagens de Marte daquele carrinho chamado Curiosity andando pelo solo de marte. Ai eu pergunto: Onde estava a câmera que filmou aquilo?Só podia ser dos ETs é claro….
Foi parceria com os greys. rs
Existe um outro vídeo japonês , que mostra bastante a terra, estranho que a terra aparece de vários tamanhos.
A terra sempre iluminada até quando é dia na lua , as sombras não batem.
Os vídeos da sonda japonesa foram feitos com duas câmeras, uma de campo largo e outra de campo estreito. Naturalmente, a Terra terá dois tamanhos distintos, dependendo da câmera. É como tirar uma foto sem zoom e outra com zoom.
Verificou se a produtora do video era a Tsuburaya?
O orçamento japonês não deu pra contratar Kubrick.
Tem vários videos japoneses com um réptil gigante destruindo Toquio. Nem por isso é verdade……….
É claro que o homem foi à lua. O título mundial do parmera não é verdadeiro? então….
Ainda bem que as duas coisas não estão atreladas. Mas vai aí um Prêmio Nobel de Falácia pra você!
So para quem acredita. Mas para os que também não acreditam. Tá valendo!
Cala boca porque sô parmerense caraco!
Parem de falar em caminhão de dinheiro… senão, daqui a pouco a galera lá de Brasilia e Construtoras Ltda vão acabar querendo entrar nessa!
Coitado do Moro, já está até o pescoço de serviço! Parem com isso por favor.
Ja consigo até ver: Ministério da Exploração Espacial.
Quem vai pagar tudo isso, nós, é claro!
Pegando carona no comentário, por que você acha que o Brasil recusa parcerias espaciais com a Nasa, fica patinando para entrar no ESO, europeu, mas faz foguete com a Ucrânia — e larga o projeto depois de gastar R$ 1 bilhão em obras em Alcântara?? 😛
No meu tempo a Rita Cadillac era filé. Feijão era barato. TV era Telefunken. O Silvo Santos animava os domingos. Dirigia fuca e brasilia e eram carroes. Se liga mané.
Salvador, desculpe me intrometer, mas tentarei dar uma explicação rápida sobre suas perguntas. O
Brasil não se recusa a ter parcerias com a NASA, tanto que tivemos uma parceria na ISS que não foi cumprida, lembre-se da história do nosso astronauta. Com a ESO o problema é o mesmo não temos condições de oferecer uma contrapartida, você se lembra que até quase perdemos o direito de usarmos os bons telescópios? E com a Ucrânia já tínhamos colocado a maior parte do que nos cabia e a Ucrânia quase faliu. Infelizmente a vida de um país de terceiro mundo é uma droga.
Exato, na ISS, não foi cumprida — por má vontade do governo que veio pós FHC. O ESO, se tivéssemos cumprido a nossa parte, nossas empreiteiras poderiam participar de obras no Chile para a construção do E-ELT. Mas que Odebrecht quer participar de licitações europeias, se tem tanta licitação boa no Brasil e em Angola, tão mais lucrativas?
Sobre a Ucrânia, o acordo era para um foguete que não tinha mercado e que continuou sem mercado. A Ucrânia pressionou o Brasil por longos anos. E mesmo depois de tudo abandonado Dilma custou a ligar para os ucranianos e dizer que estava tudo cancelado. Eles agora buscam outro parceiro. E o dinheiro investido na Alcantara Cyclone Space, pergunte ao Roberto Amaral onde está….
O ideal seria montar um presídio espacial e mandar todos esses políticos safados pra lá. Viagem sem volta!
É impressionante mesmo notar como a internet hoje em dia afeta o senso de julgamento das pessoas. Todas essas coisas de teoria de conspiração hoje tem uma amplificação estupenda por causa da Web. Noto que cada vez mais tem crescido o número de pessoas que não acreditam que o homem foi à Lua.
Uma pergunta…e quanto aos robôs enviados para Marte (Spírit, Curiosity). Nesses voces acreditam, ou acham que é tudo montagem no Youtube?
Claudio, nas “selfies” dos robôs esses caras comentam que é fake porque não entendem quem estava lá para tirar a foto.
São os Doutores de Youtube.
E isso não é bom ? Ou vc prefere um monte de vacas mansas falando muuu e amém para tudo ?
Uma das coisas que mais me irrita são esses …. (não vou nem dar o adjetivo) …. que não acreditam que o homem foi até a lua ….. Fomos sim , por causa da guerra fria, não voltamos ainda porque deixou de ser prioridade …. Um dia iremos até Marte …. Mas nunca sairemos do Sistema Solar (só as nossas sondas robóticas), devido às distâncias envolvidas e a incapacidade de sustentar a vida humana numa viagem tão longa assim ….. E um dia seremos todos extintos. E pronto, é isso.
“Mas nunca sairemos do Sistema Solar…” é muita hipérbole para a ciência!
Não cuidam da Terra que é linda, perfeita e possui tudo o que precisamos e fica procurando existencia de água em marte. Vamos cuidar do Cantareira meo.
CONCORDO. PONTO FINAL!
Salvador,
Seria interessante ter um telescópio orbitando a Lua?
Orbitando, não seria grande vantagem. Mas na superfície, sim!
E por que? Pergunto por curiosidade (é bom explicar, já que virou moda perguntar por petulância).
Eu imaginei que, na órbita lunar, teria um campo de visão mais amplo, melhor exposição dos painéis solares, maior facilidade de emissão de sinais para a Terra e menor interferência atmosférica (ainda que a atmosfera da Lua já seja bem rarefeita)
Interessante pela ausência de poluição luminosa?
E a rotação lenta!
Qual seria o melhor ponto para estacionar esse telescópio nos pólos ou no lado “escuro” ?
Salvador, mas estar na superfície lunar não teria problemas com o reflexo da superfície ? O Albedo da Lua é alto, não ? ( tá, coloca no lado escuro……..)
Ou micrometeoritos ? ( acredito que pela atração gravitacional o risco seja maior que por exemplo em um satélite em orbita terrestre alta)
Isso, como telescópios na Terra, você usa à noite! 🙂
Nao entendi. Pra que ? O Hubble já faz o trabalho todo. Ao invés de instalar um telescópio na Lua, que construam uma base lunar.
O Hubble está em órbita da Terra o que significa que dá uma volta no planeta a cada 90 minutos, aproximadamente. Um telescópio na Lua poderia mirar um alvo por 14 dias seguidos, ininterruptos, por conta da rotação lenta. Isso certamente oferece condições de observação diferentes — e portanto úteis — do Hubble.
E quanto isso ia custar? Uma fortuna. Desculpe cientista…mas isso é mesmo sem sentido do ponto de vista financeiro.
Ao contrário do que muitos pensam, os Russos questionaram sim a ida do homem a lua, no entanto a mídia americana sempre escondeu isto do resto do mundo, e prova disso é que nunca permitiram que as suposta imagens feitas na lua passassem por pericias, e na iminência de a fraude ser descoberta, por que mais cedo ou mais tarde alguma comissão internacional iria certamente propor a analise dos videos, eles forjaram um incêndio na nasa que destruiu os videos originais. Essas fitas eram equivalentes a Constituição Americana em valor histórico, então certamente se fossem reais estariam guardadas no Fort Knox. Usem a mente que Deus lhes deu. Se eles tivessem ido na lua, certamente já teriam voltado lá e feito novas imagens. Ainda hoje com a tecnologia que temos não é possível. O máximo que podem fazer é mandar sondas não tripuladas lá e jogarem objetos que podem ser detectados daqui, e nada mais.
Não questionaram não. Saiu em tudo quanto era jornal russo, eles rastrearam as transmissões da Apollo vindas da Lua. Não tem choro nem vela.
O fato de os russos não questionarem a chegada dos americanos a Lua é a maior prova de que foi realmente feito. Em uma época onde eles travavam uma verdadeira “batalha campal” para chegar primeiro na Lua, se fosse mentira, por que eles pararam? A corrida primordial já havia sido perdida, logo não tinha mais motivos para continuar investindo tendo este evento como foco…
Tá aí uma história interessante. Se alguém teria interesse em desacreditar os americanos desde o começo – e teriam os meios pra isso – seriam os soviéticos, que não gostariam de ter seu pioneirismo na conquista espacial desbancado.
Acho que vale um artigo, ou pelo menos indicar fontes para confirmar esta informação.
Interessante é que missões são enviadas (várias com sucesso) a Marte, sondas enviando mensagens da borda do Sistema Solar, mas não…. não conseguiriam ir à Lua, nosso vizinho da calçada…
Há laboratórios que medem diariamente a distância entre a Lua e a Terra e isso se dá por um equipamento refletor deixado lá numa das missões (acho que a tripulada)… Ah, lembrei … eles medem chutando valores, né?
Na boa… sem chacota, menos ainda qualquer desrespeito a quem pensa diferente… mas acho que mais pesquisa e estudo ajudam a vislumbrar mais que teorias de conspiração ou o mero direito de pensar diferente, em detrimento de possíveis provas e fundamentos.
Você está enganado, os russos jamais questionaram que os americanos conseguiram levar astronautas até a Lua, se você acha que é o contrário mostre onde estão os questionamentos dos soviéticos, é claro que você não vai mostrar porque não existem.
Parabéns… até que enfim a mentira do século começa a ser desvendada.
Eles foram 6 vezes para a Lua: 2 em 1969, 2 em 1971 e 2 em 1972.
Use a mente que Deus lhe deu.
Quem acredita em bobagens, não se interessa pela verdade.
João, supõe-se que vc tenha razão em sentido da NASA forjar provas… mas uma coisa eu acho muito pouco provável: as provas originais – se é que elas existem – da farsa sobre a chegada do homem à Lua, devem estar é trancadas a 7 chaves, pois os americanos não deixaria isto se perder assim. Eu tambem tenho dúvidas quanto ao assunto, mas acho que se este fato acontecesse hoje eu acreditaria. Não sei se naquela época os humanos já tinham tecnologia para levar pessoas à Lua. Talvez somente sondas, e assim fizeram uma mega montagem com imagens reais da Lua e o resto com pessoas na Terra, usando efeitos cinematográficos da época. Mas vai saber… tudo é possível! De repente eles foram mesmo… só Deus sabe.
Primeiro – não teve deus nenhum para me dar a mente ou algo do gênero.
Segundo – veja as imagens da sonda japonesa Kaguya (Selene).
Kkkkkkkkkkk, acreditar que o homem foi a lua é uma piada. Não é só pelas estrelas que provam essa asneira. É só pesquisar um pouco e VC vai achar um monte de furo dessa NASA mentirosa.
Prêmio Nobel de Furo para este aqui! 😛
Cara, VC é pago pra sustentar essa mentira. Eu não vou esperar outra coisa dessa mídia comprada. Vai chegar um dia que toda essa farsa vai cair por terra.
Uh, vai sim. Salta um Prêmio Nobel de Conspiração Iluminati para este aqui!
Voce por acaso é da Academia Sueca para distribuir tantos premios Nobel pro povo?
Sou. E você acaba de levar um Prêmio Nobel de Questionamento de Otoridade por esse comentário. 😛
Sim, talvez no dia que Jesus voltar……..
Espero que ele venha e obrigue todos a ver aulas de ciência do ensino fundamental.
Cara, VC é pago pra sustentar essa mentira.
Prove isso também!
Eu não vou esperar outra coisa dessa mídia comprada.
Não, vai é ficar vendo merda nos canais de pseudociência do Youtube e nas páginas cheias de idiotas do Facebunda! AHAHHA
Vai chegar um dia que toda essa farsa vai cair por terra.
Quase 50 anos se passaram e até agora NADA. Quer tentar? Prova aí!
É isso mesmo, mídia comprada. Mídia golpista.
Golpistas, golpistas, não passarão. Dirceu, guerreiro, do povo brasileiro.
Salvador me dá um prêmio nobel aí kkkkkkk
Batista, fecha o livro!
Ganhou o Prêmio Nobel de Petismo Cego. E olha que a briga por essa premiação anda boa por esses tempos… rs
Acreditar que o homem foi a Lua é dificil. Mas na hora de votar no Lula vc acredita e vota!
Tu é doido ou come bosta. Alguém falou de política aqui? Vai chupar um rola.
E, já que estamos falando em prêmios Nobel…
Um óculos escuro pixelado “deal with it” para este rapaz
Boa!
Cara, procura um médico, ajuda psicologica. Politizar uma matéria dessas é coisa de quem sofre de algum distúrbio…
Tu caiu em contradição, se a NASA fez um monte de furos então eles conseguiram furar o domo que cobre a Terra plana e sair pro nada, pro abismo da suprema inexistência? Explique melhor isso, rapaz.
Furo que eu falo, são os erros da NASA na montagens do video.
Cara onde voce pesquisa essas coisas? Voce acredita em tudo que o Google te traz? Acorde para a vida. Acredite em sim mesmo.
Opa, saindo um Prêmio de Conspiração Iluminati para o Bello. hehehehe.
Prêmio Ignobil da Ignorância vai para …. Bello !!
Kkkkkkkkkkk, acreditar que o homem foi a lua é uma piada.
Piada é esse seu comentário e sua existência medíocre!
Não é só pelas estrelas que provam essa asneira.
Ainda bem, porque o argumento das estrelas acabou de ser derrubado!
É só pesquisar um pouco e VC vai achar um monte de furo dessa NASA mentirosa.
Tudo bobagem e ignorância científica. E pelo jeito você caiu como um patinho! Quá quá!
EU!
Chupe meu cabeção., .. hihihi!
Uau, cara. Realmente você tem problemas de projeção! Procure um psiquiatra, urgente!
Belo. Os astronaustas deixaram espelhos na lua para que a distância pudesse ser medida pela refração de um laser da terra. Hoje este experimento é feito por muitas universidades por estudantes. Pare de delirar. Temos tecnologia para ir além de marte, porém o custo é muito alto e dificil o planeta todo se unir em torno de um projeto
É interessante que os EUA farão missões à Lua em 2018 justamente dois anos antes dos chineses irem em 2020.
Os chineses não vão à Lua em 2020. E os americanos também não. Os EUA vão lançar o primeiro teste de sua nova cápsula, mas sem tripulação, em 2018. E os chineses só devem pousar na Lua, se tanto, em 2028.
Salvador, o que mais me deixa em dúvida é: Se os americanos já foram lá a 47 anos atrás, por que agora eles estão fazendo ‘testes’ para que uma nave seja tripulada? Eles já não tinham este parâmetro de pesquisa? Estranho…
Mauai, cada nave nova precisa ter os testes refeitos! Como saber se a nova se comporta como a antiga??
Exato Salvador. Se fosse tão fácil, os aviões aqui na Terra – com muito mais razão, por não ser espacial – também não precisariam ser testados para se lançar um novo modelo de Boeing, Airbus ou outro qualquer. Era só fazer o projeto, fabricar, montar , vender e os passageiros estariam em segurança. Ao contrário disto, leva-se muito tempo nos testes em solo, no túnel de vento e no ar, com pilotos de teste.
Não entendo nada desse assunto pouco me interessa mas vejo sempre essa debate a minha duvida é a seguinte si naquela época a tecnologia era atrasada e conseguiram ir e agregar fundos hoje com a tecnologia super avançada e com mais facilidade de agregar fundos não foram ainda ….
Que facilidade de agregar fundos? Na época era a mesma de agora — cobrando impostos. A diferença é que naquela época, para bater os russos, os EUA estavam dispostos a gastar 5% de todos os impostos arrecadados nisso. Agora não mais…
E agora a China disposta a bater os EUA, só em 2028, e se for!?!
vcs todos acreditam nesse viado do Salvador Nogueira, com esse fraco artigo!!!
Uiuiui!
Quem disse que a tecnologia em 69 era atrasada? Atrasada em relação a que? Era o top de tecnologia para a época. Tudo que havia de mais moderno e avançado foi usado para a época. A falta de discernimento mesclando a situação do passado com a realidade do presente é assombrosa!
Nunca fomos a Lua – 1 – na década de 60 os computadores eram inferiores a smart fones de hoje – 2 – Olha a geringonça em que dizem ter ido kk , 3 – Cade os propulsores e tanques de combustível para que pudessem decolar da lua ?? — 4 – Se acharam uma desculpa para as estrelas não aparecerem , quero ver a desculpa para não aparecerem mais de 15 mil , isso mesmo 15 mil objetos e satélites que orbitam a terra ?? kkkk piada — FILMADA NOS PORÕES DA NASA – https://www.youtube.com/watch?v=EQ1EyvXesCo
Mais um Prêmio Nobel aqui! Hoje está quente o negócio! A Academia Sueca vai acabar com o fundo do velho Alfred… 😛
Olá Salvador. Não desacredito que o homem tenha ido à Lua. No entanto, depois de Elie Wiesel, a verdade é que prêmio nobel ficou breguinha, né…
Porquê este povo de baixa cultura usa tanto kkkkkk? Será que é mal de Parkison? Ou burrice transbordando pelos dedos.
Pelo visto o autor é esquentadinho neh, não admite opinião contrária… qualquer um que pesquisar um pouco terá indícios muito fortes para o benefício da dúvida. Quem muito se incomoda com opinião contraria e argumenta com a ironia e o sarcasmo demonstra que a sua convicção não é tão forte assim…
Salvador, tá fugindo da resposta?
cadê os propulsores e os tanques de combustíveis para decolar da Lua? minha dúvida é só essa. se me responder eu passo a acreditar. obrigado
Tão aqui: http://www.armaghplanet.com/blog/wp-content/uploads/2016/04/image-of-lunar-module-components.jpg
Salva, essa é nova.
Tem um monte de
babacacarinha dizendo que não se podem ver satélites… Isso não acontecia (pelo menos acho que não) nos posts das 5 provas. Deve ser uma “teoria” nova.Afinal, os caras querem ver os satélites daqui da Terra ou da Lua???
Será que eles acham que a Terra deve ficar parecendo com aquelas imagens que fazem para mostrar os nossos lixos orbitais?
Se for… os caras estão perdendo mesmo a noção de ridículo.
Nunca fomos a Lua
Prove que não.
– 1 – na década de 60 os computadores eram inferiores a smart fones de hoje
Computador não leva gente pra Lua. Foguetes levam.
– 2 – Olha a geringonça em que dizem ter ido kk
Você diz ESSA “geringonça”? Isso se chama FOGUETE, caso não saiba!
3 – Cade os propulsores e tanques de combustível para que pudessem decolar da lua ??
Estão >AQUI!<. Não sabia?
— 4 – Se acharam uma desculpa para as estrelas não aparecerem , quero ver a desculpa para não aparecerem mais de 15 mil , isso mesmo 15 mil objetos e satélites que orbitam a terra ??
“Desculpas” que você nem se deu ao trabalho de testar, né? Vagal! Se as estrelas, que têm luz própria, não são visíveis… imagine os satélites que NÃO geram luz! JUMENTO!
kkkk piada — FILMADA NOS PORÕES DA NASA – https://www.youtube.com/watch?v=EQ1EyvXesCo
https://www.youtube.com/watch?v=48rz8udZBmQ
Sim, sim, e com direção de Stanley Kubrick? melhor ainda, e dê-lhe “conspiración”.
Cara fico impressionado como as pessoas acreditam nessa lenda que o homem foi a lua em 69, fotos cheias de falhas, um monte de maquinario, teria que ser uma nave gigante para levar tudo aquilo la..kkkk e o radio de comunicação deles, os caras falavam la e a resposta era imediata, hoje vc assiste a CNN e os caras nao conseguem tempo imediato igual daquela epoca..kkk gente vamos acordar, com certeza podem ter ido mais tarde com mais tecnologia, mas em 69 nao foram, eu acredito que essa é a maior mentira do seculo passado, nem o mundial do Palmeiras é tão falso quanto isso…kkkk
Cara, não acredito que alguém possa achar que você está falando português. O texto não tem acentuação, não tem vírgula. Imagine se alguém poderia dizer que você fala português! É fraude! 🙂
Vc é alienado, acredita em tudo que a nazi, digo naza diz.
Salvador se atente sobre minha postagem, não fique procurando acentuação, parece que você está fugindo de me responder, está procurando subterfúgios????????
impressionante a educação sua… porque o cara não coloca acento é fraude.. mais impressionante ainda é sua falta de respeito com as opiniões contrárias à sua… agora se é pra ser assim, idiota é quem crê que o homem chegou à lua em 1969, e hoje, 50 anos depois mal sai da gravidade terrestre. Dizer que a nasa está fazendo testes de foguete NÃO tripulado em 2018 para tentar chegar à lua em 2025 realmente corrobora o tal pouso na lua de 50 anos atrás.. ah meu,… faz-me rir, e muito.
apagou meu post, cade a coragem para responder
Adoro ler todos esses post e os comentários, porem, desta vez devo pedir desculpas pois vou discordar de você Salvador Nogueira. Oque o nosso amigo João disse pra MIM tem uma logica.
Em 60 ou 69 tanto faz, a tecnologia era “atrasada” ao ver oque temos hoje, e com essa tecnologia atrasada eles conseguiram transmitir quase tudo em tempo real, as respostas vinham rápido de mais para uma tecnologia bem inferior oque temos hoje, e tem o fato de que em algumas fotos a bandeira dos EUA se mexia como se tivesse vendo, mas sabemos que la não tem.
Depois de ler esta matéria e ver alguns comentários, fiquei sim com duvida sobre o homem ter ido a lua.
Olha Salvador, é mesmo difícil acreditar que seres inteligentes iriam embarcar em um reator nuclear, ir até a Lua (e voltar sem o reator), com a tecnologia da época, em uma guerra fria, em uma época que estava em pleno vigor o Plano Marshall (essa façanha exigiria um fort inox inteiro). Mas vamo lá… acreditamos no Lula, porque não acreditar na apollo 11…
Clique na tecla SAP. 🙂
Salvador, parabéns pelo seu bom humor nas respostas!
A coluna é bem interessante e cumpre o objetivo de trazer ciência para a discussão pública.
Que o seu estoque de “Nobeis” seja bem grande 🙂
Rapaz, com quase 200 comentários para aprovar, estou até com medo… rs
Você desviou o foco, Salvador. A colocação do João faz sentido, sim. Não se esqueça de que o diretor de “2001 uma odisseia no espaço”, de 1968, esteve na Nasa neste mesmo ano e, alguns dos ângulos “fotografados pelos astronautas” se parecem muito com o mostrado no filme. Além disso, todo físico que conheci diz que não existe a tal “zona intermediária”, como argumentaram os americanos, para justificar a descida do homem lá. A temperatura varia dos -100C aos 170C(noite/dia). Muito estranho, mesmo!!
Não, qualquer um que tenha visto o filme sabe que a Lua de “2001” é bem diferente da Lua de verdade. Tem picos agudos, coisa que a Lua de verdade não tem. Os astronautas caminham normalmente, coisa que os astronautas na Lua não fazem. E não é uma “zona intermediária” é um “horário intermediário” — as missões foram todas planejadas para o entardecer ou para o amanhecer lunares, para evitar o pico de temperatura na superfície. E como um dia na Lua dura 28 dias terrestres, você pode passar 3 dias inteiros lá sem deixar de ser a “tarde lunar”. Não tem nada de estranho, exceto as fontes de onde você está tirando suas informações.
Então se o envio dos robos Spirit e Curiosity para Marte for uma farsa, pq afinal hoje temos tecnologia que se comparada à de 69 é até alienígena. Então ai voce acredita?
a tecnologia da nasa chega a nós mais ou menos entre 20 e 30 anos depois se você não sabe. Sabe esse seu smartphone que voce usa aí e acha o máximo? pois bem meu amigo, é tecnologia de 20 a 30 anos atrás para a NASA.
O programa espacial mobilizou mais de 300 mil pessoas e milhares de fornecedores à NASA, e bilhões de dólares gastos, como é que se monta uma farsa envolvendo tanta gente assim é tanto dinheiro. Uma produção cinematográfica sairia muito mais barato. A própria Rússia lançou um satélite para monitorar a ida do foguete à lua.
Olá Salvador li vc dizer que o homem não retornou à Lua porque custaria um caminhão de dinheiro, mas planejam mandar o homem a marte, certamente custando uma frota de caminhões de dinheiro. Pergunto não é bem mais barato e seguro enviar à Lua? Se naquela época conseguiram com toda a precariedade tecnológica, não conseguiriam hoje, com um orçamento bem mais enxuto? Porque não enviam ao menos robôs sondas para explorar melhor o solo da Lua, será que não há mais o que explorar por lá?
O seu argumento é perfeito e explica por que falam em Mandar o homem a Marte “no fim da década de 2030”. Isso é o que o Orçamento anual da Nasa poderia pagar, considerando a melhor da melhor das hipóteses. (Há gente que desconfia que isso é barco furado e que vai custar muito mais do que a Nasa pode pagar. Por outro lado, gente como Elon Musk pode radicalizar no barateamento se conseguir tirar do chão seus planos mais malucos de exploração espacial.)
Agora, mesmo esses planos de envio de gente à Marte tratam a Lua como “campo de provas”, o que significa que teremos gente de volta à Lua antes de termos gente pisando em Marte. E é certo que, antes de 2025, humanos já terão orbitado a Lua novamente. (A Nasa está desenvolvendo um foguete, SLS, e uma cápsula, Orion, que poderiam fazer o serviço e devem realizar o primeiro voo de teste, não tripulado, em 2018; como cancelaram o desenvolvimento do módulo de pouso, só poderemos orbitar, mas por enquanto não pousar. A previsão para o primeiro voo tripulado da Orion ao redor da Lua é de 2021.)
Penso que deveríamos seguir um ideia original de Werner Von Braun que idealizou primeiro uma estação orbital e depois ir a Lua na década de 60, um passo de cada vez. Antes de arriscarmos uma viagem tremendamente arriscada como será a ida a Marte, acho que deveríamos tentar criar bases lunares e adquirir experiencia em ambientes fechados, infinitamente mais inóspitos que na Terra, onde tudo deve ser reciclado e com uma equipe fechada por 2 a 4 anos. Aprendermos não só com os problemas tecnológicos que ocorrerão, mas também emocionais da equipe. Ir a Marte é um salto muitíssimo maior do que foi o do homem indo a Lua. Abs.
É óbvio que o homem nunca foi à lua, se tivessem mesmo ido, com certeza teriam voltado para fazer experiências e dar maiores passos rumo ao infinito. Logo, não acredito, não me importo se foram ou não à lua pois isto não trouxe de bom para o mundo. Acredite quem quiser, eu não.
Claro que o homem foi e voltou da lua. A tecnologia que você usufrui hoje é fruto justamente destas viagens maravilhosas. A ida do homem à Lua impulsionou tudo isso. Voce não se importa se o homem foi ou não, agora se seu pc/tablet/smartphone pifar vc fica p.. da vida. Interessante. Eles só existem pq o homem foi à Lua.
Acredito que as pessoas precisam estudar MUITO antes de falar sobre algo que não conhecem!
Ao amigo que falou ” cade os propulsores e tanques de combustível para que pudessem sair da lua?!”… Amigo, pesquise bem, estude bastante e vc vai achar a resposta, aí vc posta aqui!…estudem galera há muito conteúdo nesse meio!
Grande abraço!
Pegue um número infinito de Km e divida por 300.000 Km que a distância Terra-Lua e veja quanto dá.
Que bobagem! Os pcs existem graças ao holocausto meu chapa! Não viaja!
Realmente não trouxe nada de bom para o mundo. Se não fosse a corrida espacial, que era um pedaço da corrida armamentista talvez não tivessemos internet.
E cada ignorante do mundo deixaria de ter sua voz ecoada na rede.
É óbvio que o homem nunca foi à lua
Se é tão obvio, por favor mostre seus argumentos e deixe-nos julgá-los!
se tivessem mesmo ido, com certeza teriam voltado para fazer experiências e dar maiores passos rumo ao infinito.
Voltaram mais 5 vezes, não recebeu o memorando?
Logo, não acredito,
Ninguém se importa.
não me importo se foram ou não à lua
Também não nos importamos se você acredita ou não!
pois isto não trouxe de bom para o mundo.
Provavelmente você estaria falando Russo hoje, se os EUA não tivessem ido à Lua.
Acredite quem quiser, eu não.
Azar o teu!