Ué, cadê as estrelas na foto?
Esta é uma das perguntas mais comuns ao ver aquelas imagens todas dos astronautas na Lua, ou mesmo ao observar fotos e vídeos divulgados pelas agências espaciais do mundo: por que as estrelas de fundo nunca aparecem nessas imagens?
As teorias da conspiração que giram ao redor disso, claro, não fazem o menor sentido. Mas a dúvida é legítima. Por que as estrelas não aparecem? Vamos agora entender essa história, que já é velha conhecida de quem manja de fotografia.
Todos os dispositivos para registro visual, desde os olhos até as câmeras digitais modernas, são basicamente bacias de luz. Ali você vai recolher as partículas de luz que incidem sobre uma superfície — seja ela um sensor digital ou as células da sua retina — e transformá-las numa imagem.
Dependendo do brilho, cada objeto emite uma certa quantidade de partículas de luz. Objetos mais brilhantes emitem mais, objetos menos brilhantes emitem menos. E o que vai determinar quanta luz vai incidir sobre sua superfície sensora e gerar a imagem é o tempo de exposição.
Até aí, tudo bem. Se você quer fotografar objetos pouco brilhantes, basta aumentar o tempo de exposição, para que o número de partículas de luz dos objetos seja suficiente para produzir uma boa imagem. Se você quer fotografar objetos muito brilhantes, diminui o tempo de exposição, para entrar só uma quantidade adequada de partículas de luz, e o objeto ficar bem delineado.
O problema é quando você tem, no mesmo quadro, objetos muito brilhantes e pouco brilhantes. Nessas horas, você vai ter de escolher qual é a sua prioridade: fotografar bem o objeto mais brilhante e desprezar os demais, ou fotografar os objetos menos brilhantes e saturar de luz a imagem dos que já são mais brilhantes.
É o caso das imagens espaciais de corpos planetários — seja astronautas vestidos de branco caminhando sobre a brilhante superfície da Lua ou uma imagem de Marte à distância. A regulagem do tempo de exposição foca em registrar com nitidez os objetos mais brilhantes. E os menos brilhantes da cena — as estrelas — não aparecem.
Legal. Mas você tem todo direito de desconfiar do que o Mensageiro Sideral está dizendo. Será que eu não faço parte de uma conspiração Iluminati para esconder que a Terra é plana e a humanidade nunca foi à Lua? Bem, você não precisa tomar a minha palavra como verdade. Dê uma olhada no vídeo acima, que demonstra na prática, com uma câmera normal de tablet ou celular, sem frufrus, como isso funciona — e faça seu próprio teste!
Mais uma dica: esse papo todo de exposição não foi uma coisa que a Nasa inventou. Não é coisa de agência espacial, nem de conspiração Iluminati. É princípio básico de fotografia, que vale para qualquer lugar, não só no espaço. Se tem captura de imagens, essas regras de exposição estão valendo. Valem até para os seus olhos — eles trabalham pelo mesmíssimo princípio, com a diferença de que regulam a área de exposição, em vez do tempo.
Se você estiver num ambiente iluminado e sair para observar o céu noturno, verá, de início, poucas estrelas. Isso porque suas pupilas estavam mais fechadas, adaptadas ao ambiente claro. Com menos luz, elas vão se abrindo, o nível de exposição da retina aumenta e você passa a enxergar mais estrelas. E, se, com a pupila bem dilatada, você entrar de novo num ambiente iluminado, todo mundo conhece a sensação de desconforto nos olhos — tem luz demais entrando na retina! A pupila precisa se contrair para regular novamente nossa “câmera natural”.
P.S.: Neste domingo (6), o Mensageiro Sideral ajuda a compor a bancada do “Canal Livre” para entrevistar o físico Marcelo Gleiser. A partir de meia-noite, na Band.
Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube
Um ex-cientista disse que na década de 60 não havia fotografia digital e de acordo com laudo de técnicos e engenheiros da Kodak e Fuji (as maiores fabricantes de filmes fotográficos do mundo), não existe conjunto celulóide (filme) capaz de suportar variações de temperatura no – 270º a 140º graus C.
Não era fotografia digital, e o filme não foi exposto a essa variação de temperatura. Gostaria de ressaltar que nenhum humano sobreviveria a essa variação de temperatura, assim como nenhuma máquina ou circuito digital. Então você deve estar entendendo alguma coisa errado, né?
Hein??? Os engenheiros da Kodak e Fuji disseram que os filmes não suportam o zero absoluto? Nunca mais compro filme da Kodak nem da Fuji. Quando eu fotografar no zero absoluto quero ver minhas fotos reveladas depois.
Heheheh. O mais engraçado é que nem o espaço, à sombra, está no zero absoluto, por conta da radiação cósmica de fundo, com temperatura de cerca de 3 K. rs
Putz então os engenheiros têm uma certa razão, -270 Celsius 🙂
(não sei como colocar a bolinha do graus ali)
Isso no vácuo sob total escuridão… Não é o caso com o Sol, que, a exemplo da África do Sul, é logo ali… 😛
Phil Plait, do blog “Bad Astronomy” já responde: Segundo ele, o tempo de exposição das câmeras foi configurado para ser bem curto, uma vez que o pouso ocorreu pela manhã e o Sol brilhava muito forte. Por esse motivo, as estrelas não puderam ser capturadas pelas máquinas fotográficas e pelas filmadoras.
Se o tempo de exposição fosse mais longo, as estrelas seriam capturadas, porém, os astronautas iriam parecer um borrão branco.
Sim, mas quantos dos nossos estimados leitores do UOL sabem quem é Phil Plait? rs
Tem muita, mas muita gente que acredita que a Terra seja plana. Portanto, não crer que o homem tenha pisado na Lua passa a ser apenas um detalhe.
Eu não sei se é ingenuidade ou má fé,mas tentar nos convencer que o homem foi à Lua com tecnologia de um “PenseBem” chega a ser ofensivo.
A explicação da falta de estrelas até vai bem,mas ninguém nunca perguntou: Tá,mas quando não se está filmando em contraposição aos objetos mais brilhantes? Além do mais as estrelas lá no espaço sideral devem ser muito mais brilhantes e fáceis de se observar. Elas não ficam muito mais aparentes quando vamos para longe das cidades onde a iluminação artificial prejudica a abertura de nossas retinas?
Ah! tem aquele lance da bandeira tremulando ,num símbolo claro de soberania…Tá bom,eles explicaram,mas convenceram?????
E por aí vai…
Olha, faça vc mesma. Pegue sua câmera fotográfica e tente tirar foto de estrelas, experimente. Se não conseguir tente entender o motivo. Vc mesma pode responder sua pergunta.
Não tinham tecnologia? Pegue um avião e vai visitar Kennedy Space Center, pertinho de Orlando. Conhecer a história com seus próprios olhos. Vai ver que tinham mais tecnologia q 1 milhão de “pense-bem”, tecnologia não se resume a chips de computadores.
Ingenuidade e má fé, é não querer buscar a resposta pelo óbvio e deixar ser enganada por charlatões que só dizem idiotices.
e por que você não tenta fazer por conta própria ou vai manter a postura medíocre de desacreditar o óbvio?
Quem não acredita que o homem foi a lua geralmente são pessoas que não acompanham ciência/tecnologia.Depois ficam dando pitaco baseado em achismos .E mesmo vivendo rodeado de tecnologia Não sabem nem o princípio de funcionamento do próprio celular/motor automóvel/transistor/circuito integrado/rádio/tv/telescópio/geração de energia/etc. E com essa pouca bagagem de informações/experiências não é de admirar que eles tenham toda essa dificuldade pra aceitar que o homem foi a lua.
se foi ou não foi é uma questão de tecnologia e lógica. Particularmente acho que rodearam , mas não pousaram. Uma coisa é certa algo deve existir por lá, pois nunca mais quiseram voltar, por que será?
é só uma hipótese. Quanto a viagem da apolo 11, eu não creio que o fizeram como contam.
O homem não foi a Lua e ponto final. Não havia tecnologia na época. não é teoria da conspiração não.
os brasileiros não foram à Lua e nunca conseguirão ir se alguém de fora não ajudar. O poLvo daqui num dá konta. tudu buuuuuuuuuuuurru
Se naquela época a câmera Hasselblad tivesse o modo HDR (High Dynamic Range) talvez alguma estrela pudesse aparecer na foto.
Eu acredito que o homem foi a lua, mas não seria mais fácil para acabar com essa falácia toda, mostrar os módulos lunares que lá ficaram? Você sabe me informar se tem algum vídeo com esses módulos ?
OS AMERICANOS FORAM SIM A LUA ,SE VC OLHAR COM UMA LUNETA VAI VER O LOGO DA COCACOLA!!!!!!
Ué, cadê as marcas do “pneu” do Jipe ?
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:AS17-137-20979_%2821672950192%29.jpg
Falta a informação de quando essa foto foi tirada. Se foi logo depois que o jipe foi tirado do LM, não teria marcas. Além disso, precisamos ver outras fotos de contexto, antes e depois, para entender o que se passou. Você pegar uma foto solta assim é típico de quem não pesquisou. 😉
Salvador,
A quantidade de poeira que está impregnada na roda e em outras partes do Jipe, não deixa dúvidas de que ele já tinha dado algumas voltas.
A história contada pela própria Nasa:
https://science.nasa.gov/science-news/science-at-nasa/2008/21apr_ducttape/
Salvador, uma coisa me causa espanto na conquista espacial, o homem foi à lua. Investimos em telescópios gigantes na terra e em orbita, que tal um hubble na superfície lunar?
Seria legal. Duro é instalar e fazer a manutenção. 🙂
seria legal um radiotelescópio na Lua, poderia ser em órbita para evitar a contaminação de rádio vinda da Terra.
Perfeita a colocação. Aprecio teus comentários.
Fico até arrepiada de pensar até o onde o ser humano pode ir com tanta tecnologia. Será que um dia encontraremos uma civilização Extra Terrestre e pra eles nós seremos os alienigenas?
Fico a pensar quem essa turma quer convencer. Uma farsa cabulosa. Como já dito nos comentários anteriores numa época de Iphone 7, Galaxy S7, Xperia e tudo o mais e ainda cogitam quando voltar a lua. Ficam ai orbitando na atmosfera e dizem ter ido a lua. Ah e o ET preso na America vão apresentar ao mundo quando, kkkkkk.
Nunca foi e talvez nei vai so um burro pra acreditar nessas asneiras so vão na estação espacial por ela fica em órbita e não faz pouso
Não tem estrelas pq fotografaram de dia. E o céu na lua é preto mesmo durante o dia pq não tem atmosfera para espalhar a luz do sol (espalhamento Rayleigh)
O que não se faz em nome da liberdade de expressão…………..
Em pleno século XXI, frente a um mundo que depende cada vez mais da tecnologia, é absurdo ainda se discutir isso. Esta galera acha que celular deve ser tecnologia alienígena, tenho certeza.
O homem é um bicho muito estranho…….. Pior que não é só aqui, a “Patria Educadora”, vejo isso ser discutido em vários outros lugares.
Estamos caminhando para uma nova “Idade das Trevas” ?
Quando lá atrás quando meu professor discutia sobre infomação x conhecimento x entendimento, nunca pensei que veria exemplo tão bom do quão diferentes são.
Salvador, será que a NASA e a Kodak não poderiam lançar um projeto para levar a galera de descrentes para tirar uma foto do céu lunar ? Com máquina de obturador rápido e SEM capacete ? Eu até participaria do crowd funding.
Alguém chegou a perceber que a Terra cresceu absurdamente tanto nos últimos anos?
Comparem as fotos da própria Nasa
http://history.nasa.gov/ap11ann/kippsphotos/6642.jpg
http://www.nasa.gov/sites/default/files/thumbnails/image/dscovrepicmoontransitfull.gif
Durante o momento que a imagem foi feita por de trás da Lua, como que a Nasa conseguiu congelar as nuvens? Elas nem sem movem durante por um período de várias horas. Esse feito é incrível….rsrs. O pessoal da meteorologia se soubesse desse recurso poderia evitar grandes desastres fazendo com que nuvens não se movessem rsrs.
Só você mesmo pra achar que vai ver mudança de nuvens a essa distância. Você está vendo só larga escala aí, não uma nuvenzinha que sumiu ou outra que apareceu. Esperar mudança em algumas horas é como negar que a meteorologia possa fazer uma previsão de 12 horas com uma taxa razoável de acerto… 😛
Cara, você deve ser estar usando drogas pesadas! Cuidado!!!! rsrs
Só pode!
Você está me dizendo que todas as nuvens naquela suposta imagem da Terra não seria possível ver qualquer movimento delas por questão de escala?
Essa filmagem fake, segundo a Nasa foi mais ou menos 4 horas? Durante 4 horas, nuvens se formam, somem, movem. E no olhando para qualquer ponto da animação não é possível observar nenhum tipo de movimento, dissipação, etc. É uma imagem estática da Terra
Rapaz, se você olhar duas imagens separadas e procurar pequenas modificações nas nuvens você vai achar. Eu peguei duas imagens congeladas de um desses trânsitos lunares registrados pelo DSCOVR (mas não o mesmo, o meu é de 5 de julho deste ano) e achei várias mudanças sutis nas nuvens, em pequena escala. Olhe por exemplo estas duas imagens:
http://epic.gsfc.nasa.gov/galleries/2016/lunar_transit/epic_1b_20160705060246_01.png
http://epic.gsfc.nasa.gov/galleries/2016/lunar_transit/epic_1b_20160705073703_01.png
Procure ali ao redor da Índia, para facilitar a localização. Vai achar várias mudanças. E veja a tag das imagens: 1h30 entre uma e outra.
Agora, são mudanças de pequena escala. Daquelas que a gente vê no céu local. Mudanças de grande escala precisam de muitas e muitas horas para se fazer notar.
Admiro a capacidade das pessoas de enxergar conspirações até onde elas não existem. Como funciona a previsão do tempo, se imagens de satélite são falsas? Diz aí… tem um pajé da fundação Cobra Coral fazendo a previsão? rs
O que os americanos ganhariam mentindo que foram à lua?Quem diz que não foram sempre serão os despeitados anti americanos.A internet tb é uma mentira dos americanos e olha que foi feita bem depois da conquista da lua.kará alho!!!
Para fins de curiosidade: mais ou menos no final da década de 50 foram inventados o TRANSISTOR e o CIRCUITO INTEGRADO, ambas invenções permitiram redução do tamanhos dos computadores(mainframes) e o permitindo criar microprocessadores com velocidade antes não imagináveis. Bom, segundo o E.U.A., o homem pisou na lua em 69, certo? Aí todos dirão, olha aí, melhoraram o computador e assim conseguiram construir um módulo com um computador portátil e de alto desempenho, certo? ERRADO! Aí que está o pulo do gato dos LEIGOS em computação! Escreverei no próximo POST o que eu penso e que vários cientistas da computação também defendem, não ficarei nesta firula ridícula de criticar foto e tal, tudo isso é achismo tolo!
Salva Blz? Sempre prestigio suas matérias e considero sensacional a atenção desprendida na resposta dos comentários. Já que estamos falando de Lua, saberia informar melhor local em São Paulo (ou próximo da cidade até 200km), para ver o ápice da super lua? Será próximo ao feriado né?
Rapaz, qualquer lugar tá valendo. Lua é moleza mole, como diria meu antigo professor de química! 😛
Não formei opinião ainda, mas aquela parafernália montada com “Silver Tape” chegar tão longe……é uma façanha. ……
Ela não foi montada com silver tape. Mas MacGyver jamais recusaria ter uma dessas no bolso… rs
É claro que o homem nunca foi a Lua, é tanto que até hoje, o americano que se diz ter ido nessa viagem, teve tanta depressão, por ter escondido essa farsa! Estamos em 2016, e tecnologias bastante avançadas e o que ser ver, é só previsão! Pura buxa!
E dá-lhe comentários eivados de conspiracionices sem fim. E povinho…300 mil pessoas no projeto Apolo envolvidas, russos referendando, pedras lunares sendo pesquisadas em muitos lugares, laser implantado na lua para medição da distância correta, imagens capturadas por sondas indianas e japonesas, enfim, uma série de apetrechos e confirmações históricas que os conspiracionistas se debelam para acreditar. Mudando um pouco o assunto Salvador…vc viu os agrodepredações…ops…melhor…agróglifos em Prudentópolis que o Gervaerd afirma que um perito policial acadêmico autenticou como tal? Esse Gervaerd…kkkk
POXA, SERIA LEGAL ESTAS SONDAS E SATÉLITES LOCALIZAREM O LOCAL DO POUSO DA APOLO XI E DESSE UMA FILMADINHA NAQUELA BANDEIRA AMERICANA, LÁ FINCADA. OU SERÁ QUE SE DETERIOROU?
A bandeira americana da Apollo 11 foi fincada muito próxima do módulo lunar e tombou com a decolagem. As demais permanecem por lá, como revelado pelas imagens do LRO.
___ Nunca questionei, porém imaginava que na época, as estrelas estavam em Hollywood.!!!
1969…..47 se passaram e nunca mais pisamos na Lua…..por quê? porque é uma farsa e só os tolos acreditam nessa lorota!
Salvador, não teria como apontar um telescópio para a lua e localizar o que foi deixado lá pelas missões Apolo?
A Lua tem 3.400 km de diâmetro. Imagine o nível de aumento necessário para enxergar algo de 5 metros…
Caros,
Se realmente tivessem ido a lua nos tempos em que um computador era pouco mais que uma calculadora, embora fosse do tamanho de uma casa, imaginem nos dias de hoje, deviam ter estações lunares, naves modernas, etc. Hoje não existe nenhuma nave que vá a lua, imagine naquela época. pura historia da carochinha (guerra fria), hoje a NASA quebrou e vão para o espaço de carona com os russos. Ir ao espaço é fácil…. Lua.. nunca…. Marte só em sonhos e filmes!
Sou engenheiro de computação, especialista em processadores, formado há 12 anos, e posso garantir que embora os cálculos para se traçar a trajetória, da gravidade etc… fossem fáceis e possíveis, existia uma limitação tecnológica, o TEMPO DE RESPOSTA dos mainframes da época, eram terríveis meu caro! Imagine uma capsula(cubiculo) corrigindo sua trajetória, aguardando a resposta de cálculos em tempo de execução? Não sou físico, mas de computadores eu entendo, bem como sua evolução. Por incrível que pareça, devemos agradecer a evolução dos computadores ao HOLOCAUSTO, aos alemães, isso mesmo que você leu, a uma das maiores tragédias da humanidade. O E.U.A tem essa mania de tomar patente de tudo rs… O que dizer do caso Tesla(AC) x Edson(DC) rs…
Que mainframe, véi? Pra isso tinha PILOTO. rs
Salvador, o fato de o homem não ter voltado à lua pode ter ligação com a tal ” poeira” lunar que foi diagnosticada como altemente corrosiva?
Parece-me que a distância da Terra até a Lua é de 384.000 km.
Considerando que a viagem de ida levou aproximadamente 76 horas, então, a velocidade média foi de mais de 5.050 km/hora, correto.
Como foi possível esta façanha?
A velocidade foi muito maior. A trajetória possível, com a gravidade dos dois corpos, não é uma linha reta. Só para ficar em órbita da Terra, sem ir à Lua, você precisa viajar a 28 mil km/h.
E as outras sondas que passaram perto da lua porque não tem imagens de evidências de que o homem esteve la? porque o homem nunca esteve lá.
A LRO fotografou todos os locais de pouso e viu todos os artefatos da Apollo lá.
Gostaria de saber pq o homem não foi mais vezes a lua?
Estranho né.
Salvador, adoro suas matérias, sempre te chamo de Carl Sagan brasileiro. Mas, especificamente nesta matéria, dei muita atenção aos comentários do leitores e, principalmente, às suas respostas, simplesmente hilárias. Realmente Alfred Nobel deve estar se revirando na tumba………..Forte abraço.
Não importa se o homem foi a lua ou não. O importante mesmo é o lula ir para a cadeia!!!
Nao sei qual farsa ganha,essa do homem ter ido á lua,ou o cristianismo.
Já vimos fotos do homem na lua, dos robôs em Marte, até sonda espacial em cometa, mas o que eu queria ver mesmo é uma palestra do Lula no You tube..
É evidente que não foram a lua.
Se dissessem que o filme “perdido em marte” foi uma viagem real a marte, convenceria mais que essa mentira que o homem foi a lua, quando não existiam nem computador ainda.
Tem telescópio que pode mostrar uma formiguinha em outra galáxia, porque esses telescópios não mostram as coisas deixadas na lua?
O homem ainda não consegue um remédio para curar uma gripe…
Tédio…
Não existia computador mas o pessoal já fazia os sistemas que operavam os computadores que ainda não existiam???? O Unix foi feito nessa época.
Como tem gente idiota neste país. Até hoje questionar que o homem foi à Lua !!! Com o mundo inteiro fiscalizando. Qualquer paizéco teria interesse em desmascarar a farsa. Ora… só pode ser petista, pra falar uma coisa dessa. Petista acredita em qualquer coisa que o Lula ou a Dilma fala. Ô petista idiota… até o Brasil com seus parcos conhecimentos espaciais teria condições de detectar uma farsa mundial como essa. Continuem acreditando em Lula, Zé Dirceu, Gleisi, Lindberg, Vanessa Graziottin… vocês merecem.
E tem algum objeto que trouxeram de la para analisar? pq nao se fala nada disso e tambem tenho esta curiosidade, Porque nunca voltaram? ha ousa coisa pq a bandeira que colocaram la nao ficou tremula?
Um monte de rocha. Foram analisadas no mundo inteiro. 😉
Se alguém conseguir me explicar algumas coisinhas vou acreditar que o homem foi pra lua
1º Se a apolo 11 foi a primeira nave a chegar na lua quem estava lá fazendo vídeo do homem pisando na lua pela 1ª vez?
2º Se não tem atmosfera na lua e consequentemente vento como a bandeira esta tremulando?
3º Os motores da nave e dos carros que andaram na luz são com motor a combustão. Se não tem atmosfera e consequentemente ar como se deu a combustão?
Parabéns pelo blog! Esta teoria foi explicada. Mas tenho outra pergunta, me desculpe se já foi feita antes.
Sabemos que em nosso sistema solar, existe somente uma fonte de luz que é o Sol.
Sabemos que as sombras são projetadas de acordo com a iluminação existente.
Sendo assim, as sombras vistas nas fotos da viagem à lua, deveriam ter uma única direção, o que não acontece, podemos ver sombras direcionadas para várias posições, indicando mais de um ponto de luz, como em estúdios fotográficos.
Outra questão, a sombra deveria ser de 100%, então porque conseguimos enxergar Neil Armstrong abaixo da espaçonave, onde havia sombra. Sendo que o local deveria estar totalmente escuro.
Abraço
americanos sempre sendo corruptos , lixos
Quando eu criança pequena lá em Barbacena, :), eu até tentava convencer os tapados da conspiração Iluminati, da Terra plana, etc. Mas agora, desisti, e apenas sorrio da imbecilidade aleia e de como escapei deste fosso chamado de ignorância por uns e misticismo por outros. In Darwin, Newton, Eistein I beleive! Saudações selenitas para ti. Marcelo
SALVADOR, COMPARA OS VÍDEOS FALSOS DO HOMEM NA “LUA” E VEJA A DESPROPORÇÕES DA VISTA TERRA DA LUA. SÓ LUNÁTICO PARA ACREDITAR.
Esse assunto sempre me fascinou. Olho para o céu, à noite, e vejo o tamanho do poder do criador… Tolo são todos em acreditar que somente aqui, somente aqui os “belezas” é que têm vida. Em um universo imenso e gigantesco. Talvez não na nossa geração, mas nas próximas, sendo permitido isto pelo criador, conseguiremos ir à outros planetas. Se ainda não conseguimos é porque não estamos preparados para tal. Os “humanos” de hoje são como homosapiens para seres superiores, nos falta muito ainda para podermos ter contato com outras civilizações e planetas.
Por fim, quem criticou o palmeiras (não sou palmeirense não), mas se o mundial do palmeiras foi falso, o que dizer daquele que o Corinthians tem em 2000? Que aliás, do que era mesmo? Foi arranjado…
Gente!!antes de criticar se, o homem foi a lua ou não,então Marcos Pontes é um mentiroso??!! Tem satélites em volta da terra e tem bases espaciais com astronautas no espaço será que não da pra dar uma visitinha até a lua??
Se o homem tivesse ido à lua, teria encontrado quando chegou lá, uma bandeira do Estado do Ceará, pois é certo que, em todo o lugar do mundo existe um cearense.
a lua não é um lugar do mundo.