Ué, cadê as estrelas na foto?

Salvador Nogueira

Esta é uma das perguntas mais comuns ao ver aquelas imagens todas dos astronautas na Lua, ou mesmo ao observar fotos e vídeos divulgados pelas agências espaciais do mundo: por que as estrelas de fundo nunca aparecem nessas imagens?

As teorias da conspiração que giram ao redor disso, claro, não fazem o menor sentido. Mas a dúvida é legítima. Por que as estrelas não aparecem? Vamos agora entender essa história, que já é velha conhecida de quem manja de fotografia.

Todos os dispositivos para registro visual, desde os olhos até as câmeras digitais modernas, são basicamente bacias de luz. Ali você vai recolher as partículas de luz que incidem sobre uma superfície — seja ela um sensor digital ou as células da sua retina — e transformá-las numa imagem.

Dependendo do brilho, cada objeto emite uma certa quantidade de partículas de luz. Objetos mais brilhantes emitem mais, objetos menos brilhantes emitem menos. E o que vai determinar quanta luz vai incidir sobre sua superfície sensora e gerar a imagem é o tempo de exposição.

Até aí, tudo bem. Se você quer fotografar objetos pouco brilhantes, basta aumentar o tempo de exposição, para que o número de partículas de luz dos objetos seja suficiente para produzir uma boa imagem. Se você quer fotografar objetos muito brilhantes, diminui o tempo de exposição, para entrar só uma quantidade adequada de partículas de luz, e o objeto ficar bem delineado.

O problema é quando você tem, no mesmo quadro, objetos muito brilhantes e pouco brilhantes. Nessas horas, você vai ter de escolher qual é a sua prioridade: fotografar bem o objeto mais brilhante e desprezar os demais, ou fotografar os objetos menos brilhantes e saturar de luz a imagem dos que já são mais brilhantes.

É o caso das imagens espaciais de corpos planetários — seja astronautas vestidos de branco caminhando sobre a brilhante superfície da Lua ou uma imagem de Marte à distância. A regulagem do tempo de exposição foca em registrar com nitidez os objetos mais brilhantes. E os menos brilhantes da cena — as estrelas — não aparecem.

Legal. Mas você tem todo direito de desconfiar do que o Mensageiro Sideral está dizendo. Será que eu não faço parte de uma conspiração Iluminati para esconder que a Terra é plana e a humanidade nunca foi à Lua? Bem, você não precisa tomar a minha palavra como verdade. Dê uma olhada no vídeo acima, que demonstra na prática, com uma câmera normal de tablet ou celular, sem frufrus, como isso funciona — e faça seu próprio teste!

Mais uma dica: esse papo todo de exposição não foi uma coisa que a Nasa inventou. Não é coisa de agência espacial, nem de conspiração Iluminati. É princípio básico de fotografia, que vale para qualquer lugar, não só no espaço. Se tem captura de imagens, essas regras de exposição estão valendo. Valem até para os seus olhos — eles trabalham pelo mesmíssimo princípio, com a diferença de que regulam a área de exposição, em vez do tempo.

Se você estiver num ambiente iluminado e sair para observar o céu noturno, verá, de início, poucas estrelas. Isso porque suas pupilas estavam mais fechadas, adaptadas ao ambiente claro. Com menos luz, elas vão se abrindo, o nível de exposição da retina aumenta e você passa a enxergar mais estrelas. E, se, com a pupila bem dilatada, você entrar de novo num ambiente iluminado, todo mundo conhece a sensação de desconforto nos olhos — tem luz demais entrando na retina! A pupila precisa se contrair para regular novamente nossa “câmera natural”.

P.S.: Neste domingo (6), o Mensageiro Sideral ajuda a compor a bancada do “Canal Livre” para entrevistar o físico Marcelo Gleiser. A partir de meia-noite, na Band.

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube

Comentários

  1. Entendo isso também, jornalista de ciência tenta levar o conhecimento científico mais mastigado para a população. Cientistas não são bons em divulgação científica (com algumas exceções). Confesso que nunca vi tanta asneira junta, mas fazer o quê se não somos um país de cultura científica, com um ensino de ciências péssimo e com um monte de gente que acha que para se falar sobre algum assunto tem de ser PhD, DsC ou Doutor na área em questão. Vamos estudar, o que está aqui no blog é física 101.

  2. Sua explicação começa com informações falhas e o artigo se desenvolve a partir destas, levando à desinformação. Procure pelo conceito de brilho aparente para desenvolver melhor o seu texto.

  3. Quanta ignorância… O homem pousou na Lua e pronto. Deixem de responder à esses que não crêem no fato. Permita à eles se enebriarem com suas teorias. E vamos tratar de acompanhar a evolução do avanço tecnológico de fato. E apostar em um retorno para a humanidade.

  4. Vejam como era a telefonia de 1960, veja como eram os aviões, os carros, computadores, TV, etc.. e veja como está hoje.. Agora, se o homem tivesse ido à Lua naquela época, hoje iríamos levar a gata pra um jantar romântico… Se informem, a própria NASA admite que não pode levar um homem na Lua hoje. Me interesso pelo assunto, e acompanhava o projeto dela no início dos anos 2000, qdo planejavam levar o homem “de volta” à Lua num prazo de….. 20 anos.. 20 anos, sim 20 anos, não sou eu quem digo, foram eles, está no site deles. Qdo em 2008 publicaram uma nota dizendo que enfrentavam “dificuldades” com alguns cálculos e que, esse prazo poderia ser estendido. Finalmente em 2009 abortaram o projeto por “restrições financeiras” … Tirem suas conclusões.

    1. Vejo sim como era, e dai? A tecnologia para mandar um foguete pra lua, ou para qualquer outro lugar, não evoluiu nada.

      Esse é um grande erro das pessoas, não sabem nem como funciona a exploração espacial e acham que ter um telefone e computador melhor que nos anos 60 faria diferença.

    2. Anisio, cuidado… a NASA contratou os Illuminati para caçarem imbecispessoas como você. Esconda-se.

  5. Salvador, admiro tua paciência em responder aos obtusos neurais que aqui se manifestaram. Essas pessoas devem considerar que a tecnologia hoje existente materializou-se das cumulus nimbus e foi montada especialmente neste século para servi-los, aliás, Galileu nunca existiu, não é? Felizmente há alguns leitores lúcidos que salvam esse blog, como Cláudio Constantino, Ivan, Regis, José Maria, Augusto e outros poucos. Sugira leituras a respeito do assunto além de, urgentemente, curso de redação da língua portuguesa para alguns.

  6. SR SALVADOR NOGUEIRA, VC NÃO TEM ARGUMENTOS, VC É FRACO, CANSEI !!!! MAMÃE SEMPRE FALOU NÃO VALE A PENA CHUTAR CACHORRO MORTO. E VOCÊ NÃO PASSA DE UM CACHORRO MORTO KKKKKKKKK VC NÃO TEM ARGUMENTO, VOCÊ É FRACO, PRINCIPALMENTE SE TRATANDO DE UM “PSEUDO JORNALISTA ” KKKKK CACHORRO MORTO KKKKKK

  7. ´cada uma q parece duas, cadê as estrelas estão lá, só q não lembraram delas ao manipular q foram a Lua simples, assim

  8. Pára de enganar o povo Salvador, com essa história do boi tatá. VC sabe no seu íntimo que tudo isso é uma farsa. Fica repetindo tudo que a NASA mentirosa diz.

  9. Alguns seres humanos, infelizmente muito poucos, são capazes de executar tarefas absurdamente complexas e inimagináveis, até que elas se tornem realidade. Seja ir à Lua ou construir, em épocas remotas, uma pirâmide de dimensões colossais, esse tipo de feito extraordinário, de tão extraordinário, sempre irá gerar desconfiança, incredulidade e principalmente medo!
    Para chegarmos onde chegamos, em termos de desenvolvimento tecnológico, foi necessário “apenas” uma dúzia de cabeças pensantes e privilegiadas e uma legião de apertadores de parafuso. Não há mal nenhum em ser um apertador de parafuso, me incluo tristemente nesta manada, mas mesmo dentre os apertadores podemos distinguir quem busca reduzir sua ignorância e quem, pelo contrário, faz questão de mantê-la, expô-la e disseminá-la.
    Parabéns ao Salvador pelo excelente blog, que ajuda muito gente como eu, disposta a reduzir sua ignorância. E parabéns duplo por aguentar com bom humor e paciência tanta asneira.
    PS: esperando ansiosamente pela entrevista com o Marcelo Gleiser!

  10. Fico imaginando o editor deste blog jogando para cima os zilhões de dólares dados pela CIA, NSA, FBI, Sérgio Moro e ABIN por este post e gritando em um loop estérico:

    Estou ryca! ryca! RYCA!

  11. Salvador Nogueira é jornalista de ciência e autor de 11 livros, dentre os quais “Extraterrestres”, “Rumo ao Infinito”, “Conexão Wright-Santos-Dumont” e dois volumes da Coleção Explorando o Ensino (MEC), sobre astronomia e astronáutica.

    É sócio-fundador da Associação Aeroespacial Brasileira e ainda espera que o Brasil leve algo ao espaço com veículo lançador próprio. Enquanto isso, torce para que a humanidade volte à Lua e faça uma visita a Marte durante seu tempo de vida.

    EU ESPERAVA RESPOSTAS MAIS OBJETIVAS EM SE TRATANDO DE UM “TÃO” FAMOSO ESCRITOR, MAS NÃO PASSA DE “MAIS DO MESMO”, E INFELIZMENTE NÃO CURTO LIVRO DE FICÇÃO KKKKKKKK POR FALAR EM EXTRATERRESTRES VI ALGUMAS PESSOAS CINZAS EM UMA PESCARIA QUE FIZ MÊS PASSADO NO PANTANAL, SERÁ QUE ERAM ETs ? ELES ESTAVAM PERTO DE UMA ESPECIE DE FORNALHA COM MUITA MADEIRA DENTRO E MUITA FUMAÇA, ERAM ETs ?

    1. Eu sei lá o que você esperava de mim. Já eu não esperava nada de você. O segredo é gerenciar expectativas!
      Obrigado pela audiência! 😉

  12. Estuda pra caramba ???? kkkk onde ? ahhh vc deve ler artigos que milhões de pessoas postam kkkkk fez jornalismo na USP ohhhhhhhh que coisa mais coisa heim coisinha, mas aprovo sua inocência, sua força em tentar provar seu ponto de vista, mas deveria ser mais inteligente, entrou em um campo minado e não sabe como tratar questionamentos, daqui um “cadim” vc dará como resposta a tão famosa frase de imbecis fanãticos “QUESTÃO DE FÉ ” kkkkkkk mas ” nóis pisô na lua “

    1. Na foto o cara ja ta com barba branca. Tenha vergonha na cara e vá ESTUDAR de verdade. Vá se formar em astrofísica. Seja um De Grasse Tyson. Ai sim, venha e com base, fale. Infelizmente este pais é assim. Qualquer um pode falar de qualquer coisa que acha que sabe muito, sem ao menos ter se formado no assunto. Tem muito médico que nao é médico. Dentista que nao é dentista. Engenheiro que nao é engenheiro. Cientista que não é cientista. E por ai vai…segue o enterro…

    2. Na terra do meu amigo, quem diz que estuda mucho mas não é formado é chamado de “Oreia Seca” kkkk

    3. No meu ponto de vista, somente boa vontade não basta. Já li muitos artigos e voce Salvador tenta argumentar como se fosse um especialista. Deveria se posicionar como jornalista e citar fontes. Posicionando-se como especialista voce se expõe. Mas parabéns é muita coragem.

    4. Estamos vivendo momentos de tensão mas também de experências inigualáveis. Até que ponto os incrédulos, que usam Smatphones, não percebem que já estamos usando Engenharia Reversa há séculos? Como ter tamanha evolução em apenas 500 anos de existência? É basicamente isso. Prestar a devida atenção aos detalhes. E eles foram mais vezes à Lua sim. Inclusive, falando da Apolo 13, foi muito estranho ter tido um acidante, já que estava carregada com um pequeno artefato atômico, para ser testado em solo lunar. Tudo isso censurado pela Nasa, é claro. Isso não se diz ao povo. Que só quer usar as tecnologias e não fazer muito esforço de pensamento. É muito confortante, e mais fácil, ridicularizar quaisquer aparições e avistamentos, pois só isso já gera medo e pavor ao povo.

    5. Mais uma matéria interessante e muito bem redigida, por parte do blog. Agora, tenho que tomar nota de um ou dois “sabem tudo” -para não falar outra coisa- que adoram ridicularizar a fé ou crença de alguem. Essas pessoas deveriam ter, pelo menos um pouco, mais respeito, paciência e tolerância! Isso faz bem e o mundo fica até melhor. No mais, penso que, mesmo a pessoa estudando em Harvard, quando deprecia a fé ou a cosmovisão de um semelhante, passa a imagem de BURRO!
      OBS: Não tenho religião e não acredito em deus.
      Apenas procuro respeitar as pessoas!

    6. Eu tenho uma pena de você, Ivan. Não pode ver um “k” no teclado que já vai deixando o dedo apertado. E também só posso lamentar que o seu teclado tenha virgula, e você não saiba como usa-lá.

      Por isso que não acredita que o homem pisou na Lua. Não tem conhecimento suficiente para entender os fatos. Que tal parar de perder tempo usando a tecla “k” e ir estudar um pouco?

    7. Ivan, os seus pontos no ENEM que vc fez hoje dá pra entrar na FMXB (Faculdade Municipal de Xibobó da Serra), ou você zerou redação de novo?

  13. 1 – Porque não voltam a Lua ? – R. Simples – colocar algo em orbita da Terra, custa mais ou menos o ” peso em ouro “. Imagine, então, quanto custa levar algumas toneladas até a lua.
    2 – O que querem em marte ? – R. Colonizar e descobrir se havia vida. Não vale a pena trazer nada de lugar algum , nem mesmo platina/diamantes. Custa mais caro do que extrair aqui mesmo, na Terra.
    3 – Mas se nada disso dá lucro, porque gastam bilhões, em vez de cuidar da fome e doenças ? R. Porque as tecnologias desenvolvidas revolucionam o mundo. A internet, celulares, computadores e toda ciência, que hoje alimenta e cura milhões, não existiriam sem a exploração espacial.

    1. Nao voltam pq lá nao tem mais nada que preste.

      Querem ir pra marte porque lá tem muito ouro.

    2. é por aí. E também houve uma grande melhoria nos processos das empresas por conta da NASA ajudar seus fornecedores a se auto-gerenciar, então, o emprego de muita gente se deve a exploração espacial.

      mas o povo gosta de ouvir mentiras e até paga para ver isso.

    3. Estamos vivendo momentos de tensão mas também de experências inigualáveis. Até que ponto os incrédulos, que usam Smatphones, não percebem que já estamos usando Engenharia Reversa há séculos? Como ter tamanha evolução em apenas 500 anos de existência? É basicamente isso. Prestar a devida atenção aos detalhes. E eles foram mais vezes à Lua sim. Inclusive, falando da Apolo 13, foi muito estranho ter tido um acidante, já que estava carregada com um pequeno artefato atômico, para ser testado em solo lunar. Tudo isso censurado pela Nasa, é claro. Isso não se diz ao povo. Que só quer usar as tecnologias e não fazer muito esforço de pensamento. É muito confortante, e mais fácil, ridicularizar quaisquer aparições e avistamentos, pois só isso já gera medo e pavor ao povo.

    4. Sua afirmação foi infantil, a ciência que nos permite a tecnologia de hj é bem anterior a exploração espacial e as técnicas(tecnologias) que se refletiram nos produtos de hoje um pouco veio de aplicação bélica e o outro do setor privado, a tecnologia espacial pode até gerar algo, mas não revoluciona nada. Prove dentro da história da internet, celular e computadores sua dependência espacial.

    5. Não só foram a Lua, como trouxeram importantes materiais geológicos e o avanço tecnológico a partir daí foi imenso. Pena que tem gente iletrada, que provavelmente faltou a aulas para beber cerveja ou jogar truco, e simplesmente não lê, e diz que tudo isso foi armação. Excelente artigo.
      A quem disse que foi armação, com a palavra Abraham Lincoln : “Pode-se enganar a todos por algum tempo, pode-se enganar alguns por todo o tempo, mas não se pode enganar a todos todo o tempo”. estudem mais antes de dizer coisas que não conhecem.

  14. Você não faz parte dos Illuminati, mas está – gratuitamente – divulgando uma das teorias deles. O homem nunca esteve na Lua. Foi uma farsa. Tanto que com a tecnologia de hoje, muito mais moderna, não é possível ir até lá, então como que com a primitiva tecnologia dos anos 60 foi possível? A resposta é óbvia: não era, e ninguém foi até lá. Mas a farsa, que perdura muitas décadas, continua sendo gratuitamente divulgada. Ponto para os Illuminati.

    1. Opa calma la. A razão do homem não ir mais à Lua não é limitação tecnológica. É limitação financeira. Não é defender mas é uma realidade.

    2. Os illuminati sao gente boa. Não são do mal. So querem o poder. Deixa eles com o poder e a gente fica com a festa!

    3. com a tecnologia que o poLvo brasileiro desenvolve realmente não é possível ir à Lua, aliás, não é possível sair do lugar.
      no planeta brasil as pessoas querem virar macacos novamente, mas acham que não.

    4. Antes nós tínhamos somente os EUA e RUSSIA, na disputa espacial. Hoje, a CHINA se juntou à esse bloco e, com mais dinheiro pra gastar. Mas será que agora é importante a publicidade dessas atividades? E tem mais; voltaram à Lua sim. E mais vezes. A última foi à Apollo 20. Mas não interessa a divulgação dos achados nessas viagens. Isso apavoraria o povo de maneira geral. Tanto econômica quanto religiosamente falando. Nós devíamos perguntar: como tanta tecnologia, advinda principalmente, dos Microchips, chegou até nós em um curto espaço de tempo? Será que foi por puro acaso? Afinal, há algum tempo atrás, estávamos engatinhando na Indústria. Mas é claro que nada é perfeito. O próprio Jesus disse: meu reino não é deste mundo, mas as pessoas agem como se fosse.

    5. Não só foram a Lua, como trouxeram importantes materiais geológicos e o avanço tecnológico a partir daí foi imenso. Pena que tem gente iletrada, que provavelmente faltou a aulas para beber cerveja ou jogar truco, e simplesmente não lê, e diz que tudo isso foi armação. Excelente artigo.
      A quem disse que foi armação, com a palavra Abraham Lincoln : “Pode-se enganar a todos por algum tempo, pode-se enganar alguns por todo o tempo, mas não se pode enganar a todos todo o tempo”. estudem mais antes de dizer coisas que não conhecem.

    6. Real Reader, rápido! Os Illuminati podem rastrear seu IP e acabar com sua vida. Eles já me descobriram e estão aqui em casa. Cuidado. Corra e asj d v.x.m,zxmc b,xcv,vv,,,

  15. Salvador, tenho acompanhado seus comentários… desiste, vai ser melhor assim! Você menospreza quem tem argumento forte. Na verdade você só conseguiu atrair para este post pessoas que não acreditam que o homem foi a Lua, e de que fato realmente não foi.
    Hoje em dia as pessoas tem mais acessos a informações, tecnologias e isso faz com que o bom senso critico as levem realmente a crer que o homem foi pousou na Lua. A cada dia mais existem mais pessoas adeptas a isso, é um caminho sem volta e um dia a casa vai cair pra Nasa, ela já está com a corda no pescoço com tantas mentiras, furos, etc.

    1. Não se pode esperar algo mais de Jornalista né? O cara nem cientista é. Não é fisico, não é Astrofisico, não é quimico, nada de exatas…como sustentar argumentos num blod como esse? Dificir…

      1. Salvador, baixa a bola. Voce diz que não é Astrofisico, mas seus comentários são demasiadamente cheios de “pompa”. Nem o Neil Degrasse age assim. Relax man. Take it easy!

        1. Estou relaxado, meu querido. Quem veio aqui dar uma de sommelier de currículo de blogueiro foi você. 😛

      2. e vc acha que vale a pena ser cientista por aqui? até nos eua a coisa andou melando por conta dessas ideias de caranguejo do poRvo.

        depois todo mundo corre atrás da pilula que cura tudo, na mão do curandeiro.

      3. Babaca! Se não gosta, não leia e não comente. Mas sua vidinha insignificante lhe obriga a fazer algo para se sentir “foda” por trás de um teclado, não é? Estude um pouco e volte daqui uns 10 anos. Mas como vc não deve ter nem 2o grau, talvez uns 15.

    2. Marcos, jura que você tem acompanhado? Nem eu tenho acompanhado! Parei por duas horas para fazer um ao vivo no Facebook hoje e deixei de responder muita gente aqui por causa disso. Mas fazer o quê, ossos do ofício!

      1. Sempre acompanho seu trabalho , alguns livros, muito bons, mensageiro sideral, estamos com vc amigo, a grande maioria, acredite.

      2. Eu concordo com o Marcos. Esse blog é divertido! Ao menos venho aqui e dou muita risada de tamanha ignorância e de tamanha futilidade dos artigos publicados. Não ajudam a pagar minhas contas. Não fazem a humanidade evoluir. Não ajudam em nada. Apenas na diversão. Parabéns!

      3. Nnão se preocupe Salvador com essa gente ignorante. Ainda acham que a terra foi criada em 6 dias e que a evolução é apenas uma teoria sem fundamento. Desprezam todo o conhecimento moderno e pior que o usam sem saber como. Não perca tempo com esse tipo de pessoas que acham que a terra é plana e que a humanidade e todo a população veio de um único casal. Darwin estava certo mesmo, a seleção natural permite ainda esse tipo de pensamento.

      4. absurdo zombar dos outros, cara vc deveria ser menos obtuso e aprender que nem tudo oq se pensa deve ser dito…. acho que aqui nos comentários tem argumentos mais solidos do que os seus, vc deveria ser menos sarcastico e mais humilde e serio… nao te considero nada

    3. Eu me lembro neste dia em uma TV p&b, duas horas antes passaram um filme que diziam ser um treinamento aos astronautas que andariam sobre a superfície da lua.
      No momento da descida assisti o mesmo filme idêntico, desconfiei mas o show foi muito grande e meus argumentos foram todos superados.
      Nunca acreditei.
      A rede Globo era a dona da reportagem.

    4. Esqueçam a Nasa. As suas mentiras estão caindo por terra porque, justamente há outros em busca da mesma coisa. É simples assim. Agora não acreditar, é uma alternativa. Afinal, quando falei ao meu velho pai, lá em 92, que falaríamos com o outro lado da Terra com um pequeno aparelho de telefone, ele surtou e disse que isso era impossível. Que vejam quem tiver olhos para ver.

    5. Vc realmente sabe mais que a China e a Rússia. Ambas nunca contestaram que o homem foi à Lua. Pelo contrário, há uns 2 ou 3 anos, a própria China enviou um satélite em volta da Lua e fotografou sua superfície e nessas fotos estavam os módulos lunares deixados pelo homem. Além do mais, foi deixado um espelho onde se apontar um laser ela é refletida. Outros telescópios potentes espalhados pelo mundo já visualizaram os módulos. Meu filho… vai se informar primeiro antes de dizer bobagens como essa teoria da cons[iração. Deixa de ser ignorante.

  16. Deixa ver se entendí; O foguete chega perto da superfície lunar, diminui a velocidade, solta o módulo que desce a lua enquanto o foguete com um astronauta dentro fica rodando na órbita. O módulo desce, estaciona, os astronautas brincam na superfície, plantam a bandeira, recolhem material, sobem no módulo e acoplam no foguete que reduziu novamente a velocidade, recolheu os 2 e retornou a Terra. Gostaria de saber o que aconteceu ao foguete, depois de despejar o módulo no mar e quanto ao material coletado, qual seu destino e sua composição e se pesquisaram a existência ou não de água!

    1. Um amigo de um amigo meu disse que no museu de ciência natural de Chicago tem lá a seção de geologia e expõe a “pedra da lua”. Foi um pedacinho de uma rochinha que trouxeram de lá. Cortaram a dita cuja, imergiram em acrilico (tem uns 10 cm de acrilico em volta) e expõe dizendo que é da lua. E se for um pedaço de pedra da rua? Quem vai provar que sim ou não? Tá lá né? E segue o enterrro…

    2. Amigo, tem certeza que se lhe respondidas todas as indagações, você ficará satisfeito? Desconfiei que não ! Então não vou responde-las…

    3. Sete vezes se não me falha a memória. E não foram dias fáceis não. Muita desgraça veio com isso. Muitos acidentes e com mortes terríves. Mas é aquela coisa, a quem interessa isso? Com a China, que também não é lá essas coisas em termos de honestidade, o negócio é mais embaixo. Estão firmes nessa empreitada e estão apavorando os Americanos. Agora, acreditem que quiser. O advento da internet ajudou, mas também, possibilitou a publicação de muitas bobagens. Estudem. Procurem. Mas com total isenção. Afinal, estamos bem crescidinhos para acreditar que “Papai do Céu” criou todo o UNIVERSO, só para gente ficar admirando.

    4. Existe resposta para tudo isso e muito mais que vc nem imagina. Basta pesquisar nos sites sérios sobre as missões para Lua. Existe material em português, mas se souber inglês vai encontrar muito mais.
      E se não ficar satisfeito uma visita ao Kennedy Space Center ira te ajudar a ver com os próprios olhos a história real de tudo isso.

      Lembrando, eu disse sites sérios e não esse amontoados de sites idiotas de teoria de conspiração, esses sites são mentirosos e servem para enganar ignorantes, e quanto mais ignorante mais fácil cair na labia dos farsantes.

  17. “Abruptamente”
    Ab-rogando quaisquer leis, e os seus rabiscos?
    Em esta nova inversão;
    Ops…
    Versão piadista!
    Ebaaa…

    Nogueiras Alert!!! Blog(s) Alert!!!
    Eu como, eu durmo
    Eu durmo, eu como…
    Está na hora de acordar
    Está na hora de deitar
    Está na hora de almoçar
    Está na hora de jantar…
    Sopinha de estrelas!
    AA! UU! AA! UU!
    AA! UU! AA! UU!
    AA! UU! AA! UU!
    AA! UU! AA! UU!

    Nogueira acoitamento (comentários de outrem) e “letargo amente” opa(s)…
    Afoitamento!
    Calme lá seu moço!
    Onde a luz faz, “malmequer” (curvas)?

      1. O tempo da brevidade é possível e é deliciosa receita:
        Tenho cá, em alta estima e respeito os trocadilhos.
        Dá-lhe Patativa(s);
        ≪ ou < dividendo ao encargo dos tributos , um "tribuno" em cada um .
        O limitar por modo di quê?
        Isomorfismo "espaçoso" em esta "identidade logarítmica!
        Se contém este modo; ora contemplativo ora logaritmo, prestações das probabilidades ao ∞ em este ∅.

        "Cognitivas in loco"

  18. Acho engraçado falarem que não havia tecnologia disponível nessa época… então como se explicam as navegações do século XV, por exemplo… eles não tinham tecnologia avançada nessa época e deram voltas ao redor da terra… esses “gênios da internet” atual não imaginam que essa tecnologia que usam hoje é produto da maior aventura do ser humano… como a maioria dos comentários vem de pessoas que não viveram nessa época, não podem saber o que era a telefonia na década de 1.960… não imaginam a revolução das comunicações quando foi foi implantado o DDD em 1.975… sequer imaginam que computadores já existiam naquela época… não podem imaginar que foi graças á corrida espacial que pudemos assistir em 1.970 a transmissão ao vivo da Copa do Mundo… acham que foi coisa da Globo… mas tudo bem… acreditam que não fomos até a lua mas devem acreditar que o homem foi feito de barro…

    1. Isso não é nada. Já ouviu falar da máquina de Anticítera? Tem mais de 2 mil anos. Estuda…não seja “oreia seca”…

    2. Veja como era a telefonia de 1960, veja como eram os aviões, os carros, computadores, TV, etc.. e veja como está hoje.. Agora, se o homem tivesse ido à Lua naquela época, hoje iríamos levar a gata pra um jantar romântico… Se informe, a própria NASA admite que não pode levar um homem na Lua hoje. Me interesso pelo assunto, e acompanhava o projeto dela no início dos anos 2000, planejava levar o homem “de volta” à Lua num prazo de….. 20 anos.. 20 anos, sim 20 anos, não sou eu quem digo, foram eles, está no site deles. Qdo em 2008 publicaram uma nota dizendo que enfrentavam “dificuldades” com alguns cálculos e que, esse prazo poderia ser estendido. Finalmente em 2009 abortarram o projeto por “restrições financeiras” … Tirem suas conclusões.

    3. A tecnologia avançada existe a milhares de anos. Procure no oráculo do século XXI sobre a “máquina de anticitera”!

    4. tudo isso é atribuído aos ETs. O poRvo da Terra num sabe niem isncrevier…………………….

    5. Eu que fico abismado lendo seu comentário voce parece ser uma pessoa com o mínimo de inteligencia porém ainda continua sendo religioso. rs… e acredi

    6. bem toda matéria que se encontra no barro nas estrelas planetas estão em nós então não entendo sua duvida???

    7. Boa resposta Leo…
      Não é que a maioria não acredita que o homem foi à Lua. É que quem acredita está tão mais avançado espirita e intelectualmente que menospreza os comentários contrários.
      Entrar em questionamento com esse povo desnutrido de sensatez e inteligência é o mesmo que descer ao nível deles.
      Permaneçamos em nossos degraus, e quando olharmos para baixo peçamos ao Universo que ilumine esse povo que vive ainda vive na idade das trevas.
      Namastê.

  19. O blog do senhor Salvador Nogueira é um oásis farto, no deserto de conhecimento em que se transformou a Internet. Ele aborda ciência e isso é tudo de bom, pois, o conhecimento científico afirma a contribuição da raça humana para um planeta que parece destinado a ser por nós destruído, ironicamente pelo mau uso da maravilhosa ciência. Se um dia nos conscientizarmos que nossa capacidade intelectual nos obriga a sermos os guardiões do universo, no sentido de estarmos a serviço do mesmo, sem pretensão de domínio, possivelmente nosso conhecimento nos proporcionará as ferramentas necessárias a execução de tão nobre tarefa.

    1. Ué, isso ai é igual aquela música do Bruno e Barreto:

      Farra, Pinga e Foguete!

      As luzes estão piscando
      Jukebox tocando
      Com Bruno e Barretto
      E o pau tá quebrando
      Ir trabalhar amanhã é o cacete
      Hoje é só farra, pinga e foguete

      Até coisa sideral tem (Foguete) shauhsasuah

  20. Bom é uma discussão e tanto!

    Em primeiro lugar vamos lembrar dos Russos, foram eles os primeiros a enviar um homem ao espaço? Claro que sim!

    Porem so Deus sabe se Yuri Gagarin foi foi o primeiro ou se foi o primeiro a voltar vivo!

    Assim da mesma forma os Americanos fariam qualquer coisa para sua expedição de 69 dar certo (afinal Kennedy prometeu isso antes do final da decada).

    Com certeza muitas coisas não deram tão certos , mas não da para dizer que eles não estiveram la.

    A prova de que eles filtravam tudo era que a transmissão não era direta para as tvs mas através da filmagem de um monitor da Nasa.

    Depois teve a quarentena dos astronautas (ficaram um bom tempo isolados num trailer falando só com os técnicos e políticos) que não era comum na época.

    Outro indicio que nem tudo foi tão certo é a perda dos originais das filmagens do que é considerado a maior viagem do ser humano.

    Eu acho que nem tudo esta bem contado, mas ainda assim eles estiveram la ou bem perto a ponto de não haver contestação!

    1. Os Russos foram os primeiros a enviar um ser vivo ao espaço: a cadela Layka! Pena que a Rússia é muito politicamente enrolada…

    2. Ahn? “que não era comum na época”…

      O que era “comum” na época? Eles chegarem das centenas viagens semanais ao espaço e sairem pra jogar golfe?

  21. Deixa esse povo pra lá…o nível cultural do brasileiro é péssimo…só ver os programas de tv aberta, que dá pra saber a cultura desse povo…aqui em casa só entra National Geographic e History Channel

  22. Nossa, por que tanta discussão ao redor de algo tão sem significancia? Tem tanta gente morrendo de fome, doenças, tanto sofrimento neste mundo e voces ficam ai brigando sobre o porquê as fotos tem estrelas ou não? Meu Deus…iluminai essa gente!

    1. Algo sem significância Silmara???… tem certeza que acha que a corrida espacial foi mesmo insignificante???… você teve acesso á noticia e escreveu essa bobagem pelo seu computador certo? então acho melhor parar de usar computadores… e acredite… seu computador seja lá qual seja, não foi inventado nem por Steve Jobs nem por Bill Gates… ele foi desenvolvido para uma tal de projeto Mannhatan nos anos 1.940, durante a II Guerra…

      1. O primeiro computador digital, binário (como os atuais) e programável; totalmente funcional, foi construído entre 1943 e 1946. Chama-se ENIAC e foi desenvolvido na Unisersidade da Pensilvânia, EUA.
        Porém desde 1882 há máquinas mecânicas que se assemelham aos computadores.

      2. Na minha perspectiva, ficar discutindo sobre estrelinhas que aparecem na foto ou não é pura perda de tempo. Agora, voce está misturando a viagem espacial com o tema do debate. A viagem espacial teve sim sua significancia e ponto. Agora, ao invés de ficar aqui falando estas besteiras, por que não vai até um asilo e dá um abraço em um velhinho? Por que não vai em uma creche e leva guloseimas para as crianças? Por que não vai no hospital visitar e conversar com pessoas com doença terminal? Deixem de futilidade. Acordem para a vida para o cosmo, para o universo.

    2. Isso é verdade! Uma perda de tempo. E vc tonta fica aqui com a gente perdendo tempo, OU no minímo se divertindo!

    3. Ainda bem que os inventores da máquina de raios x, telefone celular, televisão, rádio, motores, etc, etc, etc não eram como você. Já imaginou onde estaríamos? Nas cavernas passando frio e fome.

  23. Sr Salvador Nogueira, pelo que vejo nas filmagens ( discovery chanel ) os foguetes devidamente secionados com propulsores, não me parece que havia espaço suficiente para tamanha carga, e mais, nunca mostraram a nave sendo carregada com tais objetos, uma viagem desta magnitude todos os pormenores deveriam ter sido filmados, mesmo que fosse para buscar possiveis falhas para futuras viagens, mas acredito que ” nóis pisô na lua “

    1. Havia espaço. Só procurar os esquemas na internet. Esqueça Discovery Channel. Estude! 😛

          1. Eu estudo! Pra caramba! Mas não em lugares que dão papelzinho para você quando você assiste a um número X de aulas! rs

          2. Gente de boa vontade ta cheio. Porque não vai se formar em astrofisica? Jornalista dando pitacos sobre ciência avançada…hmmm…nao cola!

          3. Se contar a quantidade de artigos que publica e a postura que assume perante a todos como Expert na coisa…é melhor ter credenciais…somente jornalismo na USP eu acho fraquinho…

          4. Perdoe-me por achar que credenciais valem de pouca coisa. Tá cheio de doutor aí que fala cada bobagem de dar dó — tem doutor aí, cientista, defendendo Arca de Noé e Adão e Eva, veja você! Acho que o amor ao conhecimento transcende essas formalidades acadêmicas. Aliás, meu trabalho é cultivar esse amor ao conhecimento naqueles que NÃO estudaram esses temas. E perdoe-me duplamente por considerar mais importante o julgamento dos vários amigos astrônomos profissionais que elogiam este blog e o trabalho que faço aqui, em detrimento do seu julgamento pessoal. Por fim, destaco que sua revolta não é contra mim, é contra fatos objetivos, demonstrados, notórios, sobre as missões lunares Apollo. Você está meramente descontando em mim. Mas eu sou só o mensageiro. 😉

      1. Sr Salvador Nogueira, em qual idioma vossa excelencia gostaria de discutir o tema ? dou opção de 4, mas suas respostas são vazias ” mais do mesmo “, cai em uma fase de religiosos fanaticos ” QUESTÂO DE FÈ ” kkkkk vc simplesmente não tem potencial para tratar de questionamentos ” mais do mesmo ” kkkkkk infantil. kkkk believe or not

        1. Não sei em qual idioma, mas certamente não neste. Não entendi uma palavra do que você disse. rs

        2. Como voce e’ inteligente, heim meu bem!!! do jeito que voce se refere as pessoas, acho que veio de outro planeta…. hahahahahahahaha. Vamos acordar, Alice?

        3. Só mais um imbecil dando carteirada… vai falar seus idiomas na pqp. Mas escreva português corretamente.

          BTW… se vc fosse assim tão foda, não precisaria se exibir tanto. É só um babaca com diploma por reembolso postal… se tanto.

      2. kkkkkk procurar esquemas na internet kkkk isto sim é uma excelente resposta kkkkkk, por aqui chamamos pessoas como vc de VERDE, ou seja despreparado kkkkkk procurar na internet kkkkkk

  24. Resolvi entrar aqui hoje somente para parabenizar sobre seus artigos. Sempre interessantes e bem embasados. Só não entendo porque vc da corda para alguns seres que vem aqui para despejar seu lixo sem nenhum conhecimento da materia. Só pode ser uma estratégia para criar alguma polêmica e dar risada depois. Por outro lado fico pensando porque esses tipos lêem os artigos e ainda comentam tanta asneira. Interessante que eles são tão alienados e alguns semi analfabetos mas insistem em comentar aqui.
    Pelo menos uma questão muito simples… os caras querem que a NASA gaste bilhões para voltar a lua apenas para provar para alguns? Não tem nada lá. Só pedra. Porque tanto esforço por Marte? A chance de ter ÁGUA e talvez VIDA. Isso sim permitiria exploração com fins cientificos e econômicos… e muitas outras possibilidades….
    Abraço

    1. Valeu! Então, ainda há muito que fazer na Lua! Mas o custo é alto e só a ciência não motivou até hoje um retorno. Mas vai acontecer. Com o alvo em Marte, a Lua servirá como campo de provas tecnológico. E muita pesquisa será feita nesse ínterim. Abraço!

      1. Salvador, continue postando suas materias. Quem sabe voce acaba salvando algumas mentes obscurecidas pela ignorancia. Caramba, como tem gente tapada!!! Nao sei como sobrevivem asnos deste calibre nos dias de hoje…

    2. É bem simples. Chama-se investimento. A Lua já foi conquistada. Status da supremacia global. Agora é Marte. Minerais preciosos, novas possibilidades militares para o futuro.

  25. É de assustar a quantidade de gente imbecil desse país. É impressionante o baixo nível intelectual desse povo brasileiro. O idiota usa um celular e acha que as explorações espaciais antes dele não serviram para nada. Evidentemente, todos esses aí que duvidam com tanta certeza da ida à lua, além de completos ignorantes históricos, acham que duendes ligam fiozinhos em caixas de madeira para completar as ligações que fazem dos celulares, que as previsões do tempo são ditas por médiuns e que fotos de satélites são montagem de conspiradores, e as fotos das sondas pelo sistema solar são feitas por simuladores e que drones só existem nos filmes de Spielberg.

  26. pergunto se a 46 anos atrás o homem foi realmente a lua, porque hoje não vão mais, uma vez que hoje a tecnologia é mil vezes superior aquela época?

    1. Simples. Essas coisas só se fazem uma vez na vida. As pessoas acreditam e já era.

      1. Não voltaram mais pq existem extraterrestres que habitam o lado escuro do satélite artificial que chamamos lua e nos proibiram de voltar. Inclusive aos que duvidam expliquem pq a nossa chamada lua é a unica que tem um lado que nunca aparece em todo universo e pq os 2 satelites enviados a lua que foram jogados de proposito contra ela ecoaram como se a lua fosse oca como um sino! Ta na hora de acordar pra cuspir humanidade!

        1. Joaquim, parabéns!! Teu comentário é top 3 das asneiras aqui comentadas! Você não possui o mínimo conhecimento do básico de astronomia, física e lógica. Ou usa drogas, vai saber…

  27. Nas filmagens e fotos, usaram filmes comuns Kodak e câmeras Hasselblad acopladas em seus peitos que resistiram muito bem aos três rigores lunares, em especial, às super temperaturas (positivas ou negativas).
    Fora dizer que seus uniformes eram tão bons que eram pressurizados e resistiam à mega radiação solar.
    E tudo isso ocorreu SEIS vezes há mais de 40 anos! Foram 6 viagens à Lua e 12 homens “pisando o solo lunar”, lembram? Esses ianques são fantásticos!! Ainda mais contando com a bela ajuda do Salvador! De qual pátria?

    1. Logo, não fora na lua. Provavelmente dficaram em ume stúdio na Califórnia, Hollywood, Nixom era um enganador um farsante falçe com um americano e verá, logo vindo dels tudo seria possível até ir á Jupiter ou ALPHA CENTAURI.

  28. Há uma outra teoria da conspiração, bem mais difícil de ser desmascarada: Tancredo Neves morreu, na verdade, assassinado. Atiradores de elite postados a 100 m da igreja onde o presidente recém-eleito após 21 anos de ditadura assistia a uma missa teriam alvejado o homem com um certeiro tiro na barriga. Tanto é verdade que as imagens o mostram levando as mãos ao abdome antes de avisar que estava passando mal. A jornalista da Globo Gloria Maria estava ao lado do presidente e viu tudo. Mas foi imediatamente enviada para o exterior onde permanenceu 1 ano calada, sem dar notícia de seu paradeiro.

    O mais curioso nessas estórias – que são na verdade um insulto à inteligência das pessoas – é a riqueza de detalhes. Outro fato que chama a atenção é que elas geralmente partem de pessoas sem estudo. Desprezam quem tem estudo e sabe estabelecer uma discussão apoiada em fatos. Preferem o boato. Nunca leram um livro sequer. Mas para mostrar que são mais inteligente que você, ficam contando essas lorotas sem pé nem cabeça. E ainda ficam bravos se você discordar!

    1. Vejamos então o seu nível de conhecimento epistemológico, pois obviamente estuda e lê muito. Partiremos de uma pergunta simples: como surgiu a vida e o universo (ou multiverso)?

      1. Tá vendo? O problema dos boatos é que eles não se sustentam. Daí vem os desdobramentos tentando dar alguma consistência a algo que não para em pé. Daqui a algum tempo surgirá alguém dizendo que o desafortunado presidente foi assassinado pelo marido da amante dele..

      2. Meu caro Fabiano, não sei. Se soubesse, certamente não estaria aqui mas lá no olimpo, regendo o destino dos pobres mortais.

    2. O super esperto o Tancredo foi assassinados sim e para seu conhecimento alem de 2 universidades e uma pós graduação na USP falo 6 idiomas, e não foram porcaria de atiradores nafa qdo ele estava entrando em casa o comandante da guarda um capitão disparou contra ele. Inclusive um dos infermeiros que cuidou do Tancredo no Incor andou dando com a lingua nos dentes em uma padaria próxima ao Incor e tbém sumiu misteriosamente, mas quer acreditar na versão oficial que foi criada a época para não criar uma comoção social que poderia culminar em um levante popular vai nessa!

      1. Meu Deus.. como tem gente arrogante aqui.. o que importa se o cara fala seis ou dez línguas..
        Pow é tão estudado assim com mba e a porra toda e tá lendo artigo do UOL.. apois viu… Ve-se que toda inteligência não passa de um mero blá blá blá..mam.. não sou estudado e mal sei falar direito o português.. agora desculpa… Na minha ignorância e pouco conhecimento .. penso que com tantas coisas estudadas.. c meateado, mba, e ainda falando seis línguas.. ( o que duvido) … Não ia estar perdendo seu tempo comentando aqui.. mais vamos lá.. pega seu celular q deve ser um top tipo I-phone 7 plus.. aponta na noite ai mesmo da tua casa para o céu é bate uma apenas uma foto só da lua.. olhe ao redor e veja se vc vai ver alguma estrela?.. haaaa não neh.. pronto.. tá aí a teoria o senhor dono deste blog…

        Tá dito

      2. “2 universidades e uma pós graduação na USP falo 6 idiomas” e fala “infermeiros”. Volta ao primário.

      3. Estudou isto tudo e não consegue escrever um parágrafo corretamente. Falta pontuação, concordância… “Infermeiros”? São muito idiomas. Confunde, não é mesmo?

  29. Sr Salvador Nogueira, mais uma perguntinha !!!! como levaram um jipe para a lua ? Por acaso foi via SEDEX made in Brazil ? mas acredito que “nóis pisô na lua”, agora quanto a quantidade de objetos levados foram deixados lá ? Se afirmativo deveriam ser vistos por telescopios ou o Hubble deveria ter dado uma “palinha” e filmado tais objetos. Mas um jipe na lua eu achei meio forçado. mas acredito que “nóis pisô na lua”

    1. Ivan, faz o seguinte, vai la no Smithsonian Institute em Washington DC e veja as maquinas maravilhosas que os genios da NASA criaram. Vc vai ver uma replica do jipe em tamanho natural e olhando o resto vai entender como mandaram ele e todo o resto pra Lua. Se ainda duvidar, vai visitar o Cabo Canaveral na Florida, de onde todos os foguetes foram lançados e veja como se fazia. Se ainda assim vc continuar duvidando, joga fora a porra desse computador ou smartphone de onde vc destila suas besteiras, porque tudo isso deve ser falso e feito só para vc acreditar que esta acessando a internet, que tambem é falsa…

  30. Nogueira
    “Abruptamente” (o @ntes e o depois). Em esta nova inversão;
    Ops… Versão piadista?
    Mais do mesmo!

  31. Salvador, você esqueceu de citar uma das provas mais contundentes, que foi inclusive mostrada num episódio The Bing Bang Theory, que é o fato de que astronautas deixaram defletores na lua, e é possível da terra mirar nesses defletores e captar o retorno do sinal, ou seja um método 100% científico, mensurável e que já foi repetido ao redor do mundo milhares de vezes por cientistas e entusiastas.

    1. Vc já pensou que um foguete lunar foi lá e deixou esses defletores. A chegada a lua foi em uma época de guerra fria, Cold War, e as mentiras prevaleciam, não se esqueça que o presidente na época Richerd Nixon espionou o partido democrata no chamado escândalo de Watergate, portanto Nixon era um mentiroso contumas um lunático que gastou rios de dihiro e precisava mostara a opinião pública que havia chegado na Lua, mas as provas de que não chegou são icontestes, e não são teoria da cons´piração ou iluminattis, não. Não havia nada de tecnoclogia para isso na época nada, entenda que 1969 não é 2016. por isso cuidado em fotos da Nasa e de mentoras rusaas ou americanas. Tudo de ilegal se fazia na época, Inclusive os russos duvidaram disso, mas ficaram na deles pois entrara, em cena Stanley Kubrick, Trumbull, para fazer as cenas cinematográficas. Não havia a mínima condição par e por hoimens na lua naquela época, inclusive o History Channel colocou em um dos filmes sobre a ida ou não do hoemm na lua, um engenheiro da Nasa que trabalhava nisso e o mesmo afirmou que os americanos ainda nbão sabiam como realizar o pousoi na lua e a radiação solar e cósmica. Fatos. Se quiser acreditar é problema seu, questão de fé, não da razão.

      1. Claudio, como é um foguete lunar? Em que ele difere de um “terrar”?

        Como o foguete pos o espelhinho corretamente voltado para a Terra? Ah! Já sei… tinha um cara pilotando. Então ele pousou e regulou. E depois voltou correndo pra manter as conspirações.

  32. Sr Salavdor Nogueira, só tenho mais uma pequena duvida, a capsula das apolos eram muiiito pequenas e apertadas ! Tinha um bagageiro para levar equipamentos de filmagem, placas e mais uma especie de carrinho( parece um cortador de grama rss ) ? E estes equipamentos não foram trazidos de volta, pois a capsula que caiu no mar era minuscula, onde foram parar estes equipamentos ?

    1. Sim, tinha espaço pra tudo isso aí. E não, eles não trouxeram boa parte das coisas que levaram. Sacomé, pra decolar, na volta, não tinha um foguetão, precisavam minimizar o peso. Muita coisa ficou por lá.

          1. Não. Telescópios na Terra não têm essa resolução.

            Mas há fotografias, feitas por sondas, inclusive de nações não tão amiguinhas. E os badulaques estão lá.

      1. Então se foram deixados na nossa lua ( falo nossa pois comprei um terreninho lá, estavam vendendo baratinho pela internet, tenho até um papel escrivinhado que garante que sou dono ), voltando ao assunto… Se foram deixados lá, estes objetos não deveriam ser vistos pelos tãããoo potentes telescopios existentes hoje em dia ?

        1. Espero que você esteja pagando o IPLU, caso contrário perderá seu … não é terreno porque é na lua… Lueno… perderá o seu Lueno.

          1. Putssss acho que fui enganado, realmente deveria estar ” escrivinhado ” LUENO e nao TERRENO, terreno e´aqui na terra…. putssss sabia que tinha algo errado. bem que minha mãe fala ESTRADA RUIM E TROUXA NÃO ACABA NUNCA

          1. As fotos dos locais de pouso das missões Apollo foram tiradas pela sonda LRO, não por telescópios. Está lá no link que você mesmo postou: “As you’re well aware, no telescope on Earth can see the leftover descent stages of the Apollo Lunar Modules or anything else Apollo-related. Not even the Hubble Space Telescope can discern evidence of the Apollo landings. The laws of optics define its limits.”

  33. Eu respeito em quem nao acredita que o homem chegou a lua, mas eu pergunto, porque também nao pode ser verdade? Acho que é menosprezar muito a inteligência e esforço do ser humano por esse feito.Amigos , leiam física , ,estudem , e verão que na lua nao precisa de muita coisa para sair de lá.Nao precisa de “combustível em grande quantidade”.
    Eu acredito e muito que o homem foi pra lá, agora o que encontrou lá e porque nao voltou, isso eu gostaria muito de saber.

    1. pORQUE NÃO HAVIA A TECNCOLOGIA PARA SE POR UM HOEM NA LUA NAQUELA ÉOOCA, SIMPLES ASSIM. VEJA ERAQ 1969, NEM pcS EXISTIAM, O MÓDULO,LUNAR INHA A CAPACIDADE DE UMA MAQUININHA DE CALCULAR BÁSICA E MESMO ASSIM CHEGARAM ? nIXON ERA ESPERTO E RENUNCIOU SENÃo seria impichado só isso te diz alguma copisa ???

  34. Se o homem foi para a lua não saiu de lá. Com aquele foguetinho! Mesmo que lua tenha menor gravidade o foguete teria de ser maior. E o buraco no chão e o poeirão iria comer solto. Daria pra ver da terra a olho nu.

    1. Acho que você não tem noção do tamanho da Lua. 3.400 km de diâmetro. De um lado a outro da Lua, quando você olha para o céu, você está vendo 3.400 km. Mesmo que a poeira levantada causasse uma perturbação por 1 km (coisa pra caramba), seria 1/3.400 do diâmetro lunar.

      1. Voce não tem noção é do tamanho do sertão da Bahia. Ai sim vai achar que a Lua é pequena!

      2. Sr Salvador Nogueira, o sr esta falando dificil, ABRUPTAMENTE, cuidado para não destroncar a lingua, suas respostas são vazias, ” mais do mesmo” cai em uma frase que religiosos fanaticos dizem qdo não conseguem explicar alguma coisa ou fato ” QUESTÃO DE FÉ ” simples assim, , mas nóis pisô na lua

      3. Sr Salvador Nogueira, claro que eu estava brincando quanto a poeira. Uma porque eles estavam no lado contrario, nao daria pra ver mesmo. Mas falando serio agora, o modulo nao poderia sair de la. Teria que ter um propulsor muito maior. Aquilo foi uma cena de filme de sessão da tarde.

        1. Meu, eles não estavam do “lado contrário”. Se lá estivessem, não haveria comunicação, capice?

    1. Se a terra é plana, para que serviriam as empresas de terraplanagem.. Deixe de falar abobrinha.

    2. A questão que se o homem pisou na Lua ou não, só será resolvida quando os EUA (ou a China, ou a Rússia ou qualquer outro país) fazer ( ou refazer) a tal façanha. Eu tenho muitas dúvidas a respeito e ambos os lados (contra e a favor) tem argumentos convincentes sim. Em 1969 os EUA vivia numa guerra fria com a URSS e os países tinham necessidade de demonstrar seu poder. Com a ida à Lua, os EUA passaram à frente da URSS. Sr alguém me perguntar se o homem pisou ou não na Lua, eu não sei responder!!

  35. Sabia disso por experiência própria, quem querer fazer nem precisa ter objeto mais brilhante perto, só apontar a câmera para o céu a noite e notara que não enxergara quase nada, elas não captam a luz como nossos olhos. ‘Não pode faltar o mas’, desde aquela época muitos já tinha curiosidade de ver o céu em local sem atmosfera, e com o tanta missão não custava nada levar uma câmera com bastante exposição, ou ao menos tentar filmar o céu com as tinha.

  36. Esta duvida se o homem foi ou não a lua, sempre existiu para muitos, até tinha minhas duvidas devido a tantas teorias que se multiplicavam pela internet, mas acabei acreditando que o homem foi realmente a lua por um detalhe muito simples. Se fosse uma fraude , a antiga URSS, seria a primeira a desmascarar a farsa, principalmente em tempos de guerra fria, então se a URSS naquela época não se manisfestou contra, eu simples e pobre mortal seria esta pessoa ? Simples assim rssssss

    1. tenho minhas dúvidas. Se foi mesmo, em 1969, por que nunca mais voltou, já que, com certeza as tecnologias posteriores são muito melhores que as daquela época?

      1. Os americanos pousaram 6 vezes na lua antes de abandonarem o projeto.
        Missões e astronautas que desceram na Lua:

        1- Julho de 1969 – Missão Apollo 11 – Neil Armstrong e Edwin Eugene “Buzz” Aldrin Jr.
        2- Novembro de 1969 – Missão Apollo 12 – Charles “Pete” Conrad e Alan Bean
        3- Fevereiro de 1971 – Missão Apollo 14 – Alan Shepard e Edgar Mitchel
        4-Julho de 1971 – Missão Apollo 15 – David Randolph Scott e James Irwin
        5- Abril de 1972 – Missão Apollo 16 – John Watts Young e Charles Duke
        6- Dezembro de 1972 – Missão Apollo 17 – Eugene Cernan e Harrison Schimitt

  37. Salvador, por que no texto voce utiliza de Sarcasmo quando se refere aos Illuminati? Voce não acredita na existência deles?

    1. Claaaro que acredito.
      Não, falando sério. O que eu acredito é que (1) eles provavelmente existem, deve ser uns 9 ao todo; e (2) não têm importância nenhuma. rs

      1. Provavelmente é a mesma opinião de muitos aqui que não acreditam que o homem foi na Lua. Que importância tem? NENHUMA. kkkkkkkkkkk

        1. Nossa que tanta besteira. Fica quieta que voce só pensa em dinheiro. Maria Gasolina!

  38. Se a lua é 49 vezes menor que a Terra, segundo os livros, então deve ser aproximadamente do tamanho do Brasil?

    1. E quanto isso ia custar? Uma fortuna. Desculpe cientista…mas isso é mesmo sem sentido do ponto de vista financeiro.

      1. como detesta a ciência, pare de ir ao hospital e abandone a televisão e equipamentos de informática. Pois, tudo isso é feito contra sua ideologia.

        ah, não! Olha só quem está na fila da vacina! Você querendo se curar.

        Quem diria, critica a ciência mas depende de um estudioso da área para salvar sua vida de reclamações.

  39. O homem foi a lua, Bin Laden derrubou as torres gêmeas, políticos brasileiros são honestos…

  40. As imagens da sonda japonesa são maravilhosas. A que altura foram tomadas? Não se pode ver o local do pouso dos Americanos? O jipe, a bandeira e os restos das evidências?

    1. 100 km, depois 50 km. E, não, a resolução não permitia ver sinais de pousos… a Lua é GRANDE.

      1. Humm, sei sei … século XXI… imagens HD… o google enxerga tudo lá do alto, dá pra ver até gente caminhando na rua…mas o satélite japa que orbita a Lua pra tirar fotos HD não consegue enxergar o Jipe Lunar…mto bom! E viva a teoria da conspiração! kkkkkkkkk

        1. As fotos que o Google usa no Maps não foram tiradas com uma câmera HD…

          Da uma procurada aqui nos comentários pois ja foi postado um link com as fotos tiradas por telescópios que muitos aqui estão achando que não existe.

  41. Sugiro aos idiotas que acreditam na conspiração que dêem uma chegadinha a Houston-Texas, mais precisamente no Museu do Centro Espacial local, e confiram com os seus próprios olhos.

    1. rapaz, esse poRvo todo fala e depois está lá na fila do hospital querendo a cura. Não larga a internet e não para de ver televisão (novela repetida).

      são os medíocres de sempre querendo que o mundo acabe em melado. E ainda dão sorte porque o preço dos medicamentos poderia ser ainda maior já que importamos muita coisa.

  42. =NÃO PUBLICARAM O MEU 1o. COMENTÁRIO.???
    =ENTÃO EU VOU SIMPLIFICAR:= HOJE, COM QUASE 70 ANOS, NÃO ACREDITO QUE O
    HOMEM TENHA IDO À LUA.!!! =FILMARAM TUDO NO NORTE DO ESTADO DE IDAHO,
    AONDE TEM UMA REGIÃO DENOMINADA “CRATERAS LUNARES”.!!!

    =04/11/16.=6a. =ROBERTO COURA.=

    1. Poxa, você toca bem. Uma pena ter essa visão obtusa da ciência, como se fosse algo assim, que a gente descarte por qualquer ideia maluca. Como você explica todas as análises feitas no mundo inteiro sobre as rochas lunares?

  43. Prezado Salvador
    Sempre que me falavam que o pouso da Apollo na superfície da Lua tinha sido uma farsa eu dava risada.
    Entretanto há dois elementos de estranheza que eu, por mais adepto que seja do Método Científico, não consigo explicar (e daí peço a sua valorosa contribuição):
    1) Meus pais viram a transmissão na TV do pouso à Lua, com direito à bandeira tremulando e tudo. A NASA diz ser tremulação por gravidade, e não por rajadas de vento; mas ignoremos isso. Minha dúvida é POR QUE O VÍDEO DO POUSO À LUA NÃO FOI REMASTERIZADO, MELHORADO DIGITALMENTE PARA ENTÃO SER DIFUNDIDO PELA WEB COMO FERRAMENTA CIENTÍFICA, SE JÁ FIZERAM COISA SIMILAR COM OS CLÁSSICOS HOLLYWOODIANOS CASABLANCA e A PONTE DO RIO KWAI, QUE TÊM MERO TEOR DE ENTRETENIMENTO?
    2) Atualmente, com toda tecnologia de transmissão digital e quântica existente, quando assistimos a reportagem de um correspondente internacional ou um jogo de futebol no Japão; ficamos chateados pelos pequenos segundos de atraso na imagem, no som ou em ambos. Se esse atraso ou, como os midiáticos que adoram um anglicismo dizem, delay; é causado pela distância entre os pontos de transmissão e recepção; ENTÃO COMO FOI POSSÍVEL, COM A TECNOLOGIA ANALÓGICA DISPONÍVEL NA DÉCADA DE SESSENTA, QUE SE FIZESSE UMA TRANSMISSÃO AO VIVO, DA SUPERFÍCIE DA LUA PARA A TERRA?
    Seu comentário seria bastante elucidativo.
    Respeitosamente.

    1. 1) As imagens em vídeo não são passíveis de grande melhoria, embora tenha sido remasterizadas pela melhor empresa americana nesse setor.
      2) A transmissão ao vivo teve alguns poucos segundos de atraso. Não há tecnologia no mundo que mude a velocidade da luz.
      Abraço!

      1. Sem contar o fato da Nasa ter “perdido” a filmagem original por questões financeiras. Quem acredita nessa afirmação da Nasa deve ser realmente completamente lunático! hahah
        A Nasa economizando dinheiro para gravar em cima das filmagens originais??? Me poupe!

    2. Olá,

      Os atrasos que vemos nas transmissões ao vivo aqui na terra geralmente acontecem por causa de atrasos na compressão de dados necessária pra fazer o vídeo viajar pelos satélites ou links de internet envolvidos.

    3. A demora nas transmissões de sinais de radio e tv entre Continentes, é devido ao processamento de sinais e tempo de deslocamento no espaço. Ex= Emite-se o sinal em direção a um satélite a 36 mil Kms de altura, ida e volta 72 mil kms. Sinal modulado e processado antes e depois de recebido na central de uma determinada Emissora. E daí? Bem novamente emite-se novamente a outro satélite que iraá retransmitir a repetidoras ou emissoras da Rede em todo país. Até aí um delay de no minimo meio segundo. Mas se for uma entrevista dobra o tempo de ida e volta do sinal. No caso da Lua, o sinal vem em Linha reta, com sistemas de antenas super direcionadas e portanto nesse mesmo tempo, cerca de pouco mais de um segundo. Obs; A veelocidade da luz e das radiações eletro magnéticas, é de 300 mil Kms / segundo. E a Lua está a 384 mil Kms. Nunca será possível mudar essa velocidade, isso é padrão. Salvador, não é fácil tolerar esses inteligentes, “sabetudo”. Qual a melhor resposta a eles? Se foram naquela época, sem tecnologia suficiente, por que não vão agora? “Oras, justamente por que ja foram, 6 vezes”!

  44. Ola Salvador
    Eu li a matéria e vi o vídeo. Depois li todos os comentários. Não sei porque a conversa descambou pro velho papo de que o homem não foi a lua. Não sei como tem gente que ainda não acredita. Mas então ja que se falou tanto na lua aproveito pra tirar algumas dúvidas.
    Não sei quanto custou o programa que desenvolveu os onibus espaciais da Nasa. Mas ja li que cada lançamento custava em torno de U$ 500 milhões. Claro que o desenvolvimento das naves deve ter custado bilhões e bilhões. Mas o custo adicional de cada lançamento era em torno de U$ 500 milhões. Acho que considerando as cifras envolvidas quando o assunto é viagens espaciais até que não é tanto. Então fico com a dúvida. Sei que os onibus ja estão fora de uso. Mas vamos supor que ainda estivessem em operação. Após uma decolagem até a estação espacial. Pense na situação. Ele estaria la “estacionado” na estação espacial. Ele ja esta livre da gravidade da terra. Não seria simples apenas pegar um “impulso” e seguir até a lua ? Não digo pousar. Sei que seria impossível. Apenas orbitar a lua. Um pequeno foguete não seria suficiente pra dar esse impulso inicial e depois ele iria direto ja que no espaço não tem resistência ? E depois a mesma coisa pra voltar ? Não sei porque uma viagem para orbitar a lua seria tão mais caro que uma outra viagem qualquer pro espaço. Eles enviam naves até pra outros planetas que é muito mais longe

    1. Olá Emerson,

      O Salvador provavelmente vai te explicar, mas uma sugestão que eu posso te dar caso goste de jogos e simuladores é voce dar uma procurada nos seguintes: Orbiter 2010 e Kerbal Space Program.

      Ha uns dois anos eu tinha exatamente essas dúvidas q vc postou e muitas outras, mas depois de jogar um pouco do Orbiter tudo ficou muito claro.

      Abraços e espero que goste dos jogos, são muito instrutivos.

    2. Emerson, só um comentário:
      500 milhões de dólares no final da década de 60 é um valor. Hoje ém dia a cifra é muito maior…
      Já calculou quanto o dinheiro do nosso país desvalorizou dessa época pra hoje?

    3. Falei do nosso dinheiro só pra efeito de comparação.
      Lá a moeda é a mesma desde a década de 1960.
      Aqui… Quantas moedas se foram e quantos zeros foram perdidos?

    4. Não, o ônibus espacial e a ISS não estão “livres da gravidade da Terra”. Se estivessem não estariam em órbita, por definição. Aliás, a ISS está a 400 km de altitude e a Lua está a 400.000 km de distância e esta, como você pode comprovar todos os meses, também não está “livre da gravidade da Terra”.

    5. Parece facil, mas aí é começa o problema. O Projeto do Complexo Espacial ISS (Estação Espacial Internacional) é de 100 Bilhões de Dolares. Esse Complexo gira em torno da Terra e 420 Kms de Altura, numa velocidade de 27.700 Kms por hora. Pra sair da Órbita terrestre em direção à Lua, a Velocidade de Escape, precisa ser de 40 mil Kms por hora. Imagine o tamanho do foguete pra elevar um Onibus Espacial atingir essa Velocidade. O Foguete SATURNO V que levou as Apolos na Lua, tinha mais de 100 metros de altura, milhões de litros de Combustivel especial e as naves eram diminutas. Mas tinham estrutura especial, proteção e blindagem a Radiações no espaço, Material de uso pessoal, Combustivel pra foguete de Retorno, Super Para Quedas de aterissagem no retorno, etc…

    6. Emerson, gostei muito do seu ponto de vista. Ref. ao custo financeiro de se fazer isso. Não seria algo impossível. Simplesmente ir da estação espacial internacional(partir do zero com tanque cheio) ou na época que tinham os onibus espaciais ou até mesmo hoje, orbitar a lua sem pousar e voltar. É estranho não terem feito isso até hoje. Bom, pra apimentar um pouco mais ainda o assunto, segue o link do vídeo do Stanley Kubrick afirmando que foi ele quem filmou todos os pousos na lua. Vai saber se é verdade ou não. Pode ser.

      REVELAÇÃO BOMBA – Stanley Kubrick admite os pousos na Lua foram “falsificados” eu filmei!
      https://www.youtube.com/watch?v=Iqdo4lc1qVA

  45. Interessante a argumentação, porém ainda permaneço cético quanto ao fato, visto que existem dezenas de outros argumentos contra a suposta ida à lua, cuja desconstrução não foi feita durante a matéria. Diga-se de passagem, a questão das estrelas é a de menor relevância diante de outras situações que, aparentemente, são montagens grosseiras do ponto de vista físico. Ficaria muitíssimo grato se o autor pudesse esclarecer com dados técnicos TODOS os questionamentos apontados por sites que creem tratar-se de uma farsa. Não sou de ficar acreditando em qualquer conspiração, mas a ida do homem à lua é bastante questionável, principalmente por envolver política no meio…

    1. Peça pra eles explicarem como é possível formar uma “pegada” ( dos sapatos ) como aquelas vistas nas fotos, feitas em uma superfície arenosa e COMPLETAMENTE seca, sabendo que é a umidade que faz um grão de areia grudar no outro e ficarem moldados conforme o desenho do calçado, e na Lua não existe NENHUMA umidade.

  46. =EM 20 DE JULHO DE 1.969, EU TINHA 22 ANOS, ÉRA MEIO “INGENUOZINHO” E ACREDITAVA EM MUITA COISA.!!! =SEGUIA O MEU PAI:= P´RA ÊLE, ÉRA DEUS NO CÉU
    E JOHN KENNEDY NA TERRA.!!! =SEMPRE FUI APAIXONADO PELO COMPOSITOR BRA-
    SILEIRO HEITOR VILLA-LÔBOS. =TENHO VÁRIAS BIOGRAFIAS DÊLE.!!! =QUANDO EU SOUBE QUE AS VIAGENS E CONTATOS COM OS ÍNDIOS ÉRA “BALÉLA”, LEVEI UM
    “CHOQUE DE 1.000 VOLTS”.!!! =HOJE, COM QUASE 70 ANOS ( 13/03/17 ), NÃO ACREDITO QUE O HOMEM TENHA IDO À LUA.!!! =FILMARAM NO NORTE DO ESTADO
    DE IDAHO, NA REGIÃO DAS “CRATERAS LUNARES”.!!!

    1. Voce acredita que aquela sonda que enviaram pro espaço (a Rosetta), pousou no comenta?

      Voce acredita que os chineses enviaram um robo pra lua?

      Voce acredita que os americanos enviaram robos pra marte?

      Voce acredita que derrubar a Dilma não foi golpe de estado?

      Voce acredita que tudo que escreve aqui os USA estão monitorando?

      Voce acredita em Deus?

      1. Voce acredita que aquela sonda que enviaram pro espaço (a Rosetta), pousou no comenta? vc é louco em perguntar o óbvio ou se faz de (…)

        Voce acredita que os chineses enviaram um robo pra lua? os chineses são muito mais esforçados do que o poLvo daqui, veja o seu caso que somente duvida e não faz nada para mudar sua própria realidade

        Voce acredita que os americanos enviaram robos pra marte? eu acho que você consome inutilmente oxigênio quando respira, isso é desnecessário para você.

        Voce acredita que derrubar a Dilma não foi golpe de estado? até isso aqui, ridículo. Um cara sem visão nenhuma e cheio das palhaçadas.

        Voce acredita que tudo que escreve aqui os USA estão monitorando? eles não sou tolos.

        Voce acredita em Deus? Isso NUNCA existiu. Tanto é que precisa de gente tonta para ficar perguntando sobre isso o tempo todo.

      2. A primeira eu não acredito não…. acho que a sonda Rosetta pousou sim, mas em um COMETA…
        mas não COMENTA não kkkkk

    2. Repito o que disse no seu comentário mais novo — você toca muito bem (visitei seu site), mas de ciência faltou um cadinho. 😉

      1. Ta faltando muito. Jornalista dando uma de Astrofisico não rola. Seja um De Grasse Tyson! Estude. Forme-se. Ai venha aqui com a cara coragem e mérito.

        1. Celso, veja, eu não estou dando uma de astrofísico. Estou dando uma de jornalista de ciência. É isso que eu sou. É para isso que eu me formei e estudei. Acho que você está um pouco confuso.

          1. Um jornalista devia relatar e não ficar defendendo o que não entende, não estudou, não fez prova, não defendeu tese, não fez experimentos científicos, não ralou em campo. A meu ver isso que voce faz é bacana, tenta divulgar ciência, mas no fundo no fundo é tipo uma distorção, não vou jogar pesado falando que é falsidade ideológica, mas é quase isso. É como se eu fosse um jornalista e ficasse tecendo comentários tendenciosos defendendo a medicina, sendo que eu nem médico sou. O que irrita muita gente aqui talvez seja isso. Estude Astrofisica. Se forme. Ai sim terá um respeito total.

          2. Hehehe, qual é a sua formação para julgar meu direito a exercer a minha profissão? Doutor em RH? rs

        2. aqui no br quem se forma nessa área tem que lutar cotidianamente para ganhar menos que um médico ou um juiz, no entanto, o impacto na sociedade pode ser maior do que esses profissionais. Por exemplo, muitos equipamentos usados em hospitais e nas suas casas foram desenvolvidos por físicos.

          se a pessoa não tiver gosto para dar aula em cursinho, vai penar brigando por migalhas de verbas liberadas para pesquisa científica.

          é aquela coisa, o poLvo daqui aprendeu apenas a criticar tudo da maneira mais errada e imbecil possível.

Comments are closed.