Ué, cadê as estrelas na foto?
Esta é uma das perguntas mais comuns ao ver aquelas imagens todas dos astronautas na Lua, ou mesmo ao observar fotos e vídeos divulgados pelas agências espaciais do mundo: por que as estrelas de fundo nunca aparecem nessas imagens?
As teorias da conspiração que giram ao redor disso, claro, não fazem o menor sentido. Mas a dúvida é legítima. Por que as estrelas não aparecem? Vamos agora entender essa história, que já é velha conhecida de quem manja de fotografia.
Todos os dispositivos para registro visual, desde os olhos até as câmeras digitais modernas, são basicamente bacias de luz. Ali você vai recolher as partículas de luz que incidem sobre uma superfície — seja ela um sensor digital ou as células da sua retina — e transformá-las numa imagem.
Dependendo do brilho, cada objeto emite uma certa quantidade de partículas de luz. Objetos mais brilhantes emitem mais, objetos menos brilhantes emitem menos. E o que vai determinar quanta luz vai incidir sobre sua superfície sensora e gerar a imagem é o tempo de exposição.
Até aí, tudo bem. Se você quer fotografar objetos pouco brilhantes, basta aumentar o tempo de exposição, para que o número de partículas de luz dos objetos seja suficiente para produzir uma boa imagem. Se você quer fotografar objetos muito brilhantes, diminui o tempo de exposição, para entrar só uma quantidade adequada de partículas de luz, e o objeto ficar bem delineado.
O problema é quando você tem, no mesmo quadro, objetos muito brilhantes e pouco brilhantes. Nessas horas, você vai ter de escolher qual é a sua prioridade: fotografar bem o objeto mais brilhante e desprezar os demais, ou fotografar os objetos menos brilhantes e saturar de luz a imagem dos que já são mais brilhantes.
É o caso das imagens espaciais de corpos planetários — seja astronautas vestidos de branco caminhando sobre a brilhante superfície da Lua ou uma imagem de Marte à distância. A regulagem do tempo de exposição foca em registrar com nitidez os objetos mais brilhantes. E os menos brilhantes da cena — as estrelas — não aparecem.
Legal. Mas você tem todo direito de desconfiar do que o Mensageiro Sideral está dizendo. Será que eu não faço parte de uma conspiração Iluminati para esconder que a Terra é plana e a humanidade nunca foi à Lua? Bem, você não precisa tomar a minha palavra como verdade. Dê uma olhada no vídeo acima, que demonstra na prática, com uma câmera normal de tablet ou celular, sem frufrus, como isso funciona — e faça seu próprio teste!
Mais uma dica: esse papo todo de exposição não foi uma coisa que a Nasa inventou. Não é coisa de agência espacial, nem de conspiração Iluminati. É princípio básico de fotografia, que vale para qualquer lugar, não só no espaço. Se tem captura de imagens, essas regras de exposição estão valendo. Valem até para os seus olhos — eles trabalham pelo mesmíssimo princípio, com a diferença de que regulam a área de exposição, em vez do tempo.
Se você estiver num ambiente iluminado e sair para observar o céu noturno, verá, de início, poucas estrelas. Isso porque suas pupilas estavam mais fechadas, adaptadas ao ambiente claro. Com menos luz, elas vão se abrindo, o nível de exposição da retina aumenta e você passa a enxergar mais estrelas. E, se, com a pupila bem dilatada, você entrar de novo num ambiente iluminado, todo mundo conhece a sensação de desconforto nos olhos — tem luz demais entrando na retina! A pupila precisa se contrair para regular novamente nossa “câmera natural”.
P.S.: Neste domingo (6), o Mensageiro Sideral ajuda a compor a bancada do “Canal Livre” para entrevistar o físico Marcelo Gleiser. A partir de meia-noite, na Band.
Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube
Existe um vídeo mostrando a bandeira norte-americana tremulando ao lado da Apollo. Na lua existe atmosfera e, ainda mais, vento para fazer bandeiras tremularem?
Quer uma simples prova que desmascara os americanos? Eles destruíram as fitas de videos originais com as supostas imagens. Provocaram um incêndio e destruíram as fitas(fato noticiado na mídia) porque estavam na iminência de serem periciadas por uma equipe internacional. Pelo valor histórico assim como a própria constituição americanas essas fitas certamente deveriam estar em um lugar super seguro(tipo FORT KNOX), mas não estavam. Reflitam sobre isso. Quanto ao espelho e bandeira SUPOSTAMENTE deixados lá por eles, digo que é fato que vários objetos já foram lançados contra a lua por sondas não tripuladas. Daí imagem o resto.
Quer uma simples prova que desmascara os americanos?
Quero.
Eles destruíram as fitas de videos originais com as supostas imagens.
Mentira. Não destruíram.
Provocaram um incêndio e destruíram as fitas(fato noticiado na mídia) porque estavam na iminência de serem periciadas por uma equipe internacional.
Mentira. Não destruíram. Se foi noticiado, cadê o link com a notícia?
Pelo valor histórico assim como a própria constituição americanas essas fitas certamente deveriam estar em um lugar super seguro(tipo FORT KNOX), mas não estavam.
Tudo mentira.
Reflitam sobre isso.
Tudo mentira.
Quanto ao espelho e bandeira SUPOSTAMENTE deixados lá por eles, digo que é fato que vários objetos já foram lançados contra a lua por sondas não tripuladas.
Então quer dizer que de uma forma ou de outra, eles foram. Se existia tecnologia pra mandar sondas não tripuladas, por que não enviariam humanos?
Daí imagem o resto.
É fácil inventar coisas e achar que tem razão, mas falhar miseravelmente, né?
Eu vou a lua toda hora, é só entrar no google earth ,hihihihi e vcs questionando ai!!! Kkkkkk
Não conheço o jornalista que assina esse texto, foi a primeira vez que o li e, provavelmente, a última. Não gostei da forma arrogante com a qual ele se referiu aos que questionam a presença dos estadunidenses na Lua, equiparando-os a pessoas que acreditam que a Terra seja plana. Comparação grosseira, sem serventia a não ser tentar desqualificar os que questionam a fantasia divulgada pela NASA. Jornalismo pretensioso, só explicável pela falta de argumentos de seu autor. Ah, e sim: o impeachment de Dilma foi Golpe (e aqui não é opinião de jornalista, mas de cientista política).
Fernanda, como você nunca me leu antes, decerto não sabe que eu já apresentei toneladas de provas sobre as viagens à Lua. Você pode encontrá-las aqui:
http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/2013/08/23/cinco-provas-da-ida-do-homem-a-lua/
http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/2014/01/15/mais-cinco-provas-da-ida-do-homem-a-lua/
Perdoe-me também por insistir num ponto: desacreditar das viagens à Lua é o mesmo que desacreditar da esfericidade da Terra sim. Ambas as crenças são baseadas em convicções superficiais (em geral de fundo ideológico) que não se conciliam com as evidências e os fatos observáveis. Mas, claro, o assunto do presente texto não era convencer ninguém de que as missões lunares aconteceram, mas meramente explicar por que não aparecem estrelas nas fotos. Só isso.
De resto, você já indica seu viés ideológico, ao misturar no mesmo comentário “estadunidense”, “impeachment de Dilma foi Golpe” e “cientista política”, ao falar das missões Apollo. Acho que qualquer pessoa com dois neurônios vai saber qual é a sua “pegada” de “ciência política”. 😉
isso é efeito dos desenhos animados do pernalonga e do pica-pau, aquele coelho e o pássaro já entraram em um foguete sendo que foi possível respirar no espaço, na lua e em marte. Daí, o poLvo acredita no papai noel “pruquê” todo mundo fala que mula sem cabeça existe.
é uma mula, mas é sem cabeça! Coisa de poLvo daqui do mato. Ninguém viu mas é aí “pruquê” o poLvo credita. É a “preda” no sapato que comoda esse poLvo.
Uma simples prova desmascara os americanos. Eles destruíram as fitas de videos originais com as supostas imagens. Provocaram um incêndio e destruíram as fitas(fato noticiado na mídia) porque estavam na iminência de serem periciadas por uma equipe internacional. Pelo valor histórico assim como a constituição essas fitas certamente deveriam estar em um lugar super seguro, mas não estavam. Reflitam sobre isso, pesquisem. Vários objetos já foram lançados contra a lua por sondas não tripuladas. Daí imagem o resto.
Eles não destruíram as fitas. Próxima?
O incendio que destruiu as fitas foi amplamente divulgado na globo e vários cientitas ingleses rebatem cientificamente cada cópia das imagens https://www.youtube.com/watch?v=W79mIGx9Ib4&app=desktop
Até o nosso astronauta brasileiro(Marcos Pontes) que esteve em uma das missões a estação espacial relatou que é impossível o ser humano chegar a lua com a tecnologia que temos atualmente..
Não houve incêndio. O que houve foi o apagamento de uma (e apenas uma) das fitas usadas para gravar a transmissão original — embora, claro, várias cópias dela tenham sobrevivido. De resto, todos os filmes e fitas foram cuidadosamente preservados, em alguns casos com múltiplas cópias. Sugiro procurar fontes mais confiáveis para suas informações.
Até o nosso astronauta brasileiro(Marcos Pontes) que esteve em uma das missões a estação espacial relatou que é impossível o ser humano chegar a lua com a tecnologia que temos atualmente..
Mentira de novo. Ele nunca disse isso. Cara, você DEFINITIVAMENTE precisa atualizar suas fontes, e rápido!
Nossa! Fica ofendida pq Salvador defende a verdade que o homem foi na Lua 6 vezes. Fatos históricos e reais.
Mas não se ofende com os idiotas q teimam em inventar baboseiras e farsas para enganar os ignorantes?
Ah, não foi golpe, foi a democracia prevalecendo sobre um governo incompetente… se não enxerga, que pena, mude para Venezuela, Maduro irá te receber de braços abertos.
Que bobinha… é uma dessas vermelhinhas ideológicas que entopem a cabeça da tigrada com esse papo imbecil esquerdopata… “estadunidense”, “gópi”…
Se quer falar de política, vai pra outro canto. Se quer questionar a ida à Lua, estude antes (não vale filosofia, epistomologia política, e outras ecas que vcs gostam de empurrar goela abaixo da tigrada).
Cientista político que defende que o homem não foi à Lua… Tenho medo das teses científicas que essa pessoa defende ou defendeu, já que alega ser cientista política… Mas se ela diz que o impeachment foi golpe então já temos uma idéia do calibre dessa cidadã…
Salvador, please
qual o fundo musical?
Piano, e tema
bom gosot…alias o Jazz sempre proporciona isso
Está nas informações do vídeo, no YouTube. 😉
Caramba, Salvador, quanta ignorância e falta de educação nessa sessão de comentários… ignore esses imbecis. Parabéns pelo trabalho.
A temperatura variava de 100 negativo a 100 positivo em um único dia,o trabalho para decolar da terra com uso de foguete,como decolaram de volta? As estrelas não apareceram nas fotos justamente pq qualquer cientista saberia baseado na foto que as estrelas não estariam nas posições corretas,seria muito complicado criar uma foto utilizando as estrelas sem falhas.
aiaiai…
Decolar da Lua, com 1/6 de gravidade, deve ser mais fácil, não acha?
E colocar estrelas seria complicado, então vamos fazer logo um foguete de papelão e tirar as estrelas… quem sabe passa?
Amigos: o homem nunca foi para a lua e também nunca irá. Pela ausência de atmosfera, não seria possível reduzir a velocidade da nave que a ela dirigia. Eventual nave em solo lunar também não teria como decolar, exatamente pela falta da mesma atmosfera para dar sustentação (ação e reação) ao ar expelido pelas turbinas. Não é preciso ter conhecimento de astrofísica para entender isso.
Olá Raul. As naves não precisam de atmosfera para desacelerar: é possível frear usando os foguetes. E os foguetes não precisam de atmosfera para decolar. Eles funcionam no vácuo sem problemas.
http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/2013/08/23/cinco-provas-da-ida-do-homem-a-lua/
http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/2014/01/15/mais-cinco-provas-da-ida-do-homem-a-lua/
Explicou e não tirou as dúvidas de ninguém. Agora eu vou explicar. Não aparecem estrelas nessa foto, porque as estrelas estão aqui no planeta Terra: Anita, Luan Santana, Mulher qualquer fruta, MC qualquer coisa, etc,….
A Grosso modo… Em 1969 era impossível. e Sinto muito desaponta-los.
Oh! Não… eu sempre acreditei… ainda bem que tem um
babacaburroimbeciltapadocara pra me abrir os olhos…Evidentemente o homem jamais subiu alem dos 400km de altura (como estão exatamente os atuais membros da estação internacional agora) mas isso nao desmerece a coragem daqueles caras. Mas que o Buzz Aldrim é um farsante midiático, isso ele é. Não precisava ficar espalhando esta mentira por aí. Bastava dizer que subiu com o foguete, isso já seria muita coisa.
Evidentemente você é burro.
Concordo, e uma simples prova desmascara os americanos. Eles destruíram as fitas de videos originais com as supostas imagens do homem pousando na lua. Provocaram um incêndio e destruíram as fitas(fato noticiado na mídia) porque estavam na iminência de serem periciadas por uma equipe internacional. Pelo valor histórico assim como a constituição essas fitas certamente deveriam estar em um lugar super seguro, mas não estavam. Reflitam sobre isso, pesquisem. Vários objetos já foram lançados contra a lua por sondas não tripuladas. Daí imagem o resto.
Quer uma simples prova que desmascara os americanos?
Quero.
Eles destruíram as fitas de videos originais com as supostas imagens.
Mentira. Não destruíram.
Provocaram um incêndio e destruíram as fitas(fato noticiado na mídia) porque estavam na iminência de serem periciadas por uma equipe internacional.
Mentira. Não destruíram. Se foi noticiado, cadê o link com a notícia?
Pelo valor histórico assim como a própria constituição americanas essas fitas certamente deveriam estar em um lugar super seguro(tipo FORT KNOX), mas não estavam.
Tudo mentira.
Reflitam sobre isso.
Tudo mentira.
Quanto ao espelho e bandeira SUPOSTAMENTE deixados lá por eles, digo que é fato que vários objetos já foram lançados contra a lua por sondas não tripuladas.
Então quer dizer que de uma forma ou de outra, eles foram. Se existia tecnologia pra mandar sondas não tripuladas, por que não enviariam humanos?
Daí imagem o resto.
É fácil inventar coisas e achar que tem razão, mas falhar miseravelmente, né?
É que estava nublado aquele dia. ahhh me poupe em 1969 fazer uma viagem interplanetária ?.. e com aquilo ainda ? se eu entrar no ferro velho perto de casa eu construo uma dessa igualzinha com os mesmos materiais.
cade a bamdeira dos estados unidos queria ver ela ::::
Dizem alguns historiadores que na época do embarque de Cristóvão Colombo, Cabral e suas caravelas a caminho de novas descobertas, que encontrariam monstros marinhos, que iam afundar em suas balsas e que quando voltaram não encontraram nada e que era tudo mentira..
Lembrei disso diante de algumas publicações sobre o homem ter ido a lua..
Caramba!!! Eu não existo!!! Sou a mentira contada por Cabral..
Putz.. Que triste… Pois é… Coooisssa do iluuuuminaaaty
Pedro Alvares de Cabral não descobriu o brasil e nem veio aqui por acaso, foi um ultimato para que Portugal anunciasse ser dono desse pedaço de terra ou os outros países europeus fariam as honras. Já sabiam dessa terra e os europeus não queriam vir pra este lado devido o clima diferente (mais quente) e a total falta de civilização (floresta fechada). Havia a possibilidade dos espanhóis tomarem a parte de Portugal.
acho que quem mais teria motivos para desmentir de forma categórica a ida para lua dos norte americanos, seriam os astrofisicos, os físicos, a agência espacial, e o mais importante, os políticos russos, numa era tão concorrida como foi, entre os dois sistemas políticos, da guerra fria. Os russos teriam esperneado de maneira tão intensa, que se fosse farsa, viria a tona. No entanto, os mais interessados não a época não atacaram, o que na época seria uma chance de ouro politicamente.
Gosto mto das suas matérias sobre a conquista do espaço, são delas que eu extraio a maior parte dos links que uso nas minhas investigações. Eu já fui cético e agora acredito no pouso do homem na lua. Pq? Foi por causa de uns vídeos indicados por vc em um artigo. Nele cientistas analisam a poeira que o jipe levanta quando se locomove. Ali podemos ver duas coisas que são evidência do pouso lunar. 1- a poeira não se espalha, pois não há atmosfera. Ela simplesmente cai, um efeito impossível de ser recriado. 2- a velocidade da queda da poeira, que é consistente com a aceleração da gravidade lunar, que também seria impossível de ser recriada na Terra. São alguns vídeos na internet que mostram os detalhes dessa análise (não sou físico e nem saberia replicar todos os detalhes da questão) e quem quiser questionar, não faça a mim, veja os vídeos (é bastante técnico).
Salvador, é por aí mesmo?
Se hoje a NASA enviasse uma missão tripulada a Marte com êxito. Como a NASA poderia registrar o evento para que não restasse dúvidas para a população mundial quanto a veracidade deste feito? Filmaria? Transmitiria ao vivo o lançamento e o pouso? O homem não vai mais a lua por que isso não é mais um desafio para a ciência mais custa caro.
Bom falarem em tecnologia avançada em volta ao mundo com tecnologias do século XVI.
Hoje já falam em terra plana. Ou seja, ja estão dizendo que a terra não é Redonda.
e pensar que o Brasil é cheio de Ivans e Fagners… putzz ninguem merece.
Caras, se vcs sao donos da verdade, criem um blog se ja nao possuem e postem a “verdade verdadeiramente verdadeira” lá e sejam felizes.
ps: nao me surpreende um ter comprado um terreno na lua, me surpreende se outro nao comprou tb….
Salvador, de todas as reportagens que vc já postou (e eu venho acompanhando já a algum tempo) esse último realmente eu não entendi a motivação do conteúdo… De certa forma me pareceu provocação ao pessoal da teoria da conspiração… Se a intenção foi essa eu até gostei, mas talvez tenha dado mais combustível para que esse pessoal (crentes, doidos, mal informados, etc…) entrem aqui no blog para empestear e pichar todo fórum de discussão de idéias saudáveis. Achei que, meses atrás, a intenção era de reduzir a presença desse pessoal… Anyway… pelo menos temos algumas coisas engraçadas a mais para ler no meu descanso… abraços
Caro Salvador, você tem feito um grande trabalho no que se propôs a fazer, que é ser um jornalista de ciência. Suas informações são sempre condizentes com as publicações científicas e suas opiniões sempre muito oportunas. Infelizmente a maior parte dos “entendidos” que comentam por aqui, além de não entenderem os básicos rudimentos do conhecimento científico, ainda padecem de grave falta de educação e por isso faltam com o respeito contigo e com os demais. Se ao menos soubessem diferenciar a informação científica daquela que é divulgada sem fonte na Internet, talvez pudessem ser levados a sério… Enfim, continue seu grande trabalho…
É… O homem não foi a lua, o microondas não existe, painéis solares então jamais. Gente o homem foi pra lua si.! Acordem
Não existe segredo que possa ser guardado por 4 pessoas. Imagine um que tivesse que ser guardado por centenas.
Graças à internet, um grande número de pessoas inteligentes podem expor os seus trabalhos. Pena, que também deu voz a muita gente ignorante…
Ola Salvador. Vi um documentario da bbc uma vez mostrando um video de um rover soviético em 73 ou 74 passando sobre os locais de pouso americano para confirmar a veracidade das missoes tripuladas americana. Se eles confirmaram e aceitaram nao entendo como muitos nao acreditam ate hj. Parabens pelo blog.
Salvador, para um bando de imbecis a explicação tem que ser bem infantil, senão não entendem.
Em vez de explicar pergunte: durante o dia vemos estrelas no céu? NÃO, porque a luz do sol é mais forte do que a das estrelas. O passeio dos astronautas deu-se na face iluminada da Lua. Nessas condições, assim como na Terra, na Lua não conseguimos avistar estrelas. Deu pra entender asnos de plantão?
Não se viam estrelas no céu. Ora, se não existe atmosfera na Lua, as estrelas deveriam ser visíveis.
• Não apareceu nenhuma cratera, e todo mundo sabe que a Lua está cheia delas.
• As sombras dos astronautas no chão não eram paralelas, como se existissem duas fontes de luz – mas é sabido que só existe uma, o Sol.
Outro indício de fraude é que, no momento da aterrissagem (o certo seria “alunissagem”, mas quem garante?), a câmera não balançou nem um pouco, mesmo estando posicionada perto de uma poderosa turbina. Sabe por quê? Simples: a câmera foi manuseada pelo cineasta americano Stanley Kubrick, que em meados de 1968 finalizara o filme 2001 – Uma Odisséia no Espaço e dominava a técnica necessária para esse tipo de produção.
Gustavo, tem mais:
— os caras não comeram um pedaço da Lua, e todos sabemos que ela é feita de queijo;
— as estrelas não aparecem porque cortaram o orçamento e não pagaram a conta de luz;
— o Kubrick desistiu de fazer um filme para os soviéticos em que havia estrelas, mas não tinha nave. Coisas de orçamento apertado.
No mais, obrigado por ser um a menos nesse mundo competitivo.
Gostaria de abordar um aspecto que não foi abordado, não seria mais fácil para a Nasa na década de 60 colocar estrelas nos fundos falsos em vez de ter que justificar onde estão as estrelas… Além disso se não estivessem estado lá na década de 60 e 70, com toda a tecnologia que já foi desenvolvida será que não teriam “voltado “de mentirinha só para colher amostras verdadeiras no lugar das falsas que ficaram nos enganando durante anos….
Tem que ser MUITO ignorante para não acreditar que o homem foi a lua… todas as perguntas pertinentes a esse assunto já foram esclarecidas, realmente não entendo a dificuldade de aceitar isso.
…Se em 1969, no apogeu da Guerra Fria, a antiga União Soviética, a China, a França(que detesta os EUA) e outros países inimigos dos EUA Não falaram nada, ficaram calados quando os americanos foram a Lua, …com que argumentos tem gente hoje negando a ida do homem a Lua? …Teriam esses sujeitos que negam a ida do homem a lua, algum argumento que o próprio Putin, Líder Russo que odeia os EUA, não tem? Se tem, por favor, descreva tecnicamente… A Resposta é simples… Eles acreditam sim, que os EUA foram a Lua, mas como odeiam americanos, mentem pra chatear os que acreditam, mentem para denegrir a tecnologia americana, mentem por puro prazer, ou quem sabe ignorância semelhante aos homens do século 15 que acreditavam que a terra era quadrada!
Estamos em 2016. O homem consegue captar imagens de um lado do planeta ou mesmo de outros planetas e enviá-las, por satélites, instantaneamente a outros locais. Assim vemos os shows, futebol, guerras, etc., ao vivo.
Temos o celular, que nos permite falar com quem quisermos, em qualquer lugar do mundo. Temos a Internet, que divulga qualquer notícia instantaneamente. O Avião nos leva a velocidades incríveis a qualquer lugar do planeta.
E ainda assim, temos pessoas que não acreditam que o homem foi à Lua?
Com certeza, quando estão fazendo uma tomografia, acreditam que o aparelho caiu do céu. Quando extraem dentes, esquecem que antigamente não existia a anestesia e a extração era feita com alicates.
Boa sorte a estes. Continuem fazendo café no coador de pano.
Por que na Internet tudo é motivo pra discussões agressivas e ofensas?!?
Salvador, esse versículo é para você refletir. Talvez Deus esteja falando com você, pense nisso!!!
Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. 2 Coríntios 4:4
beleza, seu deus nunca existiu. Prova disso é a insistência de pessoas que tomam essa ideia de vir em um site de ciência encher o saco com nada.
está se achando santo? quem te deu esse título além de sua cabeça.
quando for ao hospital e faltar remédio e quem lhe atenda, lembre do prejuízo de pessoas como você causam quando menosprezam o valor da educação e o conhecimento acumulado.
Não. O Conrintios não fez 4:4. Foi 4:0 mesmo. São Paulo parece que é mais chegado no homi que o tal Corintio.
Ser ou não ser eis a questão, não sei se acredito ou fico na dúvida de duvidar da proeza dos astronautas que foram lá, o EUA é expert em cenários, muita gente duvida que eles chegaram lá na época na Lua, a minha dúvida é porque com a nova modernidade da tecnologia eles não chegam lá, a ciência evolui muitos métodos foram criados porque eles não vão mais, seria a crise econômica do planeta, mas ainda a tempo de voltar lá.
Fiquei assustado com a quantidade de nerds mal amados que ainda defendem a teoria de que tudo foi uma farsa! Kkk
Conheci um, quase sai de perto pra nao gargalhar na frente dele. Sao pessoas com uma necessidade patológica de explicar o que ja foi explicado. Sao chatos até o ultimo fio de cabelo. E pior: sao os verdadeiros ignorantes, e tratam a todos com um ar de superioridade, mal sabendo q sao motivo de piada por onde passam
Ser ou não Ser eis a Questão, sei ou não sei fico com a dúvida, se é que foram mesmo ou se tudo foi feito em um estúdio o qual o State são expert em realizações, mas uma coisa é certa pouco os astronautas que fora lá falaram, foi mais especulação do momento da proeza, porque agora que a ciê
Lendo alguns comentários,começo a duvidar que a Lua exista e que talvez seja uma montagem de hollywood, esquecida no espaço.
Salvador, parabéns pelo blog.
infelizmente, a desinformação ainda impera.
Há algumas semanas, numa roda de amigos, numa discussão da ida do homem a lua, fui o único a “tentar” explicar que o motivo da inexistência das estrelas na foto seria a relaçao entre intensidade de luz e o tempo de exposição da máquina fotográfica. Único, talvez, porque, coincidentemente, eu era o único a conhecer um pouco de fotografia e suas nuances características. Embora, para eles, esse argumento parece loucura.
Hoje, um destes amigos da discussão leu este artigo, percebeu que há muitos mais além dos nossas crenças e desviou o olhar para a entrada da caverna por onde entra a luz. Ele ainda não saiu da caverna mas deixou de admirar a sombra projetada na parede.
Enfim, me refiro a importância de meios de comunicaçao como este que plantam várias e boas sementes que poserão se tornar belas e frutíferas árvores.
Acompanho suas publicaçoes e desejo que continue por muito tempo.
Sucesso e obrigado!
Seu depoimento me valeu o dia. A ideia é essa. Deixa entrar uma frestinha de luz, eles logo virão ver o que é. 😉
Nessa questão, eu fico em cima do muro.
Por um lado, não vejo provas 100% verdadeiras que o homem realmente pisou na lua. Em se conhecendo a situação da época e as artimanhas dos americanos, não poria minha mão no fogo nem com luva de amianto.
Os americanos podem muito bem ter dado um CALOTE nos soviéticos, aproveitando-se de sua alta tecnologia em cenários de cinema, isso é inegável.
Noto também uma grande necessidade de, retratação, de dar satisfação e ou/desculpas por parte dos defensores dessa suposta “epopeia” espacial americana.
Devo dizer também que, os motores de foguetes americanos só foram “aperfeiçoados”, graças a transferência de tecnologia russa em aço de ultra-alta resistência, isso, pós queda da URSS e com o advento da estação espacial internacional.
Claro que, os russos, não iriam entregar todo o ouro tecnológico ao “oponente”, haja vista, a aposentadoria precoce dos absoletos e caros ônibus espaciais americanos, deixando essa tarefa$$$$ com os russos, especialistas em foguetes, extremamente funcionais e de alta performance.
Por outro lado, também acho possível que o homem realmente tenha pisado na lua naquele longínquo ano de 1969.
No entanto, esse clima de farsa americana, vai perdurar muito tempo ainda.
Isso só será esquecido quando a lua for realmente colonizada por diversos países, tipo: EUA, China, Rússia, Japão, Índia e correlatos.
Putz, quantos ignorantes seguidores de teoria de conspiração, certamente desconhecem a história da Guerra Fria, Corrida Espacial, o desenvolvimento da astronáutica principalmente na época de Wernher von Braun e Sergey Korolev, os programas Mercury, Gemini e Apollo, os voos da Apollo 8, 9 e 10. A explicação pra tanta gente duvidar que a teoria da conspiração é a verdade se chama “ignorância”.
Correção: A explicação pra tanta gente duvidar dos pousos na Lua e acreditar que a teoria da conspiração é a verdade se chama “ignorância”.
Eduardo, me responda!
– Você fotografou?
– Você gravou?
– Você filmou?
– Não?
Se “Não”, isso implica que você não tem certeza de nada também. Portanto, abstenha-se de comentar.
Sobre Von Braun e Korolev, o primeiro era um ex-nazista a soldo dos americanos, o segundo era russo, portanto, antagônicos.
Sabe nada, inocente!
Quando uma pessoa já entra ofendendo com adjetivos de “ignorante” e “conspirador”, é porque não tem mais certeza de nada. Deveria ficar calado.
Sobre o tema da ida ou não do homem à lua, se muitos duvidam, é porque faltam evidências mais concretas, só isso!
Eu, como bem falou o colega aí de cima, também fico em cima do muro.
Magali, não faltam evidências mais concretas. Falta as pessoas perderem a preguiça de ir atrás das evidências mais concretas. Tem muita evidência concreta. Que tal fazer uma busca em papers científicos que tenham analisado as rochas lunares para encontrar evidências de que elas não fossem lunares? Que tal ir pesquisar sobre fotografia antes de falar das estrelas que não aparecem nas imagens? Que tal ir pesquisar sobre tecnologia espacial para ver se eram factíveis mesmo os planos do projeto Apollo? Que tal ver os vídeos antes de sair dizendo que a bandeira tremula? Tem um caminhão de evidências concretas. Falta só pesquisar. Puxando a brasa para a minha sardinha, você pode começar por aqui, por exemplo:
http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/2013/08/23/cinco-provas-da-ida-do-homem-a-lua/
http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/2014/01/15/mais-cinco-provas-da-ida-do-homem-a-lua/
Magali, não falta evidência nenhuma. Falta é estudo. Quem não estuda, ignora o assunto. Logo, são ignorantes.
Gostei do artigo Salvador! Simples e objetivo, para os que reclamam de que não entendem de física.
Gosto de me divertir com teorias da conspiração, elas são intrigantes, divertidas e distraem, são boas piadas para cientistas…rsrs. O mais interessante aqui é que justamente a ausência das luzes destrói parte da teoria, já pensou se elas aparecessem nitidamente na foto da NASA? kkkkkkkkkk
Fico tentando entender a “crítica” da nova geração. Preferem aderir à palavra de um sem número de personagens da rede sem qualquer autocrítica. O que me parece contraditório, pois a crítica tem que se basear na autocrítica para ser válida, uma vez que se baseia em representações do eu no outro. Sem esse ingrediente, vira discurso vazio. O que quero dizer é que os personagens da rede contestam o “status quo” a partir de um sentimento de revolta generalizada, mas sem se dar conta das próprias limitações.
A minha mãe não acreditava que o homem tinha ido à lua …. Mas ela nasceu na época da primeira guerra mundial e, coitada, não teve muito estudo ….. Agora, alguém que tenha completado pelo menos o ensino médio e ainda ache que a ida à lua nunca aconteceu, é um estúpido ignorante mesmo.
Tirante os que de fato conhecem algo substancial sobre a matéria – e até a propósito crer nas evidencias que reputam nosso pouso na lua – a discussão refere uma assembléia de asininos.
Antes mesmo desta farsa, quando inventaram a máquina fotográfica, em filme preto e branco, fotos tiradas da terra, apreciam estrelas no firmamento, mesmo tendo a terra uma ATMOSFERA que a lua não tem e a lua está bem mais perto das estrelas que a terra. Recentemente a China mandou para a lua um robe que pousou do lado claro da lua e as imagens recebidas dele, são mais claras do que uma imagem feita na terra durante o dia e sem nuvens. A razão é simples, nossa atmosfera, refrata a luz solar e sua incidência é menor por conta da atmosfera, coisa que na lua não tem, repito. E os americanos foram pousar bem no lado escuro da lua. Como prova maior da farsa, tem uma foto tirada de um dos dois astronautas que falsamente teria pousado na lua, aparecendo a sobra de quem está fotografando, e no visor do capacete do fotografado aparece o reflexo de outro astronauta. De onde ele saiu ninguém sabe.
Caraca…
As estrelas estão lá; só não aparecem. Mas você leu o texto e não entendeu. É um analfabeto funcional. Ou nem leu e é só analfabeto.
O “robe” da China grava mais claro? Uau… quem sabe ajustaram a exposição?
A Lua não tem “lado escuro”. Tem lado oculto. Se eles tivessem pousado lá, não haveria comunicação (dá pra entender isso?) E se eles fotografaram a Terra, então eles não estavam no lado afastado. Dá pra entender isso também?
O reflexo pode ser de um Annunaki ou do Kubrick. Você escolhe.
Adorei o vídeo, dirimiu todas as minhas dúvidas em relação às imagens do espaço que se mostram nos filmes!
“Vós conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (Jo 8, 32). Estudar fisica é uma verdade que pode libertar muitos incrédulos que postaram alguns comentários…
Nem acredito que ainda estamos mesmo discutindo isso.
Segue abaixo um documentário de 3 horas de uma estudo feito durante mais de 10 ou mais onde é comprovando de formar técnica que o vídeo da ida a Lua não passou de uma montagem.
https://m.youtube.com/watch?v=W79mIGx9Ib4.
Depois que conseguirem ver esse vídeo ai sim digam suas conclusões independe deste vídeo da sonda Japonesa que mais paraece uma outra montagem principalmente quando mostra a terra ao fundo.
Um video fake montado no youtube prova tudo. Inclusive seu baixo QI.
Salvador,
Não responda aos comentários. Assim vc se rebaixa a esse nível baixíssimo do “debate”. Preserve sua imagem. Faça esse favor a vc mesmo. É sério.
Apavorante.
Recomendo ao blog e aos amantes de viagens espaciais em geral o jogo de computador “Kerbal Space Program”. Excelente para ensinar princípios básicos de física para esse pessoal que não acredita que o homem foi a Lua.
Quanto ao artigo, é realmente o básico do básico da fotografia isso aí.
Abraço