Confira os Leonídeos nesta madrugada!
Na virada desta quinta para sexta-feira (18), os amantes da observação celeste poderão acompanhar o auge de uma das chuvas de meteoros mais tradicionais do ano, a dos Leonídeos.
O fenômeno acontece quando a Terra atravessa a nuvem de detritos deixada pelo cometa 55P/Temple-Tuttle. Ou seja, é a poeira do astro, entrando em alta velocidade na atmosfera, que produz as chamadas estrelas cadentes.
Como faz já 17 anos desde a última passagem do cometa por essas redondezas, a quantidade de fragmentos presentes é menor, e por isso a chuva deve ser menos espetacular do que em anos anteriores. Mas os meteoros são marcados por seu brilho intenso, de forma que vale ficar de olho.
Desnecessário dizer que o fenômeno não apresenta nenhum perigo e é absolutamente democrático: dispensa o uso de qualquer instrumento óptico. Podemos esperar uma taxa de 20 a 40 meteoros por hora, levando em conta as melhores condições de observação e o céu inteiro.
Como o nome sugere, o radiante, local no céu de onde parecem emanar os meteoros, fica na constelação de Leão, que passa a ficar mais visível no céu, na direção do leste, a partir das 2h30 até o amanhecer. Esse, portanto, é o intervalo para observar melhor o fenômeno: das 2h30 até o amanhecer. E você não precisa olhar para aquela direção — os meteoros podem aparecer em qualquer região do céu.
O único porém é a Lua quase cheia, que foi heroína alguns dias atrás como a “superlua”, e agora vira vilã. Como ela ainda está bastante brilhante no atual momento, sua luminosidade deve dificultar a observação das estrelas cadentes menos brilhantes. De toda forma, vale a pena tentar.
O segredo para ver chuvas de meteoros é encontrar um lugar com céu aberto, de preferência longe das luzes das grandes cidades, e observar por pelo menos uma hora, numa posição confortável, para contar um bom número de bólidos celestes. E, como sempre recomenda o astrônomo Gabriel Hickel, da Universidade Federal de Itajubá (MG), não espere um show pirotécnico. Aliás, pelo contrário. A observação de chuvas de meteoros é um exercício ancestral de paciência e comunhão apaziguadora com o cosmos.
Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube
Tenho uma dúvida!
Essa chuva de meteoros não seria fatal para ISS e satélites de comunicações?
Que eu saiba, a ISS não tem um escudo protetor.
Não. Estamos falando de micrometeoritos, a imensa maioria com menos de 1 cm de tamanho. Existe um risco, claro, mas é bem pequeno. Os módulos são projetados para resistir a esses microimpactos, e a única precaução — além de dedos cruzados — é evitar caminhadas espaciais durante as chuvas.
Mesmo sendo um pedaço de rocha de 1cm, sua velocidade média, cerca de 8.000m/s, ultrapassa no mínimo em oito vezes a velocidade de um projetil de fuzil de primeira linha.
Sim, e o que acontece a essa velocidade é que ele se vaporiza instantaneamente no impacto. O maior perigo resultante é descargas eletrostáticas resultantes do plasma gerado no momento da colisão, que podem danificar circuitos. Mas não afetam a integridade dos módulos da estação, desenhados para resistir a impactos dessa classe.
“To achieve this goal, the ISS will employ different shield designs to protect various critical components. In general, the approach aims to prevent internal damage from the nominal threat of an aluminum sphere approximately 1 cm in diameter, over the predicted velocity range. Other more effective shields are placed in forward-facing areas where most impacts are expected. Less capable shields are located in aft and nadir-facing areas that are expected to be hit less frequently.”
https://www.instagram.com/p/BNF0eK2gDDo/
Sensacional! Dá pra ver o plasma muito louco no impacto! rs
Salvador, adquiri este telescópio 152mm (6 pol.) Refletor Newtoniano Skylife Pandora 6 Blue Diamond, já ouviu falar? é um bom telescópio? tem alguma sugestão de visualização?
Parece bem bom, Alexandre! Tirando pelo que eu consigo ver com o meu 114 mm, você vai se divertir. Júpiter e Saturno são sempre pratos cheios. E, claro, uma paradinha na nebulosa de Órion é uma ótima pedida! 🙂
Grande Salvador!
Mudando um pouco de assunto o que você acha que são aqueles objetos observados pelas câmeras da ISS? No vídeo que vi logo após aparece uma mensagem como se tivesse perdido o sinal, prato cheio para conspirações de que a NASA esconde material relacionado com OVNIs… Sou bem cético e racional, mas essas coisas sempre me deixa intrigado. Qual sua opinião sobre isso?
Esse vídeo em particular é bizarro, porque o “objeto” que se vê nele é a Lua! E quem assiste a esses feeds ao vivo da ISS sabe que ocorrem cortes frequentes na transmissão porque a estação fica fora do alcance de comunicações conforme gira em torno da Terra.
Dica número 1, não more em sp. Vc nao vai ver lua, nem estrela, nem metoro. Vc vera uma grande e linda Nuvem. 🙂
Os fragmentos desse cometa estão ai, estacionados em um ponto específico da zona de rotação da Terra, desde que ele passou há cerca de 20 anos?
O que determina se um cometa ocasionara ou não repetidas chuvas de meteoros? O Harley, por exemplo, tem atrelado a si uma chuva anual de meteoros, né?
O Halley tem duas chuvas de meteoros, uma para a ida e outra para a volta. O que determina se um cometa gera chuva de meteoros é basicamente haver intersecção entre a nuvem de detritos que ele deixa e a Terra.
Legal a Matéria, pena que as chuvas de meteoros não raro são sempre visíveis de madrugada e não em horários melhores. Aliás,aproveito o gancho para registrar uma inveja do hemisfério norte: tudo o que rola de mais legal no céu acontece sempre parece que foi feita pra eles…Foda ver as constelações sempre de ponta cabeça! abraço!
A posição das constelações é assim porque quem as “desenhou” foram pessoas vivendo no Hemisfério Norte… E chuvas de meteoros também ocorrem em todos os horários, e algumas são visíveis a partir do anoitecer. Depende apenas da nossa localização no momento em que a Terra atravessa a nuvem de detritos. O Sol não permite vê-las durante o dia.
Olá pessoal da astronáutica – sugiro que vocês vejam o BENDEGÓ no Museu Nacional do Rio de Janeiro – eu vou lá para vê-lo no mês que vem – porque mês de novembro é aniversário da sua queda no Rio Grande do Norte há mais de 70 anos – e olha que eu já estou com mais de 70…
No ano passado eu observei os Leonídeos e realmente foi muito bonito – no mês passado eu observei os Dionídeos – dia 14 de outubro – entre -03:00 e 04:00 e contei 17 meteoros – teve um enorme na direção NE-SO que foi muto legal – grande – enorme – durou mais de um segundo – muito legal – Hoje eu vou ficar de plantão depois das 03:00 – vou colocar a minha cadeira no quintal e ficar observando – Abraços – Paulo Francisco de Carvalho – desde São Pedro do Turvo-SP
salvador, segundo alguns, este esta um laudo feito por peritos, sobre o agrogrifo de prudentropolis PR, e deu positivo para autencidade dele; o que voce acha? acredita na veracidade deles? este laudo esta legal e autentico?
http://www.ufo.com.br/public/laudo.pdf
O que você acha? 😛
Seria espetacular se não fosse o próprio dono do sitio ter falado que foi uma brincadeira, que ele fez, igual ano passado.
O laudo pode ser legal e autentico, mais não tem relação nenhuma com extraterrestres esses agrogrifo.
Exato, Douglas O laudo afirma que os agroglifos são autênticos e feitos por seres inteligentes:
O desenho é geométrico, simétrico e harmônico, de execução complexa, denotando
ser um efeito inteligente. Não é possível que um fenômeno inteligente tenha origem em
uma causa que não o seja. Portanto, conclui-se que a causa do fenômeno é inteligente também.
Isto posto, verificando que o agroglifo ora examinado apresenta as características
constantes nos agroglifos autênticos estudados cientificamente em todo o planeta, conclu-
ímos pela sua AUTENTICIDADE.
Humanos são seres inteligentes. O agroglifo existe. Logo, o laudo não está errado. Só que não significa que tenha sido feito por ETs. 😛
Concordo. O laudo é claro, foram feitos por seres inteligentes, portanto, feito por humanos.
O laudo ainda diz que agroglifos mal feitos são falsos, e os bem feitos são verdadeiros.
Hummm…. tudo muito inteligente
Os amigos do fazendeiro fizeram as figuras com “cavalos de pau” em uma caminhonete. Essa é a versão do fazendeiro. Vc realmente acha isso verdade?
Bom, esse hoax deve ser explicado melhor, pelo próprio bem do ceticismo.
Lembrando que existem existem laudos microbiológicos e etc.
O que sempre repito é que, tanto céticos quanto crentes devem viabilizar um debate, estimular a informação e a pesquisa. A verdade, sendo ela para um lado ou para outro, vai fazer bem a todos. Nublar o debate e espalhar mentiras, de ambas as versões, é que não dá.
Agora, é mérito do Gavaerd conseguir pesquisadores cientistas que divulgaram seus curriculos e mais um perito criminal que se expõe ao ridículo para fazer o que a comunidade científica e a midia deveriam fazer.
Isso, parabéns para o Gevaerd por conseguir convencer um monte de gente a se expor ao ridículo. rs
A mídia deveria não dar atenção, e a comunidade científica, idem. É impossível demonstrar que se trata de artefato extraterrestre, o que significa que é perda de tempo ficar analisando. Sempre restará uma dúvida de que os farsantes são mais espertos que você e por isso você achou que eram aliens. E como não há maneira de afastar essa hipótese, não importa quantos peritos você coloque dentro da plantação, fica só como encorajamento para que outros farsantes produzam outros agroglifos. Veja este agroglifo aqui e diga se não é mais complexo. 100% humano, com um toque de vulcano. 😛
http://www.startrek.com/uploads/assets/articles/Maze21.jpg
Salva
Atribuir os agroglifos a extraterrestres é inconsistente se não absurdo, mas acreditar na veracidade desta foto também é forçar a barra! Né ??? http://www.startrek.com/uploads/assets/articles/Maze21.jpg
É mesmo? Aqui tem o endereço da fazenda, e o desenho foi feito em homenagem aos 50 anos de Star Trek.
http://www.startrek.com/article/prepare-to-be-amazed-by-trek-maze
Eles fazem isso aí com frequência nessa fazenda, e visitantes podem visitar e brincar de labirinto nos desenhos. Já é o 16o desenho gigante que fazem por lá, e a fazenda fica perto de Chicago. ETs desocupados interessados em abrir um negócio turístico aqui na Terra, sem dúvida. 😛
Como diriam por aí: “AUTÊNTICO!” rs
Matou a cobra e mostrou o pau! Rss. Legal saber que esta foto não é só mais uma do YouTube!
Afrânio:
https://www.youtube.com/watch?v=A3cpBnEGymE
🙂
Excelente seu exemplo Salvador, mas outros glifos registrados são bem melhores que estes.
http://science.howstuffworks.com/science-vs-myth/unexplained-phenomena/crop-circle2.htm
Mais uma vez e de novo. Como rebater crop sem analisar? Filosofia? “É impossível provar logo, deixa pra lá?”
Diz isso pros caras que tentam dar uma “moral da história” pro Universo.
O objeto da ciência é o objeto. Vá lá, sejam os crops TODOS uma jogada bem feita, e até acho plausível, mas daí jogar no lixo a análise de quem quer quer fazer pois quem deveria fazer não faz é, perdão do termo, arrogância.
Vamos fazer um levantamentos os cientistas e filósofos que se expuseram ao ridículo?
Exato, é isso mesmo. Impossível descartar origem humana, então é perda de tempo investigá-los. Se os ETs querem se comunicar conosco desenhando em plantação, são muito burros. Se fizessem um desenho na Lua, ninguém teria dúvida de sua origem. Mas não. Fazem em plantações, onde podem ser facilmente convencidos com humanos. Ou você aceita que só mandam ETs idiotas nessas missões, ou você aceita que é muitíssimo mais provável que sejam humanos engraçadinhos pregando peças nos crédulos.
Respeito seu posicionamento e eu mesmo sempre vou gastar energia PRIMEIRO no que for mais fácil e plausível. Então, investigue como primeira hipótese, a origem humana.
Já fez?
Quem deveria? Polícia e cientistas. Não quer gastar dinheiro público? Faça a mídia.
Não fez?
Então vamos deixar o campo aberto. Como falei pro EuTM dia desses: Meu problema é com o método.
Você não entendeu. Não importa quanta investigação se faça, não se pode, nunca, de jeito nenhum, afastar a origem humana. No limite, o máximo que você poderá dizer é que os criadores, humanos ou não, foram mais espertos que os investigadores.
Sim, obrigado por esclarecer.
Podemos resumir assim então. É inteligente, é na Terra, é extraordinário? Não investigue, pois PROVAVELMENTE é humano.
Que chato esse “fator inteligente”. Fosse apenas na Terra e extraordinário…
Exato! Quer achar vida EXTRATERRESTRE? Procure fora da Terra. Aí é certeza de que não é um engraçadinho terráqueo. Senão vira show de especulol. E ciência não se faz com especulol inverificável. Essa foi a essência do meu debate com o Gevaerd. Ufologia é um tema fascinante, mas como não há como descartar origem terrestre, vai ficar sempre no mistério — isso na melhor das hipóteses. Não é ciência, logo, não permite que aprendamos nada concreto e objetivo.
Acho que aqui entramos na questão das ideologias e se estiver certo vamos a lugar a algum a nao ser para a direita, esquerda ou centrão, rs.
Mas eu me imagino no lugar de uma criança, melhor, um indigena que de repente, remando na sua piroga (rs) vê um enorme transatlântico. Ele volta pra aldeia, conta o que viu com as analogias impossíveis… Dai o pessoal fala que ele tem que parar de comer mandioca brava. “Deixa pra lá, nem o xamã acreditou na história. E mesmo que vc tenha visto, que diferença faria na tua vida?”
Mas o índio voltou ao ponto onde fez seu avistamento e percebeu, depois de meses de observação que, se esperar com cuidado ele veria o “objeto” de novo.
Observou também marcas na praia, restos de objetos estranhos e símbolos.
Desistiu de falar, até o ponto de considerar aquelas coisas sem importância.
Em uma noite, num dos rituais que inalguram o periodo de cheias dos rios o Xamã diz. ” muitas gerações passaram e somos todos a união de todas elas. Acumulamos o saber e a tecnica da caça e da pesca, do plantio e da colheita. Nosso povo resisiu as guerras e as secas. Mas o tempo se repete. A mãe terrA mostra que tudo muda mesmo que a aparência seja a mesma. Não é o mesmo sol, a mesma lua. Tambem não o mesmo índio. Indio deve mudar para se adaptar a mae natureza que muda.”;)
Salvador, eu também entendi a posição e figuras dos agentes como você, mas na hipótese de também , poderem estar verdadeiros, tanto os agroglifos, quanto o laudo, eu prefiro deixar em aberto.
Talvez você tenha exagerado na tua analogia em relação ao agente(hipótese), e talvez ele tenha pericia para promover o laudo, e também , embora ele tenha um vinculo com a revista, ele possa estar imparcial(hipótese)!
Como já disse antes, pelas incidências que vejo por ai centenas se não milhares, de eventos, acredito na possibilidade deles estarem verdadeiros.
Haja vista , que para se fazer desenhos , com simetrias e medidas como estão estes,tão precisas; no minimo teria que haver ,um trator ou colheitadeira, com CLP micro-controlador programável de orientação espacial e geoespacial. para se ter este resultado tão aperfeiçoado.
se eu usar as técnicas de localização de intra-mundo que já mencionei, te passo a coordenada das entradas de mundo-intro-terreno, se as mesmas existirem por lá.
Cara, o fazendeiro disse que FOI ELE quem fez os agroglifos… Acorda!
Onde está isso Radoico?
Laudo assinado pelo próprio co editor da revista é dose.
Salvador, Segundo eles , o laudo esteve feito por um instituto de criminalística, dai no minimo teria que rolar muita grana para uma corrupção de um órgão formal, daria para ter até processo, no caso de se pedir uma segunda contra prova, por outro órgão; a fim de abrir um processo de corrupção , e falsidade ideológica, como falsificação de laudo.
Eu pessoalmente, acredito na veracidade dos laudos.
Quando vejo o planeta terra no youtube pela ISS live, vejo eles pairando sobre as nuvens , como em sites de mapeamento por infra-vermelho no apollo11 , também muitas vezes da para percebe-los, quando estão também deslocados por ciclones e furacões também tenho visto eles por ai, eles vivem tanto no intro-terreno da terra como dos oceanos, as naves tem formatos de “olho”=esclera.
Eu já escutei dizer que existe um filme , que retrata algo similar, como já disse , estes filmes estão baseados em relatos de bastidores de Agencias Espaciais.
ai o laudo final do perito.>>>>
http://ufo.com.br/public/agroglifos.pdf
O que você vê eu não discuto. E o laudo não foi feito por um instituto de criminalística, foi feito por um perito de um instituto de criminalística que é entusiasta do fenômeno óvni e conselheiro da revista Ufo. E um perito de um instituto de criminalística analisando um agroglifo é mais ou menos como um geógrafo analisando o desempenho de um time de futebol.
Gilberto, o laudo diz que o agroglifo foi feito por seres inteligentes. Os humanos são seres inteligentes! Logo, o laudo é verídico. Mas em NENHUM momento o laudo afirma que foram feitos por seres inteligens que não sejam humanos!
Isso se chama viés de confirmação, você acredita em ETs, vê um laudo afirmando que o desenho foi feito por seres inteligentes, BAM. ASSUME que o laudo confirma que foi feito por ETs. Mas definitivamente não há NENHUMA confirmação disso.
http://revistagalileu.globo.com/blogs/olhar-cetico/noticia/2014/01/em-busca-de-confirmar-nossas-proprias-certezas.html
Como o Eu™ está muito bonzinho com o Bertinho hoje, vou dar minha opinião.
Bertinho, dentro do seu prisma, escleras e intro terrenos….como pode ser sério pensar que
uma civilização super avançada, com naves que viajam entre galáxias e rompem leis da fisíca que conhecemos, vem para nosso planeta se dar ao trabalho de fazer desenhos em plantações .
Faça o favor de pensar um pouco. Todos os Agroglifos fotografados foram considerados farsas.
Existe reportagens dos ingleses que revelaram a todos de como fizeram os agroglifos.
Estes do Brasil, teve os rapazes que fizeram os desenhos, dando risada e desmentindo tudo que saiu na revista UFO. Inclusive mostrando a filmagem deles mostrando como foi feito
Faça teus olhos eclodirem Bertinho. Não viaja na maionese. Farsa de falta de assunto da revista.
Acredito que deveríamos estar a procura do que esta , e não do que ser, porque o que ser ou não ser, depende da mente humana, que esta enganada(gana da sabedoria dos deuses por qual esta inexistente por tanto ao qual não nos esta conferida) pelo e-go.
Dai o que esta, independe de nós para tua existência.
poderíamos assim talvez romper barreiras de paradigmas. pois uma civilização super avançada, com naves que viajam entre galáxias e rompem leis da física que conhecemos, vem para nosso planeta se dar ao trabalho de fazer desenhos em plantações .
talvez não estejam simples desenhos, e talvez não estejam endereçados a nos, talvez queiram dizer algo a alguém, transformar o transtorno de um pouso forçado em arte, talvez eles tenham a terra como Sagrado, e o espaço terrestre privado como sagrado. questões sociológicas antropológicas a quem ao pensamento humano.
eles devem estar falando da anomalia magnética talvez um aviso a humanidade.
adoro este tipo de notícia