Astronomia: Buraco negro gigante em fuga

Ondas gravitacionais chutaram buraco negro gigante para fora de sua galáxia de origem.

QUANDO GALÁXIAS COLIDEM
O coração de quase todas as galáxias abriga em seu interior um buraco negro gigantesco. Eles têm milhões de vezes mais massa que o Sol e são vorazes devoradores de estrelas. Mas o que acontece quando duas galáxias colidem e seus buracos negros centrais se chocam? Um exemplo dramático acaba de ser descoberto com o Telescópio Espacial Hubble.

EM ALGUM LUGAR DO PASSADO
A galáxia que serviu de palco para o episódio tem o indistinto nome 3C186 e mostra sinais de ser fruto de uma colisão galáctica. Ela está muito distante de nós, de modo que estamos vendo agora eventos que se desenrolaram há 8 bilhões de anos.

AS LUZES DO BURACO NEGRO
Buracos negros, mesmo os maiores, são invisíveis. Eles têm esse nome porque, a partir de uma dada distância, nada — nem mesmo a luz — é capaz de escapar deles. Contudo, sua gravidade faz com que a matéria próxima, antes de ser engolida, acelere a altíssimas velocidades e emita torrentes de radiação. Esses buracos negros gigantes “ativos” os astrônomos chamam de quasares.

EM FUGA
O quasar da galáxia 3C186, contudo, tem uma peculiaridade. Ele não está no centro galáctico, onde se esperaria, mas a uns 35 mil anos-luz dele. E se afastando de lá, a uma velocidade de 2.000 km/s. O buraco negro está fugindo!

CARGA PESADA

Imagine a energia para chutar um buraco negro pesando 1 bilhão de sóis. Segundo os astrônomos, seria preciso o equivalente à detonação simultânea de 100 milhões de supernovas para fazer o serviço — um evento para lá de improvável. Como então isso foi acontecer? A resposta está com Albert Einstein: ondas gravitacionais.

COMO UMA ONDA NO MAR
Ao que tudo indica, a fusão dos dois buracos negros centrais gerou uma colossal quantidade de flutuações no tecido do espaço-tempo. Só que um deles era maior que o outro ou girava mais depressa, o que levou a uma assimetria. As ondas gravitacionais se propagaram com mais força numa direção, e aí empurraram o buraco negro resultante na direção oposta, em disparada para fora da galáxia.

A coluna “Astronomia” é publicada às segundas-feiras, na Folha Ilustrada.

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube

Comentários

  1. Lendo a matéria e os comentários que se seguiram, eu – que sou um leigo em astronomia, pude ter pela primeira vez ideia do que é o tal do BN e toda a realidade que o cerca. Incrível. Gostei d+

  2. Mano Salva!
    Sobre o telescópio Hubble, um dos temas abordados com o Schwarza, pergunto:
    Proposta – 1 – Aquela supermáquina Soyuz não seria capaz de levar astronautas até o Hubble para “dar uma geral” e estender sua vida útil até 2030, ao invés de 2021 como está previsto?

    Claro que, um ônibus espacial, os recursos são infinitamente maiores.

    Proposta – 2 – Não valeria a pena reativar um ônibus, “uma veizinha só” para realizar essa tarefa?, .. Não valeria o custo/benefício?, … abs, ..

    1. 1- Embaçado. O Hubble dependia de uma espaçonave maior para se acoplar a ele e dar estabilidade na hora de os astronautas mexerem. Ir só numa Soyuz não seria impossível, mas extremamente complicado. E outra: a fila anda. A Nasa quer emplacar o WFIRST depois do James Webb, e para isso o Hubble tem de encerrar sua missão. A grana é finita.

      2- Nem teria como. Os ônibus viraram peças de museu e seus motores foram canibalizados para o novo foguete SLS. Nem motor eles têm mais. 😉

      1. Poderias discorrer sobre:

        1 – As diferenças fundamentais entre o James Web x Wfirst?

        2 – Ambos terão como destino final o ponto L2?

        1. 1- O dois são focados no infravermelho, mas o JWST tem um espelho maior, e o WFIRST tem um instrumento de campo mais largo, mas um espelho do tamanho do HST (2,4 m). Têm designs diferentes para projetos diferentes. O WFIRST é melhor para surveys, o JWST é melhor para alvos específicos.

          2- Sim.

  3. Mano Salva, ouça!
    Assisti o teu debate sobre o aquecimento global, juntamente com o teu colega Schwarza.
    Gostei do que vi, escutei e concordei.
    Sobre o aquecimento global, isso pra mim é matéria vencida. Qualquer criança esperta sabe que estamos destruindo nossa própria casa e, já fazem décadas ou até mesmo séculos, através do desmatamento insano e da poluição industrial desmedida.
    Te digo mais: estamos caminhando para o fim e explico:
    Os Maiores poluidores do mundo são os asiáticos. Os EUA, pra não perder a hegemonia, seguem a mesma batida. Os Sul-Americanos só pensam em desmatar a amazônia para criar gado, lavouras, extrações minerais, produção de coca e maconha. A Oceania ídem. A África ídem e a Europa já está destruída.
    Na minha singela visão, SE não houver uma freada nessa velocidade de destruição ambiental, o planeta terra não dura 1.000 anos.

    1. Nyco, valeu por assistir! E sou mais otimista que você, a despeito das evidências. Até mesmo a China, que poderia alegar injustiça na hora de queimar suas reservas fósseis, já entendeu que precisa sair dessa e inovar. Acho que quem mantiver seu vício em petróleo vai ficar para trás, e se os EUA de Trump seguirem esse caminho, é só atraso de vida para eles, que terão menos competitividade industrial amanhã. O ser humano é meio relapso, mas quando a água bate na bunda, ele reage. A água já começou a bater na bunda.

      1. Li uns tempos atrás uma notícia ( acho que no UOL mesmo ) que só teríamos mais cerca de 15 anos pra usar os combustíveis fósseis no ritmo de hoje, após isto possivelmente o estrago seria irreversível
        SE for desse jeito mesmo eu infelizmente tô mais inclinado a concordar com a previsão do Nyco

    2. “Assisti ao debate”.

      “Já faz décadas”

      “idem” (sem acento)

      “Terra” (com maiúscula).

    3. Os climatologistas dizem que a partir de um nível de efeito estufa, o aquecimento passa a se realimentar, tornando-se irreversível mesmo que a civilização pare de queimar qualquer coisa…

      E existe a questão, muito humana, de que a gente só se priva de algo se o perigo for imediato, sensível. Dizer que em 2100 o aquecimento global irá destruir nossa civilização está longe demais, ninguém vai deixar o carro na garagem para ir a pé para o serviço, ou comprar um dispositivo mais caro porque ele é “verde”, afinal, “esse será um problema para nossos bisnetos, não para nós, até lá eles descobrem como se virar”… A atitude de Trump e de seus apoiadores se baseia nessa cegueira, mesmo que inconsciente.

  4. Os R$ 100.000 que o Salvador recebe por mês ainda é pouco pra aturar os nibirutas.. hahahahaa

  5. Se um trem desses cisma de rumar pra nossa galáxia? O que aconteceria? Uma colossal explosão cósmica originando um quasar no coração da Via Láctea?

    1. Pra ele trombar exatamente com centro da galáxia, ia precisar de um azar monstro. À velocidade que ele viaja, desconfio que passaria batido por qualquer galáxia, só deixando uma trilha de zoeira no seu caminho.

  6. Trabalhamos com o pensamento dos conhecimentos logico que temos hoje… sabendo nos disso leva nos até a lógica de se pensar que temos muito para descobrir e consequentemente a aprendermos.
    Ótima matéria, com boas perguntas e boas respostas.

  7. Salvador, compreendendo que tanto a galaxia , como o buraco negro, tenham e emitam uma altura de frequência especifica diferentes, más uníssonas em referencia a tua ressonância consonância ou dissonância, tri-síncrona ou (duo) hexa-síncrona ,em tua dimensão, em algum valor do limite(lim)+ ou – duo(hexa)base 6=12, ou elas vão se repelir ou se atrair, ou manterem movimento(velocidade) síncronos e harmônicos no referencial espaço. isso esta o que se pode deduzir, se usarmos a hipótese da ondulatória como agente referencial ao fenômeno. isso que eu falo tem haver com o estudo de ondas e do comportamento das notas musicais por exemplo. por isso que dependendo da interatividade dos harmônicos e campos harmônicos(espaço), e amplitude, uma corda do instrumento estoura, ou um copo de cristal quebra, pode parecer não haver base logica, mas existe esta analogia ao meu ver, em todo comportamento do cosmos, quando se diz respeito a ação e reação das frequências.
    dai quando cientistas mencionam desenvolverem tecnologia baseado na teoria das super-cordas, ao meu ver, também tem haver com alguma propriedade do fenômeno das ondas gravitacionais do buraco negro. faço a analogia de como mensuramos o espaço de interação entre estas propriedades, como espaço cubico, amplitude,tempo, velocidade; e que esta medido e mensurado pelas propriedades do db(decibéis) . estou afirmando por hipótese, que a interação da frequência ressonante,entre os astros(buraco/galaxia) esta a propriedade fundamental, de ação e reação do fenômeno.

    1. Prezado GP, se aparecer algum comentarista dizendo que você é louco, que fumou algum tóxico, bebeu chá de cogumelo ou que você tem um leve grau ressonante consonante ou dissonante de autismo base 6=12, fica tranquilo, estão com inveja. Ah, sou contra censurar seus comentários, mesmo com tanta loucura, você faz mais sentido que os evanjegues, terraplanostras e conspiradores.

      1. Tri-sincrônica, hexa-sincrônica, duo-hexa-base 6=12, ,.. kkkkk,… esse giba é gênio e não podemos viver sem, …

  8. Salvador acabei de ler um artigo publicado no uol que tem como fonte a revista Nature, no qual diz que descobriram que o jatos de energia que saem dos BH massivos são berçário de estrelas. Pelos comentários anteriores isto não é possível ou entendi errado?

    1. Acabo de responder.
      É isso mesmo. Mas não tem contradição com o que foi dito aqui antes.
      Veja, não é que os buracos negros gerem estrelas. Eles não geram. O vento soprado deles (conforme eles consomem matéria) age sobre as nuvens de gás circundantes para formar estrelas. É o mesmo papel que as supernovas têm, comprimindo o gás de nuvens adjacentes para produzir novas estrelas. Ninguém diz que supernovas geram estrelas. O que gera estrelas são as nuvens de gás. A supernova só desestabiliza as nuvens e desencadeia o processo.

  9. Salvador, em relação ao buraco negro no centro da nossa galáxia, ele surgiu lá mesmo ou em algum outro ponto e depois migrou para o centro?

  10. Salvador,
    Pode-se dizer que esse buraco negro é então algum tipo de surfista sideral?
    É como se desse para surfar ondas gravitacionais então?

    1. Uma onda gravitacional não é exatamente como uma onda na superfície do mar que pode ser surfada, ela (a onda gravitacional), se fossemos usar a analogia do oceano como exemplo, estaria no interior do oceano e não em sua superfície. Imagine uma explosão no fundo do mar que não chega na superfície: a explosão empurraria tudo que está à sua volta para longe do momento zero (local da explosão). É uma onda que se propaga para todos os lados e não em uma direção específica apenas.
      É mais ou menos isso Salvador.. (interrogação)

      1. É. Ela se propaga em todas as direções, e em padrões meio bizarros, como os gráficos do vídeo mostram. No caso do vídeo, só tinha animação para uma propagação simétrica. No caso em questão, foi uma propagação assimétrica, mas ainda não vi uma simulação bonitosa disso…

  11. Sendo as ondas gravitacionais alterações no próprio tecido do espaço-tempo e fazendo analogia com as ondas mecânicas e eletromagnéticas – que apenas transportam energia, não matéria – não compreendi como as ondas gravitacionais geradas na colisão puderam “empurrar” um dos buracos negros para fora. Mesmo sabendo que matéria é energia condensada, há algum detalhe mais profundo para a completa compreensão do que foi descrito/observado.

    1. Caro, você tem a sua própria resposta: matéria é energia condensada. E ondas gravitacionais são energia. Se você emite energia mais para um lado que para o outro, se propele na direção oposta, pela boa e velha ação e reação. Não tem muito mistério, na verdade.

      1. Salvador, pensando com mais calma e a partir da sua resposta “analisei” o problema focado no ponto de vista da colisão entre as galáxias. Nesse caso, talvez o que melhor explique a assimetria seja a lei geral de conservação do momento linear. Valeu!

  12. Já houve publicações da Buracos Negros emitindo/expelindo jatos de matéria do que acabara de absorver(engolir) no horizonte de eventos… quando isto acontece e porquê?
    Quando ocorre esta fusão de dois buracos negros isto não acontece, mas ocorre as ondas gravitacionais.

    1. Esse papo de coisa “saindo” do buraco negro é um grande engano. Tudo isso é emissão da matéria a ser engolida. Nada que entra no buraco negro sai para contar a história.

    2. Já houve publicações da Buracos Negros emitindo/expelindo jatos de matéria do que acabara de absorver(engolir) no horizonte de eventos… quando isto acontece e porquê?
      Quando ocorre esta fusão de dois buracos negros isto não acontece, mas ocorre as ondas gravitacionais

      1- não é bem matéria que sai do bn ou bh (black hole), são emissões de raios-x porque a matéria está se aquecendo ao cair no horizonte de eventos, então, enquanto a velocidade dos raios-x forem maiores que a velocidade de escape (esta vai aumentando conforme o objeto caia) essas emissões escapam, depois que passa do horizonte de eventos as emissões acabam ou desaparecem.

      2- a fusão dos bh não emite raios-x ou matéria, são fusões dentro do horizonte de eventos e mesmo fora desse limite um bh não consegue arrancar nada do outro.

  13. Lembro que a observação das ondas gravitacionais foram anunciadas oficialmente ano passado. Gostaria de saber o que Einstein comentaria se ainda vivesse hoje.
    A propósito, como você lida com esses comentários no blog? Estou morrendo de rir.
    Abraços!

  14. E se dentro do buraco negro tiver algo muito parecido com o tornado aqui na terra, nada de extraordinário, apenas um fenômeno da natureza, só que espacial e infinitamente de maior proporção é claro, não ter nenhuma conexão com o futuro, passado ou ser uma abertura no espaço tempo que liga a outra dimensão. Uma visão que tira todo o folclore sobre ele, mas poderia ser uma realidade. Seria como se nós afirmássemos que: “Se alguém entrar num tornado vai sair em outro país ou em outra época do nosso planeta”!!! kkkkkkkkkkkkk só pra descontrair!!!!!!!

    1. O problema é que nossas teorias de hidrodinâmica não dizem que um tornado produz um buraco no espaço-tempo, mas nossas teorias sobre a gravidade dizem que um buraco negro abre um buraco no espaço-tempo…

      1. talvez o correto seria dizer que o bh comprime o espaço-tempo para zero ou algo perto de zero. Eu acho que é zero dentro do horizonte de eventos e próximo de zero nos arredores fora do horizonte. O que entra (passa o horizonte internamente) não sai e o efeito das ondas é o achatamento dos espaço-tempo exterior ao horizonte.

        1. Creio que comprimir não está correto, uma vez que está provado que uma massa em um determinado lugar do espaço vai esticar o próprio espaço e não comprimi-lo. Sendo possível comprimir o espaço, o mesmo aceleraria o tempo e não o retardaria.
          Para deixar o tempo em zero você teria que esticar o espaço ao infinito. Como isso não é possível, pois o infinito, pela sua própria essência, é inatingível, o máximo que se conseguiria seria aproxima-lo de zero; mas ai também cabe uma observação: próximo de zero tendo como ponto de partida qual relógio.. (interrogação)
          Tudo é RELATIVO, de RELATIVIDADE.

          1. isso mesmo, pensei no ponto infinitamente pequeno e argumentei ao contrário. O espaço-tempo é esticado e por isso o tempo é infinito, ou seja, o tempo vai escoando mais devagar. Provavelmente o efeito das ondas gravitacionais sejam mais externas, já dentro do BN a coisa estoura e vai ao infinito. Agora o BN perde massa na colisão que vira onda gravitacional, talvez seja por redução dos horizontes de eventos colidentes nas suas camadas externas (não acho que o núcleo seja alcançado pela perda, apesar de se fundirem). Talvez por isso o BN seja empurrado quando um deles perde mais camadas externas do horizonte de eventos,e talvez o maior provoque um grande empurrão ao sistema.

            mas tenho dúvidas sobre o que é um horizonte de eventos, se esse ponto tem contato com o núcleo ou se o núcleo é uma parte mais distante.

            BN é um assunto muito interessante, pena não termos por aqui um apoio para estudar este objeto, pois, seria um laboratório natural para compreendermos a matéria. Queria ter presenciado uma situação melhor no passado para me dedicar mais à Física e espero que hoje a situação seja melhor do que no meu tempo de estudante.

  15. Salvador, para uma galáxia em espiral com todas as estrelas girando de forma coordenada em torno de um centro, não estaria sempre nesse centro um buraco negro? Que com sua massa gigantesca arrastaria todas essas estrelas?

    1. É a força conjunta de todas as estrelas que gera a gravidade da galáxia, que gira em torno do centro galáctico. Plutão e Caronte giram em torno de um centro de gravidade comum, que não está nem em um, nem no outro, e não precisa de um buraco negro no meio para segurar a onda. O fato de a maioria das galáxias ter um buraco negro em seu centro mostra que há relação entre a evolução das galáxias e desses buracos negros, mas não temos aí uma relação clara de causação. Eles coevoluem, ao que tudo indica.

  16. Salvador, uma onda gravitacional dessas proporções não daria pra detectar daqui, afinal, já conseguimos detectar até marolinhas muito mais fracas que essa, certo? Outra coisa, se ela foi tão forte a ponto de ejetar esse mega buraco negro ela não deveria ter também afetado todas estrelas próximas ou até a galáxia inteira nesse “jacaré cósmico”? Como uma coisa dessas se propaga, como um facho, de forma omnidirecional?

    1. Claro que daria! Pena que essa colisão aí aconteceu muito tempo atrás — desde então, o buraco negro já conseguiu se deslocar em 35 mil anos-luz, viajando a menos de 0,01 c. Ou seja, se tivéssemos o LIGO uns 4 milhões de anos atrás, talvez tivéssemos detectado esse evento aí! Vamos ter de esperar o próximo! 🙂

  17. Olá, Salvador. Como essa descoberta foi realizada? Detectaram ondas gravitacionais, tal como fez o LIGO ano passado? Obg

    1. Não, observaram o quasar e a galáxia a que ele pertence e viram que ele não está no centro dela, onde se havia de esperá-lo.

  18. Como as ondas gravitacionais podem “empurrar” um objeto? Ou no caso as ondas “ultrapassaram” o buraco negro e começaram a puxá-lo?

    2.000km/s é quase 1% da vel. da luz…. haja energia!

    1. Elas empurraram. O buraco voou na direção contrária à que as ondas se propagaram com maior intensidade.

        1. Ação e reação… quando você empurra um objeto, você é empurrado na direção contrária. É o princípio do funcionamento dos foguetes, que lançam matéria e energia para um lado e voam para outro. O BN é um colossal foguete 🙂

          1. A diferença que o BN gerou ondas gravitacionais na colisão. O que ele está fazendo é empurrar o espaço-tempo numa direção e se deslocar na outra! 😮

  19. Agora acabô de zuar tudo!!!
    1 – O que acontece com a galáxia sem seu eixo giratório..(interrogação)
    2 – O buracão está arrastando tudo com ele.. (interrogação)
    Não podemos esquecer que sua gravidade continua agindo e, fundidos, agora ela está muito maior.
    Cara, custo acreditar que ondas gravitacionais tenham tal poder de força.
    3 – Poderia esse evento ter sido causado por outra energia – força centrífuga – talvez criada no momento da mega união.. (interrogação)

    1. 1- O eixo giratório não é pautado pelo buraco negro supermassivo, mas sim pelo centro de gravidade da galáxia inteira. Você imagina que o deslocamento da massa de 1 bilhão de sóis do centro pode perturbar isso um pouco, mas a rotação é fruto da gravidade conjunta de centenas de bilhões de sóis. Tendemos a traçar um paralelo com o Sistema Solar, mas é falso; no caso do Sistema Solar, o Sol é mais de 90% da massa do sistema. No caso de uma galáxia, o buraco negro supermassivo não chega nem a 10% da massa do sistema. De toda forma, é uma massa respeitável, e só poderíamos concluir o que acontece com uma simulação.

      2- Não, ele não está arrastando a galáxia com ele. Mas imagino que várias estrelas estejam sendo perturbadas por ele na passagem. Sobre as ondas gravitacionais, a matemática sugere que elas seriam capazes. Lembre-se do evento do LIGO! Ele converteu duas ou três vezes a massa do Sol em energia pura! Energia = massa x quadrado da velocidade da luz, o que implica que qualquer materiazinha convertida em energia é uma quantidade brutal (vide bombas atômicas). Imagine converter dois ou três sóis inteiros. E isso numa colisão de buracos negros de 30 vezes a massa do Sol. Na colisão de buracos negros com centenas de milhões de vezes a massa do Sol, uns bons milhões de sóis seriam convertidos em energia. É colossal.

      3- Não consigo imaginar outra alternativa.

  20. Salve Salva…
    Muito interessante a matéria, mas pra ficar mais claro pra um leigo como eu e como outros colegas por aí, vc poderia nos descrever como é e como funciona este tal de buraco negro ?
    Ele seria realmente como um buraco que conhecemos aqui na terra onde no caso quando ele engolir um planeta o mesmo ficaria intacto dentro dele, ou seria triturado e transformado em pó, ou quem sabe seria arremetido para outras dimensões ?
    Viajei na maionese, né ?
    Vc pode nos esclarecer ?

    1. Então, meu próximo livro tem um capítulo inteiro sobre buracos negros. 😉
      Mas, resumindo a ópera, eles são objetos tão comprimidos que, a partir de uma dada distância, nada pode escapar de dentro. Como nada pode escapar de dentro, nem a luz, não podemos ver o que rola em seu interior. Seguindo a teoria da relatividade às últimas consequências, ela sugere que a matéria toda seria comprimida a um ponto infinitivamente pequeno e denso — uma singularidade. Mas supomos que efeitos quânticos devem barrar o “infinitamente” e colocar um limite à compressão. Como, contudo, não temos uma teoria que combine relatividade e efeitos quânticos, não temos no momento como dizer exatamente o que deve acontecer lá dentro. Nosso conhecimento está limitado à fronteira matemática de onde algo ainda pode escapar do buraco — o horizonte dos eventos.

      Sobre o que acontece ao cair num buraco negro, depende. Se for um buraco negro de massa estelar, o horizonte é menorzinho, e ali a diferença gravitacional entre, digamos, o seu pé e a sua cabeça, é tão grande que você vai ser espaguetificado — esticado até virar uma fileira de átomos. Ou seja, nada que fosse reconhecível como você poderia atravessar o horizonte dos eventos. Só o que restasse de você.

      Já num buraco negro supermassivo, como esses em questão, a diferença de gravidade na encosta do horizonte dos eventos não é tão grande, então você pode atravessar numa boa. Claro, uma vez atravessando, você não pode mais se comunicar com o resto do Universo, então é um mistério completo o que você poderia enxergar lá dentro.

      Por fim, sobre a questão de outras dimensões, tecnicamente, seguindo a relatividade, o buraco negro é um buraco no tecido do espaço-tempo. Ou seja, o que quer que exista lá dentro está “fora” do nosso espaço-tempo. Poderíamos dizer que temos outras dimensões lá dentro? Talvez. De novo, sem uma teoria que combine mecânica quântica e relatividade de forma efetiva, é difícil dizer.

      1. Oi Salvador,

        Acho que não entendi: a gravidade de um supermassivo é MENOR que a de um buraco negro de massa estelar? Não seria o contrário?

        1. Não, a gravidade de um supermassivo é muito maior. Só que a intensidade da força gravitacional se reduz na proporção inversa do quadrado da distância. Num buraco negro maior, o horizonte dos eventos é bem maior também, e a essa distância tanto faz dez metros para cá ou para lá em termos do gradiente de gravidade — ou seja, a diferença da força gravitacional para lá ou para cá, perto do horizonte. Então a força de maré não te destroça. Mas num pequeno, o horizonte é tão próximo que dez metros para cá ou para lá fazem toda a diferença…

  21. Seria correto então afirmar que o buraco negro tem a função de fazer uma espécie de reciclagem no Universo, é onde tudo é destruído, desintegrado tanto massa e estrutura que a compõe, energia etc, para que através desta destruição possa se formar outra estrela com características diferentes, únicas, porem com a mesma composição. Ou seja no Universo tbm nasce, cresce, se desenvolve e morre.

    1. Não, buracos negros não produzem estrelas. Eles simplesmente se dissolvem após zilhões de anos.

      1. Como assim, se dissolvem? Transformam a matéria em energia? Fazem fusão nuclear? Ou outra coisa?

        1. A radiação Hawking é feita de partículas virtuais transformadas em reais pelo horizonte de eventos do buraco negro. Essas partículas estão o tempo todo aparecendo e desaparecendo do vácuo quântico. Só que, na borda do buraco, quando aparecem duas, uma cai nele e a outra não. Como não podem mais se reunir e se aniquilar, deixam de ser virtuais e passam a ser reais. E assim o buraco negro vai gradualmente perdendo energia, convertida nessas partículas ex-virtuais da radiação Hawking, até que evaporam por completo.

          1. Essas partículas então não surgem “do nada”. Elas “sugam” energia de algum lugar (no caso, do buraco negro) para ”nascer”. É isso??

            Ou seja, num hipotético vácuo perfeito e completo, elas não apareceriam. Correto?

          2. Sim. Com o detalhe que, se a mecânica quântica é uma teoria à prova de falhas, não há como existir vácuo perfeito e completo em hipótese alguma.

          3. Sim, por isso o “hipotético”. Ideal. Se fosse possível, assim como a temperatura de zero Kelvin.

      2. E o que sobra? A matéria toda que foi engolida por ele simplesmente some do nosso universo?

          1. vixi que nó
            então aquilo que aprendi no colégio,energia não se cria apenas se transforma, nesse caso não se aplica?

          2. Não, aquilo continua valendo. A energia é conservada. Porque quem paga o “preço” das partículas virtuais se transformando em reais é o buraco negro, cuja massa diminui para compensar.

        1. Não é bem o que parece (ou o que estávamos discutindo). Estava ciente dessa pesquisa aí, mas não podia publicar porque o embargo sobre ela só caía na tarde de hoje, e não pela manhã. É um paper da Nature Astronomy, que mostra que o vento produzido pelos buracos negros supermassivos serve para catalisar a formação de estrelas. Mas note que é o vento gerado pelo buraco negro soprando sobre as nuvens de gás e aí induzindo a formação de estrelas nessas nuvens, e não no próprio buraco negro.

          1. Li a nota da EFE e está bem errada. As estrelas não nascem no interior do buraco negro, como dizem no lide. É bizarro como esses caras conseguem errar, meu.

          2. Pois é, pensei que fosse pertinente pois a reportagem diz claramente que as estrelas se formam dentro do buraco negro, o que seria uma descoberta e tanto. Estranhei porque disseram que isso observado! Wtf?

  22. Salvador, já se sabe que as estrelas têm período de “vida útil” que varia dependendo do tipo. Com os buracos negros acontecesse a mesma coisa?

    1. Sim, eles também têm vida útil, porque emitem uma sutil radiação e vão evaporando. Mas essa radiação é muito fraca, e portanto a vida dos buracos negros é muito mais longa que das estrelas.

  23. Queria saber se nessa viagem intergaláctica, vai dar tempo pra ele encontrar mais coisas pra cumê ou vai perder energia até sumir?

  24. Buraco negro, onde se inicia tudo, e se acaba-se tudo. o mistério da vida esta no buraco negro.a explosão interna do buraco negro forma-se estrela e as consome quando atraídas. Já sai de lá tudo programado, cada qual com sua gravidade e orbita. destina-se cada qual com sua função no espaço. agora eu pergunto!! porque tantas estrelas e galaxias? eu mesmo respondo caso contrário não haveria espaço. o espaço se prende a um projeto do Propositar. texto de ….Expedito Marinho.

  25. Se o buraco negro resultante esta em disparada pra fora da galaxia, o que pode acontecer com as orbitas das estrelas dessa galaxia?
    Elas vão acompanhar o buraco negro? Elas vão ser chutadas pra fora também?
    A galaxia vai acabar se dispersando pela falta da gravidade do buraco negro no centro ou ela não depende dele para se manter organizada?

    1. São ótimas perguntas. Com sua gravidade, o buraco negro provavelmente fará um estrago grande no caminho, mas não acredito que seja capaz de desestabilizar a galáxia toda. A gravidade conjunta da galáxia ainda é bem maior que a do buraco negro. Mas só simulações poderiam responder essas questões.

    2. Creio que as estrelas acompanham seus respectivos buracos negros sem muitos desastres, afinal… há muito, muito, muito espaço entre elas.
      Creio também que, com o passar do tempo, as distorções gravitacionais desses dois monstros cósmicos acabarão por atrai-los novamente; gerando uma nova expulsão ou finalmente a fusão dos BH.
      De qualquer maneira a dança é magnífica.
      Parabéns Salvador! Matéria interessantíssima. não fazia idéia que algo assim pudesse acontecer.

      1. Marcos, os buracos negros já se fundiram! Viraram um único buracão, ejetado do centro da galáxia por ondas gravitacionais!

  26. Salvador, qual a razão de haver um buraco negro no centro de quase todas as galáxias? Será por que nessa região as estrelas seriam mais massivas?

    1. Ainda é misterioso. Sabemos que o buraco negro e a galáxia coevoluem, ou seja, ambas crescem e se desenvolvem um com a ajuda da outra.

      1. Já se falou algo das protoestrelas? Pois, no início do universo, praticamente tudo era hidrogênio e hélio, e as estrelas formadas naquele tempo deveriam ser enormes e de vida curta. Após a morte delas, os buracos negros resultantes deveriam ser igualmente colossais e, ao longo dos bilhões de anos, eles devem ter colidido e gerado os monstros no centro das galáxias.

  27. Matéria absolutamente incrível ( no sentido de espetacular, antes que o pessoal da “terra plana” queira usar o comentário). Nunca imaginei ser possível existir uma força que pudesse empurrar um buraco negro. Acabo de aprender uma coisa totalmente impensável, esclarecendo que sou leigo! Agora, apenas uma dúvida Salvador, vc falou em buracos negros gigantes “ativos”, existem os “inativos”???

    1. Existem. Aqueles que não estão devorando quantidades de matéria emitem muito menos radiação e são bem discretos. É o caso do buraco negro suoermassivo em nossa galáxia, que não está numa fase muito comilona. 😛

  28. Salvador, bom dia . Há muitos anos atrás eu li um livro do John Gribbin chamado “White Holes” onde ele postula sobre a existência de buracos brancos, e interessantemente esta é um das possibilidades apresentadas pelo autor para a formação deles. É curioso, depois de 40 anos ver uma notícias sobre a fusão de buracos negros. O empurrão gravitacional tenderá a colocar o buraco negro que já está no horizonte dos eventos a velocidade acima disto. Como consequência ele se desintegra e volta para universo em forma de matéria com conteúdo suficiente para a formação de uma nova galáxia. Pelo menos daria um sentido ao desaparecimento de tudo num buraco negro sem que jamais saibamos onde foi. Sob está ótica ele volta. Não sei como fica a velocidade da luz em tudo isso , mas será que a 8 bilhões de anos atrás ela não era pelo menos dez segundos mais rápida?
    Piccareta Espertini

    1. Buracos negros se fundem rotineiramente — só o LIGO já observou dois eventos assim entre 2015 e 2016. O fato de que o eventos são descritos exatamente pela teoria da relatividade geral sugerem que nada no processo excedeu a velocidade da luz — uma das barreiras fundamentais de acordo com essa teoria. E hoje é consenso entre os cientistas que buracos negros ao fim das contas devolvem sua matéria/energia ao Universo na forma de radiação Hawking, evaporando por completo em zilhões de anos.

    2. white holes foi um equívoco provocado pela observação de quasares, estes são as emissões de raios-x de matéria sendo consumida pelo bh. Quando os white holes foram observados os jatos de emissão estavam apontados diretamente para a Terra (sem riscos para a gente, apenas detectou-se a emissão).

  29. Transpondo o raciocínio para as bordas de uma galáxia, que sofrem todo o efeito gravitacional do interior e não há efeito gravitacional exterior por matéria direta (como para as estrelas dos braços centrais que possuem forças gravitacionais por matéria bariônica atuando dos dois lados) ondas gravitacionais tendem a acelerar os últimos braços que vemos (formados por estrelas que não escaparam), o que poderá impactar as ideias sobre matéria escura nessas bordas galáticas.

  30. Reportagem para atrair clics de incautos ….Qual fonte desta mensagem sideral? O blogueiro acha que toda colisão de galaxias se dará com buracos negros idênticos em massa e rotação? obvio que não! Então a regra seria sempre ocorrerem separações de buracos negros e suas galaxias resultantes, certo? E se o buraco negro é tão avido por chupar materia e tem uma força gravitacional irresistivel, por que não arrastou a galaxia junto?
    Flutuações no tecido espaço tempo? sei sei
    Sempre tem nos textos cientolouquistas as palavras mágicas para poder negar tudo alguns dias depois: “ao que tudo indica”, “provavelmente”, “talvez”, etc….isto não é ciencia é CHUTOLOGIA CIENTOLOUQUISTA EVOLUCIONISTA…..RISOS….melhor assistir o evento sobre extra terrestres na assembleia KKK

    1. O paper foi publicado no journal Astronomy and Astrophysics e o link para o artigo está no primeiro parágrafo do meu texto. Sugiro que você dirija sua fúria obscurantista para outro espaço.

      1. Verdade não vi o link em azul, vou lá checar. Minha religião não é a Cientolouquista que voce e muitos praticam, alguns dogmas fundamentais desta seita são sempre afirmar:
        1- Acho que …..
        2- Ha consenso que….
        3- Não respondo perguntas dificeis como as do Haja Luz, porque…
        4- “Materia do buraco negro evapora em zilhões de anos”….nem eu cientolouquista radical nem voce nem ninguem estará aqui para constatar esta teoria cientolouquista, então diga isto varias vezes e acaba virando ciencia “tambem”…
        5- Cientolouquista diga sempre quando não souber nada e ter varias correntes cientolouquistas conflitantes: “Mas só simulações poderiam responder essas questões.” A culpa se for furada será sempre das simulações!!
        6- Cientolouquista tambem use muito o creio: “Creio também que, com o passar do tempo, as distorções gravitacionais desses dois monstros cósmicos acabarão por atrai-los novamente; gerando uma nova expulsão ou finalmente a fusão dos BH.” Que profecia MARAVILHOSA…MUITA FÈ envolvida aqui! P A R A B E N S!!!
        7- Uma ótima resposta cientolouquista sempre deve ser assim meia verdade, meia mentira ou achismo e uma mentira enrustida, de preferencia com algum toque de fé sobrenatural: “Com sua gravidade, o buraco negro provavelmente fará um estrago grande no caminho, mas não acredito que seja capaz de desestabilizar a galáxia toda
        /
        Obscurantismo é uma das variantes da religião CIENTOLOUQUISTA (QUE ACREDITA EM TUDO, EM NADA ou … muito pelo contrario…quer é ficar famosa e ganhar uns clics e vender estorias cientolouquistas como se fossem ciencia)
        Quando apertado com perguntas simples que não sabe responder….o cientolouquista baixa logo o nivel, apela, xinga, exclui o comentário…etc…HAJA TROUXA PARA CLICAR< DAR IBOBE< e COMPRAR LIVROS MACACOBRAS (ramo tupiniqiuim da religião cientolouquista!)

        1. esse aí foi na feira e comprou um kilo de razão, depois fincou o pé quando lhe disseram que era um quilo.

          a pior mula das galáxias. Empacou, já era.

    2. “Assistir AO evento”.

      Primeiro o amigo deve aprender a se expressar corretamente na língua pátria. Depois, fazendo uso correto dela, pode questionar outras ciências.

      Abraços.

  31. First hehehe, se ele está fugindo da galáxia, então uma hora ele irá escapar e será um buraco negro errante? é isso? depois, ele vai continuar ativo sem matéria pra engolir?

  32. Os profetas do apocalipse de plantão já estão cogitando na colisão de um desses buracos errantes colidir com nossa galáxia?

  33. A NASA não é uma organização civil ela recebe seu orçamento do pentágono, portanto sabemos a que propósito ela serve.Perderam os 40 rolos originais de filme das viagens a Lua muito conveniente.O hubble nunca mostrou uma foto da superfície lunar assim como a sonda Clementine que ficou em volta da Lua na década de 90 fazendo milhares de fotos e cujas fotos de domínio público são todas borradas.

    Sabemos o que está entrando no nosso sistema solar e de onde vem, eles também sabem mas não se pode falar nisso. Setembro está aí e com eclipse total do Sol não dará para esconder mais .

    1. A Nasa é uma organização civil, sem ligação com o Pentágono. Não sei que organograma você viu, mas desde a fundação, em 1958, é assim. Os militares têm seu próprio programa espacial, que não é conduzido pela Nasa. Em alguns casos houve coordenação de interesses entre a Nasa e o setor militar, como nas especificações originais do ônibus espacial e em algumas de suas missões. Mas a agência sempre foi e sempre será civil.

    2. Sei que não devemos alimentar os trolls, mas não resisto : Diz ai o que vai acontecer ? O que não dará para esconder mais ?

      Não vai me dizer que é a vinda do Messias e o início da 3a guerra mundial.

      Isso um Rabino previu que aconteceria no eclipse total de setembro de 2013 😉

    3. Hein?? Mike, diz aí o que vai acontecer em Setembro, não estou sabendo dessa. Rebote Maia de 2012? Erraram o Long Count? Eu tenho esperança que o mundo só acabe no próximo ano bissexto múltiplo de 400, pra dar mais um tempinho pra nós 🙂 e de quebra até os tetranetos.

    4. A Igreja dos Morons precisa de você, Mike, para difundir o Moronismo. Venha pra a nossa igreja! A seita dos Apocalípticos está precisando de novos seguidores depois que muitas previsões de datas para o fim do mundo não se confirmaram e muitos debandaram para outras seitas morônicas.

Comments are closed.