AO VIVO: SpaceX lança primeiro foguete ‘usado’
A empresa americana SpaceX pode dar um passo importante rumo ao barateamento do acesso ao espaço nesta quinta-feira (30), ao tentar pela primeira vez relançar um primeiro estágio do foguete Falcon 9. “Usado” (ou “testado em voo”, como prefere dizer a companhia de Elon Musk), ele já realizou uma missão ao espaço no ano passado, impulsionando uma cápsula Dragon que levava suprimentos à Estação Espacial Internacional.
O lançador partirá da histórica plataforma 39A, do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, e transportará um satélite da empresa SES até a órbita geoestacionária, a 36 mil km de altitude. Concluída sua segunda missão, o primeiro estágio tentará pousar de volta numa balsa localizada no oceano Atlântico. A janela de lançamento se abre às 19h27 (de Brasília), e o Mensageiro Sideral transmite ao vivo a partir das 19h15.
A expectativa da SpaceX é que o custo dos lançamentos possa, de saída, cair em cerca de 30% com a reutilização dos primeiros estágios. Hoje, um voo do Falcon 9 não sai por menos de US$ 62 milhões. Mas esse preço precisa cair — e muito — se a companhia quiser atingir o objetivo de levar humanos a Marte na próxima década. Enquanto isso não chega, Musk já prometeu que levará dois turistas aos arredores da Lua no ano que vem. Para a missão, será preciso um foguete mais poderoso, o chamado Falcon Heavy. Fortemente baseado no Falcon 9, ele também será reutilizável e tem seu primeiro voo marcado para meados deste ano.
Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube
Cara, fala sério. Quer que eu acredite que eles tem tecnologia para fazer um foguete de quase 40 metros decolar, voar 160 km de altura, voltar de ré, pousar numa balsa balançando no meio do mar, e na hora H a câmera falha! Não faz sentido nenhum.
A câmera não falha. O que falha é o sinal entre a câmera, o satélite e a recepção. O que é muito comum, sobretudo em alto-mar. Seu sinal da TV via satélite vive cortando… seu sinal de internet vive falhando… e note que estamos em lugares com boa infraestrutura, não em alto-mar. A câmera não falhou. Ela gravou tudo e as imagens devem ser divulgadas pela SpaceX. O que falhou foi a transmissão, o que é absolutamente esperado. (A SpaceX transmite seus lançamentos ao vivo para entusiasmar as pessoas, não para provar alguma coisa para os incrédulos. ;-))
Complementando a resposta do Salvador, a única forma de transmitir o feed ao vivo da câmera para o HQ da SpaceX é via satélite, já que a barcaça está muito longe da costa para transmitir via rádio. E para que a transmissão via satélite ocorra, é necessário um link direto entre a antena e o satélite, como nas TVs por satélite (Sky, DirecTV, etc). Todo que possuem este tipo de TV sabem que qualquer interferência (nuvens, por exemplo) ou alteração na posição ou inclinação da antena causa a perda do sinal. Agora imagine uma barcaça no meio do oceano, já tendo a movimentação afetada pelas ondas… chega um charutão de 40 metros de altura, a uma velocidade incrível, deslocando ar, com um jato de fogo, fazendo com que a barcaça se mexa ainda mais, e até possivelmente se interpondo entre a antena e o satélite… não é preciso ser gênio pra saber que sim, rola interferência e interrupção do sinal. Tanto que logo em seguida, quando o foguete efetivamente finalizou o pouso e a barcaça estabilizou, o sinal foi retomado. E o foguete estava lá, na mesma barcaça, no mesmo oceano, com o mesmo fundo. Compare o logo antes da queda do sinal com o logo depois, do pouso do foguete. Veja que é EXATAMENTE a mesma barcaça, EXATAMENTE no mesmo local. Como você acha que colocariam um bicho daquele tamanho em questão de segundos, em uma barca no meio do oceano?
Olha aqui a comparação do antes e depois do “corte”:
http://media.giphy.com/media/cfMJRFhLMohna/giphy.gif
Fiz a captura, do vídeo, e montei um GIF com o antes e o depois. Note que as ÚNICAS coisas que mudam são o foguete e a posição das nuvens, que se movem graças ao vento e ao tempo entre um frame e outro. Pode comparar no vídeo, que pouco antes da perda do feed, as nuvens já estavam se movendo.
Logo, seu argumento é inválido.
E só um adendo, a troco de QUE a SpaceX forjaria um pouso, já que os ÚNICOS interessados na recuperação do primeiro estágio seriam eles mesmos? E essa seria a ÚNICA maneira de reduzirem os custos. A QUEM eles querem enganar, ou ganhariam o que fazendo isso? Qual o objetivo de forjar um pouso?
Nao, nao EuTM, voce tá errado…
A SpaceX inventou isso tudo. Eles nao tem essa tecnologia, eles “fingiram” ter a tecnologia, deram um desconto pra SES, mesmo que isso significasse perder muito dinheiro e nos proximos lancamentos vao continuar perdendo dinheiro so pra nao admitir.
Porque sabe como é, eu nao acredito na SpaceX, mas se o velho barbudo (aka deus) me pega vendo mulher pelada na internet, ai sim to ferrado…
Marcus – 31/03/2017 8:36 pm
Hehehe 🙂 😀
Aqui, Marcus, conforme “previsto”, o vídeo do pouso, divulgado no Instagram da SpaceX:
http://www.instagram.com/p/BSfJDjMFzwR/
A balsa chegou ONTEM ao porto, já pegaram o vídeo das câmeras e uparam. Em breve, no Youtube mais próximo de você também.
E tem fotos aqui:
http://flickr.com/spacex
Tá bom pra você?
O site esta com problemas? Sou cadastrado e nem consigo ler a materia.
Valeu, Salvador! A transmissão e narração estão sensacionais. Pena que a câmera da balsa faiô. Esse tal de Musk agora quer fazer uma interface cérebro-computador, com uma interligação direta. Não duvido de nada que esse cara diz.