Cassini sobrevive à primeira viagem sob os anéis de Saturno; veja as fotos!

Salvador Nogueira

Na última quarta-feira (26), a sonda Cassini fez seu primeiro mergulho no estreito vão entre os anéis e o topo da cobertura de nuvens de Saturno, numa audaciosa travessia que marca o início da etapa final de sua missão. E agora a Nasa comunica que a manobra foi realizada com sucesso, trazendo as imagens mais próximas já feitas do globo saturnino.

O mundo prendia a respiração pelo sucesso do procedimento, que foi até mesmo objeto de uma animação na página de abertura do Google na quarta.

A comunicação com a sonda — e a confirmação da manobra bem-sucedida — só veio às 3h56 desta quinta (27), e a transmissão dos dados começou às 4h01 (pelo horário de Brasília). As imagens apresentadas, portanto, estão em seu estado “cru”, ou seja, sem qualquer pós-processamento feito em solo. Mas revelam detalhes estonteantes da atmosfera de Saturno, que certamente interessam e muito aos cientistas.

A razão para o longo atraso entre a travessia e a retomada das comunicações é que o controle da missão resolveu ser extra cauteloso nessa primeira visita a essa região inexplorada, potencialmente cheia de pequenas partículas provenientes dos anéis.  Na aproximação máxima de Saturno, a Cassini atingiu uma velocidade de estonteantes 124 mil km/h com relação ao planeta, e qualquer colisão com uma partícula, dependendo de onde pegasse, poderia ser fatal. Para evitar um risco maior, a sonda mergulhou usando sua antena principal como um escudo, apontada na direção de seu movimento, protegendo a eletrônica mais sensível. E, com esse apontamento, era impossível manter contato com a Terra.

“Nenhuma espaçonave voou tão perto de Saturno antes. Só podíamos depender de predições, baseadas em nossa experiência com os anéis mais externos de Saturno, do que pensávamos que esse vão entre os anéis e Saturno seria”, disse, em nota, Earl Maize, gerente do projeto no JPL, Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa. “Estou encantado em reportar que a Cassini se atirou através do vão exatamente como planejamos e saiu do outro lado em excelente forma.”

Imagens não processadas e recém-transmitidas pela Cassini após seu primeiro mergulho sob os anéis de Saturno (Crédito: Nasa)

A Cassini passou a cerca de 3.000 km do topo das nuvens saturninas (nas nuvens, a pressão atmosférica já é equivalente à que encontramos na Terra ao nível do mar), e a apenas 300 km da faixa mais interna visível dos famosos anéis. Em seu “Grand Finale”, nome que os cientistas deram à etapa final da missão, a Cassini repetirá esse feito audacioso 22 vezes, ao ritmo de uma por semana. A próxima passagem será no dia 2 de maio. E, na última delas, em 15 de setembro, a sonda mergulhará de vez na atmosfera de Saturno, para nunca mais ser vista.

Nesse meio tempo, os cientistas da Nasa esperam extrair novas descobertas sobre a estrutura interna de Saturno e de seus anéis, graças à geometria de suas últimas órbitas. A missão, que chegou ao segundo maior planeta do Sistema Solar em 2004, está sendo encerrada por falta de combustível e precisa ser destruída para evitar contaminação acidental das luas saturninas que têm potencial biológico, como Encélado e Titã.

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube

Comentários

  1. Não poderiam mandar Brasília para esse maravilhoso (e provavelmente rico) planeta?

  2. sim simpático essas historias mas é o seguinte toda noite fico observando 5 antenas que se misturao com as estrelas observo aqui no sul Montenegro rs mas ja os vi em sao paulo. parana santa catrina. belém do para. pesquisando a fundo frequência da INTERNET e daqui a uns dias passa toda noite a estação internacional

  3. Mano Salva, listen!
    Sei que você já estudou citologia.
    Eu tenho noções sobre o assunto e comecei a estabelecer uma analogia com o nosso universo.
    Justificando:
    Se estamos dentro de uma bolha (nosso universo/célula) com suas organelas fisiológicas (galáxias, estrelas, planetas, detritos/poeira, gases, substâncias orgânicas, inorgânicas, matéria escura (plasma?), isso tudo não lembra um tecido orgânico?
    Traduzindo:
    Os tecidos orgânicos são formados por células especializadas, tipo: epiteliais, musculares, conjuntivos e nervosos e, isso significaria que poderíamos ter universos distintos e/ou diferenciados.
    A analogia pode ser maluquice (provável), ou,…
    Podemos ser parte de um grande organismo multi-universal?

    1. Errata!
      Onde se lê: “isso tudo não lembra um tecido orgânico?”, leia-se: isso tudo não lembra uma célula orgânica ? … sorry!

      1. eu acredito existir uma faixa bem definida de dimensões do sistema (entendam “numero de moléculas”) para existir a possibilidade de auto-organização, condição necessária para se desenvolver a vida! poucas moléculas não têm a complexidade suficiente para desenvolverem sistemas complexos que identificamos como VIDA. e da mesmas forma, sistemas gigantescos demais (planetas, aglomerados gasosos, galáxias,etc…) apresentam capacidade grande demais de variaçõpes de estado a pondo de impossibilitar as auto-organizações. existiria apenas uma faixa bem definida de dimensões do sistema, onde existe a vida, na qual esta auto-organização poderia ser viável…

      2. publiquei um ebook de ficção científica (me perdoem o merchan, mas acho que é justificável nesta ocasião!) onde acontecia exatamente isto! um formigueiro começava a se tornar bastante complexo, adquire auto-consciência, usando as formigas como unidades de processamento. mas quando ele começa a se expandir demais, por vontade própria, tentando se aperfeiçoar, fica muito complexo e começa a se dissociar, finalmente acabando por se desfazer (de novo, desculpem o spoiler…)

        quem se interessar, procurem aqui:

        https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwi8k_e2vtrTAhWJjZAKHZnoDSMQFggmMAA&url=https%3A%2F%2Fwww.clubedeautores.com.br%2Fbook%2F147442–Labirinto_de_Formigas%3Ftopic%3Dcienciasbiologicas&usg=AFQjCNEUWDBilmlnHQMLu1PqAIbqYXlp0w

    2. Acho uma metáfora interessante, mas bem limitada. Veja que nessa imensa “célula” tanto faz o que acontece numa parte dela para a outra. Já numa célula de verdade, as organelas estão sempre em contato, via citoplasma e pelos microtúbulos, que fazem as “estradas de rodagem” celulares. Podemos até imaginar a “cosmic web” como a rede de microtúbulos, mas claramente não com a mesma função. (Não vemos o equivalente de “motores moleculares” caminhando pela “cosmic web”.)

  4. Grande Salvador, blz?
    Dias atrás vi uma matéria de uma possível descoberta de matéria com massa negativa.

    Podia fazer uma matéria sobre isso para esclarecer ou deixar com mais dúvidas, nós pobres mortais?

    1. Cheguei a discutir nos comentários o tema. Os caras estão fazendo experimentos com condensação de Bose-Einstein, que é um estado da matéria previsto por esses dois caras lá nos anos 1920, mas só realizado nos anos 1990, porque exige resfriamento a temperaturas a uma fração do zero absoluto de temperatura. E aí, nesse arranjo experimental específico, eles confirmaram um efeito previsto teoricamente de que matéria com massa positiva, em condições muito específicas, pode se comportar como se tivesse massa negativa. É uma ótima oportunidade para estudar física, mas não vejo, pelo menos de momento, qualquer aplicação prática. É isso.

      1. Opa, valeu pelos esclarecimentos.

        Eu estava imaginando, poderia ser isto a chave para a energia negra?

        Veja, a matéria negativa se desloca no vetor contrário a força. Sendo a gravidade uma força, a matéria se afastaria, em vez de se aproximar.

        Viajei muito?

        1. Acho que podemos estudar fenômenos análogos ao da energia escura com isso, mas acho que a base para o efeito é outra. Afinal, ninguém tá em estado de condensação de Bose-Einstein no espaço e mesmo assim o cosmos se expande aceleradamente!

  5. E essa história de quando o Sol virar uma gigante vermelha, que um leitor falou aí, Salvador? Vai dar para colonizar titã? E o gelo de Europa e Encélado Tritão? Será que a zona habitável vai chegar por lá? abraço!

    1. Acho que não. O Sol vai inchar, mas não acho que haverá aumento de radiação suficiente para isso. Mas sem que alguém faça essas contas, é difícil afirmar qualquer coisa.

  6. Salvador me desculpe, mas quando tento ir pelo caminho da dialética, e você me censura , me limitando a uma condição da tua moderação, você joga nos dois no sofismo de retorica sim, ai vem varias pessoas ,nada contra me cobrar boa grafia, ´vão me tornar me dizer que isto não esta retorica solfista, quando você , omite a dialética de tudo isso cara, num tem jeito, mais uma vez como retorica, seu contra argumento de verdade cientifica provável, só ta na ideia , porque quando vai para a dialética não perdura, o cara fala sobre a necessidade de uma verdade universal, e você argumenta ele, retorica cara.
    eu não estou contra a tua ciência , só estou na dialética dela,= com o principio, Com-ciência! a ciência não vem do nada, ela esta em tudo , dai com tudo.
    tente diferenciar o nada do Zero. para tentar ver onde tua linha começa, esta mais ou menos por ai! a tua ideia, cientifica que tanto prima, se perde das logicas! por isso que você não quer aceitar, posso me tornar um bom solfista, mas estaremos perdendo tempo no teu campo minado, que você esta nos levando, principalmente porque você acha que as ideias são ser!
    leia o PARADOXO DO UNIVERSO(a Tese) pra vê se a gente faz as ideias corresponderem com os fatos!!
    posso te dizer ate no mundo solfista posso testar a existência de deus e também dos anjos! quanto mais na ideia cientista que você acha que corresponde, com dialética ou não!
    menos censura ai! pls

  7. Olá, Salvador. Totalmente excelente! Enquanto degusto as fotos recém processadas que estão mandando, aproveito para terminar de ler a SciAm de abril, que inclusive tem um texto seu! Grande leitura. Uma das melhores edições da revista brasileira, para falar verdade. Mais de 100 páginas de informação de qualidade! Abs!

  8. Salvador, vejo oportuno também prestar uma homenagem a Dra. Carolyn Porco, líder do programa de imageamento da sonda Cassini-Huygens e das descobertas sobre Saturno; membro da equipe de imageamento Programa Voyager; especialista em anéis planetários e em Encélado etc etc.
    Muito do que nos vimos sobre Cassini passou pela mão curiosa e dedicada da Dra Porco, que não mediu horas de trabalho e noites adentro na expectativa de novas descobertas. Por isso está entre as principais cientistas do planeta. Dra Porco tenho certeza que já começamos a repartir as lágrimas de despedida da imortal Cassini cuja lembrança será eterna.

      1. En passant, na Sciam diz-se que Júpiter entra em oposição ao Sol: “ele coloca-se exatamente entre nós e a estrela-mãe”. Não seria “nós nos colocamos entre Júpiter e o Sol”?

        1. É. Eu me atrapalhei mesmo. No vídeo tá igualzinho. Nós nos colocamos entre Júpiter e o Sol. Errei! 🙁

  9. Olhando as fotos de Júpiter e Saturno, principalmente as regiões polares de ambos, aparecem vários tons de azul misturados ao caos da atmosfera visível que parecem ser da atmosfera inferior. A região mais escura que aparece no polo de Saturno é azul também e parece estar mais abaixo que as regiões em torno. Será que a atmosfera inferior e a “superfície” (aspas indicando que não é exatamente uma superfície bem delimitada como conhecemos de outros planetas e luas, mas uma região de transição) são tão azuis como as superfícies de Urano e Netuno?

  10. E a JUNO??. Tenho acompanhado de perto, visto fotos e informações da equipe técnica.
    Mas, esta órbita de 53 dias para cada vôo rasante, deixa a desejar não acha?
    A falha da bomba está custando caro para a missão?
    Inclusive com a velocidade que precisa ter para não ser capturada por Júpiter, nem ser destruída pela radiação, limita os trabalhos, fotos e análises mais precisas dos cientistas.
    Ainda tenho confiança que tentarão mudar a órbita para o planejamento inicial a partir de Dezembro 2017.
    Até lá, paciência de Jó.

    1. Segundo eles, não limita nada. Só a coleta de dados é mais lenta. E eles já decidiram que não vão mais tentar encurtar a órbita. É isso aí. Vamos viver com os 53 dias.

        1. Hehe, tamos aí. Estou trabalhando hoje sim, mas preciso entregar um texto pra SciAm, a coluna de segunda da Ilustrada e fazer o vídeo do céu do mês pro YouTube. Post aqui, não sei se vai rolar. 😛

          1. Assim que estiver para sair! Está na mão da editora, deve sair em uns três meses. E ninguém está mais ansioso do que eu! Hehehe! Fiquei bem satisfeito com o resultado até agora. 🙂

      1. Mas, se postasse como um artigo sério…vixe….ia ter mil participações…seitas, ufólogos, etc..tal..
        Maioria não ia perceber. kkkks

        1. E a mentira ia ressuscitar a cada 2-3 anos. Depois ia virar “acobertamento”. Virge. Nem gosto de pensar. Até 1o de abril tá perdendo a graça no mar da ignorância… rs

          1. Imagina o Bertinho, rsrs.
            Ia dizer que foi tudo comprovado de seus estudos, observações, fósseis e…óbvio…
            Olhos Eclodindo por todo lado. kkks.
            2X duo Hexacimal= 12x base 38-2=36 kkkks
            Meu Deus, quanta bobagem!!

          2. Esse foi o único cara que tive vontade de tesourar hoje. E até barrei um ou dois dele. Mas a maioria passou.

  11. Este mes de Abril esteve com grandes notícias para Astronomia.
    Cassini pode ser considerada a maior missão e com os maiores resultados da NASA?
    Conseguirá fotografar os corpos que estão nos Anéis? tudo é gelo?

    1. Olha, difícil eleger “a maior”, mas certamente está entre as maiores.
      Sobre fotografar os corpos anéis individuais, olhando as fotos cruas, não estou otimista… 😛

      1. Com certeza.
        Inclusive Salvador, ótimos esclarecimentos para todos. Parabéns.
        Melhorou mais ainda o nível dos participantes, dos comentários e discussões com a exclusão dos religiosos radicais, fundamentalistas e pregadores.
        Mas não foi fácil o trabalho que teve, haja paciência.

        1. Cara, deixa eu te falar. Não barrei nada hoje. Nada. Foi lindo e foi honestamente lindo. Com chamada no UOL e tudo, só veio quem estava interessado, público muito focado em ciência e na missão. E a contribuição dos leitores assíduos, como sempre, foi fundamental. Quanto mais bacana a gente fizer o espaço, menos motivação o leitor anticiência terá de tentar espalhar sua sujeira aqui. Parabéns a todos!

          1. Maravilha.
            Nivelando no topo. Espanta os toscos e sem noção.
            Não entendem do assunto tratado e nem sabem o que significa. Como um idioma estranho.

Comments are closed.