AO VIVO: SpaceX lança satélite-espião americano (adiado)

Salvador Nogueira

ATUALIZAÇÃO, 8h21: Contagem foi interrompida a 52 segundos da decolagem, por conta de uma leitura anômala num dos sensores do foguete Falcon 9. Provavelmente nenhum problema, mas, por cautela, a SpaceX decidiu adiar o lançamento e tentar novamente nesta segunda-feira (1), no mesmo horário.

A empresa SpaceX tenta promover neste domingo (30), às 8h15 (de Brasília), seu primeiro lançamento para o Departamento de Defesa dos EUA, quebrando o monopólio da empresa ULA. O mais legal deste lançamento para o público, contudo, será que o pouso do primeiro estágio se dará na própria base de lançamento, em Cabo Canaveral, de forma que não devemos ter instabilidade de sinal na descida, como ocorre quando o pouso é nas balsas. Ou seja, em tese veremos em tempo real, e sem cortes, todo o processo de pouso. Veja ao vivo com o Mensageiro Sideral.

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube

Comentários

  1. Quando o dinheiro sai do próprio bolso, os procedimentos funcionam assim, ao contrário de Alcântara!

    1. Maomeno. A SpaceX já explodiu dois foguetes, um deles parecido com o de Alcântara, dias antes do lançamento, na plataforma. A diferença é que não tinha gente em volta.

  2. Uma pena que, principalmente nos Estados Unidos, a ciência e o conhecimento, sempre estiveram atados aos interesses militares.

    1. Eu não vejo nada de errado com interesses militares. Países precisam se defender. O que é uma pena na verdade que o Departamento de Defesa americano mereça na verdade a alcunha de Departamento de Ataque. Acho que a máquina de guerra americana é tão pesada que eles precisam arrumar uma guerrinha aqui e ali para manter a bola rolando. E isso é ruim. Mas pesquisa militar, pesquisa de defesa? Acho necessário para qualquer países que pretende ser soberano.

    2. Infelizmente as descobertas e evoluções do ser-humano em 99,9% dos casos são movidas ou para entretenimento (adulto, claro) ou para guerra.

  3. Quer dizer que por causa da falha no sensor, vai ser adiado! Vamos aguardar! Se o sensor é de fácil remoção e tiver no estoque, provavelmente amanhã terá a nova retomada da contagem regressiva, e se o tempo estiver bom.

Comments are closed.