Sinal de rádio vindo de Ross 128, estrela a 11 anos-luz de distância, intriga astrônomos

Salvador Nogueira

E o próximo número sorteado no imprevisível bingo da busca por inteligência extraterrestre é: Ross 128. No meio da semana passada, pesquisadores ligados ao radiotelescópio de Arecibo, em Porto Rico, comunicaram a seus colegas a detecção de sinais de rádio estranhos vindos dessa pequena estrela anã vermelha a apenas 11 anos-luz da Terra.

Com isso, a bola foi passada também a outros cientistas, dentre eles os do Instituto SETI, na Califórnia, que estão usando o Allen Telescope Array para confirmar ao menos que o sinal existe mesmo e está vindo de Ross 128. O que não vai ser fácil — o único outro radiotelescópio no mundo que seguramente poderia detectá-lo é o chinês FAST, que, no entanto, ainda está em fase de calibração.

Esses são os fatos. Mas não, ninguém acha a essa altura que tenhamos detectado mesmo uma transmissão proveniente de uma civilização extraterrestre. Há possíveis explicações muito mais convincentes do que essa para o sinal.

“Nós não sabemos a origem desses sinais mas há três explicações principais”, diz Abel Mendez, da Universidade de Porto Rico, líder da descoberta. “Elas poderiam ser emissões de Ross 128 similares a erupções solares do tipo II, emissões de outro objeto no campo de visão de Ross 128, ou apenas um disparo de um satélite em órbita alta, já que satélites em órbita baixa se movem rapidamente para fora do campo de visão.”

Mendez aponta que cada uma das três explicações favoritas tem problemas. Erupções solares de tipo II normalmente ocorrem a frequências muito mais baixas, não há muitos objetos próximos no campo de visão de Ross 128 e nunca vimos satélites produzirem disparos de rádio como este. Ainda assim, ele ressalta, a hipótese de inteligência extraterrestre vem no pé da lista de possibilidades.

Por quê? Por duas razões. Primeiro, porque o sinal é tudo que não esperávamos de uma transmissão deliberada de alienígenas. Em vez de adotar uma banda estreita (como nossas transmissões de rádio, que se concentram numa única sintonia para usar melhor a energia disponível), o sinal tem uma banda larga, típica de fenômenos naturais. Ele também não está na faixa de frequências tipicamente associada à busca de inteligência extraterrestre (entre 1,42 GHz e 1,66 GHz) e sim na banda C, entre 4 GHz e 5 GHz. (Com efeito, os pesquisadores estavam colhendo dados para estudar atividade estelar e, com alguma sorte, detectar planetas, mas não procurar as transmissões de um Datena alienígena.)

Segundo, porque “inteligência extraterrestre” é, por padrão, sempre a hipótese menos provável. “Afirmações extraordinárias exigem evidências extraordinárias”, lembra? Para ETs entrarem no jogo, precisamos descartar todas as hipóteses mais mundanas.

Detecção original foi feita com a antena gigante de Arecibo (Crédito NAIC)

O QUE EXATAMENTE FOI DETECTADO?

O sinal consistiu em pulsos quase-periódicos, observados em 12 de maio e descobertos nos dados somente duas semanas depois. “Esse sinal não só se repetia com o tempo, mas também ia descendo pelo sintonizador do rádio, algo como um trombone indo de uma nota mais alta para uma mais baixa”, descreveu o astrônomo Seth Shostak, do Instituto SETI. “Isso era estranho, de fato.”

Diante do mistério, novas observações foram feitas por Arecibo no último domingo (16), em parceria com o Telescópio de Green Bank e o já mencionado Allen Telescope Array. Mas ainda não foram emitidas quaisquer conclusões sobre essas novas observações.

Ross 128 já esteve na lista de diversos programas de “escuta” SETI no passado, e nunca algo suspeito foi encontrado. Provavelmente, há uma explicação natural para essa nova descoberta — ou talvez a “clássica” interferência de rádio artificial vinda da Terra, que já “sabotou” tantos sinais promissores no passado. Mas, em ciência, nunca se pode tomar uma probabilidade por uma confirmação. É preciso checar. E os cientistas não estão perdendo tempo para fazer isso. Prometem analisar os novos dados até o final da semana.

“Claro que é possível que Ross 128 vá perder seu anonimato e se tornar o primeiro sistema estelar a mostrar boas evidências de inteligência extraterrestre”, provoca Shostak. “Mas é provável — pelo menos com base em experiências passadas — que iremos encontrar outra explicação, menos romântica, para o mistério que no momento envolve este objeto. Essa é, claro, uma ocorrência frequente para qualquer um que conduza exploração, e dificilmente é causa para desencorajamento; é, sim, um incentivo para continuarmos a busca.”

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube

Comentários

  1. Se hipotéticamente existisse vida extraterrestre e eles estivessem nos visitando, no caso os ovnis, de onde eles poderiam estar vindo se as distâncias no universo são enormes.

  2. Salvador, uma pergunta que tenho vontade de fazer há muito tempo: com os telescópios que temos hoje, é possível tirar uma foto da Lua e mostrar o jipe lunar estacionado lá, para acabar com as dúvidas de que o homem realmente esteve na Lua?

    1. Não, mas com uma sonda é. E já foi feito. Não há dúvida nenhuma de que o homem realmente esteve na Lua.

      1. mas de qualquer forma é uma prova meio inútil pra estas pessoas, né?

        pois quem duvida que o homem foi à lua certamente também vai duvidar da existência desta sonda, e alegar que as fotos foram editadas no photoshop…

        1. David, esses idiotas, analfabetos, terraplanostras, conspiraciotários e afins não acreditarão nem se forem deixados pelados na superfície da Lua. Vão dizer que é um estúdio dentro de um frigorífico à vácuo. Então relaxa.

    2. Eu tenho outra dúvida, como que conseguirão sair da Lua e voltar para Nave espacial, sendo que até hoje não existe módulo capaz de sair do chão com segurança na vertical?

      1. Eu tenho outra dúvida, como que conseguirão sair da Lua e voltar para Nave espacial

        Usando o estágio ascendente do LEM

        sendo que até hoje não existe módulo capaz de sair do chão com segurança na vertical?

        Quem disse que não?

  3. Imaginar um alienígena não é difícil. Difícil mesmo é imaginar que tipo de ser popularia uma estrela.

    1. O sinal vem da direção da estrela. Não significa que os eventuais seres inteligentes morem na estrela…..

    2. dãããããã, olha como sou burro!! acho que tem gente vivendo na superfície de uma estrela… dãããã

  4. O mapa Rogue Transmission de Battlefield 4 mandou uma abraço pro rádiotelescópio de Arecibo

    1. Marcos,

      Há vida inteligente lá fora e eles os ETs (positivos – bons) e (negativos- maus) já nos visitam há milênios. Acredite ou não, eles já estão entre nós há muito tempo. Os ETs maus vem nos controlando há 13 mil anos escravizando a humanidade pela divida e os ETs bons desde a década de 50 estão em contato com as principais potencias mundiais para nos libertar por decreto divino. Parece tudo utópico, mas é a verdade. Isto tudo passou parcialmente no programa “Alienígenas do Passado” nos dias 23 a 26 de Dezembro de 2016. Os EUA, Russia, China , Reino Unido, Canadá e outras nações estão em contato com estes seres mais intensamente desde a década de 50 e eles vieram aqui para nos ajudar antes que nos matemos e destruamos nosso planeta. Veja os depoimentos de Paul Hellyer – ex ministro de defesa do Canadá no Google e no You tube. Ele afirma isto tudo, junto com o assessor do ministro de defesa da Grã Bretanha Nick Pope (check wikipedia, google e youtube). Está tudo lá .

      1. “Alienígenas do Passado”… Nossa!!! Ótima referência!!! Bastante confiável! 😀

  5. Eles, os ditos extraterrestres estão chegando….provável que em meados de setembro se apresentem de fato.

    1. Se não se apresentarem até setembro, você promete que vai parar de espalhar lorota na internet? rs

    2. Tomara que aconteça mesmo, o mundo precisa de uma chaqualhada geral, hoje nos achamos a última bolacha do pacote.

    3. Elias,

      Vc está certo. Um grande evento deve ocorrer até 27 de setembro de 2017. Nada se sabe sobre a natureza deste evento ainda, mas certamente será algo que afetará toda a humanidade de uma forma positiva ajudando a todos no despertar consciencial.

      1. Promete parar de falar besteiras se chegar o 28?
        E outra: a nova série de Star Trek estreia no dia 24/25. 😉

      2. Ahahaha! vc está certo….besteira completa! Jalmar e Elias, prometem que dia 28/07, voltam aqui e reconhecem a bobagem que falaram? ou irão sumir de vergonha!

  6. Salvador,

    Caso invertamos a situação, ou seja, alguma civilização e.t. capte nossas emissões…Parece-me que os primeiros sinais que emitimos artificialmente datam da vdécada de 20 do século passado, portanto eles teria percorrido algo próximo de 100 anos-luz de distância, correto ? Embora a distância seja ínfima em termos cósmicos, há alguma chance de termos “esbarrado” em alguém sem perceber neste raio de distância ?

      1. Caro Salvador
        Expandindo a pergunta do Fabio, nossas emissões de rádio não se dissipariam no ruido cósmico depois de algum tempo-espaço a ponto de não serem mais dedectadas?

        1. A intensidade do sinal se reduziria, o que exigiria radiotelescópios maiores, quanto mais longe ele estivesse.

    1. o ser humano continua achando que ele é a maior inteligencia do universo! e procuram vida em outros planetas.que vida?? será que outras formas de vida precisam de água e oxigênio?? será que já se fizeram estas perguntas?? o amigo acima tem razão que podemos ter “esbarrado” em alguém sem perceber….será que os cientistas,terráqueos..já pensaram na hipótese de existirem outros seres no universo..”invisíveis ” aos humano?? ou pensam que altas inteligencias teriam este corpo provisorio..e que sempre se “decompõe” quando morremos??? será que morremos?? ou a vida continua?? e se continua..deve ser invisível..portanto..sendo invisíveis..poderemos viver em outros planetas sem água sem oxigenio..eles nunca vão nos encontrar!!!!! pois poderemos viajar em qualquer galáxia..sem que nenhum telescópio possa registrar..nossa presença..já pensaram nisto …duvido!

  7. Relativo os comentário, visto que ja temos evidências de presença de seres na terra, eu mesmo ja presenciei (Óvni ) com grande deslocamento tipo aos citados nas redes do Yotube… Para mim não preciso saber ou ter duvida por ter certeza desta evidência,
    Embora descobrir ou estar em um local destes não preparado para nossa massa, sempre haverá um desconforto tipo assim estar la olhando e não reconhecendo vc mesmo.
    Sabe quando vc usa uma roupa toda colorida vai ao espelho e surpreendi que aquela pessoa não é vc?
    É desta visão que os conhecedores não expõe ao povo porque nossa cultura so será digerida ao pouco, mas o circo esta fechando porque os ( Extras) estão as claras de todos.
    Ou seja eles ja estão aqui!!!

    1. Estão aqui há muito tempo e os Governos sabem, apenas não há interesse porque mudaria completamente o Paradigma atual

      1. Estão aqui há muito tempo e os Governos sabem, apenas não há interesse porque mudaria completamente o Paradigma atual

        Falar, qualquer um fala. O que duvido é provar…

  8. Salvador, quero parabenizá-lo por seu trabalho na Folha. É absolutamente animador ver a quantidade de comentários sobre os seus textos. Sinal que no Brasil há muita gente interessada em ciência. Pena que no Brasil, vivemos, tecnologicamente, no século XIX. As autoridades brasileiras estão pouco se lixando para a ciência. Aqui não vemos cientistas na TV falando sobre suas pesquisas e descobertas. O Brasil é voltado para a área de humanas, não que isso não seja importante. Mas precisamos pensar em átomos, quasares e buracos negros também, e como dizia Jesus Cristo, tudo o mais nos será acrescentado.

    1. Desconfio que não seja só no Brasil, não. Estamos importando várias coisas de fora, como a pseudociência do design inteligente e o negacionismo da mudança climática…

      1. E a idiotice da Terra plana! Como pôde esquecer tamanha estupidez, ignorância e analfabetismo, Salva?

      2. Salvador e Paulo Abreu,

        Me comprazo com vcs. Tenho fé que em breve a humanidade toda passará por mudanças bruscas mas positivas para sua evolução e equalização. Quando cito equalização, me refiro a cultura, fome, miséria, doenças e a erradicação de tudo isto. Além deste ponto haverá equalização “consciencial planetária” e que equilibrará tudo muito mais rapidamente. Somos todos um.

      3. Como assim “pseudiciencia” do design inteligente? Evolucionismo deixou de ser teoria e na sua opinião é ciência? Pode argumentar por gentileza? Obrigado

        1. Evolucionismo nunca deixou de ser teoria. E teoria é o nome que se dá a um conjunto de hipóteses científicas coesas entre si corroboradas fortemente por evidências. Já pseudociência é o que finge ser teoria, mas não tem evidências em seu favor, nem se presta à refutação, porque não permite a realização de experimentos que possam confrontá-la.

          Exemplo: o evolucionismo previa um grande parentesco genético entre os seres vivos, e, quanto maior a proximidade, maior a similaridade entre os genes. Isso foi confirmado por incontáveis estudos genéticos e genômicos desde então. 98% do DNA humano é igual ao do chimpanzé, algo totalmente consistente com a teoria.

          Agora, cite um exemplo em que o design inteligente faz uma predição que pode ser verificada experimentalmente. Se não conseguir, pode chamar de pseudociência. 😉

    2. Por favor, se é para usar citações do Filho de Deus, que se faça de maneira completa:

      “Buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e tudo mais vos será acrescentado”.

      Além disso, da mesma forma, também poderíamos dizer que importamos “de fora” a ridícula crença nos ETs e as teorias evolucionistas rastaqueras…

        1. Bem, eu acho que Bíblia e Ciência são totalmente compatíveis. Para mim, o primeiro capítulo de Gênesis é Física Moderna e Teoria da Evolução puras.Citei Jesus Cristo como um pensador e não como o Filho de Deus que ele foi. De qualquer modo, evitarei citações bíblicas daqui para frente para não haver polêmicas.

          1. Eu acho que o que você ou eu achamos não é importante. Importante é aquilo que podemos corroborar com evidências. Como a Bíblia é um livro religioso, é baseado em fé, não em evidências. Inútil discuti-lo, portanto.

      1. Salvador, tens ideia em qual ano comecou a ser enviado os sinais da terra? em qual frequência?

        1. A primeira transmissão a “vazar” para o espaço, se não me engano, foi a abertura da Olimpíada de Berlim, em 1936, com o discurso de abertura do Hitler.

  9. Salvador…Boa tarde…

    Você saberia me dizer se…

    Numa situação hipotética é claro…

    Em um planeta neste sistema a 11 anos luz de nós… uma civilização com as mesmas tecnologias e mesmo nivel de evolução que nós… seriam capazes de detectar sinais emitidos por nós???

    em outras palavras… nossa civilização emite sinais suficiente pra ser detectados pela nossa propria tecnologia se estivesse a esta distancia?

    1. Se usássemos Arecibo para mandar um sinal proposital para lá, sim. Se fosse só nosso “vazamento” de rádio e TV, não.

    2. Procure por Nassim Haramein no youtube. Em diversos videos ele explica as mensagens enviadas na decada de 70 atraves do arecibo, com informações elementares sobre as condições de vida na terra, e recentemente respostas chegaram através dos crop circles. Respostas exatamente no formato das mensagens enviadas (sistema binário). Vale a pena assistir. E seria muita ingenuidade pensarmos sermos os únicos seres num universo tão vasto. ”meu reino não é deste mundo”, ”há várias moradas na casa de meu pai”, esses são alguns exemplos da multiplicidade do universo.

      1. Seria muita ingenuidade que os ETs tenham podido responder — e com desenhinhos em plantação — antes mesmo de a mensagem chegar ao seu destino. (Você já viu para onde foi enviada a mensagem de Arecibo e quanto tempo levaria para ela chegar lá?)

      2. ué, eles voltaram no tempo para poderem nos visitar mais ou menos na mesma época em que emitimos os sinais. hehehehehe…

          1. infelizmente sinto que estou tendendo para a segunda alternativa… 😀

  10. Gostaria de saber como pode haver vida extraterrestre se as distâncias no espaço são em anos luz e dizem que não se pode viajar a velocidade da luz..

    1. E o que tem a ver distância com velocidade? Campinas está a 80 km de São Paulo, e ouvi dizer que não se pode viajar à velocidade da luz. Algum problema? Nada impede que exista vida em Campinas, e nem que eu chegue lá — só não posso chegar lá mais depressa que a luz chegaria. OK, tanto faz se é Campinas ou Ross 182, e tanto faz se é km, ou ano-luz. Na verdade, 1 ano-luz é uma forma resumida de dizer 9,5 trilhões de km. Consiste na distância em que a luz viaja em um ano. Então, a única coisa impossível é você viajar pelo espaço e chegar a Ross 182 em menos de 11 anos, que é o tempo que a luz leva para fazer o trajeto. Mas nada impede que existam coisas em Ross 182 e que elas transmitam sinais para cá.

    2. O amigo acima respondeu a uma questão mas n respondeu a outra… o fato de poder verificar se a vida é pelos sinais que vem de la… se tem um frango assado na sua cozinha, vc pode perceber pelo cheiro mesmo sem ir la… vc tb poderia ver o frango… as partículas do odor e a luz e quem sabe o som do frango assando podem chegar a vc e vc constatar, sem ter q ir la… as ondas de rádio chegaram ate aqui, quer dizer q foram emitidas lá… e foram emitidas no mínimo a 11 anos atrás… a luz q vemos dessa estrela é de 11 anos atrás… e a luz q esta sendo emitida la AGORA so veremos daqui 11 anos… lógico, n sentiríamos cheiro pq isso são pedacinhos do frango evaporando no ar, foi apenas um exemplo.
      E n se pode viajar mais rápido do q a luz pq nos somos muito mais massivos que os fottons… mas n irmos, n significa q n possamos captar as coisas q vem de lá.. luz, rádio, se der… ondas gravitacionais.. qualquer coisa q possa viajar pelo espaço e na sua própria velocidade chegar ate aqui.. n sei qua a velocidade do radio… mas se for proxima a da luz mas n igual então tem MAIS de 11 anos…

      1. Luz, rádio, raios-x, microondas…é tudo a mesma coisa. Só varia frequência. Velocidades iguais.

    3. Oi Celso. Boa tarde.
      Refaz a pergunta, porque da maneira que está escrito não dá pra entender sua dúvida.

  11. Já pensou se esse sinal for “um anzol”?
    Estamos fritos…. rsrs

    (ainda credito que seja algo natural, de estrelas, etc.)

    1. bom, enquanto estivermos só escutando, mas não respondendo, eles não teriam como saber que existimos…

  12. A mais ou menos 50 dias . na cidade de santa cruz de cabralia no bairro nova cabralia .no restaurate point do bere setados ao ar livre , em pleno meio dia no maximo 14 horas. vimos um objeto voando a altura das nuvens . que se locomovia em todos os sentidos . tinha a aparencia de dois tubos gigantes de adutoras dagua .prateavam ao receberem a luz do sol . no minimo 20 pessoas adultas cultas viram e todos ficamos sem saber o que e. seria ovni …fiz fotos como cel mais nao captou o objeto . yesbahia@hotmail.com. ou 73 32812878 o meu contato

    1. Ok. Mais um relato sem evidências materiais. Assim como todos a grande maioria deles.

      Com certeza eram OVNIs, já que vocês todos, 20 adultos cultos, não conseguiram identificar.

      E?

      😉

  13. Salvador,
    como disse no comentário anterior a terra já é a mais fantástica nave espacial e durou bilhões de anos para ser construída . o ser humano como sempre tenta achar uma saída para seus atos destrutivos como se tivesse que achar uma solução de encontrar uma nova nave. Esquece ! estamos nesta nave e se não cuidarmos dela seremos fosseis para outra raça evolutiva, mas não virá de outro planeta e sim surgirá aqui mesmo.

    1. Somos em quase 8 bilhões de pessoas. Com certeza tem gente suficiente para fazer tudo isso E ainda explorar o espaço. Fique tranquilo.

  14. O objetivo, na tentativa de descobrir uma nova civilização, não é estabelecer um ctt pessoal, o que só seria possivel em milhares de anos, é obter os conhecimento e tecnologias dessa suposta inteligêcia, o que poderia acontecer em décadas.

    1. Meu amigo… seu post acaba de esclarecer muita gente.
      Parabéns por colocar em palavras tão simples o real objetivo da ciência que explora o que vem lá de fora.

  15. Podem não acreditar mas, acho que sei o que significa a mensagem vinda da estrela. “Ela está enviando a mensagem assim ” Vamos jogar um meteoro em vocês em breve, os dinossauros também deram risada quando avisamos”. Então……

  16. Nós estamos nos primórdios de nossa evolução.
    Seremos os colonizadores do Universo .

  17. Caro Salvador. Qual a quantidade de energia necessária para emitir estes sinais de uma estrela que está a 11 anos-luz da terra? Tem jeito de saber se estas emissões foram dirigidas à terra ou foram aleatórias?

    1. Não tenho ideia da energia requerida, mas certamente nada além da nossa tecnologia, se for um sinal direcionado para cá. Desconfio, contudo, que deve ser natural e omnidirecional.

  18. Oi, Salvador.
    Quando você fala em banda típica para a procura de sinais de rádio emitidos por vida inteligente extraterrestre porque se dá preferência por esta determinada faixa e não outras?
    Abraços!

    1. Porque é mais livre de interferência cósmica e faz referência a água, tida como solvente preferencial para a vida. É tida como uma boa hipótese porque diversos pioneiros da SETI chegaram à mesma conclusão independentemente. Mas é um raciocínio frágil. Nada garante que ETs também acharão essa uma frequência boa/especial/ideal para comunicação interestelar.

      1. O problema é que achamos que a vida extraterrestre é física como a nossa, que necessita de água e oxigênio. Nossos amigos intergaláticos se encontram numa dimensão diferente, aonde o plano é extra-físico. Em suas aparições é tomada uma forma de apresentação apenas.

        Mas esse planeta vem nos trazer grandes revelações e mudanças. Nibiru is comming.

        1. Demonstre a existência de outras dimensões antes de continuar. Afirmações sem evidências não têm valor.
          E Nibiru é lenda urbana.

  19. Os seres humanos são como as formigas em Salvador querendo se encontrar com as formigas de Dubai.

    1. Com a diferença de que formigas não dominam a tecnologia de rádio ou comunicação via satélite. Não custa lembrar que os humanos de Salvador falam tranquilamente com os de Dubai. 😉

  20. Oi Salvador. Gostaria de saber: como que estão querendo ir pra Marte, viver lá, se não tem mais campo magnético?!

    1. Bem, se você morar num módulo debaixo da terra, o campo magnético não lhe fará muita falta. Mas a Nasa também tem ideias arrojadas para criar um campo magnético artificial para Marte…

  21. Qual é nosso equipamento mais distante da terra atualmente, ou a quantos anos luz ele está?
    Quando vejo as fotos de que existe várias e várias galáxias parecidas com a nossa creio que são só suposições, não há como, é impossível mostrar certas imagens e supor aquela imagem, a não ser que me provem que existe um telescópio a vários anos luz tirando essas fotos, mesmo assim ele não estaria tão longe…

    1. Seu Flávio, se isso aqui fosse o Facebook eu te diria “apaga que dá tempo”. Me nego a acreditar que você esteja falando a sério!

  22. ….Fica fácil entender, quando se quer entender. Duas retas perpendiculares nunca se encontram, exceto no infinito….

    Acho que seriam as paralelas, não?

  23. Os cientistas procurando vida inteligente lá fora, sendo que na Terra já está dificil de encontrar. A prova disso mesmo é o autor desse “brogui” que é um tucano sem vergonha.

    1. Sempre tem um idiota pra envolver política em posts sobre ciência, né?

      Vá capinar um terreno, vá. De preferência lá no G1, troll

    2. Eu não sou tucano. Não tenho afiliação partidária e votei no Haddad na última eleição. E não tenho vergonha de dizer isso, porque minhas inclinações eleitorais em nada afetam minha capacidade de raciocinar. O mesmo não se pode dizer de alguns comentaristas desse “brogui”, né? 😉

      1. Vc n entendeu o ponto dele… logo sua “capacidade de raciocinar” é bem questionável…

  24. Sempre tive um grande fascínio pelo desconhecido, por viagens, qualquer viagem ainda me causa euforia, vou a cidade vizinha conheço outras pessoas outras formas de ver o mundo e fico absolutamente feliz, viajei muito pelo nosso mundo de avião, veleiro, trem, carro, onibus e ainda não estou satisfeito. Sou muto interessado por esses assuntos extraterrestres, leio sobre crop circles vejo aqueles programas idiotas do History chanel, quando era criança tinha um programa chamado UFO que eu não perdia. Mas no alto dos meu 50 penso, se não somos capazes de saber onde foi parar um avião com centenas de pessoas em nosso planeta, vamos achar o que no universo?

  25. Salvador, meu caro amigo, me diga: você acredita ou não em vida extraterrestre? não como a vida aqui, mas nem bactérias existem em outros planetas? o que vc pensa a respeito?

    1. Como não é segredo para ninguém, eu acho muito provável que exista vida extraterrestre. Como também não é segredo para ninguém, acho que probabilidade não pode ser igualada a fato; sempre podemos estar errados. Por isso precisamos seguir procurando e testando nossas premissas sobre o tema, deixando a natureza ter a palavra final sobre o assunto.

    2. desculpe Salvador, não sabia de sua posição sobre vida extraterrestre, sou novo por aqui. Obrigado por me responder!

  26. Oque os colonizadores fizeram com os índios? Somos todos indios e oque está oculto la em cima são os colonizadores.

  27. Eu sei que vivi uma vida extraterrestre. Agora vou levar mais três exemplares femininos para bisbilhotar as fendas do tempo e assim degustá-las com sofreguidão. Até breve. Distância aproximada do cafofo celeste: 1 candeeiro e uma braça.

  28. Oque foi mesmo que os colonizadores fizeram com os índios? Somos apenas índios diante do que esta oculto la em cima.

  29. Vão esperar 2 milhões de anos e nunca encontrarão essa vida alienígena…deveriam centrar esforços em melhorar a vida na Terra que está bem difícil e ficando pior a cada dia…pura infantilidade essa busca idiota

    1. como você se dar o trabalho de ler essas matéria se não crer?ora!vai catar coquinho lá quintal e deixe de se intrometer em assuntos que só interessa aqueles que tem mais neurônios que você
      sugestão:não atrapalhe se intrometendo mauricio com coisas muitos sérias,isso serve também para aqueles que pensam igual a você

  30. Salvador:
    Uma forma de comunicação poderia ser a de colocar algum objeto de grandes dimensões em orbita estacionária em frente de uma estrela, ocultando parcialmente seu brilho ( mesmo que muito pouco) , seguindo um padrão, de forma a emitir sinais, como um código morse estelar?

    1. Sim. Mais prático que isso seria usar um laser apontado para outras estrelas, para mandar pulsos curtos, mas muito intensos, produzindo o mesmo “pisca-pisca”.

  31. Isso me lembrou contato. Mas…“Afirmações extraordinárias exigem evidências extraordinárias”

  32. se for mesmo dar um chego aqui, trás um atacante, um lateral e um zagueiro maiomeno pra ajudar meu colorado escapar da segundona… de outro jeito, danou-se….

  33. Deveríamos intensificar sim ,mas a busca de inteligência aqui na terra .Uma inteligência capaz desvendar as sujeiras que acontecem em Brasilia,aliás,muitas delas ja foram até desvendadas ,o que falta é na realidade É o POVO tomar vergonha na cara e acampar em Brasilia até que o último bandido seja expulso depois de devolver tudo que roubaram de nós brasileiros ,sem precisar do tal telescópio chinês para localizar…….basta subir as rampas do congresso e ir matando quem estiver na frente ……..Nenhum país conquistou sucesso sem ser na porrada ….bandidos só entendem no tiro .

  34. Salvador, mais uma vez, excelente reportagem!

    Já foram descobertos planetas nesse sistema? Se sim, esses planetas estão na chamada “zona habitável”? Se sim também para essa questão, talvez exista uma possiblidade, mesmo que ínfima, que esse sinal seja, sim, extraterrestre.

    Confesso que torço para isso 🙂

    Forte e fraternal abraço!

    1. Ainda não conhecemos planetas ali, mas a julgar pela média das anãs vermelhas, há de ter alguns. rs

  35. A falta de provas de que extraterrestres existem, não é prova de que eles NÃO existem. Pensem nisso.

  36. Falar de vida (inteligente) extra terrestre é muito, mas muito subjetivo.
    Como brilhantemente ponderou Marcelo Gleise, grande físico e astrônomo brasileiro, professor nos EUA (onde eu moro), apesar da imensidão do universo, as condições para evolução , surgimento e continuidade de vida inteligente é algo absurdamente complicado. Quando dizem que o universo é imenso com trilhões de estrelas, bilhões e bilhões de galáxias… por maior que este número seja, a vida inteligente é um mero acaso. Leiam e saibam porque os grandes estudiosos não acham impossível, mas acham pouco provável vida inteligente no universo. Fica fácil entender, quando se quer entender. Duas retas perpendiculares nunca se encontram, exceto no infinito. E mesmo no infinito terão apenas um único ponto em comum. Entenda isto e entenderá muitas outras coisas.

    1. Faz todo o sentindo, mas acredito também que se usamos apenas 10% do nosso cérebro essa porcentagem nos limita de ver mais adiante.

    2. Qual a relevância de mencionar que vc mora no Estados Unidos, ao seu comentário?….rs
      Me fez lembrar da Luíza, que está no Canadá

    3. Ixi… essa questão de duas retas perpendiculares nunca se encontrarem… sei não eim…As que eu traço aqui se encontram sempre… e por incrível que pareça num ângulo de 90° entre elas! Não é incrível isso? Será que estou em outra dimensão? Hehe

      1. Solução dada: o infinito é o ponto onde duas linhas PERPENDICULARES se encontram. Aqui, ali, lá… onde eu quiser cruzar duas linhas. he he

    4. Dizer que o surgimento e a continuidade da vida inteligente é algo muito difícil é um chute. Talvez o difícil seja o surgimento da vida. Mas uma vez que surja, provavelmente ela vai evoluir. E a julgar pela resistência incrível de certos organismos, a vida é muito difícil de ser erradicada. É possível que já tenhamos semeado vida em algum outro corpo celeste. A evolução é consequência. O surgimento da inteligência provavelmente é algo que acontecerá se o tempo for suficiente. Por exemplo a Natureza testou diversas espécies antes de nós. E nós impedimos o surgimento de um concorrente inteligente. Se os humanos forem, de alguma forma, extintos, é bem provável que a inteligência torne a surgir em outra espécie.

  37. Seria MT caviloso de nossa parte, uma vdd cabotinagem dizer que O Criador teria feito vida como a conhecemos apenas na Terra! Seria um dantesco absurdo, e como um ser do porte de um Deus, seria capaz de fazer uma coisa dessas! Claro que o universo observável é extremamente caótico, até porque está em permanente evolução , apesar de alguns milhares de humanos acharem o contrário! Do cinturão de Kuipper a nuvem de Orth o equilíbrio caótico se dá de uma forma que não incluiria os humanos! Mas levando em conta , que Ross 128 está a 11 anos luz da Terra ,o que significaria um gde espaço de tempo , que milhares de gerações seriam necessárias para apenas a viagem de ida! Teríamos que descobrir os chamados “caminhos de minhoca” para podemos reduzir em pelo menos , 60/70 por cento o tempo necessário para cobrir essas imensas e desproporcionais distâncias! Nossa propulsão é semelhante a idade cretácea! Teríamos de descobrir propulsores movidos por outras firmas , nucleares, magnéticas, materiais que suportassem velocidades acima de Mach 100.000 /500.000! Atualmente apenas sonhadas! Teria que se desenvolver materiais que suportassem essas velocidades! Enfim , acredito eu que diante de tantas impossibilidades atuais ,acho que senão houver guerras nucleares, senão houver choques cósmicos com nosso planeta, senão houver pandemias, entre 2500 e 3000 , com ctza poderíamos já ter essas tecnologias retro citadas! E olha lá que estou sendo..otimista! Mas para super civilizações ou mesmo civilizações avançadas talvez isso se torne mais fácil e plausível do que para nós ..hoje é claro! Por isso acredito que o sinal de rádio seja a maneira mais conveniente de comunicação interestelar! Mas com absoluta ctza afirmo que no ano 5000 já estaremos dispondo dessas tecnologias e estaremos viajando as estrelas(modo de dizer!)como hje viajamos de um país para o outro! E por favor, perdoe me meu sincero otimismo! Att. Dr. J. Mário – Neuro/cardiologista

      1. e se nós quiséssemos “responder”, Ross 128 somente receberia essa resposta em 11 anos-Terra; uma confirmação de que receberam nossa resposta, outros 11 anos-Terra… fascinante

  38. Fico me perguntando se caso chegue esse dia em que recebermos um contato real de inteligência extra terrestre… e ai ? O que a humanidade faria em seguida ? Será que não haveria risco de sermos colonizados como fizeram os Europeus e varios outros antes com povos tido como primitivos ?

    1. Depende. Um parâmetro de comparação é como os humanos tratam os animais. Uns comem, outros maltratam, outros criam como animais de estimação e tratam como parte da família, outros estimulam a reprodução (principalmente de animais extintos) e os indianos tratam como deuses. Creio que uma raça tão inteligente que consiga travar contato conosco não dependa de nenhum recurso nosso que justifique uma colonização; seria mais crível que fôssemos observados de longe por “cientistas” alienígenas, ou seja, a Hipótese do Zoológico me parece a mais real.

    2. Edsel, lembre-se que os portugueses tentaram estabelecer uma colônia no Japão. Resultado: levaram uma coça dos japoneses.
      Levar as colonizações como parâmetro não é uma boa idéia. Se, por exemplo, a sífilis fosse uma doença nativa americana para a qual os europeus não tivessem imunidade, a história das colonizações poderia ter sido bem diferente.

  39. Até onde já li a respeito, a suspeita é de causas naturais, sinais de vida extraterrestre é mera especulação

    1. Se você leu a respeito aqui, é isso mesmo. Foi exatamente o que eu disse. 😉

      1. Eu também tenho ânsia de vômito.
        Mas a quando realizamos os cálculos de curvatura dão sempre errado.
        Se colocarmos as embarcações e aeronaves sem ser pelo modelo da terra plana, os dados de navegação são de longe precisos. Muitas coisas não batem no modelo nosso.

        1. Não é verdade. Mostre um cálculo que não bate. Falar de Terra plana é um constrangimento à inteligência humana. Pergunte aos cães. Todos eles acreditam que a Terra é plana. 😛

          1. Opa, você se esquivou. Eu sou piloto privado de avião há mais de 9 anos. Nunca precisei traçar um plano de voo e ajustar a proa a cada curvatura que ocorre a exatamente 1,6 km. Quando se está olhando a linha do horizonte é ridículo não poder observar a zona de curva. E olha que já realizei voos em grupos onde a aeronave a frente com diferença de 70 pés de altura e a distancia de 3 milhas era visível visível visível. Sábio aquele que chama em um portal uma contestação sem poder firmar algo relativamente simples de cães. Parabéns pela postura e comportamento da parcialidade.

          2. Claro que você não precisa ajustar nada, meu filho. A gravidade faz isso para você. Experimenta desligar o motor durante o voo para você ver a curvatura que o avião faz, sem você ajustar nada… rs

          3. Desculpe mas não sou seu filho.
            Não estou falando em gravidade, mesmo porque posso sair de SBMT até SBYS no teto de 700 pés sem controlar o profundor um dedo acima.

            Sabe o que isso quer dizer? Linha reta total, apenas terei que entrar no circuito de trafego e pegar a cabeceira do que o metar apontar.

          4. Não está falando em gravidade? Pois é. Não sei se você sabe, mas um avião está usando a força de sustentação das asas para combater a dita cuja. Então, se você não leva em conta a primeira, vai ser difícil entender todo o resto. Ao descartar a gravidade, você basicamente está dizendo que navios deviam sair voando depois de um tempo se a Terra fosse plana. Mas não. Mesmo sem ter de controlar a profundidade em que o navio navega, ele trafega em linha reta. Por quê? Porque o meio que o sustenta — e compensa a gravidade — é a água, que é mais densa que o navio e permite que ele flutue. No caso do avião, é a mesmíssima coisa. O meio que o sustenta, nesse caso, é o ar, e a única diferença é que o avião é mais denso que o ar, de forma que a única maneira de obter sustentação é aumentá-la por meio de pressão aerodinâmica, com a velocidade. Mas continua sendo um jogo gravidade versus força de sustentação. Pela sua lógica, navios na Terra redonda deviam sair voando. Heheheh. Gênio.

        2. Muitíssimo pelo contrário, Douglas Serrato! Não só todos os cálculos de curvatura estão corretos (e sempre serão se realizados da forma certa).

          Na verdade, os cálculos são relativamente tão simples que um estudioso grego conseguiu calcular a circunferência da Terra (com relativa precisão) 2200 anos atrás – usando apenas uma vareta!

          https://pt.wikipedia.org/wiki/Erat%C3%B3stenes

          1. Faz um teste Bruno Frederico.

            Entre em um bote com uma carta náutica de 500 anos atras e trace sua rota.
            Agora pegue o mais eficiente instrumento com base no algoritmo que utilize a curvatura sem ter as correções no código que elimine esta diferença de proa.

            Você vai chorar por ter rasgado sua cartografia antiga.

            O mesmo ocorre para voos por VFR.

          2. Ok, “pilotão”. Vamos supor que a Terra seja plana. Então, usando argumentos cientificamente acurados, explique:

            -O fato de que as mesmas estrelas aparecem em diferentes partes do céu a partir de diferentes lugares (conhecido por Eratostenes, que usou isto para medir o raio da Terra);
            -O fato que quando vemos um navio distante se aproximando, nós primeiramente vemos seu mastro e só depois seu casco (os Gregos já sabiam);
            -O fato da sombra emitida pela Terra durante um eclipse lunar ser sempre circular (Aristóteles já sabia);
            -Quando você se move para o norte ou para o sul na Terra, as estrelas acima mudam de posição; algumas irão sumir no horizonte em um lado, enquanto “novas” estrelas nascerão no horizonte oposto;
            -A sombra de um objeto de uma certa altura mudará de comprimento enquanto alguém move este objeto para o norte ou para o sul – este é o método que o Eratóstenes usou não apenas demonstrar que a Terra é esférica, mas para calcular sua circunferência;
            -O pêndulo de Focault não apenas demonstra que a Terra é esférica, mas também que rotacionam em seu eixo. O comportamento do pêndulo não pode ser explicado pelo modelo da Terra plana;
            -O nascer e o pôr do Sol, que é impossível de se explicar em um modelo de Terra plana, já que o Sol (e a Lua) mantém seu tamanho exatamente igual durante todo o dia/noite;
            -Outros planetas no Sistema Solar são obviamente esféricos; um exemplo excelente é Júpiter, já que você pode facilmente ver as quatro luas *Galileanas orbitando ao redor do planeta, e outro exemplo é Saturno com seus anéis. Se todos os outros planetas são esféricos, por que esperar que a Terra não o seja?
            -Giroscópios não funcionariam se a Terra não fosse uma esfera que rotaciona;
            -Sem falar nos fusos horários, estações do ano, comunicação via satélite, inúmeras fotos, vídeos e transmissão ao vivo do espaço.

            Se conseguir explicar tudo de uma forma que faça sentido (e que não tenha explicações como possessão demoníaca ou hologramas da NASA), eu acreditarei que a Terra seja plana.

            Do contrário não precisa nem voltar.

            Ah sim, aproveite pra tirar uma foto do Everest a partir da costa brasileira, deve ser fácil numa Terra plana!

            Ps.: Salva, se o próximo comentário do indivíduo não for as respostas às minhas perguntas, nem libere o comentário, pois com certeza o conteúdo será rebosteio de pombo cagão.

          1. Douglas Serrato, piloto, é? Por gentileza informe o número da sua CHT. No aguardo!

            Você deixou de ser algo relevante quando me chamou de idiota e me pediu uma uma id da anac em plena web.

          2. Mas você é um idiota mesmo! Você acredita que navios deviam sair voando na Terra redonda, e isso prova que a Terra é plana! Você não sabe o que é a gravidade! Você é claramente um completo idiota. Com a certificação da ANAC ou não, não sei. Mas é certificado pelo Mensageiro Sideral. Idiotão. rs

          3. Você deixou de ser algo relevante quando me chamou de idiota e me pediu uma uma id da anac em plena web.

            E aí, mais uma vez, como todo bom pombo cagão terraplanostra, foge pela tangente. Ou melhor, sai voando como o navio na Terra plana! kkk

            Vá dar meia hora de cu pro cavalo, vá, pombo arrombado.

    1. Terra Plana é coisa de idiota! A mais de 2.200 anos atrás um dos gregos, já calcularam a circunferência da Terra. Falar isso hoje é coisa de IDIOTA.
      Douglas Serrato, demonstre que sabe calcular e mostre os cálculos da curvatura dando errado?
      Estamos aguardando ansiosamente você nos demonstrar isso!.

      1. Na verdade não faz diferença se da certo ou errado, alias deveriam muito fazer estes cálculos pois estamos navegando em circunferência.

        Mas não vejo navegadores perdendo seu tempo com algo que deveria ser crucial para evitar acidentes.

        As escolas de aviação não perdem tempo com isso.
        Mas converse com alguém mais de idade na aviação ou navegação marítima (que não seja comercial). Estes homens devem estar loucos também.

        1. Olhe, vc não é piloto de nada. Conversa demais. E duvido que consiga fazer qualquer cálculo.
          Você não tem instrução para isto. Afetação pura.
          Como não deve saber o que é ser afetado, vai procurar no pai dos burros.
          Por isso que diz, que não faz diferença. Você não sabe fazer cálculo matemático.
          – As escolas de aviação não perdem tempo com isso: – Bullshit. Coitadinho. É piloto de autorama.

  40. Fico imaginando qual é o propósito e a relevância de publicações científicas como essa! Sim, porque o que foi divulgado não diz nada de relevante além do fato de que existem cientistas em diversas partes do mundo, financiados por alguém, que estão registrando e analisando diversos tipos de sinais captados universo afora. Será que quando conseguirem captar algo que, por ventura, tenha sido emitido por seres vivos, de fora da Terra, esse algo vai ser divulgado com o mesmo entusiasmo? Receio que não, haja vista as diversas questões morais envolvidas, principalmente as relacionadas ao domínio, e atual status quo, das religiões dos Homens desse planeta.

    1. Acho que é extremamente relevante para a sociedade compreender como a ciência funciona. Infelizmente, a imensa maioria da população não entende, e isso ajuda a incentivar posturas como mães que não vacinam os filhos, gente que recusa antibióticos, gente que usa mal antibióticos, gente que acha que a fosfoetanolamina cura câncer, e daí por diante. Ao mostrar ciência *em andamento* (cientistas detectam sinal sem explicação/cientistas formulam hipóteses para explicar/cientistas colhem mais dados para testar hipóteses) estamos desnudando o processo, e é justamente o processo que permite concluir que o que a ciência de fato conclui não é *opinião*, mas uma explicação extremamente consistente com a realidade física, e portanto não passível de rejeição, salvo se aparecer uma explicação ainda mais consistente. Considero tudo isso uma grande coisa.

      1. Brilhante sua resposta. Coerente, e não entra na discussão da questão da religião. Parabéns!

      2. E ainda podemos acrescentar que esse processo de entendimento da ciência “mais pura” e muitas vezes hermética gera um desenvolvimento absurdo na tecnologia. E por tecnologia não falo somente de informática. Quando um grego conseguiu medir o diametro da Terra com um pedaço de madeira ele acabou por desenvolver uma tecnologia que hoje usamos nos teodolitos da engenharia civil. O interesse pelo espaço gerou uma competicaoentre países durante a guerra fria que desenvolveu desde satélites artificiais até os prosaicos relógios de pulso. Graças à astronomia temos diretamente melhores lasers, melhores maneiras de nos comunicar, melhor tecnologia óptica, tecnologias de compactação de circuitos computacionais, etc..

Comments are closed.