AO VIVO: Lançamento da missão CRS-12 à ISS

Salvador Nogueira

A partir da plataforma 39A, no Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral (Flórida), a SpaceX lança nesta segunda-feira (14) mais um foguete Falcon 9. No topo, uma cápsula Dragon, que levará suprimentos à Estação Espacial Internacional (ISS), como parte da décima-segunda missão de carga da empresa americana à Nasa (CRS-12). O primeiro estágio do foguete deve pousar de volta no centro de lançamento após cumprir seu papel na missão, e o lançamento está marcado para 13h31 (a meteorologia dá 70% de probabilidade de tempo bom para o voo). Confira ao vivo com o Mensageiro Sideral, a partir das 13h20 (horário de Brasília).

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube

Comentários

  1. Em primeiro lugar, não concordo que seguir a orientação jornalística do jornal para o qual se trabalha signifique ‘ser vendido’. Não é. É ser profissional, e você É um profissional do jornalismo. Do mesmo modo como um técnico de futebol gremista pode atuar no Inter (Tite) e vice-versa (Mano Menezes). Se você SE SENTIU ofendido peço desculpas, mas não foi uma ofensa.

    Quanto a esquerda x direita: a ORIGEM dos termos foi na rev. francesa, correto. Mas você mesmo admitiu que os conceitos são dinâmicos. Na Polônia da guerra fria os revolucionários subversivos eram a direita, e os CONSERVADORES eram a esquerda. É só um exemplo. Então o critério ‘conservadorismo x progressismo social’ não se aplica para distinguir esquerda de direita, porque costumes não se misturam com Economia.

    Vamos usar então critérios que nunca se alteraram com os tempos: Esquerda planifica a economia, Direita acredita na livre iniciativa. Concorda? Esquerda prevê um crescimento do Estado, Direita sua diminuição. Concorda? Esquerda persegue os donos do capital (anti-capitalista), Direita incentiva que os donos do capital coloquem esse capital na cadeia de produção. Concorda? Esquerda quer que o Estado detenha os meios de produção. Direita quer que a iniciativa privada detenha os meios de produção. Concorda? Ambas tem histórico de idéias nacionalistas, Concorda? Esquerda valoriza economicamente o trabalho acima do capital, Direita valoriza economicamente o capital acima da força de trabalho. Concorda? Esquerda pretende a intervenção do Estado nas relações sociais, Direita pretende o contrário. Concorda?

    Agora você olha para o Nazismo alemão (não o Neonazismo, que vou falar a seguir) e encaixa ele no flanco adequado. Estado inchado, perseguição aos donos do capital, estatização dos meios de produção, planificação da economia, intervenção maciça do Estado na vida social, valorização da força de trabalho. É esquerda, e esquerda radical. Socialista, não comunista, porque não aboliu por inteiro a propriedade privada nem a iniciativa. Em nada diferente de Cuba e da Venezuela atuais.

    “Você pode ter idéias de direita num governo de esquerda e vice-versa”. Correto. Mas é difícil que isso aconteça em regimes extremistas. Pra mim também foi difícil quando me deparei com o fato de que “nazismo era esquerda”, depois de décadas de professores de história ensinando que era direita. Mas é só relacionar o que aconteceu na Alemanha às teorias esquerdistas e de direita, e a resposta surge. Fica à esquerda, feliz ou infelizmente. Negar isso é negar os fatos, é uma tentativa de reescrever a história.

    Já o Neoazismo se diz de direita, mas os seguidores são tão bitolados e ignorantes que nem se dão conta disso tudo. Votam Trump mas idolatram Hitler. Veneram a KKK, que foi fundada pelo partido mais à esquerda no dualismo político americano. Desenham suásticas ao contrário por desconhecimento. São contra imigração mas são descendentes de imigrantes. A simples idéia ‘supremacista’ já mostra o quão idiotas são. Além do racismo, não têm muito em comum com o nazismo alemão de Hitler, que aliás, certamente os fuzilaria sumariamente. Aliás, racismo e segregacionaismo são coisas que a esquerda conhece muito bem, os Ucranianos perseguidos por Stalin que o digam.

    A Folha é plural? Os colunistas que não representam a opinião do jornal, sim. A reportagem tem sempre um viés de esquerda – o que não é uma ofensa, só sabão é neutro, um jornal tem direito de ter opinião. Por isso sigo acessando e lendo, mesmo discordando de muitas opiniões. É útil saber e compreender o que os outros pensam.

    1. Bem, vou me permitir não ler tudo, OK?
      Sobre a perte que me toca, a diferença entre ser um técnico de futebol profissional e ser um jornalista profissional é gritante. Um técnico é contratado para ser parcial — ele precisa torcer e trabalhar por um time específico. Um jornalista é contratado para ser IMPARCIAL. E qualquer veículo que contrate jornalistas para ser parciais é anti-ético, para dizer o mínimo. Eu não trabalharia para um jornal que exigisse uma violação da minha conduta profissional sendo parcial, e muito menos para um jornal que abrisse espaço para a minha opinião — como é o caso aqui, com o blog e com a coluna — e ao mesmo tempo quisesse direcioná-la de algum modo.
      Sobre nazismo ser de esquerda, sugiro que você leia os trechos do “Minha Luta” selecionados num texto muito bom que indiquei aí em algum lugar dessa sequência de comentários. Está tudo ali, direto na fonte. De resto, o blog não é sobre nazismo, esquerda e direita, e o espaço de comentários não é palanque. Quer discursar, organize um showmício. 😛

      1. Permita-se ler ou não ler o que quiser. Mas ignorar os fatos pra poder manter a própria idéia é, no mínimo, anti-científico. 😛

        De novo, não acho que um jornal TENHA que ser parcial. Acho que pessoas e instituições PODEM ter opinião. Devem. Só isso já deixa claro que não quis te ofender, mas se ofendi, peço desculpas novamente.

        1. Não é ignorar os fatos, é ignorar os malas quando você tem que se preparar para uma entrevista com o cientista-chefe da missão Voyager em menos de uma hora. 😛

    2. Ademais, a esquerda se identifica com o anti-semitismo, uma das principais bandeiras nazistas, e que a direita repudia.

      Respondendo sua pergunta do último parágrafo: na minha visão o conflito de Charlottesville se deu entre idiotas contra mais idiotas. Idiotas extremistas de esquerda contra mais idiotas que nem sabem direito de que lado estão. Estes últimos, mais violentos, e mais errados que os anteriores.

      1. Que há idiotas na esquerda e na direita podemos concordar.
        Agora, sem te chamar de idiota, longe disso (mesmo, de verdade, sem ironia), você também não sabe em que lado eles estão. 😛

        1. Mas exatamente! É exatamente esse o meu ponto! Eles não sabem de que lado estão, nós não sabemos de que lado estão. São irracionais, malucos, movidos pelo ódio.

          1. Fale por você. Eu sei de que lado eles estão. E não vi nenhuma foice e martelo por lá. (E não que eu curta foice e martelo, hein, pelamor…) rs

          2. Eu não disse que são comunistas. Eu disse que são esquerda. E vi símbolos da KKK, cria do Partido Democrata.

          3. Ah, discutir tucano é fácil

            Esquerda chic e com ar de “inteligente” que sempre adorou ser marionete do PT. 😛

            Já imagino o Salvador imaginando Oh boy 😛

          4. Piaui herald. Muito confiável. Por que não cola a Carta Capital também? hahahaha.

            Quanto aos Tucanos, que se explodam. Envergonham a direita (por onde já transitaram) e a esquerda legítima (por onde tentam transitar).

          5. Caray, Piauí Herald é site de piada, gente. Pelamor, não vamos discutir Piauí Herald. É pra dar risada.
            Nossa, tá vendo o que você causou, Perna? Vou ter que incluir você na lista seleta do Gilberto Pessagno e barrar de vez em quando, ou você vai se comportar e parar de incitar discussões imbecis aqui?

          6. Ótima idéia. Aliás, até quando vai o contrato do Ombudsman? Eles bem que podiam me contratar pra ser o próximo, o que você acha? Passa meu contato pra eles!

          7. É verdade isso. Mas também é imprescindível que entenda de jornalismo.
            Esse é meu critério de exclusão para você. 😛

        2. Blza Salva, só dá uma olhada lá em cima e vê que quem levantou a bola Nazismo esquerda x direita foi você….

          1. Com o perdão do meu francês, mas nem fodendo.

            Fui até olhar lá. A primeira sugestão de que nazismo seria de esquerda, CONTRARIANDO O CONSENSO HISTÓRICO, foi sua:

            “Não vejo razão para a direita ter vergonha das maluquices dos esquerdista. A esquerda é que deveria se envergonhar de ver tal confronto vergonhoso entre suas facções que já nem se entendem entre si mais.”

            E foi aí que uma discussão sobre o viés supostamente esquerdista da Folha virou uma discussão sobre o nazismo.

          2. Eu fiz uma afirmação. Você que, por discordar da minha opinião, começou a discutir, apontando que minha opinião estava errada. Podia ter deixado passar, apenas. Afinal, este é um blog de astronomia, se eu saí do tema, pra quê discutir?

          3. Porque, para não responder com base no fato de ser offtopic, eu teria de não publicar sua opinião, o que só reforçaria sua tese maluca e despropositada de que a Folha controla minhas ações aqui… rs

            Mas, enfim, chega. Novas reclamações contra a Folha, encaminhe ao ombudsman. É a rota apropriada. 😉

      2. Enquanto textões vem e vão, continuam nos enfiando sondas anais todos os dias, e sem esperanças de mudanças.

    3. Não entendo o que faz alguém vir num post sobre o lançamento de uma missão espacial pra reclamar algo como “Folha, essa esquerdopata! POR QUE NÃO DIZ A VERDADE SOBRE OS NAZISTAS MORTADELAS !?” só por que o título de uma reportagem do jornal, texto que não tem nada a ver com o blog, não foi pretensamente neutro ou “honesto”.

      E ainda vem com textão cheio de abobrinhas, tratando esquerda e direita, conceitos tão fluídos, como se fosse possível explicar isso com uma tabelinha toda furada .Ahh… vai catar coquinhos!

          1. Você não entende… não esperneie por conta de erros gramaticais ou, no caso, ortográficos. Fazendo isso, a única coisa você prova é ser um chato de galocha. Uma pessoa pedante e desagradável. E é isso que os “grammar nazis” são.

            ; )

  2. Para a Folha de SP, quem matou 80 pessoas em Nice foi um Caminhão, quem atropelou e matou a menina na pizzaria esta semana foi um Carro desgovernado, mas quem atropelou e matou a moça em Charlottesville foi a Direita… coerência total!

    1. Cadê o título a que você se refere? Podemos fazer aquela mesma análise que fizemos com a do caminhão em Nice.
      (Agora, pelamor, não vá defender passeata de gente carregando suástica. Até mesmo quem é de direita teria de ter vergonha disso aí.)

      1. Aquela análise onde a Folha takes her body out. hehe.

        Não vejo razão para a direita ter vergonha das maluquices dos esquerdista. A esquerda é que deveria se envergonhar de ver tal confronto vergonhoso entre suas facções que já nem se entendem entre si mais.

          1. HUAHUAHUA!!! Nacional SOCIALISMO dos TRABALHADORES, que perseguiu os donos do capital e ESTATIZOU os meios de produção, popularizou bens de consumo até então exclusivos dos ricos (leia-se carros), planificou a economia, proibiu a liberdade de imprensa, é DIREITA pra você????

            Stalin é o quê então? Centro??

          2. Certo. Nazismo é de esquerda para você por causa do verniz. Entendi. Trump é de esquerda também então, considerando que eram basicamente eleitores dele com a bandeira nazista lá nos EUA. Ah-hã.

            Talvez você precise estudar um pouco mais antes de discutir isso. Esquerda/direita são expressões nascidas da Revolução Francesa, muito antes que alguém teorizasse sobre comunismo ou socialismo. De forma geral, esquerda é progressista, direita é conservadora. O nazismo foi um movimento conservador, que eliminou o progressismo e a democracia da República de Weimar e os substituiu por uma cultura racista e belicosa que remetia às tradições germânicas de militarismo e anti-semitismo. Não ficava muito mais conservador que isso. Tanto que o nazismo formou o TERCEIRO Reich (houve dois outros então, né? Nada progressista, totalmente conservador.) Extrema direita, portanto.

            Com o passar dos séculos, claro, algumas ideias ficaram mais associadas com um lado ou com o outro. Exemplo: normalmente se atribui ao socialismo à esquerda, porque é uma ideia reformadora/revolucionária. Normalmente se atribui o nacionalismo à direita, porque é uma ideia que remete à força do Estado, algo que atingiu seu auge justamente no século 20, na Alemanha nazista. Mas estarem associadas não cria identificação exata. Você pode ter ideias de esquerda num governo de direita, e ter ideias de direita num governo de esquerda.

            Enfim, agora eu queria entender a sua posição. O confronto nos EUA foi entre manifestantes de esquerda e de extrema-esquerda? É isso? 😛

          3. Sério, eu entendo que o órgão para o qual você trabalha tem seus objetivos políticos e certas linhas devem ser seguidas. Mas tal distorção de história não fica bem em um blog de ciência, né…. dá tempo de corrigir ainda.

          4. Cara, a Folha é plural. A Folha publica o Kirikiri favorito do MBL e publica o Boboca Boulos do MTST. A Folha nunca me disse como me posicionar sobre nada nos meus textos, que dirá nos comentários do meu blog. Eu fico pessoalmente ofendido quando você atribui minhas posições pessoais a um suposto alinhamento obrigatório com a direção do jornal, mais uma fantasia da sua cabeça. É o equivalente de me chamar de vendido. Não sou vendido. Nunca fui. Nunca serei. Digo o que penso e jamais concordaria em trabalhar para um veículo que quisesse moderar minhas opiniões. Não é o caso da Folha, lamento desapontá-lo. Essa teoria da conspiração você terá de abandonar pelo caminho.

          5. O nome por si só representa o que algo é? Hmmm… fico imaginando qual seria sua opinião sobre a liberdade na República Democrática da Coréia, liderada pelo amigão da Direita (pelos seus “argumentos”, democracia parece só existir em governos de direita) Kim Jong-un…

            No mais, veja só… aqui em terrae brasilis um regime de direita manteve uma economia altamente estatizada, com diversos monopólios do Estado, restringia a liberdade de expressão…

            Na boa? Seus comentários sobre esse tipo de assunto aqui aqui um desperdício. O Salvador deveria, até para provar quão plural é a Folha, mandar contratarem você como novo colunista dela, com publicações na edição de domingo. Sem prejuízo, claro, dos artigos, livros e aulas que você deveria lecionar, se ainda não o faz, nas universidades da Ivy League.

          6. Salvador, já que o assunto voltou nos comentários. E você menciona que movimentos políticos sempre tem ideias dos dois lados em maior ou menor medida.
            Na sua opinião, qual o partido brasileiro representaria os ideais “menos piores”?

          7. Acho que partidos brasileiros não têm ideologia. Nem consigo imaginar 50 e tantas ideologias diferentes. Mesmo suas inclinações políticas mais básicas mudam bastante. Antes de FHC, o PSDB era de esquerda, e o PT era de extrema esquerda. Depois que o PSDB assumiu o governo, migrou para o centro, e o PT migrou para a esquerda, deixando a extrema esquerda para os dissidentes do PSOL. O PT só conseguiu ganhar a Presidência depois que migrou para a centro-esquerda (com a famosa “Carta aos Brasileiros” de Lula, que basicamente rejeitava as ideias mais radicais de esquerda que o PT vinha defendendo até então e garantia uma postura responsável e estável) e vagarosamente caminhou para o centro, empurrando o PSDB para centro-direita e depois para a direita. Com esses movimentos todos, criou-se um vácuo na esquerda, porque o PSOL não acompanhou esse jogo e permaneceu lá na extrema esquerda. A Rede talvez pudesse preencher esse vácuo, mas é tão fluida quanto a Marina Silva é carismática. Isso sem falar no maior dos partidos, o PMDB, que é basicamente uma massa amorfa (ou uma puta da política, em termos mais chulos): corre para onde o poder está e explora até não poder mais. E, enquanto petistas e tucanos se matam a cada eleição, o verdadeiro câncer cresce — estamos vendo no que deu.

            E só arrematando a tosqueira de dizer que o Hitler era socialista ou de esquerda, acabo de ver este texto muito bom no UOL, que vai direto à fonte:
            https://paginacinco.blogosfera.uol.com.br/2017/08/16/o-nazismo-era-de-esquerda-trechos-de-minha-luta-o-livro-de-hitler-comprovam-que-nao/

          8. Interessante que atualmente a Alemanha está mais próxima do “social” e da “esquerda” do que o nazismo jamais esteve.

          9. Daqui a pouco vão falar que o nazismo é de esquerda porque Hitler era de esquerda ( canhoto )
            🙂

          10. EuTM, neste caso do nazismo, cada um empurra a sardinha pro outro lado. Esse texto que postaste distorce a realidade. Veja:

            “Para além de ser antissemita e anti-comunista, o nazismo sempre fora anti-liberal. Assim, ele não acreditava em políticas universalistas e descentralizadas”. Ora, isso são posturas do Socialismo (não comunismo).

            “O Estado Nazista, contrário a luta de classes, se aproximava de grandes empresas”. Grandes empresas que foram tiradas da mão de seus donos (judeus) e entregues aos ‘amigos do Rei’, ou estatizadas. Como na Venezuela atual. Isso é um comportamento de esquerda.

            “O nazismo, ao contrário do socialismo, não intencionava a abolição da propriedade privada e nem a coletivização dos meios de produção.” O Socialismo não intenciona a abolição da propriedade privada, quem faz isso é o Comunismo. São coisas diferentes. Socialismo convive com a propriedade privada (com função social destacada pelo Estado) e com uma limitada iniciativa privada.

            O autor desse texto, a exemplo do Carlão, meu disléxico amigo pessoal, confunde direita e esquerda.

            Por outro lado, segue um texto no sentido de que o nazismo é de esquerda: http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=98

            e outro: http://sensoincomum.org/2017/08/15/nazismo-direita-esquerda-odeia-israel/

            Pessoal usa segregacionismo e xenofobia nazistas para vinculá-lo à direita , e esquece que racismo e xenofobia não têm lado. A história tem ‘n’ exemplos de racismo, segregação e até genocídio de povos praticados por ambos os lados. Do lado esquerdo: Geórgia e Ucrânia sofreram a opressão soviética, Tibete sofre a opressão chinesa, judeus sofrem anti-semitismo por parte de todas as esquerdas do mundo hoje (lembre do governo Dilma mandando as universidades catalogarem os professores judeus).

    2. Infelizmente o radicalismo está infiltrado em todas as facções da sociedade. Protestar é coerente quando se é coerente na forma de protestar.

    3. realmente não consigo entender o que nazismo tem a ver com o fato de ser levógiro ou dextrógiro… 🙁

    4. O nome da manifestação era “Unir a Direita”, onde haviam nazistas, xenófobos, racistas, antifeministas, antigays e outros bichos. Quem atropelou a mulher era um simpatizante do nazismo e se você fosse na tal manifestação dizer que nazistas eram “de esquerda” seria bem capaz de você levar um tiro ou no mínimo, levar uns socos. Até os caipiras americanos sabem que o nazismo era uma ideologia fortemente direitista. Já os estudados brasileiros que se instruíram pelas redes sociais ainda acreditam no conto do vigário de Hitler ao nomear o partido dele com a denominação “socialista” quando ele só fez isto para atrair trabalhadores pobres.
      Era comum os mais pobres se filiarem a partidos de esquerda na Alemanha daquela época e juntando o nacionalismo e mais alguns discursos que agradavam os pobres e os trabalhadores em geral no meio de uma crise econômica brutal com hiperinflação e desemprego, o partido nazista cresceu e suplantou seus adversários políticos. Uma das primeiras coisas que Hitler fez foi acabar com os comunistas e socialistas que eram a concorrência ao partido dele (lembre-se, os trabalhadores se filiavam aos partidos de esquerda e maior parte deles não sabia nem a diferença entre eles, não é muito diferente do que acontece hoje no Brasil) e durante vários anos eles foram mortos e alguns terminaram nos campos de extermínio até antes dos judeus. Se ainda tem dúvidas, Perna, Hitler ajudou Franco na Espanha bombardeando a guerrilha republicana/socialista durante a guerra civil e a partilha da Polônia foi um engodo que Hitler aplicou na URSS para distrai-la e preparar a invasão que objetivava tomar a Rússia, acabar com o governo socialista e se apossar dos recursos naturais.
      Não entendo este pessoal que ainda insiste nesta discussão sobre qual tendência ideológica que o nazismo seguia, sendo que Mein Kampf dizia claramente que o nazismo era inimigo das ideologias da esquerda apesar da denominação socialista em seu nome.

      1. Existe quem tenta usar os fatos e as idéias pra entender de que lado o Nazismo estava no espectro político-econômico. E existe quem acredita na Carta Capital e se nega a pensar.

        “Hitler lutou contra a URSS e a favor de Franco, então era direita”. Parabéns. Ainda bem que ele não lutou contra EUA e UK, né, porque aí seria de esquerda!

        Veja que você mesmo conhece os fatos, embora não consiga compreendê-los. Reveja SUAS palavras:

        “Uma das primeiras coisas que Hitler fez foi acabar com os comunistas e socialistas que eram a concorrência ao partido dele (lembre-se, os trabalhadores se filiavam aos partidos de esquerda e maior parte deles não sabia nem a diferença entre eles, não é muito diferente do que acontece hoje no Brasil) “.

        Hitler não era comunista, era Trabalhista, como o PT no Brasil e o PSUV na Venezuela. Tuas próprias palavras dizem isso.

        Eu também tomei um susto quando me confrontei pela primeira vez com o fato de que nazismo era esquerda. Também tive professores de história mentirosos (ou desconhecedores mesmo) que tentavam doutrinar os alunos. Mas os fatos estão aí, é só ter a capacidade de entendê-los.

        1. Existe quem quer discutir nazismo num blog de astronomia e existe quem está satisfeito já.
          Eu estou satisfeito. Quem mais está satisfeito levanta a mão, por favor. 😛

          1. Estou começando a achar que a Folha não gosta da indústria automobilísitica…. Caminhão, carro, van, é todo mundo assassino.

            Confessa aí Salvador, teu filme preferido é Christine, né!! 😛

          2. Nem conheço esse filme.
            Mas o seu filme preferido deve ser, sei lá, “Quanto Mais Idiota Melhor”. 😛

  3. Olá Salva, uma pergunta meio fora mas do mesmo assunto.
    Outro dia vi um vídeo sobre os ônibus espaciais onde é mostrado um lançamento incluindo vários ângulos e câmeras diferentes.
    O que me chamou atenção foi aquele tanque grande laranja. Tinha uma camera na nave mostrando o tanque. Depois que foi liberado e começou a cair, parecia que estava disparando jatos laterais para ajustar o percurso, o trecho do vídeo é rapido e não mostra o que acontece depois.
    Então veio a dúvida. Esses tanques eram recuperados e reutilizados? Existia algum controle sobre sua trajetória durante queda?
    Sabe algo a respeito? Se sim, grato desde já

    1. O tanque era a única coisa não reutilizável no Shuttle. Os boosters laterais eram recuperados no mar com para-quedas. Mas os tanques não. Eram frágeis demais para resistir a um pouso no oceano, mesmo com paraquedas. E não me lembro de eles terem qualquer sistema de thrusters independente. Talvez os jatos que você tenha visto fossem a interação dele com a atmosfera, na reentrada.

      1. Salvador, desculpe-me pegar carona na pergunta “meio fora”, mas, você saberia explicar por quê os antigos ônibus espaciais americanos chegavam bem mais rápido à Estação Espacial Internacional do que as naves russas Soyuz? Grato.

  4. Que precisão de lançamento. Engenharia fantástica. Que pouso!
    Dá gosto de ver. Orgulho dos integrantes da missão. Parabéns!

  5. Da-lhe Salva
    Gostaria de saber o que vc tem a dizer da aproximação do planeta x, ou Nibiru? Vc acredita?
    Ha motivo de preocupação?
    Valeuuuuu

    1. Há motivo de preocupação. Preocupação com o analfabetismo científico da população.
      João, Nibiru é lenda, das toscas ainda.

  6. PUTZ, dá uma aflição ver ele caindo a uns trocentos quilômetros por hora e só “frear” pra valer nos últimos segundos mesmo, antes de tocar na plataforma!! :-O

  7. Impressionante, simplesmente maravilhoso.
    Agora as perguntas Salvador. Tá preparado para a minha ignorância!!! Rs.
    Vamos, lá.
    Sabemos que o envio de foguetes ao espaço deixa resíduos e isso é uma grande preocupação das agências espaciais.
    Com esta nova forma que SpaceX criou, diminuiu a quantidade de resíduos liberados em órbita?
    O que acontece com os estágios seguintes(stage 2 e a cápsula depois de acoplada)?
    Existe algum estudo profundo dos detritos que estão em órbita que poderiam causar algum problema para futuras missões?
    Empresas e agências espaciais estão testando outras formas de energia para vencer a gravidade e levar suprimentos e pessoas para o espaço?
    Chega né. “Só sei que nada sei”.
    Um abraço.

    1. Nem diminuiu, nem aumentou. O primeiro estágio, mesmo sem recuperação, cairia de volta. Mas cairia no mar e afundaria. De certa forma, diminuímos a poluição nos oceanos com isso. Mas não no espaço.
      Quando ao segundo estágio, ele usa um resto de combustível para se colocar numa órbita que o induza a reentrar na atmosfera pouco tempo depois, onde queima. O plano é futuramente recuperar também o segundo estágio, mas não vai ser moleza. De toda forma, ele não fica muito tempo no espaço como lixo espacial atualmente.
      Sobre detritos em órbita, há rastreamento constante deles por radar, feitos por todas as potências espaciais. Os russos recentemente instalaram um telescópio no Brasil para monitorar lixo espacial. Vez por outra a Estação Espacial Internacional muda de órbita para evitar risco de colisão com lixo.
      Até agora, ninguém tem uma ideia melhor para vencer a gravidade. Mesmo formas avançadas de propulsão, como motores iônicos e de plasma, são ideais para uso no espaço, mas são ruins para sair da Terra. Por ora, estamos presos aos foguetes de combustão química.
      Abraço!

    1. O estágio ainda está passando por melhorias. A ideia é que a versão final dele, pronta até o fim do ano, seja capaz de dez voos só com reabastecimento, e até cem voos com manutenção moderada.
      A cápsula realmente não sei. Suponho que possa ser usada também muitas vezes, mas seu escudo térmico precise ser trocado a cada nova missão.

      1. Depois da explosão do Columbia na reentrada sempre fico com receio de alguma coisa acontecer ao escudo térmico. A tecnologia da SpaceX é diferente?

        1. Bem, a tecnologia da SpaceX não é de tijolinhos que furam quando espuma do tanque cai neles em velocidade supersônica.
          (O problema do Columbia não foi o escudo térmico, foi colocar um tanque que solta espuma colado no escudo térmico…)

    1. Tomara que chegue logo , nao vejo a ora de comer uma pilula de fejoada, e saborear uma pilula de frango grelhado com batata fritas , com pilulas de refrigerante aos domingos, o dureza!

    1. os tripulantes da ISS agradecem!! acho que eles já não aguentam mais comer miojo com salsicha… 😀

  8. Até já comecei a contagem regressiva:

    100000, 99999, 99998, 99997, 99996…

Comments are closed.