AO VIVO: Eclipse solar total (EUA) e parcial (Brasil)
Na tarde desta segunda-feira (21), acontece em plena luz do dia um evento astronômico que será visto por milhões de pessoas: um eclipse solar. O fenômeno acontece quando a Lua se interpõe entre a Terra e o Sol, bloqueando a luminosidade do astro-rei. Numa faixa que cruza os Estados Unidos, esse alinhamento será perfeito, e o eclipse será total. Nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, será possível vê-lo parcialmente. Confira aqui, a partir das 14h (de Brasília), a transmissão ao vivo do Mensageiro Sideral, com imagens dos EUA e do Brasil, e convidados especiais ao longo de todo o dia.
E, para quem estiver nas regiões em que o eclipse for visível, vale a pena tentar acompanhar com os próprios olhos — mas, claro, tomando todo o cuidado, uma vez que olhar diretamente para o Sol é altamente prejudicial para a visão. Não use instrumentos ópticos sem filtros apropriados (um descuido que pode cegar!) e, mesmo a olho nu, não admire o Sol sem proteção. Os jeitos mais seguros de observar são com vidros de máscara de solda No. 14 ou por meio de uma projeção. Confira abaixo os horários para as capitais em que o eclipse será visível no Brasil.
Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube
OFF TOPIC
De novo a questão do paradoxo dos gêmeos…. o que faz o tempo passar mais lento para o viajante é a VELOCIDADE em si, ou é a ACELERAÇÃO necessária para chegar lá, pela teoria da equivalência de Einstein?
(sei que são duas coisas indissociáveis, sem aceleração não vai ter velocidade. Mas são conceitos diferentes. Qual deles é o responsável direto pela maior ‘lentidão’ do tempo?)
Abraçõ.
É complicado. A relatividade especial diz que a velocidade em si basta. Mas ela só basta porque ela é a velocidade num espaço-tempo quadridimensional, que trata o tempo como uma dimensão espacial. E a curvatura do espaço-tempo quadridimensional, por sua vez, é descrita pela relatividade geral, que é a teoria da gravidade (que equivale a aceleração). Ou seja, uma coisa emenda na outra. Você pode aplicar só a relatividade especial e dizer que a velocidade basta — é o que as equações sugerem –, mas o que vai resolver a ambiguidade do paradoxo dos gêmeos e dizer quem tem razão, pelos motivos que expus acima, é a relatividade geral. Ou seja, velocidade só basta para fazer o tempo passar mais devagar, mas para explicar por que só a velocidade já basta você vai acabar tendo de evocar, ainda que indiretamente, a relatividade geral, que diz respeito a acelerações e campos gravitacionais.
Acho que captei….
No caso então, a passagem do tempo para o viajante vai desacelerar durante a aceleração da nave, passar mais devagar durante a viagem em velocidade próxima a c, e vai desacelerar quando a nave desacelerar, re-sincronizando o relógio dele com os da Terra, apesar do irreversível atraso no horário.
Brigadão.
Acho que é isso aí.
A bolinha aqui pertinho passa na frente da bolona la longe e joga a sombra na bola onde vivemos. E quem tá embaxo da bola continua não caindo.
Tá serto. 😀
É, tudo isso por conta de uma coisa só. Não sei se você já ouviu falar nela. Chama-se gravidade. 😉
Sim claro. Gravidade. Aquela força que às vezes puxa pra baixo e às vezes pra cima. Deve ser difícil pra quem mora no Japão né kkk
Ela SEMPRE puxa para a mesma direção — o centro da Terra. 😉
Claro! por isso que mesmo girando bem rapidão a força centrífuga não joga tudo longe….. aff
e o povo acredita. Acredita até no juiz tucano Moro não vai acredita nos supostos cientistas…
Peraí, então você acredita na Terra imóvel, não na Terra plana. Bem, já melhorou. O pessoal esteve nessa entre o século 3 a.C. até o século 17 d.C. Já é um pouco mais moderno que Terra plana. Legal, um dia você estuda mecânica na escola e aprende a fazer as contas para ver que não há nada que impeça a Terra de ter rotação. Afinal de contas, mesmo que se renegue a rotação da Terra, é impossível renegar, por exemplo, a rotação de Júpiter ou do Sol, que são facilmente observáveis daqui da Terra, e não vemos nada saindo voando deles… Mas continue negando seus próprios sentidos. Tá engraçado. 😉
Imóvel é óbvio que sim. Qualquer terremoto já destrói tudo e infelismente mata muita gente, imagina se ela rodopiasse por aí que nem uma bailarina. Não sei se eh bem plana, parece ter algumas irregularidades mais com certeza não é uma bolota que puxa o universo todo pra dentro dela. E voces ainda dizem que nós é que nos achamos o centro do mundo?
Ela não puxa o Universo todo para dentro dela, meu caro. Para quem se propõe a criticar Newton e Galileu, você conhece muito pouco o que eles dizem. Nunca ninguém disse que a Terra puxa o Universo todo para dentro dela. O que Newton disse, e olha só, isso pode ser verificado por experimentos que você pode fazer em casa, é que todos os objetos com massa se atraem mutuamente na proporção de suas massas e na proporção inversa do quadrado da distância entre eles. Olha só: uma fórmula algébrica simples, que permite testar a teoria da gravidade! Foi confirmada por experimentos que você pode realizar aí mesmo, na sua casa (ou no manicômio, sei lá onde você está)! Agora, onde está a fórmula alternativa para explicar a queda de corpos ou a órbita dos objetos celestes na Terra plana? Tem uma aí que a gente possa testar? E, pelamordedeus, não apele para Aristóteles, porque ele, além de saber que a Terra é redonda, errou feio ao dizer que corpos com massa maior caem com velocidade maior. A ideia dele foi refutada por experimentos. Mas a de Newton prevaleceu (aquela que você nem sequer entendeu e interpretou como “Terra puxa o Universo todo para dentro dela”). Fico aguardando a sua equação alternativa para a gravidade, acompanhada da lógica que a sustentaria numa Terra plana. 😉
Manicômio é lugar pra louco, não pra burro…. 😀
😛
Mas no fundo, se olhar bem…. a Terra puxa sim, o Universo todo na direção do centro dela…
E o Universo todo puxa ela também, e é ESSE é o ponto crucial da teoria: que a gravidade é uma força ENTRE objetos, e não de um objeto no outro, hierarquizada; não é *só* a Terra que puxa o Universo todo na direção do centro dela.
O Universo foi encontrado.
https://pr.ricmais.com.br/seguranca/noticias/homem-encontrado-morto-em-clevelandia-pode-ter-sido-enterrado-vivo/
E, pelo visto, o Universo era violento…
a.souzinha, pensava que você era somente uma Topeira, mas ser Topeira é um elogio para você.
Você é parente da estocadora de vento, no mínimo!
Ô, Raf… Sem querer causar controvérsias aleatórias, concordo plenamente com vc.: o dito cujo deve ser mesmo parente daquela que, pedantemente, como se sábia fosse, como se “dona da verdade” fosse, vergonhosamente, em plena assembleia da ONU, declarou alto e em bom som que “ainda não inventaram como estocar vento”… Daíííííí, só para evidenciar o engano e a falta de imaginação da “dita cuja”, quanto ao “aproveitamento” da energia elétrica produzida por geradores aeólicos durante à noite(período em que cai o consumo de energia elétrica), pode sim, ser “estocada” a energia produzida durante o período noturno: Basta utilizá-la para “bombear” água” para algum reservatório situado em local com maior altitude, água essa que, “estocada”, poderá ser utilizada durante o período diurno(com maior demanda de energia elétrica) para mover geradores hidrelétricos, né???? Estocou ou não estocou a energia produzida à noite pelos geradores aeólicos????
Uau, já chegou internet aí na Idade Média? Que incrível!
Salva, a que distância está da Terra está a estação espacial que passou pela sombra da Lua?
400 km.
Salva, eu fico literalmente fascinado com a revelação de que o próximo eclipse total do Sol será em 2186 – ou seja daqui a 179 anos. Me intriga essa capacidade dos astrônomos de fazerem essa previsão com tanta antecedência.
É, os astrônomos são precisos, mas você está muito errado. Vai ter muito eclipse solar daqui até lá. Quase todo ano, em algum lugar do mundo, tem eclipse solar.
Donald Trump também não acredita em eclipses…
Hehehe, reparamos, pela foto. rs
ISS ao vivo.
se der sorte, é capaz de conseguirmos ver este eclipse lá de cima! 😀
https://www.youtube.com/watch?v=RtU_mdL2vBM
Da pra usar filme fotográfico velado, depois de revelado, como óculos!
Salvador, quando teremos um eclipse solar total visível na região sudeste de nosso querido Brasil?
Em 2027, vai passar de raspão pelo Sudeste (a totalidade cai no mar, mas roçando a costa, de forma que o eclipse será bem intenso, ainda que não total, na região costeira do Sudeste).
Vão transmitir o show do Ozzy durante o eclipse?? \,,/
moonstock2017.com
Vão transmitir o show do Ozzy durante o eclipse?? \,,/
Lembrando que NÃO se deve olhar pro Sol usando radiografia como filtro!
Agora, sério! Se a lua afasta-se de 3 a 4 cm por ano, o eclipse total não poderá mai ser visto em quanto tempo, Salvador?
Não fiz as contas, mas tudo continuará igual por muitos milhões de anos. 3 cm por ano são 3 metros por século. Em dez mil anos, são 3 km. A distância até a Lua varia entre 360 mil e 420 mil, aproximadamente. 3 km não vão fazer diferença. Em cem mil anos, 30 km não vão fazer diferença. Em 1 milhão de anos, 300 km não vão fazer diferença. Em 10 milhões de anos, 3.000 km não farão diferença. Em 100 milhões de anos, 30 mil km já começam a fazer alguma diferença.
Em cem mil anos serão 3km!
Errei a progressão, foi isso? Estou escrevendo a matéria pós-eclipse. Whatever. Acho que deu pra entender.
o CIENTISTA diz que entendi dos céus e da terra e se atrapalha com conta de vezes. mais quando ele diz que eclipse prova que vivemos numa bola todo mundo tem que acreditar. ABRAM SUA MENTE!
Eu não sou cientista. Sou jornalista. E não vejo problema nenhum em errar conta de vezes — sendo jornalista ou cientista. Já cansei de ver cientista trocando parsec por ano-luz, milésimo por milionésimo. Errar, ainda mais num discurso informal (uma entrevista, um comentário de blog), todo mundo erra. Agora, quantos admitem os erros? Quantos reconhecem que erraram? E quantos continuam acreditando em absurdos como Terra plana, mesmo com as evidências diante de todo mundo? Como explicar a trajetória do eclipse de hoje na Terra plana? E nem vamos falar nos (gasp!) eclipses lunares. Explica aí um eclipse lunar na Terra plana. Se você tiver uma boa explicação para os eclipses lunares com a Terra plana, eu abro minha mente com um abridor de lata. 😛
Salva, esse Altair tem o tipo de mente daqueles que condenaram Galileu, não tiveram coragem de olhar o telescópio para não ver com os próprios olhos que estavam errados. Gente obtusa, nem vale a pena perder tempo com elas.
Nossa! o a.souzinha ainda quer criticar. Vai estocar vento com sua prima!
E de noite? Já teve eclipse à noite?
Só lunar, né? Eclipse solar sem o Sol vai ser meio difícil… 🙂
Equanto os USA curtia o eclipse durante era noite do outro lado do globo…
Ta louco.
Mensageiro Sideral não descansa, não?
Pra quê descansar? Hehehe
Outra dica, Salva: Pra quem tem telescópio em casa, um excelente filtro pra se observar o sol é Baader Astrosolar (Visual ND-5). Você compra a folha e faz o molde em casa mesmo, de acordo com a abertura de captação do telescópio. Além de acompanhar os eclipses, é legal pra observar as manchas.
Na Europa e na Ásia não será possível avistar o eclipse?
Não.
https://brasil.elpais.com/brasil/2017/08/21/ciencia/1503322857_170457.html
Preciosismo falar que “pode ser visto na Europa”…
http://i.imgur.com/ZoddbqS.png
Quase nada foi visto em Portugal e em parte da Espanha.
É. Em condições normais, já seria meio como incluir Brasília na lista de capitais do eclipse, porque o Sol ia ser encoberto em 0,2% pela Lua. Sem condição, né? Mas, nesse caso, seria ainda mais grave, porque tava de noite já nesses lugares quando a sombra da Lua se projetou sobre eles. No Nordeste vimos o Sol se pôr em eclipse. Imagina lá. Seria o primeiro eclipse solar sem Sol da história. rs
Daqui a pouco, o dia vai virar noite durante os dois minutos, em parte da região nos EUA, e o Trump nem vai reparar nisso!