Chuva de meteoros geminídeos promete espetáculo
A virada desta quarta para quinta-feira marca o auge da tradicional — e bonita — chuva de meteoros geminídeos (ou geminidas). E ela parece estar bem ativa neste ano.
O astrônomo Gabriel Rodrigues Hickel, da Universidade Federal de Itajubá, vem monitorando a chuva nos últimos dias e diz que ela promete. “Na última madrugada, vi 32 meteoros geminidas ao longo de duas horas”, diz. “Na madrugada desta quinta (13 para 14), teremos o máximo e creio que realmente valerá a pena ficar acordado entre 23h e o alvorecer para ver. Obviamente, se o tempo permitir”, ressalva.
Os meteoros emanam da constelação de Gêmeos, quando a Terra atravessa a órbita do asteroide Faetonte – um objeto um tanto quanto estranho. Com cerca de 5 km de diâmetro, ele tem uma órbita bastante excêntrica, que o leva bem perto do Sol. A julgar só pelos parâmetros orbitais, ele mais parece um cometa de curto período do que um asteroide. “Há até quem desconfie que ele se trata de um núcleo extinto de cometa”, afirma Gustavo Rojas, astrônomo da Universidade Federal de São Carlos. Núcleo extinto é o que sobra dos cometas depois que todo o gelo contido neles evapora e só sobram materiais rochosos.
Seja o que for o Faetonte, fato é que ele passa perto do Sol, se esfarela e deixa um monte de pequenos detritos ao longo de sua órbita. Quando a Terra passa pelo caminho dele, os detritos deixados adentram a atmosfera do nosso planeta, produzindo o fenômeno das estrelas cadentes. E bota estrela cadente nisso: segundo as estimativas, podem chegar a cerca de 120 por hora, nas melhores condições de observação.
Não por acaso, é uma das mais espetaculares chuvas de meteoros anuais conhecidas. E a boa notícia para este ano é que a Lua estará num fino minguante, e apenas surge no céu noturno na madrugada do dia 14 depois das 4h da manhã, de modo que seu brilho não deve atrapalhar a observação.
A constelação de Gêmeos, localização do radiante da chuva, nasce no leste por volta das 22h, e permanece visível até o amanhecer. Não é preciso olhar para ela para ver os geminídeos, contudo; eles devem riscar o céu em toda a abóbada celeste, remetendo à constelação de Gêmeos apenas por sua trajetória.
A dica clássica para acompanhar esse fenômeno é encontrar um lugar tranquilo, longe das luzes da cidade, em que se possa olhar para o céu confortavelmente. Aí é só esperar pelo menos uma hora, para contar um bom número de estrelas cadentes. Instrumentos ópticos não são úteis para esse tipo de observação. Ela requer apenas paciência e modulação adequada das expectativas — não aguarde um show pirotécnico.
Bons céus a todos!
Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube
salva, acredito que devemos partir para ciencias exatas, a matematica trigonometrica,
retifica-se um arco perimetro ,d e um cateto oposto de 1° grau do incentro da terra , tendo o cateto adjacente o raio do planeta terra como nos conhecemos do incentro ate o nivel do mar, dai entao saberemos qual a curvatura da terra relativa a uma distancia percorrida; chama o apolinario ou outro matematico, e acabe com o paradigma da terra plana de uma vez por todas.
Cara, não vai me dizer que você acredita em matemática. Tsc, tsc, tsc….
Gilberto, de um jeito um tanto quanto torto você descreveu o cálculo da distância de visão rs já a distância percorrida, que é um arco, não lembro como se calcula, ficou algumas décadas pra trás 🙂
ps- “arco” obviamente para quem acredita na Terra esférica.
Salva, se eu deixar uma câmera dslr aberta apontando para o céu à noite, consigo capturar algo? Ou o risco dos detritos entrando na atmosfera é muito tênue para isso? Abraços.
Bem, se você deixar ela direto, com bom nível de exposição, vai pegar também o movimento das estrelas mais brilhantes ao redor do polo Sul celeste — incidentalmente provando que a Terra é redonda. 😛
kkk esse povo da terra plana são mais chatos que a terra que eles afirmam. Esse tipo de foto eu já fiz e é bem legal, as estrelas deixam um rastro circular no céu quando a exposição é grande o suficiente. O que eu queria saber é se o brilho das geminídeas sairia diante do das estrelas. Acho que ia ficar uma imagem bem legal das estrelas em uma trajetória e das geminídeas em outra. Quem sabe faço um teste hoje… 🙂
Uma chuva de meteoros e um espetáculo formidável. Normalmente estas chuvas são previstas pelos serviços de meteorologia que cuida de meteoros e afins como o nome bem diz. Para saber que dia vai chover basta acessar os vários serviços de meteorologia que existem facilmente disponíveis na internet. Até o UOL possui um canal de TV que fala sobre o assunto “https://tvuol.uol.com.br/video/chuva-predomina-em-boa-parte-do-brasil-nesta-quinta-14-0402CC98376CD8996326” mas não descuide. Ande sempre atento olhando para o céu. Se você ver algum caindo sai de baixo. Por isso sempre é melhor é andar a noite pois eles deixam rastro no céu ficando mais fácil de desviar.
Apesar da sua confusão, desconfio, proposital, você não está de todo errado. As partículas que vêm do espaço e queimam na atmosfera são chamados de meteoros justamente porque são um fenômeno atmosférico. A ciência que estuda a dinâmica da atmosfera é a meteorologia. Contudo, com base na meteorologia não se pode prever chuva de meteoros, porque elas não se originam na atmosfera, e sim no espaço. Por isso quem faz previsão de chuva de meteoros é astrônomo, não meteorologista.
Considerando que “meteoro” é o fenômeno da queima atmosférica do objeto, ele se origina na atmosfera sim. Sem atmosfera, sem queima. Ele seria só mais um asteróide. Cqd.
Mas se o meteoro “queima”, quer dizer que ele é homossexual?
Você deve saber melhor do que eu.
Claro que sei, vem cá delícia, deixa eu queimar teu meteoro da paixão!
:*
PRa quem reclamava de clones, você está se saindo muito bem.
Você postou às 15h23, 25, 26, 32 e 33. Acho que já deu, né?
Você também!
Salva, eu sempre esquesco de comentar, aconselho a tu estrar em contato com o pessoal do TI , para providenciar uma versao Mobile de teu blog,
pls,
agradeco.
Começando a concordar com o Cardoso ,o filme Idiocracy é, realmente, um documentário.
The Geminids are associated with the near-Earth object 3200 Phaethon, an asteroid that may have undergone a collision with another object in the distant past to produce the stream of particles that Earth runs into — creating the meteor shower.
The asteroid orbits the sun every 1.4 years. It occasionally comes close to Earth (at a safe distance) and also passes very close to the sun, inside of Mercury’s orbit and only 0.15 astronomical units from the sun. (An astronomical unit is the distance between the sun and the Earth: about 93 million miles or 150 million kilometers.)
Rocks in space that are about to collide with Earth’s atmosphere are called meteoroids. Those that streak through the atmosphere are called meteors, and if they reach the ground (which won’t happen with the Geminids, as the particles are too small to survive the trip) the rocks are called meteorites.
Só pra galera ter noção, este é o mensageiro cético AKA Tersio. O que ele quis dizer com esse copy+paste do inglês eu não sei.
Que ele é retardado.
Salvador, eu descobri uma prova cabal, irrefutável, inconteste e definitiva que a terra é plana, com uma simples pergunta: Você já viu ou soube de algum surfista que surfou numa bola, numa esfera? Não, não é mesmo! Nunca. Sempre os surfistas surfam em uma prancha plana. Por que será que a prancha tem que ser plana? Tente sair desse Xeque Mate meu caro.
Cara, você jura que acredita na prancha plana? Nossos olhos que são curvos, criando a ilusão da prancha plana. Veja seus olhos bem de perto. Verá que eles são uma bolinha. Eles são curvos e criam a ilusão de que a prancha é plana, anulando a própria curvatura da prancha. E é por isso que os surfistas conseguem surfar, porque a prancha é côncava, na forma do mar! Abra seus óleos!
Agora sim! Salvador trollando os trolls! Aqui é ciência, troll! 🙂 Grande, Salvador!
Vocês sabiam que o dono desse Blog e seus leitores alienados pelo sistema e pelos donos do mundo não sentem curiosidade de ir para a Lua. Na verdade eles já vivem no mundo da Lua. Eles fazem parte daquela turminha do Balão Mágico. Foram eles que fizeram aquela música infantil: “Eu vivo sempre no mundo da Lua, Porque sou um “cientista” O meu papo é futurista e lunático. Eu vivo sempre no mundo da Lua Tenho alma de artista sou um gênio sonhador e romântico Eu vivo sempre no mundo da Lua” … Sacaram por que eles acreditam na bola molhada?
Cara, você continua insistindo com esse papo de Lua. A LUA NÃO EXISTE. É UMA FARSA DA NASA! Abra seus óleos!
Sacaram por que eles acreditam na bola molhada?
Quando tomo banho ambas as minhas bolas ficam molhadas. Não preciso acreditar, EU SEI!
Inclusive, aproveite para dar uma cheiradinha aqui, vem cá, ó!
Como diria o motorista de ônibus…. a que ponto chegamos…..
Opa, não precisa se preocupar a que ponto chegamos, agora o Google vai avisar quando você chegar no seu ponto!
https://super.abril.com.br/tecnologia/google-maps-vai-acordar-quem-dormir-no-onibus/
😉
Já que não dá pra ver a chuva de meteoros mesmo graças a uma conspiração terraplanista que cobriu o céu de nuvens, vai aqui uma piadinha off topic mas bem legal para alegrar a noite:
Por que os episódios 3,4 e 5 da saga Star Wars acontecem ANTES dos episódios 1, 2 e 3??
…
…
…
Resposta: “Porque responsável pelo planejamento Yoda foi…”
🙂
Caramba Salva! Hoje é quarta-feita e vc já mandou 4x ! rsrsr 🙂
E hoje é dia de apreciar o céu!
Empolgado com Star Wars! Hehehe
Salvador, obrigado por apontar pra onde devo olhar para o céu… Vários outros sites falam pra olhar na direção de uma determinada constelação enquanto seria mais simples indicar uma posição (nasce no leste… e outras dicas que você deu..) já que o leigo (eu) não sabe dizer onde está cada constelação (eu sei, eu deveria estudar mais, mas um repórter também deveria ser mais claro no texto).
Tamos aí!
Tulio, existe um aplicativo, no ios está em ingles “star chart” no androide em português “carta celeste”, que ajuda bastante leigos como nós encontrar as constelações no céu!.
esses caras “terraplanistas” que comentam aqui são serios?
Não. Eles são planos.
estou começando a acreditar:
https://9gag.com/gag/a9AxYnL
A prova que todos esperávamos!
Quem é Neil Tyson, perto do Doutor Afonso? Ele fez esse desenho para satirizar, mas o Tyson não sabe nada de cargas e descargas de energia da Lua. Você sabia que a única coisa que “prova” que a terra gira é o impreciso instrumento, Pêndulo de Foucault. Verifica lá no Site da Nasa, o que acontece com o Pêndulo quando tem eclipse. Ele simplesmente enlouquece. Estude amigo, estude.
Doutor Afonso, não. Mais respeito. LORDE Afonso.
Vish, não deixava. Te chamou de amigo. E agora?
Vocês estão mais por fora do que água de côco.
Quem são Neil Tyson e dr. Afonso perto do GRANDE Davino Servídio, o homem que PROVOU que a Terra faz uma pequena órbita de 30.000km em torno do nada?
Claro, claro. E você é o Otoniel Cervídeo. Ou seria asinino? Ou columbiforme? De qualquer forma continua sendo um idiota.
EuTM faltou a aula que ensinou a entender ironias….
Meu sarcasmômetro está quebrado. Muito uso nos últimos dias, depois da enxurrada de idiotas, trolls e clones.
a notícia ruim é que alguns acreditam no que dizem sim…
Não, ninguém que acha que a Terra é plana é sério. Ou é idiota, ou troll, que é basicamente a mesma coisa.
São sérios. Mas são ingênuos, coitados. Não perceberam que estão sendo usados pelos verdadeiros donos do poder que desejam esconder a “verdadeira” verdade.
Terraplanistas abram seus óleos, a terra é quadrada !
Obrigada pelos posts e pelo ótimo humor nas respostas aos trolls – porque não consigo crer que eles realmente acreditam nas sandices de domos e terra plana.Valeu Salvador!
É, decidi adotar uma nova filosofia para lidar com eles. Pelo menos dou risada pensando sandices mais insanas que as deles. 🙂
Só uma ressalva, esses meteoros não caem na terra, não é mesmo Salvador? Para não assustar as pessoas. Relembrando, existe um Domo ou escudo invisível, nada entra e nada sai da terra. Correto? Sem falar ainda da proteção dos cinturões de Van Halen que derreteria tudo.
Cair? Você acredita em quedas? Isso é tudo uma conspiração. Newton? A Nasa inventou o Newton para controlar o gado com suas mentiras sobre gravidade. Não existe queda. Abre seus óleos.
Opa finalmente alguma coisa que presta nos teus comentários: The Mighty Van Halen !!
Segue a prova da existência do cinturão de Van Halen:
https://d2ydh70d4b5xgv.cloudfront.net/images/6/0/van-halen-belt-complete-1983-84-tour-fan-club-diver-down-1984-monsters-of-rock-bd07bcdd47cd27eaf36b667ecd3012d4.jpg
A gravidade não existe!!! Está na sua cabeça!!!
Uma aplicação prática disto inclusive está no guia do Mochileiro das Galáxias! Ela ensina qualquer um a voar!!! Cito este valioso trecho aqui, para quem quizer tentar o experimento:
“Voar é fácil!!! Basta você saltar e errar o chão…”
Experimentem, terraplanistas!!! Vão se surpreender com o resultado (e a propósito, Darwin agradece!)
Aê cara… o que é um geoide?
Qual a diferença de uma pizza para um geoide?
Como os cinturões de “Van Halen” derretem tudo? Tocando guitarra? Note que os caras não usavam cinto, no máximo uma faixinha… ( https://www.rockhall.com/inductees/van-halen )
Van Allen (esse sim, não a banda) acreditava na terra pizza?
Robertinho, note que Van Hallen não usavam cinturões. No máximo um suspensório bem suspeito: http://www.vanhalenstore.com/shop/graphics/00000002/B50_main_2.jpg
Eddie Van Halen curtiu sua publicação