Astronomia: Vem aí o Falcon Heavy!

Salvador Nogueira

Empresa prepara voo inaugural de foguete americano mais poderoso desde a ida do homem à Lua.

CONTAGEM REGRESSIVA
Lançamentos de foguete são algo de se admirar. Num trovão explosivo de alguns minutos, a humanidade desafia a natureza numa batalha para deixar seu planeta de origem. É sempre especial. Mas nesta terça (6) teremos o mais espetacular de todos os lançamentos. Vem aí o poderoso Falcon Heavy.

FOGO NO RABO
Criado pela empresa SpaceX, ele é o foguete mais poderoso disponível, capaz levar mais de 63 toneladas em uma órbita terrestre baixa. Na história, só perde em capacidade para o Saturn V americano e para o Energia soviético. Com sua capacidade, daria para levar ao espaço um Airbus A319. Ou algo mais leve — digamos um automóvel — até uma órbita de transferência para Marte.

SPACE ODDITY
E é isso mesmo que vai acontecer nesse primeiro voo-teste: a SpaceX vai mandar um carro da Tesla para perto da órbita de Marte, ao som de “Space Oddity”, de David Bowie. Caso tudo dê certo, o carro ficará orbitando o Sol por, no mínimo, milhões de anos.

VAI E VEM
Mas não é por isso que o lançamento será espetacular. É porque a SpaceX tem esse hábito de pousar seus foguetes após o uso. No Falcon Heavy, são três propulsores no primeiro estágio. Após o lançamento, os dois laterais devem se soltar primeiro e pousar de volta em Cabo Canaveral. O terceiro também vai pousar, pouco depois, numa balsa em alto-mar. Nada parecido já foi visto antes nessa indústria. Um lançamento, três pousos e o primeiro veículo lançado por uma empresa privada a deixar a órbita da Terra.

E AÍ ACABOU?
Não, esse é só o começo. Porque, além de ser poderoso, o Falcon Heavy é muito barato. Seu preço básico é de US$ 90 milhões, um décimo do que custará um voo do SLS, o foguete que a Nasa está projetando para levar humanos de volta à Lua na próxima década. Ou seja, se o Falcon Heavy funcionar, ele abre grandes possibilidades para exploração a um custo bem mais baixo do que antes era possível. A janela de lançamento se abre às 16h30 (de Brasília) e a Folha transmite ao vivo, aqui no blog Mensageiro Sideral. Não perca.

ATUALIZAÇÃO, 13h53:
O Tesla Roadster que vai ao espaço na terça aparentemente tem um piloto… um boneco que veste o traje espacial da SpaceX e que Elon Musk, dono e projetista-chefe da companhia, chama de “Starman”, o homem das estrelas. É uma referência a outra canção de David Bowie, que por essas bandas ganhou uma versão em português chamada “Astronauta de Mármore”, da banda Nenhum de Nós. Musk acaba de publicar estas fotos em seu Instagram.

Um boneco na posição de piloto no Tesla Roadster. Ele veste o traje espacial da SpaceX. (Crédito: SpaceX)
Um close no boneco que deve ir ao espaço na terça (6), se tudo correr bem. (Crédito: SpaceX)

P.S.: Os comentários do blog andam bugados. Pessoal de TI está trabalhando para resolver. Lamento pelo inconveniente.

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube