AO VIVO: Primeiro voo do Falcon Heavy

Ocorre nesta terça-feira (6), na Flórida, o primeiro voo do foguete Falcon Heavy, o mais poderoso do mundo em operação atualmente, e o mais capaz dos Estados Unidos desde o envio do homem à Lua, nas décadas de 1960 e 1970. O lançamento de teste será conduzido pela empresa SpaceX, a partir da plataforma 39A, no Centro Espacial Kennedy, na Flórida. De lá também partiram as missões Apollo e muitos dos voos dos ônibus espaciais. O CEO e projetista-chefe da SpaceX, Elon Musk, declarou que a chance de sucesso nesse primeiro voo de teste é de 50%. “De todo modo, vai ser empolgante”, disse. O lançamento está marcado para as 18h45 (de Brasília). Acompanhe a transmissão do Mensageiro Sideral, ao vivo de Cabo Canaveral.

O voo será espetacular por vários aspectos. Primeiro, porque realizará não só um pouso — como já se tornou a marca dos lançamentos da SpaceX –, mas três, dos três núcleos do primeiro estágio do foguete, cada um deles equipado com 9 motores Merlin. Segundo, porque dentro da coifa não está um simples peso morto, como costuma ser em voos de teste de foguetes, mas um carro Tesla Roadster, do próprio Elon Musk, com um boneco vestido num traje espacial da SpaceX, apelidado de Starman. Pode apostar que há câmeras lá em cima para transmitir imagens dessa inusitada carga útil, que supostamente subirá ao som de “Space Oddity”, de David Bowie (“Starman”, por sinal, é referência a outra música do cantor).

Terceiro, o carro será enviado numa órbita similar à trajetória requerida para uma viagem a Marte, provando que a SpaceX tem já capacidade para enviar grandes cargas ao planeta vermelho. O Falcon Heavy consegue levantar 63,8 toneladas a uma órbita terrestre baixa, 16,8 toneladas até Marte, e impressionantes 3,5 toneladas num voo direto até Plutão!

Meteorologia dá 90% de chance de tempo bom para o voo. O lançamento devia acontecer às 16h30, mas foi adiado para as 18h45 por conta de vento excessivo na alta atmosfera. A janela para a partida se estende até as 19h. A seguir, confira a cronologia dos eventos previstos para depois do lançamento.

0 – Decolagem
+ 1 min 06 s – Máximo estresse mecânico sobre o foguete
+2 min 26 s – Corte dos motores dos propulsores laterais
+2 min 33 s – Separação dos propulsores laterais
+2 min 50 s – Propulsores laterais iniciam disparo para retorno
+3 min 04 s – Desligamento dos motores de propulsor central
+3 min 07 s – Separação do primeiro estágio
+3 min 15 s – Acionamento do motor do segundo estágio
+3 min 24 s – Propulsor central inicia disparo para retorno
+3 min 49 s – Abertura da coifa
+6 min 41 s – Propulsores laterais iniciam disparo de reentrada
+6 min 47 s – Propulsor central inicia disparo de reentrada
+7 min 58 s – Pouso dos propulsores laterais em solo
+8 min 19 s – Pouso do propulsor central na balsa
+8 min 31 s – Desligamento do motor do segundo estágio
+28 min 22 s – Segundo acionamento do motor do segundo estágio
+28 min 52 s – Corte do segundo acionamento do segundo estágio
Aproximadamente 6h depois, terceiro disparo do segundo estágio com o início da trajetória interplanetária e o fim do teste do foguete

P.S.: Os comentários do blog andam bugados. Pessoal de TI está trabalhando para resolver. Lamento pelo inconveniente.

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube