Ondas gravitacionais poderiam revelar existência de buracos de minhoca

Há 25 anos, a série “Star Trek: Deep Space Nine” teve como seu principal foco um buraco de minhoca atravessável – uma espécie de fenda espacial formando um atalho entre duas regiões muito distantes do Universo. Há décadas os cientistas se perguntam se uma passagem desse tipo seria apenas ficção, e agora um grupo de pesquisadores na Universidade Católica de Leuven, na Bélgica, sugere um meio de testar se elas existem mesmo.

Sabemos que, teoricamente, buracos de minhoca são possíveis, o que significa dizer que se pode manipular as equações da teoria da relatividade e encontrar soluções que descrevam um desses túneis espaciais. O que ninguém sabe é como eles poderiam ser criados. Mas vai saber se a natureza não encontrou um meio?

Em artigo publicado na revista científica Physical Review D, Pablo Bueno e seus colegas sugerem que é possível usar as ondas gravitacionais para procurar buracos de minhoca. Essas marolas são produzidas no tecido do espaço-tempo conforme objetos de alta massa espiralam um na direção do outro até colidirem, e diversos eventos do tipo têm sido detectados desde 2015 e interpretados como colisões de buracos negros.

Os pesquisadores sugerem que poderiam ser, em vez disso, colisões de buracos de minhoca. E, nesse caso, o sinal detectado teria uma espécie de eco na parte final, indicando a natureza dos objetos em colisão. O grupo analisou os dados das detecções já feitas, mas até agora os resultados são inconclusivos. E conheço pouca gente que apostaria em buracos de minhoca no momento.

Por ora, eles continuam sendo província exclusiva de ficções como “Deep Space Nine”. A propósito, os fãs de “Star Trek” estão organizando um evento em São Paulo no dia 18 de agosto para celebrar os 25 anos da série, com a participação de René Auberjonois, um dos astros do programa. Se você, como eu, é trekker, não pode perder. (Mais informações em odonobrasil.com.br.)

BÔNUS
O Mensageiro Sideral fará uma palestra sobre buracos de minhoca na convenção de 25 de anos de “Deep Space Nine”, e a boa notícia é que você pode conseguir entradas com um descontão. Ao comprar seu ingresso, não deixe de usar o cupom SIDERAL2oOFF, para ter 20% de desconto.

Esta coluna é publicada às segundas-feiras, na Folha Corrida.

Siga o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube