Empresário japonês banca uma trupe de artistas ao redor da Lua em 2023
A SpaceX anunciou o misterioso comprador da primeira viagem lunar tripulada a ser feita pela companhia, se tudo correr bem, em 2023. É Yusaku Maezawa, 42, que levará consigo 6 a 8 artistas para uma jornada ao redor da Lua, no que ele chamou de projeto #dearMoon. A ideia é que os selecionados para voo voltem e, inspirados pela viagem, produzam arte para inspirar o resto da humanidade.
É um projeto bonito, sem dúvida, e segue a linha defendida pelo dono e designer-chefe da SpaceX, Elon Musk, de tornar o espaço um lugar a ser ocupado pela humanidade em geral, e não apenas um ambiente para astronautas selecionados. Imaginei que pudesse ser algo ligado à arte e cheguei a palpitar James Cameron como o homem por trás do anúncio. Errei, mas não por muito. É quase certo que ao menos um cineasta vá parar nesse voo artístico-espacial entre os seis a oito escolhidos de Maezawa.
O japonês é empresário da moda e famoso colecionador e curador de arte com US$ 3,6 bilhões na conta bancária. O valor que ele pagou não foi divulgado, mas Musk descreveu como uma quantia significativa para o desenvolvimento do BFR, o Big Falcon Rocket, que será exigido para a viagem. Musk também revelou que Maezawa também estava por trás do voo circunlunar anunciado pela SpaceX em 2017, a ser feito com a cápsula Dragon e o Falcon Heavy. O projeto agora recebeu um upgrade considerável, mas um atraso idem.
Fosse de Falcon Heavy/Dragon, Maezawa poderia voar com apenas dois artistas, mas fazer sua missão entre o fim de 2019 e 2020 (apenas dois anos depois do prazo original de dezembro de 2018, o que é um atraso modesto em se tratando de projetos de Musk). Agora, ele poderá levar entre 6 e 8 passageiros, mas terá de esperar o desenvolvimento do novo veículo, e o prazo otimista é 2023. Mas ninguém deve prender a respiração esperando esse voo sair na data anunciada. É quase certo que não aconteça, por sinal. Em compensação, a chance de jamais acontecer é baixa. A companhia espacial de Musk tem a fama estabelecida de tardar, mas não falhar.
Confira a reportagem feita para esta Folha por Fernanda Ezabella, que esteve no galpão da SpaceX para o evento de apresentação, e veja o vídeo completo da coletiva com tradução do Mensageiro Sideral.
Siga o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube