Sonda InSight transmite visão espetacular da superfície de Marte
Na primeira hora desta terça-feira (27), a Nasa divulgou uma imagem da câmera de colocação de instrumentos da sonda InSight, e a paisagem é de arrepiar. E junto veio a informação crucial de que os painéis solares se abriram corretamente, e a bateria interna já está recarregando.
A nova fotografia, produzida pela espaçonave poucas horas após a confirmação de seu pouso, às 17h53 (ou 17h52min59s, se preferir) de segunda-feira (pelo horário de Brasília), foi recebida pelo controle da missão do JPL (Laboratório de Propulsão a Jato), em Pasadena, na Califórnia, no fim da noite, numa transmissão de dados do orbitador Mars Odyssey.
Ele, a exemplo de outras missões científicas em órbita de Marte, faz jornada dupla servindo com satélite de telecomunicações para os veículos em solo, como a InSight e o jipe Curiosity.
Até agora, tudo transcorreu exatamente conforme o script preparado pelos engenheiros da Nasa, no início do que promete ser uma fascinante missão de estudos da estrutura interna do planeta vermelho.
As duas miniespaçonaves que acompanharam a InSight até Marte, MarCO-A e B, também excederam todas as expectativas e produziram uma linda foto de seu sobrevoo do quarto mundo a contar do Sol.
São imagens como essas, a misturar engenharia e poesia, a melhor expressão da exploração espacial. É quase como se estivéssemos lá. E, em certo sentido, estamos mesmo. São as maiores provas de como é indomável o espírito humano.
Siga o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube