Belezas de Marte, do polo ao equador

Missões novas e velhas trazem boas notícias do planeta vermelho. A sonda Mars Express comemora neste mês 15 anos de operações ininterruptas em órbita de Marte. Para celebrar, a ESA (Agência Espacial Europeia) divulgou uma linda imagem da cratera Korolev, conhecida por permanecer o tempo todo com o fundo cheio de gelo. Enquanto isso, a mais nova espaçonave marciana, a InSight, da Nasa, instalou seu primeiro instrumento no solo de Elysium Planitia.

Começando pela imagem da Mars Express. Ela fica próxima à calota polar Norte marciana e tem uma peculiaridade: preserva o gelo de água de maneira mais ou menos estável em seu interior. Isso porque, embora nessa região, gelo na superfície acabe sublimando no verão, o interior da cratera funda (ela tem 2 km de profundidade e 82 km de largura) cria uma “armadilha fria”, capturando as correntes de ar frio e mantendo-se a temperaturas mais baixas que a média da região. Assim, o gelo nunca sublima.

A imagem é um mosaico composto por cinco imagens diferentes capturadas ao longo de várias órbitas. E a ESA também gerou, como é o costume com imagens da Mars Express, uma recriação em perspectiva a partir de um modelo 3D da altitude do solo. Confira.

Reconstrução da cratera Korolev em perspectiva, com dados da Mars Express. (Crédito: ESA)

Indo para a região equatorial, a missão InSight, que pousou em Marte no último dia 26, instalou com sucesso seu sismômetro no solo de Marte. A Nasa divulgou nesta quinta-feira (20) uma imagem feita no dia anterior, com o delicado instrumento no solo, capturado sob a tênue luz do entardecer marciano.

Por sobre o sismômetro ainda será instalado uma capa protetora, para que ele possa colher sinais mais limpos de eventuais “martemotos” — terremotos marcianos –, e assim revelar a estrutura interna do planeta vermelho.

Com todas essas novidades, temos aí a certeza de que 2019 também promete ser um ano interessantíssimo para os fãs de Marte.

Braço robótico da InSight coloca sismômetro no solo de Marte. (Crédito: Nasa)

Siga o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube