Para além da Terra e da Lua

Não há nada de rigorosamente novo, mas é sempre uma visão bonita: um satélite chinês capturou uma bela visão do lado afastado da Lua, em primeiro plano, e a Terra, ao fundo.

A imagem foi capturada pelo microssatélite LongJiang 2, que foi colocado em órbita lunar no mesmo lançamento que levou o satélite de telecomunicação Queqiao, que permite contato entre a missão Chang’e-4 e o jipe Yutu-2, no lado afastado lunar, e a Terra. Para isso, ele precisa ter uma visão desimpedida tanto de um como de outro corpo celeste.

Repare que tanto Lua quanto Terra estão “cheias”, o que significa que do nosso ponto de vista, por aqui, a Lua estava em sua fase nova (o lado próximo estava completamente obscurecido). A foto foi registrada em 3 de fevereiro de 2019, e a América do Sul figura na imagem do pequeno globo azul e branco.

A imagem foi obtida com uma câmera de baixa resolução (640×480) instalada no satélite experimental, e não é nem a mais bonita, nem a mais impressionante das imagens do tipo. Mas é a mais recente e nos ajuda a lembrar da solidão de nosso pequeno planeta em meio ao imenso vazio interplanetário.

Para outras visões semelhantes, relembre a imagem da C5-T1, também chinesa, em 2014, e a da câmera EPIC, da Nasa, a bordo do satélite Dscovr, em 2015.

Siga o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube