Com dados diversos, equipes veem pistas de mais 2 planetas em Proxima Centauri
Dois grupos diferentes de pesquisadores dizem ter encontrado sinais de mais dois planetas ao redor de Proxima Centauri, a estrela mais próxima do Sol.
Já é conhecido há anos o planeta Proxima Centauri b, que tem características bem similares às da Terra, em termos de tamanho. Ele é só um pouquinho maior, e está na zona habitável de sua estrela, uma anã vermelha bem menor que o Sol.
O planeta de início foi identificado pela medição do bamboleio da estrela em razão do puxão gravitacional do planeta, para lá e para cá, com dados do espectrógrafo Harps. E agora um equipamento de nova geração, o Espresso, conseguiu captar esse sinal com bastante clareza.
Mais que isso, os novos dados sugeriram que pode haver um planeta ainda mais interno, com período de apenas 5 dias, e menos de um terço da massa da Terra. Os resultados foram publicados na revista Astronomy & Astrophysics.
Mas tem mais. Fritz Benedict, um pesquisador da Universidade do Texas, analisando dados antigos do Hubble, diz ter encontrado evidências de um terceiro planeta, este maior e mais externo. Ele completaria uma volta em torno de Proxima a cada 1.907 dias e estaria mais ou menos à mesma distância que Marte guarda do Sol. Sua massa seria sete vezes maior que a da Terra.
As medidas foram feitas por astrometria, o esforço de medir com precisão a posição do astro no céu e com isso indicar pequenos movimentos ao longo do tempo que sugiram a presença de planetas.
Benedict apresentou os resultados na reunião da Associação Astronômica Americana e indicou que eles confirmam as conclusões do astrônomo Mario Damasso, que apresentou no começo deste ano a possibilidade de existência deste planeta, com base em dados de velocidade radial, a tal técnica do bamboleio estelar.
No entanto, ambas as indicações são limítrofes, de forma que esses possíveis planetas adicionais continuam sendo apenas isso: possibilidades.
Siga o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube