Nasa adia novamente o lançamento do Telescópio Espacial James Webb
O diretor de ciência da Nasa, Thomas Zurbuchen, declarou na última quarta-feira (10) que a Nasa não conseguirá cumprir o prazo de realizar o lançamento do Telescópio Espacial James Webb em março de 2021, como originalmente planejado.
Originalmente agendado para voar em 2018, o James Webb é visto como o sucessor natural do Telescópio Espacial Hubble. Com seu espelho segmentado de 6,5 metros, e sensores de infravermelho, ele tem potencial revolucionar diversos campos da astronomia, do estudo de planetas fora do Sistema Solar à investigação das mais distantes (e antigas) profundezas do cosmos.
O programa já vem se atrasando há algum tempo, com seguidos estouros de orçamento. Mas, segundo Zurbuchen, o atraso desta vez não tem nada a ver com problemas internos. O drama é mesmo a pandemia, que obrigou a empresa Northrop Grummam, responsável pela entrega do equipamento, a trabalhar com equipes reduzidas. Ainda de acordo com o diretor, a agência espacial americana espera conseguir realizar este voo ainda em 2021, mas diz que uma reformulação mais precisa do cronograma deve pintar em julho.
Siga o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube