Sonda New Horizons oferece a perspectiva interestelar da vizinhança
A sonda New Horizons já está a mais de 6 bilhões de km da Terra, depois de ter sobrevoado Plutão, em 2015, e um objeto do Cinturão de Kuiper, em 2020. E agora ela realizou um experimento que a levou aonde nenhuma nave construída por humanos jamais esteve: ela registrou um ponto de vista verdadeiramente interestelar do céu.
É o que os cientistas chamam de paralaxe, a diferença de posição gerada por uma mudança de perspectiva. As estrelas em geral estão tão distantes da Terra que é preciso se afastar muito do nosso planeta para obter uma paralaxe significativa. E isso foi o que a New Horizons fez. Ela apontou sua câmera telescópica para Proxima Centauri e Wolf 359, duas das estrelas mais próximas do Sistema Solar, a fim de mostrar como a posição delas é diferente, vista de onde ela está, comparada à nossa visão aqui da Terra.
O resultado pode não ser revolucionário do ponto de vista científico, mas é divertido por demonstrar a paralaxe em imagens que podem ser contrastadas a olho nu. O céu da New Horizons já é diferente do nosso, graças à mudança de perspectiva.
Claro que, apesar disso, a sonda ainda está muito longe de ser uma verdadeira viajante interestelar. Desde seu lançamento, em 2006, ela cruzou menos de um milésimo de um único ano-luz, e a estrela mais próxima, Proxima Centauri, está a 4,2 anos-luz daqui. Mas já e um começo.
Siga o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube