Nasa adia lançamento de novo jipe e periga perder a janela para Marte
A Nasa teve de mais uma vez adiar o lançamento do seu próximo jipe robótico marciano, o Perseverance. Originalmente planejado para voar em 17 de julho, ele primeiro foi empurrado para o dia 20, depois para o dia 22, e agora não deve partir antes do dia 30 de julho.
O adiamento veio na esteira de um ensaio para o lançamento, que envolveu o abastecimento do foguete Atlas V. Um sensor de uma das linhas de combustível do estágio superior apresentou um sinal anômalo, o que exige uma investigação mais cuidadosa do veículo. Daí a necessidade de adiar.
O drama é que não dá para esperar muito mais. Se o jipe não partir até meados de agosto, perderá a janela de oportunidade que existe para lançamento a Marte. E aí a próxima só vem em 2022.
Se o lançamento prosseguir ainda neste ano, espera-se que o Perseverance chegue ao planeta vermelho no começo de 2021. Além dele, também faz parte da missão um mini-helicóptero experimental, o Ingenuity. O principal objetivo da missão, que custou US$ 2,1 bilhões, é buscar sinais de vida microbiana no passado de Marte.
Siga o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube