AO VIVO: Acompanhe o pouso da sonda Osiris-Rex no asteroide Bennu

Acontece nesta terça-feira (20), a partir das 18h, o pouso da sonda Osiris-Rex no asteroide Bennu, para a coleta de amostras. A espaçonave da Nasa está a cerca de 400 milhões de km da Terra. Acompanhe ao vivo com o Mensageiro Sideral.

O Bennu é um asteroide do tipo C, rico em carbono, e um pacote de artigos científicos recém-publicado nas revistas Science e Science Advances, já com base nos dados da Osiris-Rex, destaca que é provável que a sonda colha amostras de compostos orgânicos expostos há pouco tempo ao ambiente espacial no local escolhido para o pouso, denominado Nightingale.

Para isso, contudo, a operação de terça, designada TAG (Touch and Go), precisa ser bem-sucedida. O procedimento envolve disparar os propulsores para sair da órbita operacional a 770 metros da superfície. São quatro horas até chegar aos 125 metros de distância, com um ajuste de velocidade e posição. Mais 11 minutos, a 54 metros de altura, e um disparo rápido reduz a velocidade de descida, com os painéis solares inclinados para cima e o braço robótico apontado para baixo.

O toque na superfície se dá por menos de 16 segundos, acompanhado pelo disparo de um jato de nitrogênio pressurizado que, à moda de Ivete Sangalo, levantará poeira, fazendo-a entrar no mecanismo de coleta. A manobra termina com a sonda fazendo uma disparada de volta à órbita, com o material recolhido. Se tudo correr bem, será a terceira espaçonave na história a colher amostras de um asteroide, depois das japonesas Hayabusa e Hayabusa2. E a meta é pegar ao menos 60 gramas – a maior amostra já trazida do espaço desde as missões lunares Apollo.

Siga o Mensageiro Sideral no FacebookTwitterInstagram e YouTube