Nasa divulga imagem do Perseverance prestes a pousar em Marte

A noite foi agitada no JPL (Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa), conforme as equipes recebiam os primeiros pacotes de dados do rover Perseverance, horas depois do pouso na cratera Jezero, em Marte. E as primeiras imagens são incríveis. A mais chamativa mostra algo nunca antes visto: o veículo baixado pelos cabos do guindaste propulsado que o levou à superfície, poucos metros antes de chegar ao chão.

A agência também divulgou uma imagem da câmera HiRise, do satélite Mars Reconnaissance Orbiter, que registrou a cápsula e o paraquedas do Perseverance no caminho para a descida.

Paraquedas aberto na descida do Perseverance, capturado pela câmera HiRise, do Mars Reconnaissance Orbiter. (Crédito: Nasa)

A equipe de imagens também trouxe imagens em cores e alta resolução das câmeras de engenharia do veículo, mostrando o primeiro vislumbre claro da superfície na região do pouso, depois das miniaturas transmitidas na pressa, em preto e branco e com as tampas protetoras das lentes ainda no lugar, logo após o pouso.

Primeira imagem de Marte feita pelo Perseverance após a extração da tampa protetora da lente de uma de suas câmeras de engenharia. (Crédito: Nasa)

Por fim, a Nasa mostrou um zoom na roda frontal direita do veículo, que mostra rochas com padrões que imediatamente interessaram aos cientistas. Eles discutem agora se ela é vulcânica ou sedimentar, o que pode ter implicações diferentes na interpretação de suas características.

A roda direita frontal do Perseverance, em uma imagem em zoom de uma das câmeras de engenharia. (Crédito: Nasa)

Os dados continuarão a fluir de Marte para a Terra, conforme os engenheiros executam os protocolos de preparação do software e do hardware para operação em solo. Espera-se que na segunda-feira (22) haja muito mais imagens e, possivelmente, os vídeos da descida — que pela primeira vez nos mostrarão como são, na realidade, os “sete minutos de terror”, processo que vai da entrada na atmosfera ao pouso no solo do planeta vermelho. A primeira movimentação sobre rodas é esperada para daqui a oito dias.

Siga o Mensageiro Sideral no FacebookTwitterInstagram e YouTube