A Terra sem a Lua

Salvador Nogueira
Segundo os cientistas, a Lua foi criada na base da pancada

Você consegue imaginar a Terra sem a Lua? Pois um novo estudo sugere que pelo menos durante uns bons 150 milhões de anos, nosso planeta não tinha seu satélite natural.

O trabalho foi recém-apresentado por Rick Carlson, da Carnegie Institution for Science, nos Estados Unidos, numa conferência realizada em Londres.

O estudo foi realizado com a análise de rochas lunares (aquelas trazidas pelos astronautas das missões Apollo) e mostrou que a Lua deve ter se formado 4,4 bilhões a 4,45 bilhões de anos atrás. Isso faria dela uns 100 milhões de anos mais nova do que se imaginava antes.

Estima-se que a Terra seja mais velha — cerca de 4,56 bilhões de anos — com base na datação de meteoritos vindos de asteroides como Vesta. Como esses objetos são restos da formação dos planetas, dá para imaginar que eles sirvam como um bom indicativo da idade da Terra. Embora, claro, tenha levado mais tempo para formar um planeta inteiro do que um pedregulho gigante.

De toda forma, é bem possível que a Terra tenha existido por um bom tempo antes da formação da Lua — período em que o planeta teve a chance de se diferenciar (concentrando o ferro no núcleo, formando um manto borbulhante e uma crosta fria).

Supõe-se que a Lua tenha se formado a partir do impacto de um outro planeta — possivelmente do tamanho de Marte — com a Terra. O resultado da catástrofe foi o espalhamento de grande quantidade de detritos na órbita terrestre, que acabou por formar nosso satélite natural.

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook

Comentários

  1. Quando essa “pancada” aconteceu, qual era o estado da Terra? Ainda rocha fervendo ou já haviam os continentes e oceanos?

      1. Obrigado Salvador!

        Há muitos anos eu li que na época em que a Terra não era sólida a água estava no estado gasoso em volta do planeta, essa teoria continua aceita ou existe outra hipótese? Qual seria? E de onde veio a água?

        Eu não tenho muito conhecimento sobre esse assunto, mas me interesso muito por astronomia e biologia, há poucos dias achei esse blog, e foi um dos melhores achados que já fiz na rede.

        1. De onde veio a água dos oceanos é um grande mistério. Pode ter nascido com a Terra e ter se acumulado como vapor na atmosfera, ou pode ter chegado com o impacto de cometas. É uma questão em aberto, e há bons argumentos dos dois lados.

  2. Prezados,
    A verdade é que SE*TERÌAMOS que nos preocupar com alguma coisa seria com a presença do Sol e a falta da Lua!
    O Sol vai crescer para se tornar uma gigante vermelha, e com isso vai engolir Mercúrio, Vênus e muito provavelmente a Terra.
    A Lua vai se afastar da Terra para ser promovida a um planeta anão, causando uma bagunça climática na Terra, variando entre eras do gelo e aquecimentos globais. Mais até lá a Terra já pode ter sido engolida pelo Sol.
    A verdade é… Tudo isso vai acontecer daqui alguns bilhões de anos, e quando acontecer já não haverá vida na Terra, tal como conhecemos.
    Abraxxx…

  3. A lua é realmente fundamental para nossa existencia pessoal, a força gravitacional da Lua freia a rotação da Terra fazendo assim que o planeta gire mais devagar, para que tenhamos um clima mais ameno, sem ela, a rotação da Terra seria mais rápida, e com isso teriamos terremotos em escalas extraordinárias, tsunamis gigantescas, furacões violentos, erupsões vulcanicas muito mais frequentes. Provavelmente só teriamos formas de vida na água. E realmente um dia ela vai nos deixar, só que isso daqui a uns bilhões de anos e ser promovida a planeta anão.

  4. Pergunta ao Salvador Nogueira: fala-se muito da energia à frio (embora poucos saibam). Se eu não me engano, aprendi na escola que com um copo de água (com a tal energia) produz-se uma quantidade de energia que hoje nem 10 Itaipus juntas produziriam. Ou seja: a tecnologia futura não possibilitá que um planeta com a quantidade de minérios que temos, produza sua própria energia, sem a necessidade do Sol? Se conseguíssemos uma fonte ilimitada de energia renovável e produzida aqui, pelo homem, não será possível criar colônias, em cidades subterrâneas ou sobre o gelo, mas cobertas, climatizadas e com plantações em estufas, mesmo que a Terra perca seu sistema de rotação e saia por ai, vagando? Na década de 70 do século passado quando alguém dizia que em 2013 teríamos carros sem motoristas, gente entendida do ramo, (cientistas, no caso), diziam que estávamos sonhando, que isso jamais aconteceria. Você, e os negativistas não estão vaticinando uma coisa que a ciência vai mudar tudo daqui há pouco? Há 20 anos atrás os maiores e melhores astrônomos do planeta diziam que as estrelas não eram orbitadas por planetas. Hoje já conhecemos mais de 200 deles orbitando outros sóis. Acho que a tecnologia do futuro, que HOJE NINGUÉM TEM CONDIÇÕES DE PREVER O QUE ELA VAI PERMITIR OU POSSIBILITAR, pode fazer qualquer tipo de afirmação. Outra coisa: li ai em cima um biólogo falando em design inteligente? Esse rapaz deve ter se formado numa Faculdade de Biologia Teológica, né? Ou nas Faculdades dos brancos do Tea Party, nos Estados Unidos. Num espaço desse não cabe esse tipo papo de design inteligente. Creio em Deus, mas não acho que ele sentou numas prancheta e desenhou o Universo e suas formas de vida. E, me desculpe Salvador, pois sou um visionário, mas acho que o homem e o acúmulo de conhecimento da civilização, vão responder a esses problemas quando eles estiverem para acontecer… Ou, talvez, tenhamos as respostas antes do acontecimento. Quanto a vários sóis, fale nos um pouco do espelho de Moscou. Aí seus leitores saberão que artificialmente, podemos sim ter um sol em cada canto do planeta. Mas explica direitinho, porque vai ter quem nunca ouviu falar e não saberá entender a explicação. Salvador, eu amo o Mensageiro Sideral. Com respeito, Rubens.

    1. Rubens, obrigado pela calorosa mensagem. Se fosse possível converter matéria em energia, sim, teríamos uma fonte inesgotável. Mas, até onde se sabe, isso só é possível com a colisão de matéria e antimatéria, só que essa última precisa ser fabricada, a um custo energético proibitivo. Então, as melhores soluções, do ponto de vista energético, são as reações nucleares, que convertem pequenas quantidades de matéria em energia. De toda forma, como o Sol não vai a lugar nenhum, ninguém precisa se preocupar com sua eventual ausência. Abraço!

  5. Glória a Deus, Criador dos Céus e da Terra. Creio que Deus criou o Universo e a vida pelos simples fatos:
    O universo segue Leis e Regras (constantes universais). A natureza segue essas regas, não as cria.
    Como Biologo analiso a molécula de DNA (complexidade irredutível, informação aperiódica funcional, antevidência genial) e outras moléculas extraordinárias (atp sintase, flagelo bacteriano) são nanomaquinas moleculares.
    Perante estas questões, qual a melhor inferência para a origem das coisas, algo suficiente para explicar.
    Acaso, forças naturais ou MENTE INTELIGENTE ?? estudem a Teoria do Design Inteligente. Não esqueçam, mente aberta agente acerta!!

    1. Mente aberta, Xande, gostei. Você me recomendou a TDI. Quando possível, estude a fundo a visão do filósofo Baruch Spinoza. Não esqueça, mente aberta a gente acerta!

  6. Nossa esse assunto rendeu muitos comentários. Realmente a lua é bastante querida e merece esse amor ,afinal sem ela não existiríamos!

    1. Eu não sou esse André não. Besta é que acredita que o homem não foi a Lua, diante de tantas provas de que o homem foi a Lua.

  7. Salvador Nogueira, em lugar de possuirmos apenas um Sol e uma Lua ,como é hoje para todo o planeta Terra, haveria condições de cada continente possuir especificamente uma Lua e um Sol somente para si???…Por exemplo, Sol do continente sul-americano, lua do continente europeu, sol da Oceania, lua da Ásia, lua da África, etc, etc…Certamente haveria muitos sóis e muitas luas no universo…Impossível???…Estarei eu “viajando”???…Quando puder, responda-me…

    1. O Sergio parece que não sabe nem fazer a pergunta do que ele quer saber. Acho que o Sergio Felicissimo esta falando sobre o fenomeno gravitacional chamado “Acoplamento de maré” , onde um planeta pode ter um de seus lados voltados sempre para o Sol. Ou a Lua sempre de um mesmo lado do planeta. Como se a Lua estivesse uma orbita Geo-estacionária.

    2. Sergio antes de fazer um pergunta se deve ter um conhecimento mínimo para fazer a pergunto. Como um continente teria um Sol só para si? Sendo do Sol do tamanho que é. Para um continente ter um Sol só para si, seria o mesmo que um grão de areia ter uma Baleia só para si.

  8. Salvador Nogueira…Hipoteticamente, se soubéssemos de antemão que daqui a algum tempo ficaríamos sem o sol… Seria possível à humanidade prefabricar um holofote-satélite tão potente quanto o sol, a fim de substituí-lo a tempo e, dessa forma conservarmos a vida na Terra como é hoje em função do sol???…

  9. Como assim “manto borbulhante”? O manto se movimenta, é verdade, mas tão sólido quanto o granito da pia da sua casa.

  10. Eu já tinha lido a respeito, em um livro chamado “O despertar dos mágicos” é um livro que fala sobre realismo fantástico. É meio doido livro, fala também da terra oca e de Hitler que queria a evolução “Ariana”. Pra que gosta de olhar o mundo com outros ohos esse livro é muito bom! Você não vai encontrar ele em livraria, é um livro antigo. Só encontra no sebo!

  11. Há uma outra teoria mais recente, que diz que a Lua teria surgido de uma gigantesca explosão no núcleo da Terra. De qualquer modo, em ambas as teorias não haveria como saber a idade real da Lua, pois haveria uma mistura muito grande de rochas umas com idade conhecida (as originárias da crosta terrestre) e outras desconhecidas (do núcleo terrestre ou do corpo celeste que colidiu)

    1. Não pronunciar seu Santo Nome em vão. Quando essa turma vai aprender a ler a Bíblia? E a respeitar??? E a obedecer??? e quarto dia são cento e cinquenta milhões de anos?????????????

  12. Excelente questão a do Victor. A Hipótese da mudança da orbita e’ viável , devido ao aumento da massa .Pergunto também , como nao ha’ como saber a direção em que a colisão ocorreu , ha alguma chance de que o impacto em si possa ter causado alguma alteração na distancia pre’-existente entre os astros ( transmissão da energia cinética e conseqüente deslocamento ) ? e um re-arranjo geral do apogeu desta orbita e em seguida do equilíbrio geral deste sistema solar ?

  13. Seria interessante os cientistas voadores informare as cores da nossa tão bela “Lua prateada” dos namorados”. Bem como se São Jorge está realmente em seu cavalo matando a BESTA FERA. Ou, tão somente, se na Lua existem cavernas que sirvam de esconderijo para os tão “somente” corruptos brasileiros.

  14. como se fala m…………..esses cientistas gostam mesmo de ficar inventando coisas
    so pq são cientista podem falar tanta m……..assim
    tem certas coisas da natureza que homem nenhum vai saber

  15. Besteira astronômica!
    Como é possível “o espalhamento de grande quantidade de detritos na órbita terrestre” formar uma lua?!
    Se você joga ‘aquilo’ no ventilador, como recompor um bom pedaço daquela merda?
    Há “cientistas” que adoram jogar aquilo na cara da gente.

    1. Quando você fizer o fundamental, estudará alguns traços de física, e verá que a teoria acima descrita é a mais provável. Apesar da sua agressividade, denotando fanatismo e falta de respeito ao autor, onde você macula a própria dignidade, expressando-se de forma vacilante (os psicólogos afirmam que quanto mais agressivo, mais frágil internamente – frágil quer dizer fraco, débil, vacilante, duvidoso), eu te responderei à pergunta que você fez. Se houver um pingo de inteligência em você, respeite a minha resposta. Se não houver inteligência nem dignidade em você, prove-o, ofendendo-me. Há um enunciado da física que é estudado no fundamental, que diz, a grosso modo, que massa atrai massa na razão direta da massa e inversa do quadrado da distância. Portanto, se há dois corpo “flutuando” no espaço, eles se atrairão sim, e se houver massa suficiente, a gravidade procurará torná-los próximo de um só corpo e próximo da forma de “esfera”, etc… Você sinta-se livre para agradecer ou insultar. Mostre aquilo que tem dentro de você!

  16. Fica difícil aceitar essa teoria.
    Temos gigantes no nosso sistema com dezenas de luas.
    E vejam bem, uma big colisão teria criado uma lua a partir de detritos, ok, mas isso seria um processo que teria durado muito tempo para que se aglutinassem e formassem apenas uma lua. Quantas colisões seriam necessárias para criar as 66 luas de Júpiter?
    É mais fácil crer que as luas foram criadas quando os planetas eram materiais em fusão e a sua rotação aliada à força centrífuga tenha ejetado parte da matéria que ficou presa em órbita devido à atração do planeta.

  17. o mundo está em plena fase racional…a última fase da vida na matéria…todos voltarão ao seu lugar de origem…a planície racional

  18. o sol, a terra e a lua são decorrentes das virtudes perdidas dos seres racionais puros, limpos e perfeitos, habitantes da planície racional que, por livre e espontânea vontade e livre arbítrio, quiseram progredir por conta própria por um pedaço da planície que não estava pronta para entrar em progresso…dando início ao progresso da degeneração…o início do bem e do mal

  19. nunca houve colisão…a formação foi naturalmente deformada…energia racional deformada em fluído elétro-magnético…o monstro causador de todos os males da humanidade

  20. o sol, a terra e a lua são decorrentes das virtudes perdidas dos seres racionais puros, limpos e perfeitos, habitantes da planície racional que, por livre e espontânea vontade e livre arbítrio, quiseram progredir por conta própria por um pedaço da planície que não estava pronta para entrar em progresso…dando início ao progresso da degeneração…o início do bem e do mal

  21. Estamos ferrados com nossa ciência! E estamos mais ferrados ainda com nossas mitologias! Eu não sei o que é pior, se a teoria que a matéria alude ou os comentários mitológicos que os comentaristas deixaram. Será que simplesmente não da para viver o hoje, o que se tem, como se é e ser feliz?

  22. Sem lua, sem mare’s. Alias, eh impossivel a existencia de vida na Terra sem Sol.
    Se o Sol desaparecesse a Terra seria sugada imediatamente para o espaco, mas provavelmente nao sairia da nossa Galaxia, a Via Lactea.
    Provavelmente passaria a orbitar algum outro corpo celeste que a atraisse.

  23. Teorias absurdas!!! Cientistas não conseguem destruir um pequeno vírus que vem matando milhões, mas querem afirmar ou acreditar que consigam fazer cálculos absurdos sobre a lua, espaço, coisas que estão longe do seu alcance. Deus quando formou tudo o que há, o fez tudo junto.

  24. Para calar os céticos, mais uma vez vemos a ciência comprovando o que está escrito na Bíblia.
    No livro de Genesis, a criação é narrada na seguinte ordem: 1) CÉUS E TERRA 2) LUZ 3) FIRMAMENTO 4) TERRA, MARES E VEGETAÇÃO 5) SOL, LUA E ESTRELAS 6) ANIMAIS AQUATICOS 7) ANIMAIS TERRESTRES e finalmente o HOMEM.
    Lembrando que a Biblia foi escrita a cerca de 2000 anos, e os cientistas estão chegando a essas conclusões hoje… Quer mais provas do que essas???

    1. A sua ignorância perante a bíblia envergonha os cristãos verdadeiros, segundo seu comentário, a terra foi criada antes do sol e as estrelas, quanta falta de interpretação faz com que seu comentário seja facilmente rebatido por algum cético. A luz a qual você se referiu já era o sol, depois que a Terra se formou, já existia o sol que fazia o dia, e Deus fez a Lua para a noite, dividindo o céu com as estrelas, que já existiam, obviamente. E a bíblia é tão exata, que ela diz: “E Deus presseguiu, dizendo: ‘Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num só lugar e apareça a terra seca”, esta parte da bíblia foi muito criticada durante muitos anos, devido a atual configuração dos continentes, com as “aguas separadas que temos hoje, mas esses comentários foram calados, quanto descoberto que, no início, as aguas estavam todas em um só lugar, e existia um grande continente chamado pangéia, a bíblia com uma verdade, 4 mil anos antes de os humanos descobrirem…

    2. Eu devo ser muito burro mesmo. O Sidney diz que uma reportagem que fala em muitos milhões de anos prova uma escrita que fala de seis dias. Ele também diz que a terra (item 1 ) foi formada antes do sol (item5), que a vegetação (4) foi feita antes do sol (5). Ainda bem que temos o Danilo Silva para ajudar. Como eu sou muito burro mesmo, vou passar a noite lendo tudo isso de novo, para purgar os meus pecados, porque eu devo ter colocado muito sal na Santa Ceia para merecer ler tanta foolishness.

  25. É fácil descobrir o mistério, afinal são apenas 150 milhões de anos né? Parece que foi ontem, basta perguntar ao macaco, do qual muitos descendem, e o chimpanzé celestial responderá este fácil enigma! Que tal descobrir um remédio eficaz contra a frieira? Depois a gente fala sobre essa moleza aí… Tenha paciência!!!

  26. MEUS DEUS, PRA QUE QUE EU FUI ESTUDAR?
    …análise feita a partir de rochas trazidas da lua…..PT que pariu…
    essa teoria de que a lua foi formada depois de choques de asteroides parte de gente que sequer conhece os conceitos básicos da física….uma partícula que sai da terra, tem trajetória em ESPIRAL..e sozinha NÃO mudaria essa trajetória para elíptica, como é a rota da lua…
    ah… já foram na lua? de foguete?
    meu amigo, se vc aceita que alguem foi à lua de foguete, vc ainda é um macaco…
    …estou completando 30 anos de engenharia…

    1. É meu amigo….Vai reciclar seu conhecimento pois tudo que falou não tem nada haver! Você não conhece nada de mecânica celeste. De onde saiu a trajetória espiral?

  27. Da fusão entre os dois mundos, surgiu a essência da Terra – a lava. Do movimento das placas tectônicas, temos a força que construiu o mundo – a deriva continental. As condições para o surgimento da vida na Terra foi forjado por uma colisão “amargedônica’ combinado por uma séria de cataclismos. Essa reflexão me fez lembrar de uma frase não sei de quem que ouvi não sei quando que diz mais ou menos assim: existem duas probabilidades igualmente possíveis: estamos sozinhos no Universo ou não, sendo as duas possibilidades igualmente estarrecedoras.

  28. Eu vou inventar algo e vou sair divulgando tbm, só pq não vai ter ninguém para me contestar não quer dizer que eu vá estar certo… Aplique-se a este caso!

  29. Seria interessante saber como este animal que escreveu o texto sugere que “que pelo menos durante uns bons 150 milhões de anos” os 150 milhoes de anos foram bons pras o que, claro nao poderiam ter sido bons pra quem, pois nao havia vida no planeta. Estagiario burro, de a notica na integra e nao insira suas crencas toscas com a maioria dos que vivem neste lixo de lugar.

    1. “Uns bons 150 milhões de anos” significa que este período de tempo é muito grande e não que eles foram bons para alguém. Use o seu tempo para interpretar melhor o texto.

    2. Algumas pessoas, não sendo capazes de escrever algo de valia, escrevem asneiras. Efeito colateral da inclusão digital…

    3. Lixo de lugar é onde você está. Ele é sim animal, porém racional e inteligente. Você, aahhh, você!!! Algum dia andará com duas pernas (ou não).

  30. Pôxa, que legal. A ciência se avança de tal maneira que está quase chegado ao nível da Bíblia. Pois é, a Bíblia já afirmava que a terra era mais antiga do que a Lua, meu chapa!!!…isso há …..alguns milssss anosss atrás.

  31. A matéria está equivocada ou mal redigida…
    A teoria que trata da formação da lua, após o impacto entre a Terra e outro planeta (Thea) foi formulada na década de 60.

      1. Você foi claro, Salvador. Mas conhece aquele “tem olhos mas não vê, tem cérebro mas não pensa, etccc”? Pois é. O artigo foi perfeito. Parabéns. Inclusive alguns comentários sobre incredulidade, etc… são decorrentes de leitores ainda tentando saber o significado de palavras, frases, sentenças, etc… mas um dia eles chegam lá (ou não).

    1. De qual que você está falando? daquele que aprovava a escravidão, exigiu sacrifício de sangue de seu filho, mandava matar cidades inteiras, até criancinhas e todos os animais, criou um monte de gente depois afogou todos, até criancinhas, e muito mais. É desse mesmo?

  32. Baseado nessa hipótese, dá para calcular a distância que a terra se encontrava do sol antes da colisão? A brutal aumento da massa
    deve ter alterado a órbita que, possivelmente, deveria ser mais distante.

      1. Provavelmente não. Não é somente o Sol que mantém a Terra em sua órbita atual, mas também (e principalmente) a massa que atualmente chamamos de “Matéria Negra” ou “Dark Matter”

        1. O aumento repentino de massa do planeta forçosamente causou mudança de órbita. Esta é dada pela velocidade tangencial do planeta além de quanto elíptica é a orbita. Assim como provavelmente o impacto alterou a velocidade tangencial, fatalmente a orbita se alterou também

    1. Provavelmente. Atualmente a lua desacelera a rotação terrestre. Em milhares de anos um dia terrestre será de um mês nos padrões atuais.

  33. “Naquele tempo, Nibiru ainda não se via, a Terra ainda não tinha sido chamada a
    ser. Estavam mescladas as águas celestes; ainda não estavam separadas por um Bracelete Esculpido.
    Naquele tempo, as voltas ainda não estavam de tudo desenhadas; os destinos dos deuses ainda não estavam firmemente decretados; os parentes celestiais se agrupavam; erráticos eram seus caminhos. Para o Apsu, seus caminhos eram certamente detestáveis; Tiamat, sem poder descansar, sentia-se ofendida e enfurecida. Uma multidão formou para que partissem a seu lado, uma multidão rugiente e terrível criou contra os filhos do Apsu. Em total, onze desta espécie criou; ela fez ao primogênito, Kingu, chefe entre eles.” Confirma-se a cosmogonia Suméria.

    1. Acho que se o Salvador Nogueira algum dia postar apenas uma receita de bolo de chocolate é capaz do Júlio Dalcin colocar um comentário de como essa receita confirma a existência de Nibiru, Tiamat, Vingador e até o mestre dos magos 😉

  34. “Naquele tempo, Nibiru ainda não se via, a Terra ainda não tinha sido chamada a
    ser. Estavam mescladas as águas celestes; ainda não estavam separadas por um Bracelete Esculpido.
    Naquele tempo, as voltas ainda não estavam de tudo desenhadas; os destinos dos deuses ainda não estavam firmemente decretados; os parentes celestiais se agrupavam; erráticos eram seus caminhos. Para o Apsu, seus caminhos eram certamente detestáveis; Tiamat, sem poder descansar, sentia-se ofendida e enfurecida. Uma multidão formou para que partissem a seu lado, uma multidão rugiente e terrível criou contra os filhos do Apsu. Em total, onze desta espécie criou; ela fez ao primogênito, Kingu, chefe entre eles.”
    Como uma bolha, sob o efeito da força gravitacional de Nibiru, Kingu (Lua) desprendeu-se de Tiamat. Confirma-se a Cosmogonia Suméria.

    1. Errata: Suprime-se, como uma bolha, sob o efeito da força gravitacional de Nibiru, Kingu (Lua) desprendeu-se de Tiamat.

        1. Porquê não entendemos nada, se na astronomia suméria temos a explicação sob a formação do sistema solar, ou tu acha que ele surgiu na mesma época do big bang há 14 bi de anos?

        1. Pelo visto, o único com limitação intelectual aqui é você… Daonde você tirou tanta asneira para vomitar nesse espaço???

    2. Quando os céus acima não existiam ainda e nem a terra abaixo, Apsu o oceano de água doce estava lá, o primeiro, o procriador, e Tiamat, o mar de água salgada, ela que criou tudo; eles ainda estavam misturados em suas águas, e nenhuma pastagem ainda tinha sido formada, nem mesmo um pedaço de pântano…

      1. Valeu Marcos, a maneira poética como nos foi deixado a formação do sistema solar no Enuma Elish, é muito bonita.

    1. Nao fala asneira seu burro. BNao haveria nem um tipo de vida na terra sem a existencia do sol, seu quadrupede analfabeto.

      1. JB, o blog do Salvador Nogueira( Mensageiro Sideral) é de alto nível, frequentado por pessoas educadas, às vezes ignorantes em relação ao conteudo, como eu…Modere suas palavras a fim de não destoar deste ambiente…

      2. Esse é o problema de crianças que estudam física, apenas porque sabe algumas coisas, acham que pode ter o direito de insultar pessoas que não tem conhecimento de tal assunto.

        Meu caro JB, você só pode ser considerado inteligente caso descubra algo, ao contrário você sabe o que outras pessoas já descobriram, ler e memorizar é um processo fácil!

      3. JB, você está vendo um sinal no final de cada frase do Sergio ?
        Este sinal “?” chama-se PONTO DE INTERROGAÇÃO. Significa que a pessoa não está afirmando nada, e sim interrogando, perguntando o que o leitor acha.
        Já sabemos o que você, pseudo inteligente, desconsiderou o ponto de interrogação e partiu para ofensas e palavras de baixo calão.
        O mais engraçado é você afirmar que ele é “quadrupede analfabeto” ! Existe algum quadrupede alfabetizado ? kkkkkkk

      4. JB, o cara que vc chamou de “burro” e “quadrupede analfabeto” é simplesmente o Salvador Nogueira, jornalista de ciência e autor de sete livros, dentre os quais “Rumo ao Infinito”, “Conexão Wright-Santos-Dumont” e dois volumes da Coleção Explorando o Ensino (MEC), sobre astronomia e astronáutica.

        É sócio-fundador da Associação Aeroespacial Brasileira e ainda espera que o Brasil leve algo ao espaço com veículo lançador próprio. Enquanto isso, torce para que a humanidade volte à Lua e faça uma visita a Marte durante seu tempo de vida.
        E eu torço para que você aumente seus estudos e diminua os seus palavrões !!!

        1. se o cara fosse tao esperto assim,nao faria esse tipo de pergunta.
          uma criança no 2 serie sabe que nao existe vida sem o sol.
          chama-lo quadrupede foi um elogio

          1. Olá Douglas, Como vai?

            Infelizmente o conceito humano para vida é muito superficial. Alargue sua imaginação amigo!

            O universo é tão grande que fica difícil para nossas escalas entender a imensidão de tal espaço e, muito menos, conceito de vida.

            Não me diga que acredita em papai noel ou que o a terra orbita nossa estrela mãe?!

            Estude mais e fale menos! …

          2. O Douglas falou certinho.. o comentário é se NÓS estaríamos vivos e em escuridão total.. e nao se haveria vida no planeta…

            Apesar do colega acima ter perguntado absurdos, uma vez q é necessária a luz solar para o processo de fotossíntese, ou seja, ter oxigênio renovado para respirarmos (aprende-se isso no ensino fundamental), também para alimentação das plantas, o que são necessárias para o alimento do homem (seja no consumo direto ou indireto, quando comemos animais que se alimentam de plantas). Então sem oxigênio e sem comida (conhecimento adquirido no ensino fundamental) não haveria NÓS aqui na Terra…
            Para se ler um texto de conhecimento mais técnico, seria interessante obter uma educação básica para ter alguma base e noção pra entendimento mínimo.. ou volta pros livros de ciências do fundamental antes de comentar aqui…

    2. Sem a lua nós poderemos ficar um dia, pois ela se afasta a uma taxa de aproximadamente 4 cm por ano, mas isso será daqui a muito tempo. Sem o sol daqui a 5 bilhões de anos. Ambos os casos extinguiriam a vida humana na Terra. Se ficássemos sem o sol a Terra seria resfriada ao Zero absoluto, sem chance de vida alguma. Não esqueça que o sol não fornece apenas luz, mas calor também.

      1. Até onde sei, posso estar enganado, mas a Lua se afasta da Terra esse tanto por ano numa perspectiva de um dia estabilizar qudo chegar num ponto de estabilidade gravitacional entre ambos os corpos.

        1. Exato! A Lua vai se afastando e a Terra, em contrapartida, vai girando mais devagar, até atingirem uma trava gravitacional, em que a mesma face da Terra fica sempre voltada para a Lua. Só que isso só vai acontecer depois da morte do Sol, então periga nem dar tempo…

          1. Mas com a morte do sol acontecerá uma Supernova, e mesmo antes disso ele engolirá os planetas em sua volta, vi em um programa no Discovery Channel e, se não me engano já li comentários do Professor Marcelo Gleiser a respeito disso. Isso está correto, Salvador Nogueira?

          2. Guilherme, o Sol crescerá como uma gigante vermelha e engolirá Mercúrio, Vênus e possivelmente a Terra. Os outros planetas permanecerão por aí. Depois disso, a estrela ejetará sua atmosfera superior e sobrará só o caroço do núcleo — uma anã branca. O Sol não tem massa suficiente para detonar numa supernova. Abraço!

    3. Amigo, não sou cientista, mas sempre li muitos artigos e pelo que sei é impossível sobrevivermos sem o Sol. Além da escuridão, o frio que faria aqui seria insuportável, visto que a nossa única fonte de calor natural é o Sol. A ausência da Lua também acarretaria um grande impacto na nossa natureza.

      1. Na realidade o núcleo da Terra também fornece uma boa quantidade de calor, sendo possível migrarmos para o subsolo se um dia a Terra se tornar muito fria.
        Não sei como viveríamos sem o Sol para as plantas fazerem a sua fotossíntese, talvez cultivaríamos plantas utilizando luz artificial.
        Portanto é possível sobrevivermos sem o Sol. Só não sei por quanto tempo.

        1. Na verdade amigo o que faz o nucleo da terra ser aquecido é atração gravitacional entre a terra e o sol, caso o sol se extinguisse o nucleo da terra resfriaria muito rapido. valeu.

    4. Evidente que sem o Sol é impossível, visto que ele garante temperaturas que o ser humano é capaz de sobreviver. Sobre a lua, talvez, mas as marés ficariam descontroladas.

    5. Sim, poderíamos viver sem a Lua, embora seja certo dizer que as condições no planeta seriam muito diferentes das que temos hoje.

      Sem o sol, por outro lado não haveria vida na Terra pois não haveria calor para gerar e manter a vida. Fora que sem o Sol, a Terra não teria a sua órbita atual.

      Assim sendo, caso o Sol nunca tivesse existido, a vida na Terra também nunca teria iniciado e caso o Sol tivesse se extinguido, a vida na Terra também teria sido extinta devido ao processo de “Super-Nova” que o sol teria passado.

      1. Infelizmente Alexandre não viveríamos sem a Lua não. A falta da atração mudaria o eixo da Terra e os polos ficariam onde hoje é o equador, e as marés mudariam repentinamente, inundando as regiões habitadas.

    6. Sem o Sol, DE JEITO NENHUM. Sem a Lua, talvez; mas, creio ter lido nalgum lugar que também não seria possível a vida sem ela.

    7. Você está perguntando MESMO se seria possível vivermos sem o sol??? Se não tivéssemos o Sol para orbitar, estaríamos vagando pelo universo apenas como uma grande bola congelada, algo como um super cometa… Sem a Lua, nosso eixo de rotação variaria com uma amplitude tão grande que tornaria impossível o desenvolvimento de vida complexa na Terra, uma vez que as eras glaciais (com a Terra completamente congelada) e as eras de grande aquecimento global (com nenhum gelo no planeta e os oceanos centenas de metros mais alto do que é hoje) se alternariam com grande velocidade.

    8. A Lua em sí influencia diversos pontos na Terra, o mais conhecido as marés, porém a vida seria diferente da que temos hoje.

      Porém sem Sol meu amigo, a vida não teria como existir (pelo o menos da forma que temo hoje em dia).

    9. “Continuaríamos vivos porém sob escuridão total???”

      O problema não é tanto a escuridão, mas a temperatura 😉

      1. O problema nãoo é o calor, em um cenário ridiculamente imaginário, em que o sol desaparecesse instantaneamente, o ser humano seria capaz de produzir calor e luz, mas todos morreriam sem ar em pouco tempo…

    10. Hoje em dia, com a descoberta da energia elétrica, o sol seria dispensável e por isso tudo, não ficaríamos na escuridão. Não obstante, as manhãs e os finais de tarde seriam sem graça sem a presença do sol.

      1. depois desta, é melhor que acabe a vida na terra mesmo. $4 bilhoes de anos e é esse tipo de inteligencia que sedesenvolveu…

    11. Sergio,
      Hoje a Terra sem o Sol e sem a Lua sim! Nós não! Sem o sol a Terra seria um planeta gelado com temperaturas centenas de vezes abaixo de zero vagando pelo espaço. E a Lua é um elemento crucial para nossa existência na Terra! A força gravitacional entre a Lua e a Terra trava o eixo de rotação do planeta, com isso a Terra gira mais devagar e estável, tornando a Terra um ambiente mais ameno. Sem a Lua o sistema de rotação da Terra ficaria instável e mais rápida, com freqüentes inversões dos pólos variando entre eras glaciais e temperaturas altíssimas, isso causaria terremotos em escalas inimagináveis, Tsunamis gigantescas, erupções vulcânicas muito mais freqüentes etc.. Nós não conseguiríamos sobreviver, e formas de vida na Terra provavelmente nos oceanos e algumas bactérias.

Comments are closed.