Cinco provas de que o Nibiru não existe

Salvador Nogueira

A Nasa está escondendo um terrível segredo. Tem um pedaço do céu no Google Earth que foi omitido de propósito, para não revelar o que há ali. O cometa Ison não é o que parece ser. Uma catástrofe está para se abater sobre a Terra. Arrependei-vos, é o apocalipse.

O planeta Nibiru vem aí pra detonar. Detonar com o bom senso.
Ah-hã, Claudia, senta lá.

É nada. É tudo um monte de mentira mesmo. A Nasa, coitada, está de férias até o governo americano resolver voltar a funcionar. O pedaço “oculto” do Google Earth é um artefato da emenda de diversas imagens do céu para compor o cenário completo. O cometa Ison é um cometa mesmo, e tudo que você possa ter lido sobre ele estar mudando de curso artificialmente ou ser alguma coisa diferente é só cascata. Uma tragédia apocalíptica pode até chegar amanhã, mas ninguém tem essa informação no momento.

Orra, então quem é que fica espalhando essas lorotas de Nibiru por aí? Ah, bem, tem tantos charlatões, e tantas versões diferentes, que é difícil apontar quem foi o primeiro. Alguns apelidos que podem ser conhecidos do leitor: Hercólubus, Planeta X, Segundo Sol… tudo mais ou menos a mesma cascata. Mas a estória começou assim.

Nibiru é um nome que o escritor ajerbaijão Zecharia Sitchin (1920-2010) emprestou da mitologia suméria. Em 1976, ele escreveu um livro chamado “O 12º Planeta”, em que reinterpreta os mitos mesopotâmicos como se fossem informações astronômicas passadas aos antigos por extraterrestres. Para ter uma ideia do que ele sugere, é mais ou menos como você estudar a mitologia grega, descobrir que Afrodite e Ares tiveram um caso, pressupor que os gregos falavam de seus deuses quando na verdade o que eles queriam era relatar o que acontecia com os planetas correspondentes a eles. Logo, podemos concluir que Vênus e Marte, no passado, partilharam a mesma órbita. Dã.

Por esse mesmo método interpretativo (e com traduções de sumério contestadas por todos os especialistas), no passado remoto uma lua do planeta Nibiru teria colidido com o planeta Tiamat (uma deusa babilônia, ou, para Sitchin, um mundo que existiu no passado remoto entre Marte e Júpiter), e da colisão teriam nascido a Terra, o cinturão de asteroides e os cometas. Nem precisa ser Ph.D. em astronomia para saber que essa hipótese não faz o menor sentido.

Ainda de acordo com Sitchin, o planeta Nibiru teria uma órbita elíptica, e passaria pelas nossas redondezas a cada 3.600 anos, mais ou menos.

Até aí, beleza. O cara apresentou a ideia dele, publicou um livro em 1976, vendeu pra caramba, escreveu várias continuações, e tem gente que até hoje leva a sério (né, Julião? :-)). Vida que segue. Ou melhor, seguia até 1995, quando uma maluca americana que diz conversar com alienígenas do sistema estelar Zeta Reticuli começa a passar os “recados” transmitidos a ela de que uma catástrofe iminente estava para acontecer. Segundo ela, o Planeta X passaria pelo Sistema Solar interno e faria um estrago terrível na Terra, alterando o eixo de rotação e destruindo a maior parte da humanidade.

Essa doida (ou espertalhona) chamada Nancy Lieder disse em 1996 que o Planeta X dela era exatamente o 12º planeta do Sitchin (ele não curtiu). Ela também disse em 1997 que o cometa Hale-Bopp era só uma estrela distante e estava sendo divulgado com afinco pelas autoridades para distrair a comunidade mundial da aproximação do Nibiru. Teve de comer o sapato direito quando o Hale-Bopp se mostrou um espetáculo brilhante que todos puderam ver a olho nu no céu.

Aí ela falou que o Planeta X, com cerca de quatro vezes o tamanho da Terra, ia passar por aqui em 27 de maio de 2003. Uma semana antes da data, chegou a ir ao rádio nos EUA para aconselhar as pessoas a executarem seus animais de estimação, para que eles não sofressem com o cataclismo vindouro. A data passou, ela teve de comer o sapato esquerdo (e teve a cara-de-pau de dizer que a data até então propagandeada era para despistar os conspiradores que ocultavam a verdade). Desde então, a tia Nancy não voltou a cravar uma data para a passagem do Nibiru, embora continue insistindo que ele está vindo. Ele está VINDO!

Depois da tiazinha, muitos cascateiros se apropriaram dessa história, ou criaram versões alternativas. Uma das datas mais aventadas para a tragédia, depois do fiasco de 2003, foi a de 21 de dezembro de 2012, que coincidia com o fim de um ciclo do calendário maia. Agora tem gente falando no fim de 2013. E pode apostar que vão continuar falando dele nos anos vindouros.

O pessoal da Nova Era também embarcou forte nessa. Em 1999, o indígena peruano V. M. Rabolu sugeriu que a Estrela de Barnard, uma anã vermelha de verdade a seis anos-luz da Terra, era o planeta Hercólubus — o mesmo mundo que no passado teria passado de raspão pela Terra e levado ao colapso da civilização de Atlântida (a conjunção das lorotas só vai piorando, veja você).

Depois desse breve resumo cascatológico, não sei se precisa dizer, mas em todo caso aqui vai: é tudo mentira.

E para colocar essa boataria para dormir de uma vez por todas, aqui vão as já tradicionais “cinco provas do Mensageiro Sideral“™ contra teorias da conspiração (a primeira, você deve lembrar, atacou a ideia de que o homem nunca foi à Lua).

1- A Terra não corre risco de uma (nova) colisão gigante

Planetas de fato colidiam na época em que o Sistema Solar estava se formando, 4,5 bilhões de anos atrás. A formação da Lua, no entender dos cientistas, se deu pelo impacto de um objeto do tamanho de Marte com a Terra (mais sobre isso aqui), espalhando muitos detritos em sua órbita. Hoje, não existem mais objetos de grande porte em órbitas ameaçadoras que possam proporcionar uma colisão com nosso planeta. Claro, há os asteroides, que são bem perigosos e podem acabar com a civilização, mas nada que se pudesse chamar de planeta, ou mesmo planeta-anão. (O que faz pensar que os charlatões, além de tudo, são meio manés. Eles poderiam trocar um planeta por um asteroide, e a história toda já ficaria mais plausível e assustadora.)

2- É impossível esconder um planeta se aproximando

Isto é uma imagem do Hubble do objeto V838 Monocerotis, não o planeta Nibiru

Marte tem metade do tamanho da Terra e nós o enxergamos tranquilamente a olho nu, a quase 400 milhões de quilômetros de distância. Se um planeta estivesse se aproximando de nós, não haveria conspiração governamental capaz de escondê-lo. Astrônomos amadores do mundo inteiro estariam trocando informações sobre a posição e a órbita desse hipotético objeto. Por isso é possível falar sem medo de errar que não há no momento nenhum planeta chegando por aí. Ah, mas e as fotos que vira-e-mexe são divulgadas, algumas até à luz do dia, mostrando um objeto próximo ao Sol? São obviamente reflexos da luz solar no próprio interior da câmera. Os espertalhões dizem que o “Segundo Sol” (uma variante da hipótese do Nibiru, mas que prevê uma estrela e seu sistema planetário inteiro rumando na direção do nosso) não é tão facilmente observado justamente porque está vindo de trás do Sol. Mas eles se esquecem de que a Terra gira em torno do Sol. Nenhum objeto pode se esconder de nós ficando atrás dele por muito tempo. E quanto a algumas imagens que os malucos usam para dizer que se trata de Nibiru?  Os caras são tão malacos que pegam imagens do Hubble de outros objetos (como a nebulosa planetária V838 Monocerotis), e dizem ser imagens secretas do Planeta X não-divulgadas pela Nasa. Brincadeira?

3- Se Nibiru existisse, seria inabitável

Zacharia Sitchin argumenta que Nibiru é habitado por criaturas inteligentes que teriam dado aos sumérios conhecimentos de astronomia avançada que acabaram transcritos em seus mitos. Hmm, difícil evoluir num planeta que passa raspando o Sol a cada 3.600 anos. Um rápido período de inferno escaldante durante o periélio e milhares de anos com temperaturas que inviabilizam a preservação de água em estado líquido. Nenhuma forma de vida conhecida pode sobreviver a isso. E, com toda probabilidade, nenhuma forma de vida de nenhum tipo pode sobreviver a isso. É preciso um mínimo de estabilidade climática para que a evolução possa produzir criaturas inteligentes fãs dos sumérios. Se houvesse um planeta como o Nibiru de Sitchin, ele seria inabitável. Adeus aos “deuses astronautas”.

4- A órbita do Nibiru é instável

Quando um planeta tem uma órbita tão oval quanto a que teria Nibiru, ele normalmente é o único remanescente do sistema planetário ou acaba sendo ejetado dele. O astrônomo americano Mike Brown já avaliou a possível dinâmica do Nibiru e concluiu que ele seria expulso do Sistema Solar por Júpiter em coisa de 1 milhão de anos — um nada, perto dos 4,7 bilhões de anos do Sol e sua coleção de planetas. Talvez até existam outros mundos de grande porte, ainda desconhecidos, ao redor do Sol, mas eles teriam órbitas que os manteriam permanentemente além de Netuno, sem oferecer perigo aos terrestres.

5- Os ETs parecem ruins de serviço

Tanto os ETs de Sitchin, que supostamente ensinaram um bocado de astronomia aos sumérios, quanto os de Nancy Lieder têm um comportamento curioso. Em ambos os casos, eles nunca excedem a capacidade humana. Lieder foi instada a oferecer previsões sobre Júpiter antes que a sonda Galileo chegasse lá, mas os ETs com quem ela conversa não transmitiram informação alguma que pudesse ser confrontada. Já os “professores” dos sumérios falaram tanto da origem do Sistema Solar e tal, mas nem se deram ao trabalho de ensinar a seus alunos preferidos como construir uma luneta para prosseguir nos estudos depois que eles fossem embora. Sem falar em coisas básicas que eles poderiam ensinar, como o domínio da eletricidade ou alguma outra tecnologia útil que estivesse além dos povos antigos. Aliás, se os extraterrestres estão lá hoje, vivendo confortavelmente em Nibiru, por que não mantêm um bate-papo saudável com a humanidade por meio de rádio? A poucas horas-luz de distância, comunicação de duas vias seria perfeitamente viável. Mas não, eles preferem contatar a humanidade só quando estão nas redondezas, a cada 3.600 anos… não faz sentido.

A lenda urbana do Nibiru é interessante porque permite que abordemos conceitos reais da astronomia e da astrobiologia, e separemos os fatos da fantasia. Mas isso a ficção científica também faz, sem deixar as pessoas preocupadas com o fim do mundo. Que, ao que tudo indica, não vai acontecer tão cedo.

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook

Comentários

  1. Chegamos à marca de 1000 exoplanetas descobertos hoje!!!

    Noticia fresquinha pessoal! Até ontem 999 exoplanetas confirmados pelos cientistas, e hoje foi divulgada a relação de 11 exoplanetas confirmados, segue a lista:
    Exoplanetas:
    Kepler-56 d (18/10/13) [Cygnus]
    Total: 999
    UPDATE 22/10/13:
    WASP-99 b (22/10/13) [Horologium]
    WASP-98 b (22/10/13) [Eridanus]
    WASP-97 b (22/10/13) [Eridanus]
    WASP-96 b (22/10/13) [Phoenix]
    WASP-95 b (22/10/13) [Grus]
    WASP-90 b (22/10/13) [Equuleus]
    WASP-84 b (22/10/13) [Hydra]
    WASP-82 b (22/10/13) [Orion]
    WASP-76 b (22/10/13) [Pisces]
    WASP-101 b (22/10/13) [Canis Major]
    WASP-100 b (22/10/13) [Reticulum]
    Total: 1.010

    Atenção: INFELISMENTE, os cientistas não confirmaram a presença do planeta NIBIRU, devido a sua órbita imbecilíptica é muito difícil notar sua localização.

    Mais NIBIRUTAS não fiquem tristes e aguardem!

    Mais aguardem sentados! Kkkkkkkk…..

    1. Nabunaid, rei da Assíria e da Babilônia em 555 a.C., filho de Adad-Guppi, fiel devota de Sin, ao ser atormentado por uma doença negou a venerar Yahweh dizendo que seu deus era Sin. Foi perseguido, refugiou-se em Medina, plantando lá a semente do Islã, cujo símbolo, a Lua Crescente era o símbolo de Sin em Ur, e é usado nas mesquitas pelo mundo afora. Em 622 d. C. o anunnaki Gabriel apresentou-se a Maomé dizendo que o Deus era único.
      Imbecil é quem não lê, fica viajando nas estrelas e não olha pro próprio umbigo.

      1. Gosto de ler coisa boa!

        E quando olhei meu umbigo, eu não acho achei nenhuma constelação, nem a Babilônia, nem Medina, nem Nibiru, nem……blablablabalbalablab…….nem….ballalbalbalbalbabalblblab….

      2. Caro sr. Júlio Dalcin,

        “…plantando lá a semente do Islã, cujo símbolo, a Lua Crescente era o símbolo de Sin em Ur…”!!!! Então o Profeta (que esteja com as Bençãos do Altíssimo) não mencionou esta origem?

        Estás a acusar o Profeta (que seus dias sejam infinitos e tenha sempre a Graça do Altíssimo e que peço perdão por citá-lo, ajoelho e imploro perdão por citá-lo) de OMISSÃO? DE INGRATIDÃO? DE IGNORÂNCIA DE SUA ORIGEM? DE USAR SÍMBOLOS PROFANOS?

        Jamais volte a este tema, peça perdão agora, agora. Você não sabe aquilo que escreve. E nunca mais ouse insinuar que o Sagrado Islã tem qualquer ligação com as tuas idéias endrôminas.

        Ousas escrever”… o anunnaki Gabriel apresentou-se a Maomé dizendo que o Deus era único.”? Colocas em dúvida a veracidade de Gabriel? Citas o nome do Profeta? Citas o nome da Divindade e ainda coloca o pronome “o” antes do sagrado nome, insinuando existirem outras divindades em um texto onde citas Sin, repleto de “deuses” antigos.

        Ignoras mil anos de separação entre os fatos.

        Nabunaid negou-se a adorá-Lo e depois plantou a semente de uma religião onde Ele é adorado? Contradição.

        Você está em um site de Ciência. Use o método científico, reveja cada abusão, cada mendacidade e cada lampana emanada aqui por você.

        Separe a crença, a lenda, a invencionice e a superstição da Ciência. Vi seus outros comentários. Você é especialista em lendas e o quê é pior, acredita nelas!

        E principalmente, separe a Verdadeira Religião de suas elucubrações.

        Espero muito que reflita com frieza e inteligência nisto.

        Atenciosamente,

        O Verdadeiro Fiel.

          1. olá sr Júlio,
            Grato pela resposta.
            Rogo considerar apenas o Alcorão. O Único. O Livro dos Livros. O Pai da Sabedoria.
            Atenciosamente,
            O Verdadeiro Fiel.

  2. Para melhor entendimento por parte dos evolucionistas, a geração Adamu são os Neanderthais, a geração Adapa, são os Cro-Magnon, ambos homo anunnakis. E pra quem gosta mais de História, os três primeiros capítulos do livro Uma História de Deus, da Karen Armstrong, é riquíssimo em detalhes sobre a disputa divina em Canaã.

  3. Salvador querido!! Adoro suas matérias, leio sempre que posso, estou chocada com sua paciência e mais chocada ainda com a falta de educação de algumas pessoas…aff. Parabéns pelo conteudo e por dar oportunidade pra que as pessoas expressem suas opiniões, mesmo que algumas delas nem mereçam esse espaço!!

  4. Gostei do texto.
    Sobre estes fatos, virá realmente um astro a passar pela Terra, mas será bem longe e não causará os danos que afirmam.
    E nessa paranóia, pessoas dizendo falar com ETs. Que na verdade são Espíritos Maléficos do Astral Inferior que passam-se por aqueles. DAI O COMENTÁRIO BEM ARAZOADO DE DIZER QUE OS ETS NÃO SABEM MAIS DO QUE OS HUMANOS. POR ISSO. KKK
    Na verdade tudo o que está ocorrendo hoje com as pessoas, mortes, assassinatos em série, estupros, decapitações, guerras, etc… São derivados desta aproximação deste Astro.
    Mas dai alguém pode perguntar porque?
    Porque este mesmo astro vai alijar daqui estes espíritos embusteiros que nos atormentam a milênios.
    Mas, antes, poderá ocorrer coisas bem mais nefastas que um simples Astro a passar por nós.
    Desculpe minha intromissão, neste assunto, mas por conveniência lhes trouxe mais um item a considerar, o lado Espiritual da coisa.

  5. Este superou Iury Gagarin, viajou e teve hospedagem gratuita. “Depois, partiram para o Sippar os dois junto com a Adapa, ao Lugar dos Carros Celestiais foram, vestiram-se como águias celestiais. Quanto a Adapa, cortou seu cabelo solto, lhe deu um capacete como o de uma águia, em lugar de sua tanga, fizeram-lhe ficar uma vestimenta ajustada. Adapa se encolheu de medo e gritou: A águia sem asas se está elevando! Quando aterrissaram no Nibiru, havia muita curiosidade, por ver os filhos do Enki, nascidos na Terra, Anu perguntou,
    Como lhe chamas e qual é sua ocupação? Adapa se adiantou, de novo se
    inclinou: Meu nome é Adapa, servo do senhor Enki!
    Assim falou Adapa; suas palavras causaram grande assombro.
    Maravilha das maravilhas conseguida na Terra!, declarou Anu.
    Maravilha das maravilhas conseguida na Terra!, exclamaram os
    reunidos.” Adapa (Adão) conheceu Nibiru.

    1. E aí anoiteceu na Suméria e foi todo mundo dormir, porque o Enki, aquele filho da mãe, não cedeu nem a (pouco miraculosa) tecnologia da lâmpada elétrica aos sumérios… 😛

  6. Foi descoberto recentemente um planeta orfao, o planeta encontra se relativamente perto, seria um prato cheio para os crentes na existencia do Nibiru!

  7. enquanto todo mundo discute acerca de Nibiru e outras cositas mais, os extraterrestres devem pensar: olha lá a raça humano brigando entre si, é assim que os venceremos…..

  8. É por essa e outras que sou contra a legalização da “plantinha”.
    Se com ela sendo de difícil aquisição as pessoas já divulgam, ou pior, acreditam, em certas coisas, imaginem se puder ser comprada na quitanda da esquina, junto com brócolis ou alface!
    E depois tem gente que se espanta com casos de vítimas de golpes financeiros do tempo do meu bisavô… Como tem gente trouxa por esse mundo!

  9. A possibilidade de se fazer comentários pela internet nos revelou a quantidade impressionante de pessoas ignorantes e mal-educadas (e até alguns insanos) que existem em nossa sociedade. Muitos “corajosos”, que, aproveitando-se da distância física, agridem e ofendem outros leitores. Escrevem em maiúsculas, usam palavras de baixo calão, abusam dos erros ortográficos para defender devaneios pseudorreligiosos como se fossem teorias científicas. Acho que não devemos responder à estas pessoas, pois nada os fará mudar de ideia, são cegos a tudo que desafia suas verdades. Aproveitando, estes “corajosos da internet” na vida real costumam ser bem mansinhos (leia-se covardes)…
    Aproveitando, como haverá eclipse hoje, porque vocês fanáticos não o adicionam ao seu repertório, atribuindo-o à sombra de Nibiru?

  10. Oi Salvador, não acredito em extraterrestres ou em gurus lisérgicos, porém hoje estudos mostram que no passado houve a possibilidade da existência de um planeta maior que Júpiter em nosso sistema solar. Esse planeta pode estar perdido pelo espaço sem chances de retorno ou vida. Acho que há muitas coisas na humanidade que são difíceis de serem todas explicadas pela ciência. Assim como sou altamente cética em relação a espiritualidade acredito que ela deva ser sempre contestada por meio de provas lógicas e racionais, mas sem cinismos ou fanatismos.

    1. Fernanda, os planetas no Sistema parecem ter preenchido todas as vagas a partir de Júpiter, então não vejo evidências de um antigo planeta maior que Júpiter no passado do sistema. Para entender o que quero dizer com esse negócio das vagas, dê uma olhadinha no meu post “Ora (direis) ouvir planetas!” (Não coloco o link porque estou no iPad e dá uma trabalheira danada. Mas fuça no arquivo do blog que você acha!) Abraço!

        1. Fê, interessante este link. Não tinha conhecimento desse estudo, que é bem bacana, ainda que especulativo. Mas note que isso em nada se parece com a lorota de Nibiru, em que um planeta mantido em órbita elíptica faria jornadas periódicas ao interior do sistema. O tal planeta perdido da simulação relatada na matéria foi ejetado do Sistema Solar, exatamente como se esperaria que ocorresse com o tal Nibiru, se existisse (inviabilizando portanto sua volta). E nem adianta pensar que o planeta da simulação é o Nibiru, porque ele teria sido ejetado 4 bilhões de anos atrás, muito antes que seus supostos habitantes pudessem travar contato com os sumérios. Ou seja, Nibiru é lorota. Ciência é muito mais legal. 🙂

  11. Fazer um comentário que um amigo meu fez, a respeito do 21/12/2012, sabe porque o calendário Maia acaba nesta data???? Resposta : porque o cara que fazia o calendário morreu e ninguém sabia continuar, kkkkkkkkk, simples assim. Agora lendo algumas respostas de alguns experts no assunto, nota-se o quanto esse pessoal é fácil de ser iludido, é um tal de batalha de planeta, niburi, conspiração, apocalipse, etc… (fonte de tudo isso, pasmem, o infalível youtube e alguns livros vendidos a trouxas, kkkkkkkkk)

  12. Júlio e Roberto,

    Agora todos nós acreditamos!!

    Obrigado pelo conhecimento!!

    Podem parar de esc rever por favor.

    Obrigado!!!

  13. Meu deus Salvador, gosto muito do seu blog, mas pelo amor, não consigo mais ler esse Julio falar tanta asneira, como muitos já disseram, precisa ser colocado em um sanatório.
    Além de Nibiru ser uma besteira enorme, imagino que ele deve ter acreditado que a terra acabaria em dezembro de 2012.
    E esse Roberto então, nossa senhora.
    PARABÉNS PELO TRABALHO SALVADOR!

          1. E recomendou o caso a outro psiquiatra mais gabaritado? Hehehe, só brincando, hein, Júlio!

          2. Mais gabaritado que ele, só este:
            Enki era o Deus do conhecimento e sabedoria, que portava os segredos da vida e da morte.
            E que gerou o homem através do cruzamento de duas essências, Divina e Terrestre.
            O Símbolo da Serpente com a forma em espiral lembra a representação do DNA Humano.
            O Símbolo da Serpente é utilizado pela Medicina até os dias de hoje.
            A Serpente do Éden.

    1. Os donos da razão??? é voce?? quem te faz se sentir superior a alguem aqui??? para vir com colocar no sanatorio um, e falar mal de outro?? voce é jornalista?? sem etica??? quem te disse que voce ta certo e outro errado?? porque a sua opiniao prevalece?? -pre-potente!!

      1. Vamos espalhar apenas o conhecimento sem afrontas.
        Quero saber mais coisas sobre o universo!!!!

      2. E quem é você para desmerecer o trabalho do Salvador ? Então uso a sua frase “QUEM TE FAZ SE SENTIR SUPERIOR A ALGUÉM AQUI ? VOCÊ TEM ALGUMA ÉTICA ? Perdeu a oportunidade de ficar calado, seu hipócrita!
        Pelo que eu vi, você que é o estudioso que sabe tudo sobre o universo. E falo do Julio sim, com essa teoria maluca de Nibiru. Mas sobre ele falei brincando, como todo mundo. Agora sobre você, novamente, você é um hipócrita.

      3. Caro Raphael, tenha calma com os desprovidos de inteligência, moral e respeito!!! O primeiro escrito que eu vi deste roberto (trollzinho) iniciou-se com ofensas ao jornalista. Fiquei triste em confirmar mais uma vez que a ignorância trava uma luta sem fim com a Ciência. Mas tudo bem, a vida continua. O importante é que alguns tem e usam a própria INTELIGÊNCIA, não se intimidando com os destrutivos.

  14. Esse site é tão podre que fiquei ate com vergonha de ter entrado nesse lixo…jornalista…hahahahaha…qualquer idiota consegue esse titulo??

      1. Novela?… heheheeh me “discurpa”, achei algo mais útil a fazer, jogar EVEOnline. huahuahuahua. Fico imaginando se um nibiruta começar a jogar aquilo o que acontece.

    1. elveter vou te interpretar, vou traduzir aquilo que você escreveu, trazendo a Verdade da tua mensagem (conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará):
      Somos fontes que emanam aquilo que temos dentro de nós. Você tem podridão dentro de você e eu tenho vergonha que um humano seja tão destruidor como você. Quanto ao jornalista ele não é idiota. Você que é!

  15. Estamos a aproximadamente 100 milhões de anos do fim do Universo, que nasceu há, aproximadamente, 14 bilhões de anos. No fim, nem o átomo existirá. Não se sabe o que sobrará. Talvez um novo Universo surgirá, como surgiu o que estamos nele. As leis físicas poderão ser completamente diversas, assim como um ser pensante. Mesmo por aqui, as leis da física, que explicam todos os fenômenos cósmicos, poderão ser percebidas diversamente, como tem ocorrido ao longo da história da humanidade. Então, meu caro Salvador Nogueira, vale tudo! Não aposte na lógica que vc. segue. Há ondas cósmicas que poderão aniquilar em, segundos, todo o nosso sistema solar, sem que, sequer, sejam percebidas. Pergunte ao Marcelo Gleiser. Evidente que existem os sacadores de plantão. Mas as nossas verdades mudam a todo momento, principalmente as da física.

  16. Eu gostaria de saber o que essa tal Nancy Lieder, da qual nunca ouvi falar, tem a ver com os livros do Sitchin.
    Como um homem com tal formação acadêmica, que trabalhou na Nasa, vivendo no século XX e XXI(1920-2010) pode não entender nada de ciência, quer dizer, do método científico? Um homem formado em História Econômica pela Universidade de Londres? Como dizem por aí: papel aceita qualquer coisa. História e o método compreensivo(Max Weber), interpretativo, hermenêutico.Método usado por Sitchin na sua interpretação da História.

    1. Nancy Lieder se apropriou da ideia de Sitchin e a distorceu. O velhinho ficou pê da vida. Se ele entendia de ciência, não sei. Sei que ele nunca trabalhou para a Nasa e que os livros dele estão recheados de erros científicos.

      1. Quais os erros científicos? Se forem menos de 10% do total, não muda praticamente nada. E que o % dos erros sejam em todo contexto, inclusive História e Biologia.

        1. A própria noção de que você pode criar híbridos entre alienígenas e humanos não faz muito sentido biológico. Nascidos em ambientes radicalmente diferentes, jamais seriam compatíveis um com o outro. O próprio código genético de um e de outro seria diferente, incompatível. Sobre erros históricos, que tal o de interpretar mitologia como fato? E os erros científicos são cruciais para a narrativa. É impossível uma colisão criar ao mesmo tempo o cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter (que na verdade tão velho quanto os planetas, e isso já foi determinado além de qualquer dúvida), os cometas (lá na periferia do sistema, Cinturão de Kuiper) e a Terra (entre Vênus e Marte). Não tem jogo de bilhar mágico que permita isso, e fazer essa sugestão é um desconhecimento abismal de mecânica celeste. Enfim, é só mambo-jambo, Júlio. Eu até acho interessante a hipótese de visitação pregressa da Terra por alienígenas, mas até agora nem Sitchin, nem Daniken, nem nenhum de seus proponentes famosos apresentou a mínima evidência concreta. O Sitchin é tão questionável que não há um especialista em sumério respeitado pela comunidade científica que concorde com as traduções dele. Se você traduz as coisas do jeito que quer, é fácil achar as mensagens que quiser…

          1. Faz sentido sim salvador, se Nibiru colidiu com Tiamat originando a Terra, houve misturas de gases e todo tipo de componentes químicos, isso propiciou uma evolução de vida similar, ” Quando pôs seu pé sobre Tiamat, quando a partiu em pedaços, sem dúvida repartiu a semente dela!”. Sobre a manipulação genética “Quem tinha ouvido falar antes de um ser criado de novo, um trabalhador
            que pudesse fazer o trabalho dos Anunnaki? Chamaram a Ninmah (Ninhurzag), que em cura e ajuda era perita. Todos os seres descendem de uma semente, Cada ser se desenvolveu ao longo de eones a partir de outro, nenhum veio nunca de um nada!” Eventos astronômicos de toda ordem acontecem universo afora, se Tiamat existiu (Tehom-Rabah/grande Tiamat da Torá), deu origem a Terra e ao Cinturão de asteroides na colisão. O cinturão é sobra de alguma coisa, o pacífico é mais profundo por causa do lento processo de cicatrização que ainda passa a Terra. O surgimento do Cinturão de Kuiper nada tem a ver com Nibiru, faz parte da própria evolução do Sistema Solar. Até aqui, ninguém tem como provar que foram humanos que fizeram Baalbek e Göbleki Tepe. Sobre os especialistas em cuneiforme, muitos não concordam com as interpretações do Z Sitchin, mas também nenhum tem a coragem de dizer ao mundo que a tradução (não interpretação) do Livro de Enki está errada.

          2. Não faz, Júlio, porque essas colisões esterilizam os planetas. A evolução precisa começar do zero depois que as superfícies derretidas pelo choque se solidificam novamente. Enfim, não adianta discutir. Você prefere adotar uma visão dogmática em vez de considerar que é altamente improvável (e em alguns casos impossível) tudo isso que o Sitchin defende. Mesmo que pensemos que ele estava bem-intencionado (o que não descarto de jeito nenhum), é muito mais fácil acreditar que ele viajou na maionese do que em todas essas fantasias que estão em flagrante contradição com o que sabemos hoje.

          3. você acabou de pisar na banana…vários outros historiadores e acadêmicos, refizeram o trabalho do Zacharia para provar que ele estava errado,isso na época em que ele estava vivo, só após a morte dele,admitiram que o mesmo estava certo em suas compreensões. Você nunca percebeu que varias culturas cotam a mesma historia com seu ponto de vista? A estrela do absinto,gigantes,nibiru,anunnakis…varias e varias culturas falam a mesma coisa, e que todos vieram dos ceus,índios,negros,brancos,americas africa,oriente,europa…será que era um filme de Steve Spilberg que foi sucesso mundial??ET então ficou no chinelo,tem varias coisas que não sabem explicar como de exemplo, os alinhamentos das mega construções, a prova viva de uma cultura básica mundial,como a de hoje onde a maior referencia é USA. Se nem eu,nem você,nem alguém que provavelmente não conhece,vai explicar,mas isso não que dizer que certas pessoas tenha informações, ou que não seja possível que outras estejam investindo milhões, atrás delas.Eu você e todo os 90% do mundo, somos excluídos!Tem muita coisa que cairia,religiões seria só de inicio!

          4. Roberto, manda um link de um artigo com peer-review em que alguém confirma as conclusões do Sitchin? Adoraria ler.

    2. Marisa, Amnon Sitchin, doutorado em Aeronáutica e Engenharia, irmão do Zecharia , trabalhou no JPL (Laboratório de Propulsão a Jato), autor do livro Problemas de atitude Estabilidade da nave espacial Dual-rotação.

  17. Prezados,
    Este tal NIBIRU, foi imaginado pelo pseudo cientista Zecharia Sitchin que decidiu inventar um planeta gigante vindo em direção da Terra (não para se chocar), o planeta não iria influenciar os outros planetas do sistema solar, e de quebra trariam os poderosos extraterrestres chamados de ANUNNAKI.
    1-Seria Sitchin um gênio? Porém devia ter uma pequena dificuldade em matemática devido aos erros de cálculo.
    2 – Seria Sitchin maluco? Mas ele não foi internado, pois deveriam ter pessoas piores que ele como aos que são crentes a ele.
    3- Seria Sitchin um vigarista? Pois mesmo suas teorias não tendo apoio científico, suas publicações venderam muito.
    Para mim é fácil perceber que Sitchin era um vigarista que não entendia nada de ciência e astronomia, ele imagina essas parvoíces sem prova cientifica nenhuma, é o mesmo que acreditar no SACI-PERERÊ. Lembro que em 1997 a também maluca (ou vigarista) Nancy Lieder veio à mídia dizendo ter recebido mensagens telepáticas extraterrestres, as mesmas diziam que o cometa HALE-BOPP era na verdade o planeta Nibiru e iria se colidir com a Terra, e imagina o que aconteceu? O cometa Hale-Bopp era realmente um cometa como diziam os cientistas e pode ser visto da Terra.
    Se o Nibiru existisse, certamente já teria sido visto! Não teria formas de vida tal como conhecemos, pelo frio extremo longe do sol e pelo inferno escaldante quando se aproximar do mesmo! E muito provavelmente seria arremessado para fora do sistema solar, podendo até ser capturado por outra estrela.
    São apenas disparates de pseudos conspiradores do apocalipse, sempre interesados em causar pânico, ganhar fama, dinheiro, ou porque são malucos mesmo.

    Desabafei…kkk

    1. Nibiru ainda não foi visto, por ser lento somente telescópios infravermelho é que poderão detectá-lo.

      A NASA que nega hoje a sua existência, admitiu no passado um Décimo Planeta.
      Capitulo 13, do livro Gênesis Revisitado (pdf).

      1. Júlio, tá cheio de telescópio infravermelho por aí. O Hubble vê infravermelho próximo. O Spitzer é infravermelho. O James Webb é infravermelho. A Nasa também disse que havia fósseis microbianos marcianos num meteorito (hoje a comunidade científica descarta), disse que a Viking detectou vida em Marte (hoje a comunidade científica descarta) e disse que conseguiu fazer uma bactéria trocar fósforo por arsênico (hoje a comunidade científica descarta), todas afirmações espetaculares que acabaram sem as evidências extraordinárias para apoiá-las mais tarde. Sobre um décimo planeta (note, hoje em dia ele seria nono, mais um sinal de que a ciência progride e está sempre em evolução), ele pode muito bem existir, e muitos astrônomos estão à procura dele. Só não cogitam encontrá-lo numa órbita como a do suposto Nibiru, porque ela é INSTÁVEL. Não dá para ter um planeta de grande porte entrando no Sistema Solar interior a cada 3.600 anos sem bagunçar todo o sistema. Esse é mais um erro crasso do Sitchin.

        1. A Ciência ainda está engatinhando, não sabe nada da grande colisão, que a maioria diz ter acontecido, mas não sabe como. A vida em Marte, vizinho ao Cinturão de Asteroides) foi arrasada na mesma passagem (mais próxima) que causou o Dilúvio aqui, ” “Lahmu ficou devastado com o passo do Nibiru! Assim o relatou Marduk: Sua atmosfera foi absorvida para o exterior, suas águas se evaporaram, é um lugar de tormentas de pó!” Como tu disse, o Hubble vê infravermelho próximo, não longe, ainda mais de um astro lento. Se sua órbita é de 3600 anos, está no inicio do retorno. Os astrônomos da Universidade de Lousiana é o brasileiro Rodney Gomes é que estão mais próximos dessas conclusões, as imagens do WISE poderão ser conclusivas, isto é, se não omitirem.

          1. Júlio, infravermelho próximo é a frequência, não a distância. Infravermelho próximo (ao espectro visível). Mas ele enxerga infravermelho próximo dos mais distantes confins do Universo… 😛

  18. Essa estória de sumérios arrastadores de pedra viraria um baita filme. O duro é que depois os nibirutianos iriam se convencer que é tudo verdade, igual os retardados que acham o Código da Vinci real.

  19. Chamar os fanáticos pela estória do Nibiru de ni birutas foi muito engraçado, ri muito, Diego Lima.
    Isto tudo me lembra a estória do livro Pêndulo de Foucault de Umberto Eco, onde três sujeitos que não tinham nada de útil para fazer criaram uma estória inteiramente ficticia ligando seitas e organizações secretas reais a partir de evidências fracas, alguns “birutas” de uma organização acreditaram e levaram tão a sério que mataram um dos sujeitos como se ele tivesse exposto alguma coisa real sobre a vida secreta dos birutas. O mundo esta cheio de gente assim, criam estórias inverossímeis a partir de evidências fracas e com lógica torta, sofisticam as estórias ate elas ficarem herméticas e somente os iniciados que conhecem as estórias podem dar palpite sobre elas, sendo que quem não e iniciado não tem este direito.

  20. Na verdade o que se fala sobre Nibiru pode ter sofrido feedback. A Verdade é que nos não sabemos nada do espaço e o pouco que conhecemos não da para afirmar se o planeta existe ou não, se os cientista dizem que galáxia se chocam é provável que planetas se colidem também. A verdade é que somos muito pequenos para entender tamanha grandeza.

    1. Prezado Hugo,
      Realmente as galaxias se chocam, mais este processo demora milhoes de anos.Como ja se sabe, a via lactea vai se colidir com a galaxia de andromeda daqui uns bilhoes de anos, se esse planeta estivesse mesmo vindo saberiamos muitotempo antes.

      Abraxx..

  21. O fato é que começam a ser descobertos planetas perdidos por aí sem ligação com qualquer estrela. Como não possuem luz própria, se tornam muito difíceis de serem detectados, ainda mais a anos luz de distância. Evidentemente, não é o caso desse planeta X, mas há muita coisa por aí que ainda desconhecemos e que precisa ser melhor avaliada

  22. O Sr. Sitchin foi consultor da NASA que, inclusive, agradece a colaboração em seu livro “O 12º planeta”(1976).Estudou na Universidade de Londres. Judeu-palestino, estava acostumado desde criança a ler os textos bíblicos. Tinha profundo conhecimento do Antigo Testamento e da história da arqueologia. Conhecia as línguas orientais. Descobriu que os textos bíblicos como a criação do mundo, do homem, o dilúvio, o livro de Jó tinham origem em textos sumerianos milhares de anos anteriores à Bíblia. Descobriu que Abrahão, que era sumeriano(Ur), chamava seu “deus” de El Elyom(supremo) que era, nada mais nada menos, um dos nomes de Baal, filho de Enlil(Sr. do Comando),o poderoso “deus” sumeriano que era representado por um touro. Sitchin disse que este ser não era “deus” mas uma “ser vivente”. Afinal, qual “deus” seria capaz de mandar um pai matar seu próprio filho para lhe provar obediência? A onisciência não é um predicado de Deus? Através da interpretação dos textos sumerianos e comparações etmológicas, Sitchin chegou a conclusão que esses seres poderosos os homens chamaram deuses(elohim) e depois Deus, o Único. Elohim(deuses) virou elohim(deus). Sitchin descobriu que o “deus” da Bíblia era um elohim, anunaki, nefilim. Os anunakis ou elohim ou nefilim diziam que vinham de Nibiru uma palavra sumeriana que significa “o planeta da travessia”, “o planeta da passagem”. Nibiru era representado por uma cruz. As tabuletas de argila sumerianas o representam no Céu junto com os outros planetas do sistema solar. O que passaria pelo Céu?Seria a passagem, a páscoa? E qual a origem do ano 5.776 ? Sitchin descobriu quem era o “deus” da Bíblia? Afinal de contas, chamar anunaki, nefilim, elohim de Deus não seria tão grave quanto adorar “imagens de pedra”? Que equívoco histórico de um povo, heim?!
    Sitchin é muito mais que NIbiru!

  23. Muito simples taxar o Sitchin de charlatão. Mas esse incomodo todo j’aentrega o ouro.. o NASA taxada como “coitada” no texto acima é uma empresa particular, antes de qualquer coisa. E não gastaria milhoes para entregar seus segredos a todos.

    O aunto com certeza não leu a obra, pois a comparação com a mitologia grega é infame e lamentável. A Genese suméria é evidentemente o texto original que, mais tarde por tradição oral, foi para no velho testamento… maravilhosa, interessantíssima… descreve seres híbridos entre o homem pré histórico e os Anunnaki… que eram estéreis. Descreve o processo realizado em laboratório… basta ler a obra e ficar estupefato!

    Céticos extremistas atrapalha mais do que ajudam, pois julgam a flexibilidade de pensamento das pessoas enquanto “crendice”.

  24. Prezado Sr Nogueira

    Tirei umas fotos proximo a linha do equador e gostaria de encaminhá-las para sua análise. Como devo proceder?

    Agradeço desde já. Abraços.

  25. Me lembro de uma edição da revista Ciência Ilustrada, ela trazia uma materia meio que intitulada assim: 10 Causas Astronômicas “Sérias” para um Cataclismo.
    – S. N. acho que Eta Carinae merecia um post hein!

    1. Opa, eu fiz uma edição especial inteira da Superinteressante mostrando várias formas pelas quais se pode acabar com o mundo. Eta Carinae naturalmente estava lá! Tendo alguma novidade da nossa gigantona favorita, com certeza eu volto ao tema! Abraço!

  26. Prezado Salvador,

    Desculpe a chatice de um admirador seu, mas será que vale a pena estes artigos de “contestação à imbecilidade coletiva”. Já é o segundo que aparece por aqui e que, imagino, sao totalmente inúteis para quem se interessa por astronomia realmente.

    1. Moacir, entendo o sentimento e claro que refleti sobre isso. A filosofia da Nasa, por exemplo, é a de não engajar nesse tipo de debate, porque o simples fato de discutir já o legitimaria. Poderia eu me esquivar dessas polêmicas, não fosse por uma coisa. As pessoas me perguntam sobre isso. E muitas delas não são malucas ou crédulas, são simplesmente desinformadas. Como quase ninguém sério se dispõe a rebater essas coisas, a boataria prolifera. Minha esperança é escrever algo que apareça no Google sempre que alguém digitar Nibiru. Assim, quem sabe, ajudamos a reduzir o estrago que esse tipo de lorota causa, seja instigando teorias conspiratórias, seja causando medo nas pessoas. É óbvio que não podemos viver só disso, e acredito ter mantido uma dose saudável de astronomia de verdade por aqui. Mas vez por outra esse tipo de texto ajuda até a trazer para o rebanho aqueles que estavam desgarrados, sem ter onde se informar. Para um leigo, uma história sobre o Sedna e uma estória sobre o Nibiru podem parecer similares. Precisamos ter a humildade de explicar, antes de simplesmente descartar todo aquele que ouvir falar alguma coisa e acabou acreditando.

      De toda forma, mesmo quando o artigo é um “debunking” sem grande conteúdo de astronomia, tento sempre dar uma perspectiva histórica ou sociológica, para que mesmo os já ilustrados saiam daqui com algo novo. Achei interessante, por exemplo, saber um pouco mais sobre o Sitchin (da turma dele eu conhecia bem o Daniken) e contar os aprontos da Nancy Lieder. Para quem já não acredita no Nibiru, pelo menos sai daqui sabendo de onde veio a loucura.

      Abraço!

    2. Moacir, olhe o lado bom da “História”, diante de uma espécie falida como civilização, como é o nosso caso. Uma espécie arrogante e egoísta.

      1. É, nós estamos falidos. Bons mesmo são os sumérios. Esses sim fizeram grandes progressos… :-p

        1. Salvador meu querido, 1/3 da humanidade vive abaixo da linha da pobreza, foi nesse sentido falei. Fiquei feliz com o seu post, independente da sua posição, o que importa é o debate ().

  27. Eu mudaria o título: Nibiru não pode ser visto.
    A Terra é uma Colônia
    Plausível de ser aceita, elo da ligação entre a Evolução e a Criação, fundamentada nas plaquetas em cuneiforme dos sumérios em 4000 a.C., cujo paralelo em ordem cronológica encontra-se na Bíblia, reescreve de forma transparente e coerente a história da humanidade, onde a mitologia vira realidade, As Crônicas da Terra, do historiador Zecharia Sitchin (1920-2010), que tiveram inicio em 1976, com o livro O 12º Planeta, onde ele conclui que houve uma interferência na evolução humana, ou seja, do hominídeo até o surgimento do homo sapiens, há 300 mil anos, evoluímos muito pouco, caçávamos com pedaços de paus e pedras, de repente, subitamente, surge o sapiens, manuseando ferramentas, cortando, transportando e suspendendo, pedras de 16 toneladas em Göbleki Tepe há 12 mil anos (época em que eramos caçadores-coletores), pedras de 1000 toneladas em Baalbek, aparecendo como alta civilização na Suméria e atualmente, indo e voltando ao espaço.
    Z Sitchin dizia que os sumérios atribuíam todo o seu conhecimento aos Anunnaki, habitantes de um planeta chamado Nibiru, cuja órbita é de 3600 anos, e situa-se entre Marte e Júpiter, estando registrado na plaqueta VA 243 (Museu de Berlim), onde vemos um Sistema Solar com 12 astros, a Lua, o Sol e 10 planetas. Estudioso do hebraico, descobriu que os Anunnaki, são os Nefilim do Velho Testamento, que vieram a Terra em busca de ouro (refinado fica suspenso) para fechar brechas na atmosfera do seu planeta. Nessa expedição, há 450 mil anos Anu, o governante de Nibiru mandou seus filhos Enki-Ea e Enlil.
    http://www.youtube.com/watch?v=2xW3j9naj8E (Gênesis Revisitado)
    http://www.nasa.gov/mission_pages/WISE/news/wise20110218.html
    http://www.ufo.com.br/noticias/afinal-haveria-outro-planeta-em-nosso-sistema-solar
    http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=42089&op=all
    Construíram em Baalbek, a primeira base de pouso e decolagens de naves da Terra, há 380 mil anos.
    “Ali, em um vale entre montanhas, aplainou a superfície com raios de força. Os heróis extraíram das ladeiras grandes pedras para as esculpir. Transportaram-nas e as colocaram para sustentar a plataforma com as naves celestes.” O Livro Perdido de Enki.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Baalbek
    Ou então, os cananeus tinham um desses: http://www.youtube.com/watch?v=LjsDXBfv4SQ
    Por serem compatíveis, tendo evolução idêntica, porém mais rica, devido a mistura de componentes químicos ocasionada pela colisão de Nibiru com Tiamat (Tehom no Gênesis da Torá) na formação do Sistema Solar, que originou a Terra e o Cinturão de Asteroides que existe entre Marte e Júpiter , evento relatado pelos sumérios no Enuma Elish (Epopeia da Criação/Batalha Celeste) e necessitando de mão de obra, em laboratório “Casa da Vida”, lá na África”, manipularam geneticamente o homo erectus (“Nas altas ervas dos estepes se viam estranhas criaturas; pareciam caminhar eretas”), cruzando as duas civilizações, gerando Adamu, a “Imagem e Semelhança”, que chamou de Senhor quem o criou, iniciando a mineração em grande escala. Mais tarde, há 110 mil anos, fruto do cruzamento sexual narrado no Genêsis 6:
    “Havia naqueles dias Nefilim (gigantes) na Terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade.”
    Na versão suméria temos Adapa e Ninti (Adão e Eva), filhos do anunnaki/nefilim Enki, deus de Eridu, com duas humanas. Entre os filhos de Adapa estavam K-in, Abael e Sat. K-in matou Abael e foi banido, seus descendentes, sem barba, são os índios da América.
    Foi Enki que avisou seu outro filho, Noé (Ziuzudra/Utnapisthin da Epopeia de Gilgamesh e Atra-Asis) sobre o Dilúvio, contrariando seu irmão Enlill, que havia decretado nosso fim há 13 mil anos. Sabiam eles que, com o fim da Era Glacial, a calota de gelo da Antártida perdia firmeza, e numa passagem de Nibiru mais próximo, sua força gravitacional faria a Terra tremer, quebrando-a e fazendo deslizar bruscamente, o que causou um maremoto com ondas de mais de 50 metros de altura, que durou sete dias, seguido por mais quarenta de chuvas.O gelo derreteu e o nível dos mares subiu. A Ciência hoje, está confirmando este evento astronômico.
    http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/1068882-ultimo-degelo-do-planeta-elevou-nivel-do-mar-em-20-metros.shtml
    Com o Dilúvio o ouro aflorou, inclusive nos Andes, o velho espaçoporto de Sippar na Mesopotâmia ficou inviável, e um novo foi construído Canaã, no alinhamento das pirâmides de Gizé com os picos do Ararat, onde Noé atracou a embarcação de madeira impermeabilizada com betume.
    Quanto a Arca: http://pt.wikipedia.org/wiki/Svalbard_Global_Seed_Vault
    O repovoamento da Terra começou a partir dos descendentes de Noé. Göbleki Tepe foi construído como Templo e Observatório Astronômico. Varias outras pesquisas apontam para as montanhas da Turquia como inicio de um repovoamento da Terra, até o surgimento da civilização na Mesopotâmia.
    http://www.youtube.com/watch?v=rjRLM8ii4xU
    http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/1142252-linguas-europeias-surgiram-na-turquia-ha-9000-anos-diz-estudo.shtml
    http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2013/07/1306512-iranianos-estao-entre-os-pioneiros-da-agricultura.shtml
    Começou também a disputa entre os descendentes de Enki (Ptah) e Enlil pelo controle da Terra. Em 3760 a.C. Anu vem a Terra como mediador, a Suméria foi impulsionada como civilização, começando o Calendário Judeu (Nippuriano).
    Tivemos em 3450, a Torre de Babel, destruída por Enlil, quando Marduk, filho de Enki, casado com a humana Sarpanit, com o apoio da humanidade construía uma base de lançamento de foguetes na Babilônia. A partir daí Enlil mandou confundir nossa língua.
    Em 2024 a.C., uma guerra generalizada pelo controle do espaçoporto de Canaã, onde Enlil autorizou o uso de armas nucleares na sua destruição, além das cidades de Sodoma e Gomorra, cuja radiação viajou (vento mau), dizimando a civilização Suméria (Lamento de Ur). Marduk é declarado Deus Supremo da Babilônia e dos Quatro Cantos da Terra. Descendentes de Abraão, que lutou em Canaã na defesa do espaçoporto, são levados como tributo para o cativeiro no Egito, onde os faraós seguiam Rá/Marduk.
    Por volta de 1400 a.C., são resgatados por Javé ( Enlil), que passou os Dez Mandamentos para Moisés, tentando fazer dos israelitas um povo modelo para humanidade, tendo que enfrentar seu sobrinho, o deus cananeu Baal (Shamash/ Zeus/ Júpiter), administrador do antigo espaçoporto, que mantinha sob seu controle a base de Baalbek. Disputa relatada no Desafio de Elias (900 a.C.), que subiu ao céu numa Carruagem de Fogo (disco voador), o mesmo meio de transporte (Kavod) que Javé usava para ascender ao céu de Jerusalém.
    Cansados de guerras e mortes, a grande maioria dos anunnaki/nefilim vai embora na última passagem de Nibiru em 556 a.C. deixando Jesus Cristo, dotado de todo conhecimento, como mensageiro da paz e da justiça social, com uma proposta Monoteísta e deixando a humanidade andar uma Era (2160 anos) com próprias pernas. Prometeram voltar para um acerto de contas no ar de Megido (Armagedom), no final da Era de Peixes. Segundo Fritz Buck, em El Calendário Maya em la Cultura de Tiahuanacu, Kukulkan/ Quetzalcoalt/ Ningizzida/ Thot, também prometeu aos maias que voltaria nessa data. Toth dividiu o ano em 52 semanas, ficando assim o cálculo 5200 – 3l00 (ano em que veio para Mesoamérica) = 2100.
    http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/1014810-maias-previam-retorno-de-um-deus-em-2012-e-nao-o-fim-do-mundo-diz-estudo.shtml
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Dogon
    No Velho Testamento temos pelo menos o nome de 05 habitantes de Nibiru Marduk: Merodaque em Jeremias 50, Nergal, deus africano, filho do Enki/Ptah em reis II 17-30, no Desafio de Elias temos Javé/Enlil e Baal, no Salmo 82 Javé está no Conselho de El/Nannar-Sin de Ur.
    Z Sitchin nunca disse que Nibiru irá colidir com a Terra, e como o Salvador falou, seu retorno está previsto para 2900.
    Como vemos, temos uma Hístória para humanidade, tirem suas conclusões.
    Hoje: http://www.youtube.com/watch?v=JN0hqnxVTL
    Paz na Terra, através de um contato oficial via ONU.

      1. Salvador, apresento-lhe o ator principal do filme:
        “Uma grossa atmosfera envolve a Nibiru, alimentada continuamente com erupções vulcânicas. Todo tipo de vida esta atmosfera mantém; sem ela, tudo pereceria! No período frio, conserva no planeta o calor interno de Nibiru, como um quente casaco que se renova constantemente. No período quente, protege a Nibiru dos abrasadores raios do Sol. Em sua metade, as chuvas agüentam e liberam, dando altura a lagos e rios.
        Uma exuberante vegetação alimenta e protege nossa atmosfera; faz brotar todo
        tipo de vida nas águas e na terra. Depois de eones de tempo, brotou nossa
        própria espécie, por nossa própria essência uma semente eterna para procriar. À medida que nosso número crescia, nossos ancestrais se estenderam a muitas regiões de Nibiru. Alguns cultivaram a terra, as criaturas de quatro patas apascentavam.” O Livro Perdido de Enki.

        1. Uma atmosfera densa não protegeria Nibiru do calor do Sol. Muito pelo contrário. O efeito estufa poderoso tornaria tudo ainda mais quente. Veja Vênus, que tem pressão atmosférica 90 vezes a da Terra, e tem uma simpática temperatura de 450 graus. Nibiru passaria mais perto do Sol que Mercúrio. Com uma atmosfera dessas, sua temperatura passaria dos 1.000 graus. Os oceanos evaporariam, a vida seria completamente esterilizada. Não tem como, Julião. Se a atmosfera esquenta no frio, não pode esfriar no calor. Você não pode fazer o bolo e comê-lo também.

          1. Como passaria mais próximo do Sol que Mercúrio, se sua órbita é entre Marte e Júpiter. Mesmo que fosse inclinada não teria que manter a mesma distância do Cinturão de Asteroides?

          2. se nibiru existir, esta em orbita de uma anã marron, feito já foi visto em outras galaxias. quem trás nibiru,se existir mesmo, é uma anã marron com todo seu sistema orbital. Foram detectados varias mil assim!

          3. Sim, uma passagem catastrófica de uma anã marrom é possível. Mas passagens recorrentes, aí já não. Ainda mais a cada 3.600 anos.

          4. porque não um periodo certo para isso ocorrer?mesmo tendo variações de tempo as anã marrons estudadas,fazem seu ciclo,repetidamente, não podemos afirma”aí já não” a não ser que conheça alguém com mais de 3600 anos de idade para ter certeza… a terra já foi usando um termo,REINICIADA, varias vezes, a propria ciencia admite, será que essa reiniciação não começa por esta passagem?? ou voce é crente que estamos em um sistema raro no universo, que não é binario? aí sim,Deus é foda se só agente em toda uma vizinha tem vida, e vida inteligente e justamente onde não é binario, os Deuses então são os humanos,privilegiados das galaxias!! os picas das galaxias! so se for! kkkkkkkkkkk

          5. Sim, estamos provavelmente num sistema minoritário no Universo (não raro), uma estrela solitária (o que é consistente com a baixa densidade estelar na região), embora isso não seja 100% certo. O que é certo é que, se estamos num sistema binário, a outra estrela (ou anã marrom, que não é estrela) passa sempre longe daqui, senão desestabilizaria os planetas. Isso implicaria uma órbita muito maior que 3.600 anos. Alternativamente, se a anã marrom não está gravitacionalmente ligada ao Sol e só “passa” por aqui, esse é um evento único, quando as duas estrelas se aproximam em suas órbitas em torno do centro galáctico (periodicidade de 250 milhões de anos). Duas passagens seguidas (separadas por 250 milhões de anos) são uma improbabilidade física, porque as duas estrelas têm órbitas ligeiramente diferentes. Resumo da ópera: não dá pé, não. Abraço!

        2. Caro Salvador Nogueira, então explica porque objetos são atraídos???para um sentido ou para o outro? porque te faz crer que estamos em um sistema minoritário? a falta de alcance da visão com toda tecnologia?ou excesso dela? que faz crer que estamos neste dos únicos lugares maravilhosos do universo? Deus? o mesmo que veio voando em forma de alminha e fez magiquinha ,e plim, tudo se fez perfeito? ou será que houve adaptações milenares, e nestas adaptações não poderia ter uma forma de vida inteligente que quis passar para as próximas gerações,as próximas civilizações? me diga se algo parecido acontecer nos próximos anos, quase todos os humanos mortos,tecnologia morta, como deveríamos passar as informações para o futuro?se congelando por alguns mil anos? mandando um email? como se tudo se destruiu?? não seria mais fácil,e logico escrever em matérias primas duráveis,e enterrando??? imagine,tudo se perdeu,voltou a estaca zero, então mandamos watzap, ou botamos no face?pois se alguém inventar apos alguns mil anos de uma nova evolução,de uma nova civilização,inventarem o face de novo e vai ta lá o tópico?mesmo que tal coisa impossível venha a ocorrer,sempre vai ter alguns que dizem ser mentira, um mito! então essa nova civilização escolherá o mito da vez…baseado em outros vulgo mitos, que muitos dizem ser mentira, mesma historia com nomes e épocas diferentes,mais é mito,porque este vale mais que outro?? o que prova que a bíblia é certa e os sumérios errados?? qual a prova disso?? como duvidar de algo que nem o mais inteligente homen do planeta pode provar,se é verdade ou não,por falta de informação e de provas para defender,um lado ou o outro! não existe provas de que você ou eu estamos certos,mais existe pessoas que escreveram alguns mil anos antes sobre, e porque desmerecer totalmente de forma vulgar estas pessoas(civilização) que fizeram tanta questão em contar algo??varias civilizações diferentes em continentes diferentes,que nunca se viram conta a mesma historia?? você é católico ou crente ou jesuíta??pois se expressa de modo que sua realidade é a certa,coisa tipica de pessoa religiosa!!imagine que esta civilização em que vivemos é jovem, não passou por coisas que pode sim ter acontecido antes,e com certa periodicidade ocorra sempre….porém a vida de poeira espacial humana seja muito curta para repassar em primeira pessoa,então no boca a boca se distorce, e pode se distorcer tanto que vira lenda! porque o carinha que achou Troia, achou através dos mitos escritos em livro?ou vai dizer que não sabia,que não foi encontrada, para poder ter poder coação, e ser o tal?? amigo,não curto exageros,mas desacreditar em tudo e ser totalmente fechado, não faz bem,não te torna inteligente ou detentor da verdade, te faz ser uma pessoa menos composta de humanidade. A biblia é o que vale? e porque muitos dos livros foram cortados(excluidos) do velho testamento,foi por força de Deus, ou em uma especie de reunião feita por humanos ?? Já leu o livro de Enoque?? veja as descrições dos veículos de Deus, Enoque foi só o pai de Noé!! o que ele tinha a dizer não era interessante para os fieis,por isso foi vetado,como partes de testemunhos de João, de Thiago e por aí vai… Não podemos desprezar toda forma de informação em que foi escrita fazendo questão que pessoas no futuro a conheça,pois algo deve ter fundamentos. Especulando… você já viu uma matéria da CNN falando de um novo objeto celeste detectado dentro de nosso sistema?? o repórter ficou na geladeira por um tempo,pois não foi autorizado pela Nasa a informação, ele quis dar um furo de reportagem e se furou. veja aí…é coisa boba? é sim! mais quem é voce ou eu para dizer que é mentira, baseado em que podemos afirmar?? voce,a sua propria pessoa,foi a Lua?? como voce tem certeza se foram mesmo ou não?? através das informações que foram escolhidas para repassar ao grande publico!! se é verdade ou não, só acredito vendo! mais posso desacreditar??Não! só de exemplo!! tava com raiva de você,mais pelo jeito seremos colegas,pois você debate um lado e eu vou no meio, nem acho certo nem errado,pois não existe comprovações…manda aí…que agente se bate!!kkkkkkkkk

          1. Cara, li tudo. Mas quebra em parágrafos na próxima pra facilitar a leitura.
            Engraçado, mas eu pensei que o crédulo é o que acreditava que mitos antigos descreviam astronomia moderna.

          2. Esqueci esse link da reportagem curtíssima da CNN…. veja que este pode ser o motivo de monitoramento atualmente no polo sul. pois tudo que vem sendo atraído,cometas e meteoritos, vem sentido norte-sul…e algo pode estar vindo sentido sul-norte, como foi detectado em 1981 o suspostos planeta X…o que vale é ver…especular mais nunca desacreditar, nem julgar como certo ou errado, é algo, se não não teria causado.
            http://www.youtube.com/watch?v=v-zNCc3Wmbg

          3. mais não podemos descartar hipóteses…pois mesmo que você não queira, sempre tem algo que tem bases e alguns fundamentos…e acaba sim tendo sentido,ao ponto de gerar toda essa discussão!!
            foi mal não escrever em parágrafos…sai tudo de um vez e peco neste! desculpa !kkkkkk

          4. Roberto, sugiro você fazer o ensino fundamental e depois o ensino médio.
            É impressionante o desserviço que você faz insultando quem procura divulgar a ciência. Você confunde ficção com lendas e com Ciência e faz aquele joguinho bobo infantil de encher de perguntas E afirmações inventadas para que o jornalista (excelente e paciencioso ao extremo) te responda. Mas há revolta nas suas colocações. Além dos erros grosseiros de ortografia, concordância, regência, associação de idéias, crenças, ETC… ETC… ETC… nota-se em você um desejo de destruição. Você atrapalha, usando um espaço dedicado à divulgação da Ciência.

            A Ciência é reproduzível. Lendas, divagações, superstições, bobagens que são ditas por qualquer estúpido não cabem neste espaço tão digno e são crenças sem fundamento e não reproduzíveis.

            Para você que é trollzinho muar, azêmola, onagro, vou contar a minha história: Eu sou Baal!!! (Participei de tudo, vi tudo, apanhei muito. Mas voltarei no ano de 19.747 para colocar as coisas nos eixos, trarei de volta Noé, que está comigo na minha nave (vocês todos erraram – Nibiru é a MINHA nave, só que é bem grande). Quando eu voltar, vou inundar o planeta com a água atingindo 100m acima do pico do Everest – depois aonde está água irá (?) é problema teu. Me aguarde e construa mais um templo para mim, ganhe adeptos, e deposite muito dinheiro arrecadado na conta que eu vou te dar, que é para as minhas (MINHAS) “obras de caridade”. Aqui na minha nave eu preciso tannnto do dinheiro de vocês! uauu, mas quando voltar inundarei tudo. Menos os meus seguidores que tele-transportarei para minha nave (que é modelo antigo, precisa ver a nave do Zeus, aquilo é que é nave, quatro vezes que o seus solzinho)!

          5. Roberto, sugiro você fazer o ensino fundamental e depois o ensino médio.

            É impressionante o desserviço que você faz insultando quem procura divulgar a ciência.

            Você confunde ficção com lendas e com Ciência e faz aquele joguinho bobo infantil de encher de perguntas E afirmações inventadas para que o jornalista (excelente e paciencioso ao extremo) te responda. Mas há revolta nas suas colocações. Além dos erros grosseiros de ortografia, concordância, regência, associação de idéias, crenças, ETC… ETC… ETC… nota-se em você um desejo de destruição. Você atrapalha, usando um espaço dedicado à divulgação da Ciência.

            A Ciência é reproduzível. Lendas, divagações, superstições, bobagens que são ditas por qualquer estúpido não cabem neste espaço tão digno e são crenças sem fundamento e não reproduzíveis.

            Para você que é trollzinho muar, azêmola, onagro, vou contar a minha história: Eu sou Baal!!! (PROVE QUE NÃO, VAI, TE DESAFIO, PROVE QUE NÃO SOU BAAL – QUERO VER VOCÊ PROVAR QUE NÃO EXISTO). Participei de tudo, vi tudo, apanhei muito. Mas voltarei no ano de 19.747 para colocar as coisas nos eixos, trarei de volta Noé, que está comigo na minha nave (vocês todos erraram – Nibiru é a MINHA nave, só que é bem grande). Quando eu voltar, vou inundar o planeta inteiro com a água atingindo 100m acima do pico do Everest – depois aonde está água irá (?) é problema teu. Me aguarde e construa mais um templo para mim, ganhe adeptos, e deposite muito dinheiro arrecadado na conta que eu vou te dar, que é para as minhas (MINHAS) “obras de caridade”. Aqui na minha nave eu preciso tannnto do dinheiro de vocês! uauu, mas quando voltar inundarei tudo. Menos os meus seguidores que tele-transportarei para minha nave (que é modelo antigo, precisa ver a nave do Zeus, aquilo é que é nave, quatro vezes maior que o seu solzinho – e só tem cem mil anos de construída)! SÓ PARA VOCÊ (ROBERTO SEM SOBRENOME, QUE SE ESCONDE NO ANONIMATO PARA DIZER BOBAGENS) Eu já tenho 100000 mil templos e 100 bilhões de seguidores pelo universo.

          6. Caras, voces são meios malucos mesmo com todo respeito. No entanto, adorei os papos e a Ata do Roberto, achei beleza mesmo.

            Mas, quem leva vantagem nesses papos de Nibiru, cataclismas terrestres, aquecimento global, morte de 1/3 dos homens e fim do mundo em sequência, que ninguém sabe nada disso, é esses dementes de seitas, que se aproveitam pra mentir e faturarem reais adoidado em cima de fiéis otários e burros. Só isso, sou novo por aqui.

      1. Julio, voltei aqui justamente por saber que este post daria o que falar, é notável o seu conhecimento, mas nunca ouvi nenhum historiador traçar semelhanças entre o cristianismo e os sumérios (perdoe-me se fui ignorante) por isso apesar de tantos textos citados acima não consigo dar credibilidade.
        Salvador o Julio está de parabéns viu rsrs o cara tem convicção no que escreve.

        1. Em nenhum momento, nem aqui, nem no Darwim e Deus, eu tracei semelhança entre cristianismo e sumérios. Apenas concluí, que se Jesus é filho de Javé, ele é filho de Enlil, um anunnaki, e se Maria era virgem, então foi inseminação artificial.

          1. Se a sua visão não é religiosa, é científica, não é mais fácil supor que Jesus era filho de José mesmo? 😛

        2. NOé da biblia,mesma historinha de Ut-Napistim dos sumerios, Deus(na bilblia) ou Enki(sumerios)em sonho disse para construir um navio,pois iria cair a desgraça de Deus pois estava insatisfeito com a humanidade, eo resto da historinha é igualzinha.Na biblia: e quando a estrela do absinto se aproximar,tudo vai chacoalhar e escuro por 3 dias Salmo 102:20 e poucos, igual ao que tem em textos sumerios. cara é mais facil a biblia ser um apurado de contos,que ter acontecido novamente as mesmas coisas… a biblia é o mito da vez, da era atual…mais as historias dela, pode ser real, mais acredito que nao bem no tempo que calculamos, e acreditamos!

      2. Julião, volto a implorar: passa o contato do cara que te vende beck!!!
        PELAMORDEDEUS!
        Esse troço que você fuma nem na Califórnia ou Amsterdã tem!

        1. Pelo jeito o “ROBERTO” sim conhece a variedade de maconha que o Julio fuma, e deve ser o tipo com a maior concentração de THC existente possível a que esses dois fumam!!

    1. A credulidade do Julio o torna totalmente cego e surdo. Nunca aconteceu nenhum diluvio na Terra só para começar. Não existe nenhuma evidência geológica de que tenha ocorrido algum diluvio. Incrível como ele pega artigos científicos validos que não servem para justificar suas crenças ,para tentar justificar suas crenças. As simples constatações apresentadas pelo Salvador mostram que todo seu texto esta errado. Nibiru não pode ser visto, pelo simples fato dele não existir .

        1. Júlio, não sei se você sabe, mas a Terra sofre glaciações periódicas. Essa época aí foi o fim da Era do Gelo (manja aquela, do Manny, do desenho animado?). O gelo derreteu (na Groenlândia e na Antártida) e se acumulou no mar, elevando o nível das águas. Não precisa de dilúvio pra isso.

          1. O fim de uma era glacial (dentro da normalidade astronômica) é lento, tanto como o inicio da glaciação, mas o CEREGE diz hoje que foi abrupto, o Z Sitchin já dizia em 1976, e o Enki confirmou em 2017 a.C. publicado e 2002. E por que Göbleki Tepe, 12000 anos atrás, próximo ao Ararat. Época em que eramos caçadores-coletores.

          2. Júlio, os mecanismos de glaciação não são muito compreendidos, mas o inverno nuclear que matou os dinossauros, por exemplo, deve ter acontecido bem rápido. Ou vai me dizer também que foi Nibiru que matou os dinossauros?

        2. Julio. elevação do mar em 20 metros não é diluvio. Tal fenômeno levou 500 anos para acontecer. Foi tão lento e gradual que não matou um ser humano sequer. Diluvio são aguas que sobem até cobrir o monte Evereste de 8000 metros de altura.

          1. Correção . Julio. elevação do mar em 20 metros não é diluvio. Tal fenômeno levou 500 anos para acontecer. Foi tão lento e gradual que não matou nem um ser humano sequer. Diluvio são aguas que sobem até cobrir o monte Evereste de 8000 metros de altura.

      1. Olha a coincidência Fanoel, para os sumérios, o sistema solar é composto por 12 principais astros, as casas do zodíaco são 12, o panteão divino dos povos antigos era composto por 12 principais deuses, as tribos de Israel eram 12, os apóstolos de Jesus eram 12, os meses do ano são 12, o dia, 12h am/pm, o Kumb Mela é realizado a cada 12 anos, e a NASA mandou, justamente, 12 astronautas a Kingu (Lua)

        1. Júlio, o sistema solar não é composto por 12 principais astros. Não sei onde a Lua deve contar mais que Ganimedes, Titã ou Tritão. Se formos contar só planetas, são 8, e os sumérios, tão sabidos, deveriam saber que Plutão era apenas mais um membro do cinturão de Kuiper. Ainda que não soubessem e o contassem como planeta, eles deviam saber, informados pelos aliens, que tem muitos outros plutões lá fora, como Éris, Quaoar, Sedna etc.

          Agora, o simbolismo do número 12 é outra coisa inteiramente. É um número atraente porque tem bastante divisores. Inclusive, seria mais lógico trabalhar com base 12 do que com base 10. 12 é divisível por 2, 3, 4 e 6. 10 é divisível apenas por 2 e por 5. O que isso quer dizer? Que fazer contas em base 12 dá menos números quebrados que em base 10. Por isso faz mais sentido dividir um ano em 12 meses, e um dia em 24 horas. (Os ingleses adotaram isso por exemplo, com seus pés e polegadas, em que cada pé é composto por 12 polegadas.)

          Por outro lado, a base 10 é mais atraente porque temos 10 dedos nas mãos.

          Tudo isso é muito interessante, mas tentar extrapolar isso para muito além é forçado. A Nasa mandou 14 astronautas para Kingu. Só 12 conseguiram pousar, mas a Nasa mandou 14. As constelações da eclíptica são 13, só adotaram 12 no zodíaco por uma conveniência de calendário, para ter uma para cada mês aproximadamente. Os apóstolos de Jesus eram 12, mas se contar Paulo, o substituto de Judas Iscariotes, e o próprio Jesus, temos 14. Já o Kumb Mela, confesso, não faço ideia do que seja… rs

          1. Sobre os 12 astronautas, fui pela informação do Fanoel, Stonehenge fica na Inglaterra.
            Na Cosmogonia Suméria, Kingu era satélite de Tiamat, que deu origem a Terra, por isso sua importância. Tem muitos plutões lá fora, mas o único que que foi satélite de Saturno foi Gaga. Gostei dos 14 astronautas para kingu (familiarizando) rs.

          2. Na numerologia Bíblica, Deus é o 7, o 7 é Nibiru, é o sétimo astro de dentro para fora do sistema solar, o Criador da Terra no Enuma Elish.

  28. Sapiente…, mas me explique o que aconteceu em Colares/Para, em 1977, foco da Operação Prato. Existem testemunhas vivas, ainda.

  29. cara tu é muito igonrante…sobre o assunto…reporter ruim da porra…quero ver como ele poderia ver uma anã marrom sem ajuda de cameras especiais de infra-vermelho…nem estuda os astros e seus comportamentos antes,para depois ler os livros antigos…quem estuda feito eu os atros sabe que o que ta escrito faz sentido….fora que mito por mito, a biblia éo mito da moda dessa civilização?? tipo o que biblia diz é certo…e tudo antes é errado….olha gente sem conhecimentos e argumentos como este jornalista(de faculdade paga) que acaba com o estudo de varias pessoas serias. AMIGO EXPLICA PORQUE OS SUMERIOS TEM O MAPA DESTA GALAXIA DESENHADA EXTAMENTE IGUAL A 7 MIL ANOS ATRAS?? COINCIDENCIA POIS PLUTÃO QUE EU SAIBA NA NOSSA CIVLIZAÇÃO ULTRA MODERNA CHEIA DE PESSOAS INTELIGENTES COMO VOCE, SO DESCOBRIRAM EM 1930 DEPOIS QUE INVENTARAM A LUNETA, OUTRA AMIGO, O CONHECIMENTO ASTROLOGICO MAIA SE BASEIA EM VENUS, SABIA QUE VENUS LEVA 7 MIL ANOS PARA DAR A VOLTA COMPLETA NO UNIVERSO? E OS MAIAS NEM TIVERAM ESSE TEMPO TODO…VER SE O QUE ESTOU FALANDO RESUMIDAMENTE É ERRADO?? VAI ATRAS DE PROVAS, FALA COM ASTRONOMOS, E PERGUNTA SE ESTOU ERRADO…NA MORAL VELHO TU DEVIA SER REPORTER POLICIAL, PELO MENOS VOCE NAO BOTARIA FALTA DE CONHECIMENTOS NO AR…PURA IGNORANCIA! NAO ACREDITO EM SITES DE TEORIAS DE CONSPIRAÇÃO LEIO O ORIGINAL…VC SABE QUEM FOI ENOQUE?? JA LEU E ENTENDEU POR QUE O TIRARAM DA BIBLIA?? MAIS NAO PESQUEISA EM SITES DE CRIANÇAS…PEGA O TEXTO ORIGINAL E LER AS 400 PAGINAS, DEPOIS VOCE VEM AQUI E ESCREVE…LER OS TEXTOS MAIAS ORIGINAIS….CARA TU TEM QUE LER MAIS DE 5 MIL PAGINAS ANTES DE ESCREVER SOBRE!

    1. Ah, me indica só essa página que diz que Vênus dá a volta no Universo em 7 mil anos! Ou o belo mapa sumério da galáxia. Aproveita e mata uma curiosidade minha: quantos braços exatamente tem a Via Láctea, porque até hoje os astrônomos não sabem dizer, mas nesse mapa sumério aí deve ter já, né? Aliás, os sumérios eram tão sabidos que não só contavam Plutão como planeta (mas não Éris, que é maior que Plutão, mas foi descoberto só depois do Zecharia Sitchin escrever seus livros, né?), como também o Sol, a Lua. Eita astronomia batuta essa. E sobre anãs marrons, já descobrimos objetos desse tipo às pencas. Verdade, ainda há muitos outros a descobrir, e não é fácil de ver para dizer com segurança que não há nenhum relativamente perto. Mas nenhuma anã marrom poderia estar na órbita sugerida para Nibiru porque a órbita é instável.

      1. fala com qualquer astronomo seu desinformado…voce faz uma materia e não viu os desenhos sumerios????? tem em todo canto…..vc sabia que os sumerios faziam desenhos em rolos que imprimia em argila ao girar? nao né!! voce escreve o que não estuda e vem com merdas…meu amigo tem os mapas sumerios tem plutao sim inclusive saturno com os aneis…voce é muito leigo para falar disso…mais que os links de algo aqui na net,tapado, pega aí so um exemplo…sobre venus…isso é fato….talvez voce não saiba!!
        não estuda astrologia e vem com faltas de argumentos, na boa, voce tem que idade? parece um adolescente do contra….voce quer dizer então que os textos antigos valem nada, mais a biblia é quem fala a verdade,leia mais leia muito e veja que se conta a mesma historinha….so muda o nome dos personagens…em varios dos relatos descritos nela….
        so para voce saber, a proppria Nasa em seu site quando estava no ar,no site da JPL da NASA que existe 60 bilhoes de planetas que pode sustentar a vida,pois este circulam ao redor de anãs marrons,que so podem ser vistas com infra-vermelho, camaras que inclusive o vaticano em seu observatorio usa…entao porque será que o vaticano tem observatorio?? vou te dar um conselho,se nao acredita nao julgue,pois SE VOCE VIVE EM UM LUGAR QUE NEM VOCE NEM ALGUEM VIVO SABE EXPLICAR PORQUE EXISTE,OU PRA QUE EXISTE,TODAS AS POSSIBILIDADES PODEM SER REAIS!!! OUTRA AMIGO,NÃO SOU CRIANÇA E TENHO FORMAÇÃO NA AREA, E UMA DAS COISAS QUE APRENDEMOS,SE NÃO TEM CERTEZA,NÃO DUVIDE….OS TEXTOS ANTIGOS PODEM MITOS,OU FATOS…POIS A MITOLOGIA ESCOLHIDA POR ESTA ERA ÉA BIBLIA, EM OUTRAS ERAS ERAM OUTRAS, ENTAO A BIBLIA ESTA ERRADA??LEIA NA PROPPRIA BIBLIA NO VELHO TESTAMENTO QUE SE FALA DA ESTRELA DO ABSINTO…OU ESTRELA DEVASTADOR…DEPENDE DO TRADUTOR…AMIGO TAMBEM NAO CURTO SITES DE CRIANÇAS QUE FALAM DE MAIS, MAIS TEM BASE, APENAS EXAGERAM….CONVERSE COM UM ASTROLOGO SOBRE ANÃS MARRONS COMO VELAS E SOBRE O CICLO DOS ASTROS NA GALAXIA….NAO LEIA SO O QUE TEM NA NET….MELHOR SE JUNTAR COM QUEM SABE MAIS,PESQUISAR,DO QUE SER APENAS PRÉ-POTENTE DE MENTE FECHADA QUADRADA. qhttp://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://3.bp.blogspot.com/-iytjnH30CZ0/T08Iri-Gb9I/AAAAAAAAAqY/Z5xwITpPzos/s640/tabua%2Bsumeria%2B2.jpg&imgrefurl=http://profeciasoapiceem2036.blogspot.com/2012/03/comentarios-palestra-parte-iii-de-v.html&h=284&w=500&sz=29&tbnid=oGv_Ra86xaE0tM:&tbnh=123&tbnw=217&zoom=1&usg=__Cg_qqnQZBVLtouLOLsAeNKPGngg=&docid=-m2HRl95clRRBM&sa=X&ei=hPxeUsuOBsTlygGq6YDoCA&ved=0CDQQ9QEwAw

          1. voce se acha superior,com sua cebeça fechada? até os comentarios em que voce falou de evr uma anã marron apagou…pois percebeu que sua visão não é de infravermelho? amigo voce acha que tem cacife para se comparar com um Zacharia Schim, ou mesmo o proprio Doniken, voce tem mais estudo e mais conhecimentos que eles??? serio mesmo, você tem??? to só usando os nomes que você mais citou. então vamos ter mais humildade! me diz aí, você tem amigos de mais ou menos 7 mil anos de idade,para te confirmar que você é o mais certo de todos?? tudo em que você vive e convive veio da cultura suméria, cerveja,vinhos,engenharia,medicina…você vive algo que já esta estabelecido,e quer dizer que não houve quem a implanta-se?foi tudo ao acaso?foi tudo indo,indo e derrepente o homem sai da caverna em prazo minimo e construiu varias piramides espalhadas a milhares de quilômetros de distancia, sem nunca terem se visto,mais fazendo as mesmas coisas?? você ta sendo pago para querer desmentir os outros??? o que te faz tão especial para isso? o emprego na folha?? recebe quanto?? tem gente ganhando mais ,sendo mais humilde menos arrogante e com a mente aberta. volto a repetir…SE VOCÊ VIVE EM UM LUGAR(PLANETA)QUE VOCÊ NEM NINGUÉM SABE EXPLICAR A SUA REAL EXISTÊNCIA E O QUE PORQUE DE TUDO EXISTIR, QUALQUER POSSIBILIDADE É SIM POSSÍVEL!! A ciência não sabe explicar tudo,apenas tenta decifrar o que já esta feito,e como se aproveitar do descobrimento!!! você sabe disso! Só para não te dar mais audiencia para esse mediocre blog, todo dia no mesmo horaria se voce olhar para o ceu, venus estara no mesmo lugar,confere? se ele deve a volta na galaxia em menos tempo,feito voce diz que estou errado, ele estaria no mesmo lugar? quem roda mais rápido a terra em seu próprio eixo,ou um planeta ao redor de um sol?? amigo até de manhã na discovery chanel em um programa dedicado a estudantes, já falou disso…falou com algum astrônomo sobre o tempo de ciclo total de cada planeta??? pois fale! estou errado argumente cientificamente,pesquise aí sentado na net,onde se baseia! voce me parece ter a mesma linha de pensamentos de adolescente que senta em frente ao pc e faz um site de teorias exageradas baseadas em coisas que tem sim algum fundamento,só que o seu papel é ser do contra! você sabe mais que todos os renomados de pessoas que dedicam a vida a isso né?SABE PORQUE O SEU POST DEU O QUE FALAR,PORQUE VOCE NÃO PROFISSIONAL EM USAR ARGUMENTOS,VOCE EXPRESSOU SUA OPINIÃO PARTICULAR,COM ARGUMENTOS FRACOS, COM UMA FALTA DE ETICA PROFISSIONAL GRANDE! sabe tudo da estrela!!minha audiencia é espalhar como a folha pode contratar pessoas tão fechadas e egoista para dar informações ao publico! kkkkk

        1. Excelente comentário, as atividades dos Sumérios eram muito avançadas para aquela época!

      2. Salvador, Éris não aparece nos textos sumérios, por ter sido apenas coadjuvante no que os anunnaki intitularam de Batalha Celeste (Enuma Elish ou Epopeia da Criação). Plutão (Gaga), na plaqueta VA 243 é o que fica mais embaixo, não após Netuno, mas ao lado de Saturno, na sua posição original, antes da força gravitacional de Nibiru impulsioná-lo para a periferia do sistema solar. Isso a NASA ainda não sabe.

        1. Júlio, é sério que você acredita nisso? Não teria como Nibiru jogá-lo a posteriori na órbita atual, porque ela está em ressonância com a de Netuno. Se ele tivesse ido parar lá aleatoriamente, nunca cairia nessa ressonância e teria sido destruído numa colisão com Netuno. E isso a Nasa já sabe.

          1. Mas foi assim que o Enki, que passou por ele, deixou: ” Depois, Nibiru partiu do Lugar da Batalha, anunciou a vitória sobre Tiamat aos deuses que lhe tinham renomado. Deu a volta ao redor do Apsu,
            para Kishar e Anshar (saturno) viajou. Gaga saiu a lhe receber, e como arauto
            para outros viajou depois além de An e Antu, Nibiru se encaminhou para
            a Morada no Profundo.

          2. Essa narrativa não é suspeita? Dando ações a planetas? Não é mais fácil pensar que são criaturas mitológicas, em vez de planetas só tratados de maneira anímica?

    2. E passe o nome desta universidade pública onde você estuda, pelo nível do comentário com certeza deve ser top!

      1. voce ta interpretando a volta ao Sol ou a da galaxia? sabia que todo o nosso sistema esta em movimento? tipo todos planetas giram ao redor do sol, e tudo gira ao redor de ciclo,tudo junto um girando dentro do outro, so que o ciclo maior(universal) em que todo o sistema roda, galaxia. o periodo sinodico de venus é de 580 e tantos dias, eo periodo sideral é de 220 e poucos, o conhecimento maia do acompanhamento deste corpos celeste venus,é de em media 7 mil anos pois eles calcularam perfeitamente ,devido o seu angulo e a ligação com terra em sua gravidade(ressonancia) periodos até anterior ao que dizem a civilização existir,resumindo eles fizeram de forma exata os calculos baseados a venus e suas diferenças que ocorre a cada 240 e poucos anos e a posição que muda devido o grau de inclinação, que tem uma certa diferença por periodos,e eles sem universidade fizeram calculos que erram por minimos, um periodo completo de quase 7 mil anos.se voce somar quantas vezes eles fizeram um calculo que não é repetido e tem variações,da quase 7 mil,leia mais sobre o calendario!!sabia disso?? alias voces sabiam disso autor??? sabia que toda a base de calculos do calendario maia é venus??a via lactea não esta em ciclo?? não existe um lugar central no universo? porque calculamos a variação de distancia do Sol?? a distancia dele é permanente se referindo a terra??? tudo esta em movimento, e os maias tambem calcularam essas variações, baseadas a venus, repetindo calcularam tão bem, que é até dificil de acreditar quando se tem a cabeça quadrada. A universidade deles deveria ser bem melhor que a nossa,pois na teoria com lunetas rudimentares fizeram isso, imagina com um pc o que eles fariam,ficariam querendo ser os fodões que se acham mais do que os outros para querer humilhar publicamente, cuidado,eu sou o cliente e voces os funcionarios, quem pode entrar com qualquer tipo de queixa por expressar uma opinião e ser ridicularizado publicamente aqui sou eu! voces devem trabalhar juntos né? e aquela parte na universidade de jornalismo que fala sobre etica e o modo de agir com publico,me diaz aí qual a universidade top de voces?? que não ensinam que jornalista não pode fazer coisa do tipo! e se eu jogar na midia que voces estao fazendo reportagens sem bases,apenas opinião propria de um descrente no assunto, e mostrar os prints de voces fazendo bullyng nos leitores, a universidade top não falou disso??? que top em???

        1. Rapaz, o Sistema Solar dá uma volta em torno da Via Láctea a cada 250 milhões de anos mais ou menos. E dar uma volta no Universo ninguém dá, porque o Universo não tem centro. Acho que você tem lido demais sobre o calendário maia da mesma fonte. Tente algum estudioso de cultura maia da USP, ele pode te esclarecer melhor algumas dessas confusões. Sobre respostas a comentários, tenho por política sempre que possível responder quem comenta aqui, e com educação (e bom humor), mesmo que a pessoa escreva de forma truculenta.

          1. amigo, estou falando que os cálculos somados feitos pelos maias dão quase 7 mil anos, e usaram vénus como base…em nenhum momento falei que leva 7 mil anos para o sistema solar dar a volta na via lactea, falei somatorias de posicionamentos, dará quase 7 mil anos…

        2. hahahahahah bullying? sério mesmo? o print screen seria bem interessante mesmo, principalmente nesta parte:

          ROBERTO comentou em 15/10/13 at 5:59 pm
          “cara tu é muito igonrante…sobre o assunto…reporter ruim da porra…”

          Devo admitir, que classe!

          Você está fazendo todo o trabalho de ser humilhado publicamente sozinho 🙂

          1. HAHAHAHAHA BABA OVO! sabe o que mais me deixa feliz, [e saber que voce deveria ser daquelas que ficava sentada na roda na universidade, com o pessoal cabeça que gosta de legião urbana, e para se sentir bem, fica falando mal de tudo e de todos para ser a usper-vulgo intelectual, e q

          2. Preciso nem te conhecer para saber, tenho varias alunas assim….se nào usa oculos,vive com o cabelo preso, ou é muito bonita mais nunca consegue um namoro fixo,ou tem um e unico que acabou casando, ou vai se casar…Isso é bullyng…podia esta falando sobre sanatorio, de ser louco ou me poupe…não sou melhor que ninguem, to so te mostrando como se faz! kkkkkkkkkkkkkkkkk é bão irrita os outros??

        3. talvez não dê tempo de chegarmos ao próximo planeta sem destruirmos o nosso primeiro…

      2. Voce passa despercebida…e eu nasci para jogar fogo na lenha….tanto que voces estão aí comentando de mim…não como coadjuvante de alguem(como no seu caso)….sou o idiota, ou o babaca..mais não quelquer um….tanto que stou te irritando!! abra sua mente…nem tudo que te dizem é a verdade…nada te fez superior, ou melhor que alguem para ter a sua visão de algo, como o certo!! voce é tão desimportante quanto eu!

      1. voce ta interpretando a volta ao Sol ou a da galaxia? sabia que todo o nosso sistema esta em movimento? tipo todos planetas giram ao redor do sol, e tudo gira ao redor de ciclo,tudo junto um girando dentro do outro, so que o ciclo maior(universal) em que todo o sistema roda, galaxia. o periodo sinodico de venus é de 580 e tantos dias, eo periodo sideral é de 220 e poucos, o conhecimento maia do acompanhamento deste corpos celeste venus,é de em media 7 mil anos pois eles calcularam perfeitamente ,devido o seu angulo e a ligação com terra em sua gravidade(ressonancia) periodos até anterior ao que dizem a civilização existir,resumindo eles fizeram de forma exata os calculos baseados a venus e suas diferenças que ocorre a cada 240 e poucos anos e a posição que muda devido o grau de inclinação, que tem uma certa diferença por periodos,e eles sem universidade fizeram calculos que erram por minimos, um periodo completo de quase 7 mil anos.se voce somar quantas vezes eles fizeram um calculo que não é repetido e tem variações,da quase 7 mil,leia mais sobre o calendario!!sabia disso?? alias voces sabiam disso autor??? sabia que toda a base de calculos do calendario maia é venus??a via lactea não esta em ciclo?? não existe um lugar central no universo? porque calculamos a variação de distancia do Sol?? a distancia dele é permanente se referindo a terra??? tudo esta em movimento, e os maias tambem calcularam essas variações, baseadas a venus, repetindo calcularam tão bem, que é até dificil de acreditar quando se tem a cabeça quadrada. amigo, estou falando que os cálculos somados feitos pelos maias dão quase 7 mil anos, e usaram vénus como base…em nenhum momento falei que leva 7 mil anos para o sistema solar dar a volta na via lactea, falei somatorias de posicionamentos, dará quase 7 mil anos… leia antes direito…

        1. Caro Salvador, este Roberto só pode ser um pré-adolescente que passa o dia trollando na internet. Meus parabéns pela tua paciência, se a pagina fosse minha já teria exposto o IP deste apedeuta e o banido dos comentários.

    3. É sério mesmo??? kkkk…. Será Venus mais um planeta adotando a órbita imbecilíptica…kkk

    4. uau “…quem estuda feito eu os atros sabe que…” o quê seriam os “atros”?

      “…cara tu é muito igonrante…” o quê será “igonrante”?

      “…SABIA QUE VENUS LEVA 7 MIL ANOS PARA DAR A VOLTA COMPLETA NO UNIVERSO?” Claro que não sabia, e nunca saberei, e tu nunca saberás, e ele nunca saberá, e nós nunca saberemos! É tão estulto que não vale a pena comentar.

      Fui atrás de provas, falei com astrônomos e perguntei se VOCÊ estava errado.Todos falaram que sim. Que você está errado e riram na minha cara por fazer perguntas tão muares.

      Sei quem foi Enoque. Fumava com ele.

      Demorei para responder e li as 5 mil páginas. Elas só comprovaram que tu tem idéias azêmolas.

      Os maias e sumérios eram povos comuns, como os outros. Contribuiram para coisas válidas para a época -sumérios com cidades e escrita, etc…- mas não podem ser citados como referência para o conhecimento de hoje. Eles nem conseguiram evitar a própria extinção. NEM SOBREVIVER CONSEGUIRAM…

      Você escreveu ” MAIS NAO PESQUEISA…”, conseguiU fazer quatro erros com três palavras!!!!!!!! ONAGRO!!!!

      Trollzinho muar, azêmola, onagro.

      Como alguém consegue ter tantos distúrbios simultâneos? caso raro!

      1. ei, este comentario é uma resposta para o Roberto! Favor eliminá-lo ou colocá-lo no lugar certo para evitar mal entendido.

        Quanto ao artigo, é excelente. E eu admiro o Salvador, inteligente e com paciência imensa em tentar divulgar a Ciência, mesmo enfrentando hostilidades!

        Sou fã do excelente trabalho deste profissional Salvador Nogueira!

    5. Salvador, acho que esse Roberto não vai ler isto, porque o post é antigo, mas como esse pessoal místico escreve mal!!! Eu ouço de bom grado a qualquer pessoa que saiba se expressar, pois se a pessoa demonstra inteligência, talvez seus argumentos sejam bons. Mas essa gente, de cada 2 palavras que escrevem, 3 têm erros de grafia ou sintaxe…

      1. É, mas tenta encarar o Cícero, que tem português muito bom e no entanto quer me convencer da veracidade da arca de Noé… 😛

      2. Realmente o Salvador tem muita paciência com esse povo maluco surtado e analfabeto funcional (mas que é conhecedor de todos os segredos do universo!) Eu quero acreditar que esse Roberto seja apenas um adolescente troll, como foi comentado, mas fora ele, tem também essas pessoas como o derli, santista e julio entre outros, que escrevem bem, mas insistem em acreditar em coisas improváveis e até facilmente refutáveis, mas usam argumentos falaciosos e dúvidas como “O porque povos antigos conseguiam fazer isso, ou prever aquilo e etc?” Mas não pensam que eles também eram humanos e tinham a mesma capacidade mental e cognitiva que temos hoje, e dentre eles poderiam ter pródigios superdotados que conseguiram desvendar coisas que posteriomente na sociedade humana atual foram redescobertas, mas que ninguém consegue apenas saber quais os metodos foram utilizados por eles a época, bom… isso é só um achismo meu, mas acho mais provável eles terem descoberto coisas lançando mão de seu próprio intelecto do que histórias malucas contadas por ET’s que nunca mais foram vistos ou contactados!
        Pra mim acreditar nisso é a mesma coisa que quem acredita na explicação da biblia para a criação do mundo e do homem, elas fazem o mesmo sentido! (ou seja, nenhum sentido)

        Bom… no demais eu parabenizo o Salvador pela imensa paciência e compreensão em deixar esses malucos e leigos (como eu) falar sem restrições, pois acaba sendo até engraçado ler os comentários surtados desse povo, talvez outras pessoas não teriam tanta calma com a quantidade de teorias absurdas e ignorancia quanto você tem! Abraços.

    1. Bobagem, ele foi contemporâneo do próprio Einstein, e não adiantou porcaria nenhuma…

  30. Salvador, esse texto é uma joia. É muito bom saber que a ciência e o bom senso derrubam qualquer argumento fantasioso. Apenas o que é verdadeiro permanece. Aliás, milagres podem ser considerados como fenômenos não explicados pela ciência. Por exemplo, uma barra de ferro atravessa o crânio e o paciente sai novinho em folha do centro cirúrgico. Além do mais, para quem gosta de histórias espalhafatosas, tem a da quarta dimensão, explicada no livro Flat Land. Ah! O artigo mostrando que o homem foi a lua, foi o melhor, deixou muitos engenheiros a ver navios.

  31. Por mais inconcebível possível, sempre haverá pessoas disposta a acreditar em idéias totalmente absurdas, como por exemplo, viver de luz ou, mais recentemente, a VW do Brasil conseguiu vender 1200 Kombis pela bagatela de R$ 85.000,oo e os compradores achavam que estão fazendo o negócio do século. Realmente, o nível de credibilidade das pessoas é muito alto.

  32. Finalmente eu vi o planeta Nibiru. Ele aparece no filme “Star Trek – Alem da Escuridão”. kkkkkk

  33. Por isso que eu gosto daqui! Não costumo deixar comentários informais, mas…cara, mto bom!! huahuahuahah
    Tem um pessoal que assiste aquele “Alienígenas do Passado” na tv e outros derivados e se empolga. Aí tudo vira ETs, apocalispe e conspirações. Menos ciência hahahah
    Só falta ver a resposta do pessoal fã de Nibiru, aguardando ansiosamente pela argumentação!

  34. Levando-se em conta que Nibiru tem uma translação de 3.600 anos e que a última aparição dele foi a famosa “Estrela de Belém” no nascimento de Jesus, podemos concluir que por volta de 1.800 d.C. (Período Napoleônico), o planeta encontrava-se no seu mais afastando do nossa Estrela, o Sol, e somente no ano 3.600 d.C. ele estará cruzando o nosso campo visual novamente. E o fato dele passar pela Terra, não significa que ele colidirá com ela, apenas que poderá ou não ser visto nos nossos céus. Foi só recentemente que se descobriram nos TNOs. Imagine então um planeta que vai até o sistema estelar de Sírius e depois volta para o nosso. Não precisava o autor desse página fazer tanto escárnio assim. Ciência exige humildade e imaginação…

    1. Segundo o glorioso Sitchin, o “pai” do Nibiru, a passagem anterior foi por volta de 600 a.C. (e não no tempo de Jesus), e a próxima seria depois de 2.900 d.C. Mas, claro, você deve ter lido por aí que a Estrela de Belém era o Nibiru. Nessa estória, vale tudo.

      1. Prezado Salvador, esse cálculo sobre a última passagem de Nibiru é decisivo para entender a trajetória do mesmo. O autor do livro, por mais que fosse um renomado intérprete da extinta língua suméria pode perfeitamente ter errado nos cálculos da última passagem no planeta no momento de traduzir a passagem para o nosso calendário. Essas diferenças matemáticas também aconteceram na interpretação do Calendário Maia. Não vejo muita diferença entre o trabalho de interpretar a língua maia da língua suméria. Os equívocos podem acontecer tanto em um trabalho quanto noutro. De qualquer forma, a informação da Estrela de Belém “ter sido” Nibiru não está nos livro do Sitchin, e sim em livros “canalizados”. O povo é tão crente nos livros mediúnicos do Chico Xavier, pode tb emprestar a mesma credibilidade para os livros “canalizados”… No caso em questão, essa informação provem da obra “Agenda Pleiadiana”, uma obra canalizada norte-americana. Aqui no Brasil, fontes canalizadas seguras são as obras do engenheiro químico chileno Rodrigo Romo. Vale a pena vc pesquisar esses textos tb para ajudar a montar o quebra-cabeças cósmico… Obrigado!

  35. Existe tanta materia no espaço , porque qualquer um deles não poderia se chamar NIBIRU OU ATE MESMO PIRIQUITA???

  36. Nibiru até pode ser paranóia, mas estudem os antigos contos sumérios, tem muita coisa extraordinária e sem explicação…

    1. A História da humanidade se divide em duas etapas: o Politeísmo extraterrestre e a farsa Monoteísta (também extraterrestre).

  37. Nem sei da-onde tirei o nome de João. Olha ai Salvador. Voce esta deixando Nibiru irado. Alem disso, todos nibiruanos juraram, só de raiva, dar uma mijada em voce quando desembarcarem aqui no planeta. Eles vão descer la ovniodromo que o Valdon Varjão ex-prefeito de Barra do Garças mandou construir. Alem disso, eles avisam que a terra passará orbitar Nibiru, claro, depois de passar raspando e derrubando alguns dos predios maiores. Nesse momento, alguns nibiruanos mais afoitos, aproveitarão para descer de paraquedas aqui no planeta


    1. Cristiano,
      Rapáááá… toma cuidado!
      Trocar o nome de Salvador por João pode fazer parte da Síndrome de Nibiru.
      É algo mais ou menos parecido (mas não tem nada a ver) com as Dez pragas do Egito. Saca aquele lance? Rãs, piolhos, moscas, gafanhotos… Lá no mó desertão da Terra. O faraó não acreditava nas coisas… Começa assim…
      Não se brinca com os Nibirutas.
      Tá?!

  38. Olha ai João. Voce esta deixando Nibiru irado. Alem disso, todos nibiruanos juraram, só de raiva, dar uma mijada em voce quando desembarcarem aqui no planeta. Eles vão descer la ovniodromo que o Valdon Varjão ex-prefeito de Barra do Garças mandou construir. Alem disso, eles avisam que a terra passará orbitar Nibiru, claro, depois de passar raspando e derrubando alguns dos predios maiores. Nesse momento, alguns nibiruanos mais afoitos, aproveitarão para descer de paraquedas aqui no planeta.

  39. Salvador, sempre acompanho o seu blog e dos seu colega de profissão, se permite falar (Cássio Barbosa), acho de grande valia as informações a cerca de tanta baboseira que alguns malucos dissipam na internet. Um episódio que pode ser tão bonito ao ser observado, nos amedrontam com tanta, maluquice que inventam! Não suporto mais essas histórias apocalípitcas!! Ainda bem que existem pessoas sérias, em que podemos confiar as informações! Grande abraço!!

  40. Olá Salvador,

    Interessante notar que hipóteses como a do Planeta X ou a do segundo Sol (estrela Nêmesis) surgiram de maneira séria: a primeira como hipótese da existência de um planeta além de Netuno (foi procurando por ele que Lowell descobriu o outrora planeta Plutão) e a segunda para tentar explicar uma suposta periodicidade nas extinções em massa ocorridas na Terra. Obviamente, ambos propunham órbitas muito distantes, nada a ver com a órbita doida de Nibiru.

    Há que se ficar muito atento para a má fé das pessoas que lançam esses boatos. Certa vez, vi um site que divulgava fotos do Sol em outras faixas do espectro (feitas pelo satélite SOHO) como sendo fotos de Nibiru (ou Hercólobus, não sei). Os desavisados “caem” bonito!

    1. Exatamente! Eu já escrevi matérias sobre Nemesis, o “segundo sol de verdade”. Mas o pessoal se aproveita do desconhecimento para misturar fato e ficção. O triste é que as pessoas realmente ficam com medo. Já fui contatado por pessoas preocupadas, perguntando se deviam temer a vinda do Nibiru…

      1. O fato de retornar em 2900, não quer dizer que vá acontecer alguma coisa, como outras tantas vezes que passou e nada aconteceu.

        1. É claro que vai! Ou você acha que ele chegando no sistema solar próximo da Terra não nos afetaria?

        2. Júlio,

          Infelizmente, não tem jeito de “nada acontecer” com um planeta gigante passando pelo sistema solar interno a cada 3600 anos…

        3. Acho que os nabirutanos deveriam estar mais preocupados do que vocês. Já que eles vão passar por Júpiter, Saturno, Urano e Netuno… Vai ser muita sorte passar ileso.

  41. O que existe de demais levantar hipóteses? Mesmo que sejam infundadas, para ser contestada acho que primeiro deve-se provar o contrário, é assim que funciona na ciência. Se tão anormal a Terra nascer da colisão de dois astros, porque é tão aceitável a teoria do Big Bang? E a vida nascer de uma larva? Quando alguém realmente conhecer a origem, formação do Universo e seu destino, aí sim este estará apto a contestar qualquer teoria ou hipótese.

    1. A diferença é que a ciência se permite testar. A hipótese do Nibiru já foi descartada cientificamente. Quem insiste com ela não pode estar fazendo ciência, e sim alguma outra coisa.

      1. E você acha que o que está fazendo é ciência? Quais das 5 “provas” apresentadas foram realmente testadas(certificadas) por você? Acreditar no que leu ou ouviu por aí é fácil. Já li e ouvi que Papai Noel existe, que a evolução das espécies é verdadeira(Você viu a notícia recente sobre o crânio que encontraram?)…devo acreditar?

        1. Josean, é claro que não estou fazendo ciência; não sou cientista. Estou fazendo divulgação científica. Mas, claro, a ciência não é mero “ouvir dizer”. Cada coisa que eu “ouvi dizer” foi apresentada formalmente em documentos produzidos por cientistas, avaliados por outros cientistas, testados por outros cientistas e confirmados por outros cientistas. É verdade absoluta? Claro que não. Ciência não produz verdades absolutas. Se é isso que você procura, recomendo que busque uma religião que seja do seu gosto. Sobre os crânios recentes que encontraram de Homo erectus (eram 5), sim, eu li, e eles em nada impactam a teoria da evolução das espécies pela seleção natural. Abraço!

        2. Josean vc é um cara inteligente – gostei de seu comentário. Quem faz demagogia sobre esses assuntos é porque não tem informação verídica, comprovado por ele sobre o tema. Essas pessoas gostam apenas de comentar besteiras por que não acreditam em nada relativo ao tema. Essas pessoinhas não tem provas nem da mentira nem da verdade; como é que falam mal de determinado assunto se não tem provas reias de ser verdade ou mentira de algumas afirmações de pessoas gabaritadas para tal assunto. “Não querem saber sobre o assunto em jogo, mas querem fazer seus “comentários IDIOTAS” sem provar suas teses. Parabéns pelo seu bom senso e acredite que logo teremos revelações verdadeiras de pesquisadores que tem como provar essas revelações que viram e que mesmo assim comprovadamente desacreditaram.

    1. Falando serio agora, também acho um absurdo alguém pensar que essa história tenha cabimento. Quantos milhões de observadores apontam seus equipamentos todos os dias e ninguém nunca viu este planeta.

      1. Nós giramos ao redor do Sol a 100 mil km por hora, Nibiru a 40. ” Porém, quanto mais os astrônomos e astrofísicos (como Daniel Whitmire e John Matese, da Universidade da Luisiana) analisaram as possibilidades, mais se convenceram da existência de um planeta X, e não de uma “estrela da morte”. Depois de trabalhar com Thomas Chester, chefe da equipe de
        dados do IRAS, na seleção das transmissões em infravermelho, Daniel Whitmire anunciou, em maio de 1985:
        “Existe uma possibilidade de que a presença do planeta X já tenha sido registrada e que ele será descoberto
        a qualquer momento”. Jordin Kare, físico do Laboratório Lawrence Berkeley, sugeriu que o telescópio
        Schmidt, da Austrália, seja usado acoplado com um sistema de varredura por computador, denominado Star
        Cruncher, para esquadrinhar o céu do hemisfério Sul. Como disse Daniel Whitmire, se o planeta X não for
        localizado nessa região, “os astrônomos possivelmente terão de esperar pelo ano 2.600 para avistá-lo quando
        ele cruzar a eclíptica”.

        1. Julio. Entenda. Se tal planeta X existir ele não tem nada haver com Sumérios , ou Nibiru . E não vai afetar, nunca afetou e nunca afetará a vida na Terra. E não haverá vida lá. Só será um grande avanço da ciência .

      2. devemos pensar que sua órbita tenha um ângulo diferente, basta pensar o porque nas escolas ninguem ouviu falar dos sumérios, mais as tabuas existem, e como comprovar a existência das piramides,… é só bater a cabeça nas suas pedras e confirmar …

    2. Huahuhaua, adorei “nibirutas”. Tá no mesmo nível de “órbita imbecilíptica”, que vi em outro comentário. 🙂

  42. Desculpa, pessoal. Sem querer, quando fui postar, desativei os comentários. Agora está tudo normal. Foi mal pelo inconveniente.


    1. Salvador,

      Rapaaaai do céu…
      O que tem de neguim doidim solto pelaí, acreditando nas mais estapafúrdias parolices, não é brincadeira, não!!!
      Meu Jesuiscristinho dos céus celestiais! E a gente ainda acha que somos uma civilização desenvolvida!!!
      Se em algumas poucas coisas a humanidade está ‘voando alto’, em um montalhão de outras ainda não saimos dos cafundós das cavernas…
      Em crendices, então, nem se diga.
      Fiat Lux!

      Abrs.
      Elcio

      1. Rapaz, quer os bastidores? Preparei o texto ontem e deixei agendado para hoje, 7h10. Normalmente preciso acordar depois que ele publica para sugerir o texto para as homes do UOL e da Folha por e-mail, e hoje calhei de acordar 6h50. Em vez de passar 20 minutos esperando, resolvi forçar a publicação um pouquinho mais cedo, e para isso usei um iPad. Abri o WordPress, cliquei em Edição rápida, e com um dedo muito maior do que as marcações na tela, tentei apertar no horário do agendamento. Acabei por acidente desclicando a caixa “Permitir comentários”. Nem vi. Só reparei depois que recebi uma mensagem via Facebook de que estava censurando comentários negativos… aí vim consertar. Uma pena, porque perdemos a oportunidade de uma boa discussão. Espero que não tenha sido tarde demais. Abraço!

    2. A questão é a seguinte… Tem pessoas ridiculas que criam falsa sensação de panico pra lucrar em cima disso dizendo que o fim do mundo ta chegando, que devem dar seu dinheiro pra eles para se salvarem e bla bla bla. Se ETs existem? Existem sim pq com bilhões de planetas(e até mais) no universo não tem como só a Terra ter vida, mas ficar inventando de planetas errantes que virão destruir a Terra já é demais. Riscos temos com tempestades solares, asteroides e mais comum ainda com armas de destruição em massa. Não precisamos que lunáticos fiquem inventando teorias absurdas dizendo que o mundo vai acabar todo final de ano né?

        1. CONCORDO COM VC. SOBRE OUTRAS VIDAS OUTROS MUNDO. E MAIS, NAO TEM SEGUNDO SOL, NIBIRU VINDO E NEM COMETA NAO TEM MRDA NENHUMA, TUDO ISSO É UMA PALHAÇADA DAS GROSSAS, P. NOS DISTRAIR ENQUANTO A ECONOMIA, SAÚDE E EDUCAÇÃO, DECOLAM NUM POÇO DE LAMAS, DEIXANDO AS PESSOAS CADA VEZ MAIS MISERÁVEI E SOZINHAS. JÁ OERCEBERAM QUE NA REALIDADE ESTAMOS DESGOVERNADOS.

        1. tem muito lunático graduado por ae, ALIENADOS lendo e aceitando tudo que a mídia diz. Plugado no sistema achando que esta no show da xuxa acreditando em PAPAI NOEL, que não existe a Nova Ordem Mundial que acredita FIELMENTE que o Homem foi na lua.
          Achei muito interessante o autor da matéria usar seu básico conhecimento para CONCLUIR a razão de não haver vida no TAL planeta citado, mas da mesma forma considera que o “HOMEM foi a LUA” saiu pra fora da nave com aquela roupitiiiiaa olhou para o SOL com aquele visor de motoqueiro recebeu toda a radiação do sol e não sofreu qualquer dano e ainda tirou fotos com um máquina KODAK de FILME sim aquela que tem que revelar extremamente sensível a LUZ. No rótulo de recomendações dos filmes a orientação citava CUIDADO e que este seria sensível a luz do SOL, hora sensível a LUZ do SOL na Terra com toda a proteção de atmosfera ESTRATOSFERA PUTAQPARIUESFERA lá do espaço a radiação solar comendo solta iria funcionar?
          Depois dessa só assistindo A PRAÇA É NOSSA pra relaxar kkkkkkkkkkkk

          1. a mídia esta é escondendo tudo. ou voce ve todo dia eles falando do que acontece fora dos seus olhos?

        2. meus querido eu só tenho a dizer uma coisa ,se os cientistas ,estudasse a biblia eles estaria mais adiantado , sobre o que pode acontecer com a terra , só uma perguntinha pra todos vocês sem saber suas idades ,quantas vezes vocês ja ouviram falar em sunami durante as suas vidas ? a biblia diz q as nações se angustiarão com o bramido do mar e de suas ondas , a biblia tambem diz sobre algo q algo como uma roxa caira sobre a terra ardendo como fogo….

        3. meus querido eu só tenho a dizer uma coisa ,se os cientistas ,estudasse a biblia eles estaria mais adiantado , sobre o que pode acontecer com a terra , só uma perguntinha pra todos vocês sem saber suas idades ,quantas vezes vocês ja ouviram falar em sunami durante as suas vidas ? a biblia diz q as nações se angustiarão com o bramido do mar e de suas ondas , a biblia tambem diz sobre algo q algo como uma roxa caira sobre a terra ardendo como fogo…sobre esse algo como uma roxa esta em apocalipse.

          1. Jucemar, tem muito cientista estudando a Bíblia. São os linguistas, os arqueólogos, os historiadores… infelizmente nunca vi um linguista escrever um bom trabalho de astronomia. 😛

      1. O mais engraçado é que a Terra é sempre o alvo. E se por acaso invertêssemos a história e a Terra fosse o planeta mal que vai colidir com o outro? Nunca fiquei sabendo de uma história desse tipo, onde a raça humana é a vilã-mor das galáxias.

    3. O amigo tem razão em muitas das colocações feitas, mas a separação do joio e do trigo que se adianta se dará exilando os espiritos endurecidos no mal em planetas que ainda estão em fazes primitivas de evolução, o tal nibiru é um dos planetas, se ele trará revoluções ao orbe terrestre não sabemos, mas que ai ai…

    4. Bom Salvador, tudo que você falou é muito plausível, mas uma coisa não está batendo. Você disse que a tal TARJA PRETA do espaço que aparece por exemplo no GOOGLE EARTH é por causa de alguns funcionários da NASA que estão de férias? Isso não tem lógica, afinal, quando trabalhamos em qualquer empresa e saímos de férias sempre haverá alguém pra nos substituir e fazer aquela determinada função.

      1. Eu nunca disse isso. O “buraco” na imagem é resultado da imperfeição do software que combina as diferentes imagens do céu num mosaico.

          1. claro né assim a claridade do sól não atrapalha os trabalhos kkkkkkk lembra q para nos olhar pro sól seria bom nos usar uma folha de rx kkkkkkkk

        1. Não tenho o hábito de comentar, apenas ler. Mas, diante disto que acabei de ver… Comprova-se: a turma não consegue ler e interpretar ao mesmo tempo. Por isso, muita gente é presa fácil para os oportunistas trvavestios de historiadores, pesquisadores escritores e afins..

    5. isso as pessoas realmente abusam das informações,mas tb temos que reconhecer que tudo pode acontecer.o espaço é um lugar inigmatico e perigoso então devemos ficar atentos tudo no momento.andei pesquisando e muitas coisas estão acontecendo.por exemplo,7 vulcões entraram em erupção simutâneamente.bom minha opinião

    6. Pode ser que a Estrela de Barnard venha por um buraco de minhoca. Se Deus existe, Ele é muito poderoso e pode criar um atalho espacial. Por enquanto, essa estrela está a 6
      anos-luz. Depois que essa estrela cumprir a sua missão divina de destruir a Humanidade malvada, ela volta por um buraco de minhoca para o mesmo lugar a 6 ano-luz. Por enquanto, a Ciência nega, mas Rabolu está a frente da Ciência. Quem está a frente da Ciência nega a Ciência e depois a Ciência concorda.

      1. Se Deus existe, ele dificilmente precisaria da Estrela de Barnard para destruir a malva humanidade… 😛
        Como diria meu personagem favorito: “What does God need with a starship?”

        1. Caro Salvador,adoro ler seus comentáros.Mas uma catástrofe cósmica não poderia acontecer a qualquer momento sem q o homen pudesse prever?abraços

          1. Sim, uma catástrofe pode acontecer a qualquer momento. Um planeta desgarrado voando pelo espaço pode até vir a colidir conosco (embora não sem que o vejamos muito antes do impacto). Um asteroide pode colidir sem aviso. Uma estrela próxima pode virar supernova e disparar uma rajada fatal de raios gama na direção da Terra. Mas o Nibiru, tal qual descrito, é uma impossibilidade astronômica.

        1. Beberrões, em acidentes de trânsito, matam, incapacitam, aleijam só no Brasil cerca de cem mil pessoas por ano. Tudo isso por ignorarem as leis da física.
          Ter amor ao próximo e pensar num país ideal e justo só para gênios.

          Tem gente que sequer conhece as órbitas e posições dos planetas no nosso sistema solar e ficam escrevendo idiotices! Parabéns!

      1. Daniel, o pequeno snippet na CNN menciona uma matéria no jornal britânico “Independent”. Fui atrás e achei. Trata-se de uma reportagem de 2011 (http://www.independent.co.uk/news/science/up-telescope-search-begins-for-giant-new-planet-2213119.html) sobre uma hipótese conhecida como Tyche. Dá para ver que é a mesma coisa porque ambos mencionam uma massa 4 vezes a de Júpiter. Note que Tyche é uma hipótese científica válida, pois esse suposto planeta ou anã marrom teria uma órbita imensa, mas ainda assim sempre externa aos planetas conhecidos. Nada como a suposta órbita de Nibiru, que é elíptica e traria ele para dentro do sistema. A mesma reportagem menciona os dados do satélite Wise, da Nasa, que poderiam ter evidência desse corpo. Mas nada até agora foi encontrado. Tyche segue sendo uma hipótese científica não confirmada. E Nibiru continua sendo uma mentira, como o uso distorcido do material da CNN faz sugerir… 😉

    7. Srs

      Com relação as 5 provas tenho alguns comentários relacionados as “provas” 3 e 4

      3 – Se Nibiru existisse seria inabitável.

      Isso não prova nada, hj os seres humanos habitam a Antartica, Alaska, Siberia etc..

      4 – A órbita de Nibiru é instável

      Achei interessante, porque o autor quando diz que sua órbita é instável ele confirma a existência do tal planeta ao invés de negá-la.

      1. Sim, mas os nibirutas tiveram de evoluir em Nibiru. Os terráqueos só conseguem habitar a Antártida porque desenvolveram tecnologia para isso. E mesmo assim nem gostam tanto. Se Nibiru existisse, seria bem mais inóspito que a Antártida. E todos os animais da fauna nibiruta teriam de sobreviver a essas condições. E quando eu digo que a órbita é instável, quero dizer que Nibiru pode ter existido na formação do Sistema Solar, 4,6 bilhões de anos atrás, mas em uns poucos milhões de anos seria atirado no Sol ou para fora do sistema, sem deixar vestígios. Hoje em dia, sem chance para os nibirutas! Abraços!

        1. E se o nosso sistema for binário (Nêmesis/Tyche), não justificaria sua elíptica e daria estabilidade?

          1. Nunca vi ninguém fazer as contas, mas intuitivamente desconfio que tornaria tudo ainda pior. 😛

    8. tenho pesquisado bastante a respeito de nibiru, e possível que ele realmente exista, é uma boa explicação para o cinturão de asteroides, mais só vou acreditar no dia que eu ver ele no céu…

        1. É artefato produzido pela luz solar refletida dentro da câmera. Não é um objeto real. Tanto que fotos diferentes revelam o “objeto” em locais diferentes…

Comments are closed.