A busca por vida em Kapteyn b

Em 15 anos devemos ter tecnologia para procurar sinais de vida em Kapteyn b, o planeta recém-descoberto a 13 anos-luz de distância que é quase tão velho quanto o próprio Universo e pode em tese preservar água em estado líquido em sua superfície. Pelo menos, foi o que me disse o astrônomo finlandês Mikko Tuomi, da Universidade de Hertfordshire, no Reino Unido.

Ilustração compara os portes de Kapteyn b e do nosso pálido ponto azul (Crédito: PHL/Divulgação)
Ilustração compara os portes de Kapteyn b e do nosso pálido ponto azul (Crédito: PHL/Divulgação)

Ele é um dos autores do trabalho publicado ontem no periódico “Monthly Notices of the Royal Astronomical Society”, onde estão descritos os métodos da descoberta. Para detectar os planetas da Estrela de Kapteyn, os cientistas mediram o pequeno movimento que ela faz para lá e para cá, conforme os mundos que orbitam em torno dela a atraem gravitacionalmente. No entanto, se o objetivo for procurar sinais de vida, será preciso observar diretamente o planeta, ou seja, detectar a luz que vem dele.

“Esse estudo irá depender de imageamento direto, e a estrela é um alvo perfeito por conta de sua proximidade e baixa luminosidade, que nos permitiria estudar os planetas no futuro”, disse Tuomi ao Mensageiro Sideral.

Certo, mas temos instrumentos agora para fazer essa observação? De acordo com o finlandês, não. Embora duas câmeras para imageamento direto de planetas fora do Sistema Solar estejam em operação nos observatórios Gemini e VLT, elas não teriam ainda a sensibilidade exigida para captar luz vinda dos planetas de Kapteyn. “Telescópios espaciais serão necessários para isso”, diz Tuomi. “Entretanto, eu permaneço otimista e acredito que em coisa de 15 anos um imageamento desses será possível.”

Ao captar a luz direta de um planeta, é possível analisar seu espectro e identificar a composição atmosférica, por exemplo. Sinais de oxigênio molecular, metano e vapor d’água seriam bons indícios de vida. E talvez fosse possível até buscar traços de moléculas ligadas diretamente à vida, como a clorofila. A astrobióloga Claudia Lage, da UFRJ, trabalha atualmente em modelagens dessas bioassinaturas.

ANTES DISSO

Se você ficou frustrado com uma espera de 15 anos, reacenda suas esperanças. De fato, teremos de aguardar isso ou mais para analisar a luz de planetas que exigem imageamento direto, como os de Kapteyn. Contudo, para sistemas em que o planeta passa à frente de sua estrela com relação a observadores no Sistema Solar, a história é outra. Nesses casos, é possível colher a assinatura de luz da própria estrela, no momento em que o planeta está transitando à frente dela. Alguns dos raios luminosos atravessarão as bordas da atmosfera planetária e chegarão até nós, carregando os sinais que tanto procuramos.

Por isso, em 2017 a Nasa vai lançar um novo satélite caçador de planetas chamado Tess. Ele deve identificar os mil planetas rochosos possivelmente habitáveis mais próximos do Sistema Solar, que sejam adequados a esse monitoramento posterior. Então, o Telescópio Espacial James Webb, sucessor do Hubble marcado para voar em 2018, poderá buscar as tais bioassinaturas nesses mundos.

O que já está bom vai ficar melhor ao longo da próxima década. Em 20 anos provavelmente saberemos a resposta a uma pergunta que tortura a humanidade há séculos: estamos sós no Universo? Quem viver, verá.

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook

Comentários

  1. Salvador? Boa tarde!
    Não sou da área, então desculpe a falta de informação, mas fico me perguntando qual a dificuldade tecnológica de, por exemplo, um desses módulos que foram utilizados para pousar na lua com tripulação, não terem a capacidade de se locomoverem, levando a tripulação à, ao menos, alguns kms do ponto de pouso, facilitando e ampliando a exploração desses outros mundos? É problema de combustível??? ou o q? obrigado!!!

    1. É sim. Ele vai com combustível contado para descer e depois subir de volta. O jeito mais prático de ir de um ponto a outro na Lua é com jipe mesmo, como fizeram nas missões Apollo. Em Marte, com atmosfera, dá até pra imaginar um módulo que decole e pouse múltiplas vezes, porque é mais fácil produzir combustível localmente.

  2. Salvador,

    Qual seria o ganho se as antenas do projeto SETI, que ficam na Califórnia alcançassem Kapteyn b?

    Parabéns pelo blog e especialmente a algumas respostas dos comentários, difícil é dizem onde me divirto mais.

    Abs!

    1. Marley, não faço ideia dos números específicos, mas sei que o ATA pode captar transmissões com a potência de Arecibo num raio de 100 anos-luz, se não me engano. Abraço!

      1. Entendi, seria uma bela tentativa.

        Aproveitando, há alguma novidade nos céus do fds para se observar com binóculo 15x70mm?

        1. Nada em particular. A Lua está num crescente bonito, um pouquinho mais da metade cheia, Júpiter você encontra no começo da noite, na direção em que o Sol se põe, e Marte um pouco mais para cima. Pouco antes do nascente, Vênus brilha com tudo no leste.

          1. Booaaaa… Vênus!!!

            Todos os outros eu tenho observado por esses dias, mas Vênus fica mais difícil pq estou acordando junto com ele pra trabalhar!!

            Grande abs e até a próxima!

      2. The Allen Telescope Array (ATA), esse projeto voltou à ativa?

        ajudaria e muito, é preciso uma sensibilidade monstra e muito processamento para ter certeza, quem sabe um dia se decodifica uma mensagem alienígena.

        1. O ATA está operando. Parou em 2011 por falta de grana, mas voltou a operar seis meses depois. Recentemente, ele tentou escutar algo do Kepler-186f. Nada foi detectado.

  3. Eu, o Lúcifer, o Belzebu e o Trambulhão Fumegão estamos concorrendo em uma votação para a nova filial em Kapteyn b.

    Atenção turma do blog, conto com seu voto. Se você der-me seu voto, eu prometo umas facilidades boas quando nos encontrarmos. Que vai ser logo, logo!

    1. Satanás, tou contigo e não abro, mas meu voto vai pra Eu (como soa estranho…), que esta sempre tentando mandar mais gente pra sua terrinha! Na boa, claro…

      1. Karin, obrigado pela consideração e lembrança, mas eu apenas sugiro que algumas pessoas (aquelas que só servem para desperdiçar espaço útil no planeta) adiantem o encontro.. aí cabe a cada um como indivíduo aceitar ou não.

        😀

      2. Karin, lembrarei da tua boa vontade. Terás regalias. Me conhecerás pessoalmente e ao meu invencível poder de sedução. O Eu é forte, nem eu mexo com o Eu. Até eu aprecio o que o Eu escreve. Mas saibam que Eu não sou eu.

        No entanto quem me envia TODOS é o Juiz Justo e Bom (meu respeito). Você sabe, ninguém escapa de mim. TODOS vem a mim através da inveja, cobiça, vaidade e luxúria. Dizem que se arrependem, mas destes pecados o arrependimento nunca é verdadeiro, portanto Ele (meu respeito) envia TODOS a mim. TODOS. Ele sabe quando o arrependimento é falso e condena pela falsidade. Não sobra um.

        Só como informação o Trambulhão Fumegão ganhou a eleição. Já instalou a filial. Com isto eu vou perder alguns bilhões de vassalos. Quem mandou não votarem em mim. Eu sou muito mais legal. Neste momento eu até estou patrocinando um torneio de pesca submarina na lua Europa! Sou light. Até deixo alguns dos meus mais fiéis seguidores gritarem contra mim para benefício próprio (deles e meu, no fim).

  4. Salvador, tenho que te dizer….

    Seu blog causa ávidas discussões geeks em uma divisão de “curiosos em sistemas de segurança” dentro de um lugar do governo federal 😉

    Parabéns! Keep Going…

    1. Rapaz, pede pra eles ajudarem a empurrar o programa espacial brasileiro! 🙂
      Abraço!

      1. Salvador!!

        Fazemos nosso melhor para proteger.
        É nossa maneira de “empurrar” 🙂

        Pergunta que atormenta alguns de nos :

        http://www.gizmag.com/nuclear-fusion-power-2020-crowdfunding/32058/

        Existem projetos “não ortodoxos” de geração de energia, tipo esse acima, ou fusão a frio. Em quase todos eles afirmam caso seja bem sucedidos, podem acelerar a ida a Marte em algumas semanas.

        Deixando de fora a discussão da energia em si, como isso seria possível? Existe um limite para acelerar uma nave no espaço? Ou tento energia suficiente não a limite (exceto da vel. da Luz). ?

        No caso desse link acima se ir para Marte levaria 3 semanas, para o kapteyn b levaria ?

        54 68 65 20 61 6e 73 77 65 72 20 69 73 20 6f 75 74 20 74 68 65 72 65

        1. Fusão ajudaria a encurtar o voo a Marte, claro, mas não precisaríamos esperar. Em tese, motores nucleares movidos a fissão já poderiam fazer maravilhas. Dê um Google em NERVA, por exemplo, e descubra que podíamos ter missões tripuladas a Marte em tempo bem mais curto nos anos 70! Aproveite e veja o Project Orion, que usava bomba atômica para propelir a espaçonave. Até mesmo sondas não-tripuladas interestelares seriam possíveis! Com combustão química, contudo, ficamos bem limitados. Talvez com propulsão iônica e de plasma possamos obter desempenho melhor que o atual, mas aí precisaremos de eletricidade fornecida por um reator nuclear (de fissão ou fusão). Falo bastante disso no meu primeiro livro, “Rumo ao infinito”. Abraço!

      2. Pô, Salvador. O Brasil bateu o recorde de enviar gente ao espaço com um único lançador.

  5. Acho que deveríamos enviar a ISS pra lá. Mas duvido já que o brasil dos petralhas não honrou a sua parte no projeto. Quem sabe os chineses consigam. Feijoada!

  6. Sempre que vejo as pessoas se referirem a comunicação entre grandes distancias, elas usam a velocidade da luz, porém acredito que a velocidade da luza possa ser facilmente vencida pelo teletransporte. A ciência já conseguiu realizar o feito, claro que ainda em pequena escala, porém com tantos avanços tecnológicos em tão pouco anos, não é difícil em breve o teletransporte está operando. Tem ate um link de um dos sites que li sobre o tema.

    Peço licença Salvador para postar o link.

    http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/teletransporte-pode-ser-realidade-mas-nao-como-voce-pensa

    Vlw e parabéns pela matéria.

  7. Salvador,

    tenho acompanhado seus textos e seus trabalhos desde o inicio do ano. Vejo que passas muito conhecimento científico para nós, e é bom saber que existe alguém, aqui do Brasil fazendo isso. Quero te dar os parabéns pelo excelente trabalho que tens feito e continue assim, nos trazendo artigos interessantes.

  8. Salvador, um abraço amigo.

    Qual a rotação que ele faz em torno de si mesmo? Já conseguiram medir?

    1. Não mediram, Ralph, mas a essa distância, tende a estar gravitacionalmente travado. Então, deve ter o dia e o ano com a mesma duração — 48 dias terrestres.

  9. Olá, Salvador! Acompanho seu blog e acho fascinante o conteúdo que você traz para nós. Sou um grande fã do tema e é bom poder acessar material em português a respeito, que é bastante escasso. A respeito disso, ontem, lendo o conto Sad Kapteyn que você divulgou alguns posts atrás, e justamente motivado pela já mencionada escassez de material em português, resolvi traduzir o texto. Ficaria alegre de colocá-lo aqui nos comentários e só não o fiz ainda pois achei melhor entrar em contato com o autor e pedir autorização antes. Assim que eles retornarem com a liberação, eu posto. Grande abraço e muito obrigado por seu trabalho.

    1. Rodrigo, bacana! Já teve gente traduzindo, mas sem o mesmo cuidado de pedir autorização. Se o Reynolds autorizar, de repente publicamos até como post. 😉
      Abraço!

      1. Olá, Salvador! Meu nome é Rodrigo e em Junho eu lhe contei sobre a iniciativa de traduzir o conto Alastair Reynolds sobre Kapteyn b. Você lembra? Conseguimos terminar a tradução e temos a permissão dele. Me avise se tiver interesse para que eu a mande, e me indique como prefere fazer isso.
        Obrigado!

  10. Eu acho que a tecnologia desses observatório é derivada dos satélites espiões – olha só: o Hubbel deveria ser lançado lá por 86, só que 10anos antes já existia um tal KH-11 com espelho de 2,3 metros que funcionou até 1995. A NASA já recebeu dois HUBBLES que não foram aproveitados o NRO-1 e o NRO-2 e já foi noticiado o lamçamento de um tal Moire, satélite espião de 20,7 m de lente feita com plástico no lugar de vidro. Eu acho que daqui a alguns anos um derivado desse moire var ser o verdadeiro sucessos do Hubble, já que o JWST é um teléscópio infravermelho. Pena que os curiosos tenha que esperar até que a tecnologia fique ultrapassada e seja usada para fins de pesquisa…

  11. Esse poste respondeu minha indagação no anterior. Valeu. Espero mesmo estar vivo p ver!

    Se para planetas mais próximos o tempo de espera é de 15 anos, então para os distantes, como os descobertos pelo Kepler, vai-se um século até que tenhamos tecnologia. Ainda bem que acharam esse aqui perto rsrs

  12. Como vai amigo Salvador,

    Notícia fascinante como dizia um Vulcano. Isso dá mais vontade de tentar descobrir algo mais, com certeza teremos tecnologia sendo aplicada em menos tempo do que imaginamos.
    No campo da especulação, ser um planeta mais velho que a Terra nos leva a imaginar muitas coisas: se teve condições de vida que forma de vida que teria surgido? se alguma espécie evoluiu a ponto de produzir uma civilização tecnológica ou se partiu para outro caminho que não precise disso, uma vida integrada totalmente a natureza ou mesmo tenham se auto destruído ou deixado o planeta por algum motivo, largando apenas resquícios de monumentos. Que transformações passou o planeta para sabermos se levou a destruição de formas de vida ou transformação das mesmas para sobreviverem? Mil possibilidades.

    Mas fica a dúvida: se eles desenvolveram tecnologia, pelo menos semelhante a nossa, não teriam descoberto a Terra com possibilidade de vida como nós fizemos? Não teriam tentado descobrir se haveria civilização, uma inteligência ou mesmo vir aqui?
    É possível que tenha acontecido milhões ou milhares de anos e não teriam obtido resposta? Mas por que não captamos nada? Teríamos que estar apontados para região tempo o bastante para que uma transmissão passe? Se for assim, as possibilidades são pequenas de sucesso, um tiro no escuro.

    A luz que vemos dos aparelhos é do planeta há 13 anos atrás, não é isso? Então dá para se ter uma ideia de como ele está hoje e o que pode ter ocorrido em seu estágio de evolução assim como a estrela. Vamos aguardar para mais novidades.

    Abs.

  13. Salvador,

    O que você me diz do “paradoxo de Fermi”?

    “Os aparentes tamanho e idade do universo sugerem que muitas civilizações extraterrestres tecnologicamente deveriam existir. Entretanto, esta hipótese parece inconsistente com a falta de evidência observacional para suportá-la.”

    Ou mesmo a versão “forte”:

    “Por que nós não vemos nenhum sinal de vida extraterrestre inteligente, já que uma civilização suficientemente avançada poderia ser potencialmente observada por uma significante fração do universo observável?”

    1. Acho que ainda não sabemos a resposta ao paradoxo. Talvez civilizações sejam comuns, mas se autodestruam sempre. Talvez sejam raras. Talvez não exista outra. Talvez elas sejam comuns e evitem contato formal com a Terra. Talvez elas sejam comuns e expliquem os casos de. OVNI. Talvez elas já tenham passado o estágio de comunicação por rádio. Talvez se comuniquem por rádio, mas são raras. Vai saber?

      1. Paradoxo do tempo em que ainda não se sabia da existência de outros planetas não tem valor, agora e’ preciso ter dados para se afirmar qualquer coisa e o resto e’ Xute – viu?

        1. Não entendi seu comentário. O Paradoxo não traz uma explicação, portanto não está chutando nada. O Paradoxo apenas coloca uma pergunta, baseada no que deveria se esperar caso as civilizações avançadas fossem realmente comuns por ai.

          1. Pois é… pela antiguidade desse planeta (nasceu quase junto com o big-bang) e pela lógica, deveria haver muita vida variada e inteligente ali…!

          2. “Deveria” presume que entendemos o que é preciso para vida complexa e inteligente florescer. “Poderia” é a palavra correta. Por exemplo: se um ciclo de dia e noite não for importante para vida complexa, isso ajuda Kapteyn b a ter vida complexa. Se esse ciclo for importante, provavelmente Kapteyn b nunca teve vida complexa. E não sabemos se isso é importante ou não. (Tendo a crer que não, uma vez que existe vida complexa na Terra que vive no fundo do oceano e não se importa se é dia ou noite lá em cima, mas não dá para saber com certeza.)

          3. Para vida na superfície, não somente os ciclos são importantes, mas inúmeros outros processos.

            O fato que podemos deduzir é que nossa Terra é um planeta singular, peculiar, especial com metais pesados, com rica e multiforme vida, bem diferente de seus vizinhos e outros mais além como este aí.
            Isso evidencia o forte princípio antrópico.

            Mas é possível achar alguns com vírus alienígenas, quem sabe…

          4. porque o paradoxo foi elaborado em um momento em que não havia dados, de certa forma apenas houve um exercício mental para contorna-lo, vez que é uma contradição, em algumas respostas podemos ter parte da verdade (que ainda não sabemos).

      2. Grande Salvador,

        Sou um ignorante, mas acredito que a autodestruição seja inevitável. Estamos caminhando para lá com o esgotamento dos recursos e a poluição. Não teremos tempo de alcançar as estrelas. Pereceremos antes! É por isso que creio que jamais haverá contato entre culturas inteligentes!

  14. Salvador, uma dúvida: supondo uma civilização em grau evolutivo parecido com o nosso, com a tecnologia atual, é possível intercomunicação? Abs

      1. E’ sim muito difícil, o sinal enfraquece com a distância e precisa de um sistema de detecção muito bom

          1. eu vi, não sei onde, que uns 0,3 anos-luz é a distância máxima de detecção estimada, mas o problema pode ser mais embaixo.

            civilizações em ritmo de crescimento aumentam o consumo de energia e criam um campo de detecção até um certo ponto, veja que é mais fácil encontrar estrelas porque sua energia é muito elevada e dura um tempo longo.

            a energia desprendida por uma civilização como a nossa é muito baixa e não é direcionada, com o tempo, mesmo que haja um aumento crítico, chegaremos a um ponto onde será impossível evoluir sem reduzir o consumo e a tecnologia pode começar a contribuir para a redução do consumo na medida que novas técnicas de comunicação forem surgindo.

            se lá fora existem civilizações evoluídas, talvez usem protocolos diferentes de dados e a busca do SETI foi equivocada, e isto já é levado em conta por eles.

            uma vez eu vi uma pesquisadora comentando sua busca em uma antena e a dificuldade encontrada, não se sabia se era o que aparentava em termos de um detecção de transmissão numa nave alienígena ou algum satélite terrestre, isso porque os recursos técnicos não evoluíram muito ou não estavam disponíveis os que seriam adequados para a investigação, além do tempo de disponibilidade curto.

            mas ao que pude ver, o SETI já desconfia de estar ouvindo algumas transmissões, mas sem a devida certeza, vira nada.

        1. José veja os sinais das Voyagers; gastam cerca de 16 ou 17 horas para atingir a Terra e outros tantos da Terra para as sondas, daí não ser possível um comando de “emergência”. Os transmissores que equipam as Voyagers não tem sequer 1Watt de potência de saída. Nos “bons tempos” em que usei rádios na faixa do cidadão (27MHz) eu fiz contatos com a Europa, norte e nordeste brasileiro com miseráveis 5Watt e sem antenas especiais além do que estava instalado no meu velho Passat TS e a partir de Sampa.

          1. mas aí estamos falando de sinal direcionado e com protocolos de comunicação conhecidos, ou seja, você me entende porque uso o protocolo conhecido: a língua portuguesa local (brasil, ou português brasileiro). Se eu começar a usar uma linguagem diferente você terá de procurar esse protocolo ou não irá entender.

            além do mais, essas sondas sequer chegaram a 1 ano-luz. Mas o pouco que já atingiram vem tornando a comunicação mais difícil, ou a missão continuaria da mesma forma que do seu início, hoje ela vem sendo adaptada a nova realidade e vem contribuindo também para entender o motivo da dificuldade de transmissão em longas distâncias.

    1. Em comunicação via rádio, existe um tipo de onda eletromagnética chamada de TEM (transversal eletromagnética). Este tipo de onda é não dissipativa, ou seja, não perde potência com o quadrado da distância e poderia viajar centenas de anos luz até nós. O enfraquecimento se dá por absorção por objetos no caminho ou a poeira interestelar. O problema é que se trata de uma onda totalmente direcional, assim como o laser. Ou seja, o extra terrestre teria que estar apontando a antena intencionalmente para nós, da mesma forma, caso tentasse a comunicação via laser. Como estas duas formas de comunicação estão limitadas à velocidade da luz, uma civilização avançada provavelmente não as adotaria para comunicação interestelar. Se existem, devem adotar algo que nós ainda não conhecemos. Se sabem que estamos aqui e que não temos esta nova tecnologia, acho improvável que lançassem um sinal esperando uma resposta para dali a 200 anos, por exemplo. Nesta linha de raciocínio tudo aponta para a raridade destas civilizações ou mesmo sua inexistência. Ou ainda muito otimismo nosso em relação às possibilidades tecnológicas futuras.

        1. Sim,

          Coincidentemente eu fiz um comentário aqui no blog do Salvador ontem a respeito deste assunto. A princípio, duas “partículas irmãs” poderiam estar afastadas anos luz e uma responder instantaneamente a um estímulo feito na outra. Seria a forma ideal para comunicação interestelar. O SETI deveria começar a procurar sinais inteligentes nas propriedades quânticas da matéria…..

          1. As notícias não são promissoras, as partículas emaranhadas “nascem” juntas, ou melhor, são separadas fisicamente de um mesmo átomo, tem-se que levar uma delas até a ponta de transcepção, ou seja, viajar com ela.
            E outra, elas mantêm o princípio da causalidade, ou seja, a informação extraída por esse método obedece a velocidade da luz.

          2. As partículas emaranhadas já podem existir e ter se formado junto com o universo. Na verdade teríamos que “sintonizar” partículas irmãs de alguma presente aqui na terra, que estivesse no sistema com o qual queremos nos comunicar. Mas se a resposta ao impulso provocado aqui se limitar pela velocidade da luz para se manifestar lá…realmente nada feito.

          3. Lendo artigos recentes, a esperança ainda existe. Os cientistas falam em resposta “instantânea” mesmo quando as partículas estão separadas por anos luz….Só não provaram ainda. Mas cogita-se esta hipótese… 🙂

          4. O problema todo com isso é que, para fazer essa transmissão, você primeiro precisa emaranhar (entangle) as partículas, e aí elas precisam estar juntas. Então você precisa mandar a partícula para longe. E ela não pode viajar mais depressa que a luz. Então, mesmo que o teleporte quântico se dê de forma instantânea, isso não viabiliza comunicação mais depressa que a luz.

          5. Salvador,

            Lendo sobre o assunto percebe-se que é ainda muito polêmico e nem os cientistas tem certeza absoluta sobre as propriedades do emaranhado quântico a distância.
            O certo é que as partículas tem de ser criadas juntas e depois separadas. Mas o universo já pode ter feito isso para gente no próprio Big Bang. Ou seja, se quisermos nos comunicar com Alfa Centauro,”bastaria” procurar partículas de lá emaranhadas com alguma partícula de cá, partículas estas já existentes e criadas em algum evento do passado. A questão é se existem partículas em Alfa Centauro emaranhadas com alguma partícula daqui. Quanto à instantaneidade da comunicação, isto ainda é controverso e os modelos atuais não explicam o que ocorreria.

          6. O problema é que o emaranhamento é perdido com facilidade. Duvido que haja alguma partícula em Alfa Centauri que não interagiu com nenhuma outra e manteve o emaranhamento com uma por aqui. Depois duvido que consigamos encontrá-las. Mas, em todo caso, claro que temos de investigar essa possibilidade.

  15. Salvador, quer dizer que atualmente não temos NENHUMA informação sobre atmosfera dos exoplanetas?

    1. Alguma informação de alguns poucos, principalmente Hot Jupiters. Mas é muito pouco ainda.

  16. Fiquei muito empolgado com a notícia… Do jeito que as coisas estão evoluindo, eu tenho a esperança de ter, ainda em vida (tenho 41 anos), a confirmação de vida fora da Terra. Parabenizo a iniciativa do blog e a manutenção de notícias deste tipo no site da folha. Para os que são contrários por algum motivo, simplesmente sugiro ler outras coisas…

  17. Uma busca inglória. A existência de extraterrestres é um mito criado pela indústria cinematográfica com suas histórias de contatos imediatos, discos voadores e abduções alienígenas.

    Nada encontrarão fora da terra a não ser rochas, poeira e gases. Como eu sei disso? Ora, está tudo escrito nas Escrituras Sagradas que reproduzem fielmente as palavras de Deus.

    “Mediante a palavra do Senhor
    foram feitos os céus,
    e os corpos celestes, pelo sopro de sua boca.”

    (Salmos 33:6)

    “…pois nele foram criadas
    todas as coisas
    nos céus e na terra,
    as visíveis e as invisíveis,
    sejam tronos sejam soberanias,
    poderes ou autoridades;
    todas as coisas foram criadas por ele e para ele.”

    (Colossenses 1:16)

    1. Giordano Bruno falava sobre alienígenas antes de os irmãos Molière inventarem o cinema. Abraço!

        1. Então, na sua opinião, George Lucas, Gene Roddenberry e Steven Spielberg deviam queimar na fogueira também? E (medo de perguntar) eu também? 🙂

          1. Foi ele quem decidiu! A Inquisição foi apenas o instrumento que executou o ato!

          2. …não tem problema. Ele me perdoa sempre. Converso com Ele todos os dias. Somos muito amigos.

          3. Ah, então você Ele perdoa. Mas Bruno, que também conversava com Ele todos os dias, esse não. Esse vai pra fogueira mesmo. Agora, por curiosidade, já que você é tão entendido desses assuntos. Tem alguma passagem em que Jesus defende que se mate alguém? Sério mesmo. No Velho Testamento, eu sei que tem um monte de absurdos, tipo, Deus mandando Abraão matar o próprio filho só para mostrar ser temente e tal. Mas no Novo Testamento tem algo que justifique matar alguém?

          4. Prezado Salvador, aqui vai a resposta:

            “Pois hoje ordeno a vocês que amem o Senhor, o seu Deus, andem nos seus caminhos e guardem os seus mandamentos, decretos e ordenanças; então vocês terão vida e aumentarão em número, e o Senhor, o seu Deus, os abençoará na terra em que vocês estão entrando para dela tomar posse.”

            “Se, todavia, o seu coração se desviar e vocês não forem obedientes, e se deixarem levar, prostrando-se diante de outros deuses para adorá-los, eu hoje declaro a vocês que, sem dúvida, vocês serão destruídos.”

            (Deuteronômio 30)

          5. Essa passagem é do Velho Testamento. O Deus do Velho Testamento é terrorista mesmo, isso eu sei. Estou perguntando do Novo Testamento.

          6. Conversa com ele todo dia? Podemos dar um jeito… quer que eu aumente a dosagem do teu remédio? antipsicótico demora um pouco pra fazer efeito e alucinações ainda podem ocorrer…

          7. Deuteronômio tem a sua autenticidade reconhecida mesmo no Novo Testamento. É citado várias vezes: por Paulo (em Romanos e Hebreus).

            Contudo, posso citar Apocalipse 21:8

            “Mas os covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria, os idólatras e todos os mentirosos – o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte.”

          8. Muito interessante esse nosso diálogo. Mas agora, vou me recolher.

            Até breve, com mais Verdades Bíblicas!

          9. Dependendo de qual Eu cê tá falando Salvador a resposta já é conhecida….e sem parada no purgatório…..

          10. Deus fulminou um guarda que segurou a Arca para evitar que ela caísse durante um transporte. Quero ficar longe de um “bicho” destes: cruel e ingrato. Também não quero ir para o Ceu onde eu teria de aturar o chato do Apolinário.

          11. Essa questão de Giordano Bruno não tem nada de científica. A discórdia entre a Igreja e Giordano Bruno em nada estavam relacionados com a ideia dum universo infinito, múltiplos universos, ou qualquer outra especulação cosmológica.

            Ele foi pra fogueira por suas heresias, questionar a Santíssima Trindade e a Divindade de Jesus Cristo, por sua teimosia em ser panteísta, suas visões místicas excêntricas e suas práticas mágicas. Coisas que em 1600 podiam levar uma pessoa p/fogueira, embora só se a pessoa recusasse as repetidas oportunidades p/se retratar.

            Interessante que o clérigo Nicholas de Cusa, já tinha falado num universo infinito sem centro uns 109 anos antes de Bruno ter nascido, na sua obra “De docta ignorantia”.

            Vejam que mesmo depois de sua morte o livro de Copérnico sobre heliocentrismo não foi proibido.

          12. Cícero, a questão de Giordano Bruno tem a ver com liberdade de pensamento e de opinião. Eu sou a favor dessas duas coisas e acho impossível a ciência avançar sem essas liberdades. E você, o que acha?

          13. Eu acho que esse Bruno, não tinha nada de cientista ou que pudesse contribuir p/ciência. Pelo que achei, ele era um místico maluco que bateu de frente com a ICAR nas questões religiosas.

            E naquela época sem liberdade de pensamento e opinião, poderia dar cadeia ou fogueira.

          14. Não foi isso que eu perguntei. Perguntei se você é a favor da liberdade de pensamento e de opinião.

          15. Deixa eu ver se entendi. Você disse que é a favor da liberdade de pensamento e de opinião. É isso?

          16. Então não entendo por que você acha que fizeram certo em executar Giordano Bruno por defender esses valores e viver por eles. Mesmo levando em conta o obscurantismo daqueles tempos, você precisa admirir que, ao menos nessas questões, Bruno era um homem à frente de seu tempo.

          17. Bem, de forma alguma eu concordei com os devaneios da ICAR naquela época executando as pessoas. Mas segundo estudos, a Inquisição não matou mais do que umas 2 mil pessoas, feita por homens que estavam bem longe dos ensinos do Novo Test.

            Bem diferente dos mais de 100 milhões de pessoas que os ateus-comunistas mataram desde o séc. 20 e a matança ainda continua HOJE! em países comunistas de ideologia ateísta, principalmente contra cristãos!

            Hoje, em nossa sociedade os mais preconceituosos, discriminadores e intolerantes são os ativistas e militantes gays contra os heterossexuais.

          18. Cícero, não estou discutindo quantos mataram ou deixaram de matar, ou se é muito ou pouco. Estou perguntando por que você defende a condenação de Bruno e, ao mesmo tempo, admite que ele defendia ideias que você também compartilha.

          19. Não fui a favor da condenação de Bruno, foi a ICAR.
            Ser a favor da liberdade de pensamento e opinião, são significa que devo concordar com a pessoa.

        2. Você Apollinário, acredita em quê? Cristianismo ou Judaismo? Até parece certas igrejas famosas que usam o nome para promover o cristianismo, mas que na verdade só olham o que está no velho testamento, onde convém ao sacerdote pagar o dízimo e cometer várias aptidões não aconselhável ao novo mundo!
          Pela história de Jesus (não somente a Bíblia), mas vários livros valorosos escritos (Muitos queimados na bliblioteca da Alenxandria por conspiradores), por pseudos envangelistas e historiadores da antiga roma
          como Flávio Josefo, citavam a Jesus como um Gnóstico e não cristão como Roma o queria.

          Leia mais! O mundo não é feito de opiniões, mas de verdades absolutas como: A terra não é centro do universo e nem é uma terra sem fim, mas um globo como todos os planetas que existem no universo.

    2. Na boa, não vi nenhuma evidencia da nao existencia de seres extraterrestres nas suas referencias.

        1. Incrível como as pessoas acreditam em qq baboseira. O outro falou de feitiçaria. tá jogando muito RPG ele.

    3. Apolinário… você está de brincadeira, certo? Finge ser um cavaleiro templário só para dar um agito na galera… topei você!

    4. Há indícios de extraterrestres aqui na terra desde os primórdios dos tempos, na Mesopotâmia, Suméria, Egito etc. E tem mais! No livro de Enoque é uma verdadeira odisseia de seres que se denominavam Deuses e viviam na orbita da terra(a história dos anjos caidos). Pena que o homem considerou este livro como apócrifo, onde envangélicos como vocês não procuram, pois só conhecem a Bíblia canônica. Mas tem no velho testamento uma nave espacial vista pelo profeta Ezequiel, leia esta parte da Bíblia.

      “Procurarás a verdade e a verdade vós libertará.”

      Não seja hipócrita e procure mais do que a religião! Conheça mais leia mais!

    5. Caro Apolinário (que se acha) Messias, a Ciência é mesmo uma criação do DEMÔNIO e somos aqui todos adoradores dele. Graças ao Belzebu nós não vivemos mais na Idade Média, como você. Queira, por favor, se retirar para um outro blog mais sagrado pois aqui você não vai conseguir converter nenhum infiel. E não se esqueça de reeleger o pastor Feliciano na próxima eleição. Beijos e abraços do Satanás para você 🙂

    6. Apolinário você se julga Messias? De quê ou quem? Veja as incoerências em “… pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis sejam tronos sejam soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele”.

      Se foram criadas tronos, soberanias, poderes e autoridades então a sua afirmação “Nada encontrarão fora da terra a não ser rochas, poeira e gases” parece uma grande furada, não é não? Afinal de contas rochas e poeiras não precisam de soberanias ou autoridades, já os gases se expelidos nos tronos é uma boa. Se a pouco mais de cinco séculos o conhecimento humano achava que o Sol e as estrelas giravam em torno da Terra então, imagine o montante de “enciclopédias” de insanidades que foram escritas e na sua grande maioria repassadas de pai para filho verbalmente, sem que fossem verificadas se o pai estava em perfeita sanidade mental ao longo do tempo que os homens caminham pela Terra. Afinal de contas ainda nos dias atuais o CtrlC + CtrlV é produtora de “grandes verdades” daí as necessidades de PDF, criptografia e outros recursos para que não se alterem as “verdades iniciais ou originais”.

      Por favor, seja temente a Deus e tenha Ele em seu coração praticando apenas o quê foi escrito nos Dez Mandamentos e se você foi feito a imagem e semelhança de Deus então, não dê créditos a livros “supostamente sagrados” que foram e são escritos e interpretados para o controle de ingênuos e incautos. Veja que a Bíblia Sagrada foi escrita e revisada por um Papa por volta de 300 DC e até onde se saiba os Papas do passado não eram lá gente muito boa e eram adeptos da matança e tortura pela Inquisição onde o cara tinha de ameaçar tudo e todos para que o controle fosse exercido com tolerância zero, veja o destino do Galileu, que precisou esperar mais de quinhentos anos para que o Papa João Paulo II lhe pedisse perdão pelas besteiras cometidas pelo antecessor. Então, se você praticar tão somente os Dez Mandamentos e mantiver Deus em foro íntimo e isto já seria formidável.

    7. No melhor da discussão ele vai se recolher… fica complicado defender o que que não tem defesa…

  18. Bem calculando a máxima velocidade que viajamos no espaço de aproximadamente 60 mil km/hora, gastaríamos 235 mil anos para chegar até lá ou seja a FIFA já teria organizado umas 58 mil Copas. 🙂

      1. (No Brasil, ‘dobra’ os gastos com a copa, só se for)

        Mais uma pra minha lista:

        – “Algum mimimi envolvendo copa corrupção”

      2. O problema da FIFA é que ela não conhece a Relatividade nem a Geral muito menos a Restrita.

        1. Conhecer, até conhece. Mas pede a suspensão das leis locais para a realização do evento. 😉

  19. Se um ano luz equivale a nove trilhões e seicentos e quarenta e seis bilhões de kms!
    Pregunto?Se vc vai a um planeta e o planeta fica a13 ano luz da terra.
    Isso é só de ida!Ou ida e volta da luz a terra!
    Me responda?

  20. Salvador, parabens pelo blog. Desde que o encontrei – no começo do ano talvez – sempre passo por aqui.

    Uma dúvida que me surgiu, como eles escolhem essas imagens de planetas, nessa caso do Kapteyn b. É puro chute que ele é dessa forma?

    Abçs e parabens novamente

    1. É um chute informado, mas ainda assim um chute. Nesse caso, eles pensaram que a radiação menor produziria um mundo frio, gelado, com rios de água líquida correndo por ele. Mas pode ser completamente diferente. Não temos nenhum planeta desse porte no Sistema Solar, o que torna tudo mais difícil.

  21. Salvador,

    Pelo que tem nos informado, acredito que a possibilidade de haver vida nesse planeta é bem alta.

    Porém, não tenho dúvida que esteja num grau de desenvolvimento menor do que o nosso. Senão, já teriam retransmitido nossos sinais de rádio enviado para o espaço, cujo amplitude máxima chega a vasculhar um raio de 30 anos luz.

    Eita cafezinho bom!

      1. uma pergunta… as ondas de radio que transmitimos sao as ondas de transmissoes comuns mesmo? ou tem de haver uma transmissao especial para que elas cheguem “la fora”? ou seja, o fato de elas viajarem pelo espaço é inevitável, meio acidental, até?

        1. É. A diferença é a potência. Transmissões interestelares são idealmente mais potentes que nossa transmissão de TV, para evitar a exigência de receptores muito grandes na outra ponta.

  22. Os religiosos que em pouco tempo estarão aqui atormentando e nos torturando já começam a se perguntar : se , de fato, não estivermos sós no Universo, o que faremos para catequizar , evangelizar e converter nossos irmãos extraterrestres ?

    1. Uma coisa não tem nenhuma ligação com a outra.
      Enfim, o foco do site não é esse. Alguns religiosos provocam, alguns ateus provocam e ninguém ganha com isso.
      Foco!

      1. De fato, Diogo , concordo com vc , mas só queria entender porque a religião se incomoda tanto com a ciência . Se incomoda quando a ciência a desmente e faz pouco caso quando a ciência a beneficia . Espertos eles, não ?

        1. Luiz as respostas para as suas dúvidas você encontra nos nossos noticiários políticos; cada partido tem lá a sua e somente sua verdade. Daí cada grupo escreve o que bem entende e temos as diversidades de opiniões.

          1. Sr. Shimura ,concordo com sua opinião , mas tem gente que quer fazer universais suas verdades pessoais , essa gente são verdadeiros aproveitadores e nós sabemos que a verdade é livre, não pertence à ninguém, e segue seu caminho inexorável sem olhar para trás . Aproveitadores que praticam uma das maiores violência, principalmente, com a criança, impedindo as de desenvolverem o seu ‘euzinho’ .

      1. Na verdade, não tortura e nem atormenta , nos constrange e entristece , pois essa gente disseminam a ignorância e o obscurantismo nas mentes das pessoas . Imaginem , srs., os talentos que as igrejas põe a perder com suas lavagens cerebrais em pessoas na mais tenra idade, uma verdadeira violência contra seus ‘fieilzinhos’.

    2. Tenho minha paixão pela doutrina Cristã e nem por isso indago a hipótese de haver outros seres viventes no Universo. Aliás a bíblia cristã não restringe esta idéia.

      Não me considero religioso todavia porque acho que a religião é uma espécie de proto-politica, ou seja, assim como Ceres não conseguiu virar planeta, a religião é um desenvolvimento politico que saiu pela tangente.

      1. Realmente, Somewhere, o cristianismo não restringe a hipótese de vida extraterrestre, pois se confunde com a mesma no que diz respeito a comprovação com bases científicas , mas pelo visto as restrições vão surgir em breve, aliás sempre foi assim a cada descoberta da ciência . Concordo, também, com vc que a religião é a incipiência da política atual ( como se fosse um fóssil ) que busca outros caminhos devido aos avanços da ciências , além de negar a mesma e até mesmo fazer sua própria ciências .

  23. Já vou me adiantar aos assuntos dos comentários:

    – “Como vão achar vida em outro planeta se não conseguem nem achar o avião que caiu dia desses aí?”

    – “A casa do meu pai é tipo um condomínio, tem muitas moradas e tal”

    – “KKK”

    – “Cientistas não sabem de nada”

    – “Se houver vida em algum desses planetas, não evoluiu dos macacos. Nunca vi um macaco virando gente”

    – “Tem que mandar o PT pra lá”

    – “Tem que mandar a Dilma pra lá”

    – “Tem que mandar (preencha aqui com quem você quiser) pra lá”

    – “Deus é foda”

    – “Deus não existe”

    – “Deus”

    – “Tanta gente passando fome aqui e ficam gastando dinheiro pra achar outros planetas com gente passando fome também”

    Bom, com certeza tem mais, esqueci de vários. Se for pra home do Uol então, vish…

    Se alguém se habilitar a complementar a lista, be my guest.

    😉

      1. Salvador e EU faltou o tradicional “vendo terreno em Kapteyn B, bem localizado, plano, asfalto, água e luz e a apenas 13 anos luz dos principais shoppings da região”.

        1. Faltou aquela também (que acabaram de lançar no post das provas da evolução)

          – “Deus existe e você vai ter que se ajoelhara ele quando ele chegar, afinal terrorismo religioso é o meu forte!”

          1. Faltaram duas:

            – “Não existe vida fora da Terra porque ainda não vi.”; e

            – “Não existe vida fora da Terra porque sou PhD. em Ciências Ocultas e Letras Apagadas e digo que não há.”

          2. Ah sim… justo.

            Inclusive essa de PhD me lembrou dessa aqui:

            -“Sou (inclua uma graduação aqui, podendo ser engenheiro civil, adEvogado, administrador de empresas, etc) e digo que (inclua algum texto para contradizer o que o Salvador escreveu)

          3. …que ao reler o seu comentário, vi que é basicamente o que você escreveu..

            :$

            Enfim, entra pra lista.

            😀

          4. Mim,

            Seja mais democrático. Coloque o outro lado também:

            “A panela de teflon veio da conquista da lua”
            “O computador que cê tá usando pra digitar….”
            “O GPS que….”
            “O celular que….”

    1. Estima-se que o Sol tenha uma expectativa de vida de 10 bilhões de anos, então , qual a expectativa de vida da estrela do planeta Kapteyn b ? Existem estrelas mais longevas que o Sol ou a estrela do Kapteyn b já está batendo as botas ?

      1. Luiz, a Estrela de Kapteyn ainda vai brilhar de forma estável por CENTENAS de bilhões de anos. Quanto menor uma estrela, mais tempo ela vive em regime estável!

        1. Salvador se nossa estrela fosse como esta estrela deste planeta teria condição de manter a temperatura da Terra de forma agradável.

    2. Salve, Salvador!

      Tenho acompanhado fielmente seu blog faz um tempão. Parabéns pelo seu esforço. O Brasil precisa muito de mais interesse pela ciência!

      Fico abismado com o nível dos comentários e com a ignorância das pessoas. Continue trazendo alguma luz a essa terrinha de trevas nossa!

      ——————————

      (Já num tom mais de piada)

      Acho que desvendei o maior mistério do blog: o Usuário “Eu” e o Salvador são a mesma pessoa?

      Hipotetizo que sim, são a mesma pessoa, mas não a mesma personalidade! Com esse tanto de comentários não é absurdo imaginar que o Salvador desenvolveu uma segunda personalidade para lidar com eles. Imagino que cresce até um cavanhaque no Salvador quando o “Eu” (Ego) se manifesta…

      Aí quando a personalidade Salvador retoma o controle, ele não se lembra de nada!

      Para testar a hipótese: Salvador, cheque o HD de seu computador, veja se você não tem o Kerbal instalado aí em algum diretório escondido, rs.

        1. Já levantaram essa lebre, quem dera eu fosse inteligente com o Salva.

          De qualquer forma, note que ao contrário dele, eu nunca estou aqui durante a noite.

          Se bem que pensando desta forma, eu poderia ser um tipo de “Salvasomem”, sei lá… alguma coisa a ver com a Lua cheia, homem indo pra lá, conspiracionistas….

          Hummmmmm…..

          1. De toda forma, “Salvasomem” ainda é melhor que “Salvador Jekyll” e “Eu Hyde”… 😀

          2. Luna, tinha pensado mesmo em Dr. Jekyll e Mr. Hyde. Mas o Eu, desconfio eu, está buscando uma linguagem mais popular, que o aproxime mais dos crédulos… heheheh

          3. Concordo.

            O “Salvasomem” tem apelo junto às massas, é fácil de compreender e é até fofinho, se a gente levar pro banho regularmente, tosar e tirar as pulgas…

        1. Conheço, meu pai mora na Bahia, vira e mexe subo lá. Gostaria mesmo de morar num lugar bonito desses!

    3. E você que se esconde atrás de um pseudo eu? Está aqui para que?

      Talvez seja um daqueles babacas que ficam na escuna só observando as pessoas passarem para tirar uma sarna dos que passam!

      Ex: Hiii oia o jeito que aquele cara se veste!!!! Parece o pateta de pijama!!! Hiiii hiiii hiiii!!! Olha aquele outro…..!!! Parece a piruca da xuxa !
      Sai dessa cara você já não tem mais graça! Se é que já teve!!

        1. Bom você quer dizer dizer que eu te pertubo!

          Sinceramente, eu sou a doença, mas você e o verme que a tudo permeia de podridão. Só não sente quem não quer ver. Mostra seu nome covarde!!!

        1. Quem disse??? Você não passa de um pseudo otário que acha que está levando vantagem em tudo certo? Otário!!!

      1. Putz!!
        Salvador seu blog está top cara, são os fanáticos religiosos vs ateus cientistas, conspiracionistas, teóricos e até Satanás dizendo que Jesus vai voltar 🙂

        Falando sério agora, estou fazendo um curso de astronomia promovido pela UEFS e estou percebendo que quase tudo que eles falam no curso eu já aprendi lendo suas matérias, obrigado mesmo cara seu blog é top demais, estou recomendando pra turma do curso hein!

    1. 0,68, se não me engano. Tá perto do Kepler-186f e do Kepler-62f, numa posição não muito boa.

      1. isso é devido a falta de dados, mas há esperanças porque o planeta tem entre 4,5 a 5 massas terrestres – MT.

        de toda forma ele tem atmosfera, certamente também tem campo magnético, então, não sofreria grandes mudanças na composição como em Venus ou perda como em Marte.

  24. Caro Salvador, como o Kapteyn b é quase tão velho como o universo (11 bilhões de anos), é difícil imaginar que possa ter ainda um campo magnético ativo retendo atmosfera, agua, etc. Desta forma, não dá para ter grandes expectativas de uma biosfera funcionando, não???

    1. Leandro, veja só. Sabemos que o campo magnético é importante para a nossa biosfera, mas não sabemos se ele é necessário. Nós evoluímos debaixo dele, então faz sentido que estejamos adaptados para nos beneficiar dele.

      1. vai depender também da atividade dos ventos solares, sem um campo magnético e havendo atividade solar igual a nossa ou maior, o planeta se torna inabitável em pouco tempo, isso devido o fato da gravidade ser muito fraca mesmo em planetas desse tamanho, a menos que já seja suficiente para manter a atmosfera intacta por bilhões de anos.

        mas faltam dados, como saber seu diâmetro, o valor da gravidade, a densidade da atmosfera e a presença de gases.

Comments are closed.