Mais um planeta anão para a coleção solar

Salvador Nogueira

Um grupo internacional de astrônomos acaba de anunciar a descoberta de um novo planeta anão além da órbita de Netuno.

É bem verdade que é apenas mais um planeta anão — e sabemos que não será o último –, mas sua descoberta pode ajudar a compreender a história pregressa do Sistema Solar.

O objeto foi encontrado com o Telescópio Canadá-França-Havaí, em observações feitas para o projeto Ossos (sigla inglesa para Pesquisa de Origens do Sistema Solar Exterior). Designado com a sigla 2015 RR245 pela União Astronômica Internacional, ele tem apenas 700 km de diâmetro, o que faz dele menor do que Ceres, o único planeta anão que não está localizado na região além da órbita de Netuno.

Sequência de imagens que revela o movimento do 2015 RR245 pelo céu. (Crédito: OSSOS)
Sequência de imagens que revela o movimento do 2015 RR245 pelo céu. (Crédito: OSSOS)

Com esse tamanho modesto, ele naturalmente não é muito fácil de ver. Foi detectado durante sua aproximação periódica da região clássica do cinturão de Kuiper, que reúne objetos como Plutão, além da órbita de Netuno. O novo planeta anão deve atingir o periélio, quando fica a “apenas” 34 unidades astronômicas da estrela-mãe, em 2096 — apenas um pouco mais distante que Netuno (cuja órbita fica a 30,1 UA do Sol. (1 UA é a distância média Terra-Sol, cerca de 150 milhões de km.)

Completando uma volta a cada 700 anos aproximadamente, quando está mais longe do Sol, o novo planeta anão avança a mais de 120 unidades astronômicas aproximadamente.

Um aspecto interessante do achado é que o projeto Ossos, que envolve mais de 50 cientistas espalhados pelo mundo, não foi concebido para encontrar planetas anões e sim objetos menores além da órbita netuniana. O fato de eles terem encontrado o 2015 RR245 em meio aos mais de 500 objetos transnetunianos descobertos mostra que há muitos planetas anões lá fora.

E eles ajudam a decifrar a história pregressa do Sistema Solar. “Os mundos gelados além de Netuno traçam como os planetas gigantes se formaram e então se moveram para longe do Sol”, disse Michele Bannister, pesquisadora da Universidade de Victoria, no Canadá. “Eles ajudam a compor a história do nosso Sistema Solar. Mas quase todos essses mundos gelados são dolorosamente pequenos e discretos: é realmente empolgante encontrar um que seja grande e suficientemente brilhante de forma que possamos estudar em detalhe.”

Agora, segundo os pesquisadores, essa descoberta não tem grande impacto sobre a hipótese recente de que deva existir um nono planeta nas profundezas do Sistema Solar. “A órbita do RR245, embora muito distante, é dominada pela influência gravitacional de Netuno”, disse Bannister ao Mensageiro Sideral. “Esse objeto não avança até as muitas centenas de UA necessárias para fornecer quaisquer limites para a hipótese de um nono planeta. Mas o RR245, junto com outros objetos transnetunianos menores, fornece limites na migração de Netuno e nos diz sobre a história e a formação do Sistema Solar.”

Enquanto isso, a busca pelo — por ora hipotético — nono planeta continua.

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube

Comentários

  1. Que legal!!!! E vocês acham que esse planeta que foi encontrado é do bem, de luz, ou pode estar carregado de energias ruins (vermelhas) como a nossa Terra? Espero que dê tudo certo e que as coisas possam melhorar, com muita luz, e que todas as pessoas sejam felizes :o)

  2. Meu caro Salvador, pesquise um pouco mais. No link abaixo temos um CIENTISTA explicando detalhadamente a natureza e a trajetória do Hercólubo, que vai mudar o mundo conforme previsto no APOCACLIPSE. É só estudar, pena que os cientistas de hoje (não todos, mas alguns) pensam que sabem tudo.

    https://www.youtube.com/watch?v=xOH2BTPQUUI

  3. hahahahaha o cara tem um blog de ASTRONOMIA na Folha e não conhece Nibiru nem sua profecia…. é muito amadorismo.

  4. Salvador esse planeta é NIGUIRU que está vindo para acabar com a vida na Terra como a conhecemos e estabelecer o Reino do Pai, estude.

      1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…. Haja paciência com esses lixos em salvador! Se o Filho da Pura mãe é um imbecil, por que não vai clicar em sites bíblicos pra discutir suas alucinações (alucinações no sentido figurado, por que para ter alucinações o sujeito precisa de um cérebro) fica enchendo o saco com suas merdas aqui? Não sou religioso e acho que qualquer tipo de religião é um atraso que mostra apenas como a imbecilidade é evidente e também a falta de qualquer evolução mínima na espécie da qual alguns julgam inteligente, mais nem por isso entro nos seus blogs de discussão com alguma informação útil, por que sei, é claro, que a cabeça com quase nenhuma massa encefálica seria capaz de processar algum tipo de informação útil, e também por que acho que não me incomodando, a pessoa pode ser religioso e discutir suas mentiras com quem quiser, livremente.
        O problema…. é que não se contentam em ficarem discutindo entre assuntos imbecis entre apenas pessoas imbecis, querem falar destas merdas aqui…

        Desculpe o meu desabafo Salvador, é que geralmente alem de suas matérias sempre fascinantes e de grande valor, sempre muito bem redigidas e recheadas de informação

        1. *Terminando…
          -Suas matérias ótimas, geralmente, os leitores que gostam e o acompanham, sempre comentam perguntas ou complementos interessantíssimos, porém, as vezes nos vemos obrigados a ler besteiras e até ofensas de religilixos que não se contentam em ficar com suas inutilidades para si e para os seus, mais também querem aparecer e suprir a carência emocional que a bíblia não supriu vindo escrever besteiras aqui.

          Forte abraço Salvador

          1. Felipe, fico feliz que você consiga aproveitar os comentários, a despeito dos desvios de tópico ocasionais!

  5. Salvador, boa tarde! Mudando drasticamente de assunto: você tem alguma novidade do LHC? Recentemente eles haviam anunciado a possível detecção de uma nova partícula mais pesada que o Higgs. Como isto influencia o embate entre os modelos da super-simetria e do multiverso?

    Abraço!

    1. Mateus, ainda é cedo para dizer, mas há, digamos, uma perspectiva muito boa de descoberta. Para o multiverso, não vejo impacto nenhum. Mas a descoberta de novas partículas certamente oferecerá pistas de super-simetria (ou terminará por derrubar a ideia de uma vez). Aguardemos.

  6. Salvador,

    Os pontinhos brancos na imagem com a descrição “Sequência de imagens que revela o movimento do 2015 RR245 pelo céu. (Crédito: OSSOS)” são estrelas ou é apenas ruído?

    1. Tem estrela e tem ruído. O que claramente aparece em todas as imagens é estrelas.

  7. Ae, Salvador!

    Acho que qdo comecei a participar do blog, tu falou que tinha um projeto de escrever um romance de ficção científica, isso é vero?

    Pergunto:

    – Enredo?
    – Protagonistas?
    – Finalidades?
    – Em que época?

    Claro que, se tu puderes adiantar, of course!

    Detalhe:

    Estamos vivendo uma “seca” de grandes ESCRITORES de ficção científica, tipo: H. G Wells, Frank Herbert, Robert A. Heinlein, Aldous Huxley, Asimov, Philip K. Dick, Arthur C. Clarke, etc.

    O grande segredo desses escritores, é que eles tinham um grande conhecimento de física e astronomia, vantagem essa que, tu tens de sobra.

    Atualmente, só vi qualidade no Andy Weir com o seu livro “Perdido em Marte”. Muito Bom e, 1Q84 de Haruki Murakami.

    Vá em frente, Salvador!
    Quem sabe vem por aí um Nebula ou até mesmo um Hugo, .. hehe! …….. abs.

    1. Nyco, concordo com você, boas histórias de ficção científica estão em falta há muito tempo… 🙁
      O que mais se vê são histórias da área de “ficção fantástica” mascaradas de ficção científica para tentar atrair leitores do gênero, sedentos por histórias novas a muito tempo… 🙁

  8. Sim, salvador nem tudo que falo, não tem sentido, aos poucos este quebra cabeça estará montado, estes planetas anões, tem estado visto só por mim,dai evidencias e incidências, que muitos deles,podem estar artificiais,[quebra de paradigma, espécimes vivas de habitat não gravitacional, podem assumir dimensões inimagináveis,dai acredito nesta hipótese, e tenho visto nos aplicativos, “algos” que convergem com isto ai, bastões etc. Ai salvador, eu te pergunto, você por sua opinião, fora do senso critico formal, acredita no sistema binário do nosso sol e na existência de um possível sistema planetário, na “hipótese” que tenha na composição teu sistema, astros como?, nibíru, nemêsis, hercolobus planeta x, wornwood, Absinto, tiamat, como também algum outro.? falo isso porque vi estes dias, uma nova configuração com outros nomes!

      1. Por isso que eu nem esquento, estamos no mesmo planeta mesmo! rrrrrrrrrsrsssrrsrrsr!!!!

      1. Tarde de mais, deveria ter parado a linha de pesquisa a uns 5 anos atrás, agora já entendi onde eles estão e como eles funcionam e descobri eles no grão-Ph-Arará-Th,Amazonia google maps, tarde de mais pra mim!!

        1. Nunca é “tarde demais”.
          Esta sua linha de pesquisa pode mudar de “paradigma”, como gosta de falar.
          Quase nem fala mais em “olhos eclodindo”, que já está sendo uma quebra de paradigma.
          Vamos pedir para o Salvador te indicar oquê ler, oquê ver.
          Tenho certeza, que vai crescer o seu conhecimento.

          1. Deixa o salvador com o lado formal da coisa, eu prefiro o outro lado da moeda que tem a cara com olhos,= informal, acredito que juntando os dois da para desmistificar, se a moeda esta viva ou não,além do mais, se eu começar a ler estes livros, nem vou ter tempo pra buscar faces com olhos(lesmas eclodindo olhos por mutação de engiosperma de vespas gigantes!! e discos voadores ciborgues no google maps!!Cada um no teu cada um! heheheheh!

  9. Salvador,
    Estes planetas talvez tenham se formado muito antes da formação estelar e com a formação do Sol aglutinou-se muito dos planetoides e aqueles que permaneceram longe o suficiente em suas orbitam ainda se mantem.

  10. Oi, Salvado, tudo bom?

    Você poderia “traduzir” a imagem lá do alto da página?

    Ela não mostra os “planetas” mas só os planetas-anões e outros bólidos de pequenos porte (cinturão de Kuiper, cinturão de asteroides, etc)? Certo?

    A principio eu achei que as linhas verde-azuladas fossem alguns planetas, mas na região central, onde deve estar o Sol, tem um monte de pontos brancos. Aquele é o cinturão de asteroides?

    E a Nuvem de Oort nem aparece? Está mais afastada ainda?

    Abraços

    1. Aquele é o cinturão de Kuiper. As órbitas azuis são dos planetas gigantes. O cinturão você vê lá no meio, e os planetas terrestres nem aparecem. A nuvem de Oort, muito mais longe, também não aparece. Abraço!

  11. Já são quantos planetas-anões descobertos? E qual a “linha de corte” entre planeta-anão e objetos trasnetunianos (NTO)?

    1. Moisés, o critério entre planeta anão e qualquer outro objeto em torno do Sol é o tal do equilíbrio hidrostático. Palavrão para traduzir “forma aproximadamente esférica”. 😛

  12. Salva, é realmente um prazer ler a sua coluna. Continue brindando os assinantes da Folha com os seus textos e pesquisas, sempre instigantes. Forte abraço.

  13. Salva, já dá para dizer se a órbita deste planeta anão confere com o modelo das órbitas dos demais objetos transnetunianos que são supostamente influenciados pelo 9?

    1. Acabo de consultar a pesquisadora. Ela diz que é pouco relevante para o planeta 9, porque a órbita é ditada por Netuno.

      1. Interessante o tamanho da influência dos gigantes gasosos. Júpiter é o principal responsável pela “manutenção” do cinturão de asteróides. Netuno comanda seu próprio grupo de objetos.

        Por analogia, fica fácil entender a mais nova teoria (fundamentada) sobre a existência do Nº 9.

Comments are closed.