Alô, alô, marcianos: vem aí o cometa Ison!

Salvador Nogueira
Concepção artística do cometa Ison decorando o empoeirado céu marciano

Enquanto o povo aqui na Terra espera até novembro pela melhor oportunidade de ver o Ison — já apelidado, talvez prematuramente, de “cometa do século” –, o jipe Curiosity vai ter uma boa chance de fazer isso em mais ou menos um mês.

Em sua inabalável e acelerada jornada na direção do interior do Sistema Solar, o cometa passará a apenas 0,07 unidade astronômica (1 UA equivale à distância média entre a Terra e o Sol, cerca de 150 milhões de km) da superfície de Marte, no dia 1º de outubro. Traduzindo em medidas do dia a dia, são “meros” 10,5 milhões de quilômetros.

Embora ainda seja um afastamento considerável (boa notícia para os marcianos, que não precisam temer uma colisão), é apenas um sexto da máxima aproximação que o Ison fará com a Terra, em dezembro, o que significa que pode dar samba para as modestas câmeras do jipe Oportunity. E com certeza dará para a poderosa HiRISE, câmera de alta resolução do satélite Mars Reconnaissance Orbiter, que está neste momento girando ao redor do planeta vermelho.

A equipe do MRO vai tentar fotografar entre 29 de setembro e 2 de outubro. Uma tentativa inicial foi feita no último dia 20, mas a Nasa ainda não divulgou imagens desse primeiro esforço. O desafio aí é que os sistemas foram projetados para tirar fotos em alta velocidade, e a observação celeste exige o contrário, longo tempo de exposição. Mas os cientistas estão otimistas.

Já o pessoal responsável pelo jipe Curiosity também está se preparando, mas admite que não será fácil. “O rover se move por aí e precisa apontar uma câmera com um campo de visão de 5 graus”, disse Mark Lemmon à sempre ligada Emily Lakdawalla, do blog da ONG Planetary Society.

ENQUANTO ISSO, NA TERRA…

Imagem do astrônomo amador Bruce Gary mostra o Ison depois de sair detrás do Sol

O astrônomo amador Bruce Gary, do Arizona (EUA), foi o primeiro a conseguir uma imagem do Ison depois que ele saiu detrás do Sol, onde estava escondido de todas as câmeras na Terra. E as notícias, obtidas no último dia 12, não são boas.

Aparentemente, o brilho dele está menor do que o esperado, o que dá reforço à hipótese de que o cometa não vá ser tão espetacular quanto antes se imaginava. O resultado vai de encontro ao que o especialista em cometas colombiano Ignacio Ferrin já vinha dizendo desde antes de o astro se esconder atrás do Sol: para ele, o Ison é pobre em material volátil (vulgo água) e vai brilhar bem menos do que se imaginava a princípio.

Ele cravou a hipótese antes mesmo de o cometa chegar às regiões mais quentes do sistema (em que a água começa a evaporar) e foi criticado por isso, mas pode acabar rindo por último.

Contudo, os cientistas ainda alertam: astros desse tipo são imprevisíveis e não se pode dizer qual será seu comportamento conforme eles mergulham na direção das proximidades do Sol.

O negócio é esperar para ver que bicho vai dar.

Comentários

  1. Sempre acreditei nos movimentos de translação e rotação…até me surgir uma pergunta: “qual ponto FIXO no espaço foi utilizado pela ciência para decretar esta “lei”?!

    1. Não precisa ser fixo. Desde Galileu sabemos que todo movimento é relativo. O Sol é adotado como foco do Sistema Solar em razão da teoria da gravitação. Você pode imaginar que a Terra está parada e todo o resto é que se mexe, mas não encontrará leis físicas para bancar essa suposição.

  2. Hoje 10/9/ 2013 das 6 da manhã até 6:15 da para ver um coisa estranha do lado direito do sol antes dele estar totalmente no céu. Gostaria de saber o que é.

  3. Alguém ai já teorizou que os cometas poderiam muito bem ter sido ‘caroneiros’ dos Deuses que vieram do espaço profundo e que, para dá uma economizadinha de plutônio (ou sei lá como se chama o combustível de suas aeronaves), pegaram carona neles para aqui chegarem no passado?

    Bem, é só uma dica do Apóstolo TDS

  4. Salvador,

    Conheci seu blog através do post sobre as alunissagens, e tenho gostado muito do que tenho visto. Vc não se prende a apenas reproduzir o que as agências de espaciais noticiam e sempre coloca um toque bem humorado nas matérias. Parabéns.

    Sobre o cometa ISON essas fotos de Marte serão uma oportunidade maravilhosa para a NASA calibrar suas câmeras e tirar belas fotos pois o evento grande mesmo está previsto para o ano que vem, pois o cometa C/2013 A1 vai passar realmente raspando em Marte e com boas possibilidades até de atingir esse planeta.
    http://www.space.com/20443-mars-comet-2014-flyby-science.html , e como dizem os adolescentes, “aí a p***a fica séria.”

    Quanto ao ISON tomara que ele sobreviva o periélio. Só assim teremos alguma possibilidade de Show!

  5. eu estou preocupado com o ison pois a aproximaçao dele é muito próxima mas estou mais preocupado com a irmã gemea do sol ou nemesis pois ate hoje a nasa não fala nada sobre o assunto.

      1. Mas sobre o Nibiru não há dúvidas, existe e está chegando. Mas é caprichoso, tá sempre mudando a data de chegada.
        ; )

  6. Se o Curiosity fotografar, seus amigos do post anterior vão dizer que é uma farsa…..

    1. Robos americanos em marte ? É uma farsa, os carrinhos estão no deserto do colorado.
      Tudo montagem, só você que não sabe ; )

Comments are closed.