Asteroide matador é do Brasil-sil-sil!

Salvador Nogueira
Você enxerga a cratera de Araguainha nessa imagem feita por um satélite Landsat, da Nasa?

Olha só: nunca antes na história deste país se teve notícia de uma tragédia parecida. A maior extinção em massa de todos os tempos pode ter começado a partir de um impacto de asteroide no Mato Grosso, cerca de 254 milhões de anos atrás.

A hipótese foi levantada por um grupo internacional de pesquisadores liderado por Eric Tohver, da University of Western Australia, e rendeu a capa da revista Pesquisa Fapesp deste mês, em competente reportagem do meu chapa Marcos Pivetta.

O trabalho, feito em colaboração com geólogos da USP, investiga a cratera de Araguainha, a maior das cicatrizes deixadas por asteroide no nosso Brasilzão. Eles estimam que um objeto de cerca de 4 km se chocou contra o nosso planeta naquela região e iniciou a cadeia de eventos que levaria à mais severa extinção em massa da história da Terra, com perda de 96% das espécies marinhas e 70% das espécies vertebradas terrestres.

Esse episódio de matança indiscriminada, conhecido também como a Grande Matança, ou evento de extinção do Permiano-Triássico, deixou a que aconteceria mais tarde — e acabaria com os dinossauros — no chinelo.

O que é curioso é que a morte dos gigantes lagartos (ou avós das galinhas, como queiram), ocorrida 65 milhões de anos atrás, foi ocasionada por um asteroide bem maior, com pelo menos 10 km  de diâmetro. E, por incrível que pareça, foi menos severa do que a ocasionada pelo impacto de Araguainha, com um objeto menor.

Por quê? Ao que parece, a grande tragédia do impacto brasileiro foi ter acontecido num terreno com muito carbono orgânico armazenado. A pancada (que gerou a cratera que vemos hoje, com respeitáveis 40 km de diâmetro) liberou uma quantidade brutal de metano na atmosfera, causando um aquecimento global violento e quase instantâneo. Sem tempo para se adaptar, muitas espécies morreram, causando o colapso da cadeia alimentar.

Vale lembrar que a hipótese de que a extinção do Permiano-Triássico teria acontecido pelo impacto brasuca ainda é controversa. Até agora, o único episódio de morte maciça de espécies indubitavelmente ligado ao impacto de um pedregulho espacial, dos sete conhecidos, é mesmo o que acabou com a festa dos dinossauros.

De toda forma, o estudo é um lembrete de que, quando um asteroide de grande porte cai por aqui, as coisas não costumam caminhar bem. Ignorar os assuntos espaciais é pedir para que algo assim aconteça de novo. Como dizia Arthur C. Clarke, “os dinossauros morreram porque não tinham um programa espacial”.

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook

Comentários

  1. O asteroide que caiu acabando os dinossauros foi em SOUSA na Paraíba,
    é por isto que existe a pegada dos dinossauros.

  2. Tem jeito de importar um destes grandões e programar para cair na praça dos Três Poderes em dia de festa dos corruptos?

  3. Eu acho um chute tão grande afirmar que foi esse impacto causou tal efeito! Em 1/4 de bilhão de anos a Terra deve ter sido bombardiada inúmeras de vezes por esses corpos celestes, e tecnicamente esse asteroide não caiu no Brasil pois a 254 milhões de anos atrás só existia um super continente, a Pangea.

  4. Queria dar os parabéns ao editor que tratou um assunto cientifico de tamanha relevância como se fosse uma criança de 3 anos! Ridículo!

    1. Diz o manual de redação da Folha que siglas pronunciáveis com mais de quatro letras são grafadas como um nome próprio. Por isso, na Folha, USP é assim, mas Nasa é assim. Apesar disso, nós sabemos que Nasa é sigla para National Aeronautics and Space Administration.

    1. Tenho acompanhado matérias sobre o Domo de Araguainha desde o ano de 1977 na Globo,depois tive oportunidade de provocar reportagem para TvCentro América – Globo MT e a qual deu origem a documentário da Globo News/Espaço Aberto – ciência e tecnologia, Jornal Hoje, Edições locais MT TV 1ª edição em 2004 , jornais do estado de MT, revista Isto É, Revista Pesquisa Fapesp 2007, Revista Camalote, várias publicações cientificas e TCC, como foi o da turma de Geologia UnB/2012, CPRM levantamentos para criação de Geopark (Unesco), e vários organismos de pesquisa do país e exterior. Esta matéria sobre o Domo de Araguainha que assina o jornalista neste blog “ Asteróide matador”, tem sido fruto de árduo trabalho de pesquisa de vários geocientistas, mas justiça seja feita ao Doutor geólogo Cristiano Lana que ha 15 anos tem percorrido os 1.300km² do perímetro inicial do Astroblema de Araguainha (Domo), e professor geólogo PHD Alvaro Crósta, o qual em 1981 publicou a tese da cratera de impacto. Na bem da verdade, essa região que ludicamente e ironicamente alguns chamam de “buracão de Araguainha” pode ser o mais importante sitio geológico e paleobiológico do planeta terra, por aqui podem estar as chaves do grande enigma da evolução da vida na terra, incrustadas nos intemperismos das diversas formações rochas afloradas no núcleo da cratera, e nos importantes sitios da fm Irati que circunda a cratera num magnífico anel de “calcário”. Como dizem os geocientistas “as rochas falam, e por aqui os pesquisadores estão começando a decifrar a linguagem da vida no planeta”. No luzir da fração dos segundos de leitura do texto de Salvador Nogueira, ou linkando com a publicação da Revista Pesquisa Fapesp de setembro/2013, não se pode concluir, mas sim somar com a riqueza de informações que são veiculadas neste momento. ” O sábio cala”, absorve e decodifica em seu acervo de saber cientifico. Resido ha 12 em Ponte Branca, pequena cidade a leste do ponto de impacto do meteorito de Araguainha, e digo que a cada equipe de pesquisador, ou instituição de ensino que chega na região para desvendar os grandes enigmas do Domo, sou presenteado com novas informações. Ainda estamos totalmente ignorantes perante o grande elo da vida na terra, mas “este sitio pode assumir importância critica nos eventos de extinção de vida em massa no planeta” Álvaro Crosta, 1981. Esta gigantesca “caixa preta” está começando a ser decodificada, e não consigo enxergar sob o prisma da ironia, afinal, tenho respirado este ar há exatos 4.450 dias.

  5. Em Patrocínio, a estrutura circular não é de impacto de um asteróide, mas sim erupção vulcânica de um Kimberlito (rocha que pode conter diamantes).

  6. Já que é para falar bobagens e esculachar, vamos lá: Estão “construindo” uma enorme cratera, com dinheiro público, em Itaquera, São Paulo, para a Copa. Mas, falando sério, pelo que soube, a Nasa mapeou um monstrengo espacial que está no cinturão de asteróides entre Marte e Júpiter. Se um treco tamanho tamanho vier para cá, não haverá Bruce Willys que o detone: iremos pro vinagre, com certeza!

  7. Se o programa espacial mencionado no último paragrafo do texto for de responsabilidade do Brasil estamos todos Fdds. Vamos ter que torcer para que os asteroides sigam o mesmo destino das verbas públicas brasilieiras ==> sejam desviados….

  8. vcs nao deve ter mesmo o que fazer,coisa de 254 milhoes de anos,quem estava presente p comfirmar?turma de atoas acham que que somos touxa p acrediatr?

  9. se cair um meteoro perto dos tres poderes que limpesa que faria seria o heroi do mileniokkkkkkkkk

    1. E este foi devastador….vai acabar com os tupiniquins que habitam este pais…incluindo as antas que votaram nele…

  10. Gente, ouviram falar sobre um mega vulcão na antártica primeiro cantado na música Acordem espíritos tardios feita por um médium e descoberto pela ciência dois anos depois? Pergunto se esse mega vulcão entrar em erupção, as consequências poderiam ser como a queda de um meteoro como esse?

  11. se fosse descoberto um asteroide de grandes proporções em rota de colisão com a Terra, certamente iria cair em “New York”, afinal, tudo acontece lá (pelo menos nos filmes), aí é só chamar o Bruce Willis e a equipe dele, que a NASA manda eles lá pro asteroide para explodir ele…

    1. Depende. Se o asteróide na verdade for um ovo de um monstro gigante, aposto que vai cair no Japão!!! 😛

  12. Deus todo poderoso, Rogo a ti para mais uma vez operar esse milagre, mas desta vez faça-o correto, mande esse milagre para Brasília, é a unica coisa que nos resta, tendes piedade de vossos filhos, os filhos do Brasil!

  13. O Brasil não existia naquela época e a disposição dos continentes era totalmente diferente da atual, assim como a localização da placa onde fica o Brasil de hoje estava em posição diferente na superfície terrestre. Não tem sentido dizer que o asteróide atingiu o Brasil, mas que o local do impacto situa-se no Brasil . Muita ignorância (falta de conhecimento) nos comentrios!

  14. Mais uma obra do MALUF. Ele já existia naquele tempo, mudou-se para São Paulo para ficar longe da cagada.

  15. Este senhor, Salvador Nogueira, poderia tratar a matéria de forma mais séria. Um tema interessante tratado em forma de molecagem.
    Uma pena.

    1. Existe também o Domo de Vargeão-SC, bastante pesquisado por Professores e acadêmicos da UNICAMP…

  16. Agora entendi porque no Brasil não tem vulcão, tornado ou tsunami. Depois que zoamos o mundo com um pummm que encobriu o sol e matou boa parte da vida sufocada, não precisamos de mais nenhuma catástrofe natural. Puseram os políticos para zoar a gente.

    1. Perto não, bem no meo do congresso nacional, câmara dos deputados, judiciário e executivo, palácio do planalto, do jaburu, Itamaraty e adjacências, ai sim, teríamos uma limpeza de acordo…

      1. mas tinha que ter aviso em forma de sonho para o Joaquim Barbosa sair, junto com os honestos que queriam mandar estes mensaleiros corruptos para a cadeia, que é o lugar deles.

  17. Sendo assim, que o Brasil existia 254 milhoes de anos atrás, por que nao pesquisamos se ja estava no Big Bang???

  18. Mas que isso que caiú no Brasilzao? Naquele momento, com o movimento das placas tectónicas, esse pedaço do planeta estava mais ou menos onde hoje está África. Qué nacionalismo caipira…

  19. Já ouviram falar sobre um mega vulcão na antártica que foi primeiro relatado por um vidente numa música e dois anos após confirmado pela ciência, pergunto se esse vulcão não poderia causar danos como um meteoro desse?

    1. Marisa, não tinha ouvido falar disso não… que vidente, que música, que mega vulcão? Vc tem mais detalhes sobre isso aí?

  20. Esqueceram de São Paulo, precisamente em Marsilac, cujo bairro inteiro foi construído dentro de uma cratera??

  21. “… liberou uma quantidade brutal de metano na atmosfera… Sem tempo para se adaptar, muitas espécies morreram…”. Então, vamos abrir um pouquinho o gás de cozinha, tranquemos portas, janelas e deixemo-nos adaptar por bastante tempo…ah bendita evolução / adaptação!

    1. Não, vamos fazer um experimento um pouquinho diferente. Todo dia de manhã você solta um pum na coberta e o respira por cinco minutos. Aí veremos em quanto tempo você para de se incomodar. Bendita evolução/adaptação! 🙂

      1. O gás GLP é mistura de propano com butano. Mas o gas natural, que vem canalizado, é principalmente metano.

        1. o bom é o metano da dilminha após a feijoada com os companheiros…para comemorar cada bilhão desviado…

  22. Como se vê… o ser humano é um grande zero em relação às catástrofes que já aniquilaram e, certamente, voltarão a aniquilar a vida sobre este infinitesimal planeta… Estamos ‘nos achando’ capazes de deter a extinção da vida no planeta. Sejamos mais humildes. Somos um grão de areia no deserto.

    1. um flato de camarão no Oceano…uma caquinha de nariz na tromba de um elefante, um cara honesto no PT (bem, pensando bem isto é impossível…)

  23. Pena que não caia um meteorito, digamos de 100 metros, sobre os três poderes em Brasilia para exterminar determinada espécie de réptil.

      1. pro se ver o ser humano é o unico animal ==que tropeça mais de duas vezes no mesmo toco, ou pisa mais de duas vezes no mesmo troço

  24. na época do acontecimento deve ter sido muito triste para os sobreviventes mas agora é um fato intereçante para que os nosos cientistas posan analizar muitas coisas para o nosso pais e aprender muinto com éssa esperiencia sobre aniamais e aves e muito outros que estão ali na verdade é uma falcudade de ensino .

    1. As plantas e os animais da época não ficaram tristes, tristeza é uma emoção que é vista em mamíferos e muito mais nos humanos. Estas espécies não existiam há 254 milhões de anos atrás.

  25. Essa extinção que foi a maior que aconteceu na Terra, está bem documentada, começou na Sibéria, a partir de erupções vulcânicas.

    1. Sim, fala-se muito em vulcanismo nessa época, mas não é conclusivo. Além do quê, um impacto de asteroide pode estimular tremores de terra e erupções vulcânicas, de forma que, mesmo que o vulcanismo tenha tido um papel fundamental (como teve), não está claro que ele não tenha sido disparado por um elemento externo. Compreender essas extinções é bem complicado, na verdade.

      1. Exatamente! A queda do asteroide é como um soco na barriga, a terra p*ei*dou pelos vulcões na hora!

        1. Que luminar explicação! e ao soltar o flato, provocou a devastação! E a devastação foi tão devastadora que, se alguém pudesse ter escrito, diria: outra igual, só quando o PT dominar o Brasillllllll

  26. Aqui no Amapá caiu um bosteroide chamado Zé Sarney. Acabou com tudo, devastou e causou estragos inimagináveis, mormente pazra as gerações futuras.

      1. Boa essa, e ainda culpam o coitado de asteroide…..vai ver que os dinossauros do MT votaram nele também.

    1. Comentário de mau gosto, William. Aqui no DF moram pessoas iguaizinhas a você, seu pai, sua mãe, seus filhos, seus amigos… Caso queira acabar com políticos corruptos, que tal começar votando melhor aí em seu estado, assim poucos corruptos viriam trabalhar (e roubar) em Brasília. Saiba que aqui na capital os políticos corruptos, como foi o caso do ex-governador Arruda, são processados e cassados quando descobertos.

      1. Meu amigo…
        Entendo perfeitamente seu ponto de vista… então sugiro que pegue aí a Mãe, o Pai, os filhos, filhas, irmãs, gato, cachorro, passarinho… todos que são importantes pra ti. E avise todos os que não são políticos, que você conheça..
        Pq olha, assim como eu.. um monte de gente tá rezando à São Pedro pra ele mandar um Monolíto aí naquelas 2 Torres e 2 Pratos de bosta!
        VAZA DAÍ Jow!

  27. “Como dizia Arthur C. Clarke, “os dinossauros morreram porque não tinham um programa espacial”.
    Será que a humanidade no atual estágio estaria em melhor situação caso fosse descoberto um meteorito de 25 km de diâmetro viajando a 85.000 km/h e, que após colidir com outro corpo fosse projetado em rota de colisão com a Terra? As grandezas de velocidades, distância e tempo para o espaço excede em muito ao que podemos fazer.

    1. Hmm, se fosse de sopetão, não. Mas basta lembrar que a ideia do monitoramento de asteroides é descobrir o perigo muitos anos antes da colisão. Com mais tempo, há várias estratégias potencialmente efetivas que poderiam ser tentadas. Decerto haveria muito mais dinheiro para esta iniciativa do que há para os atuais programas de investigação de asteroides.

    2. nibiru ou planeta x vem ai e dizem que não tem como dete-lo.

      digitem no google: nibiru e vejam

    3. A reportagem trata de um meteoro de 4km e outro de 10, ai vem você falar de um de 25Km…
      E se fosse um de 567,8 Km ?

      E se fosse apenas, e ai sim, um meteorito de 15Cm e cai-se bem na sua cabeça ?

    4. e se fosse um meteoro com núcleo de titânio alongado, viajando a 95000 km/hora? entrava no Brasil e saia no Japão! E ai a terra explodiria em bilhões de pedaços! Esta é a única forma de fazer PeTralha corrupto parar de roubar…

    5. Acredito que a humanidade(diga-se EUA e mais alguns) estão caminhando para esse desafio futuro. O monitoramento e a interceptação de asteróides já são exequiveis, estando nos aperfeiçoamentos. Como o Salvador comentou, não pode ser de supetão, precisamos de um certo tempo para responder, daí o monitoramento!

  28. já não basta nossos políticos… depois dizem que um raio não cai duas vezes em um mesmo lugar…

  29. Gas metano, é?
    Quer dizer então que a extinção sem precedentes foi causada por um enorme pum exalado no Brasil?
    Sendo assim, já sabemos onde colocar o supositório pra curar o país.

    1. É fácil de encontrar. Entre no Google Maps e digite “Araguainha”. Aparecerá em linha tracejada os limites do município de MT onde pode-se ver a cratera delimitando toda a parte sudeste do município, às margens da rodovia MT-100.

    1. Que comentarios sem precedentes, digamos que a culpa de seu nascimento deva se posta no PT tambem… !!! Afff estou exausta destes anti Petistas idiotas que seguem votando na mesma corja de politicos que se perpetuam na nossa politica. Perdeu a oportunidade de ficar “com a boca” fechada!

      1. vcs começaram a falar de dinossauros, passaram por times de futebol e agora ta até na politica quanta imaginação…..

    2. Kirk você deve ser mais um “dinossauro DEMolidor” que só pensa em comer suas folhas e não quer saber do resto do bando. Tem nada não vocês já estão sendo mesmo extintos!

    3. Não. Antes dessa, uma tragédia bem maior aconteceu ocasionado pelo Tsunami PSDB, que dizimou a economia do País. O buraco de Araguainha é pequeno considerado com o rombo ocasionado pelos desmandos do Governo FHC.

      1. O PT acabou com a ética, com a justiça, com a Petrobras e muito mais… só aumentou a corrupção e a incomPTencia. Os dinossauros corruptos irmãos Castro o PT apoia e financia a sua ditadura

      2. Caro Carlos,
        Para você, um grande conhecedor de economia, por favor diga qual foi o momento em que houve a maior elevação da DÍVIDA PÚBLICA, e compare com o CRESCIMENTO ECONÔMICO. Aproveite para comparar DESEMPREGO, SUPERÁVIT ECONÔMICO e IDH do Brasil presidente a presidente, desde Sarney (que devia ter sido Tancredo – falando nisso, morte muito estranha essa do Tancredo Neves).
        Faça uma análise crítica sem puxar sardinha e avalie qual foi o pior período da economia brasileira. Posso te adiantar que foi um período bastante Collorido para o Brasil.

      3. É impressionante a máquina de comentários destrutivos que uma DIREITA TÃO FASCISTA QUANTO DESTRONADA E BOÇAL, vem envenenando todos os espaços de manifestação de liberdade de expressão.E abusando dela.Meu Deus!Até em notícia de queda de asteróide! Com isto, o que poderia ser gasto em debate CIENTÍFICO fica perdido em achismos e gracinhas.Uma notícia dessas devia ser motivo para estudar ou fazer estudar e ter prazer nisto.Mas não.Que coisa cansativa!No princípio ninguém notava.Mas agora esta campanha contra qualquer coisa de política (o PT é apenas um detalhe) mostra que os lobos do fascismo ditatorial estão subterraneamente por toda a parte.Mas vocês estão sendo manjados.Ah, estão!É questão de tempo até que a máscara de vocês seja arrancada.Podem responder, me xingar,etc. Não adianta.Vocês não têm força.E ainda por cima escrevem mal,pontuação zero.Vão perder de novo e muito mais!No princípio ainda teve gente que foi para as ruas atrás do moralismo barato de vocês,assassinos da liberdade.Mas não vão conseguir mais multidões.Muitos já percebram que foram usados.Não vão dar endosso aos bocós e marginais (quem sabe do tráfico incomodado) que andam junto comm vocês.

      4. Não entendí a inversão das coisas desse comentário mentiroso: o que assistimos não foi o partido mencionado dizimar a economia e, sim, outro partido que se apropria dos feitos alheios, nega os próprios erros e diz que nunca sabe de nada.

      1. Se pudesse acabava e desviava os ossos para vender no Mercado Negro, dividindo o lucro entre os “companheiros” e os Castro

    4. Vcs nao tem o que fazer nao? o assunto eh asteroide e vcs metem deus, corinthians, pt, lady gaga no meio….o gentinha chata, vao trabalhar

          1. Em Manhumirim posso garantir que não foi. Terra de belas mulheres e que já deu a MG diversas misses.

            Essa droga desse meteoro caiu foi em Brasília e lá deixou os seus piores dejetos que hoje esculhambam a Nação.

          2. Vcs estão discutindo por causa de uma craterinha enquanto tem um buraco negro em Brasília… que coisa inútil…

          3. Antes de falar de Brasília, lembrem-se que são vocês que mandam o lixo pra cá… reciclem seu lixo aí mesmo e parem de mandar a escória pro cerrado… a natureza agradece. 🙂

          1. Peninsula de Yucatan fica no Golfo do México meu caro. Quanto há terem morrido do mesmo jeito se tivessem programa espacial como mencionou um amigo, poderia até ser mas teriam uma chance, agora ficar rezando é que não teriam chance alguma. Um dia ainda vão agradecer a pesquisa espacial.

      1. Na verdade não há provas de que caiu (tanto em Araguainha como no México) e nem que tenha causado a morte dos dinossauros. É tudo hipótese.

          1. Não seja tão simplista. Você acha que é só meteoro que pode produzir crateras? Estuuuuuda menino!

        1. Eita povinho desinformado…Essa cratera já é prospecção do pré sal no Mato Grosso…È que Dilminha não quis revelar antes por causa do Obama !

        2. Tudo em ciência são hipóteses. Conforme você acumula evidência a probabilidade da hipótese ser verdadeira vai aumentado, mas nunca teremos certeza de nada. No caso de Yucatán há evidência de que houve um impacto de um asteroide e conseguimos até calcular sua massa e sugerir sua composição. Claro que uma explicação alternativa envolvendo um ataque de homunculos da galaxia X9 continua possível, mas não é provável.

      2. Alexandre o asteróide tido como responsável pela extinção dos dinossauros foi o de Chicxulub , no Iucatan ( Mexico) há 65 milhões de anos, na linha de tempo denominada KT ( cretáceo – terciário). Seu tamanho foi de cerca de 10 Km e provocou uma cratera com aproximadamente 160 km de diâmetro.

      3. Para mim dinossauros nunca, jamais, existiram, assim como os ETs.

        1ª nunca vi um vivo (desconsidero filmes);

        2ª acho impossível não ter sobrado um vivo pra ‘contar a história’ (dane-se considerar os ‘primos’, como, dragão de comodo ou crocodilos);

        3ª não me venham com teorias que não saberão me explicar de fato.

        1. E os fossil??? então voce não acredita que o homem foi a lua porque nunca viu um homem la…. aff… e cada um………

          1. Cada um com sua opinião, mas você acreditar que o homem foi a lua é mais um dentre muitos que acreditam em mais uma história forjada. Eu tenho vídeos e documentos que mostram claramente a MAIOR FARSA DA HISTÓRIA!

          2. Eu assisti pela TV, ao vivo, à descida da Nave Espacial Apollo 11 que pousou na Lua, e não tive dúvidas quanto à veracidade das imagens.
            Foram seis missões, entre 1969 e 1972
            Não me pareceram ter sido uma farsa, como diz o Léo.

          3. Ô Leo o homem andou na Lua durante o príodo da Guerra Fria e da corrida espacial entre americanos e a URSS. Te faço unma pergunta que acaba com esta teoria da conspiração idiota: Caso os americanos não tivessem chegado lá, você acha que os russos iriam perder a oportunidade de espor a “decadência imperialista”?
            Em segundo lugar, você acha que uma farsa desta envolvendo milhares de pessoas teria ficado escondida até hoje? Ninguém teria metido a boca na história? Desculpe meu caro mas lorotas sobre o hastemento da bandeira americana na lua e outras asneiras que os ‘j~enios” argumentam é de matar.

        2. Valdir,

          Estou torcendo para seu post não ser a sério. Caso seja, eu sinto muito pelo seu estado atual de ignorância. Mas isso tem conserto se você estiver disposto. Um enorme número de espécies que já habitaram o planeta não existem mais. No mesmo ramo dos dinossauros há as aves ainda por ai. Podemos até tentar te explicar, talvez quem nao “saiba” entender seja você. Mas tenha paciência, ignorância se cura com leitura.

        3. Ah! tá, os milhares de fósseis encontrados em todas as partes do planeta são o que??? Ratos? Tatús? Lebres? Lagartos? Gigantescos porque se alimentavam de um pé de fermento? ou foram os animais que não tiveram tempo de entrar na arca de Noé? Muita gente acredita num pedaço de madeira ou de barro fantasiado de santo, e não acredita numa vértebra gigante, com quase um metro de puro osso… Vai entender a raça humana…

        4. Existem vários tipos de evidências válidas, não só contato visual. Ceticismo é sempre uma coisa boa, mas tentar ser cético sem a básica noção do que sejam evidências só te faz passar por bobo.

        5. Suponho que você acredite que Deus é que fez tudo. Mas, você já viu esse cara? Não me venha com profissão de fé para me explicar sua existência!

          1. cara,uma prova da existencia de Deus,esta na biblia..voce acredita que homens conseguiriam escrever todos esses acontecimentos que estao ocorrendo hoje a milhares de anos atras??
            incrivil como acredita em Dinossauro mais nao Acredita no seu “Criador”
            #…………….PALHACADA

          2. HA willian, como você é ingênuo! A bíblia não prova a existência de Deus, desculpe falar. Esse papinho de: “voce acredita que homens conseguiriam escrever todos esses acontecimentos que estao ocorrendo hoje a milhares de anos atras??” é furada total! Júlio Verne escreveu sobre coisas que não existiam na época dele e foram existir séculos depois… E ele era apenas um escritor, não um messias ou sei lá o quê. Religiosos me irritam pela visão delimitada que eles tem do mundo ¬¬

          3. Rodrigo, e daí vem Deus e deixa todo mundo com a cara na poeira principalmente os cientistas e os pseudocientistas intelectualóides como você.

          4. Rodrigo?? me explica a vida a na Terra????? tudo começou de um boom e foi se transformando aleatoriamente do acaso?? bem como nossa vidinha insignificante tudo acontecendo do acaso? Rodrigo se você não acreditar em Deus, todas as teorias existentes caem por terra. Tente virar um macaco pra desafiar a Deus se vc conseguir eu viro ateu, se nós evoluímos dos macacos alguém um dia vai voltar a ser macaco.

        6. Morreram todos sim, num evento de proporção mundial, grandioso e extremamente catastrófico chamado diluvio e não num impacto de meteoro, até msm pq nesse caso, realmente, não morreriam todos.

      4. Peninsula de yucatan, no méxico… onde fica cancun e perto das piramides de chichen itza… hj existem parques temáticos com rios subterrâneos e cavernas .. como o x-plorer e o x-caret… se tiver oportunidade será umas férias inesquecíveis!!

      5. A teoria mais aceita é de que o meteorito encontrado na Cratera de Chicxulub, no México, foi o responsável pela extinção, ao colidir com a Terra e originar uma grande explosão que carbonizou bilhões de animais instantaneamente, levantando também uma nuvem de poeira tão espessa que bloqueou o calor do sol e transformou o planeta em um local extremamente frio, em um evento meteorológico similar ao inverno nuclear, eliminando as espécies sobreviventes, com exceção dos dinossauros emplumados e dos seres mamíferos, que tinham a capacidade de sobreviver em climas de baixas temperaturas devido a seu sangue quente, podendo assim se adaptar ao novo ambiente.2 3 O registro fóssil indica que os dinossauros emplumados evoluíram dos terópodas durante o período jurássico, e, após o evento da extinção em massa, deram origem as aves modernas, e os mamíferos sobreviventes evoluíram até dar origem ao ser humano atual.4 5 6

        1. A teoria de colisão de asteroide, que foi trazida a conhecimento mundial em 1980 por Walter Alvarez e colegas, liga a extinção em massa no fim do período Cretáceo a um impacto de bólido aproximadamente 65,5 milhões de anos atrás. Alvarez propôs que um aumento súbito nos níveis de irídio, gravado ao redor do mundo na camada de rochas do período, era uma evidência direta de impacto. A maior parte das evidências sugere agora que um bólido de aproximadamente 5 a 15 km de largura colidiu nas proximidades da península de Iucatã, criando a cratera de Chicxulub, com aproximadamente 180 km de diâmetro, e provocando a extinção em massa.18 19

          1. Em setembro de 2007, pesquisadores dos Estados Unidos, liderados por William Bottke do Southwest Research Institute em Boulder, Colorado, e cientistas checos usaram simulações de computador para identificar a provável origem do impacto de Chicxulub. Eles calcularam uma probabilidade de 90% de que um asteroide gigante chamado Baptistina, com cerca de 160 km de diâmetro, orbitando no cinturão de asteroides que fica entre Marte e Júpiter, foi atingido por um pequeno asteroide desconhecido com cerca de 55 km de diâmetro, cerca de 160 milhões de anos atrás. O impacto quebrou Baptistina, criando um agrupamento que é conhecido hoje como a família Baptistina. Os cálculos indicam que alguns dos fragmentos foram arremessados em órbitas cruzando a da Terra, um destes fragmentos sendo o meteorito de 10 km de largura que atingiu a península mexicana de Iucatã, há 65 milhões de anos, criando a cratera de Chicxulub.21

    1. Que comentario mais controverso!! Chama de meteoro matador, justifica o nome e depois diz que não vale a justificativa que deu!!!

    2. Discordo completamente do final do texto. Pois não há como impedir a queda de um pedregulho vindo do espaço na Terra. Inclusive até as previsões se mostraram falhas ultimamente. Se cair outro aqui não há nada o que fazer…

      1. Leandro, tudo depende do tempo de alerta. Se for de meses, você está certo. Se for de anos, não. De todo modo, saber do impacto previamente poderia ajudar na mitigação, esvaziando as regiões de impacto direto e preparando estratégias para “reinicializar” a civilização o mais rápido possível.

      2. Não da pra mandar uma equipe de perfuradores, pra fazerem buracos na asteroide e colocarem bombas antes que o mesmo entre na nossa atmosfera?

    3. Hummm … se ele voltasse a cair tinha que ser no campo da galinhada … …o que ia sair de pena …. kkkkkk

      1. se caísse num estadio ou noutro o almoço estaria servido pois tanto galinhada como porcada estariam todos transformados em vaca atolada kkkk

    4. É bom ficarmos quietos se o PT E a Maria Sapatona descobre vai quere cobra imposto e espalhar que foi o PT que FEZ

      1. Vcs são apaixonados demais com o PT. Tudo que acontece no mundo e no Brasil a culpa é do PT. Inclusive Helio vc deve ter internet graças a este partido. Corrupção existe em todos os partidos, cita um que não tenha que eu quero votar, ok? Quanta ignorância! A sua maria sapatona vai se reeleger, vc vai fazer o que?

          1. Pessoal, voces perdem tempo discutindo partido político, gente, todos são voltados pra si próprios, nenhum deles ta dando a mínima para o povo (nós) então, não temos opções melhores para votar, nunca tivemos e vamos continuar sem opções sempre…

        1. Desculpa João, mas temos internet graças ao Privatizando Henrique Cardoso, que privatizou as teles!!!

          1. “chegamos ao limite da irresponsabilidade!” disse i que privatizou as teles. O sistema de privatização das teles foi tão amador que venderam barato (tinham que vender de qualquer jeito) e permitiram que o oligopólio se formasse. Os amiguinhos do tucano-mor faturaram grana preta e ninguém falou nada!

          2. João e Marcelo essas gangues só intermediam onerando os custos que pagamos calados, políticos fazem sim uma tragédia tipo a do assunto. Ok!

    5. Não necessariamente; hoje sim, o programa espacial (ao menos até onde o povo tem conhecimento) ainda não possui tecnologias necessárias para se evitar uma catástrofe dessa magnitude, mas e amanhã?

    6. Se ficarem esperando, pode aparecer outro, acho que tanta Ciência, hipóteses, pode até não acontecer nada por agora, mas estamos fadados a tal, melhor produzir logo, algo concreto, para o próximo não ser nas nossas cabeças…na minha humilde opinião.

Comments are closed.