Cometa se aproxima da Terra e fica verde

Salvador Nogueira
Imagem obtida no sábado pelo astrônomo amador Michael Jäger mostra o Ison com sua coma verde

O famoso cometa Ison, popularmente (e talvez prematuramente) conhecido como cometa do século, já iniciou sua entrada nas regiões mais internas do Sistema Solar, onde a Terra está localizada. E novas imagens colhidas por astrônomos amadores trazem boas notícias: ele está aumentando seu brilho e ganhou uma cauda verde. Isso é um bom sinal, embora o visual ainda esteja aquém das previsões iniciais.

Descoberto no ano passado, o Ison foi saudado como um grande espetáculo por ter uma órbita extremamente oval, que o levaria muito perto do Sol — é justamente a proximidade com a estrela que faz com que o gelo de sua superfície sublime e produza a vistosa cauda característica dessa classe de objetos.

Como provavelmente se trata da primeira visita desse objeto às regiões internas do Sistema Solar, imaginou-se que ele teria muito gelo em sua composição, o que ajudaria a aumentar seu brilho. Chegou-se a especular que ele poderia ser visível até mesmo durante o dia, após passar por seu periélio — o ponto de máxima aproximação do Sol –, em novembro.

Contudo, o monitoramento contínuo mostrou que o Ison não estava evoluindo como o esperado, o que podia significar que a aparição acabaria sendo decepcionante. O Mensageiro Sideral já alertou mais de uma vez que é muito complicado querer prever o comportamento de cometas, o que é reforçado pelas mais recentes observações.

As novas imagens capturadas por astrônomos amadores mostram que o Ison está ganhando uma tonalidade esverdeada. É sinal de que ele começou a sublimar cianogênio e carbono molecular, duas substâncias que, ao reagir com os raios ultravioleta do Sol, produzem um brilho verde.

Em essência, isso quer dizer que o núcleo do Ison está ficando mais ativo, emitindo mais gases e aumentando de brilho.

Imagem do cometa Ison obtida pelo astrônomo amador Damian Peach no dia 24 de setembro

TEMPORADA MARCIANA

O cometa está prestes a fazer sua máxima aproximação de Marte, e diversas espaçonaves estão de prontidão para tentar fotografá-lo. A essa altura, ele já deve ser visível a olho nu no céu do planeta vermelho, e imagens capturadas por sondas americanas e europeias que estão por lá devem pipocar em breve. Amanhã, o objeto passará a 10,5 milhões de quilômetros da superfície marciana, rumando para dentro do Sistema Solar.

Na Terra, por enquanto, o Ison só pode ser visto com o auxílio de telescópios. Mas a expectativa é que no fim de novembro ele seja visível a olho nu — mas provavelmente não durante o dia, como antes se especulava.

Resta saber se ele sobreviverá à passagem de raspão pelo Sol, que se dá no dia 28 de novembro. Em caso positivo, o Ison ainda deve dar espetáculo. Mas pode ser que ele acabe destruído pela radiação solar e a expectativa pode se transformar em decepção. Só o tempo dirá.

Acompanhe o Mensageiro sideral no Facebook

Comentários

  1. Boa noite!

    Prezados, infelizmente não tenho conhecimentos sobre os assuntos que estão discutindo, porém hoje 20/10/2013 por volta das 02h40 eu me assustei com uma luz muito forte rasgando o céu, foi muito rápido e assustador era uma luz azul e verde com uma continuação branca, estive procurando algumas imagens para tentar identificar o que era e por ser leigo tenho plena convicção que era o Ison, pessoal foi muito rápido, o céu ontem em Santo André-SP estava completamente limpo e estrelado a luz foi muito forte, caso possam me explicar o que é que eu vi ficaria muito grato, este fato me empolgou para conhecer sobre estes assuntos, abraços.
    Vinicius Couto.

    1. Vinicius, o Ison apareceria como um objeto parado no céu. O que você viu era provavelmente uma estrela cadente.
      Abraço!

  2. O chamado cometa ISON na verdade não é um cometa mas algo bem mais complexo! Ninguém precisa acreditar nisso no momento, afinal a NASA o definiu como um cometa !!! Tem muita informação sobre fatos importantes que a NASA ou omite ou distorce. De qualquer forma a verdade virá a tona brevemente e será uma surpresa para todos nós.

    1. Prezado Robis,

      Gostaria de saber o que você acha que o cometa ISON é? Sobre a NASA esconder alguma coisa quem não esconde? A NASA querer distorcer alguma informação a respeito do cometa ISON não seria muito inteligente, pois astrônomos amadores do mundo estão de olho no cometa, e assim poderiam desmentir possível manipulação feita pela da NASA.

  3. O programa de trabalhos a frealizar-se no mundo requeria o concurso da Lua, nos seus mais íntimos detalhes. Ela seria a âncora do equilíbrio terrestre nos movimentos de translação que o globo efetuaria em torno da séde do sistema; o manancial de forças ordenadoras da estabilidade planetária e, sobretudo, o orbe nascente necessitaria da sua luz polarizada, cujo suave magnetism atuaria decisivamente no drama infinito da criação e da reprodução de todas as espécies, nos variados reinos da Natureza.
    Ref: Texto do livro “A Caminho da Luz”

  4. Paulo Schaefer, lí há algúm tempo, em obra confiável, que a Lua serve como “âncora” da Terra. Além das outras finalidades já conhecidas. Haveria algúma razão e condições? Abs. Paulista.

  5. Bom dia Salvador.
    Existem muitos sites por ai e até vídeos de várias partes do mundo, dizendo que este cometa Ison pode ser o lendário planeta “Nibiru”. Sabe algo sobre esta expeculação?

  6. Esta imundície deste cometa Ilson vai se fragmentar na passagem pelo sol e depois teremos Tunguska 2. Preparem-se.

  7. Engraçado que só quem está fudido e mal pago torce com todas as forças para um desastre no mundo, querem que o mundo exploda junto com eles, eu só quero observar o cometa com meu monstro equatorial de 300 mm e é só alegria hahaha, perdeu playboy kkkk.

  8. Gente, lí que se a Lua se separar da Terra, isto será uma catástrofe, porque haverá mudanças no eixo do polo magnético e mudança no movimento gravitacional do nosso planeta, com consequências imprevisíveis. Pelo amor de Deus vamos mudar de assunto!!! Haveria terremotos, marremotos, ciclones de altíssimas mgnitudes, vendavais com mudanças bruscas de temperatuas, degelo das calotas polares, querem mais???

  9. OK A MI MI ENTENDER EL UNICO EXTRATERRESTRE QUE HAY EN EL MUNDO ES MARADONA Y MESSI ME PARECE QUE LOS OVINS VISITAN MUCHO LA ARGENTINA

  10. E se houvesse um filamento no núcleo do cometa como estão dizendo e ele está emitindo um jato, ele não pode ser emperrado para a terra?

  11. Olá Salvador. No seu texto encontramos a expressão: “A essa altura, ele já deve ser visível a olho nu no céu do planeta vermelho”… Até entendo que provavelmente você consultou as efemérides geradas pelo JPL onde neste inicio de outubro de 2013 o brilho total da coma do C/2012 S1 para um observador situado em Marte seria em torno de 3a magnitude. Só que, salvo evidência em contrário, não há nenhum humano vivendo em Marte de modo a visualizar o cometa a olho nu – apesar das câmeras eletrônicas nas sondas e rovers. Deste modo, a frase poderia ser assim: “A essa altura, ele já seria visível a olho nu no céu do planeta vermelho para um hipotético astronauta na superfície deste planeta”. Forte abraço. Alex!

    1. Alex, é exatamente isso. Eu só considero que o fenômeno acontece mesmo sem um observador lá. Ele está visível a olho nu lá mesmo sem ninguém com olhos por lá poder observá-lo. Abraço!

  12. Bom mais uma vez veremos este cometa a passar próximo, pois visualizamos, o Harlem e 1983 nas madrugada e agora este,aguardemos obrigado

  13. Uma pergunta: A cauda de um cometa sempre estará em direção ao Sol ? é isso?

  14. gostaria de comprar um telescopio, alguem poderia indicar-me um que seja com preço legal e tenha boa performace.. não entendo nada sobre esse equipamento.

    1. Amigo tenho um pequeno de 30x mas a meu ver o Binóculos muito melhor de si ver pois o minha luneta fica difícil de ver mas hoje a tecnologia muito mudou para melhor, mas os preços é enorme o meu telescópio, é origem Japa mas complicado, por isso o Binóculos muito melhor de 30x ou mais de alterações a escolha é sua boa noite. crbm50@hotmail .com Carlinhos 221 .

  15. Uma idéia errônea sobre cometas que a maioria das pessoas têm é a de que esses objetos passam rapidamente pelo céu, como se você estivesse à beira de uma rodovia e passasse um carro em alta velocidade.
    As coisas não são assim, os cometas são objetos relativamente estáticos no céu, permanecendo visíveis por vários dias, mudando de posição e brilho dia após dia, até se apagarem conforme se distanciam do Sol.
    Para os mais interessados, tem vários mapas astronômicos disponíveis na internet com o “caminho” do cometa Ison.
    As características orbitais dele reunem condições favoráveis à nossa observação antes de 28/Nov, data do periélio. Depois desta data ele seguirá seu caminho quase na direção do polo norte celeste, dificultando a observação para os brasileiros do Sudeste e Sul. Além do que ele pode não aguentar o periélio e se fragmentar!
    Acho que valerá muito a pena ir até um local de pouca poluição luminosa em Novembro à noitinha e procurar o Ison. Um mapa é primordial e binóculos são bem-vindos.
    Céus claros!

  16. Se ficar visivel no BR, o molusco de 9 dedos vai fazer apologia a estrela so seu partido da P”u”T”ada” e sugerir que ela mostra o caminho de volta ao Planalto para ele…
    Não foi Nostradamus que disse mas pode escrever que a “sequel” tá sendo escrita e “O Retorno” será em breve.
    Foi assim com outros..inclusive o Vargas (que queime no fogo do inferno).

  17. Se passar perto do BR… o governo brasileiro vai querer cobrar um IIE
    Imposto de Importação Espacial

  18. OS MARCIANOS CHEGARAM JÁ…!!..E CHEGARAM DANÇANDO CHA, CHA, CHAAA.!!!..RICACHA!!..RICACHA!!..RICACHA!!..E CHEGARAM DANÇANDO CHA, CHA, CHAAA.!!!

  19. Tenho um telescópio mas sou leigo. Teria uma referência melhor para poder localizá-lo?
    Achei muito interessante a cor verde e deve ser uma pré- homenagem celestial ao centenário do Palmeiras. Abraços…

  20. Salvador, e com relação aos ajustes orbitais que os russos disseram que o ISON fez pra se alinhar melhor com marte e sua lua phobos, isso procede realmente?

      1. Tem em vários sites… Mas não pude confirmar a veracidade disso. Segundo esses sites, eles dizem que “Um novo relatório elaborado pela Agência Espacial Federal Russa (Roscosmos) afirma que “o cometa C/2012 S1 (ISON) tem feito uma série de ajustes orbitais inexplicáveis ao redor do planeta Marte, aparentemente para melhor alinhar-se com a estranha lua Phobos do Planeta Vermelho”. Phobos é a maior e mais próxima dos dois satélites naturais de Marte, e tem um raio médio de 11,1 km, sendo 7,24 vezes mais massiva que a segunda lua, Deimos.” Além disso, eles também lembram que há uma hipótese que diz que Phobos é artificial. Também tem imagens pela web que mostram dois objetos orbitando o ISON, como se tivesse o guiando. Talvez seja teoria da conspiração, mas é no mínimo curioso. Vale a pena procurar.

  21. Ai, eu não queria ter criado grandes expectativas sobre o Ison por isso… mas já é tarde, estou ansiosa e não vejo a hora desse cometa passar por aqui! Tomara que não decepcione (tanto) né. Ah, e muito legal o site do Damian Peach, valeu a dica! E valeu pelo blog! Não estou sempre comentando, mas sempre acompanhando! 😀

  22. Paulo, muito clara essa sua materia, ate eu que sou completamente leiga entendi. Parabens e obrigada.

  23. Salvador Nogueira, parabéns pela matéria e obrigado pelas informações, eu me interesso muito pelo assunto. E que Deus mantenha essa sua paciência com comentários descabidos. (eu já teria mandado vários deles às favas !).

  24. Na verdade, trata-se de um recardo direto de Asthar Sheram de que em breve ele estará chegando.

  25. Dionísio, ele vai ser visível em S.Paulo, vai passar abaixo do teto de poluição — então, vai raspar os prédios.

    Leitor Jango, entendi o “Parmera”. Só não dá pra perdoar o “DALE”.

    1. Já procurei em alguns sites que mostraram uma carta do céu com ele nos próximos meses, a partir de outubro já vou apontar meu tele (na chacara) para achá-lo, mas valeu.

  26. Salvador, uma dúvida que eu tenho é com relação ao efeito da gravidade de Júpiter com relação à terra, marte e da própria lua. Li, algum tempo atrás, uma matéria sobre isso, mas não entendi direito se tem ou não, e qual o verdadeiro efeito disso. Tem algum efeito, ou é apenas especulação?
    Grato pela resposta.

    1. Não, a gravidade de Marte e de Júpiter é irrelevante para a órbita da Terra. A da Lua causa esse efeitinho de reduzir o ritmo de rotação do planeta. Mas nada de desarranjar o sistema planetário ou trocar de órbita. Os planetas estão em órbitas bem estáveis.

  27. Existe alguma similaridade entre o núcleo da terra e o da lua ? São os mesmos compotentes ?
    Parabéns pelo seu trabalho.

    1. João, o núcleo da Lua é bem mais leve. O da Terra é praticamente todo de ferro e níquel.

      1. Se o ponto central gravitacional é o núcleo, e conforme você disse que a lua esta se afastando aos poucos da terra, teremos no futuro um afastamento mais acentuado entre a terra e a lua devido a lua ser mais leve. Pelo que vejo isto esta correto, mas qual seria a longo prazo o baixo efeito gravitacional da lua sobre a terra ?

        1. A lua se afasta da terra 4 centímetros por ano.Em 100 anos vai dar 4 metros. Isso quer dizer que vai demorar muito tempo para dar algum problema mais acentuado.

  28. Eu moro colado ao Observatório Nacional em São Cristovão no Rio de Janeiro, qual é o melhor dia, mês e horário para que eu possa ir ver o cometa ISON?

  29. Como essa foto foi tirada? se esse cometa realmente fosse passar perto da terra, não teria como ver a cauda dele. A cauda estaria atrás da visão dos telescópios e até mesmo das estações espaciais fora da Terra.

    1. meu irmão pegue leve ae, na boa na paz venha fumar um negocio legal comigo e vamos pegar um taxi pra a estação lunar que lá poderemos ver esse cometa e muito mais

  30. Sempre tive sonhos premonitórios em 2001 sonhei com um corpo celeste que vinha dos confins do sistema passava pelos planetas dava a volta no sol e quando se afastava colidiu com a terra no meio do oceano atlântico gerando maremotos gigantes e destruição e o único local no Brasil que ficaria isento de danos seria o interior de Goiás. tal fato se daria na noite de 21 de dezembro de 2013. Se este cometa esta fugindo a todas as previsões, como se pode ter certeza de sua órbita? Queira DEUS que seja só coisa da minha cabeça. abraço

    1. Meu amigo, se um cometa desses colidir com a terra, por menor que seja, o estrago será grande, e nem o interior de Goiás irá se salvar. Será o fim de tudo, a exemplo do que houve com os dinos… Me corrijam se eu estiver errado, mas o choque de um cometa deve ser muito, mas muito maior que de um meteoro ou meteorito de mesmo tamanho.

      1. Se um cometa colidisse com a Terra, o estrago seria de fato terrível. Mas não muito maior que o de um asteroide de mesmo porte.

    2. Nem precisa que Deus queira. É coisa da tua cabeça, sim…
      PQP! Mais uma profecia para 21.dez…
      …e essa p. de mundo não acaba, nem fd. endo….

    3. amigo relaxe, não assista essa National Geographic com essa coisa dos preparadores que só ensina egoismo quando mais precisamos de solidariedade. A coisa de 2012 foi toda deturpada justamente pra desmoralizar o real sentido da coisa. O tempo é de Paz e Amor, faça muito Amor e viva muita Paz

    4. É realmente o fim do Mundo… Só vai sobrar o interior de Goiás. Só vai ter Tomate, dupla sertaneja e corno na Terra!!!

    5. Esse é o preço que se paga pela as vezes dúbio privilégio de não ser cego…
      Na boa, não sei o que vc anda usando, mas em seu lugar trocava de fornecedor ou denunciava ele no PROCON. Está te vendendo coisa vencida!

    1. Em 1910, ano da véspera da passagem “fenomenal” do cometa Halley, pensou-se a mesma coisa. Venderam-se máscaras e acredite, até pílulas para combater a contaminação por cianeto quando a Terra passasse dentro da cauda do cometa!
      Não se assuste, a quantidade de quaisquer gases são ínfimas, incapaz de provocar qualquer contaminação.

  31. é o cometa Porco, que se aproxima da serie A, mas que só de passagem, visto que não oferece riscos a não ser o de se desintegrar, ao perceber que doou terreno para um terceiro construir e explorar uma arena de shows. (rsrsrs)

  32. Salvador, boa tarde. Tenho um telescopio com aumento de 550x. Com ele, já posso visualizar o cometa Ison antes de novembro???

    1. Quem quiser encontrar o cometa com seu telescópio, basta almejar o quadrante leste-nordeste durante o final da madrugada, por volta das 04h50, podendo-se utilizar o planeta Marte como referencia (o cometa está ligeiramente abaixo e à esquerda do planeta).

  33. Salvador, tenho acompanhado seu blog, parabéns pelas matérias e explicação dada a todos internautas. Recentemente li em um livro que a lua esta se afastando da terra a cada ano, gostaria de saber o que causa esse afastamento, sera o universo se expandindo ou a aproximação de um buraco negro? Obrigado!

    1. Marcio, nenhum dos dois. É o processo natural de interação gravitacional entre Terra e Lua. A Lua atrai a Terra conforme gira, provocando as marés e reduzindo gradualmente a rotação do planeta. Em contrapartida, vai se afastando da Terra. Num futuro longínquo, a Terra terá sempre a mesma face voltada para a Lua, que por sua vez estará mais distante do que hoje.

    2. Você já viu uma bailarina dançando em movimento de rotação, quando ela está com os braços abertos ela gira mais lentamente que quando está com os braços recolhidos, isso é o principio da conservação do momento angular, que é dado pelo produto da massa x velocidade x raio. O mesmo acontece com qualquer sistema, inclusive o sist. Terra&Lua, se a rotação diminui, o raio deve aumentar para que o principio da conservação do momento angular seja preservado. E o que faz com que a rotação da Terra esteja diminuindo é o atrito entre o fundo dos mares e as águas destes oceanos, que tendem a ir contra o movimento de rotação da Terra.

    1. Talvez nem você, nem eu, nem ninguém verá o cometa que se aproxima, minha cara. Os cometas estão nos decepcionando, e o maior fracasso ocorreu com o Halley, em 1986. Nem cometa se tem como antigamente! Os tempos são outros, sem graças, sem belezas, portanto sem espetáculos no céu!

  34. Salvador Nogueira, agora entendí por que o prefeito da cidade de Telha, no interior de Sergipe, resolveu iluminar toda a cidade com lâmpadas na cor verde. A princípio pensei que era em homenagem ao Hulck…Agora vejo que é para combinar com a cauda do planeta ISON que se aproxima…

  35. Ninguém nunca se questionou que talvez os cometas não sejam apenas bolas de gelo e sujeira e que na verdade são corpos celestes que interagem eletricamente com outros corpos?
    Digo isso pois suas caudas as vezes aparecem bem antes da chamada frost line, existem inúmeros cometas que ao mergulhar no sol descarregam explosões solares (inclusive a única explosão dos últimos meses foi quando um cometa se aproximou do sol) e tbm esse caso do ISON que ao mudar de cor perto de Marte mostra que ele pode estar se conectanto eletricamente e se iluminando como um grande bulbo de Neon!

    1. Alfredo, nunca ouvi essa história de conexão elétrica de cometas, e não acho que seja o caso. Há uma explicação bem mais simples, que é a sublimação de certos compostos que sabemos existirem neles. No caso da cauda antes da frost line, por exemplo, é preciso lembrar que a linha só se aplica à água. Outros compostos podem sublimar bem mais longe do Sol, e produzir o fenômeno.

      1. Como estamos apenas conjecturando, podemos afirmar que ambos possam estar certos. Essas massas imensas e luminosas que viajam por nossos céus são compostas sim de enormes e diversas quantidades dos mais diversos tipos de gases , que se movimentando a grandes velocidades produzem tbem grandes movimentos de poderosas carcas eletricas. Porque então não podem haver grandes interações, atrações e repulsões de origens eletricas nesses fantasticos movimentos?

      2. não é pq vc naum ouviu falar da teoria ,que signifique q n~ seja essa …da um f5 no seus conhecimentos ..kkkk

    2. Olha, na realidade, os cometa são anjos celestes viajando pelo espaço. Na bíblia diz: ”Se vires uma luz com rastro verde no imenso céu, compreendas que anjos iluminados de sabedoria e paz percorrem o universo propagando sua luz.”
      Gente, ta escrito! As vezes perdemos tempo e dinheiro tentando explicar coisas e não compreendemos que simplesmente há algo superior a nós e não carece de explicação.

      1. Desculpe, mas esse blog é sobre um Ciência, o obscurantismo religioso é “debatido” em outro lugar.

      2. Verdade você não compreende mesmo. Vou pedir para Deus enviar um anjo desse até a sua casa e ja te garanto uma coisa!!! Vai ter muita luz…kkk

      3. anjos sao seres celestiais,vindos para servir os herdeiros da salvaçao.e nao cometas errantes do espaço.abraços!

    1. Dionisio, deve ser sim. Se atingir um brilho bacana, como se espera, deve ser bem visível.

    2. Lamento pessoal mais o cometa Ison só sera visivel do emisfério norte, isso se ele sobreviver a passagem pelo periélio.

      1. Mas antes do periélio espera-se que ele ganhe mais brilho. Até a época do periélio vai dar pra tentar ver do hemisfério Sul. Depois, não mais.

        1. Salvador bom dia,

          O Sol não pode prejudicar a nossa observação? E gostaria de saber a data mais aproximada para sua observação?

          Abraxxx…

          1. A melhor época para vê-lo será na segunda quinzena de novembro, ANTES da aproximação máxima que ele fará do Sol, na madrugada, pouco antes do nascente. Na volta ele praticamente não será visível no hemisfério Sul.

      2. Gentee alguem me explica o que foi que eu vi ontem ou hje de madrugada..uma bola Azul e branco aqui em fortaleza estou procurando noticias mas nao acho nada..fiquei tremula pq foi mt diferente grande azul e branco ..nao entendo nada disso só queria saber o que foi que eu ví.

  36. Gostaria de salientar o extraordinário trabalho do astrônomo amador Damian Peach. especializado em planetas, especialmente Marte, ele faz observações sistemáticas com belas fotos. Ele trabalha com equipamentos de primeira linha, melhores que muitos telescópios profissionais e suas imagens são aproveitadas até pela Nasa.

    Gostaria de ler um post sobre astronomia amadora no Brasil e no mundo. O Brasil tem bons construtores de telescópios artesanais.

      1. O NOSSO PLANETA IRÁ TESTEMUNHAR EM BREVE UMA ITENSA CHUVA DE METEOROS PROVENIENTES DA CAUDA DO COMETA HALLEY, ESTOU CERTO, ASSISTIREMOS NO BRASIL? QUAL MELHOR DATA?

    1. Bons tempos aqueles em poliamos espelhos e montavamos telescopios, faziamos radios de galena, e nos reuniamos para discutir os livros de R. Argentiere, e o sonho era ser aprovado num ITA ou POLI. Os tempos mudaram, os sonhos de nossos netos s’ao outros! Um Prazer entrar em seu coment[ario Paulo, desculpe a intromissao.Sds
      germano.

      1. Eu admiro quem desenvolveu a técnica de polimento de espelhos manualmente. Eu nuca tentei por achar que deve ser bem difícil conseguir uma boa ótica. Basicamente este pessoal utiliza o processo desenvolvido por Jean Texereau. Seu livro, disponível em versão digital, ainda é a melhor referência para a construção artesanal do espelho. Mas hoje é possível comprar bons espelhos de até 200mm por um preço bem acessível.

Comments are closed.