Cometa se aproxima da Terra e fica verde

Salvador Nogueira
Imagem obtida no sábado pelo astrônomo amador Michael Jäger mostra o Ison com sua coma verde

O famoso cometa Ison, popularmente (e talvez prematuramente) conhecido como cometa do século, já iniciou sua entrada nas regiões mais internas do Sistema Solar, onde a Terra está localizada. E novas imagens colhidas por astrônomos amadores trazem boas notícias: ele está aumentando seu brilho e ganhou uma cauda verde. Isso é um bom sinal, embora o visual ainda esteja aquém das previsões iniciais.

Descoberto no ano passado, o Ison foi saudado como um grande espetáculo por ter uma órbita extremamente oval, que o levaria muito perto do Sol — é justamente a proximidade com a estrela que faz com que o gelo de sua superfície sublime e produza a vistosa cauda característica dessa classe de objetos.

Como provavelmente se trata da primeira visita desse objeto às regiões internas do Sistema Solar, imaginou-se que ele teria muito gelo em sua composição, o que ajudaria a aumentar seu brilho. Chegou-se a especular que ele poderia ser visível até mesmo durante o dia, após passar por seu periélio — o ponto de máxima aproximação do Sol –, em novembro.

Contudo, o monitoramento contínuo mostrou que o Ison não estava evoluindo como o esperado, o que podia significar que a aparição acabaria sendo decepcionante. O Mensageiro Sideral já alertou mais de uma vez que é muito complicado querer prever o comportamento de cometas, o que é reforçado pelas mais recentes observações.

As novas imagens capturadas por astrônomos amadores mostram que o Ison está ganhando uma tonalidade esverdeada. É sinal de que ele começou a sublimar cianogênio e carbono molecular, duas substâncias que, ao reagir com os raios ultravioleta do Sol, produzem um brilho verde.

Em essência, isso quer dizer que o núcleo do Ison está ficando mais ativo, emitindo mais gases e aumentando de brilho.

Imagem do cometa Ison obtida pelo astrônomo amador Damian Peach no dia 24 de setembro

TEMPORADA MARCIANA

O cometa está prestes a fazer sua máxima aproximação de Marte, e diversas espaçonaves estão de prontidão para tentar fotografá-lo. A essa altura, ele já deve ser visível a olho nu no céu do planeta vermelho, e imagens capturadas por sondas americanas e europeias que estão por lá devem pipocar em breve. Amanhã, o objeto passará a 10,5 milhões de quilômetros da superfície marciana, rumando para dentro do Sistema Solar.

Na Terra, por enquanto, o Ison só pode ser visto com o auxílio de telescópios. Mas a expectativa é que no fim de novembro ele seja visível a olho nu — mas provavelmente não durante o dia, como antes se especulava.

Resta saber se ele sobreviverá à passagem de raspão pelo Sol, que se dá no dia 28 de novembro. Em caso positivo, o Ison ainda deve dar espetáculo. Mas pode ser que ele acabe destruído pela radiação solar e a expectativa pode se transformar em decepção. Só o tempo dirá.

Acompanhe o Mensageiro sideral no Facebook

Comentários

  1. Que impressionante, acabei de pesquisar sobre uma luz verde bem forte com uma calda que vi a mais ou menos 2 horas atrás, fiquei curioso, querendo saber do que se tratava, pelo que vejo é o cometa ISON, destacou bem forte no céu uma luz verde, eu e meus amigos vimos da calçada assustados, foi muito rápido, e era bem grande e luminoso, massa de mais

    1. O cometa ISON já se desintegrou após passar pelo Sol. Provavelmente você viu só um meteoro. Abraço!

  2. Eu já vi um cometa…Estava eu meu irmão e minha prima, eu fui o primeiro a notar. Ele era verde e parecia que estava caindo.

  3. Olá! Pelo incrível que pareça, eu estava saindo do supermercado e olhando para uma estrela no céu que acho eu que seja Vênus!
    Quando de repente ao seu lado direito cai uma estrela com cerca de 5 vezes maior o tamanho desta outra estrela “Vênus”!!!
    OBS: Contando com seu brilho!!..
    Fiquei muito espantado por ter visto um Cometa onde eu nunca havia visto antes, um cometa VERDE..!!
    Eis aí a dúvida!! Será que se trata do Cometa ISON???

  4. Boa noite Salvador!
    Há algumas noites, no céu de Embu das Artes, em São Paulo, estamos vendo uma luz igual a das estrelas mas com muito mais brilho e tamanho. Será o Ison ou está acontecendo algum fenômeno que não está sendo noticiado? Foi procurando uma resposta que achei este blog. Obrigada, Dora

    1. Não deve ser o Ison. Ela fica parada? Não seria o planeta Vênus? Ele anda bem brilhante, logo depois do anoitecer.

    1. Tem que observar de madrugada, com telescópio (talvez, com sorte, com binóculo). Ele está na constelação de Virgem.

  5. O ISON PODERA SER UM GRANDE ESPETACULO NOS CEUS OU UMA ENORME DECEPÇÃO PARA TODOS. ESPERO QUE A PRIMEIRA OPÇÃO SEJA A VERDADEIRA. AGUARDEMOS.

  6. Minha mãe relatou muitas vezes a aparição do Halley em 1910.Ela, junto aos seus familiares e amigos viram por alguns dias o cometa enfeitar o céu meridional da Argentina. A cada visualização, o Halley estava em n ova posição. A cauda se estendia por imensa extensão. Minha mãe tinha 10 anos. Em 86, ví frustrada a esperança de ver o astro. Quem sabe na próxima passagem… Contudo, talvez o ISON nos conceda o privilégio.

  7. Ontem também 19/10/13 por volta entre as 19:00 até as 20:00 h, creio que poderá ser o Ison, uma estrela muito maior que as estrelas normal, ficou praticamente parada com um luz muito forte, e de repente foi sumindo vagarosamente no horizonte eu e minha família observamos. isto aconteceu no extremo oeste do Mato Grosso, divisa com Bolívia e Rondônia.

    1. Ou um satélite, embora ele não pudesse dar essa sensação de estar parado nem por um instante.

  8. O cometa Ison passará pelo Sol e receberá não só altas temperaturas das protuberâncias solares, como também sofrerá uma forte turbulência em virtude da altíssima gravidade da estrela mãe. Então pelo fato de associar-se estas duas variáveis, é possível que ele se desintegre para a decepção dos observadores do nosso planeta. Se isto não acontecer, a passagem dele pela nossa orbita mostrará o fenômeno mais lindo do universo. Talvez maior do que aconteceu em 1963 com a passagem do ykeia seky.

Comments are closed.