Cinco provas de que o Nibiru não existe

Salvador Nogueira

A Nasa está escondendo um terrível segredo. Tem um pedaço do céu no Google Earth que foi omitido de propósito, para não revelar o que há ali. O cometa Ison não é o que parece ser. Uma catástrofe está para se abater sobre a Terra. Arrependei-vos, é o apocalipse.

O planeta Nibiru vem aí pra detonar. Detonar com o bom senso.
Ah-hã, Claudia, senta lá.

É nada. É tudo um monte de mentira mesmo. A Nasa, coitada, está de férias até o governo americano resolver voltar a funcionar. O pedaço “oculto” do Google Earth é um artefato da emenda de diversas imagens do céu para compor o cenário completo. O cometa Ison é um cometa mesmo, e tudo que você possa ter lido sobre ele estar mudando de curso artificialmente ou ser alguma coisa diferente é só cascata. Uma tragédia apocalíptica pode até chegar amanhã, mas ninguém tem essa informação no momento.

Orra, então quem é que fica espalhando essas lorotas de Nibiru por aí? Ah, bem, tem tantos charlatões, e tantas versões diferentes, que é difícil apontar quem foi o primeiro. Alguns apelidos que podem ser conhecidos do leitor: Hercólubus, Planeta X, Segundo Sol… tudo mais ou menos a mesma cascata. Mas a estória começou assim.

Nibiru é um nome que o escritor ajerbaijão Zecharia Sitchin (1920-2010) emprestou da mitologia suméria. Em 1976, ele escreveu um livro chamado “O 12º Planeta”, em que reinterpreta os mitos mesopotâmicos como se fossem informações astronômicas passadas aos antigos por extraterrestres. Para ter uma ideia do que ele sugere, é mais ou menos como você estudar a mitologia grega, descobrir que Afrodite e Ares tiveram um caso, pressupor que os gregos falavam de seus deuses quando na verdade o que eles queriam era relatar o que acontecia com os planetas correspondentes a eles. Logo, podemos concluir que Vênus e Marte, no passado, partilharam a mesma órbita. Dã.

Por esse mesmo método interpretativo (e com traduções de sumério contestadas por todos os especialistas), no passado remoto uma lua do planeta Nibiru teria colidido com o planeta Tiamat (uma deusa babilônia, ou, para Sitchin, um mundo que existiu no passado remoto entre Marte e Júpiter), e da colisão teriam nascido a Terra, o cinturão de asteroides e os cometas. Nem precisa ser Ph.D. em astronomia para saber que essa hipótese não faz o menor sentido.

Ainda de acordo com Sitchin, o planeta Nibiru teria uma órbita elíptica, e passaria pelas nossas redondezas a cada 3.600 anos, mais ou menos.

Até aí, beleza. O cara apresentou a ideia dele, publicou um livro em 1976, vendeu pra caramba, escreveu várias continuações, e tem gente que até hoje leva a sério (né, Julião? :-)). Vida que segue. Ou melhor, seguia até 1995, quando uma maluca americana que diz conversar com alienígenas do sistema estelar Zeta Reticuli começa a passar os “recados” transmitidos a ela de que uma catástrofe iminente estava para acontecer. Segundo ela, o Planeta X passaria pelo Sistema Solar interno e faria um estrago terrível na Terra, alterando o eixo de rotação e destruindo a maior parte da humanidade.

Essa doida (ou espertalhona) chamada Nancy Lieder disse em 1996 que o Planeta X dela era exatamente o 12º planeta do Sitchin (ele não curtiu). Ela também disse em 1997 que o cometa Hale-Bopp era só uma estrela distante e estava sendo divulgado com afinco pelas autoridades para distrair a comunidade mundial da aproximação do Nibiru. Teve de comer o sapato direito quando o Hale-Bopp se mostrou um espetáculo brilhante que todos puderam ver a olho nu no céu.

Aí ela falou que o Planeta X, com cerca de quatro vezes o tamanho da Terra, ia passar por aqui em 27 de maio de 2003. Uma semana antes da data, chegou a ir ao rádio nos EUA para aconselhar as pessoas a executarem seus animais de estimação, para que eles não sofressem com o cataclismo vindouro. A data passou, ela teve de comer o sapato esquerdo (e teve a cara-de-pau de dizer que a data até então propagandeada era para despistar os conspiradores que ocultavam a verdade). Desde então, a tia Nancy não voltou a cravar uma data para a passagem do Nibiru, embora continue insistindo que ele está vindo. Ele está VINDO!

Depois da tiazinha, muitos cascateiros se apropriaram dessa história, ou criaram versões alternativas. Uma das datas mais aventadas para a tragédia, depois do fiasco de 2003, foi a de 21 de dezembro de 2012, que coincidia com o fim de um ciclo do calendário maia. Agora tem gente falando no fim de 2013. E pode apostar que vão continuar falando dele nos anos vindouros.

O pessoal da Nova Era também embarcou forte nessa. Em 1999, o indígena peruano V. M. Rabolu sugeriu que a Estrela de Barnard, uma anã vermelha de verdade a seis anos-luz da Terra, era o planeta Hercólubus — o mesmo mundo que no passado teria passado de raspão pela Terra e levado ao colapso da civilização de Atlântida (a conjunção das lorotas só vai piorando, veja você).

Depois desse breve resumo cascatológico, não sei se precisa dizer, mas em todo caso aqui vai: é tudo mentira.

E para colocar essa boataria para dormir de uma vez por todas, aqui vão as já tradicionais “cinco provas do Mensageiro Sideral“™ contra teorias da conspiração (a primeira, você deve lembrar, atacou a ideia de que o homem nunca foi à Lua).

1- A Terra não corre risco de uma (nova) colisão gigante

Planetas de fato colidiam na época em que o Sistema Solar estava se formando, 4,5 bilhões de anos atrás. A formação da Lua, no entender dos cientistas, se deu pelo impacto de um objeto do tamanho de Marte com a Terra (mais sobre isso aqui), espalhando muitos detritos em sua órbita. Hoje, não existem mais objetos de grande porte em órbitas ameaçadoras que possam proporcionar uma colisão com nosso planeta. Claro, há os asteroides, que são bem perigosos e podem acabar com a civilização, mas nada que se pudesse chamar de planeta, ou mesmo planeta-anão. (O que faz pensar que os charlatões, além de tudo, são meio manés. Eles poderiam trocar um planeta por um asteroide, e a história toda já ficaria mais plausível e assustadora.)

2- É impossível esconder um planeta se aproximando

Isto é uma imagem do Hubble do objeto V838 Monocerotis, não o planeta Nibiru

Marte tem metade do tamanho da Terra e nós o enxergamos tranquilamente a olho nu, a quase 400 milhões de quilômetros de distância. Se um planeta estivesse se aproximando de nós, não haveria conspiração governamental capaz de escondê-lo. Astrônomos amadores do mundo inteiro estariam trocando informações sobre a posição e a órbita desse hipotético objeto. Por isso é possível falar sem medo de errar que não há no momento nenhum planeta chegando por aí. Ah, mas e as fotos que vira-e-mexe são divulgadas, algumas até à luz do dia, mostrando um objeto próximo ao Sol? São obviamente reflexos da luz solar no próprio interior da câmera. Os espertalhões dizem que o “Segundo Sol” (uma variante da hipótese do Nibiru, mas que prevê uma estrela e seu sistema planetário inteiro rumando na direção do nosso) não é tão facilmente observado justamente porque está vindo de trás do Sol. Mas eles se esquecem de que a Terra gira em torno do Sol. Nenhum objeto pode se esconder de nós ficando atrás dele por muito tempo. E quanto a algumas imagens que os malucos usam para dizer que se trata de Nibiru?  Os caras são tão malacos que pegam imagens do Hubble de outros objetos (como a nebulosa planetária V838 Monocerotis), e dizem ser imagens secretas do Planeta X não-divulgadas pela Nasa. Brincadeira?

3- Se Nibiru existisse, seria inabitável

Zacharia Sitchin argumenta que Nibiru é habitado por criaturas inteligentes que teriam dado aos sumérios conhecimentos de astronomia avançada que acabaram transcritos em seus mitos. Hmm, difícil evoluir num planeta que passa raspando o Sol a cada 3.600 anos. Um rápido período de inferno escaldante durante o periélio e milhares de anos com temperaturas que inviabilizam a preservação de água em estado líquido. Nenhuma forma de vida conhecida pode sobreviver a isso. E, com toda probabilidade, nenhuma forma de vida de nenhum tipo pode sobreviver a isso. É preciso um mínimo de estabilidade climática para que a evolução possa produzir criaturas inteligentes fãs dos sumérios. Se houvesse um planeta como o Nibiru de Sitchin, ele seria inabitável. Adeus aos “deuses astronautas”.

4- A órbita do Nibiru é instável

Quando um planeta tem uma órbita tão oval quanto a que teria Nibiru, ele normalmente é o único remanescente do sistema planetário ou acaba sendo ejetado dele. O astrônomo americano Mike Brown já avaliou a possível dinâmica do Nibiru e concluiu que ele seria expulso do Sistema Solar por Júpiter em coisa de 1 milhão de anos — um nada, perto dos 4,7 bilhões de anos do Sol e sua coleção de planetas. Talvez até existam outros mundos de grande porte, ainda desconhecidos, ao redor do Sol, mas eles teriam órbitas que os manteriam permanentemente além de Netuno, sem oferecer perigo aos terrestres.

5- Os ETs parecem ruins de serviço

Tanto os ETs de Sitchin, que supostamente ensinaram um bocado de astronomia aos sumérios, quanto os de Nancy Lieder têm um comportamento curioso. Em ambos os casos, eles nunca excedem a capacidade humana. Lieder foi instada a oferecer previsões sobre Júpiter antes que a sonda Galileo chegasse lá, mas os ETs com quem ela conversa não transmitiram informação alguma que pudesse ser confrontada. Já os “professores” dos sumérios falaram tanto da origem do Sistema Solar e tal, mas nem se deram ao trabalho de ensinar a seus alunos preferidos como construir uma luneta para prosseguir nos estudos depois que eles fossem embora. Sem falar em coisas básicas que eles poderiam ensinar, como o domínio da eletricidade ou alguma outra tecnologia útil que estivesse além dos povos antigos. Aliás, se os extraterrestres estão lá hoje, vivendo confortavelmente em Nibiru, por que não mantêm um bate-papo saudável com a humanidade por meio de rádio? A poucas horas-luz de distância, comunicação de duas vias seria perfeitamente viável. Mas não, eles preferem contatar a humanidade só quando estão nas redondezas, a cada 3.600 anos… não faz sentido.

A lenda urbana do Nibiru é interessante porque permite que abordemos conceitos reais da astronomia e da astrobiologia, e separemos os fatos da fantasia. Mas isso a ficção científica também faz, sem deixar as pessoas preocupadas com o fim do mundo. Que, ao que tudo indica, não vai acontecer tão cedo.

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook

Comentários

  1. kkkkkkk!!!não tem nenhum estudo e nem faculdade de verdade e querem falar de um cara que estudou a vida inteira pra descobrir oque descobriu…e vem dizer que não acredita nisso(anunnaki,nibiru etc),e diz que acredita em deus, em jesus?essas divindades são oque se não alienígenas?tenta explicar pra uma criança como é que funciona o núcleo de um átomo!vc vai ter que usar coisas do cotidiano da criança pra ela entender!mas isso é normal…como diz no filme Matrix:”depois de uma certa idade nos não desligamos uma mente,ela pode não aceitar a verdade”…

    1. Agora é ele!!! Eita, “miséra” , de novo não era! Era só um helicóptero! Esse gota serena tá meio atrasado, não acham? Será que pegou um congestionamento lá pelas bandas da Alcione???

      Maresia, uh, uh, uh, uh!!!!!!!

  2. “Priguntas”
    A qual dos calendários maias os nibirutas acima se referem, aos de contagem curta, longa, Vênus, tzolk’in, Haab’? Se os calendários maias são tão bons, pq o mundo não acabou em 21/12? Ou acabou e estamos vivendo uma realidade paralela àquela? (Desde já deixo aqui registrado que eu fui o primeiro ser humano há levantar a possibilidade disso ter acontecido, quero garantir os créditos de direitos autorais)

    1. O Calendário Celestial, usado pelos anunnaki é baseado na Precessão dos Equinócios, cuja duração é de 26000 anos, dividido em eras: 26000/12 (astros)= 2160. Estamos na Era de Peixes, que termina em 2100, cfme. El calendario maya en la cultura de Tiahuanacu by Fritz Buck.

          1. Luciano da silva, acho melhor vc estudar mais sobre o que aconteceu na vida de milhoes de anos, verá q ja sabiam q a terra era redonda. e sim, pode ser verdade sobre nibiru ou seja qual nome for, até pq google esconde a imagem de nibiru, tem um programa q mostra a coordenada de hj, quando lembrar o nome irei postar aqui. Estude e pesquise sobre em vez de falar o que não sabe….

          2. Nibirus nou seja la que nome quiram dar, inclusive nosso querido Chico Chavier o chamou de planeta igienisador ou chupão, nome não importa, mas que ele existe é fato , e que ele não vai destruir a terra tambem é fato. Mas é fato tambem que ele vai passar tão proximo do nosso planeta que vai provocar uma alteração do eixo, fozendo com que os polos mudem de lugar. ou seja eles vão derreter e se formarão em outro local.

  3. caro salvador,

    Seus comentários tendem a ter um humor de baixo nível, que não correspondem a nada científico.parece até artigo escrito sob comando de outrem, com vistas e desmoralizar alguém.
    Tática antiga.
    O cara que falou sobre nibiru, nunca disse que ele está chegando aqui, afinal Sitchin foi consultor da nasa até morrer.Porque será?
    Sitchin nunca disse nada sobre nibiru trombar com a terra.
    e a lua foi formada por um choque com um grande planeta foi o que tu disse?
    Que planeta foi esse e onde ele foi parar?
    cara seja mais realista e menos gaiato porque causa confusão, e parece até molecagem pelos seus comentários.
    Falta seriedade em tudo o que se lê nesse país!!!!
    Se sitchin fosse um nibiruta como diz, ele nunca teria tido o cargo que deram a ele na NASA!!!!!E Porque os EUA enviaram ao espaço mensagens em lingua suméria??
    se disser que é mentira minha eu provo, aliás a NASA prova para quem quiser, que mandou um disco de ouro para o espaço com mensagens em linguas terrestres, que incluiam a escrita cuneiforme suméria.

    ME EXPLIQUE O PORQUE DISSO?

    obrgd.

    1. Sitchin nunca foi consultor da Nasa. O irmão dele trabalhou para a Nasa.
      O protoplaneta que gerou a colisão que formou a Lua obviamente se misturou à Terra e ajudou a compor a Lua. Se você sair aí num parque qualquer e pegar umas pedrinhas, parte delas é esse protoplaneta. Consulte o Júlio Dalcin, que é fãzaço de Nibiru e tá sempre no blog. Ele não tem problema nenhum com essa hipótese e diz até que ela foi prevista lá nas tábuas sumérias…
      O Golden Record, da Nasa, embarcado nas Voyagers, de fato inclui escrita cuneiforme suméria, diante de sua importância histórica (o cuneiforme foi o primeiro alfabeto conhecido). Mas os EUA também mandaram mensagens em língua portuguesa ao espaço, nesse mesmo Golden Record. E em muitas outras línguas. Seriam os nibirutas lusonautas? 😛
      Veja que todas as informações que você apresentou aí são, na melhor das hipóteses, meias-verdades. Isso explica sua convicção no Nibiru. Abraço!

    2. ele é orgulhoso de mais pra admitir amanda!ele só é jornalista de ciências e é pago pra falar oque fala!!!não tem personalidade própria…esse é o trabalho de um “jornalista”,falar do do que o povo quer ouvir em um pais que é 100% cristão!eles preferem acreditar num conto de fadas aonde um velhinho faz um boneco de barro e o faz viver!!!normal…coisa mais simples do mundo…ele deve ter um pouco do barro que ele uso pra fazer o homem la na casa dele!!!

      1. Então me mostra um post onde falo desse velhinho que faz homens de barro. Um só. Vai. Tou aqui esperando.

      1. Bem, eu pelo menos não ando vendo segundo, terceiro, nem quarto sol por aí!!!! Algém já viu algum que não seja o de sempre? Dia 21 DEZ 12, dia 14 FEV 13, dia 8 JUL 13, dia 28 NOV 13, ISON do tamanho da Austrália, kkkkkkkk! Cadê o Nibiru? Ôpa, acabei de ver um passando ali fora! Oxente, não era! Era só o farol de um avião! Ô meu brother, me dá um pouquinho da tua erva, que eu também quero ver o Nibiru! Sssssóóóóóóó!

          1. E aí, ô “lipe”, 11 de março de 2014 e cadê ele???? Pelo tempo que tem já era para ter aparecido até o vigésimo sol, não é???? Depois eu é que fumo bagulho estragado!!!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  4. Ola galera, concordo com Julio, das pesquisassumerianasterem a ver com nossa historia, que o homo sapien foi manipulado geneticamente, pois nos livros de antropologicos falta um elo de ligacao entre os antigos homenideos e nossa especie homo sapiens.
    Leio e pesquiso bastante coisa sobre os assuntos mencionados acima,
    pesquisem gente e vcs chegarao as suas proprias conclusoes da possibilidade de estas serem nossa verdadeira historia. Antes de ridicularisar estes assuntos vao ler, estudar o assunto. Vcs criticam antes de se aprofundarem nestes assuntos, isso so mostra que a ignorancia impera sempre, poque tem gente que ve um video aqui e ali e ja critica sem se aprofundar, aniquilem a ignorancia e vao estudar e aprofundar a pesquisa de voces p depois argumentar com propriedade. Abco galeraa.
    dica: comecem pelos livros de zacharia sobre o 12 planeta

  5. Bem, 24 de janeiro de 2014, e….NADA DE NIBIRU! Nibirutas de plantão, que tal uma musiquinha: “Maresia, sente a maresia
    Maresia, uh. Apaga a fumaça do revólver, da pistola. Manda a fumaça do cachimbo pra cachola. Acende, puxa, prende, passa. Índio quer cachimbo, índio quer fazer fumaça”

    É bom essa galera trocar o fornecedor! Essa erva tá muito braba, heim???!!!!

  6. Eu acho foda é que vocês pensam que qualquer forma de vida deve ser parecida com a nossa, física, biológica, que qualquer forma de vida só possa existir com as condições provenientes da Terra, vocês estão errados como a maioria. Quem sabe os ”Alienígenas” não possam ter outro tipo de vida desconhecida, que a vibração de seus corpos não possa ser vista por nós? Pode haver vida em Marte na própria superfície em outra dimensão, outro tempo? Pode sim. Vocês estão adeptos á teoria da evolução que segundo Darwin, a gente comeu carne e nossos cérebros ficaram maiores, isso é praticamente impossível como saltamos de um primata sem uma inteligência memorável (não adianta querer dizer que eles usavam pedra como equipamentos, sendo que até macacos atuais usam isso). E eu nunca ouvi falar que Nibiru iria se chocar com a Terra e sim seus habitantes que construíram nossa civilização por meio de uma série de experiências genéticas e se vocês quiserem acreditar apenas em DEUS, foda-se. Eu acredito que não só uma raça, várias raças alienígenas permitiram que seus corpos tomassem a vibração de acordo com os Homo Sapiens e nos formaram como somos hoje. Um povo da África que eu esqueci o nome, sabia da existência de uma estrela há muito, mais MUITO mesmo, mais tempo que os cientistas que só acharam a estrela em 1970. Só acho que vocês não devem pensar que a vida tem que exatamente igual á nossa em todos os cantos do planeta, pode haver uma espécie se adapte a morar em uma superfície recheada de lava? Quem sabe, pode sim. Pode haver vida em todo nossos sistema solar, só que em outros planos que nós não estamos preparados para ver, então parem de falar merda e vão pesquisar alguma coisa.

    1. O que tenho p dizer e que, governadores não iram falar sobre, então e mais facil todos irmos atras da vdd, até pq não podemos mais viver de mentira, não nascemos p viver em mesmice, sinto que tem algo a mais p ver la fora, se tem nibiru ou não não posso afirmar, mas q existe seres mais forte, com mais tecnologia, e varias especies, pode ter certeza q sim, agora acredita quem quiser, e fica vivendo sua vidinha, q coisa sem graça, trabalho ter coisas, e viver comendo, bebendo, trabalhando.
      Q coisa mais chata, procure sobre ets q massacraram seres humanos aqui no brasil, q foi amputado, queimado…. procure na internet, pode conseguir muitas outras coisas, então antes de falar merda aqui procure pensar, será q e vdd? procure estudar, e ver o que vc fez de bom p sua especie?
      pelo q li, estamos como escravos, e só iremos largar disso a hr q não aguentarmos mais e unirmos força p sair desta vida, estamos em mais quantidade do q qualquer outra especie. apenas precisamos no unir p resolvermos as coisas…

    2. Concordo com o que dizes aqui, não só é possível como é real. Existir outras raças de vida, em outros planetas. Em todo o Universo, e em todos os astros como mesmo o planeta Terra. Em outras frequências ou se quiseres planos de existência, que com a nossa fraca percepção não conseguimos discernir. Agora não posso aprovar é o vocabulário aqui utilizado. Grande falta de respeito pelos outros… merda por aqui por ali, assim não pode ser!.

    3. Annunaki, o povo ao qual você se refere é o Dogon, do Mali, Oeste da África. “Sabiam” sobre Sirius e Sirius B…

  7. Bem, eu tenho visitado constantemente vários sites que abordam o assunto e fico realmente impressionado com a imaginação de algumas pessoas. Sou físico e astrônomo amador e há muito venho afirmando que um corpo como o suposto Nibiru não poderia existir no nosso sistema. Um objeto com uma massa tão grande como teria esse “planeta” cruzando o sistema solar, causaria tantos distúrbios gravitacionais que provavelmente toda a vida na Terra já teria sido extinta por impactos de asteroides e cometas, por exemplo, que se tornariam constantes. Nosso sistema seria transformado em uma mesa de sinuca cósmica! Agora, imaginem se fosse possível a passagem desse “planeta” a cada 3.600 anos? Como a vida na Terra poderia ter resistido a tantas extinções em tão curto espaço de tempo? Falaram em várias datas fatídicas: 21 de dezembro de 2012, 14 de fevereiro de 2013, 8 e 15 de julho de 2013, 28 de novembro de 2013, chegaram ao cúmulo de afirmar que os cometas Elenin e ISON eram Nibiru, mas já estamos em 2014 e nada ocorreu. Agora algumas pessoas começam a falar que Nibiru já teria passado. Mas como? Passou e não causou nenhum distúrbio gravitacional? Alguns afirmam que Nassim Haramein teria dito que ele já passou e que fomos salvos por um milagre! Sinceramente, é meio difícil de acreditar, até por que vasculho os céus constantemente e não detectei nada de anormal no sistema solar. Falaram ainda de “chemtrail” ou trilhas químicas que seriam espalhadas na atmosfera pelos governos para encobrir o astro. Mas como elas esconderiam somente o suposto Nibiru, deixando o Sol, a Lua, os demais planetas e estrelas bem visíveis? Conclusão: Nibiru não existe. Ainda há pessoas dizendo que ele virá! Mas, onde estão as evidências? Essa história de Nibiru, que me desculpem seus crentes, definitivamente não procede.

    Márcio A. Silva – físico e astrônomo amador

  8. Então prezado Salvador,

    Baseado em sua resposta, essa coincidência raríssima só aconteceu aqui?
    Levando consideração quantidades infinitas de estrelas no UNIVERSO, quantos desses eventos raríssimos poderia acontecer nessa imensidão repleta de átomos em relação ao espaço/tempo?

    Quando houver entendimento melhor na manipulação do Bóson de Higgs, o Universo abrirá seus conhecimentos aos humanos….aii.. faço uma pergunta:
    será que somos os únicos a ter esses conhecimentos?
    Espero que vc não feche os olhos, não sou adeptos as teorias de conspiração, ovinis nibiru, 21/2012… fatos históricos apresentados devem ser pensados e analisados, não acredito em “foi coincidência da obra do acaso” por que não tem como demonstrar matematicamente

  9. Cara, vc falou, comentou e argumentou….

    vc não acha que coincidência do acaso que nos primórdios da Terra apenas combinações químicas de enxofre, nitrogênio, hidrogênio, oxigênio, fósforo e carbono gerou magnifica explosão VIDA, posicionamento certo deste planeta na orbita da SOL e dentre milhares de espécies só um teria uma inteligência notável …. algo aconteceu? houve sim interferência… … Divina? … extraterrestre?… acho que indícios deixados por civilizações que atraves do tempo na opinião deveria ter uma consideração forte, estudos sérios e aprofundados e teriam que ser difundidos para toda a população

  10. Cara, vc falou, comentou e argumentou….

    vc não acha que coincidência do acaso que nos primórdios da Terra apenas combinações químicas de enxofre, nitrogênio, hidrogênio, oxigênio, fósforo e carbono gerou magnifica explosão VIDA e posicionamento certo neste planeta na orbita da SOL e dentre milhares de espécies só um teria uma inteligência notável …. algo aconteceu houve sim interferência, … Divina? … extraterrestre?… acho que indícios deixados por civilizações que atraves do tempo … na opinião deveria ter uma consideração forte e estudos sérios e aprofundados teriam que ser difundidos para toda a população

    1. A química prebiótica usa átomos bem comuns, então não vejo surpresa em encontrá-los na Terra. Eles estão em toda parte, inclusive em nuvens de gás interestelar. Sobre o surgimento da inteligência, por raro que possa ser, aconteceu por vias naturais, como o registro fóssil e as análises genéticas demonstram cabalmente. Não há espaço para nibirutas nesse pedaço da história da vida… 😛

      1. É verdade que surgiu a Psynibirulogia – estudo dos distúrbios cerebrais causados pelo planeta Nibiru? É verdade também, que os especialistas formados nessa área, não conseguiram sucesso em suas terapias curativas porque são todos adeptos da crença em Nibiru? KKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!

      2. Então prezado Salvador,

        Baseado em sua resposta, essa coincidência raríssima só aconteceu aqui?
        Levando consideração quantidades infinitas de estrelas no UNIVERSO, quantos desses eventos raríssimos poderia acontecer nessa imensidão repleta de átomos em relação ao espaço/tempo?

        Quando houver entendimento melhor na manipulação do Bóson de Higgs, o Universo abrirá seus conhecimentos aos humanos….aii.. faço uma pergunta:
        será que somos os únicos a ter esses conhecimentos?
        Espero que vc não feche os olhos, não sou adeptos as teorias de conspiração, ovinis nibiru, 21/2012… fatos históricos apresentados devem ser pensados e analisados, não acredito em “foi coincidência da obra do acaso” por que não tem como demonstrar matematicamente

        1. Carlos, acredito que a vida floresceu em muitos lugares diferentes. Mas só nos lugares que existem. Nibiru não existe, logo não pode ter florescido vida nele. Sobre a manipulação do bóson de Higgs, vai ser difícil manipular uma partícula que decai em 10^-22 segundo. Abraço!

          1. Acorda salvador, acha impossível usar uma bomba de hidrogenio? Acha impossível usar armas nucleares?
            manipular o átomo é impossível caro salvador?
            manipularam o boson de higgs sim! e criaram tudo em laboratório na suiça.Eles [ os cientistas] criaram a particula e a observaram.

            diga que estou errado.

            Acorda salvador!!!!!! acorda cara!!!!!!
            Tu é defensor do que mesmo? da informação científica ou das suas piadinhas estilo socialista sem rumo?

          2. Manipular o bóson de Higgs? Pode ser, mas vai ter que ser em 10^-22 segundo, antes dele decair. Abraços despertos!

  11. NUNCA LI TANTA BESTEIRA E BURRICE JUNTAS! E O PIOR, COM AR DE SUPERIORIDADE SEM SABER O QUÃO INFERIOR ESTÁ SENDO. PRATICANDO A DESINFORMAÇÃO E ALIENAÇÃO PÚBLICA. NINGUÉM DISSE QUE NIBIRU IRIA SE CHOCAR CONTRA A TERRA, APENAS SEU CAMPO GRAVITACIONAL IRÁ PASSAR AO LADO E INFLUENCIAR NO CG DA TERRA, E O PLANETA CUMPRE SEMPRE SEU CICLO NATURAL DE 3.600 ANOS. O AUTOR DO TEXTO DEVE SABER DISSO E ESTAR DO LADO DO MAL ( PQ SIM, EXISTE UM LADO DO MAL QUERENDO PRENDER A RAÇA HUMANA NUM ERRO) OU ELE É BURRO. QUAL DOS DOIS VC É AUTOR? BURRO OU TRABALHA PRA MAÇONARIA, ILLUMINATI, QUAL SEU GRUPO? OU VC É APENAS UM VENDIDO? AGORA ME EXPLIQUE VC, POR QUÊ A NASA MANDOU UMA EQUIPE DE CIENTISTAS LÁ PRA ANTÁRTICA COM UM TELESCÓPIO INFRAVERMELHO GIGANTESCO GASTANDO MILHOES SÓ PRA ESTUDAR ESSE OBJETO QUE FOI DETECTADO DESDE 1983? AH, MAS VC DEVE SER O PERFEITO CORNO, SÓ ACREDITA VENDO! FICARIA MAIS BURRA SE NÃO SOUBESSE O QUE EU SEI,AO LER TUDO O QUE FOI ESCRITO NESSE POST.

    1. A Antártida é uma ótima plataforma para observações astronômicas, porque consegue observar pontos do céu durante meses. Eu não pertenço a nenhuma seita (e acho perigoso você automaticamente classificá-las como malévolas), nem me considero ignorante. Uma coisa curiosa é que o Nibiru, como proposto pelo Zecharia, não passa do cinturão de asteroides (antes que me acusem de defendê-lo, é igualmente improvável). Longe portanto para afetar a Terra, mesmo por gravitação.

    2. Ô “fia”, tá brabinha, tá???? Só por que o Nibiru deixou tu e os outros nibirutas na mão pra servirem de piada? kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  12. Caro Nogueira,
    estava procurando um post que respondesse a pergunta:
    Como ficaram os que alardearam a vinda de Nibiru?
    Assim cheguei até aqui.
    Queria saber o que caras como Nassim Haramein estariam falando agora.

    Sua paciência em responder comentários é impressionante. Os leigos agradecem, com certeza!

    Agora, infelizmente, tenho que discordar de todos e te dar uma notícia ruim,mas que não afetará em nada nossa vida. Nibiru já veio. A humanidade acabou. Estamos todos mortos. E, apesar do que a biblia escreve, etc e etc, todas as verdades religiosas e científicas só valem inividualmente. Quando acontece algo como todo mundo morrer ao mesmo tempo, como aconteceu em 21 de dez de 202, nada disso mais vale. Deus simplesmente da um boot, como diria, faz uma maracutaia, uma gambiarra… Então, como disse, nada uda na nossa vida porque tem essa noticia boa: Nibiru veio…só que não!

    abraço!

  13. Apagou o meu comentário porque não sabia me responder !? achei que você erá inteligente o suficiente para responder uns questionamentos tão simples e óbvios ( era só dizer que não sabia e pronto)

    1. Não apago comentários, Rafael. Não vi os seus questionamentos, senão teria feito o máximo para responder ou admitir ignorância.

  14. Sr”jornalista”Salvador Nogueira,sinto desapontá lo amigo irmão,mas você tem de estuar muitas coisas para afirmar fielmente “cosias”que desconhece.A vida dos sumérios,e anunnakis [pais genéticos da raça humana] é REAL,deixe de desalucidar as pessoas com coisas que você desconhece.Meu nome é Leão dahlin,comandante General Leão dahlin,1 dos cmts das frotas intergalácticas das frotas marianas,sou 1 homem extraterrestre vindo do futuro vivendo na forma humana e encarando na terra para slaavr a raça humana e os annunakis,poiss sou um avatar rela da nova era,sou o filho da luz,o enviado do Deus Pai poderoso com poderes além da compreensão humana de todos,seja de cura física,interferência nos climas,e destruição de meteoros,mas muitas das coisas que faço somente são possíveis mediante o carma e merecimento das pessoas,sou o representante de Asthar sheran na terra,sou o homem em carne e osso que salvou todo o planeta terra,assim como também a vidas dos reptilianos annunakis do planeta nibirus.Vim alertar toda a raça humana e irei a publico para alertar do que todos devem de fazer para salvar suas vidas,e somente ao amor entre vocês salvaram vossas vidas.Meu pai Deus esta muitíssimo triste com todos vocês,o mérito agora É NAO IMPORTA A OPINIÃO DE VOCÊS AGORA,POIS TODOS CORREM RISCO DE VIDA,o planeta NIBIRUS ACABA DE TIRAR A TERRA DE SEU EIXO,com tudo isso 1 enorme mudança climática esta acontecendo na terra.Vejam meu videos no youtube,ame “maria me respondeu”1 e 2,e depois ” alerta vermelho”em meu nome Leão dahlin,LÁ NOS VIDEOS eu explico um pouco sobre tudo,e o por que das coisas,nibirus com sua força monstruosa acima de 20 vezes maior que a terra a tirou de seu eixo e com isso todo o planeta irá sofrer com isso,inclusive onde é terra devera ser água e onde é água devera ser terra.Busquem quem é a federação intergaláctica e saberão quem somos nós,nao tenho muito tempo para discutir,ou ensinar no momento,pois vidas estão morrendo congeladas nos euas devido ao frio intenso de 50 r gruas negativos,e no Brasil o calor em alguns lugares esta quase 50 graus positivos,e no inverno esse ano sera um clima ainda impensável para nós,Busquem no youtube sobre leao dahlin meus 3 videos e assistam eles na íntegra,fiquem cm Deus,ass:Ge Leão dahlin 1 dos comandos da federação intergalactica

    1. Leão, já que você é um craque do mundo intergaláctico, me conta aí: quantos planetas tem Alfa Centauri B e quais as suas massas? Saudações terráqueas! 🙂

      1. Salvador
        Você está vendo por que ninguém leva muito a sério esses negócios de Extraterrestre.
        Por que tem um monte de nego loko que fica vascalhando com o assunto.
        Dai parece que todo mundo é loko também…..é complicado viu.

  15. Levando e questão sobre ter vida em nibiru poderia ser questionada em relação em que a vida realmente vingasse, to restante do calor restado quando passasse pelo sol assim ainda teria tempo de revigorar a vida lá. e acho que a parte dos “ets” serem ruins de serviço não convêm, que forma de vida iria aguentar tanto conhecimento de uma unica vez?, ainda mais que era um povo antigo. não se da a a vara o peixe e o mar. só se ensina a pescar.

  16. não sei quem são mais ingênuos, os que acreditam nessas estórias de Nibiru, Hercóbulus, Segundo Sol, e bobagens afins ou os que também ingenuamente acham que não corremos nenhum risco, que astrônomos amadores e a NASA estão “monitorando” o espaço, que são capazes de enxergar corpos frios e escuros vagando no espaço que sejam possíveis riscos para o planeta. Vimos no meteoro da Russia que não teve qualquer tipo de aviso e foi de fato uma surpresa para as autoridades, que simplesmente esse tipo de monitoramento é impossível e que se alguém coloca a cabeça no travesseiro de noite achando que a NASA vai nos proteger de qualquer perigo é tão crente como qualquer religioso. Eventos de extinção aconteceram várias vezes na história desse planeta e acontecerão novamente, só não sabemos quando. Tolos são tanto os que acreditam em teorias da conspiração quanto os que acreditam que estamos “salvos”.

    1. LEN
      boa tarde

      Eu acredito que esses órgãos,tipo NASA, não irão salvar todo mundo.
      Eu acredito que eles irão salvar uma seleta “casta”.
      Mais oque eu queria debater nem é exatamente esse ponto.
      Gostaria de debater sobre os sumérios, que é de onde se originou essa história.
      A 5.000 anos atrás, a primeira civilização humana, oficial, registrou um sistema solar onde existia esse 12º “elemento”.
      Veja bem, não estou dizendo que é um planeta e que ele vem em nossa direção…somente refletimos:
      Como essa civilização conseguiu mapear o universo??
      Como conseguiram saber as orbitas dos planetas, seu alinhamento. os dias de rotação da Terra.
      Será que interpretamos mal?
      Será que era um asteroide que eles estavam descrevendo, ou talvez um cometa, se quiser acreditar que existiam Ets, então podia ser uma nave…não sei.
      Mais o que eu quero dizer é que existem muitos registros na história apontando que fomos visitados por estes seres…vc não acha?

      Agora cabe a nós investigarmos para sabermos até onde pode ser verdade, até onde pode ser mentira.
      Temos que fomentar a ciência a pesquisar mais a fundo nosso passado.
      Pois eu acredito que somente sabendo quem somos e da onde viemos é que poderemos saber melhor para ir…..

      Eu tenho muitas dúvidas sobre as verdades que nos contaram.
      No que vc acredita?

      1. Sinceramente, você pode acreditar no que quiser amigo, isso que é o bacana, mas, eu sinceramente me posiciono ao lado do autor, afinal, prefiro acreditar em quem realmente estuda com afinco o assunto, com dados científicos, do que em quem pega uma tabuleta de 3 mil anos, e após noites e noites de muito ácido, começa a dar uma interpretação escatológica…
        Sitchin era um escritor fantástico, daria um grande romancista da golden age da ficção científica, pena que tenha querido “dar uma” de historiador, linguista e astronômo ao mesmo tempo, todas essas, áreas em que ele visivelmente não dominava muito bem.
        É como se eu, um jurista, fosse discutir com um astronômo sobre velocidade de escape e principios constitucionais, baseando-me na constituição federal, afirmando que para um principio constitucional “escapar” da “força de gravidade” da constituição ele teria que entrar em velocidade de escape e ser ejetado, e como isso é impossível, ocorreria aí o fim do mundo jurídico como conhecemos. A escatologia é a mesma.
        Sou cristão, e sim, sou meio-hipócrita, pois, mutatis mutandi a Biblia em sua parte históriográfica foi escrita com o mesmo tipo de fundamentalismo e devaneios que os escritos de Sitchin, isto é, adaptado às inclinações do autor do texto.
        E sabe de uma coisa? Isso, o debate, é o que faz esse mundo valer a pena e se criam daí novas idéias, novos conceitos, novas histórias, e porque não? Novas lorotas! rs

  17. Este post não é digno de credibilidade. O autor cita 5 provas ( que na realidade não provam nada) da nao existencia de Nibiru, usando de teses de outros cientistas ( conforme dito pelo mesmo), matérias cientificas, etc… sempre interrompidas por suas expressoes e ideias ironicas a cerca do tema, abordando de foma desrespeitosa aqueles que pensam de forma contrária a suas ideias ceticas/agnosticas. O conhecimento é de direito de todos e as crenças tambem. Uma pessoa nao deve ser desrespeitada por acreditar em papai noel, o mesmo existiu em uma pessoa (são nicolau), assim como muitos nao precisam ver DEUS para acreditar na sua existencia. Certas ideias tiradas de conclusoes pessoais as vezes devem ser guardadas para si mesmo, este post é um exemplo de como a internet e pessimamente utilizada nos dias atuais. Prefiro acreditar em Sitchin.

    1. Andre
      Eu entendo as sua indignação.
      Porem não podemos ficar “bravos”, com as pessoas céticas.
      Nosso mundo os fez assim, não são todas as pessoas que estão prontas para enxergar a verdade.
      Muitos preferem acreditar naquilo que lhes foi ensinado por todo sua vida, que veio dos seus pais, avós, escolas, etc, mesmo não fazendo sentindo algum.
      O ceticismo não é por querer, não é algo que as pessoas querem ter, mais elas simplesmente não querem outra hipótese.
      Onde aquilo que ele aprendeu ninguém muda.
      Ou não querem nem pensar na hipótese de haver outra história, outros fatos, outra realidade.
      Isso assusta as pessoas, de saber que elas estão erradas, que suas convicções e crenças foram manipuladas durante a sua vida inteira.
      Esse talvez tenha sido o maior trunfo, de quem quer que tenha sido que escolheu isso, de esconder a verdade.
      A verdade foi tão bem escondida, que hoje a verdade parece uma loucura, e a loucura é a verdade……acreditamos e anjos e santos…..e desacreditamos em nossos semelhantes (alienígenas).
      Lógico que existe Deus, mais não é esse que a gente conta nas aulas de historia….não é mesmo?!

  18. Salvador, ainda estou esperando teus comentários a respeito de todas as tuas provas que mostrei não provarem nada…

    1. Derli, se o fato de que a órbita do Nibiru é fisicamente instável e não duraria uns poucos milhões de anos (dos 4,7 bilhões que tem o Sistema Solar) não prova nada, realmente estou sem ideias. 😉

    2. Derli, parabéns, o que interessa aqui é o debate, e o Salvador é o cara nos nos abriu o espaço para isso.

  19. Salvador, boa tarde.
    O tal Planeta pode ser realmente algum outro tipo de astro ou até mesmo não existir.
    Porem você mostra-se ser uma pessoa estudada e poderá acompanhar meu raciocínio.
    O Zecharias Sitchin, não é só um escritor como também foi um linguista, sua profissão era estudar e transcrever textos antigos de “línguas mortas”.
    Ele é um dos profissionais mais respeitado em sua ramo e várias de suas transcrições são aceitas em todos os campos como sendo oficiais.
    Outros senhores, “reconhecidíssimos” como George Smith, “The Chaldean Account of Genesis”, em 1876, e L. W. King, “The Seven Tablets of Creation”, em 1902, também traduziram as tabuletas tendo todos o mesmo contexto.
    Pois se você concorda com isso, podemos dizer então que o “escritor” linguista estava apenas e literalmente traduzindo as tabuletas sumérias, que são reais e são as inscrições que deram origem a bíblia e muitos outros livros atuais.
    São até hoje então, aceito pelos céticos (não por mim), como a primeira civilização humana (homo sapiens sapiens), que tinham bem definidas as políticas sociais, escritas, agricultura “avançada” etc…
    Pois essas tabuletas, caso tenha interesse em ler as tradução você ficará fascinado, descrevem inúmeros segredos da nossa humanidade, sendo uma delas a fantástica criação do nosso planeta, do qual você o rejeita irrefutavelmente .
    Eu não quero entrar no mérito se foi assim que realmente nosso planeta foi formado, pois como você mesmo citou a maneira como é descrito os eventos são confusos e a literatura é realmente infantil. Mais isso para mim faz todo sentido, por que como um ser de avançada compreensão intelectual (alienígenas) iriam explicar ao ser de baixíssimo intelecto a criação, descrevendo a interação de orbitas planetárias, astros, atmosferas, e outras inúmeras variáveis que eu como sendo engenheiro de dois ramos de nossa atual civilização tenho grandes dificuldades em entender. Somente grandes astrônomos e cientistas do setor possuem hoje o intelecto para compreender um pouco, e eu quero realmente dizer muito pouco, sobre as leis físicas do universo.
    Pois bem, como eu disse não quero nem entrar no mérito de tal planeta realmente existir, mais eu quero levantar uma grande dúvida para você, que me fez parecer muito “descrédulo”, desculpe-me se entendi errado, quanto ao assunto em seu contexto geral.
    Como, por todas as forças na Terra, como essa civilização Suméria de 5.000 anos antes de Cristo, em suas mais de 60.000 tabuletas, descrevem esses acontecimentos???
    Como eles descrevem sobre os outros planetas, sendo que você mesmo disse, eles nem lunetas tinham para olhar para o cosmos, você também sabe, sendo inteligente, que eles não tinham condições de obter essas informações por si só, com sua “tecnologia”.
    Como é possível que eles soubessem que a Terra então é redonda, e orbitava o sol?
    Como eles tinham os cálculos exatos de orbitas e todos os outros dados que foram achados investigando essa riquíssima cultura?
    Como eles descrevem sobre maneiras de manipulações genéticas, você acha que à 7.000 anos atrás eles tinham escritores de ficção cientifica que podiam contar lendas onde se faziam manipulação de embriões??
    Como, por Deus, como esses povos descreviam artefatos bélicos, como bombas nucleares e máquinas de mineração??
    Se, e somente se, você acreditar que os nosso ancestrais estavam realmente escrevendo aquilo que eles REALMENTE estavam presenciando, por que não consigo ter em minha mente que eles iriam escrever 60.000 tabuletas, da pedra, somente como ficção científica.
    Não consigo enxergar realmente a possibilidade dessa remota hipótese.
    Pois fica aqui minha indagação, eu também não coloco minha “mão no fogo” por nenhuma teoria, mais eu quero aqui enaltecer as dúvidas científicas, e termino perguntando:
    Você realmente acredita que eles (NASA, governos, autoridades, agencias secretas, etc) nos contam tudo??

    Entrevista com Zecharias:
    “Durante muitas décadas, muitos astrônomos estavam convencidos de que há mais um planeta além de Plutão. Eles o chamam de “Planeta X”, significando desconhecido bem como “décimo planeta” (Eu me refiro a Nibiru como o décimo segundo planeta, porque os sumérios contavam o sol e a lua e 10 planetas para um sistema solar de 12 elementos). Uma pessoa que procurou o planeta foi o Dr. Robert Harrington do Observatório Naval dos Estados Unidos (que faz parte do Departamento de defesa americano), que concordou com minha teoria sobre os sumérios. (o desenho que ele me mandou está em meu livro Gênesis Revisitado). Perturbações nas órbitas de Netuno e Plutão indicam a existência de força gravitacional de outro planeta. A nave espacial Pioneer 10 mostra indicações semelhantes desde que o planeta grande e distante também nas fronteiras do sistema solar. Em 1983, a nave espacial IRAS descobriu que tal corpo celeste estava de fato se movendo em direção a nossa parte do sistema solar – como Nibiru faria. Mas todas essas descobertas, mesmo quando relatadas, são logo negadas e tratadas como algo que seria melhor ignorar. “

    1. Valeu João de duas uma.
      Ou os sumerios tiveram acesso as verdades da criação ou eram muito bons em ficção a ponto de dar inveja a Julio Verne e Steven Spilberg, já que a tradução de Zecharia Sitchen foi correta segundo aos conhecedores de escrita cuneiforme atual

  20. By Thomas O’Toole, Washington Post Staff Writer
    Friday, December 30, 1983 ; Page A1

    A heavenly body possibly as large as the giant planet Jupiter and possibly so close to Earth
    that it would be part of this solar system has been found in the direction of the constellation
    Orion by an orbiting telescope aboard the U.S. infrared astronomical satellite.

    So mysterious is the object that astronomers do not know if it is a planet, a giant comet, a
    nearby “protostar” that never got hot enough to become a star, a distant galaxy so young that
    it is still in the process of forming its first stars or a galaxy so shrouded in dust that none of the
    light cast by its stars ever gets through.

    “All I can tell you is that we don’t know what it is,” Dr. Gerry Neugebauer, IRAS chief
    scientist for California’s Jet Propulsion Laboratory and director of the Palomar Observatory
    for the California Institute of Technology, said in an interview.

    The most fascinating explanation of this mystery body, which is so cold it casts no light and
    has never been seen by optical telescopes on Earth or in space, is that it is a giant gaseous
    planet as large as Jupiter and as close to Earth as 50 trillion miles. While that may seem like a
    great distance in earthbound terms, it is a stone’s throw in cosmological terms, so close in fact
    that it would be the nearest heavenly body to Earth beyond the outermost planet Pluto.

    “If it is really that close, it would be a part of our solar system,” said Dr. James Houck of
    Cornell University’s Center for Radio Physics and Space Research and a member of the
    IRAS science team. “If it is that close, I don’t know how the world’s planetary scientists
    would even begin to classify it.”

    The mystery body was seen twice by the infrared satellite as it scanned the northern sky from
    last January to November, when the satellite ran out of the supercold helium that allowed its
    telescope to see the coldest bodies in the heavens. The second observation took place six
    months after the first and suggested the mystery body had not moved from its spot in the sky
    near the western edge of the constellation Orion in that time.

    “This suggests it’s not a comet because a comet would not be as large as the one we’ve
    observed and a comet would probably have moved,” Houck said. “A planet may have moved
    if it were as close as 50 trillion miles but it could still be a more distant planet and not have
    moved in six months time.”

    Whatever it is, Houck said, the mystery body is so cold its temperature is no more than 40
    degrees above “absolute” zero, which is 456 degrees Fahrenheit below zero. The telescope
    aboard IRAS is cooled so low and is so sensitive it can “see” objects in the heavens that are
    only 20 degrees above absolute zero.

    When IRAS scientists first saw the mystery body and calculated that it could be as close as
    50 trillion miles, there was some speculation that it might be moving toward Earth.

    “It’s not incoming mail,” Cal Tech’s Neugebauer said. “I want to douse that idea with as much
    cold water as I can.”

    Then, what is it? What if it is as large as Jupiter and so close to the sun it would be part of the
    solar system? Conceivably, it could be the 10th planet astronomers have searched for in vain.
    It also might be a Jupiter-like star that started out to become a star eons ago but never got hot
    enough like the sun to become a star.

    While they cannot disprove that notion, Neugebauer and Houck are so bedeviled by it that
    they do not want to accept it. Neugebauer and Houck “hope” the mystery body is a distant
    galaxy either so young that its stars have not begun to shine or so surrounded by dust that its
    starlight cannot penetrate the shroud.

    “I believe it’s one of these dark, young galaxies that we have never been able to observe
    before,” Neugebauer said.

    “If it is, then it is a major step forward in our understanding of the size of the universe, how the
    universe formed and how it continues to form as time goes on.”

    The next step in pinpointing what the mystery body is, Neuegebauer said, is to search for it
    with the world’s largest optical telescopes. Already, the 100-inch diameter telescope at Cerro
    del Tololo in Chile has begun its search and the 200-inch telescope at Palomar Mountain in
    California has earmarked several nights next year to look for it. If the body is close enough
    and emits even a hint of light, the Palomar telescope should find it since the infrared satellite
    has pinpointed its position.

    (ITEM 123)December 31, 1983, Saturday, Final Edition
    (ITEM 127)The distance from earth of a mysterious object in space was reported incorrectly
    in some editions yesterday. The correct figure is 50 billion miles.

    Articles appear as they were originally printed in The Washington Post and may not
    include subsequent corrections.SABES INGLES?

    1. Sei sim. E posso colocar links em inglês também que mencionam a construção de canais por alienígenas em Marte, do respeitável jornal New York Times. E qual seria o problema com a notícia? É velha. Mesmo caso aqui. Note que os pesquisadores falam “Se for confirmado…”. Pois é. Não foi. Mesma coisa que os canais de Marte! Abs!

    2. Santista
      Sabe o que eu fico perturbado.
      Se os sumérios tinham conhecimento de todos os astros do nosso sistema solar antes mesmo de nós.
      Sendo que só fomos descobrir plutão em 1930.
      Por que eles estariam errados sobre esse 12º planeta né?
      Essa história tem muito pano pra manga…

  21. SALVA-A-DOR,seu nome tem tudo a ver,deve ser um cara falastrão,tipo assim ateu medroso,tá se borrando todo,é assim mesmo,na hora do aperto não são tão falastrões.Em cima uma lage,embaixo a escuridão;é fogo irmão.Huahuuauhauha!

  22. Caro Salvador, suas provas não provaram absolutamente nada…

    1- A Terra não corre risco de uma (nova) colisão gigante

    Bom, Sitchin, pelo que me consta, jamais falou que Nibiru iria colidir com a Terra. Muita gente se aproveitou da nova febre de fim do mundo em 2012 e começou a jogar

    teorias (prá não dizer outra coisa) no ventilador, por insanidade, desconhecimento ou zoação mesmo…

    2- É impossível esconder um planeta se aproximando

    Concordo. Mas e se o planeta ainda estiver se afastando ? Sitchin também jamais disse que Nibiru passaria próximo a Terra em 2012, sempre negou isso quando lhe

    perguntavam, inclusive há vídeos no youtube mostrando. Se a última aparição de Nibiru foi por volta do ano 600 d.C., ele ainda nem atingiu o ponto máximo de distância

    do sol, levando em conta que sua órbita tem 3600 anos. Muita gente, novamente por insanidade, desconhecimento ou zoação mesmo, começou a postar no youtube vídeos que

    mostravam um segundo sol alegando ser Nibiru, onde até uma criança perceberia que se trata de um simples reflexo da lente.

    3- Se Nibiru existisse, seria inabitável

    Inabitável para os humanos, talvez. Mas como afirmar isso sobre uma raça desconhecida ? Pelo que li da teoria da existência de Nibiru, muitos vulcões em sua superfície

    manteriam o planeta aquecido. Também há a teoria de que Nibiru orbita uma estrela anã-marrom, que juntamente com ele orbita o sol. E por quê não também levar em conta

    a teoria de que uma raça com tecnologia avançada pudesse ter construído cidades onde teriam “calor e luz artificiais” ? Não é isso que já pensamos em fazer na Lua ou

    em Marte ? Se os humanos podem fazer isso, por quê uma raça com inteligência superior não poderia ? Novamente suas provas não convenceram.

    4- A órbita do Nibiru é instável

    Numa órbita elíptica, a velocidade do corpo em questão não é constante, como acontece com a Terra. O planeta vai acelerar quando estiver próximo ao sol, e ir

    desacelerando gradativamente quando se afastar, até não ter mais “forças” para prosseguir, quando então será puxado de volta. Sobre a expulsão de Nibiru por Júpiter,

    acho que seria mais correto afirmar ao contrário, pois Júpiter é um planeta gasoso, portanto menos denso que Nibiru, que seria rochoso como a Terra. Quem expulsaria

    quem ?

    5- Os ETs parecem ruins de serviço

    Se você lesse alguns livros de Sitchin, como por exemplo “O livro perdido de Enki”, saberia a resposta. Os anunnakis, após suas batalhas nucleares travadas aqui na

    Terra por volta do ano 2024 a.C., foram “gentilmente” convidados a se retirar do planeta por outras raças da galáxia, com ordem expressas de “não interferência” na

    evolução da humanidade.
    Uma das provas sobre essas batalhas nucleares são as ruínas da cidade de Mohenjo-Daro, no Paquistão :

    “Mohenjo-Daro é um sítio arqueológico com mais de 4.000 anos que apresenta uma interrogação. Antiga sede de uma civilização da qual se ignoram as causas do repentino

    desaparecimento, foi o local onde se adotou uma forma de escrita de tipo pictográfico, cujo significado nos é ainda desconhecido, e onde também se usavam roupas de

    algodão, as mais antigas já descobertas. Mohenjo Daro é um local onde não existem tumbas, mas é chamado de Colina dos Mortos e o lugar onde estão os esqueletos é

    extremamente radioativo.

    A maioria são esqueletos com traços de carbonização e calcinação de vítimas de morte repentina e violenta. Não são corpos de guerreiros mortos nos campos de batalha,

    mas sim restos de homens, mulheres e crianças. Não foram encontradas armas e nenhum resto humano trazia feridas produzidas por armas de corte ou de guerra. As posições

    e os locais onde foram descobertas as ossadas indicam que as mortes foram repentinas, sem que houvesse tempo hábil para que as vítimas dessem conta do que estava

    ocorrendo. As vidas das pessoas foram ceifadas enquanto realizavam suas atividades diárias. Passaram do sono à morte junto a dezenas de elefantes, bois, cães, cavalos,

    cabras e cervos.”

    Fonte : http://pt.wikipedia.org/wiki/Mohenjo-daro

    Outra ruína radioativa é Rajahstan, na Índia. O Mahabharata, um dos mais épicos textos clássicos da Índia, claramente descreve uma explosão catastrófica que abalou o

    continente. O cientista chefe do Projeto Manhattan, o Dr. J. Robert Oppenheimer, conhecia os textos da antiga literatura Sanskrit. Em uma entrevista, 7 anos após o

    teste nuclear de Almagordo, ele declarou que “Cidades antigas cujos tijolos e muros de pedra foram literalmente vitrificados, ou seja, fundidos, podem ser encontradas

    na Índia, Irlanda, Escócia, França, Turquia e outros países. Não há explicação lógica para a vitrificação de fortes e cidades de pedras, exceto que ocorreu devido à

    uma explosão nuclear.”

    http://ovnihoje.com/2011/05/15/cidade-antiga-da-india-ainda-emite-radiacao/#ixzz2ocZMmcvc

    Conclusão :

    É interessante como as pessoas gostam de ridicularizar o que não conhecem, pois falam como entendidos sobre um assunto sem ter o menor conhecimento de causa. Sobre as

    traduções de Sitchin, acho que existem três possibilidades :

    1) Ele é um maluco/esperto, não traduziu nada e inventou tudo com uma riqueza de detalhes impressionante, que com certeza lhe valheria o prêmio de maior gênio

    literário do mundo. Interessante que nunca vi outros historiadores classificarem suas traduções como “farsas”. Se alguém souber, por favor poste aqui (isso não é um

    desafio, é uma curiosidade).

    2) Ele traduziu tudo certinho, mas traduziu alguma invencionisse de algum escritor sumério que viveu por volta de 2000 a.C., e que deveria ganhar o prêmio de maior

    gênio literário da história da humanidade.

    3) É verdade.

    Certezas, não temos de nada nesta vida. Eu, particularmente, aposto 90% na opção 3.

    1. BANDO DE BOBOS ESPERANDO ALGO EXTRAORDINÁRIO ACONTECER.. VÃO ENVELHECER E MORRER ALIMENTANDO ESSA ESPERANÇA DE QUE SOMOS ESPECIAIS POR ALGUMA COISA: VAMOS VER JESUS VOLTAR, VAMOS PRESENCIAR O APOCALIPSE, VAMOS ASSISTIR A CHEGADA DE ETS… ENFIM , MORREREMOS FUDIDOS, PODRES POR DENTRO E POR FORA LAMENTANDO O FATO DE NÃO SERMOS NADA ALÉM DE CARNE DADA AOS VERMES.. KKKKKKKKKKKKK

    2. Ei Salvador, por quê não contra-argumenta meu texto destruindo todas tuas provas que postei ? Vamos debater…

      1. Então, já respondi. Não tenho argumentos melhores. Mas eu queria o estudo que mostra que uma órbita como a do Nibiru seria estável… se tiver aí, mande o paper!

        1. Salvador

          Eles dizem que o planeta tem a orbita semelhante a um cometa.

          A orbita de um cometa é estável?
          Pois então esse é o principio de entendimento da orbita desse planeta.

          1. Cometas também não têm órbitas estáveis a longo prazo, exceto os que estão em ressonância com os planetas. Veja o que aconteceu com o Shoemaker-Levy 9, que colidiu com Júpiter nos anos 90… se fosse o Nibiru, bye-bye… 😛

          2. Claro, mais que pode ser um corpo celeste em um orbita excêntrica…..quem sabe….vamos esperar para ver né?!

    3. Poxa Derli, você falou tudo, é tudo muito fascinante, não tem como você começar a estudar sobre o assunto e não se perguntar se isso é a REAL VERDADE.
      Pois para mim essa história parece ser muito mais de verdade do que a que me contaram a minha vida inteira.
      Não coloco tudo como lei e regra de vida, claro que não, tampouco sou cético.
      Mais depois que comecei a estudar sobre o assunto, minha realidade caiu por terra, e não sei mais no que pensar e no que acreditar.
      Cientificamente, parece realmente que tivemos grandessíssima influencia alienígenas em nosso mundo.
      Somente pelas construção que temos pelo mundo já me deixam com a pulga atrás da orelha, será que foram realmente homens da antiguidade que construíram tudo isso?

  23. Salvador só um pouca aí meu caro!! de modo algum não podemos dar por encerrado como você está dizendo e fim de papo!! não é assim: Tem gente muito séria estudando este astro que atualmente, astrofísicos inclusive o famoso brasileiro respeitado nos EUA e Europa que fez recálculos sobre trajetórias irregulares de diversos cometas que estão desviando suas rotas de maneira até agora “inexplicáveis” sem que aja a presença de um corpo de massa igual ou superior a da terra; ele e tantos outros Astrofísicos dos EUA e da Europa estão dando credibilidade e recalculando esta descoberta do Físico Brasileiro e para saber o motivo destas anomalias que esta influenciando as rotas dos cometas; então não podemos ainda descartar esta possibilidade das presença de um orbe de massa maior do que da terra em nossa galáxia, até porquê esses Astrofísicos são pessoas sérias e de grande conhecimento na área da Astronomia moderna onde eles não dão por encerradas as futuras descobertas do que ainda não se conhece por inteiro. Aguardamos com mais cautelá e paciência porquê ninguém pode ter o direito de ser o dono da verdade definitiva. aguardamos amigos! abraço. Renan

    1. Nibiru não existe, Renan. As hipóteses científicas são de Tyche e Nemesis, e nenhum deles adentra as órbitas dos outros planetas no sistema. 😉

  24. Em entrevista nos dias 6 e 7 de agosto de 2013 à Veritas Rádio, com Pattie conta tudo !
    Bom, pra começar, o currículo dela não deixa dúvidas de que Sra. Brassard teve acesso aos segredos através das funções exercidas no exército, Microsoft e na própria NASA.
    Sem titubear, Brassard inicia suas revelações ao tratar do acidente nuclear em Fukushima, Japão, em 2011. Sim, o terremoto/tsunami foi um evento natural se você considera como ‘natural’ o alinhamento do Segundo Sol que está entrando no Sistema Solar e já poderá ser visto por todos antes mesmo do fim deste ano.

    Como Pattie Brassard ficou sabendo disso tudo ?

    Ora, ela trabalhou para o exército americano, justamente no setor de comunicação por satélite, defesa anti-mísseis e uplinks. Na NASA, ela teve acesso a todos os canais de comunicação restritos e de uso militar, inclusive os relatórios secretos enviados pelos observatórios em órbita.Isso explica não só como ela teve acesso, mas também responde a várias questões:
    – A construção em tempo recorde de um mega telescópio no deserto do Atacama.
    – A construção de um supertelescópio na Antártida.
    – O envio de sondas de monitoramento à Marte.
    – O ultramoderno telescópio do Vaticano.
    – A intensificação de cometas e asteroides.
    – Maior número de meteoritos (bolas de fogo) chegando à Terra….e por aí vai…inclusive toda a preparação que temos visto acontecer e se intensificar nos últimos meses como a escavação de cidades subterrâneas e a FEMA estocando mantimentos.

  25. Nibiru,uma realidade que muitos não querem ver;por medo,ignorância,mas está chegando aí,é só aguardar.A data,ninquém sabe.

      1. HUAAU,LINGUAGEM DESSE PESSOAL DE BALADA,ESTÃO SE BORRANDO DE MEDO,A LAGE EMCIMA,EMBAIXO A ESCURIDÃO,É FOGO IRMÃO.

    1. Cara, quando é que essa sua realidade vai aparecer???? 2012, NADA; 2013, NADA, 2014, NADA! E tu ainda chama os outros de ignorante??????????? KKKKKKKKKKKKKKKK

  26. A pérola do antropocentrismo cega,associada a nossa cegueira perceptiva está o sentimento de orgulho que nos marca o psiquismo,a medida que pensamos que sabemos de alguma coisa.Pior ainda é a nossa postura quando através da chamada fé cega religiosa damos por sabido o que ainda precisamos descobrir e saímos semeando todo tipo de intolerância em nome dos ideais,atitude intolerável dos que julgam os outros com a medida da sua própria pequenez.

  27. Voce se baseia em que para fazer essas afirmações. Se outros estão mentindo por acreditariamos em voce. para fazer afirmções
    temos que ter base. Cite as fontes de onde
    tirou essas conclusões.

    1. Desculpa, mas quem deve evidências é o povo dos nibirutas. “Afirmações extraordinárias exigem evidências extraordinárias.” Mas eu poderia citar simplesmente todos os trabalhos já publicados sobre sistemas planetários. Em nenhum deles temos um sistema nos moldes nibirutas, com vários planetas em órbitas aproximadamente circulares e só um com uma órbita elíptica bizarra. E por que não há? Porque a órbita não é estável.

  28. Vai me desculpar mas se vc se informar existem planetas que não absorvem nem transmitem luz cientificamente provado pela sonda kepler da Nasa inclusive ele foi descoberto pelo contorno sombreado ao passar pela orbita da estrela, dias atras acompanhando o Ison se viu em uma explosão solar a sombra de um gigante planeta pode ser um gigante gasoso provavelmente pela sua estrutura transparente mas se revela em tempestades solares quando próximo ao sol então pense e acompanhe os fatos pelos telescópios disponíveis se tiver uma explicação melhor para o gigante circulo que aparece nas imagens do telescópio talvez possa criticar com tanta convicção.

  29. Tenho estudado bastante civilizações antigas, e muito pouco se sabe sobre elas, principalmente os Sumérios, como conseguiram todo aquele conhecimento? seus desenhos e representações, oo único cara que se meteu a doar sua vida foi o Zecharia Sitchin, talvez ele tivesse ajuda de alguém, ou mesmo nós “povos do futuro” nos preocupássemos em descobrir tais acontecimentos, sinto que nós estamos sendo manipulados por uma razão muito maior, algo no qual não poderemos lidar agora, pela nossa arrogância de achar que estamos sozinhos no universo, a humanidade é tão insignificante que se realmente fosse provado a real existência de outros seres mais inteligentes, com certeza haveria um pandemônio na terra e nos mataríamos em pouco tempo, muita coisa está sendo jogada nas vias de comunicação, com certeza é para confundir a humanidade e desacreditar de tudo o que aconteçeu ou mesmo aconteçerá, uma coisa é certa do nada é que não foi… Abs a todos.

  30. É sempre bom ouvir os dois lados de cada questão.
    Hoje todo mundo olha pro céu . . .lembra das estrelas . . .
    Orion entrou na moda . . .
    questiona por que civilizações antigas desapareceram . . .
    questiona esse indicador matemático improvável de a raça humana estar sozinha num Universo de bilhões de sóis
    questiona por que somos tão arrogantes se somos tão pequenos . . .
    enfim percebem que muitas civilizações e muitos pensadores já passaram pelo Planeta em sua história e sabemos muito pouco da verdadeira história . . .
    Essa lenda transformou muita gente abobada em novos pensadores livres !!!
    isso foi bom !!!

  31. CARAMBA!!esse NIBIRU vai estragar minha copa!!!kkkk

    A elite sempre tentando manipular pessoas honestas ..o mundo esta longe de acabar isso se acabar.. tem muita coisa ruim para acontecer ainda ,coisas ruins causadas por humanos ruins…

  32. • Nibiru – NÃO EXISTE, um pseudo cientista escreve um monte de bobagem e ainda consegue convencer algumas pessoas ingênuas.

    • Nêmesis – POUCO PROVÁVEL, mesmo se fosse uma anã marrom com os equipamentos que temos hoje já teríamos encontrado.

    • Planeta X – PROVAVELMENTE EXISTE, um planeta do tamanho da Terra além do cinturão de Kuiper poderia explicar algumas anomalias existentes nessa região.

    Pra mim é simples assim! Ou não!:-p

  33. como um simples observador das estrelas, gostaria de saber de voces, qual a diferença de uma estrela e de um planeta?
    Bem se este tal de NIBIRU so é visto com uma lente infravermelha e com um filtro, é porque ele tem luz propria. E aquelas coisinhas em sua volta? satelites? nosso sol tem vario ‘satelites’ em sua volta. Temos uma galaxia com um trajeto erroneo, ou pelo menos nao conhecido? Sua coloração avermelhada quer dizer que seu combustivel esteja acabando? Vai passar muito longe do sol para cair na sua atração. porem sua elipse fara passar bem proximo da terra interferino em nossa formação mais uma vez. Pelo que entendi pela segunda vez. Primeira foi fogo…segunda foi gelo… e agora? das pequenas coisa em sua volta, sera que alguma delas nao tera vida e que esteja pensando igual a nos…quem sera mais forte nesta guerra de titas. Mas como antes, nada podemos fazer a nao ser esperar e torcer para que tudo nao passe de blablabla…é mais facil aceitar desta forma doque ficar se aterrorizando de vespera.
    boa sorte a todos.

  34. Ah, tá! Desculpa ai Senhor Salvador, Nibiru, Hercolobus, Planeta X, seja lá o que for, não importa e se é que existe mesmo. Mas com certeza o Sr. deve ser mais informado do que a Senhora Pattie Brassard, que trabalhou na NASA, Microsoft. Minhas honras ao Senhor, pois afirma algo com muita convicção mesmo sem provas.

    1. Ah, com certeza sou mais informado do que a Pattie, que é uma fraude (ela existe, mas nunca descobriu nenhum segredo da Nasa, nem trabalhou diretamente para a agência). 😛
      Mas, claro, estou disposto a ver qualquer prova que você tenha de que ela trabalhou na Nasa. (Uma declaração de alguém da Nasa nesse sentido já seria ótimo.)

  35. Espalhafatões. Não sabemos nada sobre nada. Principalmente sobre a vida, muito menos sobre o fim dela. Nós terráqueos que nunca ousemos em tirar o pé desta miserável ”terra”, não devíamos nem tocar no assunto. Mau sabem que fazemos parte de uma grande mentira, uma grande novela e que somos apenas os figurantes!

  36. Legal… Você detonou o pessoal que apresentou milhares de evidências como Zeccharia Sitchin que passou toda uma vida estudando a civilização suméria (você acredita que houve uma civilização suméria, não é?) e aí está você, sem apresentar prova nenhuma, dando apenas uma opinião de acordo com sua capacidade e conhecimento, e afirmando “aqui vai: é tudo mentira.”. Pois bem, eu te desafio a apresentar as provas de suas “teorias”. Aguardarei!

    1. Eu não tenho teoria nenhuma. As provas que eu apresentei são dos cientistas, não minhas. E a de que a órbita do Nibiru seria instável e não duraria mais que uns poucos milhões de anos me parece bem conclusiva, uma vez que o Sistema Solar tem 4,7 bilhões de anos. Fica a dica.

  37. Gente, o que anda acontecendo com o clima no mundo todo? Tenho 53 e nunca me lembro de ter visto esses fenomenos naturais de forma tão acentuada de uns tempos para cá: tempestades violentas, frio e calor exagerado fora de tempo, tufões fortíssimos , etc …será o efeito estufa?

  38. Parabéns por trazer a tona um assunto tão importante e que das discurções é que aparece a verdade’

  39. Todas as concluções foram contra a Binária Nemesis, no blog, não foi levado em conta fontes confiáveis, a propria Nasa, em seu site descute a existência de uma massa que poderia interferir nos planetas solares..

  40. Só para lembrar,o Jornalista não citou que o Zecharia Sitchin (1920-2010),consultor convidado pela Nasa.

      1. Foi um erro da Editora Best Seller que lançou seu primeiro livro. Não foi consultor, mas NASA o conhecia, seu irmão Amnon Sitchin trabalhou no JPL.

        1. É isso. Mas veja como essas lorotas se espalham… um erro muito conveniente que vira fato para os fãs. Depois não sabem porque nenhum cientista sério se dispõe a discutir o assunto…

  41. Olá Salvador!
    Primeiro, gostaria de parabenizar você por escrever sobre um tema tão importante e complexo em um dos jornais mais lidos do país.
    Entretanto, gostaria de ponderar sobre alguns assuntos.
    Confiar tanto nas afirmações da NASA, como se ela fosse uma fonte de informações completamente transparente, não me parece ser uma boa. Há diversas provas de que a NASA não divulgou imagens e informações nas missões Apollo, que ficaram a cargo de Edgard Mitchell expor sobre o acompanhamento de OVNI’s em suas expedições pelo espaço, bem como a obtenção de imagens originais com esses seres, divulgadas por alguns estudiosos renomados no tema. Além de outras acusações feitas por Neil Armstrong sobre a agência. Mas isso é apenas um exemplo de que sim, não podemos ser tão ingênuos de confiar tanto nos órgãos, empresas, entidades, governos, que, aparentemente demonstram total conhecimento. Não se trata de Teoria da Conspiração, mas sim de constatação por inúmeras provas palpáveis, testemunhas extremamente confiáveis e outros fatos que mostram que sim, governos e empresas ocultam informações preciosas, que deveriam ser de conhecimento geral.
    Quanto ao Planeta X, pode ser (com enorme probabilidade, aliás) que não seja exatamente como disse Zecharia, mas descartá-lo, debochando de sua existência como feito na reportagem, pode contaminar as “mentes quietas” de leitores, que, em sua enorme maioria, são pessoas que não irão mais ler ou pesquisar o assunto, tornando a nossa sociedade ainda mais fechada para novas descobertas e formando, ainda, opiniões arrogantes como as que encontramos frequentemente por aí, e o que é pior: desprovidas de qualquer argumento científico, histórico, etc.
    As concepções biológicas, físicas, químicas, enfim, científicas, que possuímos, estão em construção e, a cada dia, a ciência “desmente” algo considerado praticamente irrefutável no passado.
    O diálogo do Collins da Apollo 11 com o Centro de Comando de Houston, as palavras de Edgar Mitchell, Neil Armstrong, o ex-ministro de defesa do Canadá Paul Hellyer, Bob Dean, Comandantes das Forças Armadas de nações, entre diversas outras fontes confiáveis, já afirmaram algo óbvio: as tecnologias de extraterrestres que nos visitam são extremamente superiores às nossas (para chegarem até aqui e não conseguirmos chegar até eles, têm que ser muito superiores mesmo). Isso demonstra um conhecimento científico muito mais avançado também, que, infelizmente, ainda hoje é motivo de piada, inibindo a sociedade de enxergar muita coisa séria. Quem fala sobre ufologia debochando completamente da visita de extraterrestres à Terra, não sabe nada sobre os maiores casos já comentados, como o de Roswell, a Operação Prato no Brasil, etc, tornando o diálogo completamente pobre e triste.
    Bem, somente para finalizar, e sem falar tanto no Planeta X, termino minha observação por expor que a sociedade já é superficial e demais autoconfiante em sua ignorância para fomentarmos a incredulidade total em questões não pacificadas e extremamente refutáveis por excelentes astrônomos e cientistas (veja Robert Harrington) como é o caso do “Planeta X”, existência de extraterrestres, dentre outros temas. Não é papel da boa mídia fomentar esse tipo de atraso mental e formar um bando de bonecos altamente manipuláveis que vemos por aí…

    1. Todos esses rumores sobre aliens avistados nas missões Apollo são mentira. O Edgar Mitchell é um entusiasta dos óvnis, mas disse e repetiu que nada viu nesse sentido durante a Missão Apollo 14.

  42. Exatamente!

    A única coisa que sabemos é que um dia a Terra será inabitável, a data ninguém sabe.
    P.S: A população da Terra não fica em pânico porque a maioria já sabe que Papai Noel não existe!!! Kkkkk….

    Abraxxx….

  43. bem,gostaria deixar minha opiniao ,dizendo que,ninguem ,nesta face de terra sabe o dia nem a hora que o mundo vai acabar,alem do que se tudo isto fosse verdade ,vc acha que a populaçao da terra nao estaria preocupada?obrigado

Comments are closed.