Depois da morte, a ressurreição do Ison!

Salvador Nogueira

Sabe aqueles filmes de super-herói que, depois da trama resolvida e mais dez minutos de créditos, têm aquela cena final que coloca tudo de ponta-cabeça? Pois bem, meus amigos, a saga do cometa Ison ainda não acabou.

Depois que todo mundo viu o cometa reduzir paulatinamente de brilho e sumir por trás do Sol, parecia que o destino estava selado. Redução rápida de magnitude significava fragmentação, e um cometa aos pedaços não resistiria aos 2.700 graus Celsius que envolvem passar a 1,2 milhão de km de uma estrela. A essa temperatura, aos pedaços, todo o gelo derreteria. Até mesmo ferro vaporizaria.

Mas então uma pequena trilha, aparentemente de detritos, começou a emergir nas imagens, na trajetória que pertenceria ao Ison. E aí, uma surpresa adicional: o brilho começou a aumentar. O suspense durou até 00h49, quando Karl Battams, um dos coordenadores da campanha de observação organizada pela Nasa, anunciou pelo twitter: “Certo, estamos cravando, e você ouviu primeiro aqui: acreditamos que uma pequena parte do núcleo do Ison SOBREVIVEU ao periélio.

Imagem obtida pelo satélite Soho sugere que parte do Ison sobreviveu ao periélio

Então aí está, o gancho para a continuação da mais emocionante observação cometária de que se tem notícia.

Karl Battams diz que já observou mais de 2.000 cometas que passam raspando pelo Sol, e este não se compara a nenhum deles. Pode não ser o espetáculo visual que todos esperavam, mas em termos de ciência estamos diante de uma grande novidade. Que outras surpresas o Ison nos reserva, além de uma ressurreição?

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook

Comentários

  1. Salvador, eu estava vendo o post “A jornada do Ison pelo Sol em tempo real” e, como a foto é atualizada de hora em hora, deu pra ver que ele já passou. Você poderia informar se vamos poder vê-lo novamente? Se sim, com ajuda de um telescópio, ou a olho nu? Desde de já agradeço ^-^

    1. Nathalia, ele está perdendo brilho, então a olho nu com certeza não. Com telescópio, no hemisfério Norte, talvez. Mas não parece promissor.

  2. Parece que o LASCO C3 mostra uma CME! Se tiver direcionada para o ISON podemos vê-lo ganhar um brilho extra. Lembrando que antes do periélio tbm no LASCO C3 ele se iluminou muito, saturando os instrumentos, após uma CME.

    1. Pelas imagens de hj, realmente parece que não sobrou núcleo substancial no cometa, e os dados indicam que a CME não deve atingir o ISON.
      Aquela curva a 0,125% da velocidade da luz foi uma exigência maior do que nosso viajante podia suportar, e isso é comum, o Cometa Shoemaker-Levy 9 se despedaçou ao passar por JUPITER!
      A verdade é que tirando a sua trajetória singular, o ISON nunca chegou nem perto de ser o espetáculo visual que o meio científico previu! Pra mim, o Lovejoy de apenas 2 anos atrás continua sendo o cometa do século.

  3. Salvador, poderia me esclarecer duas dúvidas sobre as imagens do SOHO?

    1) O que são essas linhas similares a “estrelas cadentes” que aparecem em algumas imagens?

    2) Porque tem essa faixa preta entre o Sol e o canto superior direito da imagem?

    Aproveito para parabenizar pelo ótimo trabalho, divulgando conhecimento científico em linguagem acessível aos leigos! Abraços!

    1. As linhas são artefatos gerados por partículas elementares batendo na câmera. A faixa preta é um artefato gerado pelo coronógrafo, o dispositivo que impede a luz do Sol de bater direto na câmera.

  4. Sei não… vendo as últimas imagens da SoHO parece que está ficando mais fraco. É como se o cometa tivesse sido feito em pedaços que se “incendiaram”; esses pedaços brilharam muito, mas agora estão se “apagando” (esfriando) e se dispersando lentamente…

  5. “haverá também coisas espantosas, e grandes sinais do céu… E haverá sinais no sol e na lua e nas estrelas…”. Lucas 21:11,25.

    Salvador,
    Sabes se algum cometa com órbita hiperbólica já adentrou nosso sistema solar?
    Nossos telescópios terrestres/espaciais e sondas poderiam detectar algum?

  6. Salvador,

    Diz aí, se ele sobreviver ele volta ou num vorta?

    A Amanda Carvalho me deixou uma duvida com a informação dela, como ela sempre da comentarios pertinentes eu gostaria de uma informação sua também.

    1. Eu acredito que volte. Em duas referências, vi a excentricidade como 0,999999. Menos que 1, volta. Mais que 1, não volta. De toda forma, não espere sentado. Amanda, você ainda encontra alguma referência de excentricidade maior que 1? Eu vi na Wikipedia duas referências, uma das quais dizia >1, mas cliquei na referência e encontrei 0,99999…

  7. Salvador, eu lembro de ter visto a simulação mas não vi a data, sabe quando – se o ISON McLoud sobreviver – teoricamente estaria visível no hemisfério norte?

  8. Depois de analisar as imagens tanto do C3 como do C2 a minha conclusão é que o misterioso “desaparecimento” do ISON foi devido à grande proximidade do Sol. O campo gravitacional do Sol deve ter sugado o material ejetado do cometa dando a impressão de desvanecimento. Isso fica evidente na saída quando se observa duas caudas, uma num ângulo de aproximadamente 90 graus e outra apontando para o Sol como se estivesse sendo puxada formando um leque.

  9. Sabe aquelas sondas de estudo e rastreadores que colocam em animais com rota migratória? Por que não fazem isso com os cometas?

    Estão rindo mas gostaram da idéia, né?

      1. Chuck Norris dá um Roundhouse Kick no dispositivo de rastreamento, que vai ser arremessado diretamente em direção ao ISON. O único risco disso é a força do impacto explodir o cometa em um bilhão de partículas.

  10. Tenho informações de fontes seguras, de que o Ison se chocou com os letreiros de Star Wars.

    WAGRRRRWWGAHHHHWWWRRGGAWWWWWWRRR!!!

  11. Salve Ison !

    Daqui a quanto tempo ele passará por aqui, se sobreviver como cometa?

    …nesse caso, qual será sua rota provável…tirará mais um fininho do Sol?

    boa viagem

    1. Ele tem sua órbita com excentricidade >1, ou seja, é hiperbólica. Foi sua única passagem pelo Sol caso não haja pertubação orbital.

    2. Ele vai manter sua órbita, vai para longe do sol, se refrescar um poquinho, e voltar daqui uns milhares de anos…

      1. Ele não volta. Ela não se “fecha” como um círculo ou como uma elipse. É uma linha curva sem começo ou fim.

    3. Dias atrás, JPL recalculou a órbita do ISON com uma excentricidade de 0.9999977109551715, ou seja ele vai voltar, daqui 400.000 anos. Isso sem contar alguns fatores ainda pouco estudado como o arrasto causado pela cauda do cometa que tbm pode alterar sua órbita.
      http://www.cometisonnews.com/wiki/

  12. Putz galera, eu não sei se fico triste com a morte do cometa Ison (ou não), ou se fico feliz com essa novidade espetacular que este evento nos proporciona.
    Nosso mensageiro sideral nunca ficou sem tantas respostas como agora, tendo que fazer um post atrás do outro (acho que vem mais) para nos dar a noticia correta…kkkk 🙂
    Mas é claro que não é culpa dele… kkkk Nem mesmo os cientistas da Nasa, Eso e milhares de astrônomos amadores e profissionais nunca presenciaram um evento como esse, o cometa Ison não foi como os outros, e por isso nem aquele cientista mais nerd que sempre sentou na primeira carteira na escola sabia o que iria acontecer após a passagem pelo periélio.

    Estou triste sim! 🙁 Pela possível morte do cometa Ison, mas se ele não morreu com certeza toda composição volátil do cometa foi literalmente pro espaço…. kkk
    Mas também estou feliz, 🙂 pois eventos como este que deixam os cientistas de cabelo em pé, só vos da a vontade de estudar e tentar explicar o que realmente aconteceu para o cometa não ter resistido ( ou sim) a passagem pelo periélio, acrescentando ainda a grande mobilização das pessoas pelo mundo todo na torcida pelo bravo cometa Ison.

    Agora vamos as ultimas noticias do cometa Ison!
    O cometa Ison ta vivo!… ta morto….ta vivo…. ta vivo… ta morto…. ta vivo… ta morto…. kkkkk 🙂

    1. A última do Karl Battams, meia hora atrás, foi: “O Ison está se comportando… como um cometa.” 🙂

  13. ATENÇÃO – A parte que sobreviveu ao periélio está EM ROTA DE COLISÃO com a terra. A NASA não que alertar para não causar pânico generalizado. É, parece que o mundo vai acabar mesmo.

    1. Não vai, HAHAHA ele tem uma inclinação de 62º, passa beeeem por cima da Terra. Por isso que só é visível no hemisfério Norte. Então não tem essa de rota de colisão.

  14. Esta estranho,semanas passada o Ison tinha se partido em 6 pedaços,depois não se falou mais nada.Enfim como esse cometa esta diferente dos outros meu palpite é este possui gas e poeira congelada e não bloco de gelo congelado.

    1. Inventar coisas não vale! De onde tirou essa informação que o Ison se partiu em 6 pedaços na semana passada?!?!??!?!?!?!?!?

  15. A GRANDE VERDADE É QUE ESTAMOS EM CIMA DE UMA BOMBA ATOMICA QUE PODE EXPLODIR OU COLIDIR COM OUTRO PLANETA A QUALQUER MOMENTO. PODE LEVAR DIAS, MESES OU SECULOS, MAS SE EXPLODIU PRA SE FORMAR, UMA HORA EXPLODE. NADA NO UNIVERSO É ETERNO. E DEUS, EM QUE PLANETA ELE ESTA???????

  16. Ola Salvador!

    Pelo que eu sei se o cometa perdeu o material volátil, adeus espetáculo nos céus. Bom, eu moro no hemisfério norte entre 14º a 17º latitude N. Daria para observar o cometa olho nú caso tivesse preservedo o material volátil?

    1. Ele tem material volátil ainda, que se não não teria formação de coma e ele não seria brilhante como nas fotos!

      1. Pois é! Ainda resta alguma esperança. Espero que dentro dos proximos dias possa-se confirmar que mais tarde poderemos ver alguma coisa no céu noturno.

  17. Além de temer os cometas e outros objetos vindos do espaço, ainda temos que aturar as bestas do apocalipse religioso de nosso planeta.

  18. ENTÃO É FATO QUE ESSE COMETA TEVE(TEM)MUITA COISA, OU POUCA, MAS TEVE COISAS ANÔMALAS, NÃO NORMAIS PRA UM COMPORTAMENTO PREVISÍVEL DE UM ASTRO , CERTO? E ESSAS COISAS NÃO ESTÃO CLARAS PARA NINGUÉM, OU ESTÃO?

  19. Esse “cometa'” apresentou muitas anomalias durante toda toda sua tragetoria. Mudanças de cor, forma deltoide, corpo esferico em sua dianteira… sem falar na estranha escolta… e esperar pra ver…

      1. Para os “nibirutas”, teve até filme da internet que mostrou o Ison escoltado por dois objetos semelhantes a naves espaciais…

        Vai entender…

      2. Internê criando boatos ridículos desde 1990 e uns quebrados…

        Começou com os Bonsai Kitten, passando por Nibiru e pela escolta do ISON, culminando com a tal doença do Waffle Azul (NÃO PROCUREM POR BLUE WAFFLE NO GOOGLE! NÃO DIGAM QUE EU NÃO AVISEI!)…

    1. Os elementos orbitais de um cometa não mudam assim. Se fosse pra ser assim Halley não teria descoberto o padrão da órbita e do período de revolução do 1P/Halley, e muitos outros estudiosos iam dar com a cara no chão, Kepler ia ser um fiasco. Tantos cometas são descobertos, porque justo o ISON vai ter comportamento estranho? E o Lovejoy que passou pelo Sol e saiu do outro lado? Isso você não considerou anomalia ou SEQUER citou nos seus argumentos cheio de crendices e lendas. Em relação a cor… cada cometa tem uma ‘cor’ e isso depende de elementos que o compõe como sódio, amônia, monóxido de carbono e afins, a mudança de cor é normal, porque o núcleo escuro absorve o calor, os elementos sublimam e formam a coma. Corpo esférico em sua dianteira pode ser explicado como núcleo binário. Escolta? HAHAHAHHAA eu nem vou argumentar com isso porque chega a ser comédia de tão irreal.

      1. Amanda, eu sei que esse papo de escolta é uma idiotice que nem merece atenção.

        É para vc ver as coisas que se inventam por ai!!!

        Se eu, um estudante de cometas e asteroides, mas especialmente não da parte de astronomia, mas relacionado às “cargas” que eles possuem (do que são feitos) dissesse uma asneira dessa, mereceria perder meus títulos e passar o resto da minha vida num sanatório, pois haveria pirado de vez.

        Cometas são malucos. Vêm dos confins do Sistema Solar (nuvem Oort e Cinturão de Kuiper).

        Têm orbitas loucas e muitas vezes comportamentos imprevisíveis, como o Ison e o Shoemaker-Levi (aquele que caiu em Júpiter).

        Mas o mais legal é do que são feitos. Tem coisas bem interessantes como aminoácidos, certos aldeídos, cetonas e hidrocarbonetos.

  20. Pessoal não entendo muito mas diferente deste Beto ignorante, eu acho isso muito interessante, e sim realmente pode afetar o futuro da humanidade, a rota é desconhecida, quem sabe pode prejudicar a população mundial!! e pela foto dá pra se notar que querendo ou não ele ainda tem um bom tamanho.

    1. A inclinação dele faz com que ele passe por cima da Terra. Não tem nada de prejudicar população mundial.

  21. 1. Vi emergir do mar uma besta que tinha dez chifres e sete cabeças e, sobre os chifres, dez diademas e, sobre as cabeças, nomes de blasfêmia.
    2. A besta que vi era semelhante a leopardo, com pés como de urso e boca como de leão. E deu-lhe o dragão o seu poder, o seu trono e grande autoridade.
    3. Então, vi uma de suas cabeças como golpeada de morte, mas essa ferida mortal foi curada; e toda a terra se maravilhou, seguindo a besta;
    4. e adoraram o dragão porque deu a sua autoridade à besta; também adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? Quem pode pelejar contra ela?
    5. Foi-lhe dada uma boca que proferia arrogâncias e blasfêmias e autoridade para agir quarenta e dois meses;
    6. e abriu a boca em blasfêmias contra Deus, para lhe difamar o nome e difamar o tabernáculo, a saber, os que habitam no céu.
    7. Foi-lhe dado, também, que pelejasse contra os santos e os vencesse. Deu-se-lhe ainda autoridade sobre cada tribo, povo, língua e nação;
    8. e adorá-la-ão todos os que habitam sobre a terra, aqueles cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.
    9. Se alguém tem ouvidos, ouça.
    *APOCALIPSE*13*

    1. Apenas uma pequena correção: só enfileiro arrogância e palavrões quando o Corinthians entra em campo.

      Já sobre o Apocalipse, meus raros mas ainda persistentes amigos dizem que ele ocorreu no ano pasado em Yokohama, no dia 16Dez.

    1. E ISSO MESMO E SE ARREPENDAO DOS SEUSPECADOS AGORA QUE SO OS QUE ACREDITAM SERAM ARREBATADOS PELOS NIBIRUENSES!!!!!!!!!!

          1. Reparei em alguns de seus comentarios ( num da pra ler todos) que você não entra em acordo nem com você mesmo! Sua mula… depois… seu mula … Foi este seu comentario que percebi que você esta com gracinhas…

          2. E PORQE O ‘SEU’ MULA FOI PRO FANOEL E ‘SUA’ MULA FOI PRA LUNA, SEU MULA!! MENINO PRA MEIINO E MENINA PRA MENINA!!!! DEPOSI EU QUI SO BURRO!!!! KKKKKKKKKKKKKKK

  22. Ao mesmo tempo em que é fascinante, também assustador: um cometa de 5 Km de diâmetro – somente identificado em 21/set/12 – cuja trajetória passou entre Marte e o nosso planeta a caminho do Sol não lhe revela uma extrema “vulnerabilidade cósmica” do planeta terra? Imagina se um cometa de 5 Km de diâmetro estivesse em trajetória de colisão com a Terra e somente fosse identificado em 21/set/12. Não acha isso assustador? Eu acho.

    1. Sim, é pra assustar mesmo. Sorte que o espaço é beeem grande, e a Terra bem pequena. Difícil aparecer um com o nosso nome grudado nele. Mas pode acontecer. Já aconteceu antes. Vai acontecer de novo. Por isso precisamos aprender a proteger nosso planeta. Dá-lhe pesquisa espacial!

  23. Salvador, como sou leigo nesse assunto, se o sol não estivesse ali, o cometa teria uma trajetória linear? E outra pergunta, ele só fez aquela trajetória de curva por causa da gravidade do sol?

    1. Se o Sol não estivesse ali, ele nem migraria para dentro do sistema. E a trajetória é curvada exatamente pela presença do Sol! Uma elipse, como Kepler descreveu lá no século 17! Não é demais? 🙂

  24. Pegar carona nessa calda de cometa;
    Ver a Via-Lactea, estrada tão bonita;
    Brincar de esconde-esconde numa nebulosa;
    Voltar para casa, nosso lindo Balão azul…

  25. Ison ainda vai proporcionar espetáculos aos terráqueos, quando a Terra cruzar com o caminho feito pelo cometa, receberá uma chuva de meteoritos atraídos pelo campo gravitacional da Terra. Semelhante ao fenômeno “Eta Aquaridas” proporcionado por HALLEY.

    1. Sim, como todo santo ano, a chuva de meteoros Eta Aquarídeos acontece lá pelo começo de maio, quando a Terra passa pela faixa de detritos deixados pela passagem do Halley. A gravidade do nosso planeta puxa as pequenas rochas, que entram na atmosfera a alta velocidade e se pulverizam ali mesmo, deixando um rastro luminoso – são as famosas estrelas cadentes. Esse NÃO É um fenômeno raro e NÃO VAI SER exclusivo do Halley ou de qualquer outro cometinha que passar por essas bandas. Tem até calendário: http://www.cosmobrain.com.br/res/meteoros.html
      É ajustar o despertador, levar a cadeira e o cobertor pra varanda e assistir de camarote!

  26. Para eu…Tiago vai dar SHOW…

    A nave , que está disfarçada como Cometa ISON tem uma tarefa muito especial. Haverá um sinal para as pessoas que podem ver que isso é mais do que aquilo que é assumido na ciência. Logo, os cientistas reconheceram que este não é um cometa .
    A emoção vai ser verdadeiramente grande , porque lhes falta o básico e eles vão cair em um frenesi e não temos que mentir para o povo. Muitos olham para o céu … Muitas pessoas têm equipamento privado que você pode usar para reconhecer que se trata de uma nave espacial.
    Esta nave Phoenix irá agora entrar na vizinhança de tal forma que é possível, então, reconhecer que é muito mais do que você pensa. Prepare-se para a surpresa. Esteja preparado que a verdade vem à tona e estamos prontos para reconhecer que seus irmãos estrelas estão perto.. .
    Phoenix, da frota pleiadiana …

    1. Daniel,

      Aproveito sua visionaria percepção para dizer que, da minha parte, sou capaz de arriscar que realmente a nave vem das Plêiades e o nome dela provavelmente deve ser “Subaru” ou “Mutsuraboshi”.

      E digo mais: desse tipo são fabricados vários modelos no Japão, portanto, creio piamente que deve ser algum golpe publicitário com propaganda dos lançamentos previstos para 2014.

      Fiquemos atentos! A verdade está prestes a ser revelada. E como você diz: “a emoção vai ser grande”.

      Ricardo René Guzmán

  27. Bom dia Salvador.

    A nova velocidade do cometa est. Em 0,1% da luz. Qual era a velocidade antes? Será que no futuro as missões espaciais conseguirão fazer esta aceleração com o Sol?

    1. Alessandro, ele acelerou conforme foi atraído para o Sol. Agora, se afastando do Sol, vai pagar o preço e vai frear até chegar uma velocidade típica de cometa da ordem de 100 mil km/h. Seria possível em tese usar o Sol para ganhar um pouco de velocidade (missões já fazem isso passando perto de planetas), mas decerto não para manter uma velocidade de cruzeiro de 0,1% da da luz…

    1. Muito bom Marcelo. Parabéns!! Mostrei para minha esposa ela gostou, pois não estava entendendo minhas explicações, com teu vídeo ela entendeu e gostou. Obrigado.

    1. Sim, isso vai acontecer! Mas olhe o gráfico de baixo. Ali você tem uma noção da órbita do Ison, bem desalinhada das órbitas dos planetas. Ele passa “por cima” da Terra. Por isso vai ser ruim de ver do hemisfério Sul…

  28. Fui dormir ontem triste pela notícia do fim do Ison e comecei o dia hoje com essa ótima novidade. Legal! Agora resta esperar pelas cenas dos próximos capítulos! 🙂 Abraço.

  29. Salvador, bom dia. quantos anos para o ISON voltar e passar pelo sol novamente. Se ele já passou antes não pode continuar passando eternamente sem se despedaçar no sol? Agora não seria como sempre foi? somente mais uma volta?

    1. Acho que a órbita dele é quase hiperbólica, ou seja… não volta mais pro sistema solar interior.

  30. Salvador, o que são aqueles outros riscos brancos na parte esquerda superior no meio da imagem?

  31. se os cometas são feitos de poeira, gelo ,ferro, etc e esse passou tão perto do Sol e sobreviveu…..qual seria a composição química do Núcleo? algum elemento químico “novo” altamente resistente à temperaturas extremas? Mistérios do Universo inexplicáveis.

  32. Isso significa que este cometa pode existir uma substancia altamente resistente as temperaturas do espaço!

        1. Astrologia é em outro lugar amigo, aqui é Astronomia.
          Pessoal ainda consegue se confundir com esses nomes achando que são iguais

  33. Ison mostrou o quanto o ser humano é ansioso… ele mais passou pelo sol e já assassinaram ele…calmae o Ison eh duro na queda! vai dar show!

  34. Salvador, bom dia. Com a força gravitacional do Sol, a trajetória deste cometa não pode ter alterado? E com esta fragmentação, não existe o risco do planeta Terra estar no caminho do que sobrou do mesmo?

  35. Uma coisa é certa este cometa deveria se chamar Soturno, Fanfarrão, sei lá qualquer coisa diferente de ISON. Porque fez os astronomos errarem umas duzentas previsões, brincou com a turma, mais foi bem bacana a saga do ISON, que ainda continua por sinal.

  36. Salvador, pouco se conhece destes cometas. A algumas semanas atrás foi publicado que a vida pode ter originado no encontro de um cometa com um planeta. Seria o caso do Ison? Ele pode estar trazendo alguma bactéria em seu rastro que poderia “cair” em algum planeta? Por exemplo: Marte?

    1. Poder pode. Ninguém sabe com certeza. Mas o mais comum é atribuírem a química prebiótica a cometas, não bichinhos prontos.

Comments are closed.