Mais 5 provas da ida do homem à Lua

Salvador Nogueira

Vamos nós de novo ao tema mais popular da história da exploração espacial. Astronautas americanos caminharam mesmo sobre o solo lunar seis vezes entre 1969 e 1972, como dizem todos os livros de história? O Mensageiro Sideral já se debruçou sobre a questão em outra oportunidade e apresentou suas célebres cinco provas da ida do homem à Lua.

Edwin Aldrin na Lua, em 20 de julho de 1969. Armstrong aparece no reflexo do capacete.
Edwin Aldrin na Lua, em 20 de julho de 1969. Neil Armstrong aparece no reflexo do capacete.

Claro, os conspiracionistas não ficaram satisfeitos. Então, para encerrar de vez a questão, aqui vão mais cinco provas da ida do homem à Lua, e desta vez em versão internacional. Para tornar tudo ainda mais divertido, só valem evidências obtidas por outros países que não sejam os Estados Unidos.

1- O Japão confirma

A missão japonesa Kaguya (também conhecida como Selene), em 2008, produziu imagens bacanérrimas do solo lunar. Infelizmente, as câmeras não tinham resolução suficiente para detectar objetos deixados pelos voos tripulados, mas produziram uma excelente reconstrução tridimensional do sítio de pouso da missão Apollo 15, de 1971. Compare a imagem obtida pela Jaxa (agência espacial japonesa) com uma foto feita pelos astronautas. Como explicar uma réplica tão precisa do solo lunar se tudo não passou de gravação em estúdio?

Reconstrução 3D do local de pouso da Apollo 15 feita pela sonda Kaguya
Reconstrução 3D do local de pouso da Apollo 15 feita pela sonda Kaguya
Imagem tirada da superfície da Lua pelos astronautas da Apollo 15
Imagem tirada da superfície da Lua pelos astronautas da Apollo 15

2- A Índia confirma

Mancha branca deixada pelo jato de exaustão do foguete da Apollo 15; LM indica o local de pouso do Módulo Lunar

“Ah, mas os japoneses são tradicionais aliados dos Estados Unidos desde a reconstrução do país após a Segunda Guerra Mundial. Eles fazem parte da conspiração”, alegam os mais disparatados. OK, a próxima parada é a Índia. A missão Chandrayaan-1, lançada em 2008, foi motivo de orgulho para os indianos: a primeira espaçonave daquele país a orbitar a Lua. A sonda, a exemplo de sua colega japonesa, não tinha câmeras com resolução suficiente para enxergar hardware no solo lunar, mas eles confirmaram uma antiga desconfiança dos americanos: que os jatos propulsores do módulo lunar da Apollo 15 alteraram a superfície, deixando-a mais clara. (Aliás, uma das velhas acusações dos conspiracionistas é de que os retrofoguetes misteriosamente não deixaram marcas no solo. Bem, aí está a prova de que, ao menos em uma das alunissagens, deixaram.)

3- A China confirma

“Ah, mas essas imagens indianas borradas podem ser qualquer coisa. É óbvio que os cientistas daquele país foram pagos para dizer que viram as marcas do foguete da Apollo 15 no solo”, atacam novamente os conspiracionistas. Bem, então vamos ao maior rival espacial dos Estados Unidos na atualidade: a China. Os chineses andam felizes da vida por esses dias pilotando seu jipe robótico na Lua, mas em 2007 e 2010 eles lançaram duas naves orbitadoras para mapear o solo lunar: Chang’e-1 e Chang’e-2. A segunda dessas sondas conseguiu o que indianos e japoneses não puderam fazer: detectar sinais diretos das caminhadas americanas sobre a Lua. Ou, pelo menos é o que disse Yan Jun, cientista-chefe de aplicações do projeto de exploração lunar chinês. Infelizmente os chineses tratam suas imagens com mais pudor e não divulgaram os dados pertinentes. Eu contatei Mu Lingli, responsável pela organização do atlas lunar produzido pela Chang’e-2 e ele me disse que por ora a China está divulgando online apenas as imagens que mostram 50 metros por pixel. As fotografias obtidas pela Chang’e-2 que poderiam revelar sinais das naves Apollo têm resolução de 1,5 metro por pixel, mas não estão disponíveis. O que só mostra o quanto os chineses não estão a fim de fazer propaganda americana, embora admitam que seus rivais estiveram mesmo por lá.

Atlas lunar chinês feito pela Chang'e-2. As tachinhas amarelas indicam os locais de pouso das naves Apollo
Atlas lunar chinês feito pela Chang’e-2. As tachinhas amarelas indicam os locais de pouso das naves Apollo

4- Os russos confirmam e tentaram chegar primeiro

Se e admissão dos rivais atuais não é suficiente, que tal a dos antigos? Os russos monitoraram cuidadosamente todas as missões Apollo, não só ouvindo as comunicações, mas observando a posição das naves em órbita por radar e calculando sua posição. Em nenhum momento tiveram qualquer dúvida de que os americanos haviam estado na Lua. Não só porque viram acontecer, mas principalmente porque estava preparando suas próprias missões lunares. Um dos boatos espalhados pelos conspiracionistas é de que uma viagem à Lua era impossível pois uma travessia dos cinturões de radiação que envolvem a Terra (descobertos pelo americano James van Allen, a propósito) levaria à morte dos astronautas. Por isso, segundo eles, os soviéticos jamais tentaram a viagem. Mentira deslavada. Hoje temos informações completas do programa lunar soviético, como este diagrama de seu módulo de pouso, chamado L3. Note a figura do cosmonauta dentro dele. Menos capaz que o modelo americano, ele só podia levar um tripulante.

O veículo L3, projetado pela União Soviética para bater os americanos na corrida para a Lua
O veículo L3, projetado pela União Soviética para bater os americanos na corrida para a Lua

O fracasso desse projeto se deu porque o foguete responsável por impulsionar as naves, chamado N1, tinha problemas insolúveis de design. Todas as tentativas de lançamento (a primeira das quais em 1969) levaram à perda do veículo poucos segundos após a decolagem (felizmente não havia ninguém dentro nesses voos de teste).

5- O mundo inteiro confirma

As naves Apollo foram monitoradas não só por redes de radiotelescópios na Espanha e na Austrália — que forneciam apoio direto às missões viabilizando comunicações quando as naves não podiam ser contatadas diretamente do território americano –, mas por astrônomos amadores de todas as partes do globo. É comum hoje em dia esses apaixonados por astronáutica monitorarem satélites em órbita e até mesmo calcularem sua altitude e inclinação. Um caso dramático foi o da sonda russa Fobos-Grunt, lançada em 2011, que deveria ter partido para Marte, mas falhou. Diversos observadores em solo ajudaram a determinar que ela nunca deixou a órbita terrestre, uma vez que ela nunca chegou a entrar em contato com o controle da missão. A imagem abaixo mostra a separação da Apollo 14 do terceiro estágio do foguete Saturn V, fotografada pelo Observatório Corralitos, da Universidade Northwestern, nos EUA. A pluma imensa é o jato de exaustão do foguete. A nave é o pontinho branco na ponta da pluma.

Imagem de telescópio da Universidade Northwestern revela a Apollo 14 a caminho da Lua
Imagem de telescópio da Universidade Northwestern revela a Apollo 14 a caminho da Lua

A essa altura, a nave já estava numa rota translunar. Imagens como essa foram registradas em todas as missões Apollo, por astrônomos amadores e profissionais em todas as partes do mundo. Com o equipamento certo, é possível monitorar uma nave a caminho da Lua, quando ela reflete a luz solar e se torna brilhante. Não são imagens espetaculares, é verdade. Mas estamos discutindo provas, não estética.

A verdade é que os teóricos da conspiração precisam expor seus motivos quando falam das missões Apollo. Esses críticos vêm principalmente em dois sabores: aqueles que querem desacreditar as viagens à Lua porque fazem oposição ideológica aos Estados Unidos (nada contra criticar os americanos, mas desconfio que a crítica só é legítima se for baseada em fatos reais, não?), e aqueles que por razões religiosas acreditam ser impossível que seres humanos pisem sobre a Lua (talvez um resquício da filosofia aristotélica segundo a qual há uma divisão clara entre o céu, perfeito e imutável, e a terra, imperfeita e sujeita a transformações). Seja qual for a categoria, em sua fé cega, eles parecem mais aqueles comentaristas esportivos que querem brigar com as imagens da TV para dizer que foi pênalti quando o replay mostra que os jogadores envolvidos nem se tocaram.

E, por falar em imagens, encerro o assunto com um vídeo contendo cerca de 1h30 de imagens filmada pelos astronautas da Apollo 11, Neil Armstrong, Edwin Buzz Aldrin e Michael Collins.

Essas imagens foram captadas pelos astronautas com uma câmera de filme de 16 mm, com muito mais resolução do que as imagens de TV usadas na transmissão ao vivo da missão, em julho de 1969. E sem som, claro! Você pode ver o “pequeno passo” de Neil por um outro ângulo e acompanhar todos os momentos mais bacanas da missão, como as acoplagens, o pouso e a reentrada. Em alguns momentos fica meio tedioso, mas é assim que é a realidade. Não é sempre emocionante como um filme de Stanley Kubrick.

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook

Comentários

  1. O mais legal são os comentários se o homem chegou ou não a lua o que isso irá mudar na nossas vidas??? kkkkkkkkkkkkkk

    1. Com certeza mudou muito mais nas nossas vidas do que seu comentário imbecil e a sua insignificante existência.

  2. vc não desiste! não convence ninguem, mas não desiste! se vc tivesse tanta certeza, não ficaria tentando provar pra todo mundo que o homem foi a lua!

    1. Eu faço isso por duas razões. Para mim, toda razão é uma boa razão para falar do Projeto Apollo. Segundo, porque tenho como objetivo de vida reduzir (um pouquinho que seja) a ignorância no mundo. Mas, claro, não pretendo erradicá-la, então pode continuar não convencido. 😉

      1. vc sabe que se essa viagem a lua não fosse bem duvidosa, ninguem estaria aqui discutindo. vc é muito parcial nas suas opiniões, mas temos uma coisa em comum, detestamos a ignorancia, Pense que se o homem ainda não foi lá, e alguem resolva um dia contar a verdade, quem seriam esses ignorantes?

        1. Vanderlei, eu trabalho com evidências. Até agora não vi nenhuma evidência convincente de fraude. Todas as críticas às fotos e vídeos são fruto de ignorância e desconhecimento de física. Nunca vi uma crítica informada, que resistisse ao escrutínio. Nem encontrei evidências históricas de fraude — documentos, depoimentos etc. Por outro lado, conheço toda a documentação técnica do projeto e sei que as naves capazes da missão foram realmente projetadas, construídas e testadas em solo e no espaço. Difícil achar que os americanos fariam tudo para ir à Lua e, no final, fraudariam as missões. Aliás, pense bem: se fosse intrinsecamente impossível ir à Lua, como sugerem alguns teóricos da conspiração, os americanos poderiam ter interrompido o Projeto Apollo, que custou uma fortuna e que ao final não tinha mais apoio político, na segurança de que os russos também não poderiam ir à Lua. Não faz sentido continuar gastando numa missão impossível, se o seu objetivo é bater um adversário que também não pode vencer… 😛

          1. Salvador, percebe-se que vc tem um fascinio por coisas espaciais, diz que trabalha com evidencias e que as pessoas que duvidam da viagem são ignorantes e desconhecem a fisica, mas quando mencionei o problema da radiação vc disse que era balela. Contradição. Se vc fosse imparcial. ao invés de defender provas do que acredita, tentaria resolver as questões contrarias. Pode publicar uma infinidade de provas a favor do que acredita, mas existirão a mesma ou mais quantia contrarias.
            Ignoro todo esse assunto de bandeira, de sombra, etc…só quero saber sobre a radiação.
            Pelo que entendi, Van Allen descobriu que existe muita radiação em volta da atmosfera. Provavelmente todos os paises que mandaram naves ao espaço sabem disso. Tem gente que diz que é um tipo de radiação diferente, mas ninguem pode afirmar com certeza, ja que as unicas vezes que se atravessou essa radiação, foram nas supostas viagens a lua. É possivel mandar naves não tripuladas ao espaço, mas tripuladas…
            A nasa, agora que vai estudar esses fenomenos.
            O que vc chama de balela, pra mim é o maior empecilho para se chegar a lua.
            Em todos os lugares onde achei argumentos a favor da viagem, nada se fala sobre o assunto, simplesmente ignoram o fato.
            Gostaria tanto quanto vc de saber a verdade, por hora estou convencido de que não houve a viagem.

          2. Vanderlei, já respondi detidamente sobre radiação. Missões tripuladas e não-tripuladas mostram que há pouco risco para missões de curta duração ao espaço profundo. Para uma missão a Marte, a radiação total está no limite sugerido pela Nasa para seus astronautas (o que significa que quem viajar a Marte não poderá mais participar de nenhum outro voo espacial, mas não inviabiliza a missão). Para um passeio na Lua, não tem drama. O problema seria estacionar no cinturão de Van Allen. Lembre-se que a anomalia do Atlântico Sul é uma região do cinturão que é mais baixa, e ela é cruzada rotineiramente por astronautas na Estação Espacial Internacional e isso não causa problemas.

          3. …Missões tripuladas e não-tripuladas mostram que há pouco risco para missões de curta duração…fontes da NASA? só passaram duvidosamente 4 vezes pelo cinturão e vc diz que é seguro? Meu amigo, podemos conversar em off? me passa algum endereço que te escrevo. tenho face caso queira Vanderlei Claudino Barbosa e-mail vclaudino2000@yahoo.com.br, não sou conspiracionista só sigo meu bom senso.

          4. 4 vezes? Só nas missões Apollo foram 9. Alguns astronautas inclusive fizeram isso duas vezes durante o Apollo. E a ISS roça no cinturão toda vez que passa sobre a anomalia do Atlântico Sul. Além disso, as últimas missões marcianas levaram detectores de radiação para medir a exposição numa futura viagem tripulada a Marte. Vanderlei, não basta bom senso; é preciso informação também. 😉
            Prefiro manter nossa discussão pública para esclarecer outros que tenham as mesmas dúvidas.
            Abraço!

          5. Inclusive, Vanderlei, o Cinturão de Van Allen afeta até cidades na Terra, conforme comprovado aqui:

            http://gizmodo.uol.com.br/radioastronomo-brasileiro-nasa/

            “ele morava em uma cidade que fica abaixo de uma alteração chamada Anomalia Magnética do Atlântico Sul (AMAS), onde a parte mais interna do cinturão de Van Allen tem a sua maior aproximação com a superfície da Terra. Essa proximidade faz com que essa área receba a maior incidência de radiação.”

            Ou seja, segundo seu princípio de “radiação mortífera diferente do cinturão”, todos os moradores das cidades dentro da AMAS deveriam estar mortos, ou pelo menos brilhando no escuro.

            😉

          6. Como já dizia o esquartejador, vamos dividir em partes!

            1-se quer conversar por aqui vamos lá, mas bem que vc poderia enumerar os debates, organização é importante.

            2-para esse novo participante da conversa com o nick eu, digo que a atmosfera nos protege da radiação cósmica e ninguem aqui vai ser queimado. mas achei uma frase interessante no site que me indicou, veja…

            A AMAS já era conhecida, mas não com muitos detalhes. Já sabia-se que a incidência de radiação na região da América do Sul é bem maior do que em outras áreas do planeta, e isso faz com que o telescópio Hubble, da NASA, seja desligado sempre que sua órbita passar por aqui, para não correr o risco de ser queimado durante a sua operação…

            Estamos falando de milhares de km abaixo do cinturão! Me de sua opinião sobre a frase Salvador.

            3-quanto aos russos
            achei um documentário sobre a vostok 1, primeira orbita, com imagens da estação espacial, e observando as transmissões de radio, percebi que Yuri Gagarin só fala que ta bem, que ve dobras de terreno nuvens do tipo cumulus. Ele não fala nada do tipo…percebo a Europa, ou to passando pela América do Sul, só diz coisas previsiveis. Sabendo que esse foi o maior feito da URSS, penso que se o primeiro voo, não estivesse realmente tripulado, e os americanos soubessem disso, daria pra fazer uma boa chantagem não acha? Gagarin virou alcoólatra e morreu misteriosamente. Penso que nessa corrida espacial, valia de tudo.

            somos caixa de ressonância da mídia, e acreditamos no que nos contam. Eu tenho medo de assombração, mesmo sem nunca ter visto um fantasma, mas ultimamente tenho questionado muita coisa.
            Bem dizia o filósofo, quanto mais a gente sabe, mais sabe que nada sabe!

            http://www.youtube.com/watch?v=3xfdtUufZgA

          7. ” Eu tenho medo de assombração, mesmo sem nunca ter visto um fantasma, mas ultimamente tenho questionado muita coisa.”

            E após essa, encerro minha participação na discussão.

            Boa sorte com seus “fantasmas”

          8. Vanderlei, sobre o item 2, o Hubble tem componentes cuja principal função é detectar fontes sutis de luz. O impacto da radiação influenciaria o funcionamento dele, criando objetos espúrios (artefatos) nas imagens. Por isso ele é desligado (não é utilizado) na travessia da AMAS. Mas note que ele passa por lá e não sofre nenhum dano. E, mesmo que sofresse, isso não quer dizer rigorosamente nada. Se você apontar o espelho do Hubble para o Sol, ele estraga. Não quer dizer que seus olhos estraguem instantaneamente se você olhar para o Sol. Ele é um telescópio, e como telescópio tem particularidades de funcionamento. Sem mistério.

            Sobre o item 3, os documentos abertos após a queda da URSS mostram que o voo de Gagarin foi real. E seu principal objetivo era demonstrar que o homem podia tolerar o ambiente espacial sem passar mal a ponto de não poder trabalhar. Ele observava o chão de um pequeno visor, similar a um periscópio, que não permitia observar grandes áreas da Terra ao mesmo tempo. Por isso ele não percebeu contornos de continentes e coisa e tal. (Sem falar que ele deu somente uma volta em torno da Terra antes de descer.) Uma pequena fraude cometida pelos russos no voo dele foi declarar que ele desceu ao chão dentro da cápsula. Uma mentira: ele ejetou antes e caiu de para-quedas. Mas os russos mentiram para que ele pudesse ser registrado nos recordes da Federação Aeronáutica Internacional, que só computava o feito se o piloto retornasse ao solo dentro do veículo.

            Abraços!

          9. Vanderlei, se você questiona até o Gagarin, desconfio que você tem um apreço por teorias da conspiração. Então toda a era espacial, para você, é fraude? Não temos comunicação via satélite! Tudo é feito com balão de grande altitude. Hehehe

          10. Salvador. Tem uma coisa que vc não leva em consideração em nenhum comentário seu, a natureza humana. Nossa vaidade, orgulho, ambição, ganancia, etc.
            Se vc tivesse a coragem de pular de um paraquedas, não iria querer fotografar ou filmar esse feito para que todos vissem e admirassem sua coragem?
            Porque seria diferente com outras pessoas, ou com uma nação?
            Sobre o Gagarin não existe prova nenhuma de que ele esteve la, só conversa por rádio, e sem dizer nada que pudesse indicar sua localização. Quanto aos americanos, muitas imagens e videos, mas muita coisa duvidosa.
            Não acho que a era espacial seja uma fraude, acho que essa natureza humana, fez com que quisessem os méritos antes do feito em si.
            A corrida espacial, só existiu por orgulho e vaidade.
            Os filmes tipo exterminador, allien, ou outros, refletem bem essa natureza.
            O ser humano quer conquistar, descobrir explorar.
            Penso que se realmente o homem tivesse chegado na lua, ja existiria uma base la, como na Antártida, talvez um grande telescopio, e talvez fosse de la que estariamos explorando o universo.
            Quanto a vc repito, penso que se tivesse 100 por cento de certeza, não estariamos aqui debatendo.
            Devia se perguntar, se realmente considera as pessoas que não concordam com vc ignorantes, ou elas incomodam seu orgulho e se o que dizem realmente tem fundamento. Não tenha compromisso com o erro!
            Tem uma coisa a meu favor na nossa discussão, o tempo. Daqui a 50 anos, o homem ainda não tera “voltado” la, nem chegado a marte. Se estivermos vivos, o que me diria então?

          11. Tenho 100% de certeza de que Gagarin foi ao espaço, e que Armstrong foi à Lua, e para seguir o seu argumento ao pé da letra encerro o nosso debate. 🙂
            Abraço!

          12. É verdade. Afinal de contas, se Gagarin tivesse mesmo ido ao espaço, já teríamos telescópios espaciais reparados por astronautas, uma estação em órbita e alguns astronautas certamente já teriam ido à Lua, a despeito do custo exorbitante. Mas como não temos nada disso… não, pera. É. Acho que o tempo histórico está em favor da verdade. 😉

          13. Se viver até os 90 anos, se lembre do que eu falei. Ninguem terá “voltado” la, ou ido a marte. Só conseguirão fazer isso, se descobrirem outro material que proteja o homem da fortíssima radiação, que não seja o chumbo.

      2. Sr.Salvador , se o homem esteve ou não na Lua eu não sei dizer , pois tudo que se tem hoje são provas contestáveis.Em 1969 eu tinha 10 anos e me lembro bem das lindas fotos publicadas na Folha nas primeiras páginas.Eram montagens? Não sei dizer.
        Contudo , em ciência ,costumamos aceitar como verdade aquilo que pode ser reproduzido.Ou seja , se eu juntar oxigênio,hidrogenio e eletricidade eu vou ter água.Isso em qualquer lugar do planeta.
        Com a fusão a frio a coisa se complica pois é algo que ainda não foi reproduzida.Neste caso temos as teorias.E teorias são contestáveis até que se prove ,ou se negue,sua veracidade.
        Sob o ângulo da ciência , é possível que o homem tenha ido à Lua? É sim,100% possível.O problema surge quando percebemos que a ida à Lua não era só um problema científico .E , como o Sr. deve saber , quando a política predomina , tudo se torna possível,até mesmo Nibiru……

  3. Só sei que a antiga CCCP e os EUA estavam numa tremenda corrida armamentista. Ganhava quem fosse a lua primeiro.

    Ianques foram. Já era União Soviética.

    Gosto da versão dos Transformers, o lado oculto da Lua.

    Kkkkk

  4. Homem na lua isso é papo furado. Será que esse tal de Salvador tá levando um cascalho pra falar umas babaquice dessas, só pode ser isso.

  5. Tudo que se ver ou se fala do homem ter ido na lua são tudo suposições pois, a Nasa que eu me lembre nunca divulgou nada sobre isso. Tudo que já vimos é que isso tudo é uma puta de uma farsa, ou seja, se eles já foram à lua de fato deveriam se manifestar ou apresentar algo sobre este fato que é o maior feito do homem. Pra mim tem algo que não bate, logo os americanos que se acham.

    1. A NASA nunca divulgou NADA sobre isso?????? KKKKKKKKKKKKK…É nisso que dá se informar assistindo BBB…Muita burrice junta. Pelo amor de Deus!

  6. Salvador, parabéns pelo bloq e pelas explicações técnicas. Todos têm direito a opiniões diferentes, mas vejo a grande quantidade de contestações, por parte de quem não acredita, sendo baseado em crenças, fé, etc. E aí fica impossível de dialogar. Parabéns também para o Alfredo O que pelo menos se deu ao trabalho de explicar de forma estruturada os motivos pelo qual ele não acredita. É assim que se deve debater temas e opiniões divergentes, não através de insultos como se observa em muitos dos comentários. Eu fico firme na minha posição de quem acredita, por todos os motivos já ilustrados pelo Salvador.

  7. Tem gente muito sem noção mesmo, se os Americanos já foram à lua em mil novecentos e bunda que a tecnologia não era tão avançada, como explica eles não chegarem lá agora que a tecnologia nem se compara com a da época. A mim não convence!

  8. Salvador, não sei se parabenizo você pelo artigo ou pela paciência com que contorna a ignorância, sempre agressiva e irônica, de forma didática a cordial.
    Desconfio que estes seres “lunáticos” que povoam estes comentários queimariam você rapidinho em outros tempos…
    Belíssimo trabalho, belíssimo esforço, PARABÉNS!!!

    1. Rapaz, não estou me sentindo particularmente cordial hoje. Didático, sim. Cordial, hoje, maomeno… rs
      Abraço!

  9. Como o homem atravessou Oceanos e chegaram em novas terras, com barquinhos enfrentando grandes tempestades????

  10. Salvador, jah pensou se vc argumenta sobre a existencia de ets e ovnis? Vc ia ser queimado numa cruz…. kkkkk
    (A proposito, eu acredito 100% nisso…. mas eh crenca minha….)

  11. Como pode um “Jornalista de Ciência” perder tempo escrevendo um artigo desses? Para que tentar convencer alguém que não acredita que o homem foi à Lua? Que bem fará à ciência e à educação no Brasil esse esforço? E, por outro lado, qual a esperança de convencer alguém que não acredita, quando já foram escritos milhares de artigos melhores do que esse a respeito do assunto?

    Os que se engajam nesse tipo de discussão parecem aqueles fanáticos religiosos que saem por aí a tentar converter os judeus para que venha o fim dos tempos. Salvador, deixe em paz os que não acreditam. Eles estão à margem da ciência, perdidos em um mundo obscuro e paranoico. Quanto mais artigos forem escritos tentando provar a ida do homem à Lua, mais sua descrença será legitimada. Parabéns por trabalhar para eles!

    Pra se restringir à Física: Que tal escrever sobre mecânica quântica? Ou sobre a tecnologia de semicondutores? Ou teoria da relatividade e sua história? Que tal falar sobre a tecnologia do grafeno, um dos assuntos mais importantes atualmente? Um desafio: é possível fazer uma introdução popular à teoria quântica de campos?

    Tantos jovens querem saber sobre coisas realmente importantes. Para que estragar a curiosidade deles com esse tipo de discussão irrelevante de público cativo?

    Salvador, nunca mais escreva sobre esse tema. É um conselho gratuito que te dou.

    1. João, agradeço pelo conselho e entendo que considere uma perda de tempo falar disso. Mas eu discordo em alguns pontos. Primeiro, a ideia de que não estou ajudando a educar o Brasil com um texto sobre isso. Se eu escrever algum texto árido sobre semicondutores, o índice de leitura será bem menor que o da polêmica da Apollo, e eu provavelmente pregarei para convertidos: só vai ler quem se interessa. Ao escolher um tema POPULAR e CONTROVERSO, tenho a chance de atrair para o pensamento científico gente que até então não participava dele. Acho que é uma iniciativa educacional válida. Quem sabe com textos sobre o Projeto Apollo eu consigo aumentar a massa crítica de pessoas que futuramente vão ler sobre semicondutores ou grafeno?

      Em segundo lugar, o blog é sobre astronomia e espaço, e o Projeto Apollo é um assunto bacana nesse contexto.

      Em terceiro lugar, adoro o Projeto Apollo, a audácia e a visão envolvida nele. Qualquer desculpa é uma boa desculpa para falar nele.

      Tendo dito isso, posso te assegurar que não vou ficar escrevendo sobre a teoria da conspiração lunar a todo momento. Esse segundo texto, para mim, é final. A não ser, é claro, que a China divulgue aquelas fotos de alta resolução que mostram as naves Apollo em solo lunar, ou algo novo pertinente ao caso apareça, caso em que jornalisticamente me veria obrigado a voltar ao tema.

      Você não é o primeiro a me dar esse conselho, pelo qual agradeço. Peço que não desista do blog por causa disso. Ainda falo muito mais sobre ciência empolgante do que sobre a ignorância de uns e outros. 😉

      Abraço!

      1. Oi, Salvador! Sou leitor assíduo do seu blog e quero parabenizá-lo pelo trabalho. Acho perfeita a forma com que fala de ciência. Texto leve, bem humorado, no ponto!. Quanto ao tema deste post, nasci em 1968 e sempre, desde muito cedo, fui fascinado pelo projeto Apollo. Me lembro que, com 8 anos queria ser o primeiro astronauta brasileiro… vê se pode! Mas o que quero dizer é que, desde bem pequeno, lí e estudei muito a respeito. Não entendo a dificuldade das pessoas em aceitarem o fato. Na verdade, como você disse, nos meios científicos esse tipo de discussão nem é levantada. Me espanta a força com que teorias conspiratórias tão mal formuladas possam se perpetuar e angariar cada vez mais crédulos. E estes são cada vez mais apaixonados e radicais. Bom, mas cada um tem sua forma de ver, interpretar e aceitar as coisas. E pode acreditar no que escolher. Seria bom se, de verdade, as pessoas estivessem dispostas a ouvir argumentos, refletir sobre eles e reformular suas crenças baseadas nessa troca de visões diferentes e de conhecimentos específicos que cada um tem. Seria bacana vermos esse tipo de discussão aqui, em postagens como essa. A internet é algo maravilhoso, que te abre as portas para um vasto mundo de conhecimento e, ao mesmo tempo, pode servir para você se alimentar de ignorância, preconceito, intolerância, se essa for sua escolha.
        Valeu pelo trabalho, sempre de altíssimo nível e vamos nessa! Quem sabe, um dia, não é?
        Abraço!

    2. Dr. João Luis, Ph.D.
      Que tal procurar outros sites e deixar que a linguagem informal, temas e comentários do jornalista Salvador Nogueira flua com desenvoltura e naturalidade. Talvez só você e mais uma meia dúzia de leitores queiram falar dos assuntos por você sugeridos.
      Vá catar coquinho e deixe de querer aparecer.

  12. Salvador são mais de 2000 comentários nestes dois posts. Fantástico.

    Você assistiu Capricórnio Um de 1977. É muito legal este filme ele se baseia nestas teorias de conspiração. Pra mim foi a melhor coisa que estas teorias produziram. Muito legal o teu blog, você está de parabéns.

    Estou descobrindo agora e estou gostando muito. Você devia entrar numa nova polêmica sobre OVNIS seria bem legal.

    Abraços

  13. Os americanos foram à lua sim! Por que não voltaram? À esta pergunta respondo: E por que voltariam? Na época dos feitos EUA e Rússia travavam uma batalha para ver quem tinha mais poder, isso porque nessa época a humanidade ainda acreditava em uma possível 3ª guerra mundial, ainda bem que de lá pra cá o conhecimento adquirido pelas grandes potências foi ao rumo da consciência de que estamos no mesmo barco (planeta) e com isso até os dias atuais cada nação é responsável pela sua própria soberania, isso quando visando o bem dos cidadãos de tal nação. Pulando várias outras coisas que eu poderia dizer: Para que arriscar vidas em uma missão para a lua (não seria qualquer vida seria de grandes estudiosos) se o que as vidas em questão, o jipe da China que está na lua atualmente o faz. Acredite, os mais inteligentes de 69 te mandariam para a lua, hoje, mandariam um robô.

  14. Eu acredito que o homem foi á lua sim, afinal, como hoje teriamos sinal de celular e um monte de coisas como tv via satelite se o espaço não tivesse sido alcançado pelo homem ? Não tinha como …..

  15. Hoje se discute se os nazistas teriam, ou não, chegado à Lua, com seus Haunebus (Discos Voadores). Existem fotos que mostram a suástica nazista na superficie da Lua. Verdade ou mentira?

  16. Os inventores desse tipo de conspiração devem estar rindo, mas rindo às gargalhadas e realizados por terem formado tantos ignorantes cegos à razão. Eu vou crer que a maioria de descrentes é de pessoas contrárias à ideologia americana. Uma pena… eu sou mais contrário à “ideologia” brasileira. Não, não vou mudar pros Estados Unidos, vou continuar morando aqui mesmo, mas se eu pudesse já teria sumido daqui.

  17. Outra coisa que não entendo é o tamanho do módulo lunar. Ele precisa ter combustível para a “aterrissagem”* e para decolar de voltar ao outro módulo, em órbita lunar. Será que aquela lata de sardinha tinha espaço para isso, mesmo com a pouca gravidade da Lua?

    Há um vídeo em

    http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%B3dulo_Lunar_Apollo

    no qual o módulo lunar decola de volta. Suponho que havia uma câmera no “carrinho” que deixaram lá. Possivelmente controlado remotamente pelo módulo em órbita. o “cinegrafista” acompanhou bem a subida, heim ???

    * sinto muito, mas me recuso a usar o termo “alunissagem”. Como será para Marte, “amartirissagem”? e os outros astros no futuro, “ajupterissagem”, “avenurissagem”, amercurissagem” (???)

    1. Luiz, em geral prefiro o genérico “pouso”, fugindo de “aterrissagem”. Mas não resisto a um “alunissagem” de vez em quando. É histórico, como astronautas versus cosmonautas! 🙂

  18. E porque escolheram o outro lado da lua? Se eram tao competentes deveriam faze-lo onde todos poderiam ver, assim nao haveria duvida.

    1. Nenhuma das missões Apollo foi conduzida no lado afastado. Todas no lado próximo, visível da Terra, até por uma questão de comunicação. Houve uma sugestão de fazer a última missão no lado afastado, mas por questão de segurança vetaram. Abraço!

  19. Salvador, apesar do post ser interessantíssimo, não pelo fato de provar algo, mas por ser cientificamente interessante mesmo, eu não gostei do propósito.

    Sinceramente não acho que seja preciso provar nada aos burros e ignorantes. Eles que acreditem nas asneiras que quiserem. E se quiserem saber algo que presta, que estudem e perguntem com humildade. Eu sei que é difícil porque além de burros eles são mal educados.

    Por mim você nem deveria publicar os comentários desses ignorantes. Censura mesmo. Não fazem falta. Eu pelo menos entro procurando ver comentários inteligentes que complementem o post, mas tenho q ler aquele monte de asneira. De vez em quando eu fico até na dúvida se o cara é burro daquele tanto ou está de sacanagem. Na maioria acho que são burros mesmo.

    O mesmo sugiro aos que respondem. Não respondam mais. Quando os idiotas aparecerem não respondam. Isso se o Salvador não aceitar minha sugestão. Huaua

    1. Cassio, não pense que eu também não me irrito com isso, embora discorde da ideia de nem fazer o texto. Se eu trouxer um mais que seja para o lado da luz, já terá valido. Sobre censura, jamais farei. Meu espírito democrático impede. 😉

  20. Quanto aos americanos terem ido à Lua, não dúvida nenhuma. A questão é: O que foi que viram por lá, que os fez perder o interesse em voltar? – Dizem que encontraram ruinas humanas, de muitos milenios atrás. O que comprova que o homem já teve uma evolução superior à atual e, também, que não somos os primeiros. Acreditar que a evolução humana é, uma linha ascendente contínua, é furado.

  21. explicações sobre as variações de temperatura na lua, kits de refrigeração utilizados e pressão nas roupas e na nave, quem explica? são entraves pouco discutidos

  22. É muito simples. O homem (americano) não voltou à Lua porque não é financeiramente viável. Oras, vcs acham que eles voltariam com tripulação à Lua só pra provar para a galera do contra que eles foram capazes no passado? É muito simples, a NASA é a maior agência espacial e ponto final. Hoje não existe nenhuma agência com condições reais de atingir os feitos da NASA, entretanto, devemos entender que o futuro da cultura espacial é robótico… Essa coisa de mandar o humano ficar distribuindo bandeirinha por aí e inútil e sem sentido, só serviu em na guerra fria por questões políticas.

  23. Muito bem, galera…. não sei se nossos colegas americanos foram ou não à Lua, mas eu já vi várias fotos tiradas “da Lua” apontando para um céu totalmente negro. Às vezes, aparece a Terra, mas e as estrelas? Se aqui na Terra, mesmo com toda essa atmosfera que temos, basta um eclipse solar total e elas já aparecem, por que nas fotos do céu lunar, sem atmosfera, não há sinal delas? Digo que as estrelas aparecem quando há um eclipse total devido àquela experiência de Sir Arthur Eddington em 1919 para comprovar o desvio da luz devido à gravidade (Teoria Geral da Relatividade). Veja o texto no Wikipédia, link abaixo, no subtítulo “Comprovação da Teoria Geral da Relatividade”:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Arthur_Eddington

  24. O engraça é que, quem critica é físico deve dar aula na USP. Para de falar bobagem e ir pesquisa, talvez tenha preguiça para isso, então vê no youtube o maior cientista, físico, astrônomo, e filosofo do Brasil MARCELO GLEISER

  25. Minha nossa, confesso que estou abismado, estupefato, boquiaberto e qualquer outro adjetivo que o valha.

    Nunca li um artigo tão risível, tosco, sem noções ou fundamentos e com conclusões tão absurdas a respeito de um assunto científico.

    O autor apresenta “argumentos” (na visão dele) para “provar” que o Homem esteve na Lua, mas, NENHUM, repito, NENHUM “argumento” dele prova absolutamente nada! São “argumentos” totalmente espúrios!

    Cada uma das 5 “provas” contém tantos disparates que é impossível contra-argumentar. Nisso o autor se alcançou seu objetivo pois creio que ninguém vai se dar ao trabalho de rebatê-lo, tão espúria e pueril são as “provas” apresentadas.

    Quer dizer que os japoneses, 40 anos depois que os norte-americanos supostamente pousaram na Lua enviaram câmeras que não tem resolução suficiente para fotografar os supostos objetos deixados por lá?

    E se os japoneses não tem são os chineses que possuem tal tecnologia? Hahahahaha!!!

    Olha Salvador, li e debati seu artigo anterior sobre este assunto, mas, sinceramente, não creio que alguém que possua conhecimento científico possa cometer tantos deslizes não intencionais.

    Estou sendo sincero e até peço desculpas pelo tom e palavras empregados, mas é de estarrecer que alguém tenha escrito e publicado tamanhas asneiras com intuito de “provar”, cientificamente, algo.

  26. Poxa, agora sim!!! Ficou muiiiiiito claro depois dessas fotos, imagens, etc. Estou impressionado.
    So nao entendo por que nao ha tecnologia hoje como no final da decada de 60 e inicio da decada de 70 que de condicoes do homem voltar `a lua.
    A burrice aumentou muito e, por isso, o homem desaprendeu de como voltar `a lua.

  27. A Lua ainda é algo muito obscuro para nós. O espaço como um todo é uma grande incógnita. Realmente não acho que vídeos, mapas, fotos e depoimentos irão convencer aqueles que não acreditam. É bem simples, pode ter qualquer vídeo ou foto sobre qualquer fato e te garanto que vão achar alguma coisa para levantar suspeita sobre sua veracidade.

    Tudo que é desconhecido é um tabu para o ser humano. E na maioria das vezes acreditam ser inalcançável. A verdade é que a nossa mente não consegue entender a dimensão, a escala do universo. O máximo que podemos fazer é comparar com ficções científicas. Mas se hoje ainda demoramos 24 horas para chegar no Japão, o que diria para Lua em 1969?

    São coisas que algumas pessoas não vão entender… aliás ninguém entende de verdade. Acredita quem quiser e não acredite se não quiser. Daqui a algumas boas décadas iremos saber quem estava certo. Os conspiracionistas ou os crédulos.

  28. So não entendo uma coisa. Hj temos tecnologia de imagem 999999999x melhor que na década de 60….e o japao é top nessa área com fuji, Nikon e afins…e não consegue mandar uma câmera decente pra tirar uma foto decente?? Até minha câmera de 16mp tira foto melhor que isso…. imagine eles que tem tech pra cam de 1GP (isso, giga pixel)… o mais vagabundinho nos satélites deles tem 100.000 MP….poxa…me poupe..

  29. Salvador,

    tenho uma pergunta: Qual a fonte dessa sua foto do Buzz?
    http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/files/2014/01/aldrin-apollo.jpg

    parece ser de uma digitalização muito mais antiga que as atualmente disponíveis no site da NASA.
    http://www.hq.nasa.gov/office/pao/History/alsj/a11/AS11-40-5903.jpg

    as fotos da Nasa já foram tão retocadas e mexidas pela própria Nasa que pouca coisa se aproveita para fazemos uma análise mais confiável, porém conheço um site da NASA que possui imagens com digitalizações bem antigas http://grin.hq.nasa.gov , lá podemos encontrar fotos interessantes como essas
    grin.hq.nasa.gov/IMAGES/MEDIUM/GPN-2000-001137.jpg
    http://grin.hq.nasa.gov/IMAGES/MEDIUM/GPN-2000-001317 .jpg

    que aparentemente são normais mas ao passar um filtro de curva de cor, olha o que aparece!
    http://imagizer.imageshack.us/v2/800x600q90/841/c2rr.jpg
    http://imagizer.imageshack.us/v2/800x600q90/713/3q3b.jpg
    Porcamente adulteradas, inclusive a da bandeira mostra como colocaram o reflexo no visor do astronauta.

    Aproveitando a deixa pra quem acha que adulteração de fotos só foi possível a partir da era digital dê uma olhada nesse site!
    http://www.fourandsix.com/photo-tampering-history/
    Desde que tem foto tem adulteração.

    1. Alfredo, dei um Google e tirei de um site da Nasa, mas não sei te dizer que endereço era o da foto original. Ah, sim, para mim, o protoPhotoshop foi inventado pelo regime soviético! 😛

  30. O HOMEM NÃO PISOU NA LUA e PONTO FINAL! + de 40 anos depois desta farsa não tivemos nenhum grande avanço tecnológico no espaço, apenas facilidades para lançar satélites ao redor da Terra. Para os padrões atuais, teoricamente em 1969 teríamos ido a Lua de lata velha e porque passados tanto tempo temos esta dificuldade Enorme para explorar a Lua? Já deveríamos ter uma base lunar e não uma estação internacional sucateada em volta da Terra. Sequer temos aviões que possam fazer vôos entrando e saindo da atmosfera para mostrar aos terráqueos nosso planeta visto de fora. Em 1969 um poderoso computador lotava salas, hoje ele cabe na palma da mão. A verdade é que não temos tecnologia para irmos e voltarmos da Lua, ainda estamos presos a mãe Terra. Quem sabe daqui a 1000 anos ou + as pessoas do futuro nos vejam como éramos limitados a viver dentro do planeta, nos vejam como vemos a época limitadíssima do Oeste para os padrões atuais…Olhe a dificuldade das demais nações em conseguir dados da Lua em dias atuais, inclusive os poderosos americanos. Ida a Lua é a maior FARSA Mundial e ká entre nós não serviu para nada em termos de exploração espacial.

    1. Ufa, ainda bem que temos você para esclarecer tudo. Bom, pessoal, podem ir embora. O Jedi acabou com a conversa. Seguindo o conselho de Yoda: Do or do not. There is no try.

  31. O homem não foi a lua, o homem não construiu as piramides, o homem nunca é capaz de nada na visão de alguns aqui….

  32. EU QUERIA ENTENDER PORQUE OS ÚNICOS ACIDENTES FATAIS DAS MISSÕES FORAM NO LANÇAMENTO E EM TESTES EM TERRA ,QUANDO A TV E AS FILMAGENS ERAM OBSERVADAS E NUNCA NO ESPAÇO, FORA DA ATMOSFERA.

    1. Por rabo. Mas a Apollo 13 quase matou três no espaço. Bendita trajetória de retorno livre… 🙂

  33. outra coisa muito interessante, é que nos dias de hoje a tecnologia que eles dizem que foi usada para levar o homem a lua, e “conseguiram” levar, são caras para se fazer de novo. Pô, depois de 40 anos essa tecnologia “sucesso” ainda estão cara?
    ao meu ver, vendo muitos questionando isso, eu sendo os EUA fazia de novo, só para desmistificar os céticos que a centenas de anos vem provando com estudos de verdade, que historias contado por igrejas e políticos não chegam a ser verdades em muitos assuntos considerados inalteráveis.

  34. O homem não foi a lua, ponto! se o tivesse feito já teria plantado algo lá para gerar oxigênio. ou colonizado com O artificial. Quando o fizer não existirão mais estradas, os carros ou aeronaves ou o proprio homem voará como aquele no sambrodromo, acordem imbecis.

  35. Pode perceber, quem duvida que o homem não foi à lua sempre são pessoas que não entendem nada de ciência ou não terminou o ensino médio ou cursa ou cursou alguma faculdade que não tenha muita ciência na grade, pode perceber, resumindo só os ignorantes mesmo no assunto que duvidam…. haha

  36. Acreditar que o homem chegou na Lua é bem mais fácil do que acreditar que tanta gente duvida. Se fosse apenas ignorância… mas contra teimosia não há como argumentar.

  37. Claro que o Homem chegou à Lua. Para os inocentes que ainda não acreditam, muito mais assombrador foi para mim, que já existia a bomba atômica e já tinha matado milhares de pessoas. Ou não foi? Já tinham inventado telefone, rádio, lampada, TV, telefone, etc. A tecnologia para a Lua foi café pequeno. Tenho saudades daquela noite, quase meia-noite, todos nós fomos para as ruas admirar o satélite, foi a maior festa em todo o ocidente. Temos orgulho da inteligência humana dada por Deus. I resto é conversa fiada. Viva o Brasil, Viva Santos Dumont, onde tudo começou.

  38. Eu não acredito, mas também fica meio dificil de duvidar… já que é tão duvidoso assim até hoje porque não fazem o seguinte: peguem um telescopio desses que conseguem ver as luas de jupter e mirem na nossa Lua, achem o lugar do pouso e tirem foto. Aí sim eu vou acreditar totalmente.

    a proposito, parabéns pelo blog! Tô sempre vendo!

  39. Nos EUA e em todos os países do mundo existe um mercado editorial sensacionalista e milionário. Quem ganhou mais dinheiro até hoje e continua ganhando, são esses chamados “conspiradores” com suas teorias ridículas. Todas as teorias fajutas deles já cansaram de serem desmascaradas. Não seria nenhum absurdo se dissessem que a Terra é quadrada, he, he, he.

  40. Quantos senhores abestados discutindo sobre um “globo iluminado”, que faz suspirar milhões de seres apaixonados, quem nas suas conquistas terráqueas e orgásmicas nunca viu a lua de perto ? Eu já estive lá e voltei…acreditem !!!

  41. Ah, sim, se existe uma frase que poderia resumir com maestria o que se lê de alguns aqui no Blog, essa frase é: “Maldito direito à liberdade de expressão”.

  42. Uma pergunta de quem acompanhou na época (nasci em 1952 e comecei a trabalhar como locutor de Rádio em 1969) e ajudou a noticiar tudo a respeito do fato: Em 1961 Iúri Gagárin foi e voltou do Espaço; em 1967 três americanos morreram na explosão da Apolo 1; uns três meses depois um russo morreu na Soyus 1; depois em 1969 (16/06) cerca de um milhão de pessoas, incluindo pelo menos 850 jornalistas de 55 países, com câmeras e binóculos estavam nas vizinhanças do Cabo Canaveral para ver o lançamento da Apolo… O lançamento aconteceu no dia 16, no dia 20 uma parte da Apolo chegou na Lua, e somente no dia 24 a parte da Apolo, com os três tripulantes, chegou de volta à Terra… Foram quatro dias de ida, um pequeno período de permanência na Lua, e quatro dias de volta.
    Pergunta:
    -Se os astronautas não foram na Lua, foram pra onde nesses oito dias de viagem espacial?!

  43. Morro de rir ao ler esses comentarios. E’ incrivel como ainda existem pessoas que sao do contra, que nao acreditam que o homem foi `a lua…parece brincadeira….Sera que os Estados Unidos colocariam sua ilibada reputacao em jogo para fazer uma farsa dessa ? sera que entre milhares de cientistas que participaram dessa “farsa” nenhum nao iria desmascarar ?
    Deve ser mesmo uma brincadeira…
    De qq maneira, vale o ditado- “enquanto os caes ladram, as carrocas passam”. Esperneim, gritem, percam seu tempo tentando encontrar “provas” inexistentes…enquanto isso deixem-me trabalhar e lutar pelo meu ganha pao.

  44. Eu até acreditaria em tudo que vc falou, se a “Nasa não tivesse perdido os arquivos originais”. Fala sério cara! Como a Nasa conseguiria ir a lua, e não conseguiria preservar as imagens originais, isso é conversa mole pra boi dormir.

  45. Os principais argumentos para negar a ida ao homem a lua, foram a falta de tecnologia e porque não foram realizadas novas expedições.
    Em primeiro lugar, a tecnologia existia, e era anterior a 1969, pois se buscarem os arquivos alemães, poderão ver que já em 1944 o desenvolvimento de foguetes com o V1 e o V2. Os nazistas investiram pesadamente em armas que poderiam modificar o curso da guerra e o engenheiros alemães estavam muito a frente em projetos e recursos. Tanto é verdade que os principais cientistas que desenvolveram a bomba atômica americana eram alemães que haviam fugido do regime nazista.
    Após final da segunda guerra, os soviéticos e norte americanos apressaram-se em recrutar os engenheiros e cientistas alemães. Além disso os recursos financeiros que a Nasa dispunha no período da guerra fria eram praticamente ilimitados, pois a corrida espacial era uma forma de demonstrar qual bloco seria superior em tecnologia e desenvolvimento.

    Em relação a terem poucas viagens, fica evidente que com a desistência da URSS de ir adiante com seu projeto de ir a Lua os americanos deixaram de fazer missões caras. Os experimentos com falta de gravidade podiam ser feitos em orbita da Terra, sem a necessidade de ir até a Lua.
    Hoje a Nasa perdeu boa parte dos seus recursos financeiros, além disso para que serviria uma viagem a Lua?
    Mineração da Lua é algo distante, pois ainda temos muito o que tirar de nosso pobre planeta.
    Além disso, é ingenuidade acreditar que os americanos enganaram a URSS em plena guerra fria. Os soviéticos acompanharam todo o processo de lançamento e de chegada. Pelo que li muitos não tem ideia do que foi a guerra fria, jamais a URSS seria enganada por uma montagem de estúdio.

Comments are closed.