Pipoco de estrelas na nebulosa Laguna
Uma nova imagem em altíssima resolução produzida por um telescópio do ESO (Observatório Europeu do Sul) oferece incríveis detalhes da nebulosa Laguna, um dos berçários estelares mais observados da Via Láctea. Para que se tenha uma ideia, ele foi descoberto pelo astrônomo italiano Giovanni Battista Hodierna menos de meio século depois que Galileu Galilei pela primeira vez apontou um telescópio para o céu, em 1609.
Facilmente observável com telescópios caseiros na constelação de Sagitário, a nebulosa está a cerca de 5.000 anos-luz da Terra. Com um diâmetro de aproximadamente 100 anos-luz, ela está salpicada de estrelas jovens, nascidas em meio à poeira e ao gás. Novos sóis, muitos com sua família de planetas.
O que mais impressiona, contudo, é o tamanho da nova imagem, obtida com o VST (VLT Survey Telescope), instalado em Paranal, no Chile. Com uma largura de respeitáveis 16 mil pixels, ela permite um zoom considerável para observar detalhes de cada uma das estrelas presentes na nuvem, cheia de gigantes azuis que detonarão como supernovas explosivamente em alguns milhões de anos.
Estamos falando de um cantinho da Via Láctea, e a quantidade de estrelas visíveis nos desafia com a irrefutável grandeza do cosmos. Será que ao redor de ao menos uma dessas estrelas surgirá um planeta capaz de abrigar uma biosfera pujante, como a da Terra? Uma olhadinha casual não permite acreditar que não.
A imagem foi colhida como parte de um grande projeto de varredura do céu chamado VPHAS+. E representa a detecção em luz visível, ou seja, é aproximadamente o que veríamos se estivéssemos por lá. Para conferir uma versão da imagem com mecanismo de zoom, clique aqui.
Salvador, tudo bem? Leio seu Blog há algum tempo e sou fascinado por tudo que diz respeito ao conhecimento, sendo que o Universo é uma joia a parte, desde a minha infância (a serie Cosmos e livros sobre o assunto alimentaram este amor). Suas matérias sobre o assunto são ótimas e espero que continuem assim. Obs.: um dos comentários que você fez sobre a questão do Vaticano procurar existência de vida fora da Terra é digno de louvor.Grande abraço. Fabricio (FF).
Valeu, Fabricio!
Incrivel a foto, me lembra aquela cena de Blade Runner em que o canastrao Harisson Ford vai ampliando a imagem e acha a assassina no reflex da gota d`agua da petala da violeta do vaso da cozinha fotografada da sala, ha ha ha!
Eh isso ahi, a ficcao antevendo a realidade, esse Philip K. Dick foi um doidao mas naum dah pra negar, um visionario e tanto! O conto “do androids dream of electric sheeps?” eh de 1969!!!
Naum demora e a policia vai enxergar ateh piolho na cabeca de pivete dando rolezinho!
Várias novidades astronômicas hoje! 1) Supernova na galáxia M82; 2) eu achei muito interessante a primeira imagem mais detalhada dum filamento de gás intergaláctico (não é interestelar, é intergaláctico), veja o site Unvi. da California, Santa Cruz (http://news.ucsc.edu/2014/01/cosmic-web.html)
*estavam os mares
Salvador, eu imagino que o universo está hoje para nós o que estava os mares para os navegadores de 500 anos atrás. Portanto, o universo é um grande e misterioso mar que com certeza ainda será navegado.
*
Há 400 anos, a visão do espaço com Galileu, era uma grande descoberta. Hoje são outros avanços. Daqui a 400 anos talvez nem exista humanidade para contar histórias ou talvez tenhamos colonias em vários planetas da Via Láctea.
Pela nossa estatura e pelos conhecimentos adquiridos nos últimos 50 anos, suponho que em 400 anos a superação dos conhecimentos será espetacular.
Os sumérios, grandes astrônomos, falavam de “deuses” vindo das estrelas. Todas as civilizações antigas deixaram relatos sobre “os deuses”. É de uma insignificância muito grande alguém rir ou zombar quando se fala em Deus, principalmente pelos relatos contidos nas antigas civilizações.
Por causa da nossa estatura mental, alguns poucos conhecem o bózon de Higgs, milhões acreditam em Lula e desqualificam a possibilidade de haver vida fora de nosso sistema solar ou forças poderosas, invisíveis, inteligentíssimas, construtoras do Universo.
*
Não acredito que o conhecimento adquirido nos últimos 50 anos possa ser utilizado como parâmetro médio de ganho de conhecimento. Acho que estamos explorando uma bolha causada pela revolução da eletrônica e da nano tecnologia. Para viabilizarmos as viagens espaciais muitas barreiras terão que ser superadas e a principal delas, como sabemos, é a velocidade da luz tida como limite. Acho sim que viagens dentro do sistema solar serão corriqueiras e que deveremos mesmo ter colônias espalhadas por planetas e luas de nosso sistema. Esta tecnologia não está muito distante. A energia já temos como tirar dos reatores atômicos. Basta aprimorarmos os sistemas de propulsão e navegação que em algumas décadas estaríamos aptos a iniciar a colonização do Sistema Solar.
Não seria só isso o necessário. A estrutura física e fisiologia de nossos corpos não conseguem viver muito tempo longe da terra, por causa de radiação,magnetosfera, gravidade, produção hormonal, etc, etc. Portanto, colonizar e visitar outros planetas não é somente uma questão de combustível e velocidade. Mais seguro mandar robôs.
Os testes realizados na ISS mostram que é possível sim viver longe da Terra. Logicamente a estrutura necessária numa colônia marciana, por exemplo, deverá simular um ambiente o mais próximo possível do terrestre. A NASA e outras agências já trabalham neste aprimoramento de ambientes e na evolução da medicina espacial. Estes obstáculos certamente serão vencidos e veremos, nas próximas décadas, colônias permanentes na Lua, em Marte e nas Luas de Saturno e Jupter….
Você sabe qual tipo de preparação tem um mergulhador para passar 30 dias no fundo do mar?
eu acho que pode rola essa parada >>>
https://www.youtube.com/watch?v=hThZkWfWiWk
pq não?!
Os antigos tinham pouquíssimos conhecimentos científicos e uma grande imaginação descontrolada. Eles não tinham capacidades de separar o real da imaginação.
Nossos cientistas contemporâneos possuem grandes conhecimentos científicos, que estão em franco desenvolvimento, e uma imaginação controlada, porque aprenderam a separar a ficção da realidade.
Isso explica a criação de tantos mitos na antiguidade.
Hoje, qualquer criação imaginativa fica automaticamente classificada como ficção, e é aceita pela população como tal, porque a inteligência humana de hoje amadureceu bastante para saber entender essa diferença.
Hoje em dia ninguém mais cria mitos, mas sim ficção.
Pouquíssimo conhecimento científico? Me mostre uma pirâmide igual às pirâmides do Egito construída pela moderna engenharia.
Mito? Você quer dizer que é mito civilizações que supostamente não faziam contato entre si possuírem os mesmos conhecimentos sobre astronomia?
Se elas estudavam o mesmo céu, faz sentido que cheguem a conhecimentos similares. Por isso esperamos que ETs transmitam sinais de rádio na frequência do hidrogênio. A ciência é o mais perto que podemos chegar de termos universais…
Ou talvez transmitam na frequência da hidroxila.
O mito é uma linguagem cifrada de verdades universais. A ficção é uma possibilidade imaginada, projetada, dos conhecimentos do momento.
Salvador, isso não quer dizer que, porque não sabemos como foi feito, não houve ciência no passado. Imagine em um “apagão” mundial, quantos bilhões de dados, pesquisas científicas serão perdidos em nossos computadores? Certamente isso não aconteceu com o que ficou escrito nas pedras e em placas de ouro e chegou ao nosso conhecimento depois de milhares de anos. Creio sinceramente que a pesquisa científica moderna é dotada de uma fé espetacular. Mas não podemos desdenhar do passado.
Estamos aqui porque o passado existiu. Será que estamos preparados para a revelação de contatos interplanetários?
Ô se estamos. Como a maioria das pessoas já acredita em discos voadores, eu diria que nem vai ser uma grande surpresa… rs
Pouquíssimo conhecimento científico sim. As técnicas que eles tinham para fazer pirâmides é inegável, mas pararam por aí.
Construir uma pirâmide de 30m, entre as outras, servia prá quê? Motivos religiosos? Talvez. Quantas famílias se abrigavam lá? A história nos mostra que o povo daquela época morava em casebres rústicos.
Hoje em dia nossa engenharia civil constrói prédios de 30m para abrigar centenas de famílias. Constrói prédios de 100, 200m ou mais. Constrói túneis e pontes quilométricas, hidrelétricas, mudam cursos de rios, fazem estradas, etc. Os antigos faziam isso? Claro que não, apenas algumas pirâmides e templos religiosos.
Foi uma civilização que nasceu, cresceu e depois morreu! E porque acabou? Porque não tiveram competência para sobreviver, só isso. Eles eram bons para criar mitos com o objetivo de controlar e escravizar o povo.
Os únicos legados que eles nos deixaram foram as religiões ,os mitos, e claro, alguns princípios científicos não desenvolvidos.
Eu quero ver alguém na nossa época criar um mito, como por exemplo dizer que é filho de Deus, um deus ou tem algum poder sobrenatural e levar vantagem. Não vai convencer ninguém e vai cair no ridículo. Mas usar mitos antigos infelizmente ainda impressiona alguns incautos.
Pararam nas pirâmides? Nossa base de conhecimentos sobre os povos antigos é o que conhecemos. Logo, o que ainda não conhecemos não podemos afirmar que não existiu.
Veja lá Os Trilithons do Vale do Beqaa. Contrate um guincho moderno para movê-la.
Há pirâmides por todo o planeta. Já deves ter lido sobre as piramides da Bósnia, China Egito, etc. Só para citar algumas obras de engenharia antiga com mais de 30 mts de altura, como vc diz. Porque não citar Yonaguni também?
Quanto às opções de moradia e questões religiosas e sociais é outra história.
E se alguns dos povos antigos não houvessem sobrevivido não estaríamos aqui. Ou vc acha que a civilização começou a existir depois que vc nasceu?
Quanto aos mitos, o cinema moderno está cheio deles.
Vc já deve ter pesquisado sobre os achados de 160.000 anos. Ou será que a datação está errada? Logo, não houve UMA civilização apenas!
Miguel, pouquíssimo conhecimento científico, bom isso ninguém sabe ao certo… mas com relação às pirâmides e construções antigas, você é tá meio desinformado.
Nas construções encontradas no Egito, temos situações que hoje em dia nescitam de um esforço descomunal, como por exemplo grande monólitos como o Obelisco de Karnak, (o monumento de Washington é menor e foi feito de tijolos), fora os hieróglifos esculpidos em cada face do obelisco com até 0,2mm de precisão (fazer isso com uma marretinha é mei difícil num acha…). A grande pirâmide de Quéops tem muita proporção áura na sua construção, base com menos de 5cm fora de esquadro (mesmo hoje em dia com Estações Totais, é muito difícil esse critério de precisão) fora a localização ortogonal ao sentido do Norte e Sul verdadeiro, entre outras características construtivas.
http://www.ufrgs.br/espmat/disciplinas/midias_digitais_II/modulo_IV/piramides_razao_aurea.pdf
Agora com relação as moradias, bom dá uma olhada na região da Capócia na Turquia, existem sistemas de cavernas que são cidades e que poderiam abrigar milhares de pessoas como Kaymakli e Derinkuyu, e sua construção é muito complexa, mesmo para os padrões atuais.
http://www.turismogrecia.info/guias/turquia/as-cidades-subterraneas-da-capadocia
Mais uma coisa, desviar rios, construir estradas e pontes, bom… isso não é novidade da nossa época.
Talvez eu não tenha sido claro. Existiram muitas civilizações, é claro. Mas se as compararmos com a civilização atual (a nossa), qual vingou, qual floresceu mais? Aquelas civilizações eram pontuais, espalhadas pelo planeta. E todas sucumbiram. Claro que tiveram conhecimentos, não dá para negar, é um fato. Mas todas desmoronaram, não sobreviveram. Não foram capazes de perpetuarem seus conhecimentos e se espalharem pelo planeta. Quantas pirâmides tem no Egito? Centenas? E no mundo? Cadê os conhecimentos para construção de pirâmides? Foram perdidos? E porquê? Eles não sabiam da importância de guardar e proteger conhecimentos científicos? E edifícios? Quantos edifícios tem em São Paulo? Milhões? Quantos edifícios tem no mundo?
Naquela época a população mundial girava em torno de 600 milhões de habitantes e a expectativa de vida era de 30 anos. Hoje temos mais de 7 bilhões de habitantes com uma expectativa de vida de 75 anos!
A nossa civilização dominou os mares construindo navios cargueiros, navios de cruzeiro, porta-aviões, submarinos. Dominou os ares construindo aviões de carga, de passageiros e foguetes. Dominou o espaço colocando satélites artificiais em órbita da terra, enviando sondas para outros planetas, colocando astronautas em órbita, já enviou várias pessoas para a lua, produziu estação espacial, e em breve se expandirá para o espaço. Evoluímos muito na medicina, na química, na biologia. Dominamos a eletricidade, a mecânica, a energia nuclear, etc.
A nossa civilização é, com certeza, a mais evoluída que já existiu no planeta. Se baseia na razão e não em ficção. O que sobreviveu daquelas civilizações foram as religiões baseadas em mitos e lendas. Era essa comparação que eu queria fazer.
Talvez, daqui a 12 mil anos, vejamos em algum blog, algum Miguel dizendo essas mesmas coisas sobre a nossa civilização.
Talvez é dúvida, não é fato. Pode ser ou não. Ninguém sabe o que ocorrerá no futuro. Você fez uma suposição para ser coerente com sua opinião. Eu posso fazer a mesma coisa, eu posso dizer que daqui a 12 mil anos algum J.R. dirá: nossa! como a ciência evoluiu, já visitei duas galáxias este ano e não gastei quase nada!
Sempre e sempre admiro o Universo e sua beleza infinita. Grandeza memorável e sublime beleza. Falamos de 100 anos luz desta Nebulosa (mias de 940 trilhões de quilômetros!!!! nem sei escrever o que vem depois de trilhões… risos… quatrilhão?). Deus, como somos pequenos diante do Macro. Abraço. Fabricio – Guarulhos
Tenho certeza que pelo menos uma dessas estrelas tem um planeta com vida orbitando, sendo que a população deste planeta é 100% composto de mulheres com pouca variabilidade genética, transitando entre fenótipos como os da Daniela Cicarelli e Fernanda Lima as quais, naturalmente, andarão nuas.
Os rios e cachoeiras não terão água, mas sim cerveja weissbier e as semanas serão compostas por 6 sábados e 1 domingo, com 365 feriados por ano.
E o que nós estamos fazendo aqui?? 😛
Vai ver que os terroristas muçulmanos convecem aos homens-bomba que é para esse planeta que eles irão… logo após a explosão, é claro.
suAHSUahsAHUSahushuASHUasAHUSUHASsuAHSUahsAHUSahushuASHUasAHUSUHASsuAHSUahsAHUSahushuASHUasAHUSUHASsuAHSUahsAHUSahushuASHUasAHUSUHASsuAHSUahsAHUSahushuASHUasAHUSUHAS EU QUERO IR PRA LÁ!!!!
Putz que dahora kkkkkk… 🙂
O comentário do dia mano. Onde embarcamos?
Nogueira, posso vê-la com telescópio 114mm?
Acredito que sem dificuldade. Mas aparecerá como uma mancha disforme, sem muitos detalhes.
Salvador, você escreveu “gigantes azuis que detonarão como supernovas explosivamente em alguns bilhões de anos”. O correto não seria “dezenas a centenas de milhões de anos”?
Boa! Era milhões. Escrevi errado. Corrigindo lá. 😉
Esta imagem mostra como os equipamentos em terra estão evoluindo. Não faz muito tempo que tinha sido decretado que o maior espelho em terra não ultrapassaria 8m de diâmetro. Na época tínhamos o telescópio do Monte Palomar como o maior do mundo, com um espelho de 5m de diâmetro. Entendia-se que não era mais necessário aumentar os espelhos porque seria impossível superar os distúrbios atmosféricos. Porém com a computação e tratamento de imagem chegou-se a esta imagem impressionante. Muitas destas imagens são obtidas com a composição de dois ou 4 telescópios, aumentando muito a resolução da imagem.
Paulo, estou respondendo no “cheiro” apenas, e o Salvador pode confirmar. Acho que esta foto é obtida com um só dos telescópios de 8m do VLT.
Na verdade, li no site do ESO, foi feita com um telescópio de 2.6m, mas compondo imagens. Aliás este telescópio foi desenvolvido para que tirasse imagens de grande campo, como no caso.
Exato! O VST é modesto, perto dos 4 VLTs.
O impressionante é que a imagem tem qualidade “espacial” sendo tirada de telescópio em terra. O conceito por traz do tratamento de imagem para cancelar distúrbios atmosférico é relativamente simples. Com diversas capturas de imagem, posiciona-se cada pixel no ponto médio observado nas diversas capturas.
Quanto a compor imagens de dois ou mais telescópios, a resolução passa a ser(em tese) em função da distância dos telescópios. Assim no VLT, quando combinados os 4 telescópios, a resolução equivale à de um telescópios de 16m de espelho. Por isso hoje se conseguem imagens em terra que se assemelham as obtidas pelo Hubble. Mas não podemos nos esquecer que o Hubble tem “apenas” 2,4m de diâmetro e ainda é insuperável em termos de resolução.
Querido Salvador Nogueira, seu blog é muito bom mesmo. Carl Sagan ficaria orgulhoso de você. A beleza do cosmos só é comparável com sua infinitude.
Valeu pelos elogios! Abraço!
A maravilhosa trama cósmica só pode ser produto de uma inteligência extraordinária. Como alguém pode achar que essa beleza e ordem é fruto do acaso? Contemplai, com reverência, todas as belezas que o Senhor Todo-Poderoso criou para nós!
É…! Quem sabe você deve ter razão… Todo o gigantesco universo criado em 6 dias por um velho barbudo e com poderes mágicos…
Outro com défict de atenção…
Lemos no livro dos Salmos:
Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia as obras de suas mãos, sem linguagem e sem fala ouvem-se as suas vozes.
Blog errado…
E desde quando física é “acaso”?
E como surgiram as “leis da física”?
Muitas descobertas são causadas por erros ou desastres. A lenda nos diz isso sobre a lei da gravidade.
É muito engraçado esse povo religioso. .. vivem falando de “maravilhas do universo criadas por Deus, nossa como é lindo e blá blá blá….”, mas o que é engraçado é que falam isso porque estamos à uma distância segura de eventos cataclísmicos… queria ver alguém dizer: “Nossa como Deus é maravilhoso, mandando uma GRB na direção da Terra! Viva o Senhor! e blá blá blá. ..”
Esse pessoal deveria achar lindo a explosão do Little-Boy ou Fat-Man, aquela coisa do “Clarão de Mil Sóis!”… muita Luz! E segundo dizem Deus é Luz!. As bombas de Fusão Nuclear fazem a mesma coisa que as estrelas e todos dizem que são o Ápice da Ignorância Humana! Isso só mostra que esse povo religioso só fala por conveniência, se vier um asteróide vão falar que foi culpa de algum pecado da humanidade ou obra do Capiroto, ou se o asteróide passar de raspão foi pela Glória do Senhor.
É tão difícil assim aceitar que as coisas no Universo simplesmente acontecem!.
Eles ainda não têm condições mentais e intelectuais pra isso. Mal sabem como se formou o plante, imagina se sabem mais do universo…
É engraçado como os ateus religiosos fundamentalistas não enxergam a proteção de Deus para o nosso longínquo e inexpressivo planetinha.
E quem disse que estamos a uma distância segura de eventos cataclísmicos? asteróides, cometas, radiações diversas, buracos negros… nada impede que nos atinjam, a não ser pela mão do Altíssimo! que nos alojou num sistema planetario mais tranquilo e colocou Júpiter e o campo magnético singular para nos proteger. 😉
Que a ciência iria se multiplicar já estava profetizado. Mas cabe ao homem usá-la para o mal – bombas atômicas – ou o bem em diversas áreas.
É tão difícil assim aceitar que as coisas no Universo simplesmente acontecem!.
Essa é a tua descomunal e espetacular fé! Esse Universo então veio de entidades inexistentes – do acaso e do nada – com as condições perfeitas nele e para a nossa vida?! Todas as constantes e Leis Físicas foram dadas com o valor exatamente igual ao que era necessário para a ordem no universo e pra vida terrena. E nessa brincadeira, já vão mais de 100 constantes e leis!. E essas leis não poderiam vir aos poucos já que não se modificam.
Uma perguntinha, Cícero. Deus se arrependeu de ter criado os dinossauros? Ou vai me dizer que os dinossauros tinham o livre arbítrio, desapontaram o Criador e aí foram devastados num cataclismo cósmico? Ou pior: vai me dizer que dinossauros nunca existiram, ou conviveram com o homem e não tiveram espaço na arca de Noé?
Salvador,
O único ser pensante e com alta complexidade cognitiva racional é o homem. Dinossauros e outros bichos são irracionais, e viver ou morrer é apenas uma questão de instinto natural.
Os dinossauros sucumbiram no dilúvio – um mega-evento incluindo super terremotos, maremotos, tsunamis, vulcanismo e meteoros. Mas Noé muito provavelmente pôs alguns na arca, obviamente filhotes ou em forma de ovos, pois a bíblia menciona esses seres depois, naturalmente não com este nome surgido apenas 1861 quando a bíblia já estava escrita.
A coexistência com o homem seria possível em habitats diferentes e afastados em outros continentes, ricos em alimentos.
Em tradições antigas há vários tipos de objetos com desenhos, gravuras, pinturas retratando esses seres. Numa época sem fósseis, isso seria possível somente se as pessoas tivessem visto esses animais.
E com isso, Cícero, encerramos esse debate infrutífero. Até o Vaticano já aceitou que muito do que está na Bíblia é alegoria. You’re behind the times, my friend.
Pobre Vaticano…
desde quando eles tem autoridade sobre as Escrituras??
é por isso que estão mergulhados em pedofilia e escândalos diversos…
Ninguém tem autoridade sobre as Escrituras, exceto seus autores, há muito mortos e enterrados. Mas alguns preferem acreditar que o mundo físico não é uma contestação das Escrituras, e sim que a interpretação que se dava a elas, literal, é que estava errada. Mas deixa pra lá. Você é o pior tipo de obscurantista, Cícero. Nega ciência consolidada para se conformar a textos escritos 6.000 anos atrás por gente como a gente… Veja, Deus não está em questão. Mas por que a Bíblia teria mais valor que qualquer outro texto religioso alternativo da história da humanidade? Enfim, chega. Não dá para discutir filosofia com você, e muito menos ciência. Você fala do Vaticano como se Edir Macedo e R.R. soares fizessem muito melhor. Ou Lutero, ou Calvino, antes deles. Tsc, tsc, tsc.
Que 6 mil anos?? pesquise antes de falar patetices.
A Escritura foi escrita (os 5 primeiros livros-Pentateuco) em torno de 1440 AC, por Moisés. E nunca ele disse e nem eu; que o mundo teria 6, 7 ou 10 mil anos.
Obscurantista obtuso parece vc!
A ciência é uma forte aliada dos eventos bíblicos assim como a história e arqueologia.
Eu poderia lhe mostrar mais de 20 eventos confirmados hoje pela ciência em muitos detalhes, além de fatos históricos/arqueológicos da Escritura, o que se confirma cfe. essa Palavra:
“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;” 2Tim 3:16.
A Bíblia tem mais valor, justamente por essas confirmações e outras; que eu já citei em outro artigo e não porque Edir Macedo, RR soares ou Lutero disseram. Mesmo que eles defendam a bíblia, são homens falhos e sujeitos a pecados. O próprio Jesus disse “nem todo aquele que diz Senhor, Senhor entrará no reino dos céus”.
Deus conhece nosso coração, e ninguém engana Ele, nem tais “ministros” de Deus. Todos serão justificados ou condenados pela sua Palavra.
Uma dúvida: Deus está mandando para o inferno 1 bilhão de chineses só porque eles nunca ouviram falar Dele? Mata essa curiosidade para mim.
Não, já ouvem a muito tempo. Os chineses são o povo que mais se converte ao cristianismo, pela Igreja não-oficial apesar da perseguição. O governo comunista-ateísta não sabe mais o que fazer para evitar tantas conversões. O evangelho é pregado em todo o mundo desde os tempos dos apóstolos. Obviamente os governos desses países escondem as estatísticas reais de cristãos em seus países.
http://www.portasabertas.org.br/cristaosperseguidos/perfil/china/
E você acha isso bonito? Estamos perdendo a nossa variedade cultural diante dos seus olhos e você acha bonito?
Hahahahaha Noé colocou Dinossauros na Arca! Hahahahaha… até entendo que um casal de T-Rex ou Deinonychus iriam causar uma chacina, por isso ficaram de fora, mas e os Brachiossauro, Apatosauro, Mamenchissauro, Argentinossauro… poxa esses eram herbívoros bem calminhos ( tudo bem que acho que não caberiam né… tipo só os Brachiossauro tinha 70 toneladas cada um! Kkkkk). Não adianta dizer que a arca era gigante por que a Biblía fala direito as dimensões:
Gn 6, 15: “E desta maneira a farás: De trezentos côvados o comprimento da arca, e de cinqüenta côvados a sua largura, e de trinta côvados a sua altura.”
Gn 6, 16: “Farás na arca uma janela, e de um côvado a acabarás em cima; e a porta da arca porás ao seu lado; far-lhe-ás andares, baixo, segundo e terceiro.”
Bom passando de Côvado pra metro temos:
temos 137m de comprimento, 23m de largura e 13,5 de altura
Um brachiossauro tem 25m de comprimento e 15m de altura… meio difícil pra entrar e ainda mais pra permanecer por 1 ano e 6 dias… só um deles precisava de 2 toneladas de comida por dia!… onde caberia tanto dinossauro e tanta comida…. nem vou entrar no mérito da limpeza dos bichos… imagina Noé com uma pazinha e uma sacolinha como se estivesse andando pelo calçadão de Ipanema! kkkkkkk
Salvador,
o que é bonito?… os cristãos serem mortos, perseguidos e escravizados pelos ateus-comunistas e islâmicos em seus países?
O cristianismo nunca destruiu as culturas dos povos. As tradições em muitos países cristãos mostram isso.
Rapaz, não sei se você se lembra de uma série de incursões chamadas Cruzadas. Movimentos europeus para conquistar povos semitas, sob o argumento de defender a Terra Santa. Mais tarde houve uma instituição cristã chamada Inquisição, que queimou muita gente, de diversas proveniências, na fogueira. E não custa lembrar que, na mesma época, os cristãos colonizaram a América, devastaram as populações indígenas, escravizaram africanos e deixaram a bagunça que vivemos hoje nos dois continentes.
Então, não sei de onde você está tirando sua História… os cristãos foram de perseguidos a perseguidores, e a sua atitude de catequese de povos não-cristãos mostra que a saga continua. O próprio fato de que os não-cristãos são rotineiramente ameaçados de ir para o inferno por cristãos aqui mesmo nos comentários do blog mostra que isso ainda não acabou…
Sr. Hiena risonha,
eu quero ver vc provar que fosse impossível Noé ter levado alguns dinossauros filhotes ou em forma de ovos, na Arca.
Além disso, os animais ficaram num estado de hibernação e torpor no fundo da arca com seu movimento, necessitando de pouquíssimos alimentos.
Não vou entrar em detalhes técnicos porque vc é muito ignorante…
Não, por favor, entre em detalhes técnicos. A ciência adoraria saber como balanço do mar induz hibernação em espécies que normalmente não fazem isso. Outra dúvida: onde Noé prendeu os insetos e como eles sobreviveram, se seu ciclo de vida em alguns casos é de uns poucos dias, e rolaram 40 dias e 40 noites de chuva?
Aí Cícero, essa seria a única forma de levar dinossauros em forma de “ovo!” (porque até onde sabemos dinossauro tinham forma de dinossauro mesmo…kkkk)
http://iacom.s8.com.br/produtos/01/00/item/113104/1/113104105SZ.jpg
http://3.bp.blogspot.com/-iTiZqF53y4E/UbqFlEEe4FI/AAAAAAAAUrc/eChhcrgjJmU/s1600/chiclete%2Bdinovo%2B1998.png
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!
É IMPOSSÍVEL RESISTIR EM SOLTAR UMA PIADA!!!!!!!
Mais aí, por favor! entre com os detalhes técnicos! explique-nos com é possível tal feito! KKKKKKKKK
Salvador,
Vc novamente confunde religiosidade com o verdadeiro Cristianismo.
Na verdade as igrejas oficiais, quer católica, ou evangélicas sempre estiveram ligadas ao Estado. Isso desde a época de Cristo onde os saduceus e fariseus religiosos eram subservientes a Roma.
A Igreja Primitiva era uma benção, mas depois que se uniu a Constantino… virou trevas na ICAR com inúmeros desvios e interesses gananciosos dos líderes LONGE dos ensinos de Cristo de amor, justiça e verdade do Novo Test. culminando nas cruzadas, inquisição e escravismo. Eram homens que roubavam o nome de cristão, eram religiosos nominais sem nada de Cristo em suas vidas. Ainda assim, tais eventos mataram bem menos que os mais de 100 milhões do comunismo-ateísta dos séc. 20, 21 onde a matança AINDA CONTINUA! em seus países.
Porém, a Igreja Real de Cristo sempre existiu com ou sem Constantinos, Estados, Governos controladores.
E esta Igreja Real até nas igrejas oficiais tem influências na divulgação da Palavra, obras sociais, diversas assistências etc.
Hipócritas e falsos cristãos sempre existirão nas igrejas oficiais, mas sabemos que devemos olhar pra Cristo e sua Palavra.
O Cristianismo está de pé sobre a vida de Cristo e não sobre o desempenho de seus seguidores.
E graças ao cristianismo muitas coisas boas tem acontecido influenciando o mundo para melhor.
Como disse o cientista cristão Henry F. Schaefer citando Kenneth Scott Latourette, Sterling Professor, Universidade de Yale:
“O cristianismo tem sido o meio de reduzir mais idiomas para escrever do que ter todos os outros fatores combinados. Ele criou mais escolas, mais teorias da educação, e sistemas mais do que qualquer outra força. Mais do que qualquer outro poder na história, ele impulsionou homens para lutar contra o sofrimento, se esse sofrimento vem de guerra, doenças ou desastres naturais. Ele construiu milhares de hospitais, inspirou o surgimento da enfermagem e profissões médicas, e promoveu o movimento para a saúde pública, ao combate e prevenção da fome. Apesar de explorações e conquistas, as quais eram, em parte, o seu desdobramento levou à escravização de africanos para as plantações das Américas, homens e mulheres cujas consciências foram despertadas pelo cristianismo e cuja vontade encorajou a trazer a abolição da escravatura (na Inglaterra e na América do Norte). Homens e mulheres movidos e sustentados de forma similar escreveram leis das provisões de Espanha e Portugal para aliviar a cruel exploração dos índios do Novo Mundo.
Guerras têm sido muitas vezes travadas em nome do cristianismo. Elas atingiram suas dimensões mais colossais através de armas e organização em larga escala iniciado em cristandade (nominal) . No entanto, de nenhuma outra fonte vêm tantos e tão fortes movimentos para eliminar ou regular a guerra e para aliviar o sofrimento causado pela guerra. De seus primeiros séculos, a fé cristã tem causado muitos de seus adeptos a estarem apreensivos com guerra. Isso levou as minorias a se recusarem a ter qualquer parte nela. Ele tem impulsionado outros a procurar limitar guerra por definir o que, em sua opinião, do ponto de vista cristão é uma “guerra justa”.
Na Idade Média da Europa isso deu origem a ‘Trégua de Deus’ e da ‘paz de Deus’. Em uma época mais tarde, foi o principal impulso para a formulação do direito internacional. Mas, por isso, a Liga das Nações e as Nações Unidas não teria sido. Pelo seu nome e símbolo, a organização mais extensa já criado para o alívio do sofrimento causado pela guerra, a Cruz Vermelha, testemunha a sua origem cristã. A lista poderia continuar indefinidamente. Ela inclui muitos outros projetos humanitários e movimentos, ideais no governo, a reforma das prisões e do surgimento da criminologia, a grande arte e arquitetura e literatura em circulação.”
Ah, sim. Sem dúvida. Por isso eu pergunto: você faz parte de alguma igreja?
Salvador,
Os dois últimos andares da arca seriam os mais ideais para um animal entrar em hibernação ou torpor (escuro e frio). No entanto, mesmo que as condições ideais para hibernação não se registassem, isso não seria, necessariamente, um problema. Em Noah’s Ark: a feasibility study, John Woodmorappe documenta muitos casos de animais – esquilos, ouriços, morcegos, répteis – que continuaram no seu estado de hibernação ou torpor, mesmo quando ocorreram variações significativas de temperatura com redução acentuada de seu metabolismo. Considerando também que o clima, atmosfera e condições pré-diluvianas eram diferentes do atual.
Exemplos de animais que hibernam ou entram em torpor:
cobras; lagartos; rãs; ouriços; morcegos; texugos; andorinhas; ursos; gambás; tartarugas; doninhas; castores; ratos.
Os insetos ocupam pouco espaço e poderiam se reproduzir normalmente durante o ano na Arca. Se houvessem excessos, serviriam de alimentos para outros bichos.
Acho que você não tem ideia de quantas espécies de insetos existem.
Reparou que só os animais pequenos é que hibernaram na arca… Elefantes, Rinocerontes, Hipopótamos, Leões, Tigres, Leopardos, Panteras, Lobos, Hienas, Gnus, Bisões, Búfalos, Vacas, Cavalos, Zebras, Girafas, Avestruz… ah… e Dinossauros não hibernam (bom os dinossauros provavelmente não. ..), dos animais grandes talvez só os Ursos…
Agora… 10 milhões de espécies de insetos… bom seriam 20 milhões de indivíduos… É realmente Deus é bem econômico em relação ao tamanho da arca, poderia ter mandado Noé fazer uma com uns 300 Km2!…
kkkkkkkkk
Carlos, já que vc gosta de matemática. Calcule:
A arca tinha três níveis, tendo mais de 45.000 m³ o equivalente a uns 569 vagões de trem.
Um inseto tem o tamanho médio de uns dois dedos humanos. Quanto ocupariam?
Lembrando que o “Tipo Bíblico” não é o mesmo conceito moderno de “espécie” que conhecemos; não é o mesmo que um “TIPO” da bíblia que é bem mais abrangente, sendo a nível de Gênero ou talvez Família na escala taxonômica biológica.
Então não significa que deveriam entrar em torno de 20 milhões de individuos.
Cícero, existem cerca de 5 milhões de espécies de inseto. Mesmo supondo que Noé conseguisse reunir todos na arca (fazendo inveja aos mais competententes entomologistas), ainda assim precisamos lembrar que a maioria deles são herbívoros. Vivem de árvores. Então não é só o espaço dos insetos. É o das árvores também.
Outra coisa que a arca (e a exclusão do darwinismo) não explica é como existem espécies endógenas, ou seja, que só aparecem em uma região do mundo. Se todas as espécies irradiaram do local de repouso da arca após o dilúvio, elas deveriam ter se espalhado por toda parte igualmente, e a biodiversidade deveria ser maior conforme nos aproximamos do local da arca. Não vemos esse padrão de irradiação e distribuição da biodiversidade.
Enfim, não sei nem porque me dou ao trabalho de discutir arca de Noé…
Salvador,
seria plenamente possível Noé ter levado folhagens, ramos, vegetação diversa para alimento dos insetos e animais maiores, como certamente levou.
Lembrando que insetos poderiam ter sobrevivido em camadas flutuantes de vegetação, em cima de troncos, pedaços de arvores e carcaças ou transportados pelo vento, dispensando assim a arca, tudo coisas que não faltariam numa inundação como a descrita na Bíblia. É fato também que muitos insetos voam.
Por que achas que deveria haver uma lei natural para a biodiversidade ter se espalhado por toda parte igualmente? e ainda ser maior conforme nos aproximamos do local da arca?
Mas justamente, próximo da arca no oriente médio, as civilizações nasceram e cresceram e seria mais difícil para as espécies disputarem espaço com o homem, que seria um grave fator de extinção, além de outros fatores. Talvez no começo houvessem TODAS as espécies próximas a arca, mas depois foram sendo eliminadas e fugiram do homem ou fatores climáticos as dispersaram.
O fato de vermos espécies peculiares existentes somente em seus lugares como os cangurus na Austrália, araras, capivaras e outros na América do Sul e certos bichos típicos da America do Norte prova se que adaptaram facilmente nesses habitats fugindo do oriente médio.
Enfim, não sei nem porque me dou ao trabalho de discutir arca de Noé…
É porque estás curioso e queres saber, sendo perfeitamente plausível este Fato.
Faça um post – Evidências do Dilúvio. 😀
Cícero. Eu sei que você está empolgado com o filme do Russell Crowe e tal, mas menos, né?
Você ainda não me explicou como Noé fez para colher 5 milhões de casais de inseto em poucos dias. Supondo que ele tenha um aviso prévio de cem anos, e que a única preocupação dele fosse com insetos (e não com ir até a África buscar um casal de elefantes, por exemplo). Levando também em consideração que ele pegaria alguns insetos repetidos (não sendo um entomologista treinado), temos aí que ele precisou pegar uns 20 milhões de insetos para responder por 5 milhões de espécies atuais (sem possibilidade de sofrer macroevolução, segundo você). 20.000.000/3650 = 5.479 insetos por dia. 228 insetos por hora. 4 insetos por minuto. Ou seja, Noé passou cem anos capturando insetos à taxa de 4 por minuto. Sem tempo para construir a arca, naturalmente. Só pegando insetos. Nem o sr. Miyagi conseguiria pegar quatro mosquinhas por minuto. Tente o experimento aí na sua casa — pegar quatro mosquinhas de espécies diferentes em um minuto. Então prossiga por cem anos, sem repetir o sexo ou a espécie das mosquinhas. Depois me conte os resultados.
(Se quiser, enquanto procura as mosquinhas, explicar como Noé viveu mais de 600 anos também ajuda. Será que o filme de Russell Crowe seguirá isso à risca, ou humanizará o personagem, dando a ele um tempo de vida normal? Estou curioso pelo filme. Ótima ficção.)
Salvador, esse rapaz fez “O Gladiador” não é? esse eu vi.
Mas vc deveria ler e estudar mais a Bíblia – a Palavra de Deus – ela faz bem a alma, mente, corpo e relacionamentos, inclusive conjugal, familiar, social, científico!
A Palavra de Deus naturalmente é recheada de milagres – eventos extraordinários sobrenaturais – e um evento de tamanha magnitude como o Dilúvio, Deus estava no controle de muitos detalhes técnicos certamente, e Ele revelou alguns.
Noé não teve que ir atrás de NENHUM ANIMAL! Deus levou todos para ele! 🙂
“E de tudo o que vive, de toda a carne, dois de cada espécie, farás entrar na arca, para os conservar vivos contigo; macho e fêmea serão.
Das aves conforme a sua espécie, e dos animais conforme a sua espécie, de todo o réptil da terra conforme a sua espécie, dois de cada espécie virão a ti, para os conservar em vida.” Gn 6:19,20.
Cícero, nada tenho contra a Bíblia. Já li e vejo muitas mensagens morais bonitas e válidas, sobretudo no Novo Testamento. Considero-me um cristão filosófico, no sentido de que não tenho convicção da divindade de Jesus, mas vejo muito valor em sua filosofia de amor ao próximo.
Só não tolero a distorção da interpretação de textos alegóricos como peças históricas literais porque isso leva ao obscurantismo. Se acharmos que a chuva é um milagre, como você sugere, vamos simplesmente tratar os moradores do sertão nordestino como pecadores indignos da dádiva de Deus. Se, por outro lado, vemos a chuva como um fenômeno natural, somos instados a desenvolver tecnologias de distribuição de água, desde simples aquedutos até técnicas de semeamento da atmosfera para a formação de nuvens.
Percebe como a fé cega e indiscriminada de um mundo ditado tão somente pelos desígnios divinos pode devastar a civilização? Isso para não falar da manipulação dos ignorantes promovidas pelas igrejas — todas, sem exceção. Se por acaso me vejo na necessidade de falar com Deus, acho que ele é suficientemente capaz de me ouvir sem o intermédio de um padre ou um pastor.
Não é que a chuva seria um milagre, senão seria muito raro. Mas quanto as nuvens pesadas não desabarem logo… bem…
Mas é isso, correto! Concordo!
Não precisamos de padres, pastores, igrejas, religiões para nos chegar a Deus.
Podemos fazer isso diretamente através de Seu Filho Jesus crendo nas Suas promessas.
“Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;
por intermédio de quem temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.” Rm 5:1-2.
“Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.” Rm 10:13.
Parabéns! estás no Caminho certo.
Mas peça uma revelação de Cristo sobre sua divindade!
Nah, sempre achei Cristo, acima de tudo, um humilde. Não preciso que ele me prove divindade para reconhecer seu valor.
Eu também tenho dúvidas sobre a Arca de Noé:
– Como Noé fez para vir até aqui na América do Sul para buscar um casal de antas, um casal de onças pintadas e outros casais de animais que só existem aqui?
– Como Noé fez para ir buscar na Austrália um casal de cangurus, um casal de avestruzes e outros casais que só existem lá?
– Como Noé fez para ir buscar na América do Norte um casal de bisões e outros casais de animais que só existem lá?
– Ele fretou quantos navios cargueiros? Ou foram porta-aviões? Para levar tantos bichos para a Arca só desse jeito.
– Quem fazia a faxina da arca, limpando as vezes e as urinas de tantos animais?
– Onde ficava guardado os alimentos para tantos animais?
– Onde ficava armazenada na Arca a água potável para saciar a sede da bicharada?
– A Arca era movida a vapor ou a remo? Tinha vela?
– Quantos veterinários trabalhava para ele?
Hum, sei não, mas está me cheirando mais um mito.
Caro Miguel,
Não haviam os continentes. Era a Pangéia. Durante e após o Dilúvio os continentes foram se formando. Depois da descida, os animais foram se espalhando pelas ligações e istmos durante a separação dos continentes e posteriormente pelas colonizações humanas que levaram muitos animais.
A maioria dos animais (filhotes) ficou num estado de hibernação ou torpor e precisavam de poucos alimentos; gerando pouca sujeira. A manutenção foi muito facilitada.
Água não era problema obviamente… 🙂 as fontes do abismo de água potável da Terra se abriram. Veio mais água debaixo que de cima!
A Arca foi construída para apenas flutuar e não navegar. O formato tipo “caixa de sapato” era perfeito para tal fim. Arquitetos navais relatam que um vagão retangular flutuante, como a arca, é o tipo de embarcação mais estável em águas turbulentas. Um ex-arquiteto naval concluiu:
“A arca de Noé era extremamente estável, mais estável, na verdade que os navios modernos”.
A Bíblia é comprovada em muitos campos da ciência em seus eventos, não tendo nada de mito ou lenda, a não ser os falsos deuses das nações inimigas de Israel.
As medições de idade feitas por radioisótopos estão todas erradas? Quer dizer que os isótopos decaíam muito mais depressa antigamente do que hoje? As leis da física mudaram de lá para cá?
Tais métodos são altamente especulativos e divergentes. Vários sites científicos mostram apenas suposições, deduções, incertezas, dúvidas. Nada confirmado quanto as datações reais.
Por exemplo. Não há consenso dos pesquisadores sobre os registros geológicos, no que versa sobre a grande extinção em massa da Terra.
As camadas sedimentares geram grande confusão e discórdia entre eles. É a arrogância de não aceitar o Dilúvio!… só isso! http://news.sciencemag.org/sciencenow/2009/03/03-02.html
Não é difícil achar links mostrando as balelas especulativas dos métodos de adivinhação!
O processo denominado “cavitação” acelerou o decaimento radioativo do isótopo 228 do tório. Durante a experiência de 90 minutos, a cavitação fez com que a desintegração radioativa do tório acelerasse 10.000 vezes mais! do que a sua taxa normal de decaimento.
http://cat.inist.fr/?aModele=afficheN&cpsidt=21435104
Discrepâncias são encontradas na taxa de decaimento radioativo, pois achavam que seria constante prar datar nosso sistema. Mas esta idéia é falsa, as milhares de idades atribuídas através deste método também são falsas. Brennecka disse: “Esta “SUPOSIÇÃO” é um alicerce da grande precisão das datas do método chumbo-chumbo que definem a idade absoluta do Sistema Solar”
Também disse: “Esta variação implica algumas INCERTEZAS substanciais nas idades anteriormente determinadas pelo método chumbo-chumbo”.
Gerald Wasserburg, professor emérito de Geologia, comentou a respeito desta descoberta:
“Toda a gente confiava na estabilidade desta ferramenta, mas acontece que ela NÃO É ESTÁVEL”.
“There were reasons TO DOUBT that the uranium ratio was constant. For one thing, no theoretical reasoning supports the assumption. What’s more, measurements that relied on other, less precise radioisotopes DISAGREED with the age derived from lead — but agreed with one another.”
http://www.sciencemag.org/content/327/5964/449.abstract
http://www.wired.com/wiredscience/2010/01/solar-system-age/
Etc, haveria mais…
Faltou dizer que a divergência dos métodos está muito longe de permitir intervalos entre 1 bilhão de anos e 10 mil anos. Por mais incertos que sejam, nenhum deles aponta uma idade modesta para a Terra. E, caso queira descartar as medições mais controversas, fique só com o bom e velho carbono-14, que é mais ou menos consensual. Como você explica a Luzia, com seus 11 mil anos, na América? E como, sendo uma das primeiras humanas (afinal, o seu mundo é bem mais recente que o meu), ela pode não ter figurado da narrativa bíblica! Onde está o livro bíblico perdido de Luzia?? 😛
Salvador,
Ninguém sabe a idade do universo e da terra corretamente. A bíblia não fala nada disso e eu também não me atrevo a especular como gostam os evolucionistas.
Mas pelos fatos e descobertas, especialmente achados em fósseis, inclusive de dinossauros com material orgânico como tecidos moles e até DNA! não poderiam ter bilhões/milhões de anos.
O carbono 14 para medição de origem biológica com até uns 50 mil anos, é válido. OK, aceito plenamente!
Certo, então pelo menos a cronologia do Gênesis você aceita jogar pela janela? Os seis dias da criação mais a vida de todos desde Adão e Eva não somam 50 mil anos…
De fato o mundo talvez não tenha 6 ou 10 mil anos como alegam que os crentes afirmam.
O universo pode ter milhões, bilhões, trilhões de anos, isso não desaprova a Bíblia. Ela apenas nos diz “No princípio criou Deus os céus e a terra.” Gn. 1:1
Quando isso aconteceu? Não sabemos.
E não sabemos por quanto tempo Adão e Eva viveram antes da Queda; pois a Bíblia não revela esse fato, e nem uma suposta idade pro Universo. Isso é segredo de Deus – cfe. Deuteronômio 29:29.
Deus, esse malandrão cheio de segredos.
Faltou você me explicar o segredo de Noé. Como ser mais rápido que o sr. Miyagi durante cem anos só para catar todos os insetos e colocar na arca (sem contar o tempo de fazer a arca e pegar todos os outros animais terrestres).
Cícero, onde tem DNA de Dinossauros?… pô e ainda não pensaram em clonar nenhum? estão perdendo muito dinheiro!
Agora, Adão e Eva viverem milhares, milhões ou bilhões de anos, comendo e respirando, produzindo radicais livres e não envelhecendo? olha, realmente… Deus tem razão em esconder o segredo, já pensou a guerra que ia ser entre a L’Oréal, Unilever, Avon, Procter & Gamble…
Salvador,
Tu aceitas e admiras os ensinos de Cristo do Novo Test. e porque não aceitas os eventos do Antigo? que previu claramente a vinda do Messias?
Então por que não aceitas outros ensinos do Antigo Test. como Deus enviando a Noé os animais?
Uma coisa é admirar a filosofia do Novo Testamento. Outra é acreditar que Jesus ressuscitou depois de 3 dias e subiu aos céus.
Há muitas evidências bíblicas e extra-bíblicas de sua ressurreição. Se quiser eu cito.
Por favor, NÃO cite. Não sei se você reparou, mas esse é um blog de astronomia… rs
Pangéia-Éden! Essa é a melhor de todas! Kkkkkk
Caro Cícero,
Eu também já li a Bíblia e não existe nela o que você escreveu. Você está dando sua interpretação para uma lenda. Aliás, bastante criativa, meus parabéns.
A Bíblia não é um livro exato, preciso, por isso que cabe muitas interpretações. Você já leu um livro sobre eletricidade, por exemplo? Só cabe uma interpretação e nada mais, é um livro exato. Existe precisão formal.
A Bíblia se baseia em afirmações infundadas, lendas e mitos, ao passo que a ciência se baseia em afirmações conclusivas.
A teoria de pangeia é recente, foi aceita pela comunidade científica em 1940.
Naquela época o povo que vivia no golfo Pérsico não sabia que a terra era redonda, não conhecia o continente Americano, não conhecia a Oceania, não conhecia a Antártica, etc.
Mas você deu sua interpretação. é válida. Eu já li outras interpretações completamente diferentes da sua a respeito do mesmo assunto. Quem estaria certo? Se fosse um livro exato não caberia tantas interpretações.
Eu posso também dar a minha interpretação? Então vamos lá: A Bíblia é um livro mítico, lendário, alegórico e impreciso. Portanto cabe muitas interpretações.
OK Miguel,
Aqui está alguns “mitos e lendas” que a ciência já confirmou em muitos temas,… afora as descobertas arqueológicas confirmando a historicidade bíblica:
1. Gênesis 1:3 “E disse Deus: haja LUZ e houve luz” … eis aí o Big Bang! com fortes evidências científicas.
2.O código genético específico para cada espécie de ser vivo na terra conforme está em Gn 1:21,25 confirmado pelo projeto GENOMA tal identidade.
“E Deus criou ..conforme a SUA espécie…” introduzindo as leis da genética que impedem qualquer evolução para uma nova espécie; nem por mutações, pois estas são destrutivas e não desenvolvem os organismos. (macroevolução).
3.A Bíblia já dizia a 730 A.C que a terra era arredondada pelo profeta Isaias em 40:22, e que paira sobre o nada (espaço) em Jó 26.7 bem antes de Galileu/Kepler.
4.Ela fala do número PI (3,1415) de forma aproximada como sendo “3” em 1Rs 7.23 de forma notável visto que a Bíblia no foi escrita para dar cálculos matemáticos e cientificos precisos.
5. Que o mar tem sendas, veredas e limites confirmado pela descoberta de fossas oceânicas imensas de mais de 11 km de profundidade, em Salmos, Provérbios, 2Samuel.
6. Que a vida está no sangue, e doenças podem se espalhar pelo contato físico e regras sanitárias diversas, conforme diz em Levítico e confirmado hoje pela medicina.
7. Os elementos químicos do corpo humano são os mesmos encontrados na terra como diz a ciência, e também a Bíblia em Gn 2.7.
8. Os processos de evaporação, condensação e precipitação da água é relatado em Ec 1.7 e Jó 37.16.
9. O temor dos animais em relação ao homem como diz Gênesis 1.
10. A Terra é incandescente no seu interior Jó 28:5. A crosta da Terra está assentada sobre um fogo interior. Os cientistas só há alguns anos descobriram isso;
11. A Bíblia diz que o vento tem peso Jó 28:25. O barometro é um instrumento usado para medir a pressão atmosférica (peso do vento). Ele só foi inventado em 1643, pelo físico italiano Torricelli. Antes dele, ninguém se atreveria a passar por maluco ao afirmar que o vento tem peso;
12. A neve possui tesouros artísticos Jó 38:22. Somente com a ajuda do microscópio foi possível observar essas maravilhas;
13.A Bíblia fala sobre o ciclo hidrológico Jó 36:27-29. Ainda a biologia não se tinha debruçado sobre este fato e já um homem que viveu há cerca de 4000 anos descrevia os processos de condensação e evaporação da água;
14. A cura pela bom ânimo. A Bíblia diz que “o coração alegre serve de bom remédio” Provérbios 17:22? Algo que a medicina só confirmou há pouco tempo;
15. O avanço científico em inúmeras áreas como profetizado em Daniel 12:4 assim como o surgimento dos atuais carros que usamos em Naum 2:4.
16. A Bíblia diz que Deus sela as mãos de todas as pessoas Jó 37:7. As impressões digitais constituem uma característica própria de cada indivíduo. A Bíblia já fazia menção a isso há 4000 anos…etc, etc. 😉
Cícero,
Eu li várias interpretações a respeito de várias afirmações. Não vou analisar item por item, mas vou citar algumas afirmações notáveis:
1. Haja Luz e houve Luz. Nesse caso pode ser que alguma fonte luminosa foi acionada. Não tem nada a ver com uma explosão, muito menos com Big Bang. Eu já acendi a luz do meu quarto muitas vezes e nunca ocorreu uma explosão;
3. Naquela época eles acreditavam que a terra era arredondada sim, mas somente nas bordas. Eles acreditavam que a terra era um disco. A descoberta de que a terra é esférica só veio depois das grandes navegações;
3. Me parece óbvio também em chegar a esse número, basta retificar a circunferência e dividir pelo seu diâmetro. Eles não chegaram ao valor preciso porque ainda não conheciam a matemática e não tinham réguas de precisão;
10. Essa constatação é óbvia para quem já viu um vulcão em erupção;
Portanto todos os itens citados cabem outras interpretações. Já li interpretações mais interessantes do que a nossa.
Agora eu quero ver você ler um livro sobre eletricidade, magnetismo, estática, cinemática, dinâmica, eletrônica, química, etc, e apresentar outra interpretação. Se você não estiver errado, cuidado! Você Poderá ganhar um prêmio Nobel!
Miguel,
1. Obviamente a luz do big-bang é bem diferente da sua luz do quarto. A luz de Gn 1 é uma boa analogia ao big-bang dando Início ao universo.
3. Nas versões bíblicas há redondeza, círculo, globo o que nos remete facilmente a figura esférica cfe. o original hebraico “hugh”: círculo, esfera, arca, abóboda, cúpula.
4. Este FATO seria apenas para confirmar a historicidade e aplicação de certos conhecimentos científicos dos homens da bíblia, onde aprendemos com base nesse relato que a razão entre a circunferência e o diâmetro é de três para um.
10. Este é um conhecimento sobrenatural impossível aos homens da época, onde TODA a Terra estaria assentada sobre um fogo, e não somente onde há vulcões.
Os livros que citaste, tem aplicação para os fins que foram escritos cfe. a profecia de Dn 12:
“…muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará.”
Último momento: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,foto-tirada-em-marte-mostra-pedra-branca-misteriosa,1121444,0.htm
Poxa, achei que veria a foto da pedra.
Veja aqui Marlon.http://astropt.org/blog/2014/01/21/rocha-aparece-misteriosamente-em-frente-do-robot-opportunity/
Eu vi essa noticia e fiquei P… 🙁 com o que provalmente ocorreu’Lúcifer.
Vejam as possibilidades:.
1- Sugere-se que a pequena rocha possa ter sido arremessada pelo impacto de um meteoróide nas proximidades. “Poderá ter sido formada uma cratera nas redondezas, e isto poderá ser material ejectado”, explicou Squyres. “No entanto, esta explicação é menos provável.”
2- O vento marciano poderia ter arrancado e virado a rocha no chão. As condições na parte que estava voltada ao chão parecia estar protegida a milhares ou até milhões de anos. Os ventos marcianos não são tão fortes assim, mesmo se seriam ja tinham movido a rocha antes e a mesma teria um aspecto diferente.” Esta esplicação é pouco provável.’’
3- A rocha terá sido movida durante uma das manobras do Opportunity. O motor que acciona a roda dianteira direita deixou de funcionar, pelo que a roda arrasta-se pela superfície rochosa sempre que o robot muda de direcção. “Manobrámos a um ou dois metros de distância do local, e talvez uma das rodas a tenha arrancado do chão”, afirmou Squyres. “Esta é a explicação mais provável.”
O que acha?
Crédito: Crédito: NASA/JPL/Stuart Atkinson.
Acho que realmente deve ser a terceira hipótese. Para este modesto voto estou me apoiando na “Navalha de Occam”.
Numa das manobras do jipe opportunity, a roda chutou a pedra prá lá.
Salvador, brilhante! (Sem trocadilho).
Tais descobertas só nós fazem admirar ainda mais a grandeza de Deus diante do universo, retratada divinamente na prece Deus, há 100 (cem) anos (18/01/1914) pelo emérito Professor e Espírita da cidade de Sacramento/MG, EURiPEDES BARSANULFO!!!
Demorou!!!… Tinha que aparecer alguém para começar a falar em fantasias espirituais!!!
saudoso eurípedes : )
Ferreira:
Sua lembrança foi magnífica!
Tá no blog errado.
Devaneios ficam em outro lugar, perto dos distúrbios mentais e do lado do misticismo medieval. Procura lá…
Manera MANÉ !! Estes tipos de distúrbios mentais podem ter feito parte das vidas de seus avós, quiça dos pais.
Já estou tratado.
E aqui não é lugar pra isso.
Salvador , qual é exatamente o diametro de nosso sistema solar ?
Se você levar em conta somente os planetas, 30 unidades astronômicas, ou 4,5 bilhões de quilômetros. Se você levar em conta os objetos mais distantes da nuvem de Oort, cometas que giram ao redor do Sol, um ano-luz, ou 9,5 trilhões de quilômetros.
De uma coisa tenho certeza , com toda segurança e sem o mínimo de humildade, DA MESMA FORMA QUE EXISTEM SÓIS NASCENDO E MORRENDO EXISTEM ‘TERRAS’, ATÉ EM MAIOR QUANTIDADE, NASCENDO E MORRENDO.
Profundo…
Raso… Certo MANÉ !?
dá para se ter uma ideia da qtde de sóis existentes nessa nebulosa ? Estamos falando de um diametro de 100 anos luz .
E ainda tem gente (pobre de espírito) que acredita que somos o centro do universo…!
Pela lógica, tudo que existe esta no centro do universo.
Sendo infinito em todas as direções, todos e tudo, somos o centro
josé carlos: es tan “simple” que emociona.
Porque parece tão claro a nebulosa, e, não se consegue detectar, visualizar os planetas?
Os planetas estariam muito juntinhos de suas respectivas estrelas para ser vistos. O brilho das estrelas os ofusca.
obrigada pela resposta. Sendo assim, vendo o nosso sistema solar à uma distância equivalente, seria da mesma forma, não enxergariam nossos planetas.. a luz solar ofuscaria…certo?
Exato! Dê uma olhada num post recente que fiz falando de uma câmera projetada para observar planetas fora do Sistema Solar: http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/2014/01/17/a-camera-que-fotografa-exoplanetas/
O homem sempre se intrigando se há vida ou não fora da terra. E com toda essa tecnologia, com telescópios que conseguem ir até onde nem se imagina, não descobriram nada até hoje.
E, como no caso da imagem em questão, ele usa o verbo “surgirá”. Oras, se está a anos luz da terra, quando visualizarmos já terá de fato acontecido. Reflexo da presunção humanda.
Marco, a nebulosa está a cerca de 5000 anos luz, mas as supernovas só explodirão em alguns BILHÕES de anos. então é sim no futuro. ¬¬
O universo não tem culpa de sua escala de tempo ser tão curta….
Mas a ignorância parece ter a magnitude do cosmo.
Impressiona este tipo de informação. Causa um sentimento de pequenez e humildade. Traz certo medo ao mesmo tempo que nos maravilha …
nos faz pensar em um Motor Primeiro.
Fale por vc cara-pálida…
Como todo motor, foi o Homem quem inventou.
ESPETACULAR!!!
Eu fiquei impressionado com a quantidade de estrelas em volta dela!