Mais quatro mundos habitáveis

Salvador Nogueira
Concepção artística de um dos planetas recém-descobertos, em torno de uma estrela anã vermelha
Concepção artística de um dos planetas recém-descobertos, em torno de uma estrela anã vermelha

Um grupo internacional de pesquisadores, fuçando dados de arquivo de busca por planetas fora do Sistema Solar ao redor das menores e mais comuns estrelas do Universo, encontrou oito novos candidatos, dos quais possivelmente quatro são mundos habitáveis.

Todos entram na categoria das “superterras” — planetas maiores que o nosso, mas mais modestos que Netuno, o menor dos gigantes gasosos em nosso Sistema Solar. O mais próximo está a apenas 17 anos-luz de distância, uma ninharia em termos cósmicos. (Um ano-luz é a distância que a luz atravessa em um ano, cerca de 9,5 trilhões de quilômetros.)

Ele orbita a estrela Gliese 682 e tem uma massa mínima 4,4 vezes a terrestre — o que faria dele um planeta com 1,5 vez o diâmetro do nosso planeta, se tivesse a mesma composição. Ele completa uma volta em torno de seu sol a cada 17 dias terrestres.

O sistema mais interessante dentre os recém-descobertos, contudo, pertence à estrela Gliese 180, a 38 anos-luz de distância. Lá, dois planetas diferentes se encontram na chamada “zona habitável” — a região do sistema planetário em que um planeta do tipo terrestre seria capaz de preservar água em estado líquido na superfície. Trata-se da condição mais essencial para a vida como a conhecemos. O mais interno deles dá uma volta em torno de seu sol a cada 17 dias, e o mais afastado completa um ano em 24 dias.

Finalmente, o quarto mundo habitável descoberto pela equipe liderada por Mikko Tuomi, da Universidade de Hertfordshire, no Reino Unido, gira em torno de Gliese 422 e completa uma translação em 26 dias.

Não é o caso de estranhar que todos esses mundos, apesar de receber radiação mais ou menos equivalente à que a Terra ganha do Sol, completem seus giros anuais tão mais depressa que nosso mundo, que executa uma volta a cada 365 dias. O Sol é uma estrela amarela, bem maior que as anãs vermelhas a que o estudo diz respeito. Quanto menor a estrela, mais perto dela fica a zona habitável.

O estudo, feito com dados colhidos pelos instrumentos HARPS e UVES, ambos do ESO (Observatório Europeu do Sul), no Chile, foi publicado no periódico “Monthly Notices of the Royal Astronomical Society”.

Para descobrir os oito novos planetas e confirmar a existência de outros dois já apontados por outro grupo, a equipe analisou dados de 41 estrelas anãs vermelhas. Uma análise estatística sugere que planetas de baixa massa — muitos deles possivelmente réplicas da Terra — são extremamente comuns ao redor desses astros. Os resultados sugerem que cada uma dessas estrelas deve ter pelo menos um planeta de baixa massa, e possivelmente muitos mais.

A notícia é sobretudo animadora porque as anãs vermelhas representam 76% de todas as estrelas da Via Láctea. Deve haver Terra para tudo quanto é lado na nossa vizinhança. E as atmosferas desses mundos poderão em breve ser estudadas pelo Telescópio Espacial James Webb, que a Nasa quer lançar em 2018 para suceder o Hubble. Talvez daí venham os primeiros sinais de vida extraterrestre. A busca está esquentando.

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook

Comentários

  1. Já era tempo mesmo. Pois na India, só de eleitor, existe quase 1 bilhão kkkk

  2. Que legal e,quando vamos mandar os nossos politicos para lá ?sem roupas espaciais…

  3. Sempre trabalhei com essa proposta:NÃO ESTAMOS SÓS NO MUNDO CÓSMICO.Existem inteligências superiores e mestres ascensos passando-nos informações durante todo o tempo. Basta que nos tornemos receptivos.Esta descoberta,prá mim, não foi surpresa, sempre senti presenças que conosco cohabitam na memória do Universo

    1. Neide, sem zombar do que vc. acredita, creio ser difícil separar um “contato” legítimo com uma “entidade superior” das impressões pessoais de alguns, puramente naquilo que pensam ver, ou ouvir.

      Explico: muito da “sensibilidade” de “dotados” (para evitar o rótulo médium) se baseia na crença e experimentação da própria pessoa. Ela afirma ter contato, trocar idéias, ainda que telepaticamente, com seres mais evoluídos, mas tais experiências não podem ser testadas, documentadas ou reproduzidas.

      Então, pergunto: quanto dessa “interação cósmica” não passa de mera impressão da pessoa que quer acreditar que está vivenciando essas experiências?

      Quanto não passa de simples alteração do estado de consciência da pessoa, seja por produtos químicos, meditação ou transtornos de ordem psicológica?

      Na boa, não estou zombando do que vc. afirma, mas gostaria de saber se pode ser apenas fruto de sua própria vontade pessoal de que isso seja verdade!

  4. Salvador, esse processo de detecção de planetas por redução de brilho – ou ocultação parcial – parece render apenas planetas de período de translação muito curto. Pergunto: com maior tempo de análise sobre os dados já captados, existe expectativa de identificar planetas com períodos de centenas de dias? Ou há algum outro método em gestação para achar planetas assim, mais parecidos com a nossa situação?

    1. Denis, esses planetas em particular foram descobertos por técnica de velocidade radial. Tanto esta como a dos trânsitos, que você menciona, permitem encontrar planetas com órbitas longas. Mas você precisa observar por tempo suficiente. Esse foi o principal problema da pifada prematura do telescópio Kepler.

      1. Salvador, até com alguns problemas o danadinho do telescópio espacial Kleper detectou 715 candidatos a exoplanetas. Usando a técnica de variação por multiplicidade ele quase dobrou o numero de descobertas, hoje em 1080 exoplanetas. Segundo cientistas, eles acreditam confirmar vida extraterrestre em menos de 10 anos. Qual a sua opinião a respeito do otimismo dos cientistas? Seria o James Webb?

        Abraxxx..

  5. Eu apoio as pesquisas, li o texto e ouvi tbm ótimo, gosto de saber o que se passa em nossos mundos e a folha e nossos olhos!! obrigada.

  6. Salvador,
    Desculpe fugir um pouco do tópico, mas li recentemente que o Universo está se expandindo, em alguns casos em velocidades maiores que a velocidade da luz. Achei que isso fosse impossível, e um dos pilares da teoria da relatividade. É isso mesmo?

    1. Nelson, é isso. Mas o que se expande é o próprio espaço. Os objetos não viajam pelo espaço mais rápido que a luz. Por isso não há violação da relatividade.

      1. Mas… mesmo o espaço sendo algo “imaterial” penso que para ele se expandir a uma velocidade maior do que a da luz, e por tanto tempo, ele teria que estar contido em alguma coisa, que também se expandiria.

        Outra curiosidade é que como algo imaterial pode se “expandir” (no sentido de aumentar de tamanho, se é que é isso mesmo)?

        Fica difícil conceber!

        1. A própria relatividade sugere que o tecido do espaço-tempo é flexível, moldado pela quantidade de matéria e energia contida nele.

          1. Oi Salvador, dá pra exemplificar? Minha imaginação parou no meio do caminho.

          2. Desconfio que achei seus comentários perdidos, Mochileiro… 😉
            Exemplificar o quê? Não enxergo o thread na ferramenta de moderação!

  7. Salvador, se for confirmado vida nestes planetas, seria muito difícil um dia chegar lá, pois se tivéssemos uma nave que conseguisse se locomover, no espaço, na velocidade da luz, mesmo assim demoraria em torno de 17 anos para chegar lá certo? Será que os astronautas aguentariam uma viajem assim?
    É claro que sabemos segundo Einstein que na velocidade da luz o tempo praticamente para!

    1. Uma coisa bonita da relatividade é que, viajando perto da velocidade da luz, chegaríamos lá em 17 anos em tempo da Terra. Mas o tempo a bordo diminui de velocidade. Para os astronautas, seriam umas duas semanas de viagem… 😉

      1. Já pensou poder aplicar a relatividade para chegar lá seria algo muito legal. Quem sabe o Gaia ajude a achar os “atalhos do universo” que nos ajudariam a chegar bem mais longe!

      2. Trilhões de galáxias coloridas neste universo com trilhões de universos em trilhões de agrupamentos de universos com quintilhões de vidas diferentes, e você, ainda nem conhece totalmente o seu universo interior, que é apenas um, com trilhões de possibilidades coloridas a se descobrir.

      3. Mas, até onde sabemos, seria uma viagem só de ida, certo?

        Ou seguindo a teoria, na “volta” daria para retroceder no tempo, e voltar apenas semanas ou meses após a partida? Isso imaginando semanas de ida, algum tempo lá e semanas de volta.

        Se parecer absurdo, perdoe a falta de conhecimento.

        1. Se ele fosse em 17 anos, passasse 1 ano por lá e voltasse em 17 anos, chegaria aqui 35 anos depois da partida. Mas, para ele, tudo teria se passado em 1 ano e 1 mês. 😉

          1. Depois dessa, se algumas das teorias de Einstein já não tivessem sido comprovadas, eu diria aqui que a maconha estragada era a sua, Salvador. Abs.

        2. Existem teorias também ligadas a relatividade que dizem que é possível voltar no tempo, mas que seria muito mais difícil do que ir para o futuro.
          Para ir para o futuro teríamos que conseguir viajar o mais próximo da velocidade da luz o possível, quanto mais rápido o movimento mais lento fica o tempo para os que estão na nave, sendo assim, fora dela o tempo passa mais rápido.
          Agora para voltar teríamos que nos aproveitar de alguma distorção do tempo/espaço, como por exemplo na teoria da cordas ou dos buracos de minhoca.

      4. O que não ajuda muito porque o resto da Humanidade teria de esperar 34 anos assim mesmo.

    2. Amigo, mesmo que conseguíssemos uma nave que atingisse uma velocidade próxima á da luz, ainda restaria um problema ENORME: OS FREIOS…
      Como freiar uma nave dessas ?
      Como freiar a luz ?

      1. Anibal, isso o cinema já respondeu. Exemplo mais recente é o filme “Gravidade”. Como no espaço não existe atrito (praticamente, pois nada é absoluto), as coisas funcionam na base da ação e reação. Logo, desliga o motor quando estiver chegando e aciona os retropropulsores, que qualquer nave interestelar que se preze deve possuir. Depois, manobra com os propulsores laterais.

  8. Fico abismada com a nossa incompetência, ao invés de melhorar esse planeta e torna-lo melhor para nós , é mais fácil ir em busca de outros, como se não fosse estragar todo planeta que tocar.

      1. Se tiver a mesma “estrutura” da grande atriz Marisa Orth, do sai de baixo, da mainha parte, está perdoada… 😉

    1. Assim como vc tudo é finito, a terra não vai suportar daqui tantos anos mais humanos, já não esta na verdade…

        1. Tá certo! Cruze os braços e fique esperando a “salvação”… sentado, de preferência, para não cansar. 😀

          1. Ele tá falando do joguinho no computador. Se Deus não salvar, tem que começar a jogar tudo de novo.

            😛

          2. Caros Eu e Mochileiro: entendi bem a ironia. Tanto é que encerrei o comentário com um sorrisão. Pelo jeito, eu que não me fiz entender direito. Foi tudo na boa, com certeza!

  9. As leis de Newton deram a humanidade condições de viajar até a Lua. As leis de Einstein estenderam essas condições para além das estrelas.

  10. Escritores inspirados bíblicos já mencionaram tal descoberta. A ciência só está comprovando o que a bíblia já mencionou.

    1. Legal, então dá uma lida aí na Bíblia e me dê as coordenadas de outras civilizações extraterrestres, por favor.

      1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk….. Salvador, dei gargalhadas com esta resposta!!! Muito bom. Parabéns pelo seu brilhantismo em nos brindar com tanto conhecimento.

      2. Crente é tudo assim, espera os resultados e depois diz, ta vendo estava na bíblia.rsrsrs até parece que Deus esta com um console na mão.

      3. Deve estar no tal “código secreto” bíblico, que alguns “jênios” do passado conseguiram criar, antes mesmo dos supercomputadores existirem, com seus zeros e uns…

      1. Cristian, uma boa dica é ir pelo cheiro: se cheirar a “sovaco”, vai ser de evangélico; se cheirar a mofo, ou naftalina, vai ser de católico (guardada no guarda roupas).

        Paus e pedras chegando em 3… 2… 1…

    2. as alegações da bíblia só revelam a ignorância vigente na época, como a passagem em josué: “O sol e a lua são detidos
      12 Então Josué falou ao SENHOR, no dia em que o SENHOR deu os amorreus nas mãos dos filhos de Israel, e disse na presença dos israelitas: Sol, detém-te em Gibeom, e tu, lua, no vale de Ajalom.
      13 E o sol se deteve, e a lua parou, até que o povo se vingou de seus inimigos. Isto não está escrito no livro de Jasher? O sol, pois, se deteve no meio do céu, e não se apressou a pôr-se, quase um dia inteiro.” Josue 10:12-13.
      SÓ QUE ELES NÃO SABIAM QUE O SOL NAO PODE SER DETIDO NEM POR DEUS, PORQUE ELE JÁ É IMÓVEL… e tantas outras hahaha, só a ignorância prevelece nessas mentes…

      1. Emerson, apenas um detalhe: o Sol pode ser considerado imóvel em relação ao sistema solar e seus planetas. Em relação aos demais corpos celestes, ele se movimenta, salvo engano, em uma espiral e leva todo o sistema junto.

        Salvador com a palavra.

        1. O Sol se move com relação ao Sistema Solar, em razão da gravidade dos planetas (sobretudo a de Júpiter), mas isso provoca um suave bamboleio apenas, não uma órbita em torno de um centro de gravidade do sistema. Além disso, ele gira em torno da Via Láctea, completando uma volta a cada quarto de bilhão de anos, se não me engano. O Sistema Solar teria, portanto, só 9 “anos galácticos”. Um mocinho. 😛

          1. Salvador, fiquei na dúvida quanto a sua afirmação de não se mover regido pelo centro de gravidade do sistema. Seria em função de quê então…?

          2. Ok, você me assustou…
            Com “bamboleio” entenda-se que centro de gravidade do sistema e a órbita da estrela eventualmente se encontrem dentro da própria.

        2. sim pessoal, o que eu disse é que para eles o sol é que se movia em torno da Terra fazendo o dia e a noite. entao é só parar o sol até terminar a batalha. foi essa a solução descrita na biblia… to cansado disso. é só alguem publicar algo novo, ou alguma descoberta que vem os crentes desesperados falar de deus, com medo de que tudo que a ciencia descobre acabe com ele. e é geralmente o que acontece, a cada avanço da ciencia as revelaçoes sao postas abaixo. eles sabem intuitivamente o que Nietzsche já escreveu; que deus está morto, já podemos abrir mao de sua ideia. só não sabem em que se agarrar sem ele. povo ignorante

          1. Emerson, o dia em que os “crentes” usarem outra fonte de referência, que não seja aquele velho e surrado livrinho, que não se sabe ao certo quem escreveu, então conversaremos.

            E que a fonte seja confiável. Fonte única = fonte questionável. Não é possível que tantas “verdades” e “previsões” não tenham sido documentadas em outro lugar, só no tal livrinho…

    3. Caro amigo, já imaginou você estar pescando e uma pessoa aproximar-se de você e ficar falando de geologia e geometria e ótica sem parar?

      Já imaginou você estar em um churrasco com seus amigos e um convidado estranho começa a falar sem parar de doenças e mortes e assassinatos?

      É a mesma comparação. A turma está falando de descobertas e desafios motivantes e um retrógrado vem dar interpretações nada a ver. Vem desvalorizar o trabalho e as conquistas dos que tem sede de aprender e passa a dizer coisas sem fundamento, apenas crenças, desmotivando e forçando aos outros suas crenças. Entenda, caro amigo, que cada um já tem suas crenças e não precisa que outros venham lhe dizer oquê é certo. Nem que há dez mil anos o Raul Seixas já sabia disso tudo. Não se sabia não. Os teus escritores inspirados não conheciam nem a privada, não tinham nem esgoto nem vacinas e não conheciam nem a agricultura. Chega de propaganda enganosa.

      Como diz a bisavó, cada macaco no seu galho. Melhor ires para a igreja pedir perdão por atrapalhar quem quer Evoluir. Ou ficar e crescer, progredir. Será muito bem vindo, mas será traumático, porque descobrirás que tuas verdades estabelecidas não se sustentam frente à Inteligência, à Lógica e à Razão. É duro crescer e ser Pleno por si só, sem depender do irmão maior, vingativo e belicoso.

  11. ” Na casa de meu Pai existem várias moradas”.
    Lógico, o universo tem um Criador e por isso, quando o seu Filho habitou a terra Ele já nos dizia que nossa vida seria eterna.
    Creio que, na verdade, Jesus estava nos dizendo que tal vida eterna seria uma vida Espiritual que é simplesmente luz e energia. Podemos habitar num desses, apenas não temos o compreensão como isso se dá.
    Continuem pesquisando que já no final tudo, todos saberemos onde habitar – em uma das moradas do Senhor.

    1. creio que a ignorância deve ser uma benção realmente, ver o trabalho de centenas de milhares de pesquisas ir ralo abaixo dessa forma, ser tratado como parte de um trecho escrito num livro de conto de fadas (bem ruim por sinal). Fera vai para a área de religião, que aqui isso não cola.

    2. Tava demorando…

      Cumpadre, na boa, mas o blog aqui trata de CIÊNCIA.

      Sei que apenas estou repetindo o que muitos já escreveram, mas… vamos mudar o foco?

    3. …Jesus estava nos dizendo que tal vida eterna seria uma vida Espiritual que é simplesmente luz e energia…

      Não, não, não.

      Como eu fui feito à imagem e semelhança Dele, e eu sou de carne e osso, será uma vida de carne e osso.

    4. José, a frase pode significar qualquer coisa!

      Juntando imaginação, fantasia e teimosia, posso imaginar que as “moradas” são casas que existem hoje em dia; que eram cavernas no passado; ou que serão outros planetas, num futuro.

      Aí fica fácil, né! Basta adequar a frase dúbia e com sentido amplo ao que a realidade apresenta num determinado momento, e… pimba! Temos a verdade verdadeiramente absoluta!

      Pergunta: se a frase é tão verdadeira assim, porque quem a proferiu não mencionou também os endereços das tais moradas???

    5. José, tá no site errado, aqui é sobre ciência, aquele negócio de pessoas que só acreditam vendo. O site da Universal ou do Sétimo Dia procure no Google.

  12. Já que são habitáveis podia mandar os condenados do mensalão cumprirem pená por lá!

  13. Tô cansado daki! Onde compro a passagem para qualquer um desses? Espero que lá não haja tanta violência, corrupção, criminalidade, guerras…

  14. Viajando a 50 mil km/h, levaria mais de 10 mil anos para atingir um desses planetas (o mais próximo). Fácil, fácil.

  15. a petrobras sera o talon de aquiles da do fracaso eleitoral da dilma,bal com externa catastofica,saida de capitais por queda da nota de cridito da petro,desorganiçaon das contas publicas,quebra do setor productor de etanol,e baixo ingreso por exportaçoes de comodits,no es posivel continuar a queda livre da petro,preço fut.on=r11.pnRs11.5.

      1. Deve ser o mesmo maluco que comentou sobre “mate o bicho”, lá no Peru.

        Ou seja, Troll de Internet.

  16. Acho interessante todos esses estudos, mas não vale a pena miguem vai poder morar lá,
    os pesquisadores deveria desenvolver meio de transporte muito rápido barato seguro com energia que não polui.

    1. Não se pode misturar as coisas, existem pesquisadores trabalhando nisso e outros, no caso, os astrônomos descobrindo planetas, luas e mapeando o universo. Todas as pesquisas são importantes, conhecimento nunca é demais.

  17. PARABENIZO E CUMPRIMENTO O AUTOR PELA EXCELENTE REPORTAGEM. PEÇO POR FAVOR QUE CONTINUE A NOS BRINDAR COM REPORTAGENS SEMELHANTES, E, QUANDO FOR POSSÍVEL, ALGO SOBRE O OVNIS E OS ETS.

  18. Excelente notícia Dr. Salvador!

    Sempre imaginei que a descoberta de vida extraterrestre é só uma questão de tempo. Logo a humanidade será obrigada a reconhecer que é só mais um pequeno pixel nesse grande cinema universal… Abç!

  19. Salvador, desculpe-me a ignorância, mas agradeço se puder explicar o por quê de mais de uma estrela Gliese (682, 180, 422, 581, 581c, 581g, 581d, 667c, 1sf). É a denominação para estrelas anãs vermelhas em uma dada posição na Via Láctea?

    Obrigado pelas matérias maravilhosas e bem direcionadas.

    1. Tetsuo, são números num catálogo estelar. GJ indica o catálogo Gliese. HIP é o catálogo Hipparcos. HD é outro catálogo. KOI é outro, do qual Kepler é um subconjunto. E os números são arbitrários, como contar estrelas numa fotografia. Abraço!

  20. desde os tempos de JCristo,que afirmou, N A CASA DE MEU PAI HA MUITAS MORADAS, e a ciência cada vez mais confirma estas informações, provavelmente são habitados pelos espíritos que gravitam todos esses espaços, em suas jornadas evolutivas, porem se manifestam nesses orbes em condições diferentes, haja visto as diferenças de gravidades e de energias que envolvem os planetas, cada espirito forma o seu corpo material de acordo c/os elementos de que são formados. acorda espíritos embrionários que a vida é plena,em espiritualidade, e Deus é perfeito p dar condições nessa escalada evolutiva,vms a frente que o futuro nos aguada,abrçsa tds…….

    1. E só não vê quem não tem olhos de se ver e, só não escuta quem não tem ouvidos de se escutar e, só não aceita, quem ainda não quiser aceitar. O universo e sua maravilhas estão todas aí para quem quiser ver, ouvir e admitir. Deus é do tamanho desse Universo infinito. Maravilha!!!!!!!!!

      1. Fantasia detected!!!

        Ele não é do tamanho do universo não. Ele é do meu tamanho pois eu fui feito à Sua imagem e semelhança.

  21. Vende-se terreno com vista para a Terra. Excelente
    localização, em loteamento sideral fechado. Ótimo para morar ou investimento para o futuro. Tratar 70-7070. Se não conseguir, 70 de novo.

    1. Nunca que a NASA vai conseguir outro planeta habitavel, o fim esta próximo, Só DEUS sabe o que vai fazer.

      1. Ai, ai, ai…
        Isso me dá uma preguiça! Desde que o mundo é mundo “o fim está próximo”, religião é um grupo de normas de conduta para vivermos bem com nosso semelhante, e aliás, muito pouco aplicada. A ciência por sua vez tem o papel de pesquisar e elucidar problemas reais. A busca por novos planetas é muito valida, precisamos ter alternativas, como você disse nada dura para sempre, ” e o fim pode (eu disse pode) estar a nossa espreita”, como sempre esteve desde o dia da Formação do planeta.

        1. Roberci, a ciência começou onde a religião falhou: fornecer respostas convincentes, e não apenas UMA mesma resposta para tudo.

          Ademais, mesmo que afirmem que “o fim está próximo”, os catastrofistas não sabem nem uma data aproximada de quando isso irá acontecer. Precisam se socorrer dos cálculos dos homens da ciência.

          É o mesmo que dizer: vai chover! Mas quando???

    2. Acho que o seu comentário foi o mais sensato, LUCRO LUCRO LUCRO! É somente nisso que o egoísta do homem pensa!

  22. Salvador…obrigada pelas suas noticias animadoras..isso, completa minhas ideias e meus estudos ficam mais interessantes…grata

  23. PRIMEIRO VÃO ACABAR COM TUDO NA TERRA PRA DEPOIS IR CONSUMIR OUTRO MUNDO…AMRAVILHA DE CRIATURA HUMANA…AINDA DIZEM SER A IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS, SERÁ????

    1. Walter, qual o problema? Se muitos afirmam sermos a “imagem e semelhança” de Deus, olhando para nosso mundo atual, podemos ter uma boa idéia de como Deus se parece…

      Depende do seu foco: acreditar que Deus é bondoso, e então devemos ser assim; ou se somos mesquinhos, ruins mesmo, e então Deus também assim deve ser!

  24. Eu fico muito empolgada com notícias assim. Ainda temos tanta coisa que desconhecemos… As descobertas abrem novos horizontes!

  25. Acredito na ciência, pois Galileu fez estudos sobre os cometas. Mas o ápice de sua obra astronómica ocorreu com a publicação de Diálogo sobre os dois máximos sistemas de mundo, na qual Galileu criticou abertamente as ideias aristotélicas, para já não dizer que o escreveu em italiano para que o público fosse acrescido. Foi condenado à prisão perpétua pela Inquisição e forçado a renunciar às ideias de Copérnico. Entretanto, permaneceu em prisão domiciliária, onde o deixaram continuar a sua obra. Mas ela foi decerto prejudicada pela repressão que sofreu da Igreja. Galileu faleceu em 1642.

  26. Felizmente, lá se vai o nosso geocentrismo.
    Cada vez mais, à medida que a nossa capacidade de escarafunchar o universo aumenta, aumenta também a expectativa lógica de que não estamos sós no universo.

  27. Mal posso esperar 2018! Tudo acontece muito rápido! O boson de Higgs já foi descoberto e está sendo analizado. A descoberta de vida extra terrestre tbem não deve demorar! Enquanto tudo acontece ficam as pessoas se preocupando com copa do mundo e outras baboseiras…

  28. Penso que, a descoberta é sempre bem vinda, todavia, nesta caso, acho inacreditável como o homem pode procurar outro planeta habitável sem perceber que, na realidade, deveríamos nos preocupar em como cuidar melhor do nosso.
    Deixo meu questionamento:
    Afinal, achar outro, para que???.
    “SERÁMOS NÓS VERDADEIROS HIPÓCRITAS?!”

    1. Cara, vc faz coleta seletiva? qntos minutos é o seu banho? vc lava seu carro como? como é seu consumo de energia? vc usa transporte publico? Antes de falar besteira, olhe para oque vc esta fazendo, ou deixando de fazer. Uma coisa nao tem nada a ver com a outra, a busca por outros planetas é algo cientifico, ao passo que, a preocupaçao em cuidar do nosso planeta ou nao, depende da educaçao e consciencia de cada um. As pessoas que criticam esse tipo de pesquisa com argumentos idiotas (como o seu e como o do rapaz ali de cima que falou que era melhor que eles, os astronomos, procurassem a cura do cancer), deveriam ficar caladas. Vai la no yahoo ve fofoca vai.

      1. nossa, mais amor por favor… penso que não é muito educado comentar que idéias de outras pessoas sejam idiotas

      2. Parabéns,Leandro…Sua represália ao comentário alheio prova o grau de sua cultura democrática.Talvez não seja exclusivo,mas o espaço se detêm à esse fim…Todos temos o direito a opinar.É certo que muitas opiniões nos faz doer os nervos,mas temos de aceitá-las.Abraços!

    2. Prá quê? É verdade, para nada. Então prá que descobriram as Américas? Para nada também, aqui não tem nada, não evoluiu nada, e nem você existiu aqui.

      1. esse pessoal qe nao ta nem ai pra procuar outros planetas pra nossa sobrevivencia é daqelas pessoas qe assintem big brother e deixe se enganar pela midia.
        eu seria o primeiro a ir pra outro planeta esse aq ta cheio de gente qe nao vali nada.a era de ser humano devia acabar e começar tudo de novo pra ver se tem conserto

    3. Só não entendo porque o Vaticano, EUA e Russia, os maiores detentores de toda informação a respeito de vida extraterrestre não diga para a população mundial o que realmente esta ocorrendo, posso entender o medo do caus, mas viver na ignorância é muito pior. o assunto iria ser tratado em 2011, agora passou para 2014, vamos ver o que ocorre.

      1. Já ouvi dizer que vai passar para 2017. E, dizem os nibirutas, quando chegarmos lá, será em 2021. Abraço!

    1. Certo. Vamos colocar todos os astrônomos trabalhando nisso. Eles certamente farão melhor que geneticistas, médicos e biólogos…

    2. que benefícios traz para a humanidade? É sério mesmo que vc disse isto? já ouviu falar em recursos minerais e naturais? ouviu dizer que eles se esgotam? que estes recursos um dia acabam? ou vc acha que tudo irá durar para sempre? a comida que vc come, acha que vai ter pra sempre? é ? da forma como a população cresce , e com a taxa de natalidade maior que a taxa de mortalidade, quanto tempo espera que a terra “alimente” esta população ? só posso tirar duas conclusões dessa sua frase: ou vc só se preocupa contigo mesmo, já que provavelmente irá ter comida suficiente pra ti até vc morrer, não se preocupando com seus familiares futuros que estão por vir, ou vc é um perfeito idiota que não sabe nem o que fala. Cabe a vc decidir qual das hipóteses vc se encaixa melhor ae . Espertão!

      1. Certamente não estaremos aqui quando isto acontecer amigo. Que nossos filhos, netos e bisnetos se resolvam com este, ou com outros planetas, pois como você mesmo disse, os recursos são finitos, mesmo que nós o administrarmos sabiamente, com o excedente populacional, é questão de tempo até eles se tornarem escassos. E é daí que parte a necessidade da exploração da nossa galáxia e do universo, para que a raça humana possa sobreviver quando o nosso planeta vier a faltar com nossos meios de sobrevivência, e eventualmente, perecer, assim como tudo na vida, nosso planeta também teve seu inicio, está tendo seu amadurecimento e envelhecimento, e posteriormente, morrerá.
        Eu ainda acredito que o planeta Marte está nas condições que conhecemos justamente por causa do que citei a cima.
        Talvez não por causa da extração de recursos naturais de uma possível existência inteligente, mas do próprio envelhecimento do próprio.

      2. É um tema lindo, esse de vidas espalhadas nos confins do universo, impossível não se perder em divagações, imaginar outros mundos, outros seres, outras vidas. Lê-se muitas tolices ditas aqui, mas lemos também coisas sérias, pensadas e ditas por pessoas sérias. Não há como prever como será o futuro da humanidade, apenas imaginar e torcer, para em um futuro, talvez, distante, ainda, finalmente aconteça.

    3. CLAUDIO MEUS PARABENS PELA SUA OPINIÃO, TAMBÉM ACHO ABSURDO GASTARMOS TANTO DINHEIRO COM ISSO, ENQUANDO HÁ MILHOES DE PESSOAS PASSANDO FOME E EM TOTAL MISERIA. EM NOME DA CIÊNCIA SACRIFICA-SE MILHÕES DE VIDA E AINDA ACHAM-SE JUSTOS.

      1. O que acontece é que a humanidade é um tipo de animal predador e coletivo por natureza. Evolui a partir da exploração e destruição de outras culturas e espécies. Assim sendo é urgente que descortinemos novas fronteiras, que possamos explorar e descobrir novas culturas e especies que possamos subjugar, explorar e destruir. Você duvida deste cenário que ilustrei? Recomendo consultar os livros de história e acompanhar detalahadamente a evolução da trajetória humana.

      2. João, porque será que em todos os tópicos sempre tem alguém como você fazendo este tipo de comentário infeliz?

          1. Eu, eu diria também visão estreita e limitada. Parece que os problemas precisam ser atacados um a um, e não em várias frentes.

            Até os computadores hoje são multi-tarefas… e algumas pessoas não podem enxergar mais de um problema sendo enfrentado por pessoas das respectivas áreas… mania de pensar pequeno!

    4. As pessoas se alimentam como um bando de porcos e querem que os outros encontrem a cura para as suas doenças, mas se voce quer cura para o cancer busque pela terapia Gerson dizem que funciona, quanto as descobertas, para as pessoas pensantes elas trazem muitos benefícios mas o gado não enxerga isso, pois tudo que o gado quer é um vasto pasto e desde que o capim esteja verde o resto não é importante

    5. É,parece que o meu xará é o que mais se aproximou da realidade.Das LDOs,de todos os países,não deveriam ceder recursos para serem desperdiçados por certos grupos de cientistas,que,em sua maioria vivem na maior mordomia.É tanto dinheiro desperdiçado que daria pra erradicar a fome do nosso planeta.Descobrir a cura pra muitas doenças,e investir maciçamente na educação,deveria ser prioridade.

  29. seria egoísmo de nossa parte, acharmos que estamos sozinhos nessa imensidão, que é o espaço!

  30. É interessante como o homem ainda teima em não admitir que existam vidas em outros planetas. Imaginar que Deus criaria um universo tão extenso e magnífico apenas para maravilhar os nossos olhos seria no mínimo, uma tremenda e ignorância. Tudo que Deus fez e faz tem sempre um propósito. E o universo não escapa à essa lei.

    1. Meu, lamento se lhe causo alguma decepção, mas o que deus fez e fará depende apenas da nossa imaginação, pois foi da nossa imaginação que ele também nasceu… Mais uma vez, lamento se o estou decepcionando!

      1. Acho interessante esta colocação; o que o religiosos estão fazendo aqui. Como o ser humano se tornou ufanista! A paalvra de Deus dá uma centena de textos dando a entender que existe vida fora da terra. a palavra de Deus, tão criticada pelos homens aclamados deste mundo, nem percebeu que a tal terra redonda, já era conhecida por Isaias 700 anos antes de Cristo e está registrado em seu livro Isaias 40:22. No livro de jó, A palavra de Deus deixa claro que existe vida fora do nosso sistema solar. Existem tantos outros textos que deixam claro isso. Então homens da ciência, busquem, indagam, mas não deixem que a raiva, o preconceito os transoformem em xiitas do conhecimento anulando e matando todos aqueles que discordam ou possuem visão diferente. No final de toda a nossa Discussão, a palavra final será dele, O Deus que fez o céu e a terra. Um dia a verdade será completamente exaltada. até lá, amemos-nos uns aos outros assim como ele nos amou

        1. Muitas pessoas já haviam dito que a Terra era redonda antes da bíblia, mas aí mora o erro: a Terra não é redonda, a Terra é esférica (geoidal, para ser mais preciso). A Terra redonda de que falam muitas pessoas da antiguidade é redonda como um prato, ou seja, plana. Isso que ser redondo significa. A bíblia tem duas passagens em que insinua que a Terra seja plana ao afirmar que uma mesma árvore possa ser avistada de qualquer parte do mundo. Ou seja, sinto muito, mas o que você fala não faz sentido.

  31. Que beleza! Esta aproximação da ciência com a espiritualidade é o caminho mais salutar para nossa evolução.

  32. É interessante como as coisas mudam rapidamente. Até o meado do século XX, a expectativa de se encontrar vida macroscópica no nosso sistema solar era grande, a ciência esperava encontrar uma fauna e uma flora, mesmo que modestas, na lua e nos nossos planetas vizinhos, principalmente vênus e marte. Já a imaginação fértil da população era mais exigente,
    sonhava com contatos com extraterrestres aqui mesmo na terra e até temia uma guerra interplanetária.

    O tempo passou, a ciência evoluiu, novas tecnologias apareceram, o homem foi lá fora ver com seus próprios olhos, desenvolveu telescópios mais potentes, enviou sondas para checar tudo, e nada. Só decepção! Não encontraram nem uma
    bacteriazinha capenga para justificar a vida lá fora. Quanta frustração!

    Mas o sonho ainda não acabou, e está voltando mais otimista, talvez a vida extraterrestre esteja um pouco mais além, nos sistemas solares vizinhos, ou quem sabe, mais afastada. Lá fora as chances são maiores, existem mais opções.

    É aquela história, eu sei que existe ouro, não encontrei no meu terreno, talvez esteja no terreno do vizinho.

    1. Olá, Miguel.
      Pelo que você escreveu, parece estar sugerindo que o homem se ilude nessa busca. Mas ao saber que existem pelo menos 200 bilhões de galáxias no universo, isso não é argumento mais que suficiente para pensar que podemos mesmo não estar sozinhos? O que o homem conhece é ridicularmente pequeno diante do que falta conhecer e do que jamais conhecerá.
      O que você acha? Abraços!

      1. Rafael,

        Talvez eu não tenha sido claro o suficiente, mas no terceiro parágrafo eu disse que os sonhos não acabaram.

        Contudo, é fato que não foram encontrados seres vivos no nosso sistema solar, além da terra, até o momento. Agora eles estão direcionando o foco para algumas luas de júpiter e saturno.

        Mas lá fora as chances aumentam bastante.

        Abraços

        1. Basta pensar no seguinte.. Se existe um planeta que se deu o nome de TERRA.. E lá existem seres vivos.. É suficiente para afirmar que devem existir tantos outros em igual semelhança. Seria ignorância afirmar que não existe!! É como achar que o mundo gira em volta de um único umbigo.

        2. Eu tenho uma opinião parecida. Não acredito em vida inteligente nas redondezas do sistema solar, nem mesmo extremófilos. O angustiante é que se houver vida em outras galáxias, nos confins do cosmos, talvez jamais saibamos. Mas particularmente, acredito que haja algo. As distâncias poderiam ser bem menores no universo rs. Abraços, obrigado por responder!

    1. Será que lá tem IPTU, IPVA, INSS e etc.. ??? o são 17 anos luz??? Quantos tanques de gasolina eu gastaria com o meu fusca pra ir até lá? Tem posto de gosolina pelo caminho? Eles aceitam cartão? Hummm vou passar um cheque voador neles ..Huahuahuahau

  33. quem bom saber desta descoberta sera que la não políticos ladrão para nos roubar vou mudar para la

    1. Eu acho que simplesmente somos a escoria destes povos que devem ser muito mais inteligentes q nós e por isso mandou os humanos que hoje domina esta terra pra ser castigados aqui , e ainda queremos ser melhores que outros irmãos somos na v erdade uma escoria. pegamos uma doença não tem cura , se vermos um amigo se dar bem na vida ficamos com inveja desejamos a mulhher do outro enfim somos uma poeira solta pra pagar os nosssas erros

        1. Tá aí, mano Roberto, os cientistas acenderam um e nem te convidaram. Sujeira das grandes…

      1. aí robertão, mais outro sensato, temos que se lascar é aqui mesmo. Para evoluir, tem que penar, Não é simplesmente virando as costas para o problema que foi causado. Pisar e nao olhar pra traz é bem fácil, não é mesmo?

      2. Simplesmente as espécies existente, independente de você pensar que passam por algum tipo de purgatório. Claro, devem existir civilizações mais evoluídas, assim como muitas em estágios evolutivos abaixo dos nossos, assim como a espécie humana possui diversidade, todas as outras que ocupam o universo também terão. O que se deve pensar é que existem características peculiares a cada uma. Não seja tão simplório, egoísta e deixe esse pessimismo de lado.

        1. Seven Alex, citando: “laro, devem existir civilizações mais evoluídas, assim como muitas em estágios evolutivos abaixo dos nossos…”.

          Para fazer tal afirmação, diga então onde estão essas civilizações “mais” e as “menos” evoluídas!

          Sim, pois você deve saber muito mais do que esse bando de gente que perdeu tempo estudando, testando, observando e procurando por tais civilizações, ainda sem sucesso.

          Ou suas afirmações se baseiam em mero “achismo”? Ah, eu “acho” que existem civilizações mais e menos adiantadas do que a nossa, logo… ELAS EXISTEM!!!

          Fácil demais… como já foi dito: afirmações extraordinárias exigem provas extraordinárias!

          1. De forma alguma posso me considerar uma escória, porque uma escória nao é capaz de educar seus filhos e transformá-los em cidadãos de bem! Nosso papel papel neste país/mundo vai muito além das nossas insatisfações e desânimos pessoais. Por isso continuo lutando para tentar fazer desse mundo um lugar melhor, começando pelo meu própio lar! E para aqueles que já perderam a esperança e se consideram o mínimo, eu sinto pena!

      3. Companheiros, nosso mundo é exatamente aquilo que fazemos dele. Viva Vc. como se ele fosse o ideal mais feliz do universo…. aí Vc. está efetivamente contribuindo para que os outros sigam seu exemplo.

    2. Fato é que o nosso planeta está sendo consumido por parasitas denominados ” humanos ” e tão logo não haja mais o que ser destruído, morto ou contaminado, o homem buscará outra planeta para poluir e depredar e assim por diante…infelizmente para o homem de hoje, não há futuro !

    3. Salvador, postei várias respostas semana passada e nada aqui. Não creio que haja censura no site, não postei palavrão ou ofendi ninguém, o que acontece?

      1. Mochileiro, eu pessoalmente aprovo tudo e não costumo censurar nada — nem palavrão, contanto que a mensagem tenha conteúdo e não só xingamento. Não sei o que houve. Talvez esteja pendurada ainda para eu aprovar. Não fiz isso durante o fim de semana.

Comments are closed.