Cometa Jacques é do Brasil-sil-sil
Muitas descobertas acidentais foram feitas na história da ciência. Mas quando um grupo faz duas descobertas seguidas, em curto espaço de tempo, não há acidente. Só a competência técnica explica. Esse é o caso do cometa Jacques, o segundo descoberto pelo Observatório SONEAR, em Minas Gerais. O achado acaba de ser confirmado pela IAU (União Astronômica Internacional).
Já contamos aqui a descoberta do primeiro cometa 100% nacional, descoberto pela equipe do SONEAR no começo do ano. Naquela ocasião, os astrônomos amadores liderados por Cristóvão Jacques haviam identificado o objeto, mas não tinham certeza de sua natureza cometária. Quando isso acontece, as regras de nomenclatura sugerem que o cometa leve o nome do observatório que primeiro reportou sua existência. Por isso, ele se tornou o cometa SONEAR. Nesta segunda descoberta, logo de cara foi possível identificar uma coma (uma atmosfera tênue em volta do objeto, fruto da evaporação de material volátil do objeto) nas imagens produzidas em Oliveira, no interior de Minas Gerais. Resultado: após outros astrônomos espalhados pelo mundo confirmarem o achado, o cometa foi batizado oficialmente com o nome de seu descobridor. C/2014 E2 JACQUES.
Um novo cometa descoberto pelo mesmo grupo em tão pouco tempo denota dois fatos: primeiro, o da eficiência incontestável do sistema de buscas implementado pelo SONEAR. Segundo, o da pouca concorrência que esses astrônomos estão encontrando no hemisfério Sul. Com o céu austral inteiro para eles, não tardará até que eles produzam números superlativos de descobertas.
Não custa lembrar a importância do monitoramento de asteroides e cometas para efeito de proteção planetária. Se um objeto for detectado em rota de colisão com a Terra, temos a chance de preparar um plano de desvio (recentemente o Mensageiro Sideral abordou uma ideia para isso, aqui). Caso ele chegue sem aviso, só nos restará chorar o leite derramado (isso se alguém ainda estiver vivo para lamentar).
Igualmente notável é o fato de que o SONEAR é um observatório com 100% de financiamento privado. Pesquisa científica de altíssima qualidade movida a empreendedorismo e a ousadia. Parabéns a Cristóvão Jacques, Eduardo Pimentel e João Ribeiro pelo mais novo achado.
Muito obrigado Salvador e a todos leitores, especialmente aos Astrônomos Amadores. A “festa” é da Astronomia Brasileira. Compartilhemos!
Parabéns ao grupo mineiro SONEAR, parabéns ao Salvador pela publicação e parabéns ao UOL que vai fazer o destaque no portal amanhã, sem falta. Ok UOL?
Se tivesse a ingerência do governo, seria ZONEAR. Apesar de que temos boas iniciativas nas universidades públicas.
Parabéns pessoal do SONEAR! continuem a fazer este maravilhoso trabalho!
Salvador,
Esse pessoal maravilhoso do SONEAR sabe dessa matéria SALVADORIANA?
Eles têm que saber que tem muita gente que se importa e sente orgulhoso por mais essa descoberta brasileira!
Opa! Desculpa. Já ia me esquecendo!
Clap… clap… clap… clap… clap… clap..
Salvador, você sabe se o SONEAR é aberto ao público ou a estudantes da área?
Muito bom!!!
Que bom que não ficaram sentados esperando dinheiro do BNDES e foram à luta. Parabéns pelo resultado de sua pesquisa mas também, e principalmente, pela iniciativa.
—
Salvador – sua opinião (em off)
1. Cinturão de Kuiper – cumé que aquele amontoado de coisinhas não é “chupado” por Netuno ou Saturno?
2. Como é possível existir e se autossustentar lá naqueles cafundós, e sem se dispersar, algo parecido com a Nuvem de Oort?
Abr.
Elcio
—
Como o cinturão é vasto, nem todos os objetos seriam perturbados pelos planetas exteriores. Também há aquelas órbitas em ressonância, como a de Plutão com relação a Netuno (3:2). Por isso o cinturão persiste após bilhões de anos.
Congratulations! Well done! This shows the importance of amateurs to astronomy.
a descoberta é importante para poder estudar o objeto e sua trajetória.
se o objeto for grande o suficiente para atingir a superfície a preocupação aumenta.
Por trás de uma notícia dessas existe um conforto extraordinário de se constatar que o Brasil vai além de mensalões, de violência indiscriminada e tantas mais coisas negativas… que bom!
Legal! Mas quais seriam as dimensões e o período do cometa? Aliás como se determina com alguma precisão essas características?
Tem que observar mais para determinar essas coisas com precisão. A descoberta é só o começo.
Fico muito feliz ao saber que brasileiros, que vivem no Brasil, conseguem avançar nas Ciências, e que não ficam paralisados por não obter verbas publicas. Pena que estas
noticias não dão ibope, este tipo de conhecimento incentivaria nossos jovens a
buscarem seus sonhos…..
“Mensageiro de Júpiter” rides again!
Confesso que não me lembrava desse fato, mas compartilho com vocês apenas para que relembrem e este exemplo tupiniquim de alienação coletiva:
http://oglobo.globo.com/rio/curta-conta-historia-da-multidao-que-foi-esperar-pouso-de-disco-voador-em-casimiro-de-abreu-11879249
Edílcio Barbosa, a.k.a. Julio Dalcin.
Por falar no Júlio, ele anda sumido depois da notícia que nibiru não existe, ou é impressão minha?
Parabéns pessoal do SONEAR.
Continuem trabalho de observação, dedicação e paciência na busca de objetos q podem provocar a extinção da espécie humana sobre a face da Terra, assim como aconteceu com os Dinos em épocas remotas.
Grande descoberta!!
Parabéns duas vezes ao colega Cristovão Jacques e a equipe SONEAR !!!
Vitória brasileira e com um telescópio com óptica brasileira na descoberta de cometas que agora leva seu nome.
Sucesso !!
Se inveja matasse……eu tava morto…..
Esta é a prova concreta que quando se une competência com paixão ninguém segura. Este pessoal de Oliveira deve trazer outras grandes descobertas. O trabalho sistemático vai acabar sendo descoberto e espero que eles recebam algum tipo de investimento para poder ampliar a capacidade de seus equipamentos. Como comentei outro dia: ache um grupo comprometido como este e coloque em áreas como pesquisa espacial (e dê recursos, claro) que os resultados começam a aparecer.
São auspiciosas noticias como essa nesse “Brasilzão” tão deteriorado, parabéns a esses pesquisadores que ajudam a nos elevar a condição de existência nos anais internacionais, e parabéns a iniciativa privada que colabora cobrindo a ineficiência de um governo arraigado no poder
Parabéns, Salvador, por difundir a leigos, como eu, notícias tão enaltecedoras da astronomia brasileira e, principalmente, do observatório Sonear.
O que me preocupa é imaginar que toda a observação astronomica efetuada no hemisfério sul do planeta não está tendo a mesma atenção e cuidados que os grandes observatórios astronomicos dedicam aos céus do hemisfério norte. O que nos resta é torcer por nossos hereois do SONEAR, para que não tenhamos surpresas desagradáveis, como a queda do meteorito ocorrida na Russia no ano passado, que, salvo engano, não foi detectado com antecedência por absolutamente ninguem.
Parabéns ao Jacques e equipe pela grande descoberte e ao Salvador que a fez chegar até nós.
Parabéns Sonear! Continuem realizando este trabalho de tamanha relevância para a ciência nacional.
Ps: E que não me venham por favor os espíritos de porco falar que são mais importantes escola, hospital,delegacia e afins.
Parabéns à equipe! O Jacques deve estar muito orgulhoso (e com razão): ter seu nome eternizado num cometa deve ser um sentimento ímpar pra um astrônomo, ainda mais um amador!
sou fã de sus materias quando ligo o computador logo ja penso que sera que tem de bom hoje na materia do salvador e muito bom eu sempre estou acompanhando parabens abracos.
Ademar, fico muito feliz! Abraço!
Salvador tenho acompanhado pela mídia o empreendimento do pessoal em Oliveira e eles realmente merecem os parabéns pelo feito e nos enchem de orgulho.
Só pra azedar um “tiquinho” o seu TGIF (Thank God Its Friday), a sua frase “Já contamos aqui a descoberta do primeiro cometa 100% nacional” não ficaria melhor se “Já contamos aqui a descoberta 100% nacional do primeiro cometa”? É certo que antigamente a Viação Cometa “montava” seus ônibus, mas….
Obrigado pelas matérias sempre super interessantes e quanto o meu comentário acima, em tempo de cursinho um professor de português dizia que “pensamos certo e falamos errado; o ouvinte (aqui o leitor) ouve errado e pensa certo” ou seja entendi o que você escreveu.
Tetsuo, juro que prefiro o meu texto original. O seu está mais correto. Mas como é óbvio que não estou tratando nem da empresa de viação, nem de objetos que possam de fato estar na Terra, acho mais charmosa a minha imperfeita redação. 🙂
Abraço e bom fim de semana!
Salvador Nogueira, faz tempo que a gente não se fala…Também gostei mais do seu texto. Mais compreensível, abraços…
Tetsuo, a redação do Salvador está melhor que a sua, porque todos entenderam perfeitamente o que ele quis dizer: o “primeiro cometa 100% nacional” significa que só o Brasil pode reinvindicar a sua descoberta. Quando você diz “a descoberta…do primeiro cometa”, a sentença está factualmente incorreta, porque esse não é o primeiro cometa a ser descoberto. Teria de haver um complemento – ou seja, algo posposto à palavra ‘cometa’ – explicando em que sentido esse é “o primeiro”. Melhor seria, talvez, “a primeira descoberta 100% nacional de um cometa”, usando o artigo indefinido. Mas isso tudo é irrelevante! Só estou dando meu pitaco porque você comentou isso.
O importante é que eles estão fazendo um ótimo trabalho no observatório SONEAR. Todos no Brasil que gostam de ciência -e que ficaram sabendo da descoberta- os estão aplaudindo. Parabéns, equipe do SONEAR!
Falou com maestria (professor de português?)
Eu usaria um verbo transitivo indireto…
Chato pra caramba hein japa!!
Um gol de placa desse, e ninguém comenta,?
Será que é só por que não tem financiamento do governo ?
Se fosse do Neimar ou aqui em BH, do Ronaldinho (nada
Contra o futebol ) tava todo mundo batendo palmas.
parabéns ao trio mineiro por mais esta. E ao Salvador
Pela notícia. Comenta aí, gente !!!
Abraço
O blog não ganhou chamada no UOL, aí tem menos movimento… 😛
Salvador, puxa a orelha desse pessoal ai, olha só que materia mal escrita:
http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2014/03/11/clique-ciencia-por-que-alguns-planetas-brilham-a-noite.htm
Como que diz que o movimento aparente das estrelas é imperceptível? Ele nunca olhou o ceu né
Sou um apaixonado por conhecimento. Acredito que todos os ramos do conhecimento, cada um à sua maneira, nos levarão à verdade. Saber que o Brasil possui cientistas e que eles dão sua cota de contribuição na busca dessa verdade me enche de orgulho de ser brasileiro. Agradeço eternamente a esses cientistas que, na companhia solitária de seu telescópico, prova que nós, brasileiros, somos capazes de feitos fantásticos, além de samba, carnaval e futebol. Parabéns a todos, mais uma vez.
adoro astronomia, mas sabe, fico me perguntando: a gente procura tanta coisa nos confins do cosmos, mas não consegue observar a nós mesmos com a mesma ênfase…(retificado)
Edson, a Terra já sofreu com inúmeras quedas de corpos celestes, assim como a Lua e outros planetas e luas. Um bólide de 1 km x 500mts poderia fazer um estrago considerável no planeta. Localizado a tempo, poderia ser interceptado e desviado de rota, por exemplo. Tecnologia para isto está avançando a passos largos. Por isso avançar no cosmos é tão importante. /abraços
adoro astronomia, mas sabe, fico me perguntando: a gente porocura tanta coisa nos confins do cosmos, mas não consegui observar a nós mesmos com a mesma ênfase…
Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.
Parabéns ao colega Cristovão Jacques e toda equipe SONEAR !!!
Descoberta duplamente brasileira, feita por brasileiros e com um telescópio com óptica brasileira.
Motivo de muito orgulho!
Sucesso e céus limpos para todos nós!
Citando: “gualmente notável é o fato de que o SONEAR é um observatório com 100% de financiamento privado.”
Estão explicadas a competência e a qualidade das pesquisas, aliada à eficiência!
Se tivesse um dedinho de governo….
Parabéns ao pessoal do SONEAR. 🙂
Permita-me que ao ritmo das minhas palmas batendo me some aos parabéns dados a este grupo exemplar.