Vaticano promove busca por ETs

Salvador Nogueira
Conferência científica promovida pelo Vaticano investiga a busca por alienígenas. Quem diria?
Conferência científica promovida pelo Vaticano investiga o esforço da busca por alienígenas. Quem diria?

Veja que ironias quatro séculos são capazes de produzir. Em 1600, a Inquisição Romana queimou Giordano Bruno na fogueira, após condená-lo como herege. Uma de suas ofensas foi afirmar que cada estrela no céu era um sol como o nosso, com sua própria coleção de planetas girando ao redor dela. Esses mundos, por sua vez, seriam habitados, segundo o filósofo. Saltamos para 2014. O Observatório do Vaticano — instituição astronômica da Santa Sé — organiza nesta semana uma grande conferência científica com o tema: “A Busca por Vida Além do Sistema Solar. Exoplanetas, Bioassinaturas e Instrumentos”. O que você achou dessa?

Bruno, que nunca pecou pela discrição, certamente teria rido alto. Entre 1593 e sua execução em praça pública, ele foi encarcerado e torturado nos calabouços da Igreja. Apesar disso, recusou-se a recantar suas supostas heresias, em busca de clemência. (Galileu 30 anos mais tarde faria isso e escaparia da fogueira, ganhando “apenas” prisão perpétua.) Ao ouvir a condenação, inquebrantável, Bruno teria dito: “Possivelmente vocês que pronunciam minha sentença têm mais medo do que eu que a recebo.” O pensador italiano sabia que sua visão de mundo vinha para ficar e, mais dia, menos dia, se provaria correta. O que ele talvez não imaginasse é que os herdeiros intelectuais de seus carrascos a promoveriam com tanta pompa e circunstância.

(Sinal de que pelo menos os líderes católicos já assimilaram a lição de que brigar com a ciência e desqualificá-la, tentando manter os fiéis sob o manto pesado do obscurantismo, é, além de estúpido e desonesto, inútil a longo prazo. Quisera eu todas as lideranças cristãs encontrassem esse mesmo caminho e parassem de rechaçar fatos incontestáveis, como a evolução das espécies e o Big Bang. Ciência e fé não são mutuamente exclusivas, e nenhum dos lados deve temer o outro, contanto que cada um aceite ficar no seu quadrado.)

O interessantíssimo evento acontece na Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, onde fica o Observatório Steward, que abriga o Grupo de Pesquisa do Observatório do Vaticano. A programação científica começa hoje e vai até o final da semana.

Serão mais de 200 cientistas participantes e diversos pesquisadores graúdos da astrobiologia estarão por lá, entre eles Steven Benner (que estuda a origem da vida e de quem já falamos aqui) e Sara Seager (que investiga a possibilidade de detectarmos sinais de uma biosfera alienígena em planetas fora do Sistema Solar e de quem já falamos aqui). Também figuram na programação a astrofísica Jill Tarter, grande campeã da pesquisa SETI (Busca por Inteligência Extraterrestre), e o astrônomo brasileiro Eduardo Janot Pacheco, da Universidade de São Paulo. Ele falará especificamente sobre sua proposição de que o conceito de “zona habitável” (região do sistema planetário em que um mundo recebe a quantidade certa de radiação da estrela para permitir a existência de água líquida em sua superfície) é apenas um recorte limitado para a busca por vida fora da Terra. Ele elabora o conceito de “zona extremófila”, muito mais amplo, em que criaturas capazes de sobreviver em ambientes extremos poderiam evoluir e proliferar.

Naturalmente, o Mensageiro Sideral estará de olho no que vai rolar por lá e trará o que de mais fascinante aparecer. Mas talvez você queira se antecipar e ver por si mesmo o que acontece na conferência patrocinada pelo Vaticano. Caso você domine o inglês, os vídeos das apresentações serão transmitidos ao vivo pela internet e poderão também ser vistos posteriormente às apresentações. Para encontrá-los, visite o site do evento clicando aqui.

Ah, e aproveitando o ensejo, prepare-se para uma notícia muito interessante sobre o Universo ainda hoje. Por ora, digamos apenas que o Mensageiro Sideral sentiu um distúrbio na Força…

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook

Comentários

  1. As autoridades mundiais já estão aos poucos preparando a humanidade para a grande revelação que deverá ser feita nos próximos anos. Não dá pra esconder mais que não estamos sozinhos no Universo.

  2. Gente, alguém está falando sem conhecer nada de nada. De há muito o Vaticano concorda com a evolução das espécies, com o Big-bang e com a existência de vidas em outros planetas, sem fechar a questão, no entanto. E o Observatório do Vaticano, tanto na Itália quanto nos Estados Unidos, dá cursos sobre o asunto em nível de PHD. Dependendo da capacidade e competência, os sábios articulistas podem tentar uma vaga. Depois, então, opinem.

  3. Que existem vidas além da nossa, isto já esta mais que provado; Agora big bem e Adão e Eva são a mesma tolice de um principio de vida. Deus existe e criou todo o universo. Em uma frase bíblica disse: `Há mistérios que vocês não compreenderão. Qual mistério? a vida extra terrena.

  4. “Quisera eu todas as lideranças cristãs encontrassem esse mesmo caminho e parassem de rechaçar fatos incontestáveis, como a evolução das espécies…” incontestáveis??? mostre-me um exemplo de macro evolução mas é macro viu…

    1. Já citei aí três ancestrais humanos que não são humanos: australopitecos, Homo habilis e Homo erectus. Tá bom esses?

  5. e outra coisa: a cada dia que passa, a Teoria do Big Bang desmorona mais um pouco, podendo-se citar como livro de leitura para isso “Endless Uinverse”, de Paul Steinhardt, que ocupa a cadeira de Albert Einstein na Universidade de Princeton…., dentre muitos outros…

  6. Novamente legislando sobre o que não entende e não conhece, não cita que a Igreja apesar dos erros foi e é a maior incentivadora do conhecimento humano. Menos por favor, pesquise antes de destilar seu veneno contra as instituições religiosas.

    1. Xará, ela incentiva o “conhecimento” que vá de encontro ao que ela prega.

      Se discordar, o incentivo vai pelo ralo!!!

  7. Interessante é que sempre que me deparo com textos escritos por pessoas que idealizam a ciência, estes mesmos sempre trazem uma grande quantidade de ofensas a Igreja Católica. Condenar a Igreja como fazem esses escritores e hipocrisia, uma vez que a ciência tão aclamada acima também ja matou milhares de pessoas com seus erros ao longo dos anos.

    É muito bom por outro lado saber que os lideres da religião Católica estão procurando respostas para temas tão controversos.

    1. Pois é, e como será que andam as investigações e prisões das pedofilias? Parece que não se ouve falar nada.

      1. É incrível como seu pensamento é ridículo e pequeno, querer comparar os atos de alguns que usaram de má fé e do nome da igreja para cometer atos que eu mesmo considero inaceitáveis para denegrir uma igreja que engloba milhares de padres espalhados pelo mundo todo.
        Em vez de ficar querendo denegrir a imagem da igreja que ao contrario de você esta todo dia buscando passar uma mensagem de paz ao mundo, procure fazer algo pelo menos semelhante antes de ficar realizando comentários preconceituosos assim.

        1. A ciência é bombardeada de chacotas todo santo dia por ignorantes e cegos fanáticos.
          Os anos de estudos e investimentos são tratados com descaso, como se toda teoria apresentada ( e todas com evidências ) fosse delírio de cientistas malucos e maconheiros.
          Cai na real meu amigo, se sentir dodóizinho pelos ataques a igreja já é mimo demais.
          E outra, toda as mortes ocasionadas por pessoas que eram ateus é repudiável, só que ateus não mataram por que eram ateus.
          Já cristãos, muçulmanos, islãs,etc..

    2. Gabriel, note que muitos não “condenam” a Igreja. Tá certo, tem quem o faça, mas a maioria apenas expõe o lixo que ela varreu para debaixo do tapete, e que agora tem que encarar.

      Não é por discordar que estou axincalhando, ou ofendendo, a “santa”… estou apenas esfregando na sua cara seus erros e suas vergonhas, há tento tempo escondidas… os esqueletos guardados nos armários estão, pouco a porco, ganhando vida, para desespero de muitos!!!

  8. O grupo de Pesquisa do Observatório do Vaticano não precisa perscrutar o Universo. Uma busca pelo Google em “nave na Lua” ou Apollo 20″ o fará refletir como aquela nave está lá abandonada 1.5 milhões de anos. Vale também ler a entrevista do astronauta Rudletge

  9. “Quisera eu todas as lideranças cristãs encontrassem esse mesmo caminho e parassem de rechaçar fatos incontestáveis, como a evolução das espécies e o Big Bang.”
    Fatos? Belo upgrade de teoria, não?

    1. Em “cientifiquês”, teoria significa “hipótese demonstrada por observações”. Por isso ninguém diz que a teoria da relatividade geral é “só uma teoria”. Porque dizer que ela é uma teoria já significa dizer que experimentos confirmaram sua correção. Se a hipótese não tem confirmação incontestável, não recebe o nome de teoria. Exemplo: “Hipótese Gaia”.

    2. Pule do 50º andar de um prédio e prove que a Teoria da Gravitação Universal esta errada. Afinal é só uma teoria…

      1. Fala isso não! Vai sobrar pra algum coitado limpar a mancha de bosta que vai ficar no chão onde ele cair…

  10. Achei interessante o texto, mas alguns pontos estão errados, como dizer que a visão de Bruno se provaria correta. Na verdade ela é parcialmente correta, uma vez que não há provas de vida alienígena. Outra coisa é dizer que a evolução das espécies e o big bang são “fatos incontestáveis”. Não são, são apenas TEORIAS, ou seja, uma hipótese, uma conjectura que tenta explicar algo de difícil concretização. Ou seja, NÃO É UM FATO CIENTÍFICO, e para todos os efeitos, NUNCA ACONTECEU!!!.

    1. Rodrigo, não é uma conjectura. É um fato quando todas as evidências apontam para ele, e para nenhum outro lado. Brigar com a evolução ou com o Big Bang é obscurantismo. E, mesmo que a visão de Bruno não esteja confirmadamente 100% correta, a essa altura até a Igreja já acha que está. 😉

    2. Faltou nas aulas de biologia né? Ou sua escola era muito ruim, que nem o básico te ensinou?
      Biologicamente não há dúvidas de onde viemos, já sobre o cosmos – estamos chegando lá, pra desespero dos religiosos.

  11. O grupo de Pequisa do Observatório do Vaticano não precisa perscrutar o Universo. Basta dar uma olhada no Google e procurar “nave na Lua” ou “Apollo 20”, quando então verão algo que o fará pensar bem sobre sua própria mitologia dogmática.

    1. Bem, eles já têm muitos mitos com que se preocupar. Por que adicionar lendas urbanas a eles? 😛

      1. Milton, não é apenas de processamento de imagens que vc. não entende, não.

        Sua maior falta de entendimento é da realidade!!!

  12. Giordano Bruno foi condenado pela Santa Inquisição por vários motivos religiosos e morais, mas não por defender vários sistemas solares. E se havia e há algum lugar onde se estuda e se promove o estudo e a verdade é lá mesmo onde invetaram a Universidade e a Pesquisa científica: A Igreja Católica.

    1. Sidney, entre os pontos para a condenação estava a defesa da pluralidade dos mundos habitados. Não foi o único motivo, nem o pior, mas estava lá, nos autos do processo de condenação.

      1. Caro Salvador. Consulte The latest edition of Bruno’s works is by Tocco, Opere latine di G. B. (Florence, 1889); lá está claro que Giordano Bruno não foi condenado por questões da pluraridade dos mundos habitados e nem por questões de Copérnico, que aliás era Cônego da Igreja. O que consta nos autos são os seus erros teológicos. Posso recomendar mais livros se você quiser.

        1. Sidney, são múltiplas as acusações contra Bruno. Entre elas figurava a pluralidade dos mundos e ele foi questionado sobre isso em seu julgamento. Mas sem dúvida que suas dúvidas sobre a Santíssima Trindade e a eucaristia, para citar dois exemplos, eram razões mais concretas para a perseguição da Igreja. Contudo, não custa lembrar que, fosse qual fosse o motivo, nada poderia justificar sua perseguição. O Papa João Paulo II, por exemplo, fez grandes esforços para dissipar conflitos religiosos, ao afirmar que todas as religiões são caminhos válidos na busca pelo Criador. Aqui, uma listinha das acusações contra Bruno.
          holding opinions contrary to the Catholic faith and speaking against it and its ministers;
          holding opinions contrary to the Catholic faith about the Trinity, divinity of Christ, and Incarnation;
          holding opinions contrary to the Catholic faith pertaining to Jesus as Christ;
          holding opinions contrary to the Catholic faith regarding the virginity of Mary, mother of Jesus;
          holding opinions contrary to the Catholic faith about both Transubstantiation and Mass;
          claiming the existence of a plurality of worlds and their eternity;
          believing in metempsychosis and in the transmigration of the human soul into brutes;
          dealing in magics and divination.

      1. Bruno was not condemned for his defence of the Copernican system of astronomy, nor for his doctrine of the plurality of inhabited worlds, but for his theological errors, among which were the following: that Christ was not God but merely an unusually skilful magician, that the Holy Ghost is the soul of the world, that the Devil will be saved, etc.

        Isso é de fonte mais fiel do que a Wikipédia e o almanaque dos Ets.

        Sources

        The latest edition of Bruno’s works is by Tocco, Opere latine di G. B. (Florence, 1889); Opere inedite (Naples, 1891); (Leipzig, 1829, 1830). See also: McIntyre, Giordano Bruno (London and New York, 1903); Frith, Life of G. B. (London and Boston, 1887); Adamson in Development of Modern Philosophy (London, 1903), II, 23-44; Höffding, Hist. of Modern Philosophy, tr. Meyer (London, 1900), I, 110 sqq.; Stöckl, Gesch. der Phil. des Mittelalters (Mainz, 1866), III, 106 sqq.; Turner, Hist. of Phil. (Boston, 1903), 429 sqq.

        Seis para o Frank Crema.

        1. Sidney, isso é igualmente impreciso. Se você consultar os autos da Inquisição Veneziana, como o fez o Michael White, que escreveu uma biografia de Bruno, descobrirá que a pluralidade dos mundos estava entre as acusações, embora fosse a mais inofensiva delas. De fato, o questionamento da Santíssima Trindade (mas não a sugestão de que Jesus era um Zé Ninguém) e a controvérsia da eucaristia eram temas muito mais importantes para a condenação. Para começo de conversa, Bruno abandonou o monastério de Santo Domingo e fugiu da Itália depois que o pegaram lendo um livro proibido. Ele teve de fugir porque leu um livro! Se você vai defender esse tipo de atitude, então tá bom.

          1. Salvador. A condenação se deu por motivo teológico. Essa informação é certa e que está nos livros, não em almanaques. A pena de morte era conferida pelo braço secular, por causa do erro teológico. Giordano Bruno não teve de fugir porque leu um livro, e sim porque ensinou heresia, foi para Genebra e foi condenado pelos Calvinistas, fugiu para Inglaterra e foi condenado pelos Anglicanos. Fugiu de volta e pegaram-no. O tipo de atitude que eu defendo é dizer a verdade. Cuidado em só repetir slogans.

          2. Giordano Bruno esteve na Inglaterra sob o teto do embaixada francesa. Estranho ele ter sido perseguido na França e ter ficado na embaixada francesa, não? Na Inglaterra, frequentou a corte de Elizabeth, líder da igreja anglicana. Cuidado com os slogans! 😉

          1. Opa! O assunto era o motivo da condenação de Giordano Bruno. Se está claro que a causa foi a Teologia corrija seu artigo.
            O fato é que apesar de Giordano Bruno ter sido inicialmente bem recebido pelos inimigos da Igreja, foi excomungado ou expulso por esses grupos na medida em que divulgava suas loucuras: tanto na Suiça pelos Calvinistas, como na Inglaterra, e ainda a excomunhão na Alemanha pelos Luteranos.
            E para o Crema: DOZE, DOZE…

          2. Não está claro. As acusações contra Bruno eram muitas. Chegaram a mais de 100 quando a Santa Sé pediu sua extradição de Veneza para Roma, onde poderiam executá-lo. Entre elas, muitas eram de cunho teológico, mas constava também a questão da pluralidade dos mundos habitados.

          3. Frank, como o jogo de truco se baseia em apostas múltiplas de três, depois do doze tem que vir o quinze…. 😀 😀 😀

  13. Quando a Igreja se propõe a discutir um assunto publicamente, é sinal que ele já está comprovado e documentado. Fazem isso quando querem evitar uma desmoralização pública. Então antecipam um evento inquestionável, para depois afirmarem: “eu não disse?” Não quero ser mentor de teoria da conspiração, mas vem coisa grande por aí…

  14. Estão falando em conscientização da religião para o mundo moderno e para o progresso da ciência. Escute uma coisa: o responsável pela teoria do big Bang foi de um padre católico e físico. Então, a discussão de ciência x religião inexiste. São preconceitos que tomamos contra a religião.

    Com relação à Inquisição, muita desinformação. A Inquisição foi de uma época de conflito entre cristãos com relação à doutrina. Considerados hereges eram levados à morte por pecado capital.
    Precisamos estudar mais um pouco para não dizer o que a maioria diz. Se você não estudou , não foi atrás, melhor não comentar.

    1. Pois é. Foi isso mesmo. Não entendi o que há de conflito entre o seu comentário e o texto original.

  15. Tenho uma profunda indignação, pra não dizer r.a.i.v.a. dessa coisa chamada religião ! Graças à ela, estamos quase 500 anos atrasados em medicina, tecnologia, artes, literatura, em quase tudo ! Não fosse essa a.b.e.r.r.a.ç.ã.o da natureza, a humanidade, proibida de pensar nessa época, já teria erradicado todas as doenças, alcançado as estrelas e muito mais ! Acreditar em Deus, é algo único, e que a religião, descobriu ser uma ótima maneira de controlar a humanidade !!!

    1. Carlos Gil, mesmo não sendo adepto das religiões, forçoso é reconhecer que a culpa não é delas!

      A culpa recai sobre aqueles que a usam como instrumento de controle sobre uma imensa massa de seres com preguiça intelectual, sem vontade de pensar por sí mesmos.

      A religião não é o fim; é o meio de serem atingidos certos “objetivos”.

  16. Tenho uma profunda indignação, pra não dizer raiva dessa coisa chamada religião ! Graças à ela, estamos quase 500 anos atrasados em medicina, tecnologia, artes, literatura, em quase tudo ! Não fosse essa aberração da natureza, a humanidade, proibida de pensar nessa época, já teria erradicado todas as doenças, alcançado as estrelas e muito mais ! Acreditar em Deus, é algo único, e que a religião, descobriu ser uma ótima maneira de controlar a humanidade !!!

    1. Veja, Carlos, religião não é o mal. O mal é o uso da religião para a dominação, como você coloca. E a religião organizada muitas vezes descamba para isso. Mas não podemos confundir o ato de crer, que faz bem aos indivíduos, com a sanha daqueles que se aproveitam disso para dominar os fracos e oprimidos.

  17. “…e parassem de rechaçar fatos incontestáveis, como a evolução das espécies e o Big Bang”.
    Meu filho, a ciência está perdendo uma testemunha, pq até hoje não se conseguiu provar que a evolução das espécies ou o big bang aconteceram. Lhe desafio a apenas duas coisas: encontrar um espécime do elo perdido no registro fóssil e explicar a complexibilidade irredutível do olho (escolha o mais simples). Se vc conseguir conteúdo científico não filosófico e sem blá, blá, blá, passarei a acreditar piamente nesses dois conceitos que, até o momento, pra mim, são uma religião como qualquer outra.
    Sds.

    1. Edno, você já ouviu falar dos australopitecos? Homo habilis? Homo erectus? Só aí listei três elos perdidos no registro fóssil entre nós e nosso ancestral em comum com os chimpanzés.
      Sobre o Big Bang, você já ouviu falar na radiação cósmica de fundo? Ela só pode ser explicada por um evento de surgimento do Universo, a partir de um ponto pequeno, quente e denso, 13,8 bilhões de anos atrás. Aliás, uma baita descoberta sobre isso está sendo divulgada hoje mesmo! Abraço!

      1. A evidência mais antiga da reprodução sexual em uma planta com flores está preservada em um âmbar de 100 milhões de anos de idade [segundo a cronologia evolucionista], de acordo com um relatório publicado no Jornal do Instituto Botânico do Texas. Sepultado dentro do âmbar está um conjunto de 18 pequenas flores do período Cretáceo, uma das quais estava no processo de criar novas sementes para a próxima geração. As flores estão em condições “notáveis”, segundo pesquisadores da Universidade do Estado de Oregon (OSU), EUA. “Nunca antes vimos um fóssil do Cretáceo que mostra o tubo polínico realmente entrando no estigma”, disse George Poinar Jr., professor emérito do Departamento de Biologia Integrativa da Faculdade de Ciências da OSU. “Essa é a beleza de fósseis em âmbares. Eles são preservados tão rapidamente depois de entrar na resina que estruturas como grãos de pólen e tubos podem ser detectadas com um microscópio.”

        A amostra de âmbar foi descoberta nas minas do vale de Hukawng, no Mianmar. A espécie foi nomeada Micropetasos burmensis.

        O processo de floração preservado no âmbar parece ser idêntico ao processo de reprodução que angiospermas de plantas com flores ainda usam atualmente. Sob um microscópio, tubos minúsculos de pólen podem ser vistos crescendo para fora de dois grãos de pólen e penetrando na estigma da flor.

        Poinar disse que o pólen das flores parece ser pegajoso, o que sugere que foi produzido por um inseto polinizador. “É interessante que os mecanismos de reprodução que ainda estão conosco hoje já haviam sido estabelecidos cerca de 100 milhões de anos atrás”, concluiu Poinar.

        Então, me diga, onde está a evolução ai?

        1. Tá na última frase dele. “É interessante que os mecanismos de reprodução que ainda estão conosco hoje já haviam sido estabelecidos cerca de 100 milhões de anos atrás.” Note que plantas já existiam bem antes disso — meio bilhão de anos antes disso. Mas então algumas delas sofreram mutações e desenvolveram uma nova forma de reprodução — por meio das flores. Como é mais efetiva, foi preservada pela seleção natural. E por isso que nos últimos 100 milhões de anos muitas plantas (ancestrais dessa pioneira) têm se reproduzido por meio de flores. Mutações benéficas são conservadas. Note contudo que a reprodução sem flores não é tão pior — ela fez o trabalho muito bem durante meio bilhão de anos antes do advento das flores, com muito sucesso. Não se tornou inviável e é um ótimo recurso em ambientes onde não há insetos polinizadores, e por isso temos também hoje plantas que se reproduzem sem flores. É tudo muito simples, na verdade. Muito mais complicado seria se 100 milhões de anos atrás um Criador resolvesse produzir florzinhas. Então, 3.000 anos atrás, um pessoal resolve dizer que o mundo foi criado em 6 dias, e que tudo que existe não pode ter milhões de anos de idade, porque a cronologia mítica dos israelitas sugere o mundo tem só 6.000 anos. Essa é a versão incompatível com os fatos. Não a da evolução.

      2. Um dos poucos fatos aparentemente sólidos sobre a evolução humana pode cair por terra por causa de um crânio nanico e um pedaço de maxilar. Os dois foram achados a leste do lago Turkana, no Quênia, e podem indicar que dois dos mais famosos ancestrais do homem moderno, o Homo habilis e o Homo erectus, não são “pai” e “filho” evolutivos, respectivamente, mas sim “irmãos” – duas espécies que descendem de um ancestral comum [sic] e evoluíram de forma independente.

        A conclusão está num artigo na revista científica Nature de 2008. E não é a única reviravolta sugerida pela equipe liderada por Fred Spoor, do University College de Londres. O tamanho diminuto do novo crânio pode indicar que, tal como os gorilas modernos, o Homo erectus tinha uma diferença gritante de tamanho entre machos e fêmeas da espécie. A idéia bate de frente com a imagem que se tinha do H. erectus, hoje considerado o primeiro hominídeo a viver e se comportar de forma significativamente parecida com a do homem moderno.

        Lá se vão os tais “elos”.

        1. Sim, mas isso não muda nada. Já sabemos que vários hominídeos viveram simultaneamente, mas isso não viola relações de parentesco. Só analisando o DNA nosso e dos chimpanzés, já fica provado que temos um ancestral comum (as diferenças genéticas são mínimas). E o cálculo de quanto tempo atrás ele viveu, baseado na taxa de mutações, bate com o registro fóssil. Não adianta ficar com chororô. Aliás, escrevi um texto sobre isso que sairá em breve na Super, indicando que você tem uma boa porcentagem de DNA neandertal. Pode não querer ser neto de macaco, mas de neandertal não tem mais como fugir. 😛

      3. A radiação cósmica de fundo proposta pelo físico Roger Penrose, também afirma que essa radição ocorreu a 300 mil anos e que o atual modelo de Big Bang só faria sentido se antes da formação do nosso universo as “coisas” já estivessem sido postas em seu devido lugar.
        Quem teria coloca tudo em seu devido lugar?
        O modelo atual do universo diz que qualquer variação de temperatura na radiação cósmica de fundo deve ser aleatória, mas o físico afirma ter encontrado círculos concêntricos muito claros dentro dessa radiação, sugerindo regiões onde a radiação tem faixas de temperatura muito menores. Os círculos se encaixam bem em sua teoria, mas não são tão coerentes na teoria padrão do Big Bang.

        Ainda assim, não é possível afirmar que a nova teoria seja mais verdadeira.

        Mas se a matéria já existia ante da matéria, ela é eterna? é Deus?

        Interessante é que alguns pesquisadores e matemáticos mais corajosos também afirmam que três bilhões de anos seja pouco tempo para a “evolução” da vida na Terra até o presente estado, mas ninguém fala disso abertamente por aí.

        1. Eliandro, eu mesmo escrevi sobre esse trabalho do Penrose para a Folha. (Se bobear, foi lá que você leu sobre ele!) É altamente especulativo, porque exige certos pressupostos sobre as leis da física que não estão comprovados. Por ora, o que há de seguro na cosmologia é o Big Bang. O que houve antes é especulação.

  18. Boa parte da biblioteca do Vaticano já está disponível para consulta gratuita pela internet.

    1. Carlos, se vc. acredita que eles vão escancarar os podres documentados, então vá sonhando!

      Só deixarão ter acesso ao que lhe for conveniente.

      Acorde!

  19. O autor deste texto da Uol foi muito infeliz, poderia ter abordado o lado bela da notícia, ao invés de vomitar seu ódio contra a Igreja…desconhecendo ou manipulando a história…Que pena mesmo! Mas vindo da Uol…é só isso que podemos esperar!

    1. Marcos, muito pelo contrário. Elogiei a Igreja por seu avanço na conciliação com a ciência, e critiquei outros grupos cristãos ortodoxos que insistem em brigar com os fatos. Os erros passados da Igreja não devem ser apagados ou esquecidos. Mas o texto festeja o progressismo católico.

      1. Mas vc deveria lembrar que João Paulo II já escreveu sobre Fé e Razão, ainda deu como exemplo um avião, onde cada uma delas correspondem as asas do avião, que não pode decolar sem uma delas, portanto vc está atrasado em relação a conciliação da fé com a ciência.

        1. Não sei onde eu estou atrasado. Defendo justamente isso. Não são incompatíveis entre si, contanto que fiquem cada um no seu quadrado. Exatamente o que JPII disse. Agora, imagine se a asa esquerda quisesse derrubar a asa direita, ou fazer o seu papel, e vice-versa… Sinceramente, peço que leia o que escrevi e veja que não há conflito com o que acaba de expor.

        2. Antônio, se religião e ciência são as asas do avião, o “santo padre” se esqueceu de dizer quem é o “motor” da aeronave… que não voa somente com as asas!!!

          Exemplo pueril para uma questão bem mais complexa! Mas, para os de mente tacanha, soa como uma revelação divina essa comparação infantil!

      2. O texto só festeja aquilo que se aproxima da visão evolucionista. Que eu saiba nada comprova a tal teoria. Não há espécies intermediárias encontradas entre peixes e aves, ou etc. Quem tanto ataca o relato Bíblico, normalmente a aprendeu apenas de ouvir ou ainda, apenas na visão da igreja Católica e suas tantas doutrinas que não fazem sentido à luz da Bíblia. Quem quer que as estude e questione, rapidamente entende que não tem lógica. Mas os dogmas desta igreja não perfazem toda a verdade Bíblica. Antes de atacar, o bom estudante, deve examinar sobre aquilo que deseja falar. por isso Jesus disse: “examinai as escrituras”.

        1. Tudo comprova a evolução. As criaturas intermediárias entre peixes e aves são os répteis. Os mais famosos viveram no Cretáceo, talvez você já tenha ouvido falar. Os dinossauros. Seus descendentes vivos deram origem às galinhas. Já encontraram fósseis de dinossauros com penas. Quer mais intermediário entre réptil e galinha que um dinossauro de pequeno porte com penas?
          Junte-se ao registro fóssil o estudo da genética. Sabemos como os genes se propagam, sabemos que eles sofrem mutações (vemos isso em laboratório) e vemos uma imensa similaridade entre os genes de todas as criaturas — indicando que uma é a outra, noves fora algumas mutações. Não tem segredo, nem mistério. Até mesmo o fenômeno de especiação — em que uma espécie diverge em duas — já foi observado, quando surge uma barreira geográfica que separa duas populações. Sem a possibilidade de misturar seus genes, elas começam a divergir até se tornarem espécies distintas. Isso já foi visto, estudado, catalogado. Não tem chororô. E Jesus era mesmo um sábio. Por isso não falou nada sobre a origem das espécies e concentrou seus ensinamentos na moralidade, que é o espaço adequado da religião.

        2. Eliandro, para afirmar que alguém disse alguma coisa, ou vc. estava lá para ouvir, ou tem que dizer que alguém disse, que alguém disse, que alguém disse, que Jesus, ou qualquer outra pessoa daquela época, disse alguma coisa….

          Confiar numa única fonte é querer demais!

    2. O que o senhor gostaria que se fizesse com uma igreja que impôs e manteve a SANTA Inquisição?
      Acha que merece algum crédito uma igreja que prendia, torturava e matava qualquer um que fosse supostamente considerada herege?
      Bastava uma mulher ter um gato preto de estimação ou que desse um chazinho de ervas para curar alguém que ela era considerada bruxa e ia para a fogueira.
      Acha que alguém sério pode acreditar numa instituição que herdou a mesma intolerância que havia naquela época?
      NÃO! A igreja católica foi e é uma instituição que não merece meu respeito.
      O que se impõe com força não é respeito; respeito se faz por merecer.

        1. Frank, muitas das vezes, eles é quem são “impostos” pelos coroinhas… vale tudo sob o manto do silêncio…

      1. Quando analisamos algo, devemos focar todos os ângulos. Apenas extravasar os ódios, impede uma análise adequada. A ICAR é a maior obra benemérita e de caridade do planeta. Tem seu lado a corrigir, ok, não é negado nem por ela mesma. Mas é venal e injusto focar apenas nos seus defeitos. Ela fez e faz uma contribuição gigantesca em inúmeros campos com orfanatos, escolas, melhoria da qualidade de vida, guia e conforto espiritual e muito mais. Há que ser justo.

        1. João, e sua intenção é justamente focar no suposto “lado bom da igreja”, certo?

          Para ser justo, ao lado das benesses elencadas, porquê foram deixados de lado a tortura, a perseguição, as mortes, os confiscos de bens dos “hereges” (sim, ou vc. pensa que a fortuna da igreja veio do céu?), a imposição da doutrinação religiosa a indígenas, sem respeito a sua própria cultura… e por ai vai.

          Se colocarmos as listas lado a lado, qual será a mais extensa???

          Ademais, para a “representante de deus na Terra” uma única falha nublaria todos os benefícios feitos, pois sendo Deus perfeito, sua representante também o deveria ser.

  20. A matéria fala de busca cientifica de vida extra-terrestre e aparecem um monte de “ufologos” dizendo que a igreja aceitou a verdade… Qual? De trocar um conto de fadas por outro? É obvio que devem existir outras formas de vida no universo, mas achar que elas estão nos visitando desde tempos remotos é ser analfabeto em ciência e praticar o mesmo tipo de “pregação” que um religioso.

      1. Por que “fi”? Se não notou, me referi aos comentários “iluminados” feitos ao artigo…

  21. tudo muito lgeal, exceção feita aos seus comentários sobre ciência e religião entre parêntesis… um tanto acanhados, meu irmão, pra dizer o mínimo… abs

      1. cara, hoje e dia, as duas vertentes caminham a passo acelerado para a sua integração, colocando essa contraposição entre ambas como uma visão já ultrapassada, haja vista, por exemplo, os postulados da física quântica em perfeita sintonia com os ensinamentos espíritas, por exemplo, além da derrocada do deteminismo genético, só pra citar algumas referências…. há hoje farto material dando conta dessa interface entre ciência e religião, mais abundante do que possa parecer… vale a pena pesquisar… abs

  22. Errar é humano, mas matar pessoas por nao seguirem o que lhe é imposto, por defenderem uma visão diferente isso sim é coisa de outro mundo.

    Vejo essa decisão como puro oportunismo !

    1. Concordo plenamente!

      Principalmente agora que alguns cientistas renomados declararam que com o telescópio espacial James Webb, conseguiriam descobrir vida extraterrestre em menos de 10 anos.
      Só estão preparando terreno. 😉

      Mesmo assim, não é a igreja católica que me preocupa, e sim, aquelas igreja$ cujo a fachada sempre tem uma pomba.

      Abraços.

  23. Vida extra-terrestre creio que exista. Neste Universo infinito seria até desperdício e nas circunstâncias em que a Terra foi criada é possível ter acontecido semelhante processo até milhões ou bilhões de vezes. Eu não acredito é que estes seres nos visitaram ou visitam.

  24. Concordo com vc Carlos honda..Parabens Salvador pelos exclarecimentos..comentarios.. Eh, a Igreja esta tendo muitas reformas a partir do Papa Francisco,como podemos ver na mídia..vamos aguardar…abraços.

    1. O Bem Aventurado João Paulo há muito tempo atrás já escreveu uma encíclica chamada Fides et Ratio, que trata exatamente da necessidade que o homem tem tanto da ciência quanto da fé, não coloca as duas num octágono para se gladiarem, mas une as duas no homem!

    1. Já começaram a pintar detalhes. Confirmaram a inflação que se seguiu ao Big Bang com análises da radiação cósmica de fundo. Mais detalhes em breve. 😉

      1. Sarvado meu fio, mas essa tar de radicao cosmica de fundo na faixa de micro ondas ja foi descoberta pelos cumpadres Penzias e Wilson qui cunfirma tudo isso. Inte o teliscopio WMAP ,ja confirmo qui teve as frutuacao quantica e qui logo apois teve o periodo di infracao nus primero 380.000 anos. Meu fio, inte o modelo Lambda CDM ja foi evidenciadu. So farta a sonda Pranck fala otra coisa..ai o bixo pega fio.

        1. Fala não, fio. Hoje um observatório no polo Sul confirmou mais um ponto crucial dos modelos cosmológicos mais populares. 😉

  25. O vaticano iria fazer um bem danado pra pesquisadores que estudam esse tipo de assunto (e outros similares) se liberassem a biblioteca oculta que eles mantem a seculos longe dos nossos olhares… Ia ter tanta coisa a estudar que nem precisariam fazer esses congressos e simposios…

    1. Sobre a indagação de “abertura” de arquivos, os autos do processo de Galileu está à disposição na Biblioteca Vaticana. O fato de o latim utilizar o termo “secreto” não significa que os arquivos não possam ser lidos (claro, mediante a qualificação do leitor, pesquisa, etc.) Em português secretum significa particular, entre outras coisas.

  26. Muito importante. Erros do passado não são corrigidos com meros pedidos de desculpas, mas o simples fato de admitir a possibilidade de existência de vida em outros sistemas é elogiável.

  27. Eu já conversei com alguns criacionistas, e até entendo que eles contestem o Bing Bang, porque afinal ainda tem falhas significativas e outras teorias boas também em discussão. Mas a questão da evolução do homem, eu não consigo entender como eles refutam isto apesar de todas as provas apontarem fortemente nesta direção.
    Com relação ao Big Bang eles sempre vem com aquela máxima. O que vem antes do Big Bang? Quem criou o que havia antes do Big Bang? Ai eu pergunto pra eles, Ok, então quem criou Deus, o que veio antes de Deus, e ai eles desconversam, saem pela tangente. Porque se Deus sempre existiu (ou veio do nada), porque o Universo também não pode, enfim não dá pra misturar mesmo.

    1. Dionisio, creio que o motivo de refutarem as teses científicas se baseia no fato de que não aceitam outra causa para os eventos do universo, senão um Criador.

      Criacionistas insistem que o Criador tem e deve estar comandando cada evento no universo, desde a explosão de uma supernova, ao simples cair de uma folha.

      Não lhe é permitido pensar (sim, pois alguém já fez isso por eles) que, mesmo aceitando o Criador, os eventos podem se suceder sem a “mão” dele guiando tudo.

      Para os tais, seria como rolar uma bola de nove montanha abaixo, e ir modelando a bola a cada momento; em vez de deixa-la rolar e ver como ela fica, no final.

      Quer ser amigo deles? Defenda suas idéias, mas coloque um Deus por trás delas… vai estar tudo certo!!!

  28. Nesta semana eu estava viajando e resolvi ligar o rádio. Sintonizei por longo tempo o programa do multibilionário dono de uma igreja multinacional que todos os brasileiros conhecem muito bem.
    Ele estava fazendo uma pregação sobre o rei bíblico Josafá. Por longo período falou da passagem onde Josafá une o povo contra um inimigo externo e fazem orações.
    Depois de enormes elogios ao rei Josafá, começou uma pregação assim: “imagine você se o Brasil todo estiver exclusivamente sob o comando de um único homem de Deus”.
    E continuou uma pregação de indução aos fiéis da igreja dele para elegerem um religioso (presume-se que ele mesmo, sem citar-se ) como governante absoluto do nosso país.

    Poder absoluto = corrupção absoluta.

    Por este motivo a frase: “Ciência e fé não são mutuamente exclusivas, e nenhum dos lados deve temer o outro, contanto que cada um aceite ficar no seu quadrado”, é verdadeira do lado da Ciência, mas basta ver a História, para certificar-se que em todos os tempos e em todos os lugares a Religião buscou, busca e buscará o poder ditatorial absoluto.

    A única solução é a Educação associada à Liberdade e ao enriquecimento do povo, quando então cada um poderá escolher suas verdades e fé sem o sufoco escravizante de crenças de exclusiva finalidade de domínio, controle e poder em proveito próprio.

  29. Com certeza esse forum não irá trazer nada de novo. Simples frases como talvez, pode ser, é provável, etc, etc. Dá até para os participantes fazerm uma cartela de bingo com as palavras chave e ver quem acerta primeiro

  30. Na quinta-feira assisti ao primeiro episódio da nova série COSMOS (apresentada agora pelo Neil deDegrasse Tyson) e a história do Giordano Bruno foi bem relevante para o programa. Excelente Cosmos!

  31. Interessante e curioso.
    O primeiro episódio da nova série “Cosmos”, apresentada pelo Dr. Neil de Grasse Tyson, trouxe exatamente a história do Giordano Bruno, para exemplificar a evolução das ideias sobre o Cosmos.
    Que soprem os ventos da mudança!!!

  32. Parabéns pelo texto Mensageiro Sideral, seu texto é uma ótima feramenta para ajudar a derrubar a mumia do senso comum de que religião e ciência são inimigas mortais é claro que alguns se recusarão a reconhecer apesar dos fatos como este seu texto e inúmeros outros exemplos…

  33. A Ciência e a Fé poderão sim, ser compatíveis. Creio que a fé não passa de uma força misteriosa que emana de nossas entranhas, apresenta-se com mais veemencia em certas circunstâncias. Não deixa de ser embalada pela força do DIVINO sendo este, um verdadeiro rojão de enégia que hage e produz resultados inésplicaveis – capaz transforma o status cor em situações inusitadas….
    A ciência se debruça a aplicar regras equacionais visando um resultado aritmético objetivando justificar e explicar fatos existenciais da vida terrena e do cosmo. Sempre, em observância aos fatos reais, históricos e universais.

    1. José, me permito discordar de sua afirmação, uma vez que a religião se fundamenta na fé, e busca dar conforto não material aos seus seguidores.

      A ciência se funda na lógica e na razão, e busca explicar fenômenos que acontecem, sem lhes atribuir causa ou efeito sobrenatural.

      Logo, penso que nunca terão compatibilidade. Mas podem caminhar juntas, cada uma dentro de seus limites de atuação, no intuito de cada vez mais se esclarecer as dúvidas que temos.

      Isso, se pudermos afastar os fanáticos que existem em ambas…

  34. Ô Salvador…Mas porque é que você coloca uma reportagem destas aqui….Agora a gente vai ter que aguentar criacionistas pelos próximos 200 posts…rsrsrs

    1. Acabei de ler uma biografia sobre Giordno Bruno. Estou à vontade para falar dele. 😉

    2. Sr. João, o artigo citado é “patrocinado” pela “santa” madre igreja… logo, vai defender suas atrocidades com unhas e dentes.

      Ademais, fonte única é igual a fonte nenhuma… arrume outros artigos que defendam seu ponto de vista, de fontes independentes e objetivas.

      Ai a conversa ficará interessante!

  35. Salvador, você acredita que possa existir vida extraterrestre certo? Em que região mais próxima possível você acha que ela existe? ( E fala logo o que é aquilo de distúrbio poqrue dependendo não vou nem trabalhar mais!! 🙂

    1. Acho que existe vida relativamente perto, digamos, cem anos-luz. Vida inteligente, não saberia chutar.

  36. Deve ser por isso que ontem choveu até granizo. É aquela história, por um lado a gente fica até que feliz e pelo outro fica meio “esmola demais o santo desconfia”.

  37. Giordano Bruno não foi condenado em razão de idéias científicas. Giordano não era cientista, mas um ocultista e “herege”. Foi condenado (infelizmente, claro) por suas idéias religiosas como negar a divindade de Cristo e a trindade.
    Essa é a posição consensual entre os historiadores da ciência.
    A questão do Galileo também foi muito mais complexa do que se pensa. Sobre Galileo, Bruno e outros mitos da relação entre ciência e religião, sugiro a leitura do livro “Galileo Goes to Jail and Other Myths about Science and Religion”, no qual 25 dos maiores historiadores da ciência esclarecem vários desses mitos.
    Abraço.

    1. Houve diversas acusações contra Bruno. É fato que a defesa do Universo infinito foi talvez a menos relevante para a condenação, mas estava lá na lista. Ademais, Galileu foi condenado tão somente por defender Copérnico…

      1. Perdoe-me, mas achei que seu texto não passou essa ideia de menor relevância. Até a versão caricata (e bastante criticada, pois cheia de inverdades) do novo seriado “Cosmos” reconheceu que Giordano Bruno não era um cientista.

        Perdoe-me, mas acho que faz uma simplificação do “Galileo affair”. O Galileu se recusava a tratar sua hipótese como tal. Tratava como fato sem ter as evidências para tanto (se acertou no principal – a defesa do heliocentrismo, também errou em outras como negar a influência lunar nas marés).
        Repito que é uma questão complexa e sugiro novamente a leitura do livro “Galileo Goes to Jail” editado pelo grande historiador da Ciência Ronald Numbers (com a participação de outros 24 grandes nomes da área). Outros mitos como o flat earth myth (falsa ideia de que os homens da idade média achavam que a terra era plana e que, posteriormente, na época de Colombo, tinham medo que ele cairia num abismo e coisa do tipo) também são refutados no livro.

        Abraço e obrigado pela resposta.

        1. João, adoro um bom debate. Obrigado por responder. Nunca disse que o Giordano Bruno era cientista. Aliás, cientistas não existiam naquela época. O primeiro a aplicar o método científico de fato foi Galileu. Bruno era um filósofo e pensador, como está no texto. E foi perseguido por isso. Galileu apresentou Copérnico como hipótese, mas usou o livro para demonstrar sua veracidade. Não simplifiquei seu caso. Só não entrei nas minúcias. Mas ele foi efetivamente condenado por afirmar que a Terra girava em torno do Sol, supostamente contrariando as Sagradas Escrituras.

          1. Salvador, o João tavares está com a razão. Toda vez que vejo falar de G. Bruno, ele é condenado pelo que eventualmente acertou. Mas ele foi realmente condenado por razões teológicas e políticas muito mais sérias e relevantes para a época. É até provável que nem fosse condenado se falasse apenas de outros mundos. Galilei foi condenado muito mais por razões políticas – a Igreja pretendia (e mais ainda depois da reforma protestante) ser dona da interpretação da bíblia. E vem Galileu fazendo interpretações. E nunca foi realmente preso ou deixou de receber subsídios. Prisão domiciliar numa Vila para um idoso, tratado pela filha monja, na Toscana, parece um paraíso sonhado por muito mensaleiro. Foi nessa prisão que escreveu seus livros mais importantes. Naquela época, alguns astrônomos importantes eram religiosos católicos. O Clavius, cratera lunar, entre eles. Está certo que a Igreja cometeu um grande erro, coisa que a gente só aprende fazendo e vendo depois. Custou a engolir, mas aprendeu e não cometeu o mesmo erro com Darwin. Nem comento sobre o que estão fazendo outras pequenas igrejas…
            Outra curiosidade – o atual Observatório do Vaticano, administrado por astrônomos jesuítas, fica no Arizona, perto de onde é o tal congresso.

          2. Beto, começando pelo Galileu, o cara já tava doente quando teve de ir à Roma enfrentar o julgamento. E a “generosidade” da Igreja só apareceu depois que ele recantou suas “heresias”. Sem dúvida que ele terminou seus dias melhor que numa cadeia moderna, mas ainda assim foi calado e encarcerado. Até os mensaleiros podem sair da cana para trabalhar. Ele não.

            Sobre Bruno, veja uma lista das acusações contra ele e note que a pluralidade dos mundos figura nela:

            holding opinions contrary to the Catholic faith and speaking against it and its ministers;
            holding opinions contrary to the Catholic faith about the Trinity, divinity of Christ, and Incarnation;
            holding opinions contrary to the Catholic faith pertaining to Jesus as Christ;
            holding opinions contrary to the Catholic faith regarding the virginity of Mary, mother of Jesus;
            holding opinions contrary to the Catholic faith about both Transubstantiation and Mass;
            claiming the existence of a plurality of worlds and their eternity;
            believing in metempsychosis and in the transmigration of the human soul into brutes;
            dealing in magics and divination.

            Está na Wikipedia, tirada de FIRPO, Luigi. Il processo di Giordano Bruno, 1993.

          3. Existiam cientistas. Acho anacrônico não considerar cientistas os grandes estudiosos da natureza antes da propagação do chamado método científico. Arquimedes não era cientista, Kepler não era? Talvez não num sentido muito estrito que entendo, mas pessoalmente considero injusto .
            O problema é que Bruno não era um cientista nem num sentido amplo. Suas idéias eram religiosas. Abraçou um tipo de hermetismo. Copérnico, Kepler, o próprio Galileu, Maestlin, todos possuíam visão diferente (em relação á época) sobre o Cosmos e ninguém foi queimado (nem o Galileu).

            Mas, lógico, bom dizer que ninguém merece ser queimado por defender heresias religiosas. Claramente a Igreja (que motivou a condenação) e as autoridades civis (quem queimou o Bruno) cometeram uma grave atrocidade.

            O problema de Galileu foi afirmar sem provas para tanto. As provas apenas surgiram muito tempo depois.

            Enfim, obrigado pelo cuidado e resposta rápida. Também gosto de um bom debate.

            Celebro sua afirmação quanto ao não conflito entre religião e ciência. Sou católico e admirador da ciência (sim, defendo a evolução das espécies (jamais condenada pela igreja) e o big bang – este primeiro proposto por um padre católico chamado Georges Lemaitre).

            Permita-me uma última opinião. Apesar de percalços e erros (a condenação de Galileu foi um erro, claro), a Igreja Católica teve papel importantíssimo no desenvolvimento da ciência moderna. O método científico como conhecido hoje se desenvolveu inicialmente nas Universidades (a Igreja inventou as universidades) cristãs através de figuras como Robert Grosseteste e seu discípulo Roger Bacon. Claro que isso foi fruto da influência e herança dos gregos. A ciência não tem um só pai. Mas não podemos cair no erro de considerar que a Igreja era inimiga da ciência. A própria expressão “idade das trevas” está praticamente morta entre os historiadores, pois, seguindo a tradição anterior grega, os pensadores medievais (educados na igreja – muitos eram padres) construíram as bases para a construção da ciência moderna.

            Abraço e novamente agradeço pela atenção.

          4. João, a Igreja teve um papel fundamental em muita coisa, até porque era muito poderosa. Quem tem poder, molda o mundo. Então você vai encontrar sinais de sua atuação em todos os ramos da civilização ocidental, entre eles a ciência. A pergunta (totalmente hipotética, claro) é: será que a Igreja não poderia ter ajudado bem mais com uma política de liberdade de pensamento e separação clara entre mundo natural e mundo espiritual? Abração!

          5. oão, a Igreja teve um papel fundamental em muita coisa, até porque era muito poderosa. Quem tem poder, molda o mundo. Então você vai encontrar sinais de sua atuação em todos os ramos da civilização ocidental, entre eles a ciência. A pergunta (totalmente hipotética, claro) é: será que a Igreja não poderia ter ajudado bem mais com uma política de liberdade de pensamento e separação clara entre mundo natural e mundo espiritual? Abração!

            Talvez. Mas será que não estamos julgando aquela época com os valores atuais? Será que isso é justo? Afinal, não podemos esquecer que foi nesse ambiente que se desenvolveu a ciência moderna. Por que não se desenvolveu na China, onde não havia cristianismo? Enfim, são questionamentos interessantes. Considero encerrado nosso debate. 😀 (tenho que trabalhar! :D)
            Estou plenamente satisfeito, pois você permitiu que explicasse claramente minha visão. Obrigado novamente pela educação e pelas respostas.
            Forte Abraço.

          6. A lista dos “crimes” de Bruno é extensa e a maioria, sozinhos, o levaria a fogueira. Em Roma. em Londres, em Genebra ou na Alemanha. Acho, não tenho certeza e nem sei se é possível mesmo saber, que se fosse só a infinidade dos mundos ele passaria por ” esquisito”, apenas. Ou talvez tivesse seu livros queimados. É, aparentemente, uma heresia bem menor que as outras. O grave está em salientar suas afirmativas sobre o Universo como “A” razão de ter sido queimado. O Cosmos também deixa esta impressão e fiquei com um pé atrás com o programa. Como sou agnóstico acho que fica meio chato ficar aparentemente defendendo o catolicismo. Mesmo porque sou contra alguém ser perseguido por suas ideias, imagine queimado!

          7. Sim, o Bruno era controverso, e essa era sua maior qualidade. Um livre pensador, em meio à opressão que antecedeu a revolução científica. E os “crimes” de Bruno não produziram perseguição nem entre os calvinistas na França, nem entre os anglicanos na Inglaterra. E olhe que o cara publicou muitas de suas visões “heréticas” nesses países. Até mesmo Roma tinha dúvidas em despachá-lo para o além, o que é evidenciado pelo longo tempo de julgamento — sete anos! Eles morriam de medo de transformá-lo em mártir. Mas foi o que fizeram. Eu, como você, sou agnóstico. E em nenhum momento tive a intenção de denegrir a Igreja no texto. Muito pelo contrário, a ideia era mostrar a evolução! O “quem te viu, quem te vê” é o bacana. E admito que, depois de muito ler sobre Bruno, sou fã dele e do que ele representa. Especificamente sobre a pluralidade dos mundos, ela foi citada em seu julgamento como uma das heresias pelas quais foi condenado. Decerto não era o que mais incomodava a Igreja, até porque, como já disseram em outra parte, era só uma especulação filosófica — diferentemente de Galileu, que se pôs a *provar* o copernicanismo. Mas juntaram na lista, então não é errado dizer que ele foi condenado por isso (também).

    2. Adorei isso que vc disse Leonisio. A ignorancia sobre a historia ou a aceitação superficial do que acham que aconteceu tem sido carvão para falarem da Igreja.
      E esta, com certeza, sempre está vivendo dentro de seu contexto, não obstante erros de seus filhos que se deixam seduzir pelo mundo. Sim, aconteceram erros, mas não são do tamanho e forma apregoados. Se vai escrever uma matéria, tenha conteudo ou mantenha apenas a escrita num nível informativo e não opinativo e talvez até tendencioso.
      Abraço

      1. Paula, a Igreja cometeu crimes hediondos no passado. Nem a própria Igreja disputa isso, e o papa já pediu desculpas pela condenação de Galileu. (Quem sabe um dia chega a vez de Bruno também.) O texto, contudo, celebra o progressismo atual dos católicos, surpreendente em face do passado nefasto. Mas a ideia é aplaudi-los, não criticá-los. Haja vista que critico os cristãos ortodoxos de outras igrejas, não os católicos. 😉

      2. Você só conhece a história do Bruno, ou está se fazendo de advogada da igreja?
        Não se ancore somente no caso de Bruno pra defender a igreja não minha querida, a história está recheadíssima de eventos discaradamente contrários aos pensadores da época, filósofos, alquimistas, ocultistas, etc. Enfim, tudo que viesse a trazer riscos a crença das ovelhinhas eram “deletados”.

      3. Paula de onde saiu a informação de que os erros não são do tamanho que foram apregoados?

        A inquisição foi apenas uma conversinha de caserna??

        Defenda sua crença, mesmo que torta, mas, por favor, não negue os fatos que a história registra!!!

  38. Nada como ” Um século após o outro.” As religiões preci-
    sam se conscietizarem que o conhecimento não pode ser
    Cristalizado. Ele é progressivo. Aliás, no universo, a única
    Coisa imutável é a mudança.
    Não concordo quando você diz que os criacionistas ( esta
    Palavra me dá arrepios! ) Rechaçam a evolução e o Big bang. No máximo eles esperneiam como crianças birrentas
    Parabéns ao Papa Francisco, que entendeu que os “fiéis”
    Não estão engolindo goela abaixo os dogmas absurdos.
    Se ficar comprovada a vida em outros planetas, será feita
    Uma reforma ( atualização ) da bíblia ? Você poderia dar
    Algumas idéias ….

    1. No p´roprio Evangelho Cristão, há uma passagem de entendimento inequívoco que Jesus, o Cristo afirma: “Há muitas moradas a casa de meu Pai”. Para quem tenha olhos e ouvidos, não há nada mais a acrescentar …

      1. Mas, Fernando, o contexto em que ele diz é outro. Jesus nada fala sobre alienígenas. Aliás, nem faz sentido falar em alienígenas num mundo dominado pelo geocentrismo, como o que existia naquela época…

          1. Ele estava falando sobre a redenção de seus seguidores, dizendo que todos eles encontrarão morada no Reino dos Céus. Eram muitas casas para almas humanas. Não planetas para alienígenas. Até porque não se pode confundir o Reino dos Céus religioso com o céu físico. Não é como se Deus morassem em Saturno ou algo do tipo…

        1. Parabéns Salvador!! Eu não acredito que alguém possa interpretar esta passagem das muitas moradas como moradias em outros planetas! Isto é demais! Pelo que vejo você entende bem de muitos assuntos, inclusive da bíblia. Agora, sobre o seu artigo, na minha opinião, a igreja Católica nunca deveria ter se intrometido na vida de pesquisadores do que quer que sejam, mas realmente no passado ela tinha essa função de se meter em tudo e poder até de condenar à morte. Hoje talvez por ela ser também um Estado, ou um país, daí o fato de efetuar essas pesquisas, e quem sabe mandar satélite para o espaço, coisas desse tipo. Mas não há nada de estranho nisso, em se tratando da Igreja Católica, pois como eu disse ela é um Estado e muitas coisas aiinda virão dela e o ecumenismo é uma delas. Seria muito estranho mesmo é se outras igrejas como a protestante, ou até mesmo outras religiões como islamismo, judaísmo, etc partirem pra esse lado. Isso não é sequer um assunto a ser tratado dentro de uma igreja. A Torá e a Bíblia não falam nada contra o fato de haver ou não vida em outros planetas ou sistemas estelares. Deus não se preocupou em nos dizer sobre isso mas não há nada que impeça pesquisas desse tipo também. O universo está ai pra isso mesmo, cheio de mistérios para que o homem vá com sua curiosidade, em busca de grandes descobertas, pois é tudo mesmo muito interessante. As demais igrejas só poderiam opinar, se questiionadas forem, a respeito do assunto. Eu particularmente creio que haja vida somente na terra; minha opinião. Mas se os cientistas a descobrirem em outras partes quem sou eu pra contradizer! Parabéns pelo seu trabalho e desejo-lhe sucesso!!

      2. Os maiores problemas enfrentados por nós, habitantes do planeta Terra, é nosso orgulho e nossa arrogância que nos impede de aceitar que exista vida em outras “moradas na casa do Pai”, mais aperfeiçoadas e avançadas e que nós ainda vivemos a ignorância quanto ao conhecimento do Evangelho, vivido e exemplificado por Cristo. A Mensagem do Cristo não era para aquela época e sim para os dias atuais em que a humanidade está mais receptiva e mais desenvolvida.

      3. Fernando, essas moradas poderiam bem ser cavernas, no passado; edifícios de apartamentos no presente e planetas, no futuro.

        Realmente, só que não quer não vê… que é tudo chute.

        Se o texto se referia à exoplanetas, porquê será que se esqueceram de deixar as coordenadas espaciais de suas localizações, já que sabiam de suas existências?

    2. Não se preocupe. Se ficar provada a vida em outros planetas os religiosos irão dizer que estas “verdades” já estavam no livrinho magico deles e que eles sempre souberam.

    3. No último domingo do tempo comum a Igreja celebra a festa de Cristo Rei do Universo, e não apenas da Terra, é verdade que na Idade Média não se pensava assim, como é verdade que um dos maiores filósofos grego debochava de quem acreditasse que a Terra não era centro do universo, esse filósofo era Aristóteles, todo mundo erra, mas não perdem a grandeza dos acertos.

      1. Se você errar no começo da construção de uma casa (alicerce) dificilmente ela se manterá de pé quando pronta, não importa o quanto se acerte no acabamento.

        O mesmo vale para estas explicações sem sentido!

  39. Os escritos mais espetaculares que já li até hoje, sobre vida fora da terra são aquelas descrições sensacionais contidas na Bíblia. Fico fascinado com as descrições feitas de forma natural, sem o objetivo de provar cientificamente de onde eles vieram, até porque os viventes daqui, naquela época tinham interesses muito específicos nas relações. A verdade é que fico muito feliz ao ver a Igreja Católica avançando nesse campo. Quem vai chegar a hora em que possamos compreender que o projeto traçado seja mesmo perfeito para a evolução humana e que quebrar os dogmas seja compreende-los e coloca-los em prática de forma mais consciente. Esses seres existem, vieram aqui e ficou em boa parte registrado. Nos falta a humildade de reconhecer que o projeto de vida deixado aqui por eles é perfeito. Mas, o pecado “original” dos aborígines impediu um melhor aproveitamento dos ensinamentos para nossa evolução. Pena foi “eles” não terem podido continuar o projeto presencialmente. Desejo muito sucesso e compartilhamento entre os participantes, Amem.

    1. concordo com vc. Ainda ontem revi o filme Presságio cujo desfecho é sensacional. Fomos colocados aqui por uma civilização avançada e quem sabe um dia façamos o mesmo quando a nossa evoluir.

    2. Compartilho e comungo com o que disse o Sr. Luiz Carlos de Oliveira. A nossa ciencia está há muito tempo atrás de provas da exitencia de vida fora do nosso sistema solar e a Igreja parada no tempo. A biblia fala realmente da presença Extra-Terrestre já no Novo testamento com a presença de anjos e do Próprio Jesus que não era terreno.
      Será tão dificil enxergar Isso?
      Paz a todos.

          1. Não precisa ser muito inteligente pra distinguir – algo espiritual, ( que não existe) com a busca por novas vidas ( vida material tá? )

      1. Joel, respeitando sua opinião, penso que isso seja distorcer a narrativa, não explicá-la.

        Se Jesus era ET, então porquê isso não fica explicitamente claro na bíblia? E se for, de onde ele veio?

        Anjos são ETs? Então, porquê não ter deixado isso claro, em vez de jogar algo vago, que muda de sentido com o passar do tempo?

        A única coisa que a bíblia acertou foi não fazer nenhuma afirmação conclusiva e definitiva. Nela, nada é; tudo pode mudar, tudo pode ser.

        Assim, quem a escreveu tomou o cuidado de permitir que ela fosse “ajeitada” com o passar do tempo, pois já sabia que nada do que estava ali era a verdade “verdadeira”… muita coisa mudaria!

    3. Só um adendo, meus caros. Os seres extraterrestres não nos só visitaram e nos criaram, mas ainda hoje nos visitam e acompanham sua criação. Hoje talvez não sejam exatamente esses “anjos” da Bíblia a nos visitar, que, segundo a bíblia, em muitas vezes se misturaram com os terrestres, viveram entre eles e até tiveram filhos, mas o fato é que a ufologia moderna está pilhada de casos inexplicáveis à vista da ciência acadêmica. O que falta é coragem de muitos cientistas para encarar os fatos, pois muitos países – inclusive o Brasil – já começaram a soltar seus “arquivos X” militares sobre o tema. Só a FAB já enviou ao Arquivo Nacional, em Brasília, mais de 4.000 páginas de documentos ufológicos quentíssimos, incluindo a “Operação Prato” e a “Noite Oficial dos OVNIS no Brasil”. Interem-se sobre o assunto e descubram a hipocrisia que rola nesses meios, quando se fala em vida extraterrestre inteligente.
      Um abraço a todos.

      1. Fernando, dois detalhes: se ETs existem, porquê não se apresentam à toda humanidade, e acabam com as discussões a respeito de sua existência?

        Segundo, só por “não identificado”, tem que ser necessariamente extraterrestre? Não poderia ser apenas terrestre, mas ainda não conhecido?

    1. Aaaaah, isso é por causa do sumiço da aeronave na Ásia… Essasintromissões alienígenas devem se tornar mais frequentes, e aí eles vão ter que abrir o leque daquilo que ELES SEMPRE SOUBERAM… kkkkkk 😀

  40. A serie de documentários COSMOS está sendo reapresentada novamente, e nesse final de semana contou exatamente a estoria do Giordano Bruno.

    1. A material é muito interessante, mas é importante também as pessoas se darem conta que a igreja de 400 anos atrás era outra, a igreja é feita de pessoas, e as de hoje não podem ser responsabilizadas pelos erros das pessoas do passado (referindo-se aqui a execução de Giordano Bruno).

      1. Sem dúvida. O texto celebra exatamente isso! O atual progressismo da Igreja, face a seu passado obscurantista! 🙂

          1. Salvador ,com esse nome com certeza seus antepassados, concordaram com a sentença de Giordano Bruno.Agora uma verdade absoluta todas as estrelas são as sementes de novos big bang.Assim sendo não temos um universo mais varios ,com outros para dar a luz.

        1. “quem nunca errou que atire a primeira pedra”

          lindo trecho, porém não faz parte do texto original do evangelho, aparecendo pelo primeira vez na tradução do Rei James.

          1. Como assim? Rei Tiago (James) quanto? De onde? Tens provas ou é só conspiração? Até onde me consta, todas as bíblias atuais tem seu texto traduzido da vulgata.

      2. A Igreja deveria se preocupar com os problemas existentes na Terra:
        fome, miseria, guerras, exploração humana,etc, etc e não desviar o foco para o imaginário.

        1. A Igreja é responsável pelo bem-estar espiritual de seus seguidores. Sua função não é acabar com a fome e a miséria, mas suprir o ser humano com o que ele precisa. “Não só de pão vive o homem”, já dizia um certo líder espiritual que você talvez conheça… 🙂

        2. Se você não sabe a Igreja Católica é a maior obra filantrópica do mundo! Se liga, se orienta mais antes de sair falando merda.

          1. A maior entidade filantrópica do mundo se chama Maçonaria. A igreja rouba 10 e devolve 0,1, só pra enganar.

          2. Bancado pela doação dos seus seguidores, que também é utilizada para bancar toda a riqueza que a Igreja possui.

            Não podemos culpar uns pelos erros dos outros, mas não vamos esquecer que a Igreja, até muito bem pouco tempo atrás, pregava que era perfeita (Papa era a representação de Deus na Terra).

          3. Luiza, é filantrópica, de certo modo: a igreja adora dividir O QUE É DOS OUTROS, e ficar com uma parte; agora, quando chega a hora de dividir o que é DELA, passa fora…

            O que é meu, é meu! O que é seu, é nosso!

        3. Os problemas existentes na terra, tem a origem no campo espiritual, mental, astral e assim por diante, quando voce resolver o problema mental, automaticamente resolverá no campo físico, nós somos espiritos vivendo uma experiencia humana, não somos daqui e não ficaremos aqui, dependendo da sua evolução irá para dimensões mais sutis, devemos deixar a terceira dimensão e admitir a existencia de outras é complexo para explicar em poucas palavras devemos pensar mais além…abraços ótimo dia a todos

        4. Concordo. Deixe eles procurarem nós. Temos tantos problemas miséria, crime falta de emprego. Ainda vamos atrás de mais problemas. Ah gente precisamos de solução aqui na terra.

        5. Desviar o foco para o imaginário???

          Não foi a igreja que nasceu do imaginário, kkkk??

          Quem acredita que a raça humana veio de um homem tonto que tinha uma mulher do sovaco peludo, e enganada por uma cobra falante – não usa a imaginação?????

          1. Você deveria estudar História de Israel e entender os tipos de literatura usada por eles, a partir daí você poderá entender a Sagrada Escritura.

          2. Bom mesmo eh a história que nosso planeta foi feito em 1 semana a pouco mais de 6000 anos …. Super bíblia !

        6. Para isso a Igreja além de suas obras assistenciais, trabalha também em ações como Campanha da Fraternidade.
          Temos que ver também nossa parcela de responsabilidade noa questão das desigualdades do mundo. Por si só a Igreja não resolve nada, se as pessoas, religiosas ou não, não façam também a sua parte.

          1. Elizabeth, aí é que está o cerne da questão: alguém nega que a igreja (minúsculo, mesmo!) tenha incalculáveis posses?

            Então, para que ficar pedindo aos outros, para entregar (teoricamente) aos necessitados, retirando sua comissão, claro…

            Porquê não meter a mão no próprio bolso e entregar, em ver do bolso alheio?

        7. O que a Igreja Catolica fez na inquisiçao, ja pediu desculpas. Realmente ela eh outra, moderna e com seus valores mas reforçados. Ora qual o problema da Igreja promover a busca de extraterrestres, quanto ver os problemas da fome ela esta trabalhando a mais tempo do que pensamos, existem pastoras, vicentinos que cuidam dos pobres e dos necessitados, dos doentes inclusive da AIDS, maes solteiras,antes de falar conheça a Igreja Catolica, conheça-a ela esta aberta para todos e se tiver duvidas, procure o paraco da sua Igreja mais proxima. Quero te lembrar que a Igreja Catolica tem apenas 2014 anos e existem milhares pelo mundo todo, acho que realmente se ela pode ajudar a ciencia eh pque acha que agora eh a hora, e que o mundo esta precisando de auxilio neste aspecto. PAZ DE JESUS.

          1. Exato! A ideia do texto era mostrar como os valores da Igreja evoluíram, e como outras correntes cristãs precisavam seguir esse mesmo caminho. Pena que o pessoal não se permitiu ver isso, só porque citei um fato histórico incontestável (de que a Igreja, no século 16, queimava na fogueira quem tivesse ideias incômodas).

          2. Ué, mas e quanto a infalibilidade papal? Segundo essa doutrina, que é fundamental para a Igreja, o papa não erra e jamais poderia errar por estar sob inspiração do Espírito Santo. Ora, pela lógica há uma incoerência.. Como a Igreja poderia pedir desculpas e reconhecer um erro se a Igreja não pode errar??
            Ou existe hipocrisia ou mentira..

          3. A infalibilidade papal já caiu também. A Igreja evolui. Esse era o tom original do artigo. Poucos entenderam.

          4. Concordo que a igreja tem realizado um serviço inestimável de auxilio aos necessitados e que ela tem mudado radicalmente sua postura incontestável, e que Deus permita que essa mudança continue.
            Dizer que a igreja existe há 2014 anos é um grande erro pois a igreja surgiu cerca de 300 anos depois de Cristo. A verdadeira doutrina de Jesus na sua forma pura e verdadeira existiu até por volta do ano 300.
            Quando o imperio romano aderiu o cristianismo como religião oficial do império pelo imperador Constantino, surgiu a Igreja Católica. Antes disso ela não existia. Cristo não fundou igreja nenhuma. A igreja que ele edificou sobre Pedro é referente ao templo interior de cada um.
            E foi nesse concilio de Nicéia que surgiu a igreja e que por causa da esposa de Constantino, baniu-se a reencarnação dos ensinamentos cristãos.

          5. Vera: “O que a Igreja Catolica fez na inquisiçao, ja pediu desculpas. Realmente ela eh outra, moderna e com seus valores mas reforçados.”

            Então, ficou tudo certo, com as “desculpas”? Vamos esquecer tudo e seguir em frente, como se nada tivesse acontecido?

            Nem se a igreja implorasse por um zilhão de desculpas, a conta não fecharia!

            Os mortos não podem mais reclamar, mas se pudessem, será que concordariam?

            Seria o mesmo que os nazistas se “desculpassem” pelo holocausto, e os judeus e suas famílias que engulam a falácia.

            Não se pode, jamais, esquecer as atrocidades cometidas, seja por uma; seja pelo outro! Só a lembrança das barbáries, jogadas eternamente na cara dos bárbaros, poderá prestar uma simplória homenagem aos que se foram na garras deles.

            O mínimo que se pode fazer por tantos desconhecidos é sempre jogar na cara dos torturadores suas vergonhas!!!

          6. Em 1º lugar salvador, a igreja não queimava quem tinha ideias incomodas, mas quem era ou se dizia católica e pregava coisas contrárias que iam contra o bem estar espiritual e até físico de seus fiéis. Não bastava ser um neoateuzinho de facebook que diz ter a ciência que prova que Deus não existe nas mãos para ser condenado. Bruno não foi queimado pela ciência e nem pela afirmação do heliocentrismo, mas sim pela suas obstinação em matéria de fé, isso comprovadamente nos registro do julgamento e nos seus próprios escritos. Acho que sabe que a inquisição começou por conta dos cátaros que pregavam algo totalmente alheio ao cristianismo e que a longo prazo poderia significar a extinção da espécie humana, eles eram totalmente anti-materiais, ou seja, tudo que é matéria é ruim, casamento e gravidez por exemplo, por perpetuar a matéria era algo abominável a eles. Por isso muitas vezes mulheres gravidas eram coagidas a não deixarem seus filhos nascerem ou sofriam violência por conta disso, e isso eram em inúmeros casos, estava virando uma pandemia, pense em rituais de suicídio coletivo e multiplique por um número infinitamente maior. Essa é uma das piores, mas houveram outras heresias que ameaçavam não só a igreja, mas as pessoas em geral. Uma delas que infelizmente gerou frutos, foram as loucuras de lutero. Temos milhares de denominações que não representam o cristianismo que começaram a surgir e criar suas próprias doutrinas humanas embasadas apenas no que entendem da biblia (algo preservado por milenios pela Santa Igreja) porque um dia um monge maluco disse “vou criar uma igreja, porque essa aqui é feia, boba, e não me deixa pecar sem que isso fira minha consciência.” começou fazendo como muitos fazem, acusam de crime da igreja, aquilo que é apenas do homem. Pois as tais indulgencias vendidas e outras desonestidades eram promovidas por um monge, e não pela Igreja, Deus é quem as concede, a Igreja só usa da sabedoria pluri secular para guiar seus fieis a como consegui-las por obras próprias, coisa que lutero condenava. Nem por isso ele foi queimado. Muitos dos queimados também eram queimados deliberadamente por pessoas poderosas que sequer deixavam seus adversários aos quais eles estavam condenando terem direito a apelar ao papa, evidentemente para que morressem o quanto antes e suas vinganças se concretizassem. Pessoas que usavam a Igreja para fazer sua própria justiça, e isso não é erro da Igreja, é erro humano. Teve também as “bruxas”, bom, se for pesquisar em fontes primárias e sérias, verá que uma esmagadora parte destas julgadas tinham envolvimento com bruxaria e matavam crianças em seus rituais, comprovadamente. A inquisição que invalidou a tortura como método de investigação. A inquisição em vários lugares passou décadas sem torturas ou execuções, além de mais dava a chance da pessoa reconhecer os erros, como eu disse a apelação não acontecia simplesmente por má fé de pessoas alheias. E o papa não podia ter o controle de tudo na época, esse foi um erro, não prever o que poderia acontecer devido a comunicação lenta, imagine a velocidade de comunicação naquela época, tem gente que acha que o mundo sempre foi como é hoje.

            2º Alex, o papa é infalível quando fala sob inspiração do Espirito Santo, e nisso pode proclamar infalivelmente a condenação de uma heresia, ou seja, dogmas que se negados torna a pessoa contrária a fé, nisso não se erra. O que pode se errar é na condenação dos tidos HEREGES, o que aí não existe infalibilidade já que o papa não tinha controle de todos julgamentos, mas a infalibilidade continua valendo e nenhuma ação papal foi contrária a isso até agora, dizer que a igreja evolui não quer dizer que os dogmas deixarão de existir, os próprios dogmas só são confirmação da tradição de 2000 anos da igreja, qualquer papa que se disser infalível e falar algo contrário a essa tradição está dizendo algo dele, e não do Espirito Santo. Lembrando que não quer dizer impecabilidade pessoal e nem de que se o papa disser que “a lasanha é um prato delicioso e que todos deviam come-lo” numa mesa, isso se tornaria um dogma, calma. Pra resumir, a condenação das heresias é infalível, pois é o tribunal divino quem as julga. A condenação dos hereges aí sim não é, pois a inquisição era um tribunal humano que cometeu erros como todos os outros.

            Quanto ao Murillo só espero que não seja protestante.

            Era a obstinação de muitos Hereges que os condenavam, ou seja, seu próprio pecado, um pecadinho chamado soberba. Hoje a inquisição ainda existe, mas a condenação é algo chamado excomunhão, e infelizmente muito pouco usado pela Igreja atualmente. A Igreja condenava as heresias porque elas se passavam por cristianismo e levava muitas pessoas ao erro, muitos deles prejudiciais tanto espiritualmente como fisicamente e socialmente, é o que hoje acontece com a Teologia da Libertação que tenta impregnar a Igreja de pensamento materialista e anti-cristão.

            Não preciso explicar sobre a acusação de obscurantismo porque já fizeram isso. A civilização e a ciência moderna devem muito a Igreja, mas quem queria os créditos da racionalidade e da evolução do mundo eram os iluministas que enquanto pregavam a luz enchiam o mundo de trevas dando luz a revolução francesa, que foi responsável por muitas mortes e ao materialismo que inspirou Marx que depois deu vida pela cabeça de ditadores comunistas de regimes que mataram mais 100 milhões de pessoas. Devemos muito mais das desgraças do mundo aos iluministas que acusavam a igreja de obscurantista do que das poucas cometidas por filhos da Igreja, humanos, pecadores como eu e vocês que nem por isso macularam a Santa Igreja, que continua sem manchas.

          7. Sinceramente, não sinto a menor necessidade de responder. Se a Inquisição não estava preocupada em perseguir, e sim em defender os católicos, por que armou uma arapuca para trazer Bruno da Inglaterra, onde ele nem estava entre católicos?

          8. Bruno ensinava suas heresias em Universidades Católicas, foi Padre Dominicano durante anos e já vinha sendo investigado enquanto padre, já que quem dava aulas em universidades católicas eram padres. Aconteceu de ter deixado o hábito, mas não deixou de propagar suas ideias heréticas e nem as renegou antes de sua condenação. Não cabe a mim dizer se a condenação e pena foram justas, até porque neste caso, eu não posso julgar nada, e pessoas, humanos julgaram, e por isso podem ter cometido exageros. Só uma justiça não falha, e como eu já disse, essa está presente na ex-cathedra dos papas, mas não necessariamente nos julgamentos de membros da igreja durante a inquisição. Naquela época as universidades eram usadas como laboratório de hereges, existem relatos de que Lutero por exemplo teria propagado suas teses em universidades e depois haver sido criada uma estória de que ele as afixou.

            Como eu falei, a causa das condenações em muitos casos era a obstinação. Galileu foi um exemplo. A “prisão” de Galileu serviu para preservá-lo e escreveu “two new sciences” durante esse tempo. A questão de Galileu por exemplo, usava uma falsa prova para sua teoria, no caso, de que as marés se moviam por conta da rotação da terra, quando hoje sabemos que não. O próprio foi até financiado pela igreja e não foi proibido de ensinar a sua TEORIA, mas como teoria, e o próprio a mostrava como fato, antes mesmo de conceber o fato, que só veio se confirmar anos depois. A igreja não tem posições dogmáticas contra o big-bang (se fosse por isso lemaitre seria condenado, e pelo contrário recebeu até titulo de monsenhor) nem o evolucionismo (desde que haja um principio criador Divino e que o homem estivesse no centro e não equiparado a outros seres, erro que o próprio Darwin assumiu em várias de suas SUPOSIÇÕES) e que as mesmas enquanto forem apenas teorias sejam tidas como tal, pelo contrário não passam de falsa ciência. E a Igreja sempre abominou a falsa ciência, nunca a verdadeira. Por exemplo, a Igreja tenta mostrar que é o corpo vivo de Cristo e de que Ele vive nela através de provas cientificas de seus milagres eucarísticos, os estigmas de padre pio, e na vida de tantos outros Santos que a ciência não explica ou na época não estava tão evoluída ao ponto de serem vistos hoje para a sociedade “moderna e racional” como mitos. No entanto essa ciência passa desapercebida, e essa sim, passa pelo filtro das pessoas pelo principio de falseabilidade, enquanto outras teses cientificas são dogmatizadas, porque de algum modo podem desmentir a “farsa da Igreja”.

            O problema é o ponto de partida de que a Igreja é, foi e sempre será contra a Ciência. Um exemplo claro, muitos de fora da Igreja devem pensar que a Igreja dogmatiza o fato do homem vir do barro e que a criação foi de fato em 6 dias, porque Deus é atemporal, ou seja, o relato não poderia falar de dias 24 horas como nós a conhecemos, dia em hebraico por exemplo pode significar longos períodos de tempo. o genesis também relata a criação do nada mas não tem a pretensão cientifica de provar se foi ou não pelo big-bang. Sendo que a própria Igreja assume o conteúdo literal do texto do genesis, enquanto cientificistas teimam em querer vê-lo como algo cientifico. Bem entre outras coisas, É o pré-conceito e a falta de informação sobre a doutrina da Igreja que cria uma espécie de repulsa em relação a Igreja quando se pensa em ciência ou razão. Sendo que estas nunca foram contrárias a fé, desde que verdadeiras. Até porque própria razão também é passível de desonestidade, e nem sempre ser “critico” como diria Kant, é estar ao lado da verdade ou dos fatos.

            Agradeço por ter respondido. Abraço

          9. Renato, não posso endossar qualquer instituição que proíba o livre pensamento, seja qual for o assunto. Abraço!

      3. Mario, você diz que as pessoas de hoje não podem ser responsabilizadas pelos erros das pessoas do passado. Neste caso o que você diria da declaração do próprio Deus: “Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”. Aqui estamos sendo punidos pelos erros que os dois (Adão e Eva) cometeram. O que essa Igreja fez no período da segunda guerra não se pode agora, simplesmente com uma desculpa achar que tudo aquilo não foi nada. Quanto ao material, sim, concordo que é muito interessante, intrigante e que deve ser amplamente aprofundado os estudos e pesquisas sobre o tema. Mesmo não havendo até hoje nenhuma prova cabal que de fato exista vida fora do nosso planeta, mesmo assim, creio que é assunto para se discutir muito e se a Igreja entra para somar esses conhecimentos procurando a busca pela verdade, sem dúvidas que o assunto ganhará mais repercussão ainda, até porque esse é um assunto que interessa a toda a humanidade.
        Abraço.
        Fernando Cesar.

      4. Bem, se as pessoas e instituições nãoo podem ser responsabilizados pelos erros do passado,
        então vamos perdoar os nazistas !!?? é essa a proposta !?? ahh ! deixa pra la as milhares de pessoas que a igreja matou …. !!

        1. Não vamos perdoar os nazistas. Mas perdoar os filhos e netos deles, sou totalmente a favor.

          1. Porquê, Salvador? Filhos e netos não participaram do holocausto; logo, se não cometeram atrocidades, porquê precisariam de “perdão”?

            Assim como não se pode punir quem não fez nada, não se pode também perdoar! Se precisarem de perdão, é sinal de que alguma culpa tiveram.

          2. John, estou puxando o fio da meada sem ler minhas respostas pregressas, mas o que quis dizer (e perdoe-me se não foi exatamente isso que eu disse) é que os descendentes não podem pagar pelos pecados dos pais. O que, por sinal, me parece em total acordo com sua opinião.

      5. O próprio conceito de “Big bang” foi inclusive proposto por um padre. Ou estou enganado?

      6. Clao que não. Eles devem ser responsabilizados pelas porcarias que fazem HOJE!!!!!!!!!!! Por exemplo pregarem a pobreza enquanto os ideres vivem em grana e ouro e outras cositas mas…

        1. Isso sou favorável. Mas duvido que você faça isso extirpando toda uma religião. rs

          1. Daria para fazer… quem sabe, parando de ajudar a sustentá-los financeiramente, fosse um caminho!

        2. Só vive na pobreza os preguiçosos que eram os maus alunos e preguiçosos. Pois escola hoje em dia é gratuita. Os lideres religiosos se ocupam durante o dia todo e vamos lá também né. Demoraram anos pra chegar, não é qualquer “jumento” que sobe num altar pra falar de Deus. NA igreja evangélica talvez, já que porta de bar é igreja hoje, mas infelizmente a pobreza é uma escolha do ser humano. Deus da a vida e a força, nunca mandou pão do céu.

          1. Jéssica, veja a porca qualidade e os tipos de “escola”, “hospitais”, “segurança” e outros “gratuitos” que temos hoje em dia e reavalie seus conceitos!

      7. A igreja continua a mesma, a diferença é que agora ela não pode passar por cima dos direitos humanos.

        Mas ela ainda continua negando a evolução, o uso da camisinha e até condenando coisas bobas como a masturbação.

        Mas o tempo é o mais poderoso dos deuses e logo a igreja terá d se colocar no seu lugar de uma simples entidade filosófica ultrapassada.

        1. Também acho que a igreja continue a mesma, o que acontece apenas é que ela perdeu muito de seu poder, em parte pela divisão causada pelo protestantismo de Lutero, pois perdeu o monopolio de jesus, e por ter perdido também um pouco do seu poder político, mas poderia apostar que se ela detivesse o poder absoluto ela eliminaria toda e qualquer concorrencia religiosa e manteria a ciência estagna e escondida debaixo de suas asas, porque fica fácil você cometer atrocidades quando lhe é possivel devido ao seu poder e influencia, e depois que não tem mais esse poder todo vir e pedir desculpas e fingir que agora tem interesse em ajudar! Soa mais ou menos como um bandido armado que grita, bate. estupra e mata suas vitimas indefesas, mas quando é cercado por policiais armados e nada indefesos, pede perdão e se desculpa por ter escrotizado a vida de inocentes!! Ai fica fácil, ninguém seria punido mais, era só pedir desculpas! Pra mim só seria perdoável se a igreja pedisse desculpas e fechasse as portas dos templos pra sempre, ao invés de continuar por ai cometendo crimes pelas mãos de seus sacerdotes muitas vezes homossexuais e pedófilos, coisas que a própria igreja condena e abomina! Hipocrisia nivel máximo essa igreja atual!

      8. A igreja catolica foi responsavel pela morte de milhoes em tempos passado e ainda hoje estupidamente adora estatuas ao inves do Deus verdadeiro,e se acha dona da razao,se filiou ao imperio Romano que matou e perseguiu os apostolos e os cristão daquela epoca e agora levanta igrejas em homenagem a quem eles mataram!!!

    2. meu medo maior e que talvez aconteça um dia seria exatamente isso: uma igreja controlando o espaço onde ela ditaria o que existe lá fora e o que não existe. Seria uma forma de limitar nossa mentalidade ainda mais do que já limitam hoje em dia e onde Deus é ainda um pequeno sistema solar onde moram pessoas igualmente pequenas.

    3. Favor informar qual canal está exibindo a serie Cosmos…se souber tb o dia/hora, agradeço.

    4. É verdade que eram outros tempos, mas assassinar pessoas por causa das ideas é manter a sociedade no escuro e no medo por séculos constitui o ápice da ignorância e da estupidez. Dizer que foi em outros tempos não exime de culpa. Além do mais, não tenho ouvido o Vaticano reconhecer isto nem se desculpar.

      1. Vc nunca ouviu nem leu nada do site do Vaticano, pelo jeito. E quanto à teoria da evolução, a Igreja há muito tempo aceitou esse fato pois não sabemos exatamente como Deus criou o mundo. A teoria do Big Bang, que foi idelizada por um padre, tb é aceita por ela. Aliás a Igreja teve vários padres cientistas , inclusive o monge George Mendel, que foi o descobridor do DNA. Deus é um mistério que se revelou nas palavras simples e diretas de Jesus. E continua a se revelar todo dia para nós. Devemos ter humildade para estudar o que existe e fé para prosseguir na empreittada. A fé não está separada da razão e os muitos filósofos e teologos o provam. O Antigo Testamento é muito mais antigo que o Segundo Evangelho e é recheado de figuras de linguagem e simbologia mas tb de muita beleza e até sensualidade. A Bíblia é SIM um livro para se escrever com letra miúscula e é o livro mais vendido no mundo.

        1. “e é o livro mais vendido no mundo.”

          Coma bosta. Bilhões de moscas não podem estar erradas…

        2. Vera, a igreja “aceita” as verdades incontestáveis, desde que elas sirvam aos interesses da tal.

          Desde que uma descoberta possa ser torcida, ou distorcida, como preferir, em favor do anacrônico pensamento da igreja, tá valendo.

          Vide o pessoal que cita a expressão “a casa de meu pai possui várias moradas” (perdoem se não estiver com todas as palavras): já estão transportando o conceito par outros mundos, para se adequarem às descobertas de outros planetas.

          E sempre será assim. Torcendo, distorcendo, disfarçando. A igreja se tornou um verdadeiro camaleão!

    5. COM CERTEZA, VIEMOS DE UMA EVOLUÇÃO , ISSO NINGUÉM DUVIDA , E NO MEIO DESSE PERCURSO HOUVE UMA INTERVENÇÃO DIVINA PRA QUE NÓS HOMENS CONTINUEMOS UM NOVO RUMO EM NOSSA HISTÓRIA, OU SEJA EVOLUÇÃO + CRIACIONISMO= EVOLUÇÃO , ESSA FOI A FÓRMULA. EM NOSSO PLANETA A MUITOS ANOS HABITARAM OS DINOSSAUROS , E DEPOIS EVOLUÍMOS DO MACACO AO HOMO SAPIENS, NESSE PERÍODO OCORREU UMA INTERVENÇÃO DIVIDA , E QUE DEUS TIROU O HOMEM DE UMA POSIÇÃO INFERIOR RENTE AO CHÃO OU SEJA ( DO PÓ) PRA RETO ,ERETO , HOME EVOLUÍDO. ALGUNS TEXTOS NÃO MENTEM ” DO PÓ VIESTE AO PÓ VOLTARÁS” SEGUNDO A BÍBLIA.O PAPA SABE DISSO TUDO MAS OMITE-SE EM DIZER AO SEU POVO DE COMO VIEMOS AO MUNDO OU SEJA TERRA.TUDO POR OBRA DE UM SER DIVINO ” ESPIRITO SANTO DE DEUS”.

    6. engraçado como a matéria é tendenciosa para ridicularizar a igreja.. jornalismo imparcial?? hahahaha

      1. Nada imparcial. Não é reportagem, nem artigo. Não é nada. Só o mi mi mi anti cristão É só um textinho que na escola tirariaa nota 6, se muito. Tendencioso, como tudo da Folha

        1. Não é anticristão. É antiobscurantista. Mas eu consigo entender que muitos não vejam a diferença.

          1. Salvador, sugiro que leia o site montfort.org.br, lá você realmente encontrará as verdades históricas a respeito da Igreja, e não as falácias ensinadas nas PUC´S da vida.

          2. Pessoal, o blog é sobre astronomia. Não é sobre Igreja. Para esse tema, recomendo o blog do meu vizinho Reinaldo, “Darwin e Deus”.

        2. Olha o feijão queimandoooooo, lugar de inconclusa é no fogão, já que aparentemente não estudou mesmo!!!

        3. Então, mude de blog… vá para um mais “cristão”, todo pomposo, e deixe este aqui para quem gosta do seu mister: ciência!!!
          😀

    7. engraçado como a matéria e tendenciosa para ridicularizar a igreja!!! jornalismo imparcial? hahahahaha

    8. A religião deixada por Jesus, não é essa ! Essa bíblia foi re-escrita pelo Imperador Constantino no século III, claro, com as devidas adequações para comandar melhor a humanidade, fato descoberto pelo homem, pois a religião, é uma ótima forma de manioular pessoas ! Após isso, por mais de 450 anos era proibido pensar livremente, e ficamos estagnados em tecnologia, cultura, artes, medicina, …… Realmente, a religião faz muito bem a humanidade !!! Que piada !!!

      1. Concordo,

        As religiões foram criadas para controlar os seres humanos: controlar seus hábitos, seus costumes e seus pensamentos. Mas alguns infiéis ousaram discordar. Daí nasceu a CIÊNCIA!

        1. Como você pode ser tão cego a ponto de não enxergar que a ciência existe desde o primeiro dia de vida do homem na terra?? Sem ela não há possibilidade de os mortais conduzirem a vida secular. Ela foi criada por Deus assim como todas as outras coisas. Para sua reflexão: São muitos os grandes cientistas que são judeus.

Comments are closed.