Vaticano promove busca por ETs
Veja que ironias quatro séculos são capazes de produzir. Em 1600, a Inquisição Romana queimou Giordano Bruno na fogueira, após condená-lo como herege. Uma de suas ofensas foi afirmar que cada estrela no céu era um sol como o nosso, com sua própria coleção de planetas girando ao redor dela. Esses mundos, por sua vez, seriam habitados, segundo o filósofo. Saltamos para 2014. O Observatório do Vaticano — instituição astronômica da Santa Sé — organiza nesta semana uma grande conferência científica com o tema: “A Busca por Vida Além do Sistema Solar. Exoplanetas, Bioassinaturas e Instrumentos”. O que você achou dessa?
Bruno, que nunca pecou pela discrição, certamente teria rido alto. Entre 1593 e sua execução em praça pública, ele foi encarcerado e torturado nos calabouços da Igreja. Apesar disso, recusou-se a recantar suas supostas heresias, em busca de clemência. (Galileu 30 anos mais tarde faria isso e escaparia da fogueira, ganhando “apenas” prisão perpétua.) Ao ouvir a condenação, inquebrantável, Bruno teria dito: “Possivelmente vocês que pronunciam minha sentença têm mais medo do que eu que a recebo.” O pensador italiano sabia que sua visão de mundo vinha para ficar e, mais dia, menos dia, se provaria correta. O que ele talvez não imaginasse é que os herdeiros intelectuais de seus carrascos a promoveriam com tanta pompa e circunstância.
(Sinal de que pelo menos os líderes católicos já assimilaram a lição de que brigar com a ciência e desqualificá-la, tentando manter os fiéis sob o manto pesado do obscurantismo, é, além de estúpido e desonesto, inútil a longo prazo. Quisera eu todas as lideranças cristãs encontrassem esse mesmo caminho e parassem de rechaçar fatos incontestáveis, como a evolução das espécies e o Big Bang. Ciência e fé não são mutuamente exclusivas, e nenhum dos lados deve temer o outro, contanto que cada um aceite ficar no seu quadrado.)
O interessantíssimo evento acontece na Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, onde fica o Observatório Steward, que abriga o Grupo de Pesquisa do Observatório do Vaticano. A programação científica começa hoje e vai até o final da semana.
Serão mais de 200 cientistas participantes e diversos pesquisadores graúdos da astrobiologia estarão por lá, entre eles Steven Benner (que estuda a origem da vida e de quem já falamos aqui) e Sara Seager (que investiga a possibilidade de detectarmos sinais de uma biosfera alienígena em planetas fora do Sistema Solar e de quem já falamos aqui). Também figuram na programação a astrofísica Jill Tarter, grande campeã da pesquisa SETI (Busca por Inteligência Extraterrestre), e o astrônomo brasileiro Eduardo Janot Pacheco, da Universidade de São Paulo. Ele falará especificamente sobre sua proposição de que o conceito de “zona habitável” (região do sistema planetário em que um mundo recebe a quantidade certa de radiação da estrela para permitir a existência de água líquida em sua superfície) é apenas um recorte limitado para a busca por vida fora da Terra. Ele elabora o conceito de “zona extremófila”, muito mais amplo, em que criaturas capazes de sobreviver em ambientes extremos poderiam evoluir e proliferar.
Naturalmente, o Mensageiro Sideral estará de olho no que vai rolar por lá e trará o que de mais fascinante aparecer. Mas talvez você queira se antecipar e ver por si mesmo o que acontece na conferência patrocinada pelo Vaticano. Caso você domine o inglês, os vídeos das apresentações serão transmitidos ao vivo pela internet e poderão também ser vistos posteriormente às apresentações. Para encontrá-los, visite o site do evento clicando aqui.
Ah, e aproveitando o ensejo, prepare-se para uma notícia muito interessante sobre o Universo ainda hoje. Por ora, digamos apenas que o Mensageiro Sideral sentiu um distúrbio na Força…
Grande notícia, né? O Paraguay já antecipou que a Federação Galática anunciou o sequestro do avião da Malásia como marco da revolução para a nova ordem mundial – a mesma que impediu a guerra na Crimeia.
Pô, parei de ler os comentários no meio! Muita igreja e pouca ciência.
O pior Mochileiro, é que a grande maioria dos católicos que comentaram o post não entendeu o texto. É um *ELOGIO A IGREJA CATOLICA, O fato de o Salvador lembrar barbáries da igreja católica no passado, só serviu para dar ênfase na EVOLUÇÃO DA IGREJA CATOLICA. 😉
Lendo esses comentários, vejo que fiz bem em me afastar da igreja católica. Claro que não fui queimado na fogueira, porém, minhas perguntas incomodavam os fiéis e outros membros da igreja. Aí eu pergunto:
Os fiéis também precisam evoluir, ou é desinteligência mesmo?
É fé cega. Por opção de não querer ver nada diferente.
E para quem se impressionou com a abordagem do documentário Cosmos sobre Giordano Bruno, Márcio Campos explica:
http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/tubo-de-ensaio/o-novo-cosmos-e-as-lendas-sobre-giordano-bruno/
Ótima esta discussão e a conferência do Vaticano. Talvez ela signifique um bom avanço nas relações entre a ciência e a igreja Católica e penso se este acontecimento não tem um pouco da influência do Papa Francisco, homem que considero bem realista.
Os ETs existem, eles estão por ai neste Universo de inúmeros sóis e planetas, estão passando por todos os estágios de desenvolvimento, alguns talvez tenham a concorrência de outros ETs em planetas ou luas próximas a eles, outros até dividam o espaço no mesmo planeta, mas qualquer coisa pode acontecer neste Universo e nós aqui não sabemos de nada, estamos apenas engatinhando neste conhecimento, criando as primeiras hipóteses. Mas garanto que em todas as civilizações extraterrestres mais avançadas que a nossa a ponto de conseguirem sair do seu planeta e viajar pelo espaço, já se chegou a constatação que para isto acontecer é obrigatório manipular a sua própria genética para resistir a viagens interplanetárias e abandonar tanto a sua forma física antiga, bem como a sua própria forma de viver e talvez até a sua cultura, sistemas morais e outros aspectos da civilização.
O assunto e o texto são interessantes, mas acho que você precisa se informar um pouco melhor sobre história, religião e ciência.
A maior parte dos historiadores, inclusive muitos ateus, refutam estas distorções históricas, criadas no período Iluminista, relativas às mortes de Bruno e à “prisão perpétua” de Galileu. Ao longo dos anos, estas mentiras parciais foram perpetuadas pelos “filósofos de oportunidade”, cada um com seus interesses.
Também o Big Bang e a teoria da Evolução não são patentemente provadas, existem diversos contrapontos ainda discutidos nos dias de hoje.
Mais que um control C + control V, é preciso pesquisar para informar com qualidade.
Simplesmente por se perceber e compreender erros de quem quer que seja, não se é automaticamente investido de autoridade para reproduzir e publicar o que bem entender sem compromisso com a verdade. Não é isso mesmo que você está exaltando nesta postagem?
Tá, você tem razão. E o homem também nunca foi à Lua.
Teoria Cientifica não é igual a teoria popular. Vai estudar.
Prezado Radson,
* Também o Big Bang e a teoria da Evolução não são patentemente provadas, existem diversos contrapontos ainda discutidos nos dias de hoje.
Mais que um control C + control V, é preciso pesquisar para informar com qualidade.
Parece-me que você não tem noção do que representa essa descoberta. Os autores desta brilhante descoberta já tinham esses dados há um ano, e só agora divulgaram a descoberta. 😉 Só aí, se vê o profissionalismo e a seriedade do trabalho dos cientistas, pois cientistas do mundo todo procuram essas ondas gravitacionais, poderiam ter encontrado e divulgado, equipe perderia todo crédito. 😉 Todos os dados colhidos se encontram disponíveis para outros cientistas fazerem sua analise, o que certamente só vai confirmar sua veracidade.
Acho que vem Prêmio Nobel por aí. 🙂
Abraços.
Tudo estratégia para passar a imagem de bons mocinhos e percursores de um movimento de visão benéfica sobre o assunto , tem muita coisa acontecendo e muita gente não sabe, obviamente para “agarrar” a grande massa de pessoas ignorantes sobre o assunto, realmente agora que as coisas estão entrando no eixo, eles querem se redimir ou escapar, resumindo vem ai uma grande cena de cinema, Ets sempre existiram, mas eles querem vender o pão de “descobridores de novas terras”, enfim patético…
MAis um adepto da teoria da conspiração. Deve cansar viver pensando assim, não?
o big bang não é um fato incontestavel
Veja só, a teoria do Big Bang é incontestável. O evento da Criação em si não é descrito pela teoria.
incontestável é a observação de que as galaxias estão se afastando, daí que houve uma grande explosão inicial já é contestável.
Qualquer teoria científica é contestável e deve conter em si mesma como pode ser contestada (no sentido de testada). Hoje a Relatividade Geral ganhou mais uma comprovação e a Teoria do Big-Bang um enorme apoio. Mas amanhã qualquer teoria pode ser derrubada por novas medidas. Não por papo furado.
Não poderia ter dito melhor.
perfeito, só que no texto esta escrito FATO INCONTESTÁVEL (o big bang) e não TEORIA INCONTESTÁVEL, por isso o meu comentário
Então a teoria da gravidade também não é um fato? Como disse um colega ali em cima, pula da janela de um prédio lááá do 30 andar e veja o que fatalmente vai acontecer com você…
“Eu” estamos falando de coisas diferentes. A Teoria de Gravitação de Newton foi derrubada, digamos assim, pela Relatividade Geral. Mas as maçãs continuam a cair. A gravidade é um fato que alguma teoria deve explicar e se expor a ser refutada por outra teoria melhor. Assim o antonio tem razão da imprecisão de linguagem do Salvador. Nem a Teoria da Evolução nem a do Big-Bang são fatos. Existem muitas evidências de evolução das espécies e muitas evidências de que o Universo começou algum dia, por exemplo. Ambas Teorias, no sentido científico e não no popular, explicam admiravelmente bem o que vai sendo medido. as vezes necessitam de pequenas adaptações. No início, o Big-Bang (aliás um nome pejorativo dado por sir Fred Hoyle, que era contra mas com isso a popularizou) não tinha a inflação. Foi um ajuste bem depois e que ontem foi confirmada com as observações na Antártica. Uma Teoria depende de fatos, que deve explicar, e, sobretudo, prever novos. Uma Teoria que explique tudo e não preveja nada é uma inutilidade para o desenvolvimento científico. Assim, dizer que deus criou tudo, pior que estar errado, é inútil do ponto vista científico. Pode satisfazer necessidades pessoais mas não é Ciência. Entender isso talvez diminuísse em muito comentários sem sentido. Como diz o Salvador, são quadrados distintos.
Carlos, se ferrou, o Big Bang foi provado anteontem. Próxima, por favor….
Sou Evangélico,amante de bons livros e artigos,não me prendo apenas aos ensinamentos pastorais,procuro o meu proprio conhecimento, embora seja esterco perto da Graça de Deus,mas lembro aqui um artigo onde o agnóstico George Smoot, cientista ganhador do Prêmio Nobel e encarregado do experimento COBE, admite:
“Não existem dúvidas de que há um paralelo entre o big bang como evento e a noção cristã de criação a partir do nada”
Vamos ser sinceros?
Estamos no século XXI, se a Igreja faz isso HOJE, é por que se reconheceu como errante. Diante desta matéria hiper tendenciosa, o que podemos fazer é ficarmos felizes por tal feito, isso demonstra uma evolução no diálogo Religião – Ciência, que dever permear muito mais anos pela frente!
Não podemos ser fantasiosos ou até infantis em crer que a Igreja Católica é uma organização malvada, que quer conhecer o espaço para dominar com seu “manto pesado do obscuralismo” além da Terra, todo o universo!
huhuhu hahahaha!
Exato! O intento do texto era elogiar a atual atitude da Igreja!
Claro. Detesto as pessoas que só querem ver o lado negativo de tudo, tirar o brilho de uma boa atitude.
Seguinte: De passagem por nossa galáxia, um comboio de naves espaciais foi incomodado com um surto de desinteria adquirido num dos astros de suporte logistico -quem sabe, um dendê a mais- o que resultou numa parada obrigatória e aliviante num certo planeta, bonitinho, mais conhecido por Terra. Aqui deixaram aquele caldo de cultura e seguiram viagem, sem desconfiar que daquilo resultou o estranho ser bem representado por políticos descarados, fanáticos religiosos e tantos outros que compõem a dominância dessa escória nesse mundo do “deus nos acuda”. Volta, comboio! Volta, cambada! É, se depender dos terráqueos…
kkkkkk.Faz certo sentido…kkkk
Pessoal, debater Ciência e Religião é como enxugar gelo…mas os religiosos não podem negar uma coisa: Se Deus realmente existir, ele será o maior cientista de todos, afinal todo e qualquer “Milagre Divino da Criação”, segue uma lógica, segue uma causa natural e esta intrinsecamente ligado a toda a natureza, a do nosso planeta e a do Universo (isso mesmo, eu acredito que o Universo também tenha sua natureza própria e viva), portanto mesmo que tenha sido um milagre divino a nossa existência, ele foi idealizado seguindo todos os padrões que a ciência até o momento conseguiu estudar e nos passar.
Bom dia amigo….Sim, Deus é o maior cientista….a experiencia com Deus a gente faz lendo a Bíblia.faça o teste. abç
Eu já fiz. Infelizmente os experimentos ali descritos não são passíveis de reprodução. Fossem um paper coreano de células-tronco, acabariam desmascarados. 😛
Salvador, à sugestão feita acima por um leitor, do “Galileo goes to jail”, eu acrescento mais duas: “Galileu – pelo copernicanismo e pela Igreja”, de Annibale Fantoli, e “Como a Igreja Católica construiu a civilização ocidental”, de Thomas Woods, para um entendimento melhor tanto do caso Galileu quanto da contribuição da Igreja Católica para o desenvolvimento científico. Um abraço!
Sobre o caso Galileu, até mesmo a Igreja já pediu desculpas e admitiu o erro em sua condenação. Então acho que esse caso, pelo menos, podemos considerar encerrado. 😉
Abraço!
A questão não é estar ou não estar encerrado, mas o que as pessoas sabem e passam adiante a respeito do assunto. Recomendo os livros para que as pessoas saibam separar a verdade da lenda, e não para “reabrir” caso algum.
Não tem lenda. Galileu foi condenado por defender o copernicanismo. Está lá nos autos. Abjurou as “heresias” e foi condenado a prisão domiciliar. Quatro séculos depois, o papa João Paulo II pediu desculpas pela condenação e admitiu o erro da Igreja. Esse é o resumo da ópera. Mas, de fato, recomendo toda e qualquer leitura sobre Galileu, que foi um sujeito fantástico!
Salvador é de seu conhecimento que em 14 de setembro de 1998 o Papa João Paulo II publicou uma encíclica que mostra a conciliação entre fé e ciência? Com todo respeito, você está atrasado ao afirmar que só agora a Igreja busca essa conciliação, ele também já tinha afirmado a respeito da evolução e do big bang. Não defendo a Inquisição, jamais, mas não nego a busca pelo conhecimento que a Igreja sempre buscou, coloco no passado, porque acho que hoje os seminaristas estudam menos que os padres antigos.
Não disse que agora a Igreja busca a conciliação entre a fé a e ciência. Disse que agora eles buscam ardentemente mais informações sobre a visão de mundo de Bruno, que eles rejeitaram 400 anos antes. Só isso. De resto, elogio o Vaticano por organizar a conferência (acho fantástica!) e afirmo com todas as letras o que disse JPII, que não há conflito real ou incompatibilidade entre ciência e religião.
Para quem se interessa sobre o assunto e quer mesmo descobrir o motivo do interesse súbito do Vaticano por ETs, eu recomendo o livro abaixo:
http://www.exovaticana.com/
Vale a pena.
Procurem no Youtube também.
Abraço.
Veja só que confusão… Temos o dom de nos dividir!!! Realmente precisamos de uma cultura superior (extra terrestre) para nos orientar. Que tal Jesus Cristo?
Ixi, esse não volta mais não. Já era. Escolham um próximo salvador. Talves Khal El. É mais fácil ele aparecer do que JC voltar.
*Talvez
Caro Eu estamos falando de forma bastante simples sobre o divisor de aguas. Fato é que os ensinamentos trazidos por ele a + de 2000 anos atrás sobrevivem, e nos transporta para um universo de possibilidades.
ET por ET, ainda prefiro Khal El que pode voar e soltar raios pelos olhos.
Um dia para o Senhor é como mil anos e mil anos como um dia. O Senhor não retarda a sua promessa ainda que alguns a têm por tardia, mas é longânimo, querendo que todos venham a arrepender-se. YESHUA HA MASHIACH virá em breve!! Olhe para Israel e saberá em que hora estamos vivendo no relógio de Deus.
Salvador, só achei muita sacanagem o último parágrafo da matéria: “…prepare-se para uma notícia muito interessante sobre o Universo ainda hoje. (…).” O Giordano Bruno queimaria você na fogueira”.
A essa altura já posso falar. Confirmaram o período de inflação que aconteceu uma fração de segundo após o Big Bang. Estou escrevendo essa história para o jornal. 😉
OS QUE CRITICAM A IGREJA, SAIBAM QUE AS IGREJA SEMPRE INVESTIU EM CIÊNCIAS, POIS ELA ACREDITA QUE QUANTO MAIS DESCOBRIMOS E ADQUIRIMOS CONHECIMENTOS, MAS CHEGAMOS NA CERTEZA DA EXISTÊNCIA DE DEUS. OS QUE RECORREM AOS ERROS DO PASSADO DA IGREJA ESQUECEM QUE ESSA MESMA IGREJA CRIOU OS PRINCIPAIS UNIVERSIDADES DE ESTUDO DO MUNDO. O MUNDO É OUTRO, MAS EM 1955 NOS EUA NEGROS ERAM PROIBIDOS DE ANDAR JUNTOS COM BRANCO; BARBARIDADE; A POUCO MAIS VINTE ANOS ATRÁS HAVIA O APARTHEID NUM PAIS AFRICANO; INACEITÁVEL; HOJE TALVEZ VOCÊ PASSOU POR UM VICIADO E NEM FEZ CONTA DELE E ISSO É NORMAL?
Vai procurar o Anjinho, vai, CAPSLOCO!
KKKKKKK,eita carai!!!!!
a própria biblia é recheada de narrativas de vida extraterrena;só que em linguagem da época.imbecíl aquele que julga ser o único ser privilegiado a habitar o universo.DEUS é universal.
ESTAMOS NO SECULO 21 , ALGUMAS IDÉIAS NÃO CABEM MAIS EM NOSSAS CABEÇAS!!! EVOLUIMOS COM O PODER DA CRIAÇÃO, PONTO FINAL!!!!!!!!!!!!!
Igreja? Que igreja?
Perplexo! Não sabia que havia tantos teólogos e catequistas neste Brasil das copas e dos copos. Quantos catequistas entendidos sobre a religião em geral e, particularmente, sobre a Igreja Católica, a começar do autor da matéria. Alguns presumem resumir dois mil anos de história com uma frase que nasce do preconceito com fundo de ódio e não da pesquisa séria. Parece que outros estavam, lá, no julgamento de Jesus Cristo, gritando com a massa: crucifica-O! O irônico e triste é que muitos deles são batizados e, possivelmente, estudaram em alguma escola católica. Seria interessante ver estes corajosos e sábios sentenciadores atirarem contra o Islamismo …
A igreja Cristã tem que se preocupar com vidas perdidas pelo inimigo e não querer descobrir se existi vidas além da terra. Esse não é o papel da igreja. O povo gosta de ouvir o que lhe agrada. Acorda Cristão e vamos deixar de seguir religião e ser verdadeiramente Cristão. A paz do Senhor Jesus a todos!
Nossa… Mas que texto mais anti-católico/ateu militante.. Totalmente parcial baseado em fatos um tanto distorcidos..e tem gente que compra a ideia ainda..aff
Não sou ateu. E o texto elogia a atual postura da Igreja Católica, em contraste com outras facções cristãs.
A igreja sempre foi escravagista e hoje além disso é um grande negócio. Que digam os pastores.
0 ser hum,ano é ainda muito mediocre em seus conhecimentos, pois ele so descobre aquilo que he é permitiodo por Deus mediante a necessidade humana.Veja e compare, a invensão do telefone da radio da tv da internet mediante a missa assistida por Santa Clara em seu leito por uma tele visão na parede de seu quarto,lá na havia ainda tv , nem fios nem tomada e muito menos energia. Amém
Não sei bem o que Marconi e Graham Bell pensariam da sua afirmação sobre a invenção do telefone e do rádio…
A bomba atômica, o napalm e o AK-47 foram sonhados por qual santo, Nilza?
Aproveito para fazer um desafio (constante num post de um blog de um ateu americano defendendo a contribuição da Igreja no desenvolvimento da ciência moderna – link no final desse post*): nomeiem um cientista (desconsiderem o Bruno pelas razões que expliquei), um cientista, um estudioso da natureza, perseguido e queimado na Idade Média em em razão de suas ideias científicas (lembrem que Galileu e Bruno viveram já na idade moderna). Apenas um. Por favor expliquem também porque pensadores medievais como Albertus Magnus, Robert Grosseteste, Roger Bacon, John Peckham, Duns Scotus, Thomas Bradwardine, Walter Burley, William Heytesbury, Richard Swineshead, John Dumbleton, Richard of Wallingford, Nicholas Oresme, Jean Buridan e Nicholas of Cusa, livremente faziam suas pesquisas sem perseguição da Igreja Católica.
*http://armariummagnus.blogspot.com.br/2009/10/gods-philosophers-how-medieval-world.html
Sugiro a leitura desse excelente texto. God’s Philosophers: How the Medieval World Laid the Foundations of Modern Science. (Os filósofos de Deus: Como o mundo medieval plantou as fundações da ciência moderna.
João, como eu disse, não havia cientistas antes de Galileu. Havia filósofos naturais. E nenhuma organização que cerceia o pensamento ajuda no desenvolvimento da ciência. Também é importante que muitos “protocientistas” viveram antes do próprio surgimento da Igreja, mas seu livros foram proibidos e classificados como herege. É o máximo que você pode fazer para “matá-los”, depois que eles já estão mortos. Cito, por exemplo, Demócrito. Censura já atrapalha a ciência. Queimar cientistas vivos é só um último recurso. 😛
A Igreja não ajudou no desenvolvimento da Ciência? Essa afirmação vai de encontro à opinião acadêmica da área, dos historiadores da Ciência, Salvador…
Por favor, publique o meu comentário que escrevi 3:16 pm (resposta aquela discussão inicial).
Abraço.
Já respondi sobre isso, João. Deve estar por aí. É confuso seguir conversas por “dentro” do sistema de aprovação de comentários.
Por sinal, o livro que já sugeri aqui*, editado por Ronald numbers (agnóstico por sinal), publicado pela Universidade de Harvard e com a participação de 24 outros historiadores, fala de tudo isso que estamos discutindo. Criticam ambos extremos, tanto a ideia de que a Igreja não ajudou no desenvolvimento da ciência moderna, quando a ideia de pessoas como o sociólogo da religião Rodney Stark de que o Cristianismo foi o único responsável pela criação da ciência moderna.
*http://www.amazon.com/Galileo-Other-Myths-Science-Religion/dp/0674057414
Salvador Nogueira, estude antes de falar asneira.
Obrigado pela audiência, Fernando!
Fernando, morra.
Menos! 😛
É, verdade, Salva. Se morrer vai dar trabalho pra alguém, tem que enterrar e tal.
Fernando, exploda em bilhões de partículas microscópicas.
😉
Muitto boa kkkk 🙂
Estudem a Inquisição antes de escreverem coisas ridículas contra a Igreja. Muitos culpam a Igreja pela Inquisição antes de conhecer realmente quem eram os inquisitores e todos os demais detalhes.
Fernando, todo mundo que passa pela escola estuda a Inquisição. Nunca vi nenhum livro defendê-la. Compreendo as razões de sua existência — a perda de poder por parte da Igreja depois das reformas protestantes –, mas isso não faz dela uma instituição respeitável. A mesma coisa se aplica às Cruzadas. Surpreende-me que você admire a Inquisição e o que ela representou, mesmo no contexto de sua época. E note que isso nada tem a ver com a fé católica. Tem a ver com os líderes da Igreja naquela época. Mais uma vez, obrigado pela audiência!
Calam Salvador… você vai ouvir ainda que Torquemada era SANTO…kkkk
O maior legado da Inquisição:
http://www.youtube.com/watch?v=NUMkcBctE7c
Caro Fernando, por quê ninguém fala das barbáries da Inquisição Protestante? Será que não conhecem, não sabem que ela fez mais vítimas que a Inquisição católica?
Tonhão, não sei se você reparou, mas o texto não é sobre a Inquisição. É sobre como a Inquisição Romana tratou Giordano Bruno, para depois de 400 anos a Igreja Católica se interessar por uma de suas ideias mais populares. Bruno viveu entre os calvinistas e os anglicanos sem ser importunado, e foi executado pelos católicos. O que não quer dizer que os reformistas eram muito melhores ou piores que o pessoal do Vaticano naquela época. Todos obscurantistas. Mas não é sobre isso o texto.
“…porque são espíritos de demônios (ET’s), que fazem prodígios (tecnologia avançada; manobras das naves fora da compreensão da Física); os quais vão ao encontro dos reis de todo o mundo (Área 51; Bases Militares; Líderes Políticos e Religiosos, etc) para os congregar para a batalha, naquele grande Dia do Deus Todo-Poderoso.” Ap. 16.14.
É o começo da manifestação do Imundo em larga escala, usando a ciência, a religião e os homens (rebeldes) contra Deus, Criador de todo o universo.
Ufa, ainda bem que não vivemos numa monarquia. Os ETs não virão ao nosso encontro! 😛
EU TÕ XEGANÚ, NEGADA! CORRE TUDO PRAS COLINA!
Cara que viagem.
ET’s são demônios ?
Avisa para o Erich Von Daniken, capaz de ele lançar um novo livro : “Era o Cão astronauta ?”
🙂
A igreja sempre uma das fontes do atraso da humanidade, aristóteles e platão só vieram a serem conhecidos no acidente graças aos muculmanos que não tinham padres e não deturpavam os escritos dos antigos…nas cruzadas, ao conquistarem constantinópla recolheram as traduções corretas e não as traduções dos religiosos que achavam hereges quem pensava.Ainda não entenderam que não foi Deus que criou o Homem mas sim o homem que criou Deus…..abraços e muito legal este site…já o coloquei nos meus favoritos.
Salvador, abra sua mente! As últimas descobertas científicas sobre os buracos negros, por exemplo, são classificadas como no mínimo inimagináveis . Senão veja:
O agnóstico George Smoot, cientista ganhador do Prêmio Nobel e encarregado do experimento COBE, admite:
“Não existem dúvidas de que há um paralelo entre o big bang como evento e a noção cristã de criação a partir do nada”
Nenhum processo científico, incluindo a seleção natural, pode explicar a origem do DNA, muitos cientistas acreditam que este deve ter sido projetado.
Carlos, nunca disse que o Big Bang não tinha origem divina. Você atribui a mim um discurso ateísta que nunca proferi.
Quanta ignorância vemos em uma única matéria!
Meu amigo, Giordano Bruno não morreu por afirmar coisas de ciência (aliás nunca provou nada cientificamente, assim como Galileu). O grande professor Felipe Aquino assim escreve sobre Giordano:
“Ex-sacerdote católico.Nasceu em Nola (Itália),em 1548. Duvidava da existência da Santissima Trindade e da divindade de Cristo e pregava a poligamia. Era inúmeras vezes perseguido não só por católicos,mas por protestantes por sua personalidade difícil. Se referia aos seus adversários como burros,bestas,porcos,cães e lobos. O julgamento dele durou de 1591 a 1600, ano de sua morte, quando foi entregue ao poder civil. Giordano não era um idealista e sim era um anarquista que por se achar superior atraiu repentino ódio contra ele. O processo de Giordano mostra que se ele fosse julgado por um tribunal civil ele seria condenado à morte bem antes do que foi pela Inquisição.”
Se você não sabe, a Inquisição salvou o mundo, e aplicou muito mais justiça àqueles que morriam nas mãos do povo e do poder temporal sem direito a um julgamento sequer. Os hereges cátaros praticavam coisas surreais, como infanticídio e extermínio de mulheres grávidas.
Maior ignorância que isso, caro autor, é dizer que a Igreja é contra a Teoria da Evolução e contra a Teoria do Big Bang! Como seria contra se a teoria do Big Bang foi proposta inicialmente justamente por um padre católico? Por acaso já ouviu falar no padre Georges Lamaítre? Com certeza não, então estude mais….
A Igreja já se pronunciou a favor tbm da Teoria da Evolução, você está muito desatualizado…
Esta matéria está cheia de um emocional exacerbado, coisa de jornalista/escritor fraco. Não se pode escrever baseado em seu emocional, mas sim em fatos científicos. Infelizmente o único conhecimento que você possui sobre a Igreja de Cristo é aquele que você aprendeu com seus professores de colégio e faculdade, que tbm ignoram a verdade.
Vai uma dica de um livro bom pra você começar a aprender sobre o assunto: “Para Entender a Inquisição”, do professor Felipe Aquino.
Por ora, por favor não escreva matérias sobre um tema que você não domina, pois corre o risco de influenciar erradamente muitas pessoas de pouco conhecimento como você. Isso é totalmente contra o jornalismo e a ética moderna.
Good Lord, mais um defensor da Inquisição. Tenho mais medo dos defensores da Inquisição do que dos defensores dos mensaleiros… 😛
Pois é, Salva.. quando você pensa que já viu de tudo….
Pois é. Falta só aparecerem por aqui os neonazistas para eu completar a coleção. 😉
Meu caro, primeiro estude mais a fundo sobre a Inquisição ou qualquer outro assunto que você algum dia ouviu falar contra a Igreja, e depois opine. Se existem erros, são tão poucos que são desprezíveis perto dos benefícios que Ela contruiu.
Seja coerente, vamos falar apenas de provas científicas, provas de historiadores renomados…
Como você não deve possuir interesse de estudar a verdade (deve preferir morrer ignorante do que descobrir que esta Igreja que você tenta falar mal salvou sua ascendência),vou te informar algumas coisas:
1) A Inquisição não começou com a Igreja Católica em 1231 com o Papa Gregório IX. Ela já vinha sido aplicada pelo povo e pelo poder temporal desde o século XI, quando surgiu o catarismo, sem qualquer julgamento. Mais de 50% dos acusados eram mortos. Por isso, e por se tratar de acusação espiritual (heresia), a Igreja foi forçada a entrar na Inquisição. Com sua entrada e um julgamento mais formal, menos de 1,8% dos acusados eram condenados. Muita gente se salvou graças à Igreja! São dados científicos publicados pelos maiores historiadores do mundo, quando o Papa João Paulo II abriu os arquivos da Igreja para eles. No fim o Papa pediu desculpas pelos pouquíssimos erros de os filhos da Igreja cometeram (menos de 100 casos!).
O engraçado é que ninguém lembra da Inquisição Protestante, que matou muito mais pessoas!! Meu caro, se você não se esforçar e não conseguir estudar história sem tentar pensar com a cabeça da sociedade da época que você está estudando, estará cometendo um crime contra a história!
Esse assunto da Inquisição, meu caro, já está esgotado e bem resolvido! Quem não sabe disso é porque está desinformado…
Com o passar do tempo as verdades vão aparecendo e se resolvendo, graças a Deus! A lambança que esses “racionalistas/iluministas” fizeram vão se desfazendo com o tempo…por ora, eles ainda conseguem cegar muita gente, como se vê…
A fé na Igreja de Cristo não é aquela pela qual se mata, mas sim aquela pela qual se morre! A vontade de qualquer verdadeiro católico é morrer por Cristo, pela certeza da vida eterna. Estude alguns dos mais de 100 mil mártires dos 4 primeiros séculos pelo Império Romano e dos milhares de mártires cristãos nas mãos nos comunistas do século XX que você vaicomeçar a abrir sua cabeça!
Deus o abençoe!!
Sobre Inquisição, leia pelo menos isto:
http://cleofas.com.br/a-inquisicao/
http://catolicismosemsegredo.spaceblog.com.br/r52837/INQUISICAO/
ta bom. Desisto. A Inquisição foi joia.
Tente falar o nome desse cara aí bem rápido!!,kkkkkkk
E o apedeuta posta duas paginas CATÓLICAS, com total “isenção” e “imparcialidade”… Tá certo!
Igor,
Você deu um “show” de interpretação! Meus parabéns. Mas você não é o dono da verdade.
Você só deu sua opinião a respeito de um livro controverso, nada mais. As suas veemências não vai mudar a opinião daqueles outros que estão aqui e possuem outras compreensões a respeito do mesmo assunto.
Antigamente se ganhava no grito, nas ameaças, agora é em vão. As mentes livres de hoje jamais serão escravizadas.
Passar a vida toda lendo um livro somente e achar que ele é o dono da verdade, hoje em dia já é visto como debilidade mental.
Leia outros livros, como por exemplo: matemática, física, química, biologia, medicina, astronomia, psicologia, informática, etc. Fuja dessa neurose fundamentalista antes que seja tarde!
Alguém já disse:
“Temais ao homem de um livro só”
É meu caro Miguel, mas a bíblia não é um livro só e sim 66 livros reunidos e que foram escritos por diversos homens totalmente inspirados por Deus, ou seja, através do Espírito Santo. E foram todos escritos em épocas bem diferentes. Pra você ter uma ideia, Yeshua, ou Jesus, nasceu há cerca de 2010 anos, mas Ele está presente e é mencionado em toda a bíblia, de Gênesis ao Apocalipse.
Pois é, rapaz.. o bicho é mágico!
Sem querer atrapalhar, já atrapalhando, acho que muitos têm uma fé comercial ou de auto promoção pela necessidade que têm que outros compartilhem dela. Eu acho que fé é uma “coisa” de fôro intimo.
Já a ciência é o esforço para descobrir e aumentar o conhecimento humano de como funciona tudo que nos cerca, criando definições, regras e valores que valem independente de países, credos etc.
Eu só posso ver com bons olhos a decisão do Vaticano em ampliar a visão que era predominante ainda que, se oponham a anti concepcionais ou aborto. Talvez nestes dois últimos assuntos, o Vaticano até atue positivamente criando limites.
Que notícia fantásticaaaa!!!!
Quantos tipos de energia existem no universo? Já encontramos todos? Será que toda a vida que povoa o universos só é possível de existir com a energia solar e água, como nós??? Quando a ciência se abrirá a novas possibilidades???
Os cientistas sabem disso. Eles só inteligentemente dão preferência a formas de vida que conhecemos. 😉
esta acabando enfim a ultima ideia de singularidade e soberba da raça humana que
nunca admitiu outros seres superiores em bondade e moral no universo. na casa de meu ha muitas moradas, disse jesus, quem tem ouvidos que ouça, ignoramos muito do nosso mundo e queremos ainda negar os irmãos do espaço.
Que legal!!!!!!! rsrsr…
Quer dizer senhor ” Salvador” só pq o sr se acha descendente das baratas, todos temos que concordar com isto??? Para mim, esta ideia é obscura, estúpida e desonesta. Para sua tristeza à medida que a ciencia se aprimora, mais ela confirma a BÍBLIA. Respeite quem diverge das suas opinioes.
Não, você não precisa concordar. Mas aí você tem que reclamar com o projetista, porque foi assim que aconteceu. E não somos descendentes das baratas. Temos um ancestral comum com elas. Nós somos descendentes de um ancestral das baratas. 😉
E alguns ainda hoje são mais imundos do que elas…
No Brasil aonde se dá isenção de impostos para igrejas e não para colégios e faculdades quer formar crentes e não estudiosos.Aqui qualquer discussão sobre ciência se torna inútil.inútil. Você é o único nesse País que nos atualiza e abre perspectiva pra novos horizontes do pensamento.Eu o acompanho a anos,e sou muito grato.
Valeu, Claudio! Abraço!
Muito em breve tudo o que conhecemos e que fomos condicionados a acreditar, cairá por terra e a verdade virá a tona surpreendendo a todos os religiosos e filósofos “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”
Noticia falsa e povo acredita. AFF!
Epa! Siga os links. Aí você volta aqui e diz que é falsa. 😉
Menina imbecil, aff…
Ahá, queria ver BBB e clicou sem querer aqui né?
Salvador, este é um exemplo de jornalismo capenga e deturpador. O Observatório do Vaticano é uma instituição pura e genuinamente científica e isenta de direcionamento religioso, em outras palavras não tem o objetivo de descobrir a morada de Deus no espaço sideral ou tentar provar se há ou não outras “almas a serem salvas” em outros planetas. Fala sério, você está forçando a barra!
Não estou forçando barra nenhuma, Elias. Nunca disse que o Observatório do Vaticano não era uma instituição genuinamente científica, nem que não era isento de direcionamento religioso. Disse que ele é financiado pela Santa Sé, que por tabela está financiando a conferência. Mas isso, meu caro, é um elogio ao Vaticano e à Igreja! Estou elogiando-os! 🙂
Tá difícil, hoje, Salva.. ô povinho que não sabe interpretar textos, viu?
Considerando que eles aparentemente só leem um livro (e possivelmente aprovam que queimem os outros), não surpreende a dificuldade.
Hoje você ta demais Salvador. kkk Sinto que vem coisa boa por ai. 🙂
Está enganado. No que me diz respeito, leio muito e sou astrônomo e tenho lido muita besteira nos seus artigos…
Curioso. Tem vários astrônomos que visitam regularmente o espaço, seguem o Mensageiro no Facebook, elogiam, mas não apontam erros. Nas poucas vezes em que alguém apontou um erro, não tive o menor pudor de ir lá corrigir. Errar faz parte de tentar. Então, agradeço se, sempre que você encontrar um erro, você apontar aqui nesse espaço. Corrigirei com prazer.
Apenas como pequeno exemplo dos erros que são cometidos no seu blog, tome-se o título deste artigo “Vaticano promove busca por ETs”. Isto é o que se chama uma falácia, mais especificamente um ERRO DE CATEGORIA, que atribui ao todo as propriedades de uma parte. O maior erro foi expandir o assunto de forma a envolver aspectos históricos e religiosos totalmente fora do contexto legítimo da busca por vida fora da Terra, vida essa não necessariamente de humanóides chamados de ET pela crença popular, ao contrário do que induz o título. O maior de todos os erros está nos comentários do autor – “fato histórico incontestável (de que a Igreja, no século 16, queimava na fogueira quem tivesse ideias incômodas) , que apela ao humor negro “Quem nunca queimou ninguém na fogueira acenda sua primeira churrasqueira!”. Salvador, se realmente deseja popularizar a ciência nos moldes do saudoso Carl Sagan, fuja do sensacionalismo e da ilustração barata!
Elias, se a parte é financiada pelo todo, é certo dizer que o todo financiou a parte da parte. 😉
Sobre humor negro, não é meu favorito, mas de vez em quando não resisto. Acho melhor fazer graça do que vir publicamente dizer que a Inquisição mandou bem, como alguns.
Finalmente, eu desejo popularizar a ciência nos meus próprios moldes. Não sou réplica de ninguém, embora Sagan de fato seja uma incrível inspiração para o meu trabalho. Contudo, a julgar pelo seu entusiasmo por Sagan, que tal ler “O mundo assombrado pelos demônios”? Recomendo!
Elias Maluco… é você??
“Isenta de direcionamento religioso” é???
Tá certo… mas considerando quem paga a conta, será que os resultados não precisarão agradar ao “financiador”???
Não sei pq a surpresa.
Há 400 anos minha família mataria um ladrão que tentasse invadir minha casa, hoje chamaria a lei.
Tudo evolui, inclusive a Igreja. Basta aprender.
André a igreja, como as pedras, não pode evoluir… falta-lhes certos atributos inatos aos seres abençoados pela evolução.
Vejam de fato, como as coisas mudam! Cabe uma questão; quem é mais ignorante, aquele que percebe o erro cometido, e procura corrigi-lo, ou aquele, que mesmo reconhecendo as circunstâncias em que o erro foi cometido, afinal, aconteceu a 400 anos atrás, e não consegue perdoar?
Carlos, certos “erros” são imperdoáveis, seja pela motivação pela qual foram cometidos; seja pela entidade por trás deles.
Mas, mesmo querendo perdoar, o que não se pode é esquecer, o que os “perdoados” mais querem!
Que a vergonha de seu passado nefasto lhes seja atirada na cara todos os dias, até o final dos tempos, para que nunca se esqueçam de seus crimes.
Perdão, até pode ser… esquecimento? Nunca!!!
A teoria da evolução das espécies não possui comprovação fatual. Tampouco, incontestável.
É um artigo de fé da ciência.
O único fato é que tal teoria existe, e isto é incontestável, a saber, a existência da teoria.
Certo. E os fósseis e a similaridade do DNA entre todas as espécies é tudo mentira de origem divina. Deus escondendo seus passos, dando pistas falsas aos pobres humanos dedicados a usar o cérebro que Ele os concedeu. Entendi.
Deus é um fanfarrão…
Ou seria obra do Monstro de Espaguete Voador?
Sempre achei que tinha um fundo de verdade essa história do Monstro do Espaguete Voador… 😛
Aproveito a oportunidade.
“E os fósseis e a similaridade do DNA entre todas as espécies é tudo mentira de origem divina. “.
Não somos todos animais?
“Deus escondendo seus passos, dando pistas falsas aos pobres humanos dedicados a usar o cérebro que Ele os concedeu. Entendi.”
O cérebro é plenamente utilizado ou está aquém de seu potencial?
Como você citou as palavras ‘divina’, ‘Deus’ e ‘Ele’, aqui, há um aparte. O comentarista enveredou pelo lado religioso, teológico.
Por citar Deus, vamos além.
Há que se respeitar e temer muito a Deus, pois, é Criador de tudo e de todos, cuja capacidade é imensurável e cujos pensamentos, ideias, poder e autoridade são muito mais elevados do que a compreensão humana. A fonte da vida (Sl 36:9).
Crença religiosa e crença científica são questões de fé. Dentre outras.
Independentemente da pessoa crer na Bíblia, é inegável sua existência; independentemente do
indivíduo crer na teoria da evolução, é inegável sua existência. As pessoas creem no que escolhem crer.
E assim ocorre, uma das facetas do livre-arbítrio.
Outro exemplo de fé.
Jesus é o Filho de Deus? Ele está vivo ou morto?
Creio que ele o é (Mt 16:16, 17), e está muito mais vivo do que todos nós pensamos estar (1 Pe 1:3, Mc 16:19 e 1 Co 15:13, 14). E o que sei e o que acredito, foi revelado, não foi pelo mérito do saber de nenhum dos mortais.
E, novamente, há que se respeitar e temer a Jesus, pois, Deus lhe entregou todas as coisas (Jo 3:35). Ele é o único que salva (At 4:12).
Nesta questão, não existe neutralidade, ficar sobre o muro (Jo 3:36, Mc 9:40).
O mais apropriado é ter em mente que Deus quer a salvação de todos (1Tm 2:3,4); contudo o mundo ama as trevas (Jo 3:19-21), também por influência do mentiroso, caluniador, ladrão e assassino (2 Co 4:4 e 1Jo 5:19).
Contudo, fique registrado, o cumprimento de mais uma profecia quanto ao tempo do fim: Ju 1:18.
E, a despeito da pessoa crer na Bíblia ou não, o fato é inegável: a ridicularização.
Deste modo, creio eu, fará muito bem a si próprio, ser respeitoso para com Deus e Jesus, e, além disto, observar o que está escrito, o que tem ocorrido e o que está ocorrendo (1 Co 1:17-31).
Ainda mais que está havendo maturação no quadro circunstancial iminente à batalha no monte Megido.
Quanta citação de um livro só! 😛
Salvador, realmente, são vários livros, os quais foram agrupados.
Vejo na Bíblia, lógica e racionalidade que me levam a crer em seu conteúdo.
Caso leia aqueles versículos, perceberá o alto preço que Deus ofertou à humanidade pela sua salvação, pelos nossos próprios erros, para que tenhamos vida, abundantemente, e quão terrível é estar no caminho antagônico, como inimigo divino (Lc 13:24).
Deduzo que já esteja familiarizado a este ensino.
Entendo o propósito do blog e os resultados que a mídia e ciência buscam obter.
Sei um pouco sobre a abiogênese, o equilíbrio pontuado, os supostos saltos mutacionais; não vi evidência vasta sobre o gradualismo fóssil.
Sobre a ciência, até sobre assuntos bem mais simples erra. Exemplos: o café, bem como o chocolate, faziam mal à saúde; posteriormente, foram descobertos benefícios na ingestão de tais e, a qualquer momento, surgem teorias sobre isto e aquilo.
Obviamente que não retiro os méritos do conhecimento científico; ainda bem que existem!
Por outro lado, espiritualmente, faz todo o sentido a existência da ‘crença evolutiva’; o qual já foi explicado no comentário anterior, como artimanha.
Já percorri o doloroso caminho da extrema dúvida, e, por isto, creio fortemente na certeza divina, quer pela dúvida, razão ou lógica e mais, quer pelo amor, poder, justiça, sabedoria e fé.
Até.
Eu sei que são vários livros, mas reunidos num único volume. Muitos deles cujo autor é desconhecido! Outros compostos por vários autores separados entre si! A história de como humanos redigiram a Bíblia é fascinante!
Não existe outra fonte para essas afirmações. E fonte única é igual a fonte nula.
Deus não existe. Quem criou tudo foi o Monstro de Espaguete Voador.
Pura ficção!
Poderia ser também um extraterreste tal, com poderes tal, que fez certas coisas fantásticas.
Poderia ser também o Monstro do espaguete Voador. Aliás, eu prefiro o Monstro do Espaguete Voador!
Abs, com muito molho.
Que a pasta esteja com você!
No passado a Igreja oprimiu e tentou impor sua fé a todos. Hoje em um suposto mundo livre, alguns evolucionistas tentam impor sua crença da mesma forma. Creio que devemos respeitar a fé do próximo e ponto. A acusação de muitos (tanto criacionistas quanto evolucionistas) hoje não é muito diferente dos erros cometidos no passado (guardadas as devidas proporções). É tudo uma questão de escolha.
Voltando ao assunto de vida fora da Terra, Lembro de uma passagem no livro de Jó onde diz:
6 E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles.
7 Então o Senhor disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao Senhor, e disse: De rodear a terra, e passear por ela.
Jó 1:6 e 7;
No meu entendimento, quando Satanás disse vir da da Terra, é por que ele estava um grupo de representantes de seus respestivos mundos. Nosso universo é imenso e seria muita burrice achar que um Deus perfeito criaria vida apenas aqui e/ou que há apenas vida evoluida aqui. Para ambas as teorias, vida apenas aqui é impensável.
Lembro a todos que a mensagem da bíblia é o amor. É claro que era retrata muitos dos erros da humanidade, pois apesar de ter sido inspirada por Deus, foi escrita por homens! Como qualquer outro livro, pode ter uma interpretação errônea. Se todos que acusam tanto a bíblia, parassem para lê-la, tirariam grandes lições desse grande livro!
Uma ótima semana q todos!
Thiago, evolucionistas (a maioria, pelo menos) não tenta impor nada a ninguém.
E, por favor, cite alguma fonte de referência que seja diferente daquele livrinho sem autoria definida, para variar!
Será que seus conhecimentos não estão amparados por nenhuma outra fonte, só “aquela”???
Esta historia de big bang é uma palhaçada.De onde saiu toda a materia anterior ao big bang?Do nada?
A harmonia do universo vir de uma explosão é como sair um dicionario da explosão de uma grafica.(A. Kardec).
Citando Kardec você vai longe numa discussão sobre ciência…
Vamos combinar o seguinte, se vc ler as obras básicas e achar algum erro científico me avise que vamos conversar mais… e o livro que postei no outro comentário… que foi escrito em 1958 que contem informações que foram provadas só agora pela medicina.
Se você está falando do Kardec, eu li o começo do Livro dos Espíritos, e encontrei alguns erros científicos que me desestimularam a prosseguir na leitura. Curiosamente, esses erros eram perfeitamente compatíveis com o conhecimento científico do século 19. O que faz supor que os espíritos que participaram da codificação não eram muito mais bem informados que os entes encarnados que procederam com a compilação das informações.
Salvador hoje está empolgado nas respostas… hehehehe
cite os erros! Estou curiosa!
Camila, faz algum tempo já. Mas para não te deixar no vácuo, pesquei alguma coisa. Por exemplo, o Livro dos Espíritos diz:
42. Podemos conhecer a duração da formação dos mundos; da Terra por exemplo?
— Nada te posso dizer, porque somente o Criador o sabe; e bem louco seria quem pretendesse sabê-lo, ou conhecer o número de séculos dessa formação.
Essa é uma resposta totalmente conveniente a espíritos do século 19, que nada conhecem acerca dos processos de decaimento radioativo. Contudo, uma vez que a ciência consegue entender conceitos como meia-vida, passa a ser fácil datar amostras de rocha e determiná-las com precisão. Por isso, a despeito do que diz o Livro dos Espíritos sobre a impossibilidade de determinar a idade da Terra, hoje sabemos que ela tem 4,6 bilhões de anos.
Há outras coisas como essa ao longo do livro, que descredenciam a suposta sabedoria superior dos espíritos codificada por Kardec.
Kardec escreveu isso? Por essas e outras sou ateu graças a deus, kkkk
elguajiro, o dicionário bem já poderia estar impresso, junto com outros livros… logo, ele pode, sim, ter saído, da explosão da gráfica, e ser arremessado longe… 🙂
O colunista escreve como se a Ciência estivesse acima da igreja católica, porém ambos estão muuuito atrasados ainda, precisam estudar muito e abrir a mente para o mundo espiritual, que é de onde vem as verdades sobre o nosso universo.
Não acima. Só num quadrado diferente. 😉
A ciência nada fala sobre moralidade. A religião nada fala sobre a constituição do mundo natural. Cada um no seu quadrado.
Salvador, a ciência pode, deve e fala de moralidade quando vai se aprofundando nas reflexões sobre o ser humano, cada vez mais na medicina a ciência comprova os benefícios da fé, da prece, do passe, da meditação. Vem ainda estudando o espírito e suas manifestações. E a religião sim, pode, deve e fala da constituição do mundo natural, está em o livro dos Espíritos – Allan Kardec, mais detalhado em A gênese, outra obra básica da Doutrina Espírita, e um que eu particularmente gosto muito: Evolução em dois mundos, de Chico Xavier por André Luiz… muitos bons esses livros, vale a pena vc dar uma olhada. Abraço
Camila, respeito todas as religiões e acho que fazem, de forma geral, muito bem aos indivíduos. Mas ainda prefiro manter as duas coisas bem separadas, porque usam métodos diferentes e chegam a conclusões diferentes. A ciência não discute os porquês, e a religião não discute os comos. Por isso invariavelmente esses debates ciência-religião viram conversas de surdo-mudo. Abraço!
Não concordo com seu ponto de vista, mas o respeito. Não concordo porque não cabe mais a nós separarmos o que não se separa, e nunca deveria ter-se separado. O que aconteceu na história da Humanidade é muito triste, foi um período muito grave. A idade média e o papel da Igreja Católica que fora administrada por pessoas imperfeitas acabou fazendo essa divisão. Porém antes disso tinhamos discussões sobre uma física, química e biologia bem primitivas juntamente com as questões de espiritualidade e fé. Se prestares atenção nos textos dos filosofos e como eles faziam para entender o mundo de uma forma transcendental era fantástico… não estou falando aqui dos mitos… mas do entendimento do ser humano não apenas como matéria! Acredito que essa associação deve renovar-se… porque se vc olhar a fundo… é impossível estudar física, biologia, química e até a matemática sem pensar em um Criador perfeito. E levando em consideração que religião vem da palavra religare, que significa religar à Deus, a ciência também é uma religião, porque não tem como olhar o processo da fecundação humana, da formação do feto e do desenvolvimento do cérebro sem pensar em Deus, não há como observar os instintos animais sem pensar em Deus, não há como analisar e calcular o movimento dos prótons e elétros, e até analisar o caos da ordem, sem pensar em Deus. Não importa se concordas ou não, o importante é a reflexão. Abraço
Sempre que leio sobre os esforços em encontrar indícios de vida em outros planetas, como água, oxigenio etc, penso no porquê de considerarmos que todo tipo de vida necessariamente deverá partir das mesmas condições de vida que as da Terra. Estamos ainda muito centrados em nossa realidade, muito pobres em desenvolver hipóteses com criatividade. A verdade é que estamos crescendo em todas as áreas, mas é notável que a pouco tempo descobrimos a fisica quantica, a menos de 100 anos usamos TVs, a internet é usada há poucas décadas. É possível que aja uma realidade de vida, invisível a nós, em outros planetas. Afinal, até mesmo em nosso planeta, até as cores só são “cores” porque nossos olhos as vêem assim. Foi preciso que cientistas descobrissem essa realidade para nos apresentar. Eu acho que o espaço é um terreno muito mais fértil do que imaginamos, um dia descobriremos muito mais do que mundos parecidos com a Terra.
Heitor, comungo da mesmo pensamento. Será que só nós, reles mortais, somos capazes de concluir isso: que a vida possa existir em condições diferentes da nossa e ser alimentada por outros tipos de energia que não as nossas?
O autor do texto é tão ignorante do processo de Giordano Bruno quanto dos processos históricos que acompanham as mentalidades de cada sociedade humana. E a partir dessa ignorância, não disfarça sua antipatia pela Igreja Católica, embora seja obrigado pelos fatos a creditar seus méritos atuais. Em suma, é um bobinho.
Atilio, não só não sou antipático à Igreja Católica como a vejo como a mais “iluminada” atualmente dentre as lideranças cristãs. E li bastante sobre Giordano Bruno, sobre quem discorro longamente no meu próximo livro, em vias de ser lançado. Talvez eu seja bobinho de achar que as pessoas vão ler o que eu escrevo sem viés ou ódio no coração por discordarem. 😛
Os planetas são criados ao mesmo tempo, isto é, desprendem-se do corpo original quase ao mesmo tempo. Entretanto, dependendo do tamanho e distância do corpo original, têm uma vida mais curta ou mais longa. Isso é o que os cientistas chamam de explosão de uma supernova. Ou seja, a recente formação de um novo sistema solar em algum ponto do infinito universo. Como se pode notar, a teoria do “Big Bang”, a grande explosão original nunca existiu. O que existiu foi que alguém lançou um raciocínio equivocado, e todos o seguiram. No infinito universo de Deus não existem mistérios nos processos da criação.
Jesus já disse Na casa de meu Pai há muitas moradas. A casa de Deus é o universo e as muitas moradas são os planetas habitáveis e seu mundo extra fisíco ou mundo astral.
Basta ter discernimento.
Teu pai deve ser rico! Se ele começar a alugar umas dessas moradas ae, vai ficar mais rico ainda!
Elson, sem correr o risco de ser repetitivo (flood) se já sabiam da existência de outros planetas habitáveis, ou habitados, porquê não deram o “endereço celestial” deles???
Faça uma afirmação o mais vaga possível, e vá adaptando-a conforme o tempo passa, à realidade dos fatos. Eis a grande “receita de sucesso” da bíblia: nada é, tudo poderá ser, conforme acontecer!