Momento histórico: encontramos outra Terra no Universo

Salvador Nogueira

Desde a descoberta do primeiro planeta a orbitar uma estrela similar ao Sol, em 1995, a humanidade estava à espera deste anúncio. Finalmente ele chegou, com toda pompa e circunstância, num artigo publicado no periódico científico “Science”: encontramos um planeta praticamente idêntico à Terra em porte orbitando outra estrela numa região que o torna capaz de abrigar água líquida — e vida — em sua superfície.

Concepção artística do planeta Kepler-186f: mesmo tamanho da Terra e capaz de abrigar água em estado líquido
Concepção artística do planeta Kepler-186f: mesmo tamanho da Terra e capaz de abrigar água

O anúncio foi feito na tarde de hoje numa entrevista coletiva conduzida pela Nasa (uma reportagem mais completa sobre o achado, produzida por este escriba, está nas páginas da Folha). O planeta orbita uma estrela chamada Kepler-186 e tem, segundo as estimativas, praticamente o mesmo diâmetro da Terra — 1,1 vez o do nosso mundo. Até onde se sabe, ele é o quinto a contar de seu sol e leva 129,9 dias terrestres para completar uma volta em torno de sua estrela. Ou seja, um ano lá dura mais ou menos um terço do que dura o nosso.

A estrela-mãe desse planeta é uma anã vermelha com cerca de metade do diâmetro do nosso Sol, localizada a cerca de 490 anos-luz daqui. Um dos aspectos interessantes dessa descoberta em particular é que, além de estar na chamada zona habitável — região do sistema em que o planeta recebe a quantidade certa de radiação de sua estrela para manter uma temperatura adequada à existência de água líquida na superfície –, o planeta está suficientemente distante dela para não sofrer uma trava gravitacional. Caso fosse esse o caso, o Kepler-186f, como foi batizado, teria sempre a mesma face voltada para a estrela, como acontece, por exemplo, com a Lua, que sempre mostra o mesmo lado para a Terra. Embora modelos mostrem que a trava gravitacional não é um impeditivo definitivo para ambientes habitáveis (a atmosfera trataria de distribuir o calor), é sempre melhor ter um planeta com dias e noites, em vez de um em que um hemisfério é sempre aquecido pelo Sol e outro passa o tempo todo na fria escuridão.

Numa nota pessoal, lembro-me de ter já conversado antes com Elisa Quintana, pesquisadora da Nasa que é a primeira autora da descoberta. Em 2002, ela produziu uma série de simulações que mostravam que o sistema Alfa Centauri — o trio de estrelas mais próximos de nós, sem contar o Sol — podia abrigar planetas de tipo terrestre na zona habitável. Imagino a realização pessoal dela de, depois de “conceber” por tantos anos mundos como esse em computador, finalmente poder reportar uma descoberta dessa magnitude. Não de uma simulação, mas da fria realidade da observação!

Trata-se de um momento histórico. A partir de agora, os astrônomos devem se concentrar cada vez mais na busca de outros mundos similares à Terra e a Kepler-186f, gerando alvos para futuras observações de caraterização — a efetiva análise da composição desses mundos e suas atmosferas –, em busca, quem sabe, de evidências de uma outra biosfera.

Nosso planeta está prestes a ganhar muitas companhias.

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook

Comentários

  1. Olá Xafariz, quanto ao seu comentário sobre “transposição”,… Você anda um tanto esquecido….
    Aqui mesmo no Brasil já fizeram a transposição, a do rio São Francisco, mas a experiência ainda não deu muito certa,… Começou de um jeito e terminou de outro… Mas o PT continua tentando e aperfeiçoando a tecnologia, e já tem grande sucesso na transposição do dinheiro público, faz ele desaparecer de um lugar, mas ninguém sabe ainda onde vai parar….. Mesmo com pessoas já obtiveram sucesso, fizeram desaparecer o Celso Daniel, e ele apareceu mortinho no meio do mato…

  2. Não é exatamente igual à Terra pelo fato de que sua estrela-mãe, uma anã vermelha, é diferente do nosso sol. Mais empolgante será quando for descoberto um sistema planetário idêntico ao nosso, ou seja, contendo tanto um outro sol como uma outra terra.

  3. Deus criou esse planeta também.
    Só que lá foram alguns etezinhos que escreveram a biblia.
    Leiam o livro sagrado e verão que tem partes que fala de um novo mundo cheio de anões… eu lí

  4. Se nao existir vida fora da TERRA, o universo então seria um grande disperdicio….. Ate que enfim chegou o dia…..

  5. Ainda bem que está bem longe, pelo menos essa os seres “humanos” não poderão destruir….

  6. Como nosso planeta está sendo destruído pela ganância e ignorância humana, agora precisamos de um novo planeta para destruir.

  7. Salvador,

    estava aqui fazendo umas contas com dados que encontrei na internet para saber quanto tempo levaria para o homem chegar lá na Kepler-186f.

    Considerando-se que 1 ano luz são 9,5 trilhões de km e que um ônibus espacial viaja a 28mil km/h só conseguiríamos chegar lá em quase 19mil anos?

    Abs

    1. Imagina o tamanho da nave, com a tecnologia atual, para enviar uma espécia de arca de Noé gigante com casais de diversas idades para que fosse possível chegar ao menos um casal vivo no Kepler 186f.

  8. Acho que quando marte tinha seu núcleo funcionando era igual a terra, oque sera que aconteceu por la???

  9. OU TUDO ISSO É ILUSÃO?

    Dados nada precisos, mas temos indicativos que nossa galáxia, a Via Láctea possui alguns bilhões de estrelas. Nosso Universo possui alguns bilhões de galáxias. Supondo que cada galáxia do Universo possua em média 1 bilhão de estrelas e que o Universo possua 1 bilhão de galáxias. Multiplicando 1 bilhão por 1 bilhão vai dar 1 quinquilhão de estrelas. Esse é um número considerado modesto, pois é um número “pequeno” de estrelas para todo o Universo!
    O número de estrelas no Universo é bem maior! Mas vamos considerar o número 1 multiplicado por 10 elevado a 18 de estrelas. Bem menor que o Coeficiente de Avogrado!
    No caso da água pura, o coeficiente 6,02 multiplicado por 10 elevado a 23 moléculas de água, vai dar apenas 18 gramas de água (o Mol de Água). O número de estrelas no Universo está muito pequeno mesmo! O número de moléculas que existe em um mol de água, que é 18 gramas, ainda é maior que o número de estrelas do Universo que eu contei! Mesmo assim, é um número grande desses de estrelas!
    Imaginemos que no mínimo 0,01% delas seria possível a existência de planetas que orbitam nas suas respectivas zonas habitáveis, ou seja, nada menos que 1 quadrilhão de estrelas (obs.: os números são os mais pessimistas possíveis!). Ou seja, será que em 1 quadrilhão de estrelas que possivelmente tenham planetas em suas zonas habitáveis, no mínimo, 0,01 % não tenham atmosfera igual a nossa? As distâncias de estrelas-mãe com quantidade de luminosidade, ondas eletromagnéticas nos mesmos moldes e limites que o nosso planeta? Outras situações de equilíbrio coincidente? Não há alguma coincidência nisso tudo?
    Vamos considerar então, do que sobra, apenas 0,01 % tenham vida como aves, peixes, mamíferos e etc. e desses, 0,01 % tenham vida realmente inteligente como a nossa. Abaixo todos os cálculos
    100 % : 1 1.000.000.000.000.000.000
    0,01 % : 0,01 1.000.000.000.000.000
    0,0001 % : 0,0001 1.000.000.000.000
    0,00001 % : 0,000001 1.000.000.000
    0,0000001 %: 0,00000001 1.000.000

    1.000.000 (um milhão) é o número de planetas que encontrei que poderiam ter vida e “vida inteligente” no Universo! Utilizando aquilo que sei! Mesmo assim é um “número”, “a grosso modo”, “muito grande” e que, mesmo assim, não traz qualquer ostentação, verdade, julgamento ou qualquer Teoria satisfatória que demonstre haver vida inteligente. “Talvez” dentro de uma faixa mínima e tímida da hipótese que se levanta! Ou tudo isso é ilusão?

    1 (um) planeta? Ou seja, um ao menos não teria vida inteligente?

  10. PUTA ASSUNTO INTERESSANTE E OS BABACAS FALANDO DE POLITICA!!! VCS NÃO MERECIAM NEM TER ESSE TIPO DE INFORMAÇÃO!! PATÉTICOS!!

  11. É ciência. Muito interessante. Vamos acabar de pensar em PT e PSDB. Partidos são passageiros. A ciência não.

  12. Tentarei conseguir aumento do meus salário de prof aposentado e economizar algumas migalhas, conseguir também aumentar minha expectativa de vida, para quem sabe um dia voar em uma nave espacial, para esse novo planeta. Sonhar é muito bom!!!

  13. Pq sera que brigamos tanto para achar um planeta igual a terra?? Para encontrarmos vida ou para tentarmos dessa vez não fazer a mesma merda que fizemos aqui.. Eu queria entender…..

  14. Ainda bem para o planeta que ele está longe daqui, senão o homem iria com certeza, invadir como um gafanhoto e acabar com ele como está fazendo aqui.
    PLANETA IRMÃO FIQUE EM PAZ.

  15. Salvador

    Vc estima em quanto a velocidade de rotação do tal planeta?

    Imagine seres vivos inteligente com ciclos “diários” de 8 horas terrestres, ou talvez 30 horas, isso causaria marcas profundas na biologia destes seres.

    1. Ninguém sabe, Luiz. A única boa notícia é que não há trava gravitacional!

    2. Achei interessantíssimo o comentário do Luiz, sobre o ciclo diário de 8 horas, o único problema Luiz é que sem sombra de duvidas o Lula iria invadir e levar toda sua galera pra lá , dizendo assim: Companheiros e companheiras, sigam-me encontrei o lugar onde vou poder cumprir com a minha promessa, estou levando vocês para a nova terra onde vão trabalhar só 6 horas por dia. VENHAM SEM MEDO DE SER FELIZ, mas o Lulinha vai com a gente,ta!!!!!!!!

  16. Uai,ninguém comentou o que comentei as 4:30 acima.
    Nem mesmo o Salvador….rsrsr.
    Tudo bem, o que falei nada significou pelo jeito.
    Mas adoro o que está acontecendo aqui.
    E o Salvador, me parece um cara sério e muito estudioso, o que de uns tempos para cá, estou acompanhando-o nestas ilustres matérias que muito bem elabora.

    1. Xafariz, se não comentei, me perdoe. Estou tentando escrever a matéria para a Folha e aprovar comentários ao mesmo tempo. 😛

  17. Logo vão anunciar que a Petrobrás já comprou inclusive uma refinaria nesse novo planeta!

  18. A minha dúvida que paira é:
    Quanto tempo se levaria para chegar lá?
    E sobre o cinturão de van halen? como fazemos para escapar dele?

    1. O cinturão de van Allen não é problema. Os anos-luz de viagem são um problemão.

  19. Uma dúvida, por que os pesquisadores concentram suas pesquisas em estrelas tão distantes? Por que não pesquisar nas mais próximas? Desculpem minha ignorância, mas acho que seria mais “fácil”, talvez uma missão não tripulada, em alguns séculos talvez seja possível, considerando que um século atrás o homem nunca tinha ido ao espaço e a seis séculos atrás a Terra era plana e ainda por cima era o centro do universo.

    1. Osmar, veja só. A estratégia de observação do Kepler era criar uma base de dados confiável para estatísticas de exoplanetas. Então eles decidiram apontar o satélite para uma única região do céu, rica em estrelas, e observá-las todas de uma vez. Com isso, temos 150 mil estrelas, nas mais variadas distâncias, e dos mais variados tipos, para estudar. O objetivo era descobrir com que frequência planetas como este, recém-descoberto, acontecem. A próxima missão de exoplanetas da NASA, TESS, usará uma estratégia diferente. Agora que já sabemos estatisticamente o que podemos encontrar, ela se concentrará nas estrelas próximas. O lançamento está marcado para 2017, e as descobertas do TESS servirão de base para as observações do Telescópio Espacial James Webb, que possivelmente poderá caracterizar atmosferas de mundos como esse. Então, o plano em geral é bem coerente, e logo logo estaremos falando de astros mais próximos. 😉

      1. qualquer hora fale um pouco desse james webb salvador, já que ele tem a audaciosa pretensão de suceder o hubble!

  20. Mas que coisa chata esses comentários relacionados à política! Será que não dá para filtrar?

  21. existem estudos na NASA ,os quais,verificam que o universo tem rotas que encurtam as distancias.
    a transposiçao
    homem será eterno-estudos se fazem nas celulas do cancer,pois estas celelulas não morrem.
    TREIS FATOS-VAMOS A ESTE PLANETA E COLONIZA-LOS COM OS BRASILEIROS ,AMERICANOS E TODAS AS RAÇAS DESTA PLANETA PARA FAZERMOS UM PLANETA EXUBERANTE,MESMO QUE O ANO TENHA SÓ TENHA 129 DIAS DO PLANETA TERRA.

  22. Se lá tiver corrupção, assaltos, traição entre casais, maconha, e outras drogas e algo semelhante (não precisa ser igual) ao PT é melhor ficarmos por aquí

  23. Fui informado por um alto dirigente da nasa, que estão de olho nos empresarios que patrocinam essas pesquisas, pois se forem investidores dos politicos tucanos prefiraram amargar a parada pois senão lá vão começar a convencer todos que fora eles todos os outros são desonestos e depois que acreditarem começaram a privatizar o novo planeta, começando pela agua

  24. Bora Montar uma petrobrás la !

    PS:

    Essa insistência em ” meter o pau” no pt deixam as pessoas cegas e não enxergam que o sistema todo esta errado …Não só o pt

  25. Não é por menos que a raça Humana vive pouco, a mesma não conseguiria chegar tão longe assim … Estas descobertas de planetas abitáveis, são de distâncias de 400 à 500 anos.

    A raça Humana é muito jovem e não está ainda preparada para colonizar outros planetas.

    Não sabem dividir, atiram antes e perguntam depois, fazem de sua própria espécie escravos.

    Tá bom só ir até a Lua…

    Ainda bem que só olhar não tira pedaço.. ” SE NÃO………………..”

  26. Quanta idiotice e alardes descabidos.
    “Encontramos um Planeta” como se estivesse perdido, ou “descoberta”
    Daqui a poucos leremos “encontramos vida”fora da Terra.

    SEMPRE ESTEVE, LÁ. A VIDA SEMPRE ESTEVE E ESTÁ LÁ.

    Assim como na terra exitem inúmeros planetas com vida espalhados por aí.
    Qual o tamanho do universo.? Qual a quantidade de asteróides, planetas, estrelas etc… existem por aí??
    Nosso sistema numérico é incapaz de reproduzir um número pensável quanto a isto.
    Tem vida em toda a parte, a diferença é que estes cientistas têm equipamento que consegue ver um pouco mais que nossos olhos.
    Isto mesmo. UM POUCO MAIS.
    Quanto maior a capacidade destes instrumentos serão , também, as novidades informadas pelos cientistas.
    Tudo está lá.
    Desde que Deus deu o primeiro passo. É isto mesmo. O primeiro passo. Porque o universo é vivo. Já é uma forma de vida que está em constante crescimento e modificação. Deus fez assim para não para nunca.
    Morrem uns, nascem outros , e se multiplicam.
    Nunca terá fim.
    É uma enorme perda de tempo se queimar os miolos com isto.
    Basta criar algum equipamento sofisticado e veremos alguma coisinha por aí ( por mais que vejamos muitas coisas, serão mínimas perante a totalidade em crescimento).
    Só devem ter cuidados. Assim como a humanidade tem em sua formação a destruição , eles , lá, também podem ter.
    dei-os lá, quietos, presos em seus mundos assim como nós , aqui.
    Os primeiros que conseguirem transpor seus limites, com certeza vão destruir os outros.
    Do ponto de vista humano, é claro.
    Aqui, um monte asneiras políticas, onde não vi ninguém com QI suficiente para analisar a notícia em seu contexto.
    Vão criar cultura, racionar, pensar em coisas maiores.
    deixem de hipocrisia que não leva a nada.

    abraços

    1. Romilson… acho que Deus não gosta de gente que não sabe escreve bem querido… não é melhor voltar a estudar? só um pouquinho vai?

  27. Quanta asneira…é melhor poucos irem pra lá…assim, quem sabe, teremos menos ignorância…
    Povo burro…como podem defender qualquer partido político…o povo burro é espelho do congresso…tem que ser roubado mesmo…merece

  28. O país do PIBinho é o país governado pelo PT. Esse partido filho da puta que só fode o país. O resto dos partidos não pode fazer muita coisa mesmo. Então não há o que se falar deles!

  29. Será q vou poder plantar maconha por lá, ou os reaça já vão querer chegar proibindo em outro planeta tb ????

    1. A nasa ta tomando cuidado para os que politicos tucanos não se infiltrem por la senão começam a acusar todo mundo de desonesto enquanto começaram a privatizar todo o planeta , a começar pela agua e ai qdo der problema eles falaram que a culpa é dos ceus, clima do planeta etc.. A nasa tá de olho

  30. Notícias como essa instigam a imaginação: qual será o impacto na sociedade quando se descobrir vida em outros sistemas, mesmo que sejam meros indícios de uma outra biosfera? Como será a exploração espacial daí para frente?

    Sei que vamos demorar séculos até desenvolvermos tecnologia para um “rolezinho espacial”, mas, cara, fantástico estarmos tão perto da maior descoberta da humanidade.

  31. Salvador, penso que seria oportuno ao entendimento geral do tema que vc explicasse que o corpo humano está sujeito às mesmas regras gerais da materialidade do universo, ou seja, não podemos enviar nada até lá, nem uma camisa do meu Corinthians sequer, ou seja, como somos jamais poderemos chegar lá a não ser através de Hollywood ou da literatura como fez a autora do artigo na Science.

    1. Jamais poderemos chegar lá AGORA. Calma, Paulo. Ao contrário do que disseram sobre a Lua de Sangue, o mundo não vai acabar amanhã… rs

  32. De novo as mesmas baboseiras de sempre, “praticamente semelhante” ou seja não é semelhante, “tem o mesmo tamanho”, ai vem com 1,1 ou seja não é igual no tamanho, orbita uma estrela totalmente diferente, numa orbita igualmente diferente, e realiza a translação muito mais rápido mesmo estando em uma orbita muito diferente, resultado : o que é que tem de igual a Terra, nada. E depois está a apenas 490 anos luz, ou seja, não descobriram nada, só daqui a 490 anos veremos se realmente ainda existe, resumo de tudo : mais uma noticia sem valor algum.

    1. Certo. Dizem que você é um ser humano, mas sua altura não está exatamente na média dos seres humanos, seu peso também não. Logo, você não deve ser humano. Concorda? rs

        1. Não é por menos que a raça Humana vive pouco, a mesma não conseguiria chegar tão longe assim … Estas descobertas de planetas abitáveis, são de distâncias de 400 à 500 anos.

          A raça Humana é muito jovem e não está ainda preparada para colonizar outros planetas.

          Não sabem dividir, atiram antes e perguntam depois, fazem de sua própria espécie escravos.

          Tá bom só ir até a Lua…

          Ainda bem que só olhar não tira pedaço.. ” SE NÃO………………..”

        2. Deixa de ser maria vai com as outras, pois a questão é “vida” no planeta.

          E se tratando de ter ou não ter vida, os questionamentos do John tem sentido, pois dizem os especialistas, que “qualquer coisinha” um “mínimo detalhe” não haveria vida na terra, o que o torna tão singular, são essas peculiaridades em perfeita harmonia, que no Kepler não parece existir.

          E a gente parte sempre do pressuposto de “vida” através da “agua” e condições climáticas semelhantes a nossa, o que não é errado, pois temos que partir de algum lugar, mas, acredito que deve existir vida que não seja dependente de agua e em com clima menos favorável a nossa espécie.

      1. Típica resposta de uma pessoa que acha que sabe alguma coisa de ouvir dizer, já notou que sempre os “planetas” descobertos, tem órbitas super rápidas, enquanto que aqui no sistema solar, temos planetas que levam centenas de anos para uma simples órbita. Mas você como não tem argumento prefere vir com ofensas, valeu amigo, já vi o teu nível.

        1. Querido John, é um viés de observação. O satélite Kepler ficou 3,5 anos em operação, o que significa que, na melhor das hipóteses, ele só conseguiria ver três trânsitos consecutivos (o mínimo para uma descoberta) em órbitas de 1 ano de duração. Por isso o Kepler não achou nenhum Júpiter numa órbita longa… não houve tempo de observação para ver nem duas repetições. Contudo, gostaria de lembrar que o Sistema Solar tem três planetas com órbita de 1 ano ou menos, de forma que não há nada de tão diferente ou radical lá fora. Também não custa lembrar que várias técnicas diferentes confirmam os mesmos planetas, demonstrando além de qualquer dúvida sua existência. Por fim, tem gente trabalhando em técnicas alternativas para pegar os planetas maiores. Um instrumento novo do Observatório Gemini, por exemplo, conseguiu tirar fotos boas de um planeta gigante a 9 UA da estrela Beta Pictoris — mais ou menos a distância do Sol a Saturno! Então, pode ficar tranquilo, que os cientistas estão na trilha certa. Acredite você ou não. 😉

    2. Inacreditável como tanta gente, que teoricamente se interessa e conhece do assunto, prefere enfatizar o fato da distância do que a descoberta em si. Eu fico extremamente animado a cada notícia do gênero. Qualquer um que tem o mínimo de conhecimento deveria entender a dimensão e a importância dessa notícia. Os que não entendem, nem deveriam se dar o trabalho de comentar.

      Enfim, parabéns a nós humanos por mais esse passo!

  33. Meu deus que cambada de gente alienada.
    É feita descoberta de um PLANETA e nego vem comentar de PT E DILMA? puta que o pariu.
    Sério, vão se tratar.

  34. Muito interessante.

    Salvador, gostaria de saber (se possivel) qual a sua opiniçao sobre os 0,01% dos casos de avistamentos de OVNIS que a ciencia nao sabe explicar???

    Abraços,

    1. Ei, não é minha “amiga”. É só uma pesquisadora com quem contatei, e de quem me lembrei imediatamente por ter o mesmo nome da minha avó… rs

      1. Foi mal, Salvador… é que vc falou com tanto carinho que achei que fosse sua amiga… 🙂

  35. so acredito se a biblia me falar que existe outro planeta. Caso contrario não é qualquer reportagem que me convence.

        1. Ninguém, Karin, ao menos recentemente. Se alguém se dispuser a revisar, vai ter tanto “conserto” pela frente, que terão que refazer, em vez de revisar.

    1. Verdade. Se não tá na “bíbra”, não existe. Agora me conte como você está usando esse computador e a internet, já que ambos não estão na “bíbra”?

      😀

    2. Irmão, não seja um descrete, mas creia, leia João 14:2 na Bíblia Sagrada, segundo Jesus:
      “Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.”

      1. Exato. Releia esse trecho e note que Jesus diz que vai preparar uma morada para um de seus seguidores no Céu. Não tem nada a ver com planetas e extraterrestres.

        1. Pra um só, Salva? Os demais iriam fazer beicinho, com certeza.

          A “morada” divina deveria abrigar a todos, se o Todo Poderoso for bondoso como uns afirmam que ele é…

  36. Caro Salvador.
    A “transposição” também, veio de filmes.
    Inicialmente na série dos anos 1970 (voce nem era nascido, pergunte aos seus pais),que passava na TV.
    Além, como falei, dos celulares em forma de tampa que se abriam, com o visor vendo um ao outro que estavam nos celulares, existia também a figura da viagem “transpondo” de um lugar para o outro.
    Penso que no Google, deve ter alguma informação (vou ver, e caso queira veja também, pelo fato de voce ter dito que “nunca ouviu falar”.
    Já vi numa reportagem há uns 2 anos atrás, que ouve uma experiência com cientistas fazendo a “transposição” de insetos minúsculos, que viajavam 2 ou 3 metros “transpondo-se”….sei que é muito pouco a distância, mas já ouve essa experiência.
    É uma luz no fim do túnel, mas tudo começa assim, com minúsculas experiências para depois irem para macroexperiências.
    Fica ai a deixa, meu caro Salvador, para voce ampliar sua vasta curiosidade rumo aos seus estudos.
    Valeu.

  37. tão tão distante….. será q existe alguma coordenada pra chegar até lá? talvez possamos enviar uma sonda …. como se fosse uma garrafa jogada ao oceano…. e esperar, esperar e esperar kkk

      1. Caro Eu, e o assunto do e-mail era o último capítulo da novela…

        Se isso não atraiu uma resposta, não deve haver “vida” por lá…. rsssss…..

Comments are closed.