Química da vida no tubo de ensaio

Salvador Nogueira

Ao simular as condições dos oceanos da Terra primitiva, um grupo de cientistas liderado por Markus Ralser, da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, testemunhou o surgimento espontâneo de reações químicas complexas que até então eram consideradas província exclusiva do metabolismo de seres vivos. A descoberta recém-publicada coloca a ciência um pouco mais perto de decifrar um dos maiores enigmas com que já deparou: a origem da vida.

Seria esse o berço da vida na Terra, uma fonte hidrotermal no fundo do oceano?
Seria esse o berço da vida na Terra, uma fonte hidrotermal no fundo do oceano?

O achado em essência demonstra que uma química muito complexa pode emergir sem a ajuda de enzimas — proteínas construídas por seres vivos que ajudam a promover as reações mais essenciais, como aquelas em que açúcares são convertidos em moléculas contendo energia para uso pelo organismo.

Mas, antes que você se anime demais, não, ainda não sabemos de fato como surgiram as primeiras formas de vida. O que temos até o momento são várias peças separadas de um quebra-cabeças que a natureza teve pelo menos vários milhões de anos para montar sozinha. Essa agora é só mais uma peça — e uma potencialmente bem importante.

ÁGUA, SUA LINDA

Não é à toa que os astrobiólogos hoje consideram a busca por água o fator primordial para tentarmos encontrar outras formas de vida no Universo. Ela cumpre papéis essenciais em todas as formas de vida conhecidas, e até agora não encontramos nenhuma outra molécula que possa servir de substituta.

Contudo, ela não faz todo o serviço sozinha — e em alguns casos pode até atrapalhar. Felizmente, os oceanos da Terra primitiva tinham muito mais que só água: em sua composição, identificada por meio de sedimentos marinhos, também havia grandes quantidades de ferro, além de fosfatos e outros metais.

Após recriar com a máxima fidelidade possível uma amostra desse oceano primitivo, que existia em nosso planeta cerca de 3,8 bilhões de anos atrás, os pesquisadores pegaram algumas moléculas complexas que eles sabem estar no “meio do caminho”, por assim dizer, de reações necessárias ao metabolismo dos seres vivos, e as adicionaram à mistura.

Nos seres vivos, essas moléculas são processadas com a ajuda de enzimas para chegar até suas formas finais, mais úteis. Ali, naquela amostra, não havia enzima nenhuma. O que aconteceria? Ficaria tudo na mesma? A água do oceano primitivo destruiria as moléculas?

O suspense tomou conta do laboratório durante as cinco horas em que as amostras permaneceram aquecidas a cerca de 70 graus Celsius. Quente demais para qualquer enzima que conheçamos, mas uma temperatura comum nas proximidades de fontes hidrotermais — estruturas que mais lembram chaminés no fundo do oceano, alimentadas pelo calor que emana das entranhas do nosso planeta. (Muitos cientistas acreditam que esses ambientes possam ter sido o berço das primeiras formas de vida, o que explica a escolha feita no experimento em questão.)

E aí, finalmente, a recompensa: os cientistas descobriram que o ferro ajudava a “empurrar” as reações químicas adiante, em rotas extremamente parecidas com as seguidas pelos metabolismos dos seres vivos modernos. Mas sem as enzimas para tocar o negócio! Entre as 29 reações metabólicas observadas, uma se destacou: a que produziu ribose-5-fosfato. Trata-se de uma molécula precursora do RNA — “primo” do DNA que é capaz, como ele, de armazenar informação genética e, portanto, se submeter aos processos evolutivos darwinianos.

Isso explica como a vida surgiu? Não. Mas mostra que algumas reações que antes achávamos complexas demais para ser executadas a partir de uma química prebiótica (ou seja, anterior à vida) na verdade acontecem em um experimento de meras cinco horas!

A ORDEM DOS FATORES

O resultado faz Ralser e seus colegas cogitarem que talvez seja o caso de repensar em que sequência aconteceram os eventos químicos imprescindíveis à origem da vida.

A visão mais tradicional, baseada nos primeiros experimentos que abordaram a questão, em 1953, sugere que primeiro surgiram as proteínas, capazes de fazer metabolismo. Mais tarde elas seriam reunidas aos ácidos nucleicos (DNA e RNA), protegidas num sistema fechado por uma cápsula de lipídeos, para formar as primeiras células vivas. Em resumo, a ordem dos fatores seria: proteínas -> metabolismo -> DNA e RNA

Uma visão mais moderna sugere que tudo pode ter começado com o RNA. A hipótese é motivada por sua versatilidade. Ele não só é capaz de guardar informação genética, a exemplo do DNA, como também pode conduzir certas rotas metabólicas, como as proteínas. Ou seja, ele poderia ser, sozinho, a base da vida. Só mais tarde, com a evolução, ele seria destronado da função de portador principal da informação genética pelo famoso DNA e ganharia a companhia de proteínas mais eficazes que ele para tocar esse negócio de metabolismo. Segundo esse esquema, teríamos: RNA -> metabolismo -> proteínas e DNA.

Uma dificuldade particular desse modelo é a de como fabricar RNA a partir de química prebiótica que envolva água. (O Mensageiro Sideral já abordou o trabalho de Steven Benner, que sugere que o RNA só poderia ter nascido em Marte e depois migrado para a Terra, tamanha a dificuldade em produzi-lo a partir de química simples em meio aquoso.)

A pesquisa de Ralser, contudo, pode apontar outra solução para o dilema. “Essas observações revelam que as sequências de reação que constituem o metabolismo central de carbono poderiam ter sido forçadas pelo ambiente oceânico rico em ferro do começo do Arqueano [cerca de 3,8 bilhões de anos atrás]”, escreveram os pesquisadores em trabalho publicado no periódico “Molecular Systems Biology”. Teríamos, portanto, primeiro de tudo o metabolismo, e depois RNA, proteínas e o DNA.

Uma vantagem dessa proposta é que, tendo metabolismo de saída, ainda que numa versão menos eficaz, mais primitiva, você poderia encontrar reações como as que formam o RNA, mesmo em ambientes aquosos. Outra vantagem é que um oceano que faz metabolismo sozinho, logo de cara, encurta bastante o caminho para formas de vida, explicando o porquê de os primeiros seres vivos terem surgido tão depressa no registro fóssil, praticamente assim que as condições na Terra foram favoráveis.

Uma terceira, especialmente pertinente para a busca por vida extraterrestre, é que não há por que não supor que outros oceanos espalhados pelo Sistema Solar, como os de Europa (lua de Júpiter) ou Encélado (de Saturno), não possam ter produzido circunstâncias similares, condutivas de metabolismo e, por fim, seres vivos.

Bacana, né? Mas não é o caso de comemorar muito. Afinal, não custa lembrar novamente que os pesquisadores já começaram seu experimento com moléculas de certa complexidade, e ninguém sabe ainda como o oceano primitivo poderia ter chegado a esse ponto inicial sozinho. Por isso, ainda é cedo até para dizer que o metabolismo de fato realmente precedeu RNA ou proteínas. Nenhuma das três rotas de surgimento da vida descritas brevemente acima foi descartada, no atual ponto do jogo.

Por enquanto, o enigma da origem da biosfera terrestre — o enigma da nossa origem, portanto — permanece sem solução. Mas a ciência se aproxima cada vez mais de fechar essa conta.

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook

Comentários

  1. Somos seres virtuais , alias todo este universo,poderemos ser atores de um jogo onde o tempo e o espaço não é o que conhecemos. Os jogadores como não sabemos o que são podemos chamar de deuses, portanto ,voltando a duvida primordial.

  2. Que maravilha!!! Tudo isso descoberto até agora e tudo o que ainda o homem virá a descobrir, prova o quanto Deus é grandioso e é a suprema inteligencia do Universo. Pois ele fez as leis imutáveis do Universo, as pôs em pratica e o resto vai acontecendo de forma Natural. Não existem milagres da criação e, sim a criação inicial para que tudo vá surgindo naturalmente e o Universo seja independente e se faça naturalmente, sem saltos, somente pela intervenção da Mente Suprema que a tudo domina. As descobertas e os progressos, ele deixa por conta do ser humano universal, que no alto do seu pedestal de orgulho, acha que tudo sabe e a tudo domina. Mesmo assim, essa inteligencia suprema permite que isso ocorra, pois faz parte do desenvolvimento do Ser. O próprio ser humano, aproveitando-se da inteligencia recebida Dele e das leis que lhe são dadas, vai galgando o seu caminho rumo ao progresso e a perfeição.
    Maravilhas da Natureza!!!

    1. Muito bom. Assim como disse em outro post, é pena que poucos compreendam a essência disso.

    2. Cara, nunca vi tanta asneira junta:””…Universo seja independente e se faça naturalmente…””.
      Nunca leu a Bíblia não? Ímpio! ELE criou tudo pronto. Ímpio! O Universo não se faz independentemente. Ímpio. Vá estudar a Bíblia antes de falar besteira!

  3. E a cura do câncer? Por isso eu sempre acredito nos Cavaleiros do Zodíaco, basta elevar o cosmo.

  4. Definição de fé: A fé é um sentimento de total crença em algo ou alguém, ainda que não haja nenhum tipo de evidência que comprove a veracidade da proposição em causa.
    O interessante é que a ciência, criada para o homem tenta explicar a vida do homem. Enfim, ninguem precisa discutir nada, afinal acreditar na ciência também é ter fé. A ciência ainda está em teorias e teorias, mas nada conclusivo, então vocês cientistas, têm fé na ciência. Então, porque não deixar em paz, quem tem fé em Deus?? O sentimento é o mesmo, porque não podem ser colaborativos e seguir em frente. Não adianta retrarem todos as religiões e todos os religiosos como iguais. Dizer que quem acredita em Deus é burro ou ignorante é o mesmo que dizer que quem acredita na ciencia é burro e ignorante. Pelo menos da origem da vida a ciência não sabe nada ainda, existe apenas uma teoria, uma crendice, uma fé…………….

    1. Ivan,

      Primeiro sua frase: “” Então, porque não deixar em paz, quem tem fé em Deus?””… tem resposta. E a resposta é: os religiosos é quem vem aqui desacreditar e ridicularizar a Ciência e o autor. São invasivos e agressivos.

      Segundo, vá aprender a diferença entre Hipótese e Teoria, antes de vir aqui, arrogante, escrevendo o quê não sabe.

  5. É piada né?
    Falar que houveram reações químicas complexas sem intervenção quando tem água e calor controlado beira o ridículo.
    Todo tipo de experimento pra provar a TEORIA é feita sob condições controladas, logo não existe o acaso.
    Admiro os evolucionistas, pois esses sim têm fé.

  6. Só existe uma única e absoluta verdade. EU sou Deus! Não acredita? Ser de pouca fé. Irás arder no inferno.
    Queres um milagre? EU sou Deus e não preciso provar nada a ninguém, mas mesmo assim peça o que desejas.
    Se seu pedido se realizar, será um milagre e a demonstração de meu poder e infinita bondade. Se não acontecer, é porque EU, em minha infinita sabedoria, sei o que é melhor para você. Se por outro lado, acontecer exatamente o oposto, é porque quando EU fecho uma janela, EU abro uma porta.
    Agora com licença que vou escrever um livro de historinhas infantis.
    Aff…

  7. Eis uma verdadeira crente, cuja a fé é maior do que a de qualquer crente questionando o que ele crê de uma chance única, pelo o que ela “cre” de uma chance de 00000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000,1%… e ainda o crente é quem tem muita fé! é muita ironia, veja quem vive em um mundo de fantasia

  8. Incongruências: Se Deus destruiu a torre de Babel pois tentar alcança-lo era uma heresia, então por que hoje vivemos em grandes cidades com torres muito mais altas? Porque tudo era milagre naquela época e hoje em dia o papa acaba dispensando a necessidade de pelo menos 2 milagres para declarar um santo? Está difícil considerar seriamente que alguma coisa possa ter sido um milagre. Bem, os pastores fabricam milagres usando atores. O que mudou foi que o conhecimento humano progrediu muito e muitas coisas antes consideradas misteriosas deixaram de ser zona do divino. Outra coisa: Se os cientistas contradizem coisas que os religiosos atribuem a Deus, por que esse Deus não os pune como os religiosos da bíblia se cansaram de dizer que Deus fez naquela época? O Deus da bíblia não aceitava não ser aceito… Punia! Agora está velhinho e sem disposição para punir e/ou intervir no mundo?

  9. Religiosos são idiotizados pelas suas crenças infundadas.
    Cientistas são burrificados pelas suas hipóteses não confirmadas.
    Ateus são bobificados pelas suas meias verdades.
    Filósofos pedrificados por teorias incompletas.
    Inteligente é quem tem dinheiro e aproveita a vida.
    Sábio e quem olha para tudo isto cria piadas com a estupidez humana, sem
    esquecer a utilidade da crença, a lucidez da ciência, a honestidade atéia,
    a leveza da filosofia, a utilidade do dinheiro e certeza dos criadores.
    Continuem guerreando, o mundo precisa girar.
    Até um dia em que ficará parado, gelado e morto.
    E os religiosos terão suas verdades confirmadas.
    Os cientistas glorificados pelas suas confirmações.
    Os ateus jubilosos por confirmarem suas verdades.
    Os filósofos felizes por chegarem a conclusão.
    Os inteligentes se tornarão pobres sábios.
    E os sábios tornarão-se divindades.

      1. Na única característica humana que não se perde e nem se doa: a arte de compreender. saúdo todos aqueles que buscam e encontram. Esta é a essência que nos move pelo tempo e espaço. nascemos buscando o peito da mãe que nos alimenta e nos sustenta nos primeiros instantes e nos conduzirá até o último suspiro da sabedoria que nos criou: a natureza (TUDO).

  10. Primeiro, muito legal essa matéria, muito bem escrita e bem esclarecedora. Mas o que as pessoas no comentários tem que nos temos que tentar encontrar o equilíbrio entre as coisas, pois as duas podem caminhar juntas sem problema nenhum. Os religiosos tem que parar de achar que existe um Deus absoluto e egoísta (como foi colocado em um comentário ai em cima, dizendo que Deus não gosta de “partilhar” de sua gloria, como se ele fosse um ser humano egoísta e mesquinho) e os que não tem religião também não acharem que o homem é o centro do universo e que tudo é ao acaso.

    1. Eu acredito em possibilidades, mas gostaria de ter uma opnião apenas…. Não consigo ser totalmente ateu mas tambem não descarto o fato de sermos seres evolutivos.

  11. Como Membro Ungido da Ludwig Feuerbach Pentecostal Society eu vos revelo, oh crentes! O Problema Sexual de Deus está resolvido: não é um Deus, mas uma Deusa. Onipotente, onipresente, eterna, que nos criou, nos mantém vivos e que devemos amar: a Natureza. Esse é o Deus de Spinoza e Einstein, dos cientistas, pois a ciência é o único caminho para a Verdade.

  12. Depois dizem que “religião, futebol e política não se discute”.

    Fazem me rir……

    Eu penso justamente o contrário, pois são os melhores assuntos para se discutir…

  13. Exclua a Bíblia desta discussão porque é totalmente inútil incluí-la e a religião e a fé não tem nada a ver com ela. Quem inclui a Bíblia nesta discussão é intelectualmente preguiçoso e perde muita oportunidade de pensar sobre coisas profundas sobre a vida. A Bíblia não deveria ser utilizada para explicar ciência alguma, porque quem a escreveu não sabia de absolutamente nada. E aposto que todo mundo que segue a explicação da Bíblia teve uma educação muito ruim.

  14. O barro é nada mais nada menos do que somos feito, ou seja de terra + água que é = a barro.Terra é = a pó, água são dois gases,de onde viemos e para onde vamos, o pó é aquilo que restou da explosão de uma estrela, os gases são a matéria prima a qual se formam as estrelas e a energia divina está nesta amálgama que somos ao longo do tempo espaço.

  15. À unica coisa que sei e que aq no blog existe vida inteligente,todo mundo expõe seus pensamentos e crenças sem ser agredido verbalmente.logico tirando um ou outro post,o que não acontece no G1 na globo… onde só tem tapado já tinha até desistido de posta minha opinião por causa do nível das pessoas nos sites que falei .O fato de uma pessoa tem uma opinião diferente não quer dizer que ela seja uma pessoa má, galera abração a todos. Esse é lugar certo pra se comenta algo.

  16. Isso NÃO AFIRMA ABSOLUTAMENTE “NADA”!
    Além de ser apenas uma longínqua afirmação ainda podemos levar em conta QUEM FEZ as SUBSTÂNCIAS, A PRÓPRIA ÁGUA E O AR. rs…
    DEUS EXISTE SIM, é só você olhar para o mar e para a vida. DEUS NÃO FOI CRIADO, DEUS É !!! Simples assim.

  17. Legal essa pesquisa, fazia muito tempo que eu não lia nada de novo nesse campo.

    Ficou uma dúvida. Existe atividade geológica na lua Europa? Se não, a chance de vida por lá cai um pouco com esse achado certo? Já que parece que essas “chaminés” sob o mar são necessárias para a existência de estruturas mais complexas.

    No mais, mega boring esse monte do comentários de religião x ciência…

    Ps: “Eu”, vc postou aqui sobre o jogo Kerbal Space Program e acabou com minha vida social 😀

    1. Pô Allison, fico feliz em poder trazer mais um para o lado verde da força.. uhahua. Quantos Kerbals já conseguiu explodir? 😀

      Me manda email com seu login no Steam, se tiver, que eu te adiciono na friend list: mimimi@atheist.com

      Abraços e bem-vindo ao time!

      1. Já explodi uns quantos mas acabei de conseguir chegar na órbita de Duna (marte) com o herói Jebediah! Fiquei faceiro hahhaha, uma pena que não tenho conta do Steam, comprei direto do site dos caras…

        1. Po, não consegui passar de Mun ainda, tô criando uns módulos pra tentar pousar lá, mas tá dose!

          Quanto ao Steam, cria uma conta grátis (www.steampowered.com) e transfere seu Kerbal pra lá, no FAQ tem como fazer. É muito mais sussa pra fazer download, manter atualizado e ainda tem a friend list pra poder conversar inclusive durante o jogo, via texto ou voz.

          😉

  18. Acho sensacional o trabalho da ciência, parabéns!

    Pessoas da fé e pessoas da ciência, quando irão perceber que vocês estão contando (ou tentando contar) a mesma história, apenas de maneiras diferentes?

    Pessoas da fé, os cientistas estão apenas explicando racionalmente o seu Deus, e não tem problema nenhum nisso, estão apenas “matematicalizando” (se é que essa palavra existe) as leis q Deus criou para que tudo funcionasse do jeito que funciona.

    Pessoas da ciência, os fiéis apenas amam a maravilhosa matemática da vida e sua incrível lógica / simetria e como isso tudo combina tão bem e forma nossa vida.

  19. Como Erwin Schrödinger havia comentado, vida vai no sentido contrário da 2ª lei da termodinâmica e a entropia “diminui” com o tempo. Pode-se até reproduzir alguns aminoácidos a esmo, mas algo impossível de explicar é constante evolução de espécies, aumentando a “complexidade”, a “ordem”. Enfim, a física atual não serve para explicar vida.

    1. A questão é que a vida não é um sistema fechado. Manja o cocô que você faz? É a entropia saindo para manter seu corpo organizado…

      1. O problema é que alguns o fazem pela boca (ou no caso aqui, pelas pontas dos dedos)… pq merda é o que mais tem aqui nos comentários…

        😛

      2. (sem falar naqueles que tem tanta, mas tanta merda no corpo, que acaba indo pra cabeça disputar lugar com o cérebro atrofiado)

    2. mas quem te disse que evolução darwiniana é sempre um aumento da complexidade? pesquise o termo ‘descendência com modificação’.

    3. Ahhh… então vc acha q o seu Todo Poderoso fica realizando recalls nos humanos e assim se justifica a evolução? Ele nao é o todo poderoso? pq a evoluçao entao? pq ele já nao criou o humano perfeito???

    4. Nossa, menos de 7h entre a publicação da matéria e a primeira citação sobre termodinâmica por parte de alguém que claramente não tem a menor idéia do que está falando…

      Segue um cartoon que representa muito bem esse tipo de ignorante científico: http://www.smbc-comics.com/?id=3340

  20. Será que os Deuses Astronautas não deram uma forcinha? Quem sabe após 2019 começaremos a desvendar os segredos!

  21. Acho extremamente impostante as pesquisas cientificas que tanto ajudam em diversas descobertas, mas sou bem esclarecida em dizer que acredito sim que existe um criador poderoso por trás de tantas maravilhas, o surgimento da vida em si não seria tão complexo como por exemplo o surgimento dos seres humanos, se a vida explode porque as mulheres geram novos bebes? se explode porque o planeta não consegue combater os efeitos maléficos causados por nós. E porque existe um clico na Terra, um ciclo de vida inexplicável por nós
    Acredito realmente que Deus criou todas as coisas pois ainda não vi nada criada por um acaso ser tão complexo e maravilhoso, não desvalorizando o trabalho dos cientistas pois como disso tem uma importância gigantesca pois nos ajuda a concluir que foi realmente DEUS que criou tudo o que há no universo.

  22. Acredito estarmos proximos do conhecimento de onde viemos. O que estamos fazendo aqui (ja sabemos); para onde iremos (tb ja sabemos). E uma questão de tempo, uns 50 anos e destruirmos este belo planeta…

  23. SE OS CIENTISTAS E TODO ESSE PESSOAL QUE ACREDITA QUE A ORIGEM HUMANA E TODA A VIDA TEM ORIGEM EM UMA EXPLOSÃO OU AINDA uma fonte hidrotermal no fundo do oceano OU QUALQUER OUTRA BABOSEIRA…
    E FÁCIL ENTÃO PROVAR QUE DEUS NÃO É O CRIADOR DE TUDO IGUAL PROVA A BÍBLIA SAGRADA. E SÓ VOCÊS CIENTISTA PEGAR TODA AS PROVAS QUE VOCÊS TEM E FAZER QUE ESSA TAL EXPLOSÃO OU SEI LÁ O QUE VOCÊS DEFENDE E FAZER QUE SURGEM UM SER HUMANO NO MEI DISSO OU ENTÃO QUE ANIMAIS E PLANTAS,PÁSSAROS E ETC SAIAM ANDANDO GERADO DESSA PATÉTICA OBRA DE VOCÊS, VAI LÁ FAZEM ISSO E CALEM TODOS NÓS QUE ACEITAMOS EM DEUS.
    LEIAM A BÍBLIA E NÃO TERÁ MAIS DÚVIDAS DE QUE É DEUS É TUDO QUE ELE FEZ E FAZ INCLUSIVE POR VOCÊS QUE NÃO ACREDITA NELE.OU ENTÃO CONTINUEM ASSIM CONTRA DEUS QUERENDO PROVAR COISAS QUE JAMAIS CONSEGUIRAM E NO FINAL IRÃO VER QUE EM DEUS TAMBÉM…

    1. Poderiam começar com uma explosão na sua casa, aí você poderia morrer e voltar pra contar como é Deus. Que tal?

      1. “Eu”, espero sentado que ele volte. Mas se voltasse (não vai não), seria interessante ele aprender português – contei 17 erros. Além disto, o cara é troll: – escreve em maiúsculas (deve pensar que está falando com os machos dele); – diz que a Bíblia “prova” algo, não sabe nem o quê é “provar algo”. Também fala para se ler a Bíblia. É um risco enorme, pois quem lê a Bíblia e sabe interpretar textos, corre o risco de perder a fé.

  24. Salvador! que difícil né? Não tenho o costume de entrar em blogs que não me interessam só pra ficar falando mal de quem escreveu, não acho educado, mas educação é mercadoria que anda em falta por ai, infelizmente.
    Ainda bem que temos vc expandindo nossos horizontes e nos trazendo conhecimento, e mantendo – sim – sua elegância nas respostas para questões que nem mereceriam consideração!

  25. Esses néscios poderiam utilizar esses milhões de dólares para salvar a vida já existente no planeta. ……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

    1. De novo, cara.

      Preste atenção de uma vez por todas: sempre que alguém faz algo diferente, vem um néscio (você e outros desprovidos de inteligência) falar que o dinheiro poderia ser usado para o bem da humanidade.

      É mentira. hoje no mundo já existe dinheiro suficiente para dar vida digna a todos. A questão é que a vontade política do jogo do poder faz este dinheiro ser canalizado para desvios sem fim, reforçando os poderosos e seus impérios. Quer um exemplo? Não, mas vai assim mesmo: os maiores bilionários do país são alguns pastores. Já viu eles ajudarem de verdade alguém?

  26. Será que os leitores sérios desse blog tão útil se dão ao trabalho de entrar em sites religiosos pra encher o saco de quem posta lá???
    Ciência é ciência. Não tem a ver com acreditar e sim em entender… Provar e descobrir. Que saco essa ladainha de Biblia. Quem acredita nela não precisa ficar aqui impondo suas teorias. Cada um no seu quadrado.
    É difícil ter uma discussão produtiva sobre um assunto tão interessantec com esse monte de gente tirando o foco.

  27. Os ateus nos desafiam a provar a existência de Deus, mas nunca vi um macaco se tornar homem!

    1. Pois é, mas acabei de ver um homem se transformar em ameba, após esse seu comentário.

      (no caso, este homem é você, já que provavelmente você não entenderá o sarcasmo)

    2. Mais um crentelho que não tem a menor ideia de como funciona o processo de evolução por seleção natural… o retrato da ignorância científica

    3. Mas você é a prova de que uma anta vira!
      Volte para a escola para estudar evolução; vai evitar de passar vergonha com comentários errados sobre determinado assunto.

  28. Quer dizer que estamos pisando em cima de pessoas que não tiveram sopro divino??

    Me poupe de crendices!!
    hehehehehe…

  29. E a todos os crentes em Deus, um grande “não comentem , porque vão passar vergonha.” Sério vão rezar, orar, meditar, isso é mais facil do que buscar a verdade. É sempre melhor acreditar sem buscar.

  30. Olá Salvador, sou um visitante atípico do seu blog,pois sou totalmente cego.
    Claro que estou falando de cegueira visual, já que a cegueira mental… Isto é outro departamento.
    É uma pena que as pessoas não entendam que Ciência e Religião são coisas diferentes. A ciência está mais ligada as indagações, curiosidades, desejo de saber. A Religião por sua vez, está mais ligada com o poder, controle de pessoas, criação de regras entre outras.
    Claro que existe uma ponte entre elas, pois a Ciência produz conhecimento, A Religião usa o conhecimento (só parcialmente e quando conveniente), como ferramenta para seus propósitos. Embora, suas ferramentas preferidas continue sendo o medo, o amor, o desejo, a raiva e a desinformação.
    Mas vamos lá, um passo por vez. E você está sempre nos trazendo novos passos que estão sendo dados. Obrigado pelo trabalho de divulgação que você faz, muitos curiosos como eu lhe agradecem!

    1. Dorcival, eu que agradeço por acompanhar! E fico feliz que a tecnologia tenha permitido que nos encontrássemos. Para quem diz que a humanidade está regredindo, esse é um singelo e importante contra-exemplo!

  31. gostaria de lembrar aos patrulheiros religiosos, cujas religiões queimaram gênios, bibliotecas, entre outras façanhas, que procurem outro lugar e não venham aqui perturbar. aqui debatemos ciência, especialmente astronomia. Se é muito difícil para vocês aceitarem as ideias aqui discutidas, por favor, dirijam-se aos blogs religiosos. aqui vocês com esses papos de deus, sopro divino, etc, realmente não são bem-vindos. não só pra mim com o para, acredito, o público que frequenta esses espaço todos os dias. não é uma questão de pré-conceito, e sim de pós-conceito. vocês desviam as discussões e poluem os tópicos com esse blablabla religioso que espantosamente perdura até hoje. vocês não conseguirão nos converter. o dia que a ciência provar que existe um deus, a gente acredita nele. até lá, a única fé que eu tenho que que vocês procurem outro lugar para debater assuntos religiosos. obrigado.

  32. Acho engraçado a briga entre ciência e religião. Na verdade ambas caminham juntas, uma explica e depende da outra.
    Muitos querem ler a bíblia como se ela fosse um livro escrito no ano passado (o livro gênesis tem mais de 5000 anos). Os grandes cientistas e pensadores são crianças comparado a esta livro.

    Já pensaram em reler a bíblia com olhos da ciência atual?

    Ex.
    O simbolismo da criação de Eva pela costela de Adão como a genética. A herança genética explicada mais tempo que Mendel brincando com ervilhas.

    O homem sendo moldado pelo barro como simplesmente a evolução de genética ficando pronta para este ser adquirir a razão (Darwin e Socrátes) e a razão no sentido do homem “comer” o fruto da sabedoria.

    A partir deste “fruto” o homem ter vergonha de andar nú como forma de explicar o uso da razão como o “certo e errado”, a criação das leis morais.

    O primeiro assassinato como simbolo do uso da lei do certo e errado (vale lembrar q antes da razão não era “errado” matar).

    1. Diego, tentei seguir sua sugestão, fiz bastante força mas não conseguí. Por este caminho eu poderia enumerar um montão de coisas boas que Hitler fez pela Alemanha, mas não dá não. Então Adão tinha um número ímpar de costelas e, quando Deus tirou uma para fazer Eva o número ficou par. Percebe como a religião sempre põe a Mulher num patamar inferior ao do homem? Elas carregam este maldito complexo de culpa até hoje (a expulsão do paraíso) e você vê este livro como perfeito? Tenha a paciência!
      Em relação à sua segunda questão, quando eu estiver “soltando o barro” e alguém bater na porta perguntando o que estou fazendo eu direi: “estou criando um universo!”.
      E sobre a última, te digo: certo e errado para quem? Caim julgou que estava certo, o ladrão que toma meu celular acha que está certo e o professor que doutrina (quero dizer, ensina) crianças com intenções doutrinárias também se acha certo – isto sem dizer naqueles que ganham rios de dinheiro com a boa fé dos simplórios.
      De acordo com um frade beneditino falecido e que abandonou a batina já bem velhinho, a religião é uma invenção mararavilhosa, pois vende um produto que não entrega e se (o produto não entregue) não funcionar a culpa é do comprador (não tem fé), não está sujeita à pagar impostos e nem ao crivo do Procon e é protegida pela Legislação – e o mesmo não acontece com os ateus. Para muitos isto é inaceitável.

  33. Volto a perguntar para o Salvador Nogueira onde está essa evolução “assistida”? Que me respondeu com uma resposta da criação de Deus por citar Romanos 1:v20 . Me prova essa evolução que nenhum cientista no mundo até agora provou a não ser “adaptação”

        1. já está explicado. Pede emprestado do seu vizinho um negócio chamado “inteligência” que você vai entender, rapidinho, rapidinho…

  34. Esta é a etapa mais crítica para explicar a origem abiótica da vida, porque a ligação química entre a ribose e o nucleotídio é fraca , porém a catálise por ferro é extremamente questionável, principalmente devido à baixíssima disponibilidade deste elemento, que está na forma de hidróxidos e óxidos. O ferro entra no ciclo vital complexado por moléculas muito complexas, chamadas sideróforos. Esta descoberta não acrescenta para a origem da vida.

  35. Eta choradeira!!! Tirando os deuses dos últimos redutos do nosso desconhecimento!!! Como viver com isso!! Um mundo onde os deuses são desnecessários para explicar qualquer coisa! Maldita ciência!!!

  36. Se nós dependêssemos da maior parte dos comentadores desta notícia a humanidade ainda estaria encolhida em cavernas escuras e úmidas, adulando o fogo e os trovões, e disputando com lobos, ursos e tigres o direito de existir.

    A grandeza humana está naqueles que não aceitam as coisas como são, que buscam sempre fazer mais e mais, avançar os conhecimentos coletados pelas gerações passadas e quebrar as barreiras de nossa ignorância.

    A maior parte da humanidade é fraca, pessoas que querem se aninhar na morna aceitação de algumas ideias que lhe dão conforto e ali ficar até o fim da vida. São poucos aqueles que saem de debaixo das cobertas e enfrentam o frio; a maior parte da humanidade – os fracos – ficam embaixo das cobertas, aquecidos.

    Felizmente, senhoras e senhores, nós não dependemos de vocês: sempre haverá pessoas que vão dedicar tempo, energia, tranquilidade e saúde em busca da verdade.

  37. Quanto mais leio as besteiras que são apresentadas pelos ciêntistas e escritas aqui mais acredito em Deus.

  38. Cada asneira. Primeiro..Vamos aos fatos….A Bíblia foi formada, e não inteiramente escrita, por dezenas, senão centenas de pessoas, que viveram antes, durante e depois de ” Jesus”…Tiveram inúmeras traduções….Vários Testamentos queimados pelos bárbaros no século II e III. Dos que restaram, somente os que a Igreja achavam ser “Úteis” ficaram. Sendo assim o controle da sociedade passou a ser feito de maneira religiosa e espiritual, contradizendo os fatos. Teve Papa Rei, Teve Rei Papa….Ou seja…..Como vou acreditar em páginas que não tem embasamento e veridicidade. Eu sempre fui Católico…mas venho abrindo os olhos…..Espiritualidade existe..ma não da forma como os padres e pastores nos colocam…especialmente os pastores…que mal sabem o que é fé e já ficam gritando aleluia

    1. legal sua resposta. Procure a doutrina espírita que poderá lhe ajudar muito a respeito de ciência e fé…
      Onde acreditar em Deus é diferente de acreditar em uma religião.
      Deus ou Criador como queira, não se apoia em teorias ou teologias que defendem o interesse de seus bem pagos Padres e Pastores

  39. Acho interessante ver como a ciencia de uns 1 seculo pra cá alterou o foco. Os grandes cientistas do passado (no qual os de hoje se apoiam) conciliavam muito bem a ciencia e a religião, muitos deles atraves da ciencia tentavam entender mais os misterios de Deus. Newton, Galileu, Einstein etc…. eles (todos religiosos), nunca descartaram a ciencia e nem Deus, mais conseguiam trabalhar em harmonia! Hoje existente um bando de mané, (não todos, pq existem muitos cientistas criacionistas). Que fazem de tudo pra descartar Deus, não sei pra que isso! por isso do mais valor aos cientistas do passado.

    1. “Os grandes cientistas do passado (no qual os de hoje se apoiam) conciliavam muito bem a ciencia e a religião, muitos deles atraves da ciencia tentavam entender mais os misterios de Deus. Newton, Galileu, Einstein etc…”

      Newton mostrou que o movimento dos corpos celestiais obedecia a regras simples e que não havia nada de mágico nisso.

      Galileu foi condenado pela Santa Inquisição por sua defesa do heliocentrismo e por demonstrar que outros corpos celestes giravam ao redor de algo que não era a Terra.

      Einstein era um panteísta à moda de Spinoza e declarou que “A palavra ‘Deus’ é para mim nada mais que a expressão e produto da fraqueza humana, a Bíblia é uma coleção de honoráveis, embora primitivas, lendas.”

      Essa “conciliação” a que você se refere é tão imaginária quanto o seu deus.

  40. Poderia refazer a experiência de 1953, visto que hoje temos instrumentos mais precisos.Devemos lembrar que a sopa primordial proposta na época não deu certo.Hoje é possível realizar novas experiências e tentar provar a origem da vida ou as diversas origens da vida.

  41. Você sabe que esta debatendo com crentes quando questões começam a ficar mais sérias, aí não tendo respostas sensatas, começam as ameaças de fogo eterno, a vingança divina, ranger de dentes, choro…etc…sempre a mesma estorinha…

    1. não eh ameaça meu caro, eh q eh difícil acreditar q pessoas achem q tudo eh obra do acaso, e o universo? e tudo que existe nele? tb eh tudo acaso? Deus ñ existe? vc eh acaso? Ai meu Deus agora eu to confuso kkkkkkk

    2. Marcelo Marques – acertou na mosca, bingo! No entanto acho muito saudável que os crentes participem desta discussão, é uma maneira de vislumbrarem a fé com um viés científico. Alguns poderão ampliar seus horizontes à curto prazo, muitos à longo prazo e, talvez, alguns usem o que leram aquí para finalidade própria em seus redutos religiosos. Da minha parte eu acho que fé e ciência andam juntos. Não sou eu quem disse isto – está num gibi do Calvin e Haroldo (Calvin é um garoto que “conversa” com seu tigre de pelúcia) e, numa das “tiras” do gibi ele diz: “Papai Noel é o mito das crianças e Deus é o mito dos adultos”. Então, na opinião dele, o mito Deus é a vingança das crianças contra a mentira que seus pais lhes contararam e na qual acreditaram por anos a fio… Isto aconteceu comigo e eu fiquei muito decepcionado com meus pais. Eu carreguei em silêncio por muitos anos a vergonha que sentí quando descobrí que os pais mentem para as crianças. Já superei isto e hoje, “graças à Deus”, meu filho é ateu por escolha dele e sabe que Papai Noel não existe – mas, para evitar confrontos sociais, ele diz que acredita em Deus, sim senhor.

  42. a ciência é uma só. não existe uma fé que não esteja dentro de uma Ciência, e uma ciência que não esteja dentro de uma Força Maior. ÁGUA É VIDA, a partir disso já não concordo em dizer que a “vida” foi criada a partir da água. e a ciência dos homens também não prova que não existe um Grande Arquiteto do Universo, uma Força que rege toda a Natureza. não só a natureza da terra, mas toda a Natureza do espaço. Na minha visão o que chamam de Deus é essa Grande Força que rege cada átomo, cada molécula e cada partícula. Uma Ciência exata, que acontece naturalmente dentro de uma vasta Natureza Divina… Vindos da água ou não, estamos e estaremos todos sempre dentro desse Poder.

      1. …falou e disse bobagens…

        …uma força que rege a natureza… exata… que rege cada átomo…

        Pois então rege MUITO mal. Esta natureza está cheia de morte – até para comer os animais precisam matar-se entre si, todos os animais – cancer, maldade, fome, doenças, tsunamis, venenos. Dá para fazer uma lista daqui até a Lua. A harmonia que muitos inventam sobre a natureza é bobagem. A natureza tem interações, é diferente.

  43. oq o espirito mostra ninguém esconde, mas oq o espirto esconde ninguém acha. Continuem procurando, quem sabe um dia vcs acham kkkkk, soh se Deus deixar

    1. Sendo assim, que deus idiota hein!
      Brincando de esconde-esconde todo esse tempo, as pessoas se matando por causa dele, e ele não tá nem aí…rsrsrsrs…

    2. e por que deus precisa deixar por acaso ele nao é onisciente, onipotente e onipresente ou voce não acredita nisto ou nã sabe o que e isto vou explicar. ( se ele é onisciente ele tem ciencia de tudo então ele sempre soube que o homem estaria procurando a verdade)
      se ele é onipotente ele tempoder sobre tudo e so nao acaba comigo que sou ateu porque el gosta de ateus (e se ele e onipresente ele esta em todos os lugares então ele esta aqui e nao faz nada porque ele gosta de cientistas…. improvável para não dizer “”patético””.

  44. “Mas, antes que você se anime demais(…)”. “Bacana, né? Mas não é o caso de comemorar muito(…)”

    Quem deveria se animar? Pra quem você escreve? Pra quem você esta torcendo? Um jornalista não deveria torcer pra ninguem?
    O fato é que a ciência esta longe de explicar a origem da vida e a teoria darwiniana é tão falha ao tentar explicá-la que precisa se socorrer de mágica ou E.T.s. para completar as lacunas. No final das contas é preciso ter tanta fé para crer em Darwin como para crer no Criador.

    Faço uma humilde sugestão de leitura ao jornalista:
    David Berlinsk, Stephan C. Meyer, William Dembski, John Polkinghorne, William Lane Craig.

    1. bom, desses ai eu conheço o William Lane Craig de algumas palestras: são de doer a paciência.

    2. Pois é, Newton, mas Darwin pelo menos pesquisou né?! E o resto, pesquisou na “bibra” e já acreditou? Ou são as orientações desses pastores que a gente vê na TV citando qualquer m… e dando a conotação que eles querem?

  45. Por favor, não ofenda o blogueiro! Chamá-lo de idiota não é elegante… Mesmo um ateu convicto pode dizer “Ai meu Deus” sem perder sua convicção. Frases deste tipo estão gravadas no “inconsciente coletivo”, assim como o medo de aranhas e cobras está gravado no inconsciente coletivo desde a era das cavernas, e nada tem a ver com “provar” que Deus existe. Somos mais complexos do que “idiotas” e há muito mais em nossos subconscientes do que possa pretender ou justificar nossa fé (ou falta dela).

  46. Creio no que mais incomoda alguns: é a certeza de que pela imensidão de informações constantes e disponiveis no universo e mesmo em nossa modesta terra, ficamos na prática incapazes de entender que não chegaremos ao incognoscivel. Deveriamos gastar energia em minorar as questões desta nossa casa.

  47. Não deixemos de acreditar na Biblia, mas sim , trazer seu conteúdo para os dias atuais, não adianta achar que teremos as respostas lá, no mesmo nível de conhecimento atual. Não que a ciência esteja desconstruindo a imagem de um Deus, e sim procurando a origem dos milagres e feitos extraordinários lá apresentados.

    1. Quando você desvenda os segredos da “magica”, ela deixa de ser magica, passa a ser um truque, uma ilusão…

  48. Reações químicas ocorrem a partir dos elementos químicos, que são matéria.
    Mas aí vai continuar a pergunta: de onde vieram os elementos químicos?

    1. existem basicamente 2 teorias:

      1º teoria: vieram das estrelas, através das reações de fusão nuclear.

      2º teoria: deus as fez no 3 ou 4 dia da historia do mundo, e tirou um cochilo no 7º dia.

      escolha a que mais lhe acolhe.

  49. blá, blá, blá!!! falam, falam e nada dizem. cada um c sua crença, us creem em Um Deus, outros em vários deuses, outros na dessa ciência. Viva a liberdade.

    1. Tu que foi ressuscitado através da medicina anunnaki/nefilim, o que tens a dizer?

  50. Otimo texto salvador, a questão da origem da vida pode sim ser o que a bíblia diz, como tambem pode ter outra explicação, até que a ciência consiga chegar a uma conclusão bem plausível, todas as possibilidades possiveis de origem da vida são válidas!

Comments are closed.