Farelo do cometa Halley no céu hoje

Salvador Nogueira

Prepare-se para acompanhar uma das melhores chuvas de meteoros anuais, que atinge seu pico na madrugada de hoje para amanhã. São os Eta Aquarídeos, pequenos detritos do cometa Halley que entram na atmosfera da Terra e queimam como bonitas e brilhantes estrelas cadentes.

Composição mostra Eta Aquarídeos registrados em 2013 na Austrália pelo astrofotógrafo Colin Legg
Composição mostra Eta Aquarídeos registrados em 2013 na Austrália pelo astrofotógrafo Colin Legg

Bem, mas se são pedacinhos do Halley, onde está o cometa? Bem longe daqui, se afastando cada vez mais do nosso planeta após sua última passagem pelas redondezas, em 1986. A cada aproximação do Sol, que ocorre periodicamente em intervalos de 76 anos, ele produz uma bonita cauda e dispersa detritos por onde passa. São justamente esses pedacinhos deixados pela última passagem que aparecem como estrelas cadentes todo ano, quando a Terra atravessa a órbita do cometa.

Aliás, duas vezes por ano — uma quando a Terra passa pela trajetória de “ida” do Halley, e outra da “volta”. A primeira delas acontece agora, no começo de maio, com pico na madrugada do dia 6, e a outra, os famosos Orionídeos, é em outubro.

Imagem do cometa Halley feita durante passagem dele pelas redondezas da Terra
Imagem do cometa Halley feita durante passagem dele pelas redondezas da Terra

É um fenômeno sempre bonito de ver, e as circunstâncias são muito boas hoje — contanto que não haja nuvens. “Com a Lua na fase crescente, as condições de observação serão bastante favoráveis”, conta Cassio Leandro Barbosa, astrônomo da Univap (Universidade do Vale do Paraíba).

COMO OBSERVAR

Para ver a chuva de meteoros, não tem muito mistério. Trata-se do fenômeno astronômico mais democrático que tem. O único jeito bacana de observar é a olho nu. Binóculos, lunetas e telescópios só atrapalham.

O que mais se precisa, na verdade, é de paciência e pouco sono. Encontre um local onde se possa ter uma boa visão do céu e olhe na direção da constelação de Aquário. Para encontrá-la, olhe para o leste (onde o Sol nasce), a partir das 2h30 da manhã (use a carta celeste abaixo para localizar melhor). Quanto mais tarde, mais Aquário sobe no céu, facilitando a observação. Pouco antes do amanhecer, ele vai estar quase no zênite (o “topo” da abóbada celeste).

A razão para olhar para a constelação de Aquário é que é lá que está o chamado radiante da chuva de meteoros — o que significa que eles parecem emanar todos daquela direção. Mas a verdade é que eles podem aparecer em qualquer parte do céu.

Carta celeste do horizonte leste por volta de 2h30 do dia 6 de maio, em São Paulo
Carta celeste do horizonte leste por volta de 2h30 do dia 6 de maio, em São Paulo

A previsão teórica é a de 200 meteoros por hora, o que é um número bem bacana, mas não ache que vai ver todos eles. “Essa é a taxa horária zenital, com excelentes condições”, afirma Barbosa. Quando você leva em conta coisas como poluição luminosa, campo de visão e nível de atenção, o número cai bem. É preciso observar pelo menos por uma hora para pegar um número razoável de estrelas cadentes. “Visíveis mesmo, devemos ter por volta de 10 a 20 por hora”, complementa o astrônomo.

Nada contra ver acidentalmente uma estrela cadente e fazer um desejo. Mas a experiência ganha outro sabor quando você olha para essa mesma estrela cadente e sabe que se trata de uma partícula do cometa Halley — um pedacinho de gelo sujo formado na mesma época em que o Sol e seus planetas nasceram — queimando na atmosfera a estonteantes 237 mil km/h.

Uma das belezas da ciência é a revelação de pequenas histórias como essa, que transformam fenômenos naturais aparentemente aleatórios em momentos que forjam uma fascinante conexão entre a consciência humana e os mistérios do cosmos.

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook

Comentários

  1. Caramba! Logo hoje que estou em São Bernardo (ABC) e não em Passos MG, onde gosto de admirar o ceu da madrugada. Mas quem puder observar este fenômeno sugiro que quando vir alguma estrelinha caindo tente lembrar-se do que fazia em 1986 quando aquele fragmento foi deixado ali pelo Halley!. BOA SORTE.

  2. Bom dia Salvador! Sei que o que vou lhe perguntar está fora do foco do texto, mas é uma antiga dúvida minha que nunca foi esclarecida. Sempre ouvi falar que a antiga sonda Pioneer 10 está saindo do Sistema Solar e está indo na direção da estrela Aldebarã, onde deverá chegar em 2 milhões de anos. Ela realmente está em rota de colisão com Aldebarã ou quando ela atingir a atual posição de Aldebarã, a estrela já terá se deslocado no espaço, fazendo com que a Pioneer 10 passe bem longe dela?

    1. Caro Gabriel,
      Num sei se a sonda tá indo para Aledbarâ, creio que pode ler a respeito no site da nasa, mas, os nossos físicos e computadores não tem condição de calcular a posição (digo exata) de nenhum corpo do espaço daqui a 2 milhões de anos.
      Mesmo que fosse possível calcular, a sonda a essa altura será apenas um bagulhinho inerte dentro de uma bola de gelo espacial, provavelmente vai passar batido por lá e continuar viajando, colidir ou ser capturado em uma órbita é extremamente improvável.

  3. Tomara consiga estar acordado, deverá ser um espetáculo memorável
    obrigado pela informação. e farei um pedido secreto (claro).

  4. bom dia ,, parem com essa besteira e vao estudar para ser alguem na vida porque isso ai e televisão não enche barriga………………….aposto que 000,01 por cento de vcs nao tem faculdade e nem carro e nem casa própria…………vão acordar cedo para trabalhar……seus merdas

    1. ?

      Primeiramente, 000,01 = 0,01

      E se 0,01% não tem faculdade, carro e casa própria (que aparentemente é sua forma de medir sucesso) então 99,99% tem, certo?

      Até que tamo bem 😀

    2. Engraçado como escolaridade não é sinônimo de educação, honestidade e outros adjetivos. Você, por exemplo não tem educação.

      Já me formei e na verdade continuo estudando, me especializando. Sou farmacêutico, mas tenho muito interesse por assuntos ligados a astronomia.

      Uma dica: Assista a esse belo fenômeno, quem sabe assim seu humor não melhore.

    3. Ui, a mona tá atacada! Deve ter sido currada por 20 Kid Bengala ontem na parada Gay, e ficou revoltada porque nenhum deles telefonou hoje cedo!

    4. Não sei o que é maior?????
      A sua pobreza de espirito ou sua burrice Sidnei

    5. É notorio que essa criatura chamada sidnei, é um ser a quem podemos comparar a um bucefalo…. Por favor retirem esse comentario enfadonho e desprezivel postado por este monte de m…. Duvido que este infeliz tenha casa própria, carro ou qualquer outro bem, pois como poderia uma pessoa com tamanha falta de inteligência construir algo de bom… Em tempo: Va a merda você!!!! Sidnei

    6. Infelizmente senhor a lista de pessoas que perguntou alguma a coisa a vossa senhoria encontra-se vazia.

    7. Sidnei, como você é grosso, mal educado e ignorante. Isto é ciência pura. Se não gosta não acesse, leia outra coisa. Se é que você lê. Com este português, provavelmente nem rodapé da Playboy.

    8. E voce? um babaca preocupado com nos os tais merdas. garanto que não passa de um babaca que passa 10 horas por dia trabalhando pra pagar a parcela de um carro popular. Trouxa garanto que quem frequenta este espaço tem no mínimo condição financeira pra ser teu patrão…

  5. Poxa, será formidável ter o privilégio de presenciar a olho nu essa experiência e excepcional acontecimento. Espero que um grande nº de pessoas se mantenham reservadas para fazer parte e comprovar esse fenômeno..!

  6. Farei o ´possível pra ver pq a próxima com certeza não será possível, espero consiga ver.

  7. Hoje vai ser um dia emocionante para os paulistas observadores do céu. Se o tempo ajudar, é claro 🙂 . Além dos detritos do Halley, podemos observar a ocultação do planeta Marte pela estação espacial. O evento vai acontecer as 18h47min do dia de hoje.

    Maiores informações vejam aqui – > http://www.apolo11.com/spacenews.php?titulo=Ao_vivo!_Estacao_Espacial_encobre_Marte_na_segunda-feira!&posic=dat_20140502-111932.inc

    Abraços, e bom céu para todos.

    1. Pô Rodrigão, show! Valeu pela info. Já botei o cel pra apitar no horário. Se o céu estiver tão lindo quanto estava ontem, vai ser perfeito!

      😉

      1. Já esta na hora dos paulistas terem um pouquinho mais de sorte.

        Abraços.

        1. EU VI!!!!!!!!!! CAAAAAAAAAAAAAARA, sensacional! Daqui da janela do apê não vi ele passando exatamente em frente, mas um pouco mais pra baixo de Marte, ainda assim foi emocionante e inesquecível!!!!

          :’)

          1. Consegui ver também, Eu! Ela deu uma biliscada em Marte. Agora, os detritos do Halley estava cansado de mais pra acordar. 🙂

          2. Minha filhota quer ser astronauta, e novamente as nuvens aqui no ABC não ajudaram… Assim como no eclipse há 15 dias. Realmente estamos sem sorte aqui em SP…

    2. Vlw…. eu que não moro em São Paulo… assisti através da Stream….

      1. Karin, vai passar novamente hoje das 17:56 às 18:01, do Norte ao Leste, inclinação de 19,9o e magnitude -2,1. Creio que mesmo sendo começo de noite, dê pra ver de boa. É só ficar olhando para Marte que ela vai passar “perto”.

        😉

  8. Olá Salvador,

    Você qual seria o melhor horário da madrugada para observar? Ou tem que ficar a noite toda mesmo olhando pro céu para tentar ver algo? rs

  9. Vi uma vez há varios anos..foi lindo e de surpresa pois npao sabia que teria. É um espetaculo!

  10. Salvador,
    Se todos os anos passamos duas vezes pela trajetória do cometa Halley, uma colisão do cometa com o nosso planeta não é possível ?
    Quais são as probabilidades disso vir a acontecer ?

    Abs,

    1. Felizmente o Halley e a Terra estão de tal modo sincronizados para evitar uma colisão.

  11. Esse acontecimento me recorda, o ocorrido na noite de 13 de novembro de 1833. A queda das Estrelas, (meteoros). Nesta ocasião a Terra passou em sua trajetória, próxima de um CINTURâo de Meteoritos,que se originaram pela desintegração do cometa TEMPELUM. Foi testemunhado geralmente através da América da Norte, que era a parte da Terra voltada para a tempestade meteóricas. Centenas de milhares de estrelas caíram no decurso de duas ou três horas.

  12. Aqui no interior de MG o tempo está ótimo esses dias. O mais legal é que o leste fica diretamente voltado para a janela do meu quarto, portanto, só abri-la de madrugada e esperar.
    Valeu pela dica, Salvador Nogueira!

    1. vai estudar …..meu filho depois reclama do sálario que é baixo ..nesse horario já tem gente estudando para concursos………..cambadas de burros ve se politicos estão olhando isso….eles estão tramando para roubar vcs seu boca aberta

      1. Vish, o arrombamento coletivo na parada Gay ontem foi forte, até danificou o cérebro do guri.

  13. A última passagem do cometa Halley por aqui foi decepcionante. Lembro-me bem que na época aconteceu toda uma publicidade a respeito com programas na TV e até álbum de figurinha sobre o cometa. Eu tinha uma bisavó que era viva e tinha vista a passagem do cometa em 1910. Ela relatou que foi uma maravilha, quase uma segunda lua no céu. Tirando o exagero claro, ficamos todos empolgados para observar o maravilhoso astro. Qual não foi nossa surpresa quando ele apareceu tímido, muito pequeno quase não dava para observar nada a olho nu. No telescópio foi até legalzinho, mas muito menos do que achávamos. Fazer o que? Agora é esperar 2062! rs!

  14. Salvador, uma dúvida completamente off-topic mas que me é recorrente, e como vc é o cara que “explica fácil o que é difícil” queria saber se vc pode me ajudar, seguinte: sempre que vejo qualquer gráfico que tenta representar as idéias do Einstein a respeito da gravidade, da maneira como os planetas, estrelas, etc. “afundam” o espaço (como quando colocamos uma bola sobre um lençol esticado), explicando assim como a luz é distorcida e como a Lua, por exemplo, se mantém na sua órbita em volta da Terra… isso sempre me deixa um pouco incomodado, digo isso porque como todos sabemos não existe em cima/em baixo, então não me entra na cabeça essa representação, saberia elucidar um pouco essa questão?

    Obrigado!

    1. Jackson, essas representações são de fato imperfeitas. Elas mostram em duas dimensões para mostrar o que vemos em três para poder usar a terceira para explicar a quarta, já que somos incapazes de perceber visualmente um espaço-tempo de quatro dimensões. É apenas um recurso didático, não uma tentativa de representar a realidade como de fato ela é. Abraços!

  15. Ver gelo pegar fogo é incrível, né??? Só que a corrupção do PT neste país é mais incrível ainda!!!!!!!!!!!

    1. Tinha que colocar o PT no meio mesmo… tudo a ver com o assunto do blog, só que não.

  16. Alguém me explique onde o cometa encontra força maior que a sua velocidade para fazer a volta e retornar, não acredito que somente a gravidade do sol seja suficiente para puxá-lo.

    1. Ele obedece à lei da gravidade, que descreve sua trajetória com exatidão.

  17. Ah cara, aqui em São Paulo quase que já desisti de ver qualquer coisa no céu, SEMPRE que rola alguma coisa (algum planeta mais próximo, eclipses, etc.) a noite fica nebulosa pra kct e não dá pra ver nada… Mas enfim, acabei de programar meu cel pra me lembrar, vamos ver se rola…

    1. Esta madrugada o céu estava limpo (com pouquíssima névoa/poluição na linha do horizonte, mas não vi nenhunzinho…observei a partir da 1:30 até às 3:40…
      Antes, próximo das 8 da noite de ontem, vi uma deslocação de objeto celeste, sentido leste-sul que durou alguns segundos e nem sei se fez parte do fenômeno.
      A seca está tão grande que não chove nem meteorito! Que pena!

  18. Bom dia,Salvador…ontem,tirei várias fotos da Lua e Vênus..o céu estava lindo,limpo.. e em algumas fotos, tem uns riscos longos caindo, meu filho falou…deve ser poeira … mas, depois, em outras fotos (eu sou teimosa) nao saiu mais …será algo? sempre tiro fotos do céu..as vezes algo aparece..o que achas?grata,abraços.

    1. Difícil dizer. Pode ser um meteoro, mas se acontece com freqüência parece ser efeito espúrio da câmera. Abs!

  19. Prezado Salvador.
    Sou autor do livro “O que é cometa Halley” da Brasiliense e achei bem pedagógica sua explicação sobre a “chuva”. Parabéns pelo excelente blog.
    Abraço.

  20. O pessoal plataforma espacial deve estar correndo algum perigo pois esses pequenos pedaços podem se chocar com a estação espacial?

  21. Obrigado Salvador pela informacao,pela primeira vez pude entender a razao da estrela cadente.Agora posso presencia-lo a atuaçao do cometa em sua tragetoria,abraço.

  22. Caro Salvador:
    se as partículas são minúsculas, apesar da estrondosa velocidade, como conseguem percorrer tamanha distância queimando e emitindo luz? Não vejo como serem do tamanho de grãos de areia, senão queimariam quase que instantaneamente
    , no meu entender.

    1. Elizio se você lembrar as antigas cápsulas Apollo ou mesmo os ônibus espacial, enquanto estão no espaço não sofrem o atrito da atmosfera, portanto, por semelhança, as partículas tornam-se incandescentes ao se chocarem com o ar.

      1. Tetsuo, 3:36.
        O que quero saber é como uma partícula minúscula, ao se tornar incandescente, consegue emitir tanta luz e percorrer tanta distancia no espaço. Os astronomos, inclusive o Mourão, dizem que sào meros gràos de areia. Então uma partícula minúscula náo deveria praticamente queimar-se instantaneamente ao se incandescer? Já vi vários cometas, belíssimas chuvas de meteoros (principalmente às Perseideas, próximas de 12 de agosto). Gostaria de receber uma resposta mais explicitada: pouca matéria, pouca luz emitida. Acredito que essas partículas sejam maiores que grãos de areia, essa é minha dúvida.

        1. Elizio, o brilho de um meteoro raramente dura mais que 1 segundo. Então, sim, ele queima bem rápido.

          1. Concordo em parte. De onde vem tanta luz e brilho? De um grão de areia queimando? Com uma atmosfera inteira impedindo a visão?

          2. Elizio, a atmosfera terrestre não oculta nada, coitada. Se ocultasse, a astronomia seria uma ciência inviável.

          3. Salvador, então a atmosfera não atrapalha nada? Motivo dos maiores telescópios estarem no deserto do Atacama? Telescópios no espaço como o Hubble?

      2. Tetsuo, 3:36.
        O que quero saber é como uma partícula minúscula, ao se tornar incandescente, consegue emitir tanta luz e percorrer tanta distancia no espaço. Os astronomos, inclusive o Mourão, dizem que sào meros gràos de areia. Então uma partícula minúscula náo deveria praticamente queimar-se instantaneamente ao se incandescer? Já vi vários cometas, belíssimas chuvas de meteoros (principalmente às Perseideas, próximas de 12 de agosto). Gostaria de receber uma resposta mais explicitada: pouca matéria, pouca luz emitida. Acredito que essas partículas sejam maiores que grãos de areia, essa é minha dúvida.

        1. Elízio, com a aproximação do inverno e, se, a temperatura cair o suficiente para você vestir agasalhos de tecidos sintéticos você poderá fazer uma experiência bem legal: ao retirar o agasalho tente fazer num quarto bem escuro e o remova delicadamente do corpo e em seguida agite com vigor e então, você verá as cargas eletrostáticas se descarregando do agasalho. Em relação à duração das partículas entrando na atmosfera, portanto, se tornando incandescente também você pode verificar num quarto escuro com a ajuda de uma lâmpada de filamento, não fluorescente e tampouco de LED; se você mantiver o olhar para o filamento e em seguida apagar a lâmpada você ainda verá a luminosidade “se esvaindo” após o corte da energia então, nos casos dos corpos entrando na atmosfera o tempo da “queima” pode ser curto, mas a energia luminosa gerada pode não cessar no mesmo intervalo. Talvez de posse de um espectrógrafo sensível ao infravermelho o tempo se alongaria muito mais.

          1. Caro Tetsuo:
            sua resposta foi extremamente ao foco. Quanto a tirar um casaco de lã no escuro e ver o faísqueiro da estática, realmente já fazia isso quando menino (agora estou com 62 anos). Já tive um Bardus nº 11, um dos primeiros telescópios fabricados no Brasil, com espelho de 15 cm. Morava no interior do MS, posso afirmar, aponto um lugar no céu escuro e afirmo: ali está a mais bonita estrela dupla do universo conhecido – naquele ponto escuro, aquela “estrela” apagada na verdade é o maior conglomerado fechado que existe. Assim como a Crux tem 54 estrelas, abaixo dela a Musca e mais abaixo um pouco a Caixa de Jóias.

  23. Bom dia, Salvador, acredito que estarei acordado ou deva acordar de madrugada, já que estou com uma filhinha de 13 dias apenas. Se ela der uma folguinha vou olhar para o céu hoje. Obrigado pela informação.

  24. Bom dia, Salva.

    Vou tentar acompanhar o evento, se o tempo por aqui permitir.

    Uma dúvida: se o cometa se desintegra um pouco a cada passagem pelas redondezas do Sol, para que ele possa fazer várias passagens, ou ele é muito grande, e a perda de massa não é tão significativa; ou ele poderia se “reabastecer” aglutinando mais material quando retornasse ao ponto de origem?

    Ademais, a contínua perda de massa não poderia alterar sua órbita, e; por consequência, sua trajetória?

  25. Interessante!!!
    Eu vi o cometa de Halley em 1986, no Observatório de Atibaia, com direito à Certificado e tudo mais e, agora, poderei ver seus resquícios. Ocorre que na época, fizeram o maior alarde, alegando que sua magnitude seria superior à da Lua e, rsrsrs, lamentável!Espero não me lamentar dessa vez!!!!

  26. Interessante saber que nossa atmosfera ficará “poluída” com esses pedacinhos de matérias e que até poderemos respirar alguma partícula desses gases uma hora, quem sabe! Quem sabe no passado pedacinhos desses cometas formaram vida na Terra?

    1. Considerando que é bem provável que a maior parte da água da Terra tenha vindo dos cometas, você já tem no seu corpo um bocado de matéria trazida por cometas. 🙂

  27. Legal ver que ultimamente as matérias do blog do Salvador sobre astronomia estão ficando com bastante frequência na página principal do UOL. Sinal de que há um interesse crescente pelo tema e de que a audiência do blog está aumentando e se diversificando.

    Parabéns pelo trabalho! Tomara que as belezas da astronomia despertem cada vez mais o interesse dos brasileiros.

      1. Há muito tempo atrás, a única forma de “brincar” com os computadores era usar uma forma de arte chamada “Text Art” (procurem no google->imagens, se estiverem curiosos). A resolução dos monitores era de “lascar”, tipo 23 linhas por 80 colunas, branco e preto e à partir de letras, números e caracteres especiais era possível desenhar, apagar, desenhar de novo, criando-se animações que, em geral, provocavam risos entre os pesquisadores…
        Mas, por que eu cito isto? Por causa das animações que a natureza faz, desde a animação do corpo humano, chuvas, maré, aurora boreal, até a incrível animação do Halley, na medida em que ele se aproxima do Sol e exibe sua cauda, que o acompanha…
        Para mim, que acompanho animações “desde sempre”, ficarei feliz em observar estes pedacinhos despencando sobre nossas cabeças, isso se minha esposa não disser – “vem prá cama que já é tarde!”. bjssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

  28. assim como os desenhos,as cores,os perfumes das flores,os passaros e seus cantos,como nao apreciar tais fenomenos que nos faz lembrar do ceu que emoldura a tudo e a todos. Dadiva divina criativa e amorosa.

  29. Há muito tempo atrás, a única forma de “brincar” com os computadores era usar uma forma de arte chamada “Text Art” (procurem no google->imagens, se estiverem curiosos). A resolução dos monitores era de “lascar”, tipo 23 linhas por 80 colunas, branco e preto e à partir de letras, números e caracteres especiais era possível desenhar, apagar, desenhar de novo, criando-se animações que, em geral, provocavam risos entre os pesquisadores…
    Mas, por que eu cito isto? Por causa das animações que a natureza faz, desde a animação do corpo humano, chuvas, maré, aurora boreal, até a incrível animação do Halley, na medida em que ele se aproxima do Sol e exibe sua cauda, que o acompanha…
    Para mim, que acompanho animações “desde sempre”, ficarei feliz em observar estes pedacinhos despencando sobre nossas cabeças, isso se minha esposa não disser – “vem prá cama que já é tarde!”.

  30. Bom dia Salvador.
    Eu fazia Faculdade à noite em 1986, e me lembro bem, quando todos nós da Faculdade (em torno de 6.000 alunos) saimos em várias caravanas de carros às 23:00h, rumo a um lugar no alto de Brasília.
    E vimos o Harley…belíssimo.
    Agora, 28 anos após, iremos ver (não mais nós alunos), mas alguns ex-colegas, no mesmo lugar em Brasília, os tais detritos que são do Harley.
    Muito bom Salvador.
    Apesar de ser 28 anos depois, porque tantos anos para nós, apesar de ser tão pouco tempo se medirmos em termos de espaço ???

    1. A previsão teórica é a de 200 meteoros por hora, o que é um número bem bacana, mas não ache que vai ver todos eles. “Essa é a taxa horária zenital, com excelentes condições”, afirma Barbosa. Quando você leva em conta coisas como poluição luminosa, campo de visão e nível de atenção, o número cai bem. É preciso observar pelo menos por uma hora para pegar um número razoável de estrelas cadentes. “Visíveis mesmo, devemos ter por volta de 10 a 20 por hora”, complementa o astrônomo.

      Nada contra ver acidentalmente uma estrela cadente e fazer um desejo. Mas a experiência ganha outro sabor quando você olha para essa mesma estrela cadente e sabe que se trata de uma partícula do cometa Halley — um pedacinho de gelo sujo formado na mesma época em que o Sol e seus planetas nasceram — queimando na atmosfera a estonteantes 237 mil km/h.

      Uma das belezas da ciência é a revelação de pequenas histórias como essa, que transformam fenômenos naturais aparentemente aleatórios em momentos que forjam uma fascinante conexão entre a consciência humana e os mistérios do cosmos.
      Veja na tv se nao ver ao vivooooo. bjssssssssssssss

    2. Parabéns! É faro encontrar alguém que diga que viu o Halley e que ele era muito bonito. De fato! Na época cansei de mostrar a muita gente, inclusive jornalistas da Globo. Que preferiu papagaiadas e informar datas menos precisas. Uma das melhores épocas foi no meio/fim de abril, visto no início da noite e bem grande. Mas as pessoas, “informadas” pela TV diziam que não era mais visível. Ficavam com a bunda na poltrona vendo TV em vez de ir lá fora ver o espetáculo. E até hoje aparece gente lamentando. Claro, ir para um lugar escuro (trocadilho involuntário) era muito mais indicado. Como você fez!

    1. Gelo de água, no vácuo, conforme recebe radiação solar, sublima — vira vapor. Nisso, as pequenas partículas de rocha presas a ele vão ficando pelo caminho, o que ajuda a entender o que produz a chuva de meteoros.

      1. Mais precisamente, os cometas têm duas caudas: uma de poeira, que são as partículas sólidas que vemos queimando na atmosfera em forma de chuva de meteoros, e outra de gases ionizados, formados pela ação da radiação UV. A primeira segue a órbita do cometa e reflete a luz solar diretamente, a segunda, por sofrer influência de campos magnéticos, sempre aponta na direção em que “sopra” o vento solar. Pode até acontecer de, do ponto de vista da Terra, as caudas parecerem apontar para direções opostas.

  31. Salvador,

    A Terra se desloca em torno do Sol a aproximadamente 107 mil km/h. De onde vem essa diferença para 237 mil km/h? Seria porque as partículas viajam numa velocidade próxima à do próprio cometa?

      1. Caraca, nunca tinha pensado nisso. Sempre imaginei como algo caindo pela ação da gravidade apenas, mas na verdade eles não estão caindo, mas sim colidindo com a Terra (somado à força da gravidade, claro). Certo?

  32. É aproveitar pra ver o que é possível do Halley, porque ele todo só em 2062. até estarei com 93 anos, não sei se estarei vivo. Obrigado pela dica Salvador.

  33. Não entendo como esse cometa ainda existe… bilhões de anos soltando detritos já não era pra ele ter “sumido”?

    1. Não se ele estava no cinturão de Kuiper por bilhões de anos e só recentemente, em termos astronômicos, foi desviado para uma órbita mais excêntrica!

    2. A previsão teórica é a de 200 meteoros por hora, o que é um número bem bacana, mas não ache que vai ver todos eles. “Essa é a taxa horária zenital, com excelentes condições”, afirma Barbosa. Quando você leva em conta coisas como poluição luminosa, campo de visão e nível de atenção, o número cai bem. É preciso observar pelo menos por uma hora para pegar um número razoável de estrelas cadentes. “Visíveis mesmo, devemos ter por volta de 10 a 20 por hora”, complementa o astrônomo.

      Nada contra ver acidentalmente uma estrela cadente e fazer um desejo. Mas a experiência ganha outro sabor quando você olha para essa mesma estrela cadente e sabe que se trata de uma partícula do cometa Halley — um pedacinho de gelo sujo formado na mesma época em que o Sol e seus planetas nasceram — queimando na atmosfera a estonteantes 237 mil km/h.

      Uma das belezas da ciência é a revelação de pequenas histórias como essa, que transformam fenômenos naturais aparentemente aleatórios em momentos que forjam uma fascinante conexão entre a consciência humana e os mistérios do cosmos.
      Espero que tenha ajudado bjssssssssssssss.

  34. Não entendo como esse cometa ainda existe… bilhões de anos soltando detritos já não pra ele ter “sumido”?

    1. Boa pergunta. Se for comparar com a minha conta bancária em nada tem em comum, de tanto eu sacar acabou no zero, pra variar.

      1. Fabio esta é a melhor receita para quem quer fazer regime e ficar com barriga “negativa”. É sacar mais com exercícios do que depositar BigMac.

        1. ????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

          1. Não! João Estrela eu não sai de órbita, mas estava brincando com a mensagem do Fábio em sua alusão à conta corrente e associando aos que pretendem ficar com o corpo saradinho, ou seja, se no banco retiramos mais que depositamos, ficamos com o saldo negativo então, aos que desejam barriga negativa é só sacar energia com “malhação” do que ficar se empanturrando de BigMac’s e outros alimentos de fáceis acessos.

  35. Bom dia, Salvador . No ano passado pude observar os ori-onídeos em um sítio aqui perto de BH sm poluição lumino-sa e sem lua, que são os maiores inimigos das estrelas cá-
    dentes. Os melhores instrumentos são uma garrafa de vi-
    nho e um queijo gorgonzola ( aqui em Minas é preferível
    Um queijo canastra ) Já estou preparado. Pena que desta
    Vez vai ser da varanda de casa mesmo.

    1. Evaldo,
      acompanho o Halley, alinhamento dos planetas, chuva de meteoros…etc….e realmente é um saco ficar esperando, esperando, esperndo….da um frio, um sno….mas com estes dois equipamentos que vc sugeriu…realmente são os melhores vou adotar tambem ! Vc arrasou ! ! ! !

    2. Nobre colega,

      Também estou com estes dois instrumentos aqui. Um bom queijo Gorgonzola e um bom vinho chileno.

      Aqui em Porto Seguro/BA o céu está ótimo para observar.

      Forte abraço!

    1. Onde moro aqui em SP a vista para o leste está comprometida pelos diversos edifícios próximos e, por enquanto, só tenho mesmo é uma vista parcial do oeste, que perderei com a passagem dos anos. O ponto vermelho na carta é Marte?

      Você provavelmente já deve ter escrito, mas gostaria de saber como os cientistas estabeleceram em 13,8 bilhões de anos o big bang? O Universo está em expansão acelerada e os corpos mais distantes são em vermelho tendendo a infra-vermelho dada ao “esticamento” do comprimento de onda em função das distâncias; não existiriam corpos cuja luz ainda não tenha chegada até nós? Tal conceito não permitiriam recuar em mais alguns milhões ou bilhões de anos para o evento?
      Espero poder ver bjsssssssssss. a tdssssss

    2. A previsão teórica é a de 200 meteoros por hora, o que é um número bem bacana, mas não ache que vai ver todos eles. “Essa é a taxa horária zenital, com excelentes condições”, afirma Barbosa. Quando você leva em conta coisas como poluição luminosa, campo de visão e nível de atenção, o número cai bem. É preciso observar pelo menos por uma hora para pegar um número razoável de estrelas cadentes. “Visíveis mesmo, devemos ter por volta de 10 a 20 por hora”, complementa o astrônomo.

      Nada contra ver acidentalmente uma estrela cadente e fazer um desejo. Mas a experiência ganha outro sabor quando você olha para essa mesma estrela cadente e sabe que se trata de uma partícula do cometa Halley — um pedacinho de gelo sujo formado na mesma época em que o Sol e seus planetas nasceram — queimando na atmosfera a estonteantes 237 mil km/h.

      Uma das belezas da ciência é a revelação de pequenas histórias como essa, que transformam fenômenos naturais aparentemente aleatórios em momentos que forjam uma fascinante conexão entre a consciência humana e os mistérios do cosmos.

  36. Bom dia Salvador!

    Tentarei acompanhar, entretanto, a vista para o leste está comprometida pelos diversos edifícios próximos e, por enquanto, só tenho mesmo é uma vista parcial do oeste, que perderei com a passagem dos anos. O ponto vermelho na carta é Marte?

    Você provavelmente já deve ter escrito, mas gostaria de saber como os cientistas estabeleceram em 13,8 bilhões de anos o big bang? O Universo está em expansão acelerada e os corpos mais distantes são em vermelho tendendo a infra-vermelho dada ao “esticamento” do comprimento de onda em função das distâncias; não existiriam corpos cuja luz ainda não tenha chegada até nós? Tal conceito não permitiriam recuar em mais alguns milhões ou bilhões de anos para o evento?

    Perguntas de um “astrônomo de araque” e sem ópticas para praticar?

    1. Rapaz, na correria aqui, mas essencialmente se pode estimar a idade com a constante de Hubble, e corroborar com o estudo da radiação cósmica de fundo! Abraço!

    2. Caro Tetsuo, prestenção…
      Toda esta descoberta se inicia com as bandas de emissão de espectrografia de certos elementos (leia sobre isto) que podem ser captados com facilidade pelos telescópios acoplados com espectrógrafos (muito especiais). As bandas (quando passadas por um prisma) apresentam linhas características dos elementos que são fixas. Quando a galáxia se aproxima, estas raias se deslocam para o azul devido à velocidade, quando se afastam, se deslocam para o vermelho. Mapeando diversas galáxias, foi verificado um desenho geométrico que se conforma a uma expansão então, eles calcularam dadas as velocidades e encontraram um ponto inicial provável comum, daí nasceu a teoria do Big Bang. Os dados atuais provam a teoria até o ponto do que eles chamam de universo negro… é o seguinte, dizem que no começo, havia energia demais e as nuvens estavam embaçadas, a luz não transitava (por isto o negro). Quando o Universo esfriou o suficiente e a luz pôde transitar (vários milhões de anos após o teorizado Big Bang) então haviam apenas vestígios da energia do tal Big Bang. Os últimos dados oriundos da radiação cósmica de fundo são desta época e parecem indicar que haviam imensas marés gravitacionais naquele ambiente, mas estes dados ainda precisam ser confirmados e estas marés gravitacionais precisariam ser explicadas por um modelo de comportamento da matéria (o que ainda não temos).

      1. Resposta ao Tetsuo: A teoria do Big Bang é formada por tantas hipóteses ainda sem evidência (pode ser que um dia venham a ser encontradas), que se torna uma questão de fé acreditar. Então, se é uma questão de fé, creio que o universo foi mesmo criado pela palavra de Deus, sem me importar se O Todo-poderoso fez isso durante bilhões de anos ou apenas em uma fração de segundos. Percebe que Deus disse: Haja luz, e houve luz. Aqui Creacionismo e ciência se harmonizam.

        1. Nope. Errado. A Teoria do Big Bang é uma realidade, existem provas, não restam dúvidas. Aí mais uma vez a má interpretação da palavra teoria. Se quer acreditar ou não, azar o teu, mas que é a realidade, é.

        2. Fábio, seu ímpio,

          “”… sem me importar se O Todo-poderoso fez isso durante bilhões de anos ou apenas em uma fração de segundos…””

          Larga de forçar a barra e dar munição para esses ateus.

          Na Bíblia está escrito: E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto. Gênesis 1:31.
          Assim os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados.
          E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. Gênesis 2:1-2

          Não invente malabarismo só para conciliar e agradar aos ateus!!!

          O quê está escrito, está escrito, e acabou! Ou você tem dúvida da Escritura Sagrada?
          Tem vergonha de proclamar a tua verdade e pouco se importa com a Verdade? A Verdade é que foram seis dias, apóstata!

          1. Engraçado, “crente verdadeiro”, você não tem nome? Fala com tanta raiva, xinga e não se identifica. Da próxima vez, não diga que é crente, pois sua estupidez não representa em nada os crentes verdadeiros, que são mansos no falar, e independente de sua fé, não tratam os que não crêem como idiotas. Se vc me acha ímpio ou apóstata, nós encontramos na eternidade, ok?

        1. Sim, temos. Pode ser que um fato ou outro possa alterar alguma coisa, mas que é certeza, é.

    1. o meu tio contava que viu o cometa halley em 1910 guando ele tinha 9 anos de idade em 86 quando passou outra vez ele ainda era vivo queria ver mais não deu de ver muito bem

Comments are closed.